sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COLEÇÕES DE JÓIAS DE NAZARÉ 2011 TEVE PRÉ-LANÇAMENTO NO CONGRESSO DA ABRAJET EM BELÉM DO PARÁ

COLEÇÕES DE JÓIAS DE NAZARÉ 2011 TEVE PRÉ-LANÇAMENTO NO CONGRESSO DA ABRAJET EM BELÉM DO PARÁ
por Jefferson Severino


A coleção Juiz de Nazaré 2011, intitulada “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”, teve um pré-lançamento na noite desta última quinta-feira (22), durante a abertura do XXVIII Congresso da Associação Brasileira e Jornalistas de Turismo (Abrajet), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Em um desfile criado pela fotógrafa Walda Marques, 39 das 103 peças da coleção, inspirada nas Madonas do Barroco, foram mostradas aos participantes de congresso e autoridades convidadas para a solenidade de abertura.


Clique na imagem para ampliá-la

Criadas e produzidas por profissionais do Polo Joalheiro do Pará, que funciona no Espaço São José Liberto, as joias resultam de um workshop coordenado por Rosângela Gouvêa, designer de joias e professora do curso de Design da Universidade Federal do Pará (UFPA). No trabalho de elaboração da coleção, os designers assistiram a palestras sobre história da arte barroca e visitaram o Museu de Arte Sacra, instalado no prédio histórico que abriga também a Igreja de Santo Alexandre.

O desfile foi realizado em cinco blocos, mostrando peças criadas por Joseli Limão, Ivam Pereira, Rosaurea Simões, Circe Silva, Júlia Mendes, Evandro Gobitsch, Vânia Sabat, Celeste Heitmann, Helena Bezerra, Ivete Negrão, Rosa Leal, Rai Oliveira, Lídia Abrahim, Eli Cascaes, Clara Amorim, Erivaldo Júnior, Argemiro Muñoz, Fábio Monteiro, Michelle Rodrigues e Felipe Braun.

Mídia especializada - Realizado pela primeira vez em Belém, numa promoção da Abrajet – Seção Pará e do governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o Congresso trouxe a Belém cerca de 250 jornalistas especializados em cobertura de eventos e atrações turísticas em todo o país, incluindo 30 membros do Conselho Nacional da Abrajet, e ainda profissionais de outros países, como Portugal, Estados Unidos, França e Espanha.

Com uma programação diversificada, entre os dias 22 a 27 de setembro, sendo os dois primeiros dias no Hangar, e de 23 a 26 com visitas aos polos turísticos de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu.

O Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social que gerencia o Polo Joalheiro do Pará, com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), patrocina o Congresso, fornecendo 250 brindes aos congressistas. Os empresários do setor joalheiro vinculados ao Polo oferecerão 200 muiraquitãs (símbolo do Polo Joalheiro do Pará) em prata, e a empresa Amazonita entregou à organização do evento 50 PINs em formato de boto, símbolo da Abrajet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário