FLORIANÓPOLIS SE PREPARA PARA INVASÃO
Os preparativos para a temporada de verão já começaram em Santa Catarina. Faltando menos de dois meses para a abertura das atividades que marcam a estação, a rede hoteleira, prefeituras e companhias aéreas já se preparam para a chegada dos turistas brasileiros e estrangeiros, que deve ser ainda maior que o registrado no último ano. É o caso de Florianópolis onde, segundo o subsecretário de Turismo de Florianópolis, Renê Meneses, uma força-tarefa foi montada para garantir infraestrutura, mobilidade e segurança durante o verão: “Tanto a Secretaria de Turismo, quanto as de Mobilidade, Infraestrutura e Segurança Pública estão unidas na Operação Verão, que prevê ações de Natal, Réveillon e Carnaval. Nosso objetivo é receber o turista com qualidade, oferecendo uma cidade preparada e bem estruturada”, explica.

Entre as medidas em andamento, estão a criação de pontos específicos para estacionamento de ônibus de turismo, para evitar congestionamentos, e a expectativa de que obras nos principais acessos, como a SC-401, estejam concluídas antes da alta temporada. Além da estrutura de mobilidade, a programação cultural também deve atrair visitantes. Meneses adianta que o Réveillon deste ano terá um caráter especial: será dedicado aos 100 anos da Ponte Hercílio Luz, com queima de fogos no monumento e na região continental: “Será o “Réveillon dos 100 anos da Ponte”, com atrações voltadas para esse marco histórico. A expectativa é de uma celebração ainda maior do que nos anos anteriores — afirma”. A prefeitura também prepara o tradicional acendimento das luzes de Natal na Catedral e na região da Alfândega, além de desfiles na Beira-Mar Norte e programações nos bairros.

COP30- EM BELÉM
Enquanto isso, a COP30 continua se arrastando por falta de infraestrutura e preços hiper abusivos na hotelaria. Tanto que, às vésperas praticamente do evento, Belém só 79 de 198 países reservaram hospedagem. O alto custo das acomodações tem sido o principal entrave para as delegações, segundo informou nesta quarta-feira a Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil. Com expectativa de 50 mil participantes, o evento já havia sido questionado por negociadores, que em julho pediram ao governo brasileiro a transferência parcial da conferência para cidades com maior capacidade hoteleira. Em agosto, o Observatório do Clima alertou que a COP30 poderia ser “a mais excludente da história” devido aos preços. Após reunião com a ONU, a Casa Civil informou que outros 70 países seguem em negociação por hospedagem. Para aliviar a pressão, a organização aumentou de US$ 144 para US$ 197 o subsídio diário destinado a delegados de 144 países em desenvolvimento — cerca de R$ 1.044 na cotação atual. O desgoverno brasileiro classificou o reajuste como “um avanço para facilitar a participação”, mas afirmou que o valor segue abaixo da média praticada em Belém e não cobre integralmente os custos.

O país também sugeriu um suporte econômico adicional exclusivo para esta edição. Como medida emergencial, o governo criou em agosto um grupo de trabalho para intermediar melhores condições de hospedagem e contratou dois navios de cruzeiro privados, que somam 6 mil leitos. Apesar disso, as embarcações ficarão a 20 quilômetros do centro de negociações. A conferência foi idealizada pelo pelo atual desgoverno em busca de louros e de olho nas próximas eleições, não em prol do bem comum, principalmente dos brasileiros, que estão pagando mais essa conta absurda. A Amazônia já tem visibilidade mundial e o no atual desgoverno houve recorde de queimadas e desmatamentos. Para aliviar a demanda hoteleira, a cúpula de chefes de Estado foi antecipada para 6 e 7 de novembro, mas os preços médios permanecem acima do limite estabelecido pela ONU. Mas isso é muito bom, pois mais uma vez o país mostra a sua verdadeira cara ao mundo, enquanto a mídia marrom apenas mente descaradamente. De fato torço, rezo muito para que o evento acontece. Pensem o mundo todo mostrando a realidade do que o Brasil faze verdadeira mente é.

ESTÂNCIA DE GOVERNANÇAS

O turismo de Santa Catarina viveu um marco importante com a realização do 1º Fórum Estadual das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). O evento aconteceu simultaneamente em 15 regiões turísticas do Estado na última terça-feira (16/09), mobilizando empresários, lideranças, gestores públicos e representantes do trade turístico. Na região da Amesc, o encontro foi realizado na sede da entidade, em Araranguá, reunindo dezenas de participantes. O clima foi de engajamento e cooperação, com foco no fortalecimento da regionalização do turismo e na construção de estratégias conjuntas para o desenvolvimento do setor. A programação contou com a palestra “IGR como Rede de Cooperação: O Papel da Governança no Desenvolvimento Regional”, ministrada pela especialista Luciana Thomé, seguida de uma dinâmica colaborativa para a construção de planos de ação estratégicos. O coordenador de Turismo e Cultura da Amesc, Jorge Scandolara, reforçou a importância da participação empresarial. “A presença dos empresários é essencial. Eles movimentam o turismo diariamente, e participar dessas discussões ajuda a construir um setor mais forte e integrado.” Idealizado pelo Sebrae Santa Catarina, em parceria com as IGRs, o Fórum deixou um legado de integração e compromisso, consolidando-se como um marco para o turismo do Extremo Sul catarinense.

REVELANDO A OKTOBERFEST: A SAGA DO EMBAIXADOR
As prefeituras das cidades de São Pedro de Alcântara e de Blumenau, a Cervejaria Berg Bier de Piratuba-SC, os cineastas, Ernoy Luiz Mattiello, Júnior Padilha e Henry Ritter Kirst, coprodutores, patrocinadores e apoiadores, promovem a cerimônia de lançamento do filme Revelando a Oktoberfest: A Saga do Embaixador. A produção cinematográfica é uma obra que explora a fascinante história da Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina. Por meio de imagens históricas e entrevistas com especialistas e participantes, o filme destaca inspiradora trajetória de lngo Penz, o visionário por trás do Choppmotorrad, uma icônica motocicleta adaptada para servir chopp durante os desfiles, o qual se tornou o embaixador do evento. A premier da Programação Oficial da 21ª Oktobertanz – São Pedro de Alcântara, acontecerá no próximo dia 26 de setembro às 19h30 no Salão Principal da 21ª Oktobertanz. Em seguida o lançamento da Programação Oficial da 40ª Oktoberfest em Blumenau, que acontecerá dia 06 de outubro de 2025, às 18h30, no Auditório Carlos Jardim.

O documentário promete mergulhar fundo na vida de Ingo Penz e a profunda relação do personagem com a maior festa alemã das Américas. A Oktoberfest, que atrai turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, será o pano de fundo para contar a história de um artista que tem dedicado a vida à música, à celebração e à tradição. Durante a Oktoberfest 2023 e 2024, a equipe de produção esteve no Parque Vila Germânica em Blumenau para registrar imagens exclusivas do evento e entrevistar não apenas Ingo Penz, mas também amigos, familiares e outros protagonistas ligados à história do evento germânico. Ingo Penz, que recentemente celebrou seu 73º aniversário, está ansioso para compartilhar sua história com o público. O documentário previsto para exibição em rede nacional e em plataformas ondemand, é avaliado grupo produtor, como um tributo merecido a um dos personagens mais amados da Oktoberfest e um registro histórico dessa celebração única que representa uma extensão da Alemanha no coração do Brasil.

OKTOBERFEST GRAMADO

Já a Oktoberfest Gramado projeta impacto de R$ 100 milhões e mira mais de 90% de ocupação hoteleira. Sem dúvidas, a tradicional cultura alemã encontra o charme da Serra Gaúcha com a estreia da Oktoberfest em Gramado, um evento que, antes mesmo de abrir seus portões, já se destaca por números superlativos. Programada para ocorrer de 25 de setembro a 5 de outubro no Expogramado, a festa promete não apenas celebrar as tradições germânicas, mas também gerar um impacto econômico superior a R$ 100 milhões para a cidade. A expectativa da organização é receber um público de mais de 100 mil pessoas ao longo dos 11 dias de evento, um volume expressivo que reflete a força de Gramado como polo turístico nacional. Este otimismo é reforçado pelo sucesso antecipado na venda de ingressos. “Já foram vendidos mais de 50% dos ingressos. Pessoas de todos os estados do Brasil já compraram suas entradas”, destaca Marcos Slongo, organizador do evento. Segundo ele, a maior procura vem de estados como São Paulo e Minas Gerais, além de um forte interesse de turistas de países vizinhos como Paraguai, Argentina e Uruguai. O fluxo de visitantes esperado tem um reflexo direto na infraestrutura turística da cidade. Com uma rede de aproximadamente 30 mil leitos, a expectativa é que a taxa de ocupação ultrapasse os 90% durante o período da festa. “As grandes parceiras já confirmam lotação nos primeiros dias do evento. Inclusive hotéis temáticos com referências alemãs já têm lotação completa para o período da Oktoberfest“, completa Slongo, evidenciando a forte adesão do setor. A grandiosidade do evento também se reflete em sua estrutura. Serão três palcos que receberão uma programação diversificada, mesclando artistas de renome nacional com a tradição das bandas típicas.

GRANDE ESTRUTURA

Shows Nacionais: Nomes como Alexandre Pires (26/09), Clayton & Romário e Danilo & Davi (27/09) e Maiara & Maraisa (04/10) lideram a programação. Mais de 25 bandas regionais, como Rainha Musical, Banda Cavalinho e Orquestra La Montanara, garantirão o clima germânico da festa. Além da música, a Oktoberfest oferecerá concursos tradicionais, como o de chope em metro e o da melhor cuca, reforçando o pilar cultural da celebração. A cidade também estará decorada e com estações de chope espalhadas pelos parceiros como hotéis e empreendimentos turísticos e gastronômicos. Um dos diferenciais do modelo adotado em Gramado é a oferta de acesso gratuito em parte da programação. Uma área externa, inspirada na Festa da Colônia, funcionará diariamente com feira de produtos, “bier gartens” (jardins de cerveja) e gastronomia típica, sem cobrança de entrada durante todo o período. Nos pavilhões principais, a entrada será franca em todas as quintas-feiras do evento, a partir das 16h, permitindo que moradores e turistas possam vivenciar a festa sem custos. A cobrança de ingressos se concentrará nas sextas, sábados e domingos, dias dos shows principais. Mais Informações: @oktoberfest_gramado (Instagram) e AQUI. O Oktoberfest Gramado 2025 é uma realização do Grupo Austral, Delta Entretenimento, Atours Produtora de Eventos e Ugioni Shows.

CONCURSO NACIONAL DE CUCAS

A propósito, a 1ª edição da Oktoberfest de Gramado, que já se destaca pela grandiosidade e pelo impacto econômico previsto e anuncia uma de suas atrações mais saborosas: o Concurso Nacional de Cucas. A competição, que promete mobilizar amantes da culinária de todo o país, oferece como prêmio principal uma viagem com tudo pago para Munique, na Alemanha, berço da Oktoberfest mundial. O concurso tem a curadoria de um dos maiores fenômenos da internet na atualidade, a influenciadora gramadense Lourdes Pradenpak, mais conhecida como @eusoubisa. Com milhões de seguidores e receitas que viralizam por todo o Brasil, ela empresta sua credibilidade e carisma para encontrar o melhor talento da tradicional receita germânica. A competição é aberta a todos os interessados, com a condição de que os participantes estejam em Gramado para apresentar suas criações nas datas estipuladas. As cucas serão avaliadas por um júri composto por três especialistas, que levarão em conta critérios como sabor, apresentação e originalidade. 1ª Etapa (Classificatória): No dia 28 de setembro, todos os inscritos apresentarão suas cucas ao júri. 2ª Etapa (Grande Final): No dia 05 de outubro, os 10 finalistas selecionados na primeira fase disputarão o grande prêmio. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas AQUI.

TEMPORADA DE NATAL NA SERRA GAÚCHA

Falando nisso, lançada há poucas semanas, as vendas de ingressos para a temporada de Natal em Gramado já seguem em ritmo acelerado e com forte participação nacional. São Paulo (16%), Minas Gerais (13%), Bahia (7%) e Rio de Janeiro (6%) lideram o envio de turistas, enquanto novembro despontou, até o momento, como o mês de maior procura dos visitantes. O levantamento é da Parksnet, uma das empresas credenciadas pelos organizadores para a operação on-line dos tickets. A programação oficial na cidade tem início no dia 23 de outubro e encerra em 18 de janeiro de 2026. A expectativa para o período são 2,8 milhões de pessoas. O perfil do visitante da temporada de Natal mostra expansão geográfica em 2025, reforçando o alcance nacional do evento que movimenta a alta temporada em Gramado. Nesta temporada, o planejamento antecipado dos visitantes integrados a pacotes turísticos e experiências como uma tendência de compras para o evento. O comportamento do público que prestigia os eventos natalinos revela novos hábitos de consumo, mas a decisão de última hora mantém sua relevância, fortalecendo a rede de afiliados da Serra Gaúcha.

SABORES DE HAVANA

Entre nos grandes espetáculos gastronômicos do Castelo Saint Andrews, está os Sabores de Havana. Um encontro exclusivo que une a tradição dos charutos Cohiba Robusto, a intensidade do rum Havana Club Selección de Maestros, a sofisticação dos whiskies Macallan – com destaque para o Macallan 12 anos Double Cask. Nesta edição especial, o evento traz a essência de Havana com grandes personalidades: Orlando Blanco Blanco, proprietário do lendário El Floridita, apresenta sua expertise em coquetelaria clássica; e o mestre torcedor Livan Reina Blanco, da La Casa del Habano El Monarca, conduz a experiência dos autênticos Cohiba Robusto, produzidos ao vivo para degustação. A noite conta ainda com Rafael Vaghetti, sommelier da ABS-RS e referência nacional no universo dos charutos, que traz mais de 25 anos de experiência para harmonizar e enriquecer a vivência.

O jantar será no premiado Restaurante Primrose, com menu autoral em cinco tempos especialmente elaborado pelo Chef Eduardo Lima, harmonizado com vinhos nacionais e coquetéis icônicos como Mojito, Daiquiri de Morango, Piña Colada e Café Cubano. Entrada: Pão artesanal de fermentação natural e manteiga aerada saborizada – Drink: Mojito ou Espumante Peterlongo. Primeiro passo: Ropa Vieja, prato típico com legumes e carne desfiada defumados com picles, brotos e flores comestíveis – Drink: Daiquiri de Morango ou Vinho Tinto Pinot Noir Don Giovanni. Segundo passo: El Congrí, Preparo típico da culinária cubana de feijão com arroz, lombo suíno, bacon e linguiça calabresa com farofa de castanhas e hortelã – Drink: Cuba Libre (Rum & Coca-Cola) ou Vinho Tinto Almaúnica Cabernet Sauvignon. Terceiro passo; Costela em sous vide e batata rústica com maionese de alho negro. Drink: Piña Colada ou Vinho Tinto 3 Bocas da vinícola Campos de Cima. Quarto passo; Sobremesa – Dolce Señoritas – Drink: Café Havana (com rum, café e creme de leite). Como é tradição no Saint Andrews, a noite encerra-se com café, chás e as mignardises artesanais da casa – pequenos doces preparados especialmente para selar esta celebração inesquecível.

INVESTIMENTOS EM AEROPORTOS

Uma vez que que não são privados e a cargo do desgoverno, foi lançado o Investe + Aeroportos, programa que pretende transformar terminais concedidos à iniciativa privada em polos de negócios, ampliando receitas além do setor aéreo. A proposta é atrair empreendimentos como shoppings, hospitais, escolas, centros logísticos, hotéis e casas de espetáculo, integrando os aeroportos às economias locais. O que se pretende é que os aeroportos sejam não apenas portas de entrada para passageiros e cargas, mas também motores de geração de emprego, renda e oportunidades para a população, atraindo novos negócios e fortalecendo a economia local. A primeira medida do programa é a atualização da Portaria Minfra nº 93/2020, que regulamenta contratos de cessão de áreas. A revisão amplia a clareza normativa, simplifica processos e fortalece a segurança jurídica ao garantir que, ao fim da concessão, os contratos celebrados sejam transferidos ao futuro operador, assegurando tempo suficiente para amortização dos investimentos.

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EXPLORAÇÃO COMERCIAL

As novidades incluem prazos mais longos para contratos em concessões recentes, estímulo à exploração comercial dos sítios aeroportuários, atualização de parâmetros mínimos de investimento e maior proteção regulatória para diferentes modalidades de negócio. Entre 2023 e 2025, foram aprovados 19 empreendimentos, que somaram R$ 4,5 bilhões em investimentos. Os projetos incluem centros logísticos, oficinas de manutenção aeronáutica e salas e terminais VIP, demonstrando a diversidade de negócios possíveis no ambiente aeroportuário. Para o CEO da ABR Aeroportos do Brasil, Fábio Rogério Carvalho, o programa reforça a relevância do setor privado na transformação da aviação nacional. “Todos os 13 concessionários estão aqui, representando 59 aeroportos concedidos, que concentram 93% dos passageiros e 99% da carga movimentada no país. Isso mostra a importância do programa e comprova o quanto essa política pública já deu certo e ainda vai dar mais resultados. Só a atividade aeroportuária já respondeu por 411 mil empregos e mais de R$ 5 bilhões em impostos. Cada iniciativa que amplia a previsibilidade, a estabilidade e a segurança jurídica significa mais investimentos, mais empregos e mais desenvolvimento econômico para o país”, concluiu.

PREÇOS ABUSIVOS

Outra coisa, não menos fundamental, a ser discutida, são os preços abusivos que se cobram do consumidor, desde o momento que ele cruza as cancelas para estacionar seu veículo. Os preços praticados estão simplesmente nas alturas. Somando-se a isso, os preços praticados por todos os empreendimentos comerciais que estão do lado de dentro e fora dos aeroportos. Não preciso comentar aqui o preço de um cafezinho, de um expresso, pão de queijo, de um lanche ou um almoço. Por conta disso, um aeroporto é o local menos improvável para alguém ir “passear”, almoçar, estacionar seu carro ou simplesmente fazer um lanche. Os responsáveis por isso são os próprios aeroportos que alugam seus espaços por preços estratosféricos e, somos nós consumidores que acabamos pagando por isso! Quanto uma espaço desses precisa faturar para pagar seu aluguel, taxas, impostos, funcionários e demais despesas? Um empresário desses já começa o mês no vermelho!

CHECK IN / CHEK OUT

Em uma decisão considerada um marco para o setor de turismo e hotelaria, foi assinada nesta última terça-feira, 16 de setembro, uma portaria que regulamenta os horários de check-in e check-out em meios de hospedagem em todo o território nacional. A medida concede aos hotéis a autonomia para definir suas próprias políticas de entrada e saída de hóspedes, atendendo a uma antiga reivindicação de entidades do setor, lideradas pela Associação Mineira de Hotéis de Lazer (AMIHLA). A assinatura ocorreu durante a cerimônia de abertura da Equipotel, em São Paulo, e estabelece que os empreendimentos hoteleiros têm o direito exclusivo de fixar seus horários, devendo apenas respeitar um limite máximo de três horas para a higienização e preparação da acomodação entre a saída de um hóspede e a entrada do seguinte.

De 10 a 12 de outubro, o Hotel Renar abre as portas para o mundo da imaginação, chamando a criançada para viver experiências mais que especiais na Terra da Maçã. Programe-se e participe! Hotel Renar – Ícone hoteleiro do Vale dos Imigrantes – Mais que um empreendimento hoteleiro, o cartão postal de Fraiburgo. O Hotel Renar carrega uma bagagem de 40 anos de trabalhos prestados, com riqueza histórica, cultural e grandes exemplos de desenvolvimento e superação. Fundado em julho de 1981, fruto do sonho de Rene Frey, o Hotel, que iniciou com quatro apartamentos, progrediu e chegou a contar com 119 quartos, atendendo o público executivo, mas se qualificando no atendimento ao turista, que vinha a Fraiburgo atraído pela produção da maçã, que teve na cidade o pioneirismo na atividade. Foto: Jefferson Severino – Clique no baner e confira!
A nova regulamentação federal representa uma vitória para o setor, que argumentava sobre os riscos de legislações estaduais e municipais que poderiam gerar aumento de custos, desemprego e perda de competitividade. Com a portaria, o Projeto de Lei 3788, que tramitava em Minas Gerais com regras próprias sobre o tema, perde sua efetividade, uma vez que a norma nacional se sobrepõe a qualquer legislação local. Para as lideranças do setor, a medida garante segurança jurídica e maior clareza nas operações, beneficiando tanto os hotéis quanto os consumidores. A portaria traz clareza sobre a gestão de check-in e check-out e garante a flexibilidade necessária para atender realidades regionais distintas, fortalece a competitividade, amplia os direitos do hóspede e assegura uma experiência de hospedagem mais justa e transparente. É uma vitória que valoriza os hotéis e dá segurança ao turismo nacional.

VISTO AMERICANO – TRUMP GOLD CARD
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ontem a medida que facilita a imigração rápida a estrangeiros que fizerem “grandes doações financeiras” ao país. Com um simples “pix” de US$ 1 milhão na pessoa física — ou US$ 2 milhões sendo pago por uma empresa — o cidadão receberá o direito à residência nos Estados Unidos em tempo recorde, apenas após uma verificação de antecedentes padrão. Segundo o POTUS, a novidade vai gerar “mais de US$ 100 bilhões rapidamente” aos cofres públicos americanos, o que será usado para diminuir impostos e pagar parte da dívida pública. O site da novidade também já indica um “Platinum Card” em breve, com um valor de US$ 5 milhões para estrangeiros poderem ficar até 270 dias ao ano nos Estados Unidos sem pagar impostos sobre renda estrangeira. Trump também impôs uma taxa de US$ 100 mil para a emissão de vistos H-1B, que são os vistos de alta qualificação, no que argumenta ser um esforço para conter um uso excessivo do programa. No fim do dia, o objetivo dele é fazer as empresas priorizarem a contratação de americanos. Estrangeiros no Vale do Silício estão entre os mais afetados — Amazon, Meta e Microsoft tiveram 20 mil desses vistos aprovados em 2025. Várias empresas estão sugerindo aos seus funcionários a não saírem dos EUA.

HACKATOUR CATARATAS SPEED 2025

Empreendedores, estudantes e entusiastas de tecnologia e turismo já podem garantir sua participação no Hackatour Cataratas SPEED 2025. O evento ocorrerá de 3 a 5 de outubro, no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu (PR). Com o tema “Modo Speed: Dados, Tecnologia e Soluções para um Turismo Ágil”, o evento reúne estudantes, empreendedores, startups, profissionais e o trade turístico para desenvolver protótipos e projetos capazes de transformar o mercado. Em 72 horas, a missão dos participantes é criar soluções tecnológicas e inovações para o turismo. Esses projetos são desenvolvidos conforme demandas e gargalos previamente mapeados e filtradas junto ao trade turístico. O Hackatour Cataratas SPEED é promovido pelo IDESTUR, em parceria com Itaipu Parquetec e Sebrae. Além disso, esta edição integra oficialmente o SuperHackathon 2025, que também contará com competições em outras duas cidades: Cascavel e Toledo. A dinâmica do evento começa com uma abertura online no dia 2 de outubro, em uma live simultânea com outras cidades do SuperHackathon, que promoverá a formação das equipes, compostas por três a cinco integrantes com perfis complementares, como vendedor, analista, executor e planejador. A maratona presencial ocorrerá entre 3 e 5 de outubro, quando as equipes terão 48 horas para desenvolver projetos inovadores, acompanhadas por mentores especializados nas áreas de turismo, desenvolvimento, negócios e marketing.

SUPERHACKTHON

Os projetos serão apresentados em formato pitch para uma banca de jurados, que avaliará critérios como adequação ao tema, criatividade, aplicabilidade e viabilidade de execução. As três melhores equipes serão premiadas com valores que variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil, além da oportunidade de expor suas soluções na Feira de Turismo e Negócios do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCATARATAS), em junho de 2026, e participar de programas de pré-incubação e aceleração. Durante a programação, os participantes têm acesso a mentorias exclusivas com especialistas em turismo, negócios e tecnologia, desfrutam de workshops práticos sobre ideação, prototipagem, validação e elaboração de pitchs, participam de rodadas de negócios e networking com empresas e investidores, além de apresentar suas soluções em um pitch final para uma banca avaliadora. O evento ainda oferece conexão com o SuperHackathon 2025, ampliando a visibilidade regional e nacional das soluções desenvolvidas. Para mais informações e inscrições, CLIQUE AQUI: está disponível com todas as atualizações e regulamentos. O Hackatour Cataratas SPEED é promovido e organizado pelo IDESTUR, com realização do Sebrae Startups, Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional.

BELLA DA SEMANA – VANESA ALVAREZ

Ela é um evento e agora entrega o grand finale. Na mesa de sinuca, a colombiana prepara a tacada de mestre. O jogo é seu! Isto não é mais sobre admirar a beleza. É sobre se entregar a ela. É para sentir o pulso acelerar e entender por que o Bella da Semana é a única revista que te trata como o homem que você é. A pergunta não é se você vai olhar. É por quanto tempo você vai aguentar. Quarta-feira, 24 de setembro. Prepare-se para o xeque-mate. Assine agora e garanta seu lugar na primeira fila deste espetáculo de pura sedução.
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