Grupo Gestor do Destino Indutor de Florianópolis avança em
sua estruturação e planejamento
Grupo de consultores e integrantes do Grupo Gestor durante a capacitação
Na primeira semana de março, aconteceu no auditório do Sebrae, na capital catarinense, o workshop do Grupo Gestor do Destino Indutor de Turismo de Florianópolis que é um dos integrantes dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O encontro foi conduzido por consultores do Ministério do Turismo (MTur) e do Instituto Marca Brasil e representa mais um avanço na articulação e no planejamento das atividades do grupo. O encontro teve como pauta a continuidade do trabalho de estruturação do núcleo gestor e o prosseguimento da capacitação para a gestão do turismo de Florianópolis, ampliando os conhecimentos dos participantes em planejamento estratégico e liderança.
O intuito do projeto é reforçar a política de gestão descentralizada adotada pelo MTur junto aos grupos gestores de cada município, preparando os destinos turísticos priorizados pelo Ministério do Turismo, para planejarem e executarem projetos visando o desenvolvimento sustentável do setor em suas regiões.
Integram o Grupo Gestor as principais entidades do segmento turístico, além de representantes do governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Santur dentro da orientação do MTur que recomenda a participação no processo da iniciativa privada, do Poder Público e do Terceiro Setor. A coordenação do Grupo Gestor é do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau.
Estudo de Competitividade
Outros assuntos tratados foi a identificação do perfil de liderança do grupo, a gestão dos destinos turísticos e o planejamento de ações com base no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, realizado pelo Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas em 2008 e 2009. O objetivo da pesquisa é oferecer instrumentos de acompanhamento estratégico para que os destinos estudados possam analisar os indicadores em cada uma das dimensões do estudo e utilizar as informações contidas no relatório para planejar e desenvolver vantagens competitivas para o destino.
Na análise dos resultados das 13 dimensões avaliadas – infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais -, a pontuação de Florianópolis registrou um saldo positivo na comparação de 2008/2009. Apenas no quesito monitoramento houve registro negativo de 33,5% em 2008 para 31,2% em 2009. Nos resultados consolidados, a capital catarinense subiu de 62,9% em 2008 para 66,2% em 2009 na pontuação final.
Florianópolis vai ganhar Plano Estratégico de Turismo
Florianópolis vai elaborar seu plano estratégico de turismo. O anúncio foi feito secretário de Turismo da Capital, Homero Gomes, durante o workshop. Segundo ele a empresa encarregada de formatar o plano já foi contratada e os recursos liberados. O secretário garante que dentro de no máximo três meses o trabalho deverá estar pronto. Esta é uma das ações cobradas pelo Grupo Gestor já que o planejamento é apontado pelo Ministério do Turismo como uma das ferramentas mais importantes para evitar o crescimento descontrolado dos destinos turísticos. A notícia foi muito comemorada pelo grupo formado pelas principais entidade e instituições de turismo da capital catarinense.
Grupo Gestor de Florianópolis
Integram o Grupo Gestor de Florianópolis as seguintes entidades: ABAV-SC (Associação Brasileira de Agências de Viagem de SC), ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC), ABEOC-SC (Associação Brasileira de Empresas Organizadoras de Eventos de SC), ABETA-SC (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura de SC), ABRASEL-SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SC), ACIF-SC (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), ASSESC (Associação de Ensino de Santa Catarina), ATHISC (Associação de Turismo Hidroterminal de SC), CDL Florianópolis (Câmara de Diretores Lojistas de Florianópolis), FC&VB (Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau), POUSAR (Associação de Pousadas de Florianópolis), SETUR (Secretaria de Turismo de Florianópolis), SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC), SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis) e SEBRAE-SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Informações /Entrevistas para imprensa:
Maria Cláudia Evangelista (FC&VB) – Coordenadora do Grupo Gestor
Fones: (48) 3222-4904 / 8824-6752
Apoio na Divulgação:
MIDIATUR – Zeni Rates – JP 4038
Fones: (48) 3269-8543 / 9960-0109
MIDIATUR
Fones: (48) 3269-8543 / 9960-0109
midiatur@midiatur.com.br