A Assessoria Internacional da UNIVILLE, em parceria com o
Joinville Região Convention Bureau, confirmou a captação do 26º Encontro Anual
da FAUBAI - Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior
Brasileiras para Assuntos Internacionais -, confirmado para abril de 2014, com a
expectativa de reunir 400 participantes de todo país. O evento envolverá
instituições associadas ao FAUBAI para discutir o processo de
internacionalização do ensino superior no Brasil.
SC Gourmet em Blumenau
Uma das novidades da “SC Gourmet” é o primeiro espumante com
ouro das Américas. Chefs renomados como João Leme, Eric Jacquin, Fabio Lima e
Heiko Grabolle também estarão presentes. Os expositores da 2a SC Gourmet -
Mostra Brasileira de Delikatessen, Queijos, Vinhos e Gastronomia - que ocorre de
18 a 21 de julho em Blumenau - SC estão preparando seus maiores lançamentos para
levar ao público do evento. Uma das novidades deste ano vem da Domno do Brasil,
da Família Valduga, que lançará o primeiro espumante com ouro das Américas. Os
25 miligramas de ouro de 23 quilates por garrafa, usados na composição,
conferem um visual único ao espumante do tipo Blanc de Blancs - 100% Chardonnay,
com 18 meses de autólise nas leveduras. "Sem o ouro, seria um espumante de
extrema qualidade; mas com o ouro, é um produto excepcional", destaca o diretor
administrativo da empresa, Jones Valduga. O ouro comprovadamente possui diversas
propriedades benéficas ao organismo. Ele é usado na medicina desde o século XV
para melhorar a função cerebral ou regenerar órgãos em falência. Hoje em dia,
ainda é recomendado para o esgotamento nervoso e para a depressão. O metal nobre
também possibilita melhoras na circulação sanguínea e estimula a atividade
celular. Apesar da exclusividade e requinte, o Nero Gold tem um preço com a
marca do custo-benefício dos espumantes da Domno. Será comercializado a R$ 120
no Rio Grande do Sul e aproximadamente R$ 150 no centro do país. A exemplo da
primeira edição da mostra, neste ano o Senac-SC, parceiro do evento, está
programando uma série de aulas-show, em que os participantes poderão aprender a
preparar os pratos e degustá-los ao final de cada aula.
Programa Comprador
Entre as novidades da SC Gourmet desta edição destacam-se o
"Programa Comprador", com a presença de compradores de importantes empresas
ligadas ao segmento, a "Rodada de Negócios", estrutura exclusiva de interface
entre expositores e compradores organizada pelo Sebrae-SC, a "Arena Senac", um
ambiente preparado com seis cozinhas e arquibancadas para competições, o "Wine
Bar" e o "Espaço Senac", salas equipadas para aulas e workshops com chefs e
sommeliers nacionais e internacionais. "Teremos uma seleção criteriosa de vinhos
e espumantes nacionais, queijos diferenciados, aguardentes especiais, cervejas
premium, alimentos gourmet, acessórios e presentes", enumera Develon da Rocha,
um dos organizadores do evento, pioneiro deste gênero no país. “Entre outros
objetivos da mostra estão valorizar e divulgar os produtos gourmet nacionais e
importados para os canais de revenda e consumo de alimentos, bem como divulgar
Santa Catarina como um excelente polo de enogastronomia", acrescenta o
organizador Júlio O. Vieira. Em sua primeira edição, em 2011, estiveram
presentes 80 marcas e 13.000 visitantes e a expectativa é ampliar esses números.
Site
www.scgourmet.com.br www.facebook.com/mostrascgourmet.
Museu do Relógio
Conhecer as máquinas que, ao longo de séculos, têm ajudado o
homem a contar a passagem do tempo é uma experiência fascinante. Por isso, vale
a pena conhecer o Museu do Relógio Prof. Dimas de Melo Pimenta, instalado dentro
da indústria Dimep, no Bairro de Vila Leopoldina, em São Paulo. É um programa
simples, cultural, divertido e que agrada pessoas de todas as faixas etárias. Um
relógio faz café. O outro tem forma de flor. Há aqueles que são verdadeiras
jóias, como o belíssimo broche de ouro, cravejado com pedras preciosas, que
pertenceu a segunda Imperatriz do Brasil, Amélia de Leuchtemberg, e os
imponentes carrilhões, que fariam bonito em qualquer saguão de alto luxo.
Curiosidades também não faltam: tem relógio de um ponteiro só, relógio de
barbearia (que mostra as horas “ao contrário”, para que o cliente possa
consultá-lo pelo espelho), e até um macaco de aparência meio sinistra, que
revira os olhos conforme passam os minutos. Para a garotada, nada supera o
fascínio dos cucos! Os pequenos vibram quando a monitora providencia para que o
gracioso pássaro mecânico anuncie as horas...Também faz parte do acervo o
Relógio Atômico, que é referenciado pelos movimentos oscilatórios, a exemplo do
que acontece em qualquer outro tipo de relógio. Só que, em vez de a oscilação
ser feita por um sistema de pêndulo, balanço ou quartzo, ela ocorre com a
estimulação, por meio de ondas eletromagnéticas, dos átomos do Césio 133, que
atingem sua frequência máxima de oscilação. Parte do acervo é doação de pessoas
que desejam contribuir com o museu, outra parte é aquisição do atual presidente
da DIMEP, Dimas de Melo Pimenta II. Fora os relógios de visual mais impactante,
lá estão os relógios de pulso ou de bolso, que fizeram parte do cotidiano de
muita gente. E, por falar em cotidiano, não se pode esquecer dos relógios de
ponto. Carro-chefe dos negócios da Dimep durante muitos anos, essas máquinas que
tanto ajudaram a controlar o dia-a-dia nas empresas têm sua ponta de
participação na história do crescimento econômico e do progresso do País.
Instalado no interior da empresa Dimep Sistemas, no bairro de Vila Leopoldina,
em São Paulo, o Museu funciona de segunda a sexta-feira, e também no segundo
sábado de cada mês, das 09h às 11h30 e das 14h às 17h.
Parque Aquático Caldas Novas
O mês de abril marcou a inauguração do mais moderno e
sofisticado parque aquático com águas termais em Caldas Novas, Goiás. Trata-se
do Water Park, do Grupo Privé, que investiu R$ 20 milhões na construção. A
atração que comporta até 5 mil pessoas, em uma área de aproximadamente 12 mil m²
de pura diversão, o parque que está localizado a 800m do centro, possui uma
excelente infraestrutura com diversas atrações. Dispõe de um restaurante para
800 pessoas, pizzaria, lanchonete, sorveteria, rio lento, toboáguas gigantes,
playground aquático, piscina termal, cascatas, além de uma piscina de ondas que
dá a sensação de estar a beira-mar e muito mais. O Bar Molhado traz um serviço
exclusivo e diferenciado, deixando os frequentadores totalmente a vontade. E
para melhor atender aos turistas, existe uma operação de quatro voos charters
por semana, com saídas de São Paulo às quintas-feiras e domingos, além de
bloqueios saindo das principais praças do país via Goiânia. Possui também um voo
comercial da Azul Linhas Aéreas.
Turismo em Cartagena
Um comitê de sustentabilidade está trabalhando constantemente
para posicionar Cartagena das Índias, na Colômbia, como um destino turístico
sustentável em nível mundial. Fazem parte desse grupo a Prefeitura Municipal,
instituições turísticas e a própria sociedade civil. O comitê começou suas
tarefas pelo Centro Histórico da cidade, especificamente nos bairros de San
Diego, Centro e Getsemaní, motivado, sobretudo, pela declaração de Cartagena
como Patrimônio da Humanidade. Com a coordenação do Turismo de Cartagena das
Índias, o primeiro projeto já obteve resultados por meio de programas de
sensibilização e capacitação de todos os interessados na importância do turismo
e da sustentabilidade.
Certificado
de Qualidade Turística
Os esforços de Cartagena estão focados em cumprir os
princípios de sustentabilidade descritos pela Organização Mundial do Turismo
(OMT) e para obter assim o Certificado de Qualidade Turística do Ministério de
Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, que busca melhorar os serviços
turísticos do país. Ao visitarem Cartagena das Índias, os turistas poderão
conferir a autenticidade sócio cultural das comunidades locais, pois o projeto
também incluiu ações de conscientização para conservação do patrimônio
arquitetônico da cidade e os valores tradicionais de sua gente. São as primeiras
medidas adotadas pela cidade para se posicionar como um exemplo mundial de
turismo sustentável. ‘La Heroica’, como também é conhecida Cartagena, adotou o
projeto, sobretudo, como forma de estimular o turismo na região.
O mundo à mesa
“Os hábitos alimentares não devem ser criticados apenas pelo
fato de serem diferentes dos nossos. É preciso, ao contrário, explicá-los e
compreendê-los, considerando o contexto em que foram gerados, para que assumam
um significado e uma razão de ser.” Por que o vinho é proibido para os
muçulmanos, os hindus não comem carne de vaca e os judeus alimentam-se apenas de
animais que têm o casco dividido e são ruminantes? As respostas estão em O mundo
à mesa – preceitos, mitos e tabus da gastronomia, lançamento da Saberes Editora.
Esta obra trata dos diversos aspectos que definem os hábitos alimentares dos
seres humanos: a religião, as festividades, o tipo de comida e a história
gastronômica de algumas regiões, principalmente daquelas de tradição imperial. O
autor deste verdadeiro manual gastronômico é o jornalista italiano Vittorio
Castellani, sob o pseudônimo Chef Kumalè. Nascido nas tradições culinárias da
Itália – um dos países mais apetitosos do mundo ocidental – além de
“gastrônomade” e pesquisador dos hábitos alimentares mundiais, ele escreve para
diversas publicações italianas e leciona na Universidade de Ciências
Gastronômicas de Pollenzo. Como pesquisador, Kumalè acredita que a gastronomia é
muito mais do que comida, porque os seres humanos são os únicos animais que não
comem apenas pela necessidade de nutrientes. Sua visão transforma esta obra em
um guia antropológico e histórico da alimentação humana ao redor do planeta.
Para o leitor curioso em gastronomia. Site:
www.ilgastronomade.com.
Malha aérea doméstica
Com alternância semanal no cardápio, os voos da malha
doméstica da Avianca também apresentam ampla variedade de sanduíches, quentes e
frios, com diversos tipos de pães e recheios, tais como queijos, frios, patês e
legumes. Destaque para o novo cardápio vegetariano, que pode ser solicitado
durante reserva de vôo com duração de mais de uma hora, e oferece sanduíches
ovolacto-vegetariano, ou seja, somente com alimentos de origem vegetal e
derivados de leite. Com frota atual de 26 aeronaves, operando em 24 aeroportos
brasileiros, e expectativa de transportar 5,4 milhões de passageiros em 2012, a
Avianca tem no conforto de suas aeronaves um de seus principais atributos --- é
a única empresa aérea nacional em que a ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil
concedeu o selo A para o espaçamento entre as poltronas de todas aeronaves da
frota. Ao conforto, se somam seus sistemas de entretenimento oferecidos em
modernas aeronaves Airbus A318, A319 e A320, além da atenção personalizada e
preços competitivos. A empresa ainda oferece serviço de bordo exclusivo e
atendimento diferenciado, marcado pela pontualidade e por diferenciais como
servir refeições e lanches mesmo em vôos de curta distância.
Duty Free Shop no centro de Ushuaia
MSC
Divina
No último dia 26 aconteceu na França, com transmissão ao
vivo para todo o mundo pelo site da MSC Cruzeiros, a inauguração do 12º navio
MSC Cruzeiros, o “Divina”, com a tradição da quebra da garrafa de champanhe na
proa do navio, realizada pela atriz italiana Sophia Loren. O transatlântico
destaca 18 decks, capacidade para 4.363 hóspedes, 1.750 cabines, 25 elevadores,
27 mil m² de áreas comuns, restaurantes, cassino, boliche, academia e o MSC
Aurea SPA, além de inúmeras inovações. Site
www.msccruzeiros.com.br.
Talentos do Brasil Rural
Aumentar a oferta de produtos e serviços para a Copa do
Mundo de 2014, incluindo roteiros rurais no mapa de atrativos turísticos, é um
dos objetivos do projeto Talentos do Brasil Rural. A iniciativa dos ministérios
do Turismo - MTur, do Desenvolvimento Agrário - MDA e do Sebrae, com o apoio do
Ministério do Meio Ambiente - MMA e da Agência de Cooperação Alemã - GIZ, é um
estímulo à inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado
turístico. O projeto promove workshops pelo país para fortalecer os roteiros.
Fernando de Noronha
Cerca de 100 empresas, entre bares, restaurantes,
pousadas, operadoras, além de companhias aéreas aderiram à Campanha Mais
Noronha, que tem como objetivo aumentar o turismo no arquipélago pernambucano
durante os meses de abril a junho. A Atlantis Divers, operadora de mergulho com
a melhor estrutura do Brasil, também entra nesta campanha e oferece descontos de
10% para mergulhos credenciados e de batismo na baixa temporada. Fale com seu
agente de viagens ou acesse
www.atlantisdivers.com.br.