segunda-feira, 4 de março de 2013


FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino




 
ECOTURISMO BENEFICENTE
 
 
A 7² Edição do OFFFLORIPA 4x4 promete ser uma das melhores. Novos parceiros se juntaram a esse grande passeio, que além de tudo é beneficente, já tendo arrecadado quase três toneladas de alimentos. Vale lembrar que todos os alimentos serão doados a entidades assistenciais. Para Quem Tem 4x4 e Espírito de AVENTURA  esse é um passeio espetacular e cheio de emoções. Mais informações e incrições via e-mail: diretor@sulacontece.com.
 
CHOCOFEST & SUSTENTABILIDADE
 
Clique na imagem para ampliá-la

Em uma cidade da Serra gaúcha acontece o maior evento de Páscoa do Brasil, inspirado na magia lúdica e na espiritualidade da data. Mais que isso, o Chocofest tem um importante compromisso social com a população de Gramado e os 350 mil visitantes que recebe em 18 dias de programação. Além de oferecer uma extensa agenda cultural, proporciona ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, focadas especialmente no público infantil. E, dessa forma, a festa chega à 18ª edição, de 14 a 31 de março. Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest dá asas à imaginação, estimulando a criatividade da criança. “A sociedade, na mesma medida em que forma estes futuros cidadãos, também é formada por eles. Nesse sentido, tem-se um compromisso em formá-los da maneira mais saudável possível, com valores culturais e com consciência críticas, sobre as mais diferentes situações”, diz a diretora do Chocofest Marta Rossi.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, realizado em quatro dias, reúne 400 figurantes, sendo 50% crianças. É um dos momentos mais fortes de interatividade dos pequenos com o mundo encantado que o evento recria em torno da data. Além destes aspectos que impactam sobre a criança, o Chocofest também tem efeito multiplicador nos municípios da região e do Estado, em razão da intensa programação cultural. Entre as ações de proteção ao meio ambiente, destaca-se a compensação das emissões de gases de efeito estufa, conhecida por neutralização de carbono. São distribuídas mudas de árvores na Praça Major Nicoletti, junto ao cenário do Ovo do Senhor Coelho, na oficina de Contação de Histórias. Também é realizada uma oficina com reciclados, ensinando as crianças a reaproveitar materiais para criar objetos inspirados na Páscoa.  Mais informações sobre o evento no site www.chocofest.com.br

 
PORTUGAL NO FESTURIS 2013

Uma importante parceria com o mercado europeu foi garantida pelo diretor do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) Marcus Vinicius Rossi durante a BTL – Feira Internacional de Turismo. Ele esteve reunido com o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, para que uma comitiva da entidade retorne ao evento em 2013. “Com isso, Portugal estará dentro do Festuris nesta edição novamente”, comemora Rossi, que permanecerá até domingo (dia 3) na BTL, onde o festival possui uma mesa de trabalho junto ao estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Em 2012, uma comitiva da APAVT esteve no festival, integrando as caravanas do exterior que são convidadas pelo evento. A parceria deve se repetir nesta 25ª edição, fortalecendo a internacionalização do Festuris. Com isso, não é apenas o evento e seus expositores que saem fortalecidos. Eles conhecem todos os destinos brasileiros de perto, beneficiando o nosso turismo.”
 
Pedro Costa Ferreira e Marcus Vinicius Rossi se reuniram durante a BTL - Clique na imagem para ampliá-la

Segundo Rossi, a feira está propícia para buscar novos parceiros e se aproximar de futuros expositores. “Fiz bons contatos com a África, a Tunísia e o Marrocos”, comemora. A BTL é considerada uma das maiores feiras de turismo do mundo e, desde a sua primeira edição, em 1989, até o ano passado, foi visitada por quase um milhão de profissionais e grande público, dentro de um universo correspondente a mais de 15 mil empresas e entidades expositoras.
 
VILLA FRANCIONI PREMIADA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A vinícola de São Joaquim teve dois vinhos vencedores na mais completa publicação sobre vinhos brasileiros. A edição de luxo circula em mais de 100 países e pode ser encontrada em bancas de jornal e livrarias de todo país. A vinícola Villa Francioni comemora a conquista em duas categorias: O Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e  o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005,  foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil. A publicação é organizada pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O Anuário apresenta números oficiais com todo panorama nacional, terrois, castas e a prova às cegas com mais de 550 vinhos brasileiros, onde são eleitos os melhores de cada categoria. A publicação é bilíngue (português e inglês).  O enólogo responsável pela produção dos vinhos é Orgalindo Bettú, que está na Villa Francioni desde a elaboração dos primeiros rótulos.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Villa Francioni Rosé 2011, recentemente ficou em primeiro lugar na degustação às cegas promovida pela Folha de SP. O rótulo é produzido com oito tipos de uvas. Já o vinho de sobremesa, Colheita Tardia 2005, foi produzido a partir de uvas que passaram por botrytização e desidratação natural. É um vinho raro, foram produzidas apenas 500 garrafas, a vinícola se prepara para lançar em breve um novo lote.
 
 
TURISMO & PESCA

Finalmente foi aprovada e por unanimidade pela câmara municipal de Vereadores de Bom Jardim da Serra, a lei que licencia e define as regras de pesca esportiva em rios do município. A câmara de vereadores foi extremamente sensível ao apelo turístico que isto representa para a região.  
 
 
CRUZEIROS NA PARAÍBA

O porto de Cabedelo foi incluído na rota dos cruzeiros nacionais para a temporada 2013/2014. Durante reunião realizada na sede da Companhia Docas da Paraíba, foram definidas as datas de atracamento de transatlântico Loius Aura, no porto paraibano. O navio de bandeira maltesa faz o primeiro atracamento no dia 29 de novembro, vindo de Recife (PE), e o último em 23 de dezembro. Ao todo, o transatlântico tem previsão de fazer seis atracamentos para o embarque e desembarque dos cruzeiristas paraibanos. A inclusão do porto paraibano na rota do Loius Aura foi resultado de um trabalho do Governo do Estado, por intermédio da Cia Docas da Paraíba e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Na semana passada, por ocasião da realização do Workshop da CVC, em São Paulo, foi feito um primeiro contato com a operadora BCR para viabilizar a vinda de um navio de cruzeiro para a Paraíba. Também participaram da articulação da empresa Luck Receptivos, a Secretaria de Turismo de Cabedelo e Setur de João Pessoa.

Clique na imagem para ampliá-la

Na reunião o presidente da Cia Docas, Wilbur Jácome, explicou os detalhes das negociações com a BCR. “Estamos criando condições para inserir nosso porto na rota dos cruzeiros nacionais. Firmamos um compromisso com a BCR de não cobrar, num primeiro momento, as taxas de atracação e de implantar o Terminal de passageiros. Nosso objetivo é o de facilitar as negociações futuras e diminuir a burocracia”, declarou. O diretor da BCR, Milton Sanches, falou que foi decisiva a parceria com o poder público para viabilizar a inserção de Cabedelo na rota do Louis Aura. “É a primeira vez que iniciamos um trabalho direto com representantes do poder público, pois estamos buscando resultados satisfatórios para os dois lados. Vejo boa vontade e decisão em fazer o melhor para atrair os cruzeiros para Cabedelo”, afirmou.

LOUIZ AURA

 
O navio Louis Aura tem capacidade para transportar mais de 700 passageiros e tem uma tripulação de 337 pessoas. O calado é de 6,70m e tem o comprimento de 160,13 por 22,80 de largura. O presidente da Cia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, explicou que Cabedelo tem totais condições de receber navios maiores.“Temos trabalhado no sentido de dotar nosso equipamento de todas as condições físicas e estruturais para receber navios de grande porte. Não tenho dúvidas de que brevemente outros navios estarão atracando em nosso porto”, afirmou. Estiveram presentes na reunião desta quarta-feira, na sede da Cia Docas, o diretor de Marketing da PBTur, Temi Cabral, a gerente executiva da Secretaria estadual de Turismo e Desenvolvimento (SETDE), Alessandra Lontra, a secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Simões, e o diretor de Desenvolvimento Institucional da Setur-JP, Luciano Lapa, e a diretora da empresa Luck Receptivos, Christiane Teixeira.
 
 
PARAÍBA NO EXTERIOR
 
Os principais roteiros e produtos turísticos da Paraíba terão uma divulgação ampliada no exterior. Para tanto, a Embratur vai organizar em junho, um fampress com jornalistas franceses e italianos para visitarem a Paraíba durante os festejos juninos. O objetivo é que os europeus conheçam em detalhes a organização do “Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, e manifestações culturais promovidas em outras cidades paraibanas naquela época do ano. O anúncio deste apoio ao Governo do Estado foi feito pelo presidente da Embratur, Flavio Dino, em Brasília, durante reunião com o vice-governador Rômulo Gouveia, o secretario estadual de Turismo e Desenvolvimento, Renato Feliciano, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e o secretário de representação da Paraíba no Distrito Federal, Moacir Carneiro.
 

Clique na imagem para ampliá-la

“O ‘Maior São João do Mundo’ é um evento consolidado como produto turístico e que completa 30 anos em 2013. A Embratur tem consciência dessa particularidade do nosso potencial turístico. O governador Ricardo Coutinho havia dito ao prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, que faria todo o esforço no sentido de implementar a divulgação dos festejos. Por isso que estamos aqui”, revelou o vice-governador. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, falou que a Embratur vem acompanhando o esforço do governo do Estado em divulgar o ‘Destino Paraíba’ em outros países, através da participação de feiras e workshops. “Fomos elogiados pelo presidente da Embratur. Isso é positivo e mais um incentivo para darmos continuidade ao nosso trabalho de dois anos. Por outro lados significa que teremos mais apoio na liberação de verbas, pois um dos requisitos é estarmos no maior número de eventos no exterior”, explicou.
 
VOOS CHARTERS

Outro assunto discutido na reunião em Brasília foi a viabilização de um voo charter entre Buenos Airtes, capital da Argentina, e João Pessoa. Segundo a presidente da PBTur, a Embratur prometeu agilizar o processo de liberação de recursos. Desde o ano passado que a PBTur e o trade vem negociando com operadoras argentinas a vinda de um voo fretado para a capital paraibana. Operadores e jornalistas argentinos especializados em turismo estiveram conhecendo os principais roteiros turísticos do litoral sul e norte paraibanos. Ruth Avelino disse que o presidente da Embratur discutiu com as autoridades paraibanas uma solução para a venda dos hotéis da PBTur. “É sabido que existem pendências jurídicas com a Embratur, que é dona de 30% dos hotéis. Acredito que depois da reunião de hoje, ocorra um encaminhamento para a solução deste assunto”, explicou.
 
WORKSHOP SNOW
 
 
A Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participou neste final de semana do Workshop da Operadora Snow, na  cidade de Caeté, em Minas Gerais. Uma palestra de capacitação do destino Pernambuco foi realizada para 200 agentes de viagem. No check in do evento foram entregues bolos de rolo. Com o tema “Uma noite em Noronha”, a Empetur ofereceu um jantar aos participantes do workshop o contato direto com a gastronomia e a cultura local. Hauve um espaço ambientado como o Bar do Cachorro famoso bar da Ilha, onde foram distribuídos drinks tropicais, além de um trio tocando forró Pé de Serra. Durante o workshop foi lançado no mercado mineiro a Campanha Mais Noronha. A ação é uma parceria com a Administração de Fernando de Noronha e o Trade turístico do Estado.
 
 
PIRATUBA 2013

Uma reunião entre a equipe da Fundação de Cultura de Pitatuba - SC, em nossa Rota da Amizade, estabeleceu diversas ações para este ano. O setor, que participa e organiza diversos eventos no município já tem algumas atividades definidas. De acordo com a superintendente da Fundação, Gelci de Souza, o objetivo é trabalhar com cronogramas e organização. “Piratuba realiza inúmeros eventos ao longo do ano, inclusive já temos alguns com data definida e como sabemos não basta participar, é preciso organizar com antecedência, planejar as atividades e custos”, explica. Dentre os eventos realizados no município, a Fundação da Cultura vai participar do Festival de Dança da Terceira Idade, Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural, programação de Natal, Kerb 2014 e atividades na Casa da Memória. Também fica a cargo da “Cultura” as aulas de dança e de música, que são disponibilizadas gratuitamente para os piratubenses. Com o planejamento definido o próximo passo é apresentar os valores de investimentos ao Conselho Deliberativo da Fundação. Segundo Gelci, uma agenda cultural também deve ser formatada em breve.
 
 
CONCURSO GASTRONÔMICO
 
A Associação do Centro Histórico de São José, pela sétima vez realizará no próximo dia 24 de março, na Praça Arnoldo de Souza em São José-SC o Festival da Sopa de Siri, para valorizar a gastronomia regional, integrar a comunidade e fomentar a vivencia do centro Histórico do Município e ao mesmo tempo, homenagear personalidades e instituições da sociedade josefense. Neste ano a instituição homenageada será o Clube Recreativo 1º de Junho que irá completar 100 anos na cidade. A competição está aberta para todos os públicos moradores da região da grande Florianópolis que se submeterem ao regulamento definido pela comissão organizadora, composta de membros da Associação do Centro Histórico e Convidados, lembrando que o número de inscrito é limitado e a inscrição é gratuita. 
 
 
 Os interessados em participar do concurso deverão realizar inscrição no formulário disponível no Blog:www.concursosopadesiri.blogspot.com.br.  Os participantes deverão apresentar 20 litros de sopa em um panelão até às 11h e será doada a Associação, para posterior venda a população.  As sopas preparadas serão avaliadas conforme os seguintes critérios: Sabor, textura e apresentação. A premiação irá do 1º lugar (R$1000,00) ao 4º lugar (200,00), havendo empate, prevalecerá o sabor.  O evento conta com o apoio de empresários, comunidade e Fundação Municipal da Cultura de São José.
 
PARÁ EM DESTAQUE
 
Clique na imagem para ampliá-la

O turismo do Pará vem crescendo significativamente nos últimos anos. Quem garante é a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoiada pelo  Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese Pará. Os números desse crescimento foram apresentados na manhã desta última quinta-feira, dia 28 ao trade local e à imprensa paraense, durante entrevista coletiva no Centro Integrado de Governo – CIG, em Belém. O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes explicou que o fluxo turístico do Pará cresceu quase 12% e  receita gerada é cerca de 18% maior que no ano anterior. “Recebemos em 2011 um total de 713.234 mil turistas nacionais e 63.770 internacionais, somando 777.004 gerando uma receita superior a R$ 380 milhões 738 mil turistas”. Comemora o secretário, ao informar que esses números podem ser ainda maiores se for considerado que alguns segmentos ainda não entram oficialmente nas pesquisas de fluxo, como o dos navios cruzeiros, cuja temporada 2012-2013 vai acrescentar um fluxo de 46.464 mil visitantes que passam por Belém e Santarém deixando ao Pará uma receita de R$14.162.227,20, considerando que cada turista desse segmento gasta em média R$ 304,80.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Roberto Sena, diretor do Dieese Pará, mostrou que a geração de emprego e renda no Estado é cada vez mais crescente e que o turismo contribui com vários setores dessa economia, sendo os mais relevantes os setores de transporte, auxiliares do transporte, transportes , alojamento (hotéis, pousadas), alimentação, agências de viagens e lazer. “O mais importante neste momento é que o Governo do Estado reconhece a importância do turismo para a economia do Estado e, a partir destes indicadores pode apontar políticas públicas e de iniciativa privada para o crescimento ainda maior do setor”. Afirma Sena, para quem a parceria entre Dieese e Setur é muito importante para assegurar aos investidores diretrizes de investimentos.


INDICADORES

 
Já Rosemary Nascimento, da Diretoria de Arrecadação de Secretaria de Estado da Fazenda, afirmou que os indicadores do turismo passam a ser, a partir dessa reunião, considerados de forma mais relevante dentro da importância que tem no contexto da avaliação da arrecadação fiscal do Estado. Adenauer Góes fechou a reunião anunciando que as metas para 2013 da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) são de que o Pará vai somar um fluxo turístico superior a 1 milhão de visitantes e a receita será superior a R$ 550 milhões, ou seja, haverá uma variação em relação a 2012 de 23,99%. 
 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Museu da Bicicleta
 

O tão falado e discutido Museu da Bicicleta de Joinville, cujo acervo foi jogado de um lado a outro nos últimos três anos, finalmente ganhou seu espaço de dignidade outra vez. O MuBi vai reabrir suas portas, no dia 9 de março, dentro da programação do aniversário do município, no mesmo lugar de antes de todo aquele caos: no Armazém de Cargas da Estação da Memória.  Novamente acessível à comunidade, de forma gratuita, a  exposição consta de 90 bicicletas, mas no total são mais de 16 mil peças entre bicicletas e coleções, como selos, postais, fotografias, miniaturas, latas, copos, canecas, medalhas, troféus, filmes, cartazes, projetos, buzinas, campainhas, placas de licenciamento e outros”, conta Valter Bustos, que criou o Museu e continua seu coordenador. Para receber novamente o museu, foram feitas algumas mudanças no Armazém. O piso foi melhorado, as paredes pintadas e a estrutura elétrica passou por modificações. “Foram pouco mais de dois meses de trabalho intenso para podermos devolver à cidade um museu referência no país”, afirma Rodrigo Coelho, presidente da Fundação Cultural de Joinville. A bicicleta é um marco do transporte de Joinville dos operários Pas fabricas, nas décadas de 1960 a 1980. O Museu da Bicicleta terá atendimento ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas, com entrada é gratuita.

 
Missão Empresarial
O Sindicato VivaBem de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville/SC e Região promoverá, de 25 à 28 de março missão empresarial à Food Hospitality World - Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade (união de duas marcas italianas de sucesso, TuttoFood e Host, que estão entre as mais tradicionais feiras dos setores de Bares, Confeitarias, Restaurantes e Hotelaria do Planeta) e ao Congresso Nacional de Hotéis 2013 – CONOTEL, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. Os empresários que aderirem ao programa terão oportunidade de conhecer os lançamentos, tendências, serviços e inovações tecnológicas e participar gratuitamente (associados ao Sindicato VivaBem) do Congresso Nacional de Hotéis. Saiba mais ligando para VivaBem, fones 3461-3380/3361-3379.
 
Luau das Cataratas
 

 Centenas de pessoas participaram do Luau das Cataratas realizado no Parque Nacional do Iguaçu na noite de sábado, 23 de fevereiro. A emoção tomou conta dos visitantes. Pais, mães, filhos e amigos também brindaram o momento com o registro em fotografias e filmagens. A maioria dos participantes visitou o atrativo pela primeira vez durante a noite de lua cheia. Se o espetáculo é inigualável de dia, à noite, com lua cheia, se torna algo surreal, indescritível. Veja foto anexa. A próxima edição do evento será na noite de 27 de março o passeio é coordenado pela Cataratas do Iguaçu S.A. com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
Cataratas Iguaçu S.A.
 
A concessionária foi criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu (PR), no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE) e no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já são 12 anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratas do Iguaçu S.A. é um modelo para o país. Quanto aos ingressos, é possível adquirir apenas para o Luau das Cataratas, com ou sem o jantar. Para reservas, o contato é telefone (45) 3521-4443 ou e-mail reservas@catarataspni.com.br. As vagas são limitadas.


Slaviero Hotéis

Com mais de 30 anos de história, a rede Slaviero virou referência no mercado da hotelaria apresentando alta qualidade de serviços e comprometimento com o bem estar de seus hóspedes. Após sua expansão na cidade de Curitiba, onde foi inaugurado o primeiro hotel da rede em 1981, a Slaviero ampliou sua presença no país e está presente em dez cidades e cinco estados brasileiros, com ambiciosos planos de expansão, somando atualmente 27 empreendimentos. Um deles está em Foz do Iguaçu e oferece atraente pacote para o feriado de Páscoa. Os hotéis contam ainda com uma excelente estrutura para eventos de todos os tamanhos, oferecendo localizações estratégicas, salas climatizadas e preparadas para todas as necessidades.
 
Barra Velha e Bela
 
Peixe fresco direto dos barcos
 
Barra Velha é o maior balneário do Litoral Norte de Santa Catarina, uma cidade com vida própria o ano inteiro. Distante 120 km de Florianópolis e cerca de 150 km de Curitiba, Barra Velha tem aproximadamente 35 mil habitantes, várias praias de grande beleza e uma lagoa com 10 quilômetros de extensão, própria para a prática de esportes náuticos. Chama ainda a atenção a atividade pesqueira, podendo-se comprar pescados diretamente dos barcos de pesca. Aliás, a pesca esportiva também atrai aficionados de várias regiões do País. Mas a vida calma, a
beleza das praias e a hospitalidade do povo são os grandes atrativos desse pequeno município que começa também a se industrializar, graças a incentivos e, sobretudo, a sua posição estratégica. A cidade tem poucos hotéis, porém há grande número de imóveis para locação, acessíveis a todos os bolsos. Outro detalhe que chama a atenção dos visitantes, em especial daqueles de outros Estados, é a limpeza da cidade e das praias. Barra Velha tem como grandes cidades próximas Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Itajaí e Joinville.

 
Turismo cresce no Ceará

O Turismo do Ceará, sob o comando do secretário Bismark Maia, continua a apostar e divulgar o Estado em outros mercados conquistando novos horizontes. Com o lançamento do vôo direto que liga Roma a Fortaleza, o turismo da Capital cearense ganha mais força, abrindo novos leques, novos negócios e recebendo muito mais turistas europeus. A Embaixada do Brasil na Itália promoveu no início deste mês, em parceria com a companhia aérea Alitalia, um evento para lançar o voo direto que liga Roma a Fortaleza. O evento, que aconteceu em Roma, reuniu 400 formadores de opinião, entre empresários italianos, representantes do Governo local, além de 60 jornalistas.
 
Festival da Lagosta
 

Para os apreciadores da nobre e cada vez mais rara iguaria, está de volta a oportunidade de aproveitar o “Festival da Lagosta”, do Le Vin Bistro, em Curitiba. São lagostas padrão exportação, trazidas diretamente de Recife. O Festival começou dia 18 de fevereiro e vai até 30 de março. Reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3225-3444, pois a procura é sempre muito grande. O Le Vin Bistro fica na esquina das Ruas Augusto Stelfeld e Fernando Simas, com atendimento de segunda a sábado, para almoço e jantar. E tudo pode ser acompanhado de um bom vinho, selecionado pelo renomado sommelier Ronaldo Bohnenstengel.

Ilhéus em baixa temporada
 

O Ilhéus Praia Hotel, à Praia da Avenida, Catedral, Teatro Municipal, Bar Vesúvio e próximo à Casa de Cultura Jorge Amado, Casa dos Artistas, e o Bataclan é considerado a melhor opção de hospedagem na cidade de Ilhéus. Com o início da baixa-temporada, que já começou e segue até 31 de junho, o Ilhéus Praia faz sua Promoção de Baixa Estação, reduzindo muito os preços praticados, esperando, com isso, atrair o máximo de hóspedes. O hotel fica na Praça Dom Eduardo/Esquina com a Avenida Soares Lopes. Reservas no site www.ilheuspraia.com.br.

Aeroporto de  Fernando de Noronha  

 A Dix Empreendimentos está realizando investimentos de R$ 3,3 milhões na modernização do aeroporto de Fernando de Noronha. A empresa, que assumiu a administração do terminal em outubro do ano passado após vencer licitação pública, já instalou um sistema de Raio X e pórtico detector de metais em janeiro para verificação de bagagens e, ainda este ano, vai implantar um posto de abastecimento de aeronaves e construir um hangar de 9 mil m². "Nossa meta é oferecer cada vez mais conforto e comodidade aos usuários do terminal, além de proporcionar condições ideais de operação para as companhias aéreas", afirmou o diretor da empresa, Manoel Ferreira. Segundo ele, logo que assumiu a gestão do aeroporto, a Dix realizou inúmeras ações visando a imediata melhoria dos serviços prestados aos passageiros.

 
Lua de mel em Aruba

As belas paisagens e praias paradisíacas de Aruba são o cenário perfeito para casais que procuram um destino romântico para comemorar suas bodas. Para tal a ilha caribenha promove One Happy Honeymoon durante o ano todo e conta com a participação de 18 hotéis e empresas que farão esse momento se tornar um sonho realizado. Na chegada, o casal é presenteado com garrafa de champagne, presentes e check-in preferencial. Além disso, a promoção presenteia os pombinhos com uma noite grátis em uma futura visita de aniversário de casamento*. Além dos hotéis, empresas oferecem descontos em passeios em ilhas privadas – especialmente agendada para casais – spa, visitas a pontos turísticos e preços especiais nos restaurantes participantes. Os passeios aquáticos, grandes destaques da ilha, também estão na lista de passeios, como o snorkel, para apreciar o mar do Caribe. Contatos, aruba.com e br.aruba.com.

Páscoa no Ecologic Ville
 
O Ecologic Ville Resort & SPA, localizado à Rua Juscelino Kubitschek, 15 Bairro Bandeirantes - Caldas Novas – Goiás é o melhor hotel termal da região, oferecendo lazer e diversão para que todos os visitantes desfrutem de uma excelente estadia. Com programação lúdica, em que crianças poderão participar de atividades com coelhos de verdade, procurando os filhotes em meio a trilha ecológica ou confeccionar máscaras de coelhinhos e assistir a malhação e queima do Judas, tradição entre os fiéis da igreja católica e uma grande brincadeira característica da páscoa.  Fechando a programação o animado baile de aleluia promete agitar a noite de sábado! Dentre as opções gastronômicas, destacam-se a noite do pescador, um festival com vários tipos de peixes e frutos do mar e um buffet exclusivo com doces pascais.
 
Pedalar nos vinhedos
 

O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha se tornou destino certo para a realização de eventos esportivos que unem a prática do esporte ao lazer tendo como apelo a cultura do vinho. Depois da Rústica Vale dos Vinhedos, que marcará o encerramento da vindima, será a vez do roteiro receber o outono com mais uma edição do Passeio Ciclístico, numa promoção do Hotel Villa Michelon, com apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). O evento será realizado no dia 24 de março. O encontro, que reúne crianças, adolescentes, adultos e idosos de diversas cidades da região e do Brasil, já é tradição no período. A maior atração acaba sendo a paisagem do local que no período forma um cartão postal único que ganha o charme das vinícolas e a companhia de brindes com vinhos e espumantes da única região com Denominação de Origem do país. A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente no Hotel Villa Michelon, na Aprovale ou na Jamar Cia do Esporte, ou ainda no local. Na chegada haverá distribuição de brindes e sorteio de uma bicicleta, além de sucos Suvalan e biscoitos Isabela.
 
Novos uniformes da Azul
A Azul Linhas Aéreas anunciou seus novos uniformes, desenvolvidos para a companhia resultante da associação entre a Azul e a Trip, processo que ainda aguarda autorização dos órgãos reguladores. Idealizados pelo diretor de Comunicação e Marca da Azul, Gianfranco Beting, e criado pela renomada estilista Tereza Santos, os novos trajes são baseados na alta costura, resgatando um pouco do estilo dos tempos áureos da aviação, com cortes precisos e sofisticados. O design seguiu uma linha de integração e adequação à nova marca e os uniformes foram construídos com cortes que remetem à letra A, de Azul. Tereza Santos diz que “utilizamos o que existe de mais tecnológico em termos de tecido para tornar os uniformes funcionais, conferindo conforto, estabilidade estética e bem estar àqueles que vestem.”

 
Registro eletrônico

O registro eletrônico de hóspedes na hotelaria brasileira será obrigatório a partir deste ano. A informação foi divulgada no último dia 25 pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, após reunião com representantes do setor hoteleiro fluminense, no Rio de Janeiro. “Ela será obrigatória, porque a ficha eletrônica é um instrumento de modernização, de conforto para o hóspede e uma base de informações muito mais qualificada”, disse Vieira. Uma das dificuldades para o setor, apontada pelo presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes é a unificação do sistema já que os hotéis trabalham com diferentes equipamentos. Site www.hospedagem.turismo.gov.br. O assunto também será tema de uma oficina no 27º Encatho.

Orçamento engordou
O orçamento do Ministério do Turismo em 2013 terá um aumento de quase 40% comparado com 2012. Segundo o ministro Gastão Vieira, a cifra este ano chegará a R$ 1,8 bilhão. "A votação do orçamento está marcada para a próxima semana. Temos que ter esse montante até março. Anteriormente negociamos junto com parlamentares e o Governo Federal para chegarmos à cifra que é recorde para o Ministério", disse Vieira. Em 2012, o MTur foi um dos que mais sofreu com o bloqueio de recursos no orçamento. Fonte: Mercado & Eventos. 

 
Caribe Mexicano

A ADVtour oferece os pacotes ideais para aqueles que querem aproveitar um dos poucos feriados prolongados deste ano: a Semana Santa, com  destinos que mesclam agito e tranquilidade, além de belas paisagens. Uma boa opção é Cancun, destino conhecido pela sua vida noturna agitada, vista paradisíaca e suas praias esplendorosas. Os que querem passar seus dias em um destino mais reservado, porém, com infraestrutura completa, a sugestão é Riviera Maya principalmente nos resorts luxuosos com ótima infraestrututra, onde mesclam diversão e calmaria, em campos de golfe e exclusivos spas. Além disso, conhecer praias maravilhosas e praticar esportes aquáticos e ainda conhecer sítios arqueológicos. Acesse www.advtour.com.br.  
 
Roteiro turístico na França
 

 O inovador roteiro turístico desenvolvido pelas agências Biarritz Turismo e FVO Travel oferece aos viajantes apaixonados pela cultura francesa experiências proporcionadas pelo Grupo L’Occitane, marca de cosméticos presente em todo o mundo e que traduz o modo de vida provençal. A viagem começa no dia 29 de junho, tem duração de seis noites e inclui uma visita aos laboratórios L’Occitane, onde cada participante terá a oportunidade única criar seu próprio produto cosmético, utilizando óleo essencial de lavanda proveniente de uma típica destilaria da Provence. Também abrange uma hora de tratamentos no Spa da marca e um almoço no Eco-Musée de L’Olivier, museu dedicado à cultura das oliveiras, criado por Olivier Baussan, fundador da L’Occitane. O roteiro compreende ainda cinco jantares e quatro almoços com bebidas incluídas nos melhores restaurantes das regiões visitadas, um tradicional piquenique e cinco dias de passeios com todos os ingressos. A hospedagem será em estabelecimentos de primeira linha, como o luxuoso Relais & Chateaux Le Convent des Minimes. Saiba mais nos sites www.biarritz.net.br ou www.fvo.travel.
 
Curiosidades da língua 

Até o final do século 21, os oito países falantes de língua portuguesa ( Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) terão uma população de 350 milhões de pessoas – 100 milhões a mais que os atuais cerca de 250 milhões (dos quais mais de 190 milhões são brasileiros). Essa conta é de Eugénio Anacoreta Correia, presidente do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa, que funciona em Lisboa. Segundo ele, o número crescente de falantes do idioma é um dos fatores que aumentam o “potencial econômico” da língua. Em sua opinião, a tendência demográfica - junto com a ascensão econômica de Angola, Brasil e Moçambique, bem como fatores culturais (como a música) e a Copa de Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 – explicam o “boom do interesse” mundial pelo português, ao falar do aumento da procura por cursos de português em países não lusófonos. Correia encerrou no dia 28 o 1º Congresso Internacional da Língua Portuguesa, organizado pelo observatório e pela Universidade Lusíada. “O português hoje não é de Portugal, mas 'também' é de Portugal. Nós temos que acrescentar o 'também'. A grande riqueza que temos na Comunidade de Países da Língua Portuguesa [CPLP] é exatamente a partilha de uma coisa comum. Para que a língua seja de todos, todos temos que ceder", finalizou. (Publicado por Ivonildo de Lavor, na coluna Diário de Bordo, com informações da Agência Brasil).
 
Comissão Europeia
 

O diretor da ENIT – Agência Nacional Italiana de Turismo para a América Latina, Salvatore Costanzo, foi eleito o novo presidente da Comissão Europeia de Turismo (CET) na América Latina para os próximos dois anos. A CET é a organização responsável pela promoção dos destinos turísticos europeus e, na América Latina, conta com a representação dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Itália, Portugal, República Tcheca e Suíça. Para o próximo biênio, Costanzo pretende dar continuidade ao WIDE (Workshop Internacional Descubra a Europa) e incluir a participação da CET no WTM (World Travel Market) Latin America. Outro projeto é uma parceria com a UNIESP (União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas), que irá inaugurar o Centro Cultural Brasil Europa, uma sede de eventos e exposições para os países membros da Comissão Europeia de Turismo.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET


FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino


AVIANCA & CHOCOFEST
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em clima de Páscoa, a Avianca será a companhia aérea patrocinadora do Chocofest 2013. A marca da empresa se destacará durante o desfile de Páscoa “Um Chocoamor à Terra”, que terá a presença do mascote Avi, do Programa Amigo da Avianca. “O Chocofest é um evento grandioso e que enche os olhos de adultos e crianças. Temos certeza que será uma parceria de sucesso e uma ótima oportunidade para que nossos clientes desfrutem das belezas e dos encantos de Gramado”, afirma o vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni. Os desfiles ocorrerão nos dias 16, 23 e 30 de março, sempre às 17 horas, e 24 de março, às 11h30. 
 
Clique na imagem para ampliá-la

Com frota composta por 34 aeronaves, operando em 24 aeroportos brasileiros, e expectativa de transportar 5,4 milhões de passageiros em 2012, a Avianca tem no conforto de suas aeronaves um de seus principais atributos – é a única empresa aérea nacional a qual a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu o selo “A” para o espaçamento entre todas poltronas de todas as aeronaves da frota. Ao conforto, se somam seus sistemas de entretenimento oferecidos em modernos Airbus A318, A319 e A320, além da atenção personalizada e preços bons e competitivos. A empresa ainda oferece serviço de bordo exclusivo e atendimento diferenciado, marcado pela pontualidade e por diferenciais como servir refeições e lanches  mesmo em voos de curta distância.
 
HISTÓRIA DA MODA
 
Períodos históricos, como a Belle Époque; reconhecidos estilistas como Christian Dior e Yohji Yamamoto, além de grandes inspirações da moda como a rainha do pop, Madonna, estarão presentes na passarela do Chocofest 2013.  Com o tema “A história da moda no século XX”, o Senac-RS irá encantar os visitantes do maior evento de Páscoa do país com um desfile de roupas de chocolate. Durante o evento, que ocorre de 14 a 31 de março em Gramado, serão apresentados 18 modelos que vestirão looks cobertos por chocolate meio amargo, com forte apelo visual e que incorporará todas as referências desde a década de 10 até a virada do milênio, com influência do design e da arquitetura.
 
Em 2012, o tema foi Universo Polar, fazendo referência ao chocolate branco / Cleiton Thiele - Clique na imagem para ampliá-la
 
A coleção é assinada pelo estilista e coordenador de moda da instituição, Márcio Weiss. Segundo ele, o desafio este ano é aprimorar o que já foi mostrado nos anos anteriores. “Optamos pelo chocolate meio amargo porque ele é mais escuro e destacará ainda mais a beleza das peças”, afirma. Os desfiles realizados pelo Senac-RS ocorrerão nos dias 15, 22, 28 e 30 de março, no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta), e a entrada é gratuita.
 
 
A FESTA

O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A novidade de 2013 será o retorno do Chocolito – o primeiro personagem da história do evento. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo O Mundo Encantado da Páscoa, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site: www.chocofest.com.br
 
WORKSHOP CVC
 
 
A 19ª edição do Workshop & Trade Show CVC 2013 foi de muitos contatos e prospecções para o gerente comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Juan Sorto. Fluente em três idiomas e com experiência na área internacional, Juan visitou diversos expositores internacionais durante o evento da CVC e abriu negociações com alguns destinos para participação no festival que acontece em setembro na Paraíba. "Nosso gerente comercial tem conseguido apresentar com qualidade nosso evento para diversos países das Américas, Ásia, Oriente Médio e Europa, " afirma Claudio J S Junior, diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa.
 
 
FESTURIS
 
Com a presença cada vez mais consolidada no mercado internacional, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris) marca presença em mais um evento do segmento na Europa, nesta semana. O diretor Marcus Vinicius Rossi estará a partir de quarta-feira (27/2) na BTL – Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, com uma mesa de trabalho junto ao estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Rossi ainda tem várias reuniões agendadas, entre elas, com o presidente da companhia aérea TAP, Luiz Gama Mór; o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira; e a diretora da FIL – Feira Internacional de Lisboa, Fátima Vila Maior. “São encontros para fortalecer e ampliar a participação portuguesa no Festuris que, assim como a BTL, comemora 25 anos em 2013”, comenta. A feira portuguesa prossegue até domingo (3/3).
 
 
Desde a sua primeira edição, em 1989, até o ano passado, foi visitada por quase um milhão de profissionais e grande público, em um universo correspondente a mais de 15 mil empresas e entidades expositoras. O investimento da organização na feira tem sido de aproximadamente 10 milhões de euros nas últimas 10 edições. Neste ano, as apostas da BTL são na Meeting Industry, Golf e Turismo Religioso. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado o Festuris comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, reuniu em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações nowww.festivalturismogramado.com.br e www.facebook.com/festuris.  
 
WORKSHOP BROCKER TURISMO 
 

 Uma grande confraternização entre aqueles que fazem da Serra Gaúcha um dos principais destinos turísticos do Brasil. Assim será a segunda edição do Workshop promovido pela Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo da Serra Gaúcha, que reunirá diversos profissionais do segmento entre os dias 14 e 18 de março. Com a expectativa de reunir 250 participantes, o evento contará com a presença das 15 operadoras agraciadas com o Troféu Infinito, prêmio entregue em novembro de 2012 e que destaca as operadoras de viagem que mais comercializam a Serra Gaúcha como destino durante o ano. Os premiados levarão mais 10 agências de viagens convidadas, que percorrerão os principais empreendimentos e pontos turísticos da região. “O principal objetivo do evento é que as agências e operadores de viagem conheçam os encantos e atrações da Serra Gaúcha e possam comercializar esse destino da melhor maneira possível”, destaca a diretora Comercial da Brocker Turismo, Luiza Brocker Boeira. A grande novidade dessa edição do evento fica por conta do sorteio de R$ 60 mil em dinheiro entre os participantes. O II Workshop da Brocker Turismo conta com o patrocínio da TAM Linhas Aéreas.

 
AÇÕES PROMOCIONAIS

Até o próximo dia 3 de março, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realiza ações promocionais na Colômbia e em Portugal. Em Bogotá, a Feira Vitrina Turística é um evento organizado pela Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (ANATO) e está na sua 32º edição. No estande compartilhado com a Embratur, a Empetur irá realizar encontros com operadores para tratar de ações para o turismo do Estado. “Estamos com agenda cheia de eventos internacionais essa é uma excelente oportunidade de vender os atrativos de Pernambuco, visto que atualmente o Brasil é um país em crescimento” afirma o presidente da Empetur, André Correia.
 
 
 Seguindo as promoções do Destino Pernambuco, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, a Empetur participará da BTL 2013, em Lisboa, Portugal. No estande haverá a divulgação do destino por meio de folheteria, kits e vídeos promocionais. Como o voo Recife/Lisboa existe há mais de 40 anos, Portugal figura entre os principais mercados emissores de turistas internacionais para o Estado.
 
PIONEIRISMO
 
Teve início nesta última segunda-feira, o 1º Encontro do Prodetur Nacional, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Representantes de nove Estados executores, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Turismo estão reunidos para trocar experiências sobre o andamento do programa. No período da tarde, os participantes visitaram obras em andamento nos municípios de Recife e Olinda. A agenda de palestras segue no Cecon. Um dos estados pioneiros, Pernambuco apresentou o modelo de gestão baseado no monitoramento das ações. “Um cronograma de trabalho tem que ter metas e objetivos estabelecidos. Realizamos três ciclos mensais de monitoramento, com uma reunião interna, outra com a Secretaria de Turismo e uma última diante do governador Eduardo Campos.”, explicou o gerente geral do Prodetur Nacional, Salo Bortman.
 
TRANSPARÊNCIA
 
Segundo ele, a gestão só funciona por ser transparente em sua essência, com a contribuição efetiva de todos os envolvidos. “Todos os gestores têm participação no planejamento anual. Hoje, todos os colaboradores do Prodetur sabem quais são as ações que terão de ser cumpridas até 2015. Isso é fundamental para o andamento das ações”, disse Bortman. Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o encontro serve para o compartilhamento dos sucessos e desafios entre todos os estados executores.“Estou bastante entusiasmado com a agenda desse encontro. Temos sido procurados por vários estados do Nordeste, que ainda não iniciaram o Prodetur, para saber do nosso modelo”.
 
 
O Prodetur Nacional no estado tem um orçamento inicial de U$125 milhões, sendo U$75 milhões provenientes do BID e U$50 milhões de contrapartida do Governo de Pernambuco. Além desses recursos, o Ministério do Turismo participa do financiamento a partir de convênios. “Acordamos para o potencial econômico do turismo. Desde cedo o governador Eduardo Campos entendeu a importância que o turismo pode ter para o desenvolvimento do estado e isso foi essencial para que pudéssemos ser, mais uma vez, pioneiros”, elogia o secretário de Turismo. Representante do Prodetur Nacional na Paraíba, Arnaldo Farias falou sobre o grande desafio que envolve a preparação do programa. “É algo extraordinário a ideia da criação de uma rede de compartilhamento de experiências. É um cenário muito desafiador em que essa troca de informações pode auxiliar na aceleração dos processos”, disse.
 

 
DESTINO PARAÍBA

Os atrativos turísticos da Paraíba serão apresentados em dois importantes eventos na Europa. A partir desta quarta-feira tem início a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e deverá reunir, até o próximo dia 3 de março, empresários de 180 países que apostam no turismo com atividade econômica estratégica. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está disponibilizando um estande, onde a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai ocupar espaço. A programação da BTL prevê a realização de   workshops temáticos, apresentações de destino, provas gastronômicas e apresentações culturais. O vice-governador Rômulo Gouveia vai participar do evento. O potencial turístico do “Destino Paraíba” vai ser apresentado por meio de vasto material promocional em formato DVD, folder e revista, que está sendo apresentado pelo turismólogo e técnico da PBTur, Klaus Botelho. Ele é fluente em alemão, espanhol e inglês “Teremos oportunidade de massificar esses roteiros para um público seleto”, reforçou a presidente a presidente da PBTur, Ruth Avelino.
 
 
A executiva destacou que o Governo do Estado tem intensificado a divulgação do “Destino Paraíba” em feiras no Brasil e no exterior, e que o segmento turístico é uma das prioridades no processo de geração de emprego e renda. “A presença da Paraíba na BTL reafirma o nosso compromisso de divulgar os roteiros turísticos locais, na busca de ampliar a visita de turistas estrangeiros”, disse. Alemanha -  A Feira Internacional de Berlim 2013 (International Tourism Bourse)  começa no dia 6 de março e termina dia 10. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, falou que estão confirmadas as presenças de países de todos os continentes, potenciais emissores de turistas para a Paraíba. “ O importante é que desde o início do ano estamos presentes nos principais eventos de turismo na Europa”, afirmou.
 
OLODUM
 
Falando nisso, o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, meu amigo Claudio J S Junior, e o gerente comercial do evento, Juan Sorto, estiveram reunidos com o trade turístico de Porto Seguro e com representantes da banda Olodum durante o evento da CVC, na semana passada, em São Paulo. O resultado do encontro foi positivo e o Olodum deverá estar no festival, em setembro, na Paraíba. "Participar do maior evento do Nordeste é imprescindível para nossa região e apresentar a cultura baiana para os agentes e operadores convidados é muito importante"  afirma o Ivan Bahia, gerente comercial do Grupo Sued´s.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Na foto Danilo Suprilar (vereador de Porto Seguro), Juan Sorto (Gerente Comercial do Festival JPA), Ivan Bahia (Gerente Grupo Sued´s), Daniel Menta (Presidente do Porto Seguro Convention Bureau) e Claudio J S Junior (Diretor do Festival JPA)
 
SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

O Salão Paranaense de Turismo conta este ano com muitas novidades, entre elas o Encontro com Blogueiros. O debate pretende chamar a atenção dos agentes de viagens para um tema moderno: as redes sociais e a influência provocado pelos usuários da internet que decidem compartilhar experiências de suas viagens em sites particulares. O tema do encontro será “Blogueiros de Viagens X Agentes de Turismo: uma parceria que já deu certo” e tem como objetivo mostrar que são muitos os modelos de ações que podem ser praticados com os blogs e mesmo que em muitos casos a parceria não seja oficial, os agentes podem se beneficiar de textos indexados pelos buscadores da internet, sendo facilitadores de conhecimento sobre os destinos turísticos.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No turismo, os blogueiros são peças-chave contribuindo diretamente para a escolha dos destinos dos viajantes. Eles expressam a verdadeira emoção e sentimento presenciada nas viagens. “Hoje é mais que fundamenta que os agentes tenham os blogs como parceiros. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os blogueiros não estão sufocando o agente, mas contribuindo com o aquecimento do setor”, diz Marcelo Valente, da operadora Loumar Turismo de Foz do Iguaçu, organizadora do debate. Além de Marcelo Valente, participarão da mesa no Salão, Sílvia Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagens e mantenedora do blog Matraqueando.com e Ney Queiroz, diretor executivo da Green Digital e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UniBrasil. Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição através do link: http://bit.ly/BlogsnaABAVPR