quinta-feira, 4 de abril de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista


FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista


PIRATUBA EM CAMPO

Nesta última quinta-feira, 28, o Avaí Esporte Clube homenageou a cidade das águas termais. O prefeito, Claudirlei Dorini e o vereador Acir Benjamini entraram em campo com a bandeira de Pira, antes da partida contra o Guarani, válida pelo Campeonato Catarinense. A iniciativa faz parte de um projeto do Avaí, que homenageia em seus jogos, o Estado e municípios. No último domingo, dia 24, Para já esteve nas lentes dos fotógrafos e nas câmeras de televisão que transmitiram a partida entre Avaí e Juventus. O goleiro do Leão da Ilha jogou com uma camisa estampada por uma foto que mostrava o Parque Termal do município. Nesta quinta a homenagem foi completada. Além da entrada em campo, com a bandeira de Para, o prefeito, o vereador e o diretor de esportes, Difícil Filmes, receberam das mãos do presidente do Avaí, João Nilson Zunino, a camisa do jogo, com a foto da cidade.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A imprensa que fez a cobertura dos jogos, de domingo e de quinta-feira, receberam material com informação sobre Piratuba, para repassar ao público durante e após as partidas. “A iniciativa do Avaí é muito interessante, mostra e destaca os municípios catarinenses e para Piratuba, que é um município turístico, foi mais uma oportunidade de divulgação”, destaca o prefeito Claudirlei Dorini.

 
CHOCOFEST 2014

Em seu último dia de atividades, neste domingo de Páscoa, o Chocofest comemora a visitação intensa ao evento em 18 dias de programação e a colaboração com ações beneficentes. A 19ª edição do evento em 2014 está confirmada pela empresa organizadora, Marta Rossi e Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, com a média de 18 dias de programação, mas a data ainda não está oficializada.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No sábado à noite, os diretores do Chocofest Marta Rossi e Eduardo Zorzanello fizeram a entrega simbólica dos donativos à primeira-dama Jandira Tissot, antes do início do espetáculo “Mundo Encantado da Páscoa”, no palco do Planeta das Guloseimas (Rua Coberta). Ao mesmo tempo, foi realizado o sorteio da Lotomania de Páscoa, em uma ação da Caixa com apoio da prefeitura, que beneficiou Gramado por realizar a maior festa temática de Páscoa do Brasil. Em 18 dias, o Chocofest levou milhares de visitantes a Gramado. Atrações como o desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, o espetáculo “Mundo Encantado da Páscoa”, a Parada do Conde Guloseima, o desfile de moda em chocolate e muito mais garantiram diversão a crianças e adultos entre 14 e 31 de março.
 
400 MIL VISITANTES
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Somente no feriado de Páscoa, fluxo foi de 165 mil pessoas em Gramado. Um fluxo de 165 mil pessoas mil foi registrado em Gramado no feriado de Páscoa. Com esta intensa movimentação na cidade, entre turistas e moradores da região, estiveram em Gramado, durante os 18 dias do Chocofest 2013 (de 14 a 31 de março), em torno de 400 mil visitantes. O cálculo, da organização do evento, tem como base os dados da Brita Rodovias (concessionária que administra as três praças de pedágio que chegam ao município). Ultrapassando em aproximadamente 15% o número de visitantes de 2012, quando recebeu 350 mil pessoas, o Chocofest se consolida como a maior festa de Páscoa do Brasil, sendo o destino de turistas de todo o País, e de diversos países vizinhos e da América do Norte e Europa. Neste último final de semana de evento, todas as atrações estiveram lotadas, o que comprova o sucesso em visitação. Já São Joaquim, que fica no meio do caminho, as escuras, como sempre. Da dó da cidade e nojos dos governos municipal e estadual.

 
NIGÉRIA & FESTURIS

Em Gramado durante a semana passada, o embaixador da Nigéria no Brasil, Vincent Okoedion, visitou a prefeitura e foi recebido pelo vice-prefeito Luia Barbacovi. Os diretores do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi também participaram da recepção a Okoedion, entregando o material de divulgação para que o país africano conheça e participe do evento. O embaixador esteve na cidade serrana para conferir de perto um pouco da economia gramadense, voltada ao turismo, e constatar como aplicá-la na Nigéria. “Há aqui uma evolução no segmento turístico, principalmente na hotelaria”, constatou o nigeriano, que justamente por esse motivo visitou Gramado, de onde pretende extrair opções para o fomento econômico turístico em seu país. Durante a visita, o vice-prefeito comentou com o embaixador que Gramado, além de ter muito fortalecida sua atividade turística, também é referência no setor moveleiro e possui grandes empresas metalúrgicas.
 
O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e os diretores do Festuris Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi, recepcionaram o casal de embaixadores Precious e Vincent Okoedion - Clique na imagem para ampliá-la
 
A embaixatriz Precious Okoedion acompanhou Okideon na missão.   A Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo. Com mais de 148 milhões de habitantes, contém a maior nação de raça negra no mundo. A economia da Nigéria é uma das que tem crescimento mais rápido do mundo. Vale lembrar que em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações nowww.festivalturismogramado.com.br.
 
SOLIDARIEDADE
 

Além da festa levar alegria para todo o público, o evento também se preocupa em ajudar entidades da região. Durante o período de realização, o Chocofest arrecadou 250 quilos de alimentos não-perecíveis e 989 peças de agasalhos, que serão doados nesta quarta feira (3) para a Associação Damas de Caridade de Gramado. Marta Rossi e Eduardo Zorzanello fizeram a entrega simbólica à primeira-dama, Jandira Tissot, na noite de sábado (30), antes da realização do espetáculo teatral “O Mundo Encantado da Páscoa”, no palco do Planeta das Guloseimas. Na quinta-feira (28), ocorreu o leilão de ovos customizados, que arrecadou R$ 17.150,00, e terá parte da renda revertida para a Brigada Militar de Gramado.

 
MARTA & SILVIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
                                                                              
Fundada por duas jovens empresárias no final da década de 80, a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos comemora seus 25 anos neste mês de abril, com a marca da promoção e fomento de negócios nacionais e internacionais. Na noite desta segunda-feira (1), os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi comemoraram a passagem da data com os colaboradores da empresa, no restaurante Le Famile de Gazon, em Gramado. O coral infanto-juvenil Ostinatos presenteou o grupo com três canções, que arrancaram aplausos dos funcionários.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Marta Rossi falou à equipe sobre a importância do trabalho em união: “Quando eu e Silvia fundamos a empresa, sempre tivemos a certeza que na vida não se consegue nada sozinho. E, ainda, valorizamos o comprometimento de todos que passaram por nós nestes 25 anos”, disse. Entre as conquistas de 2013, a empresa comemora a realização de três eventos terceirizados: Ecomac, Congresso de Carvão Mineral e Congresso Brasileiro do Concreto. Entre os eventos próprios, criou o Festival do Turismo de Gramado, que neste ano completa sua 25ª edição, de 7 a 10 de novembro, e o Chocofest, que encerrou a programação de sua 18ª edição, entre 14 e 31 de março.
 
SALÃO DE TURISMO
 
Visionárias, Marta e Silvia logo perceberam outra lacuna que havia no mercado. E, assim, criaram e organizaram em Gramado um pequeno salão de turismo para operadoras e agentes de viagens.  Considerando que as decisões nacionais sobre a atividade turística passavam longe do Rio Grande do Sul, as empresárias usaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do Festival do Turismo. Aos poucos, o evento alcançou o Brasil, o Mercosul, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio. Logo tornou-se o segundo maior evento do setor no Brasil e um dos que mais gera resultados e negócios para o trade turístico.  Na última edição, foram cerca de 14 mil participantes. Com 25 anos, a empresa é hoje exemplo de empreendedorismo, sendo reconhecida nacional e internacionalmente e apontada por profissionais do setor como grande incentivadora do desenvolvimento do turismo, da geração de negócios, empregos e renda, tanto para a região, como para o País. Com o falecimento de Silvia, em 2010, o filho dela, Eduardo Zorzanello, e o filho de Marta, Marcus Vinicius Rossi, se uniram à fundadora para dar prosseguimento aos projetos da empresa.
 
PÁSCOA EM CANELA
 
Já em Canela a ocupação hoteleira, nos três últimos finais de semana, chegou a média de 85% e a rede gastronômica esteve lotada. A ornamentação da cidade, com elementos lúdicos, encantou crianças e adultos, bem como a programação cultural, com teatro interativo e teatro de bonecos com entrada franca e a feira Fantástica Toca do Coelho, com expositores canelenses de diversos segmentos, prendeu a atenção dos visitantes e comunidade. A Páscoa em Canela em 2014 terá novamente uma decoração lúdica, nunca esquecendo a religiosidade da data e uma programação cultural ainda mais atrativa. A cidade serrana já trabalha na organização dos seus próximos grandes eventos, em maio próximo: Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, mais antigo evento da cidade que reúne mais de 100 mil pessoas, dias 1°, 19, 25 e 26; a Semana do Bebê, que neste ano terá uma extensa programação voltada a primeira infância, de 12 a 19 e o roteiro gastronômico Sabores de Canela, na segunda quinzena do mês. A Páscoa em Canela é uma promoção da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, com apoio da Prefeitura Municipal, Casa dos Bonecos e Caracol Chocolates.

 
PASSEIO CICLÍSTICO

Uma ação de conscientização social e ambiental, com foco na mobilidade urbana, promete agitar o final de semana de comemorações do aniversário e Biguaçu. O tradicional Passeio Ciclístico na área central da cidade será promovido na manhã de sábado, dia 18 de maio. O evento será promovido pelo Movimento Pedala Biguaçu, com o apoio da Acibig (Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Biguaçu e o MTB - Pedalar Pelo Prazer de Pedalar. A concentração será na Praça Nereu Ramos, a partir das 9h, com saída do passeio marcado para às 9h30. O trajeto previsto tem entre 15 e 20 minutos e inclui as principais ruas do Centro da cidade. Para participar não é necessário fazer inscrição. Basta chegar na hora marcada, com a sua bicicleta. O passeio ciclístico prestigiará crianças, adolescentes e adultos.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
“O objetivo da ação é o de incentivar o uso da bicicleta em pequenas deslocações dentro do município. Tem gente ainda que tira o carro da garagem para ir a locais próximos, sem necessidade. Isso só prejudica o trânsito e o meio ambiente”, completa um dos fundadores do Movimento Pedala Biguaçu, Antônio Carlos de Azevedo. Os organizadores solicitam apoio a comerciantes e empresários, com a doação de bicicletas e acessórios para ciclistas, para serem sorteados ao final do passeio.
 
ABRAJET NACIONAL
 
Clique na imagem para ampliá-la

Segundo a confrade Luzinete Bispo, o 30º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) terá como tema central: "O Jornalismo de Turismo e o Desenvolvimento de novas fronteiras turísticas brasileiras". O evento será realizado em Palmas, capital do Estado do Tocantins, entre os dias 20 e 23 de junho deste ano. Como subtemas serão abordados a influência das novas mídias no jornalismo especializado e ecoturismo com sustentabilidade. Para isso, será discutida a viabilidade de Palmas se tornar um centro de conexão com fluência e distribuição de voos para as regiões Norte e Nordeste brasileiras. A ABRAJET TOCANTINS organizadora do evento convidará os presidentes da ANAC, INFRAERO e das principais companhias aéreas como TAM, GOL, AZUL/TRIP (que já atuam em Palmas) e AVIANCA. Outro viés de discussão será elevar Palmas como destino turístico. Nesse caso, o debate contará com representantes da rede hoteleira nacional, como IBIS e HOTEL 10 (que já estão construindo hotéis em Palmas), agências de viagem, agentes financeiros da região e representantes dos governos municipal e estadual.
 
PARAÍBA EM DESTAQUE
 
O São João de Campina Grande e atrativos turísticos do litoral Norte e Sul serão os principais destaques da edição comemorativa do primeiro ano da revista ‘MELHOR VIAGEM’, da editora Via, de São Paulo. O editor da revista, jornalista Irineu Ramos, chega em João Pessoa para uma estadia de quatro dias para a produção de reportagens sobre o ‘Destino Paraíba’. A visita faz parte de uma ação da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com Associação Brasileira de Hotéis, secção Paraíba (ABIH-PB), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) para divulgar os roteiros paraibanos de 2013. A agenda do Irineu Ramos no Estado tem como um dos destaques um ‘tour’ pelo Centro Histórico e orla de João Pessoa, litoral Norte e Sul, o Cariri e uma mais detalhada em Campina Grande. O roteiro prevê uma visita pela Casa de Cumpade , Sítio São João, Museu dos Três Pandeiros, Memorial do Maior São João do Mundo, Parque do Povo e restaurantes de comidas regionais.
 
ITU PAN AMERICAN CUP

Clique na imagem para ampliá-la
 
A cidade de João Pessoa está se preparando para receber a partir do próximo sábado (07) e domingo (08) mais de 300 triatletas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, EUA, Canadá, México e países da União Européia. Os triatletas vem participar do ‘ITU Pan American Cup 2013’; a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, além do Campeonato Sulamericano de Triathlon Júnior. Os eventos reunirão provas de ciclismo, natação e pedestrianismo na praia de Cabo Branco. A realização das competições recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Os dois órgãos irão investir mais de R$ 100 mil. “Não podíamos deixar da promover o evento aqui em João Pessoa sob a pena de comprometer outras competições”, afirmou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.
 
Clique na imagem para ampliá-la

A importância das competições em João Pessoa reforça a intenção do secretário. A convite da PBTur estão vindo para a capital paraibana equipes de jornalistas especializados em Triathlon de diversos veículos de comunicação. Chegam nesta sexta-feira (5) repórteres e fotógrafos da Mundo Tri (revista e portal), Jornal Lance! (maior jornal esportivo do país), um repórter de Vitória (ES), além da possibilidade da cobertura de canais de TV fechada como a ESPN Brasil e SporTV. “Haverá uma grande cobertura nacional, o que colocará João Pessoa em evidência para receber competições tanto em nível nacional como internacional”, afirmou Ruth Avelino.
 
"ÀS CARTAS DE PAULO" 
 
Clique na imagem para ampliá-la

A 14ª União Regional Espírita informa que no próximo dia 20 de abril de 2013 - sábado -  estará promovendo o Seminário "ÀS CARTAS DE PAULO", com Haroldo Dutra Dias, no Centro Multiuso de São José/SC. O Evento acontecerá no período da tarde, entre as 14h e as 18h. Haroldo também irá fazer uma palestra no mesmo dia e local as 20h. Ingressos: 1 Kg de alimento não perecível, produto de limpeza ou de higiene pessoal.

 
CARRETEIRO SOLIDÁRIO
 
As instituições odontológicas de Santa Catarina se uniram para a realização de uma Ação Social em prol de quatro entidades beneficentes de Florianópolis: SERTE, Lar Recanto do Carinho, Casa Lar e Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM). O evento – um Carreteiro Solidário – será realizado no dia 6 de abril a partir das 12 horas, na sede campestre da ABO-SC, no Norte da Ilha de Santa Catarina. A animação da festa será por conta do DJ Leko Pereira. “Nosso objetivo é integrar cirurgiões-dentistas, assim como as entidades odontológicas, através do trabalho social”, diz Sérgio Abraham, coordenador do evento. Para participar da iniciativa, dirigida a cirurgiões-dentistas, seus familiares e amigos, é preciso adquirir a camiseta com a logo da ação na sede das entidades odontológicas envolvidas. Participam da ação ACO, ABO-SC, ABCD-SC, SOESC, CRO-SC e UFSC.
 
 
A Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação – SERTE – atende 63 velhinhos no Lar Irmão Erasto e 25 crianças no Lar Seara da Esperança. Também integra a entidade o educandário Lar de Jesus, que atende 120 alunos e oferece 800 refeições por dia e atendimento integral multidisciplinar. Inaugurado em julho de 1992 em Florianópolis, o Lar Recanto do Carinho presta apoio a crianças e jovens com idade entre zero e 17 anos, que são encaminhados por órgãos oficiais de proteção à criança e ao adolescente. Atualmente residem na instituição 17 crianças e a creche da entidade atende 20 meninos e meninas. A Casa Lar é um abrigo para crianças e adolescentes, entre sete e 18 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar e pelo juizado da Vara da Infância de Florianópolis. A entidade oferece assistência multidisciplinar durante a permanência necessária dos jovens até sua volta ao convívio familiar original ou de família adotiva, ou que esteja preparado para vida autônoma, após completar 18 anos. A Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM) – atende cerca de 200 crianças do Morro do Mocotó em situação de vulnerabilidade social, em regime integral, assim como suas famílias.
 
COPA SUL DE KART 
 
 
Os motores roncaram alto neste fim de semana, no Kartódromo Internacional Beto Carrero World, em Penha (SC). No sábado, 29 e no domingo, 30 de março, aconteceu a 2ª etapa da Copa Sul de Kart. A competição é atualmente a maior do sul país e congrega pilotos do Paraná e Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina. De acordo com o organizador da competição, Nelson Amaral Racing, participaram da disputa mais de 80 pilotos, que competiram nas categorias Mirim/Cadete, Júnior/Júnior Menor, Fórmula 4, Fórmula 4 Preparado, Shifter e My Graduados/Sênior. Amaral enfatiza que a escolha do kartódromo Internacional BCW para sediar a competição se deu por conta da ótima estrutura oferecida. "O traçado da pista é um dos melhores do Brasil, sendo bem desenhada, com setores de alta misturado com setores de baixa velocidade, exigindo muita habilidade dos pilotos. Além disso, é uma pista com ótima segurança", frisa.

 A Copa Sul de Kart iniciou em fevereiro e segue até junho, com todas as etapas previstas para serem realizadas no kartódromo BCW. A próxima disputa está marcada para os dias 24 e 25 de maio. Já no segundo semestre de 2013, uma das novidades é que a Copa Sul de Kart irá garantir duas vagas para a Seletiva de Kart Petrobras, que acontece no dia 19 de outubro, também no kartódromo BCW. A terceira etapa da Copa Sul de Kart está marcada para os dias 24 e 25 de maio.

 
ARTE BAIRROS 2013

As oficinas oferecidas pelo Programa Arte Bairros 2013 começaram neste dia 01 de abril e a procura está tão grande que há cursos com vagas lotadas!  Em 2013 o Programa Arte Bairros passou a ser coordenado pela Associação de Dança Tríade (entidade sem fins lucrativos fundada em 2005) com o patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí (FCI). Estão sendo oferecidas à comunidade itajaiense 11 cursos que são: artesanato, bordado, canto coral, dança de rua, percussão, pintura em mural, pintura em tecido, pintura em tela, teatro, trabalhos manuais e violão. O Programa pretende atender cerca de 700 alunos e estará contemplando os seguintes bairros: Brilhante II, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Espinheiros, Fazenda, Imaruí, Itaipava, Murta, Salseiros, São Judas, São Vicente e Vila Operária (informações sobre os professores, cursos e locais de atendimento estão no site: www.artebairros.com.br).
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
As aulas são direcionadas às crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com necessidades especiais totalmente gratuitas e disponibiliza todo o material didático necessário ao aluno para participar dos cursos (idade mínima para a matrícula é de sete anos). Neste primeiro dia de Arte Bairros registramos a procura pelo  curso de Pintura em Mural, na E.B. José Medeiros Vieira com o Professor José Elloy de Souza. Elloy, natural do Rio de janeiro, é pintor autodidata com várias exposições no Brasil. Há 41 anos atua como professor de artes e é apaixonado pelo ofício.
 
ACARAJÉ
 

 Isso não pode ser sério. Dá para acreditar que as baianas não poderão vender acarajé durante a Copa do Mundo no Brasil? Pois é verdade. A FIFA proibiu o comércio sob a alegação de que só pode trabalhar nos estádios a empresa que ganhar uma licitação bastante restritiva.Mas as baianas estão organizadas. Conseguiram apoio do Governador da Bahia, Jaques Wagner, e estão pressionando todas as instâncias da organização: Ministério dos Esportes, Secopa, FIFA, COL. E você pode ajudá-las! A Rita Santos, presidente da Associação das Baianas (Abam), criou um abaixo-assinado que já tem 8844 assinaturas. Se você quiser ajudar, clique e assine agora: http://change.org/acaraje. Ajude a impedir que esses babacas venham em nossa c asa, mandem e desmandem, levem a grana embora e nós só ficamos com os prejuízos. É a FIFA atropelando a cultura brasileira.


 Clique na imagem para ampliá-la
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-JP


FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - Jornalista SC-01571-JP



CAPACITAÇÃO

Município com vocação turística e com administradores com visão fazem exatamente isso. Capacitam a cidade toda. Na teoria e na prática. Assim foi a capacitação que a Secretaria de Turismo de Piratuba para profissionais da área, recepcionistas, garçons, guias de turismo e recreacionistas. A parte teórica foi realizada na noite, ministrada por uma professora do SENAC, especialista em Turismo e Hotelaria. Já durante o dia todo, os participantes foram a campo e conheceram vários atrativos turísticos do interior. “Temos em Piratuba atrativos já consolidados, como o Parque Termal, Rota do Engenho, o passeio de Maria Fumaça, o da Usina Machadinho, mas nosso potencial turístico permite criarmos mais alternativas, estas no meio rural, por exemplo, e  estamos investindo na capacitação dos profissionais primeiro, pois é por eles que passam milhares de turistas todo ano”, comenta.

Clique na imagem para ampliá-la

A capacitação contou com visita a uma cascata, um parque ecológico, hotel fazenda, um cemitério histórico, o portal turístico, um pesque e pague, uma igreja construída na metade do século passado e o Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável. Em cada local os participantes conheceram detalhes e as formas para explorá-los turisticamente. “São atrativos que podem ser explorados, o turista quando vem pra Piratuba busca mais opções e nós temos o que mostrar, por isso é importante saber de tudo e esta capacitação foi fundamental. Investir em quem trabalha na área é investir no turismo”, avalia Elias Jung, que trabalha em um hotel no município. Para a guia de turismo, Cassiana de Aguiar, que atua em uma agência, o curso trará bons resultados. “Com certeza estaremos atendendo ainda melhor nossos visitantes, com mais opções e mais informações. Estamos todos os dias em contato com os turistas e eles querem saber de tudo, querem detalhes. Se temos a informação completa eles saem satisfeitos”, conta. De acordo com a Secretaria de Turismo, mais um curso será disponibilizado. Uma parceria com o SENAC de Concórdia vai permitir a capacitação de “Agentes de Informações Turísticas”. Os piratubenses que atuam na área poderão participar do curso gratuitamente.


PASSAGEIROS DE CRUZEIROS

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), divulgou na quarta-feira, 27, os dados de pesquisa inédita que revela o comportamento do turista de cruzeiros que visita Itajaí durante a temporada. Com um universo de 546 pessoas entrevistadas entre os dias 19 de novembro do ano passado e 18 de fevereiro de 2013, o estudo aponta que 61% dos passageiros entrevistados avaliaram como ótima a infraestrutura e os serviços do Terminal de Cruzeiros de Itajaí e, 34,4% avaliaram como boa, somando uma avaliação positiva de 95,4%. Outro ponto que merece destaque na pesquisa apresentada pela instituição é que 50,4% dos passageiros dos transatlânticos permanecem em Itajaí, enquanto os 49,6% restantes se dividem entre os destinos Balneário Camboriú, Blumenau e Parque Beto Carrero World. Já o gasto desses visitantes que permanecem em Itajaí soma R$ 183,50 por dia, o que totalizou um montante de aproximadamente R$ 5,26 milhões na temporada 2012/2013, quando o município recebeu 56,8 mil passageiros, dos quais 28,63 mil permaneceram no município.

INCREMENTO AO TURISMO

O valor gasto pelos turistas em Itajaí são inferiores aos registrados nos demais municípios apontados, o que mostra que os setores de comércio e serviços de Itajaí ainda tem um grande potencial a ser explorado para as próximas temporadas. Para a temporada 2013/2014, mesmo faltando cerca de oito meses para a primeira atracação, já está confirmada a mesma quantidade de escalas registradas em 2012/2013, ou seja, 34 escalas. Número que poderá sofrer alteração no decorrer do ano.  A pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil dos turistas em trânsito na cidade de Itajaí que embarcaram ou desembarcaram, no Terminal Guilherme Asseburg e também identificar ações capazes de alavancar medidas de incremento ao turismo local.

BARÃO VERMELHO

Clique na imagem para ampliá-la

Seja com o rock, o pop ou demais estilos, o Espaço Floripa seguirá um conceito sofisticado para reunir música de boa qualidade para todos os públicos na capital catarinense. A casa noturna, que está sob o comando do competente grupo de administradores que transformou a Fields em referência nacional, contará com ambiente climatizado, espaço vip, camarotes especiais, temakeria no terraço e mordomias para as mulheres com um profissional da beleza para arrumar cabelos e maquiagem durante a festa. 

Ícone do rock brasileiro, o Barão Vermelho fará as honras da casa no dia 18 de abril com um show especial da turnê nacional + 1 Dose, que começou em 2012 para celebrar os 30 anos do lançamento do disco de estréia da banda, no ano de 1982. No palco, serão apresentadas canções do disco como “Billy Negão”, e sucessos da banda, como “Pro dia nascer feliz”, “Declare Guerra”, “Maior Abandonado”, “Por Você”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Pense e Dance”, além de "Sorte e Azar", última parceria inédita de Cazuza e Frejat, que ficou de fora do álbum de 1982.

Clique na imagem para ampliá-la

A nova estrutura para eventos de Florianópolis faz parte do complexo no qual está localizada a Fields, casa de shows especializada em música sertaneja, no centro da cidade. O Espaço Floripa, que também sediará formaturas, bailes, casamentos, palestras, aniversários e eventos corporativos, foi projetado com tecnologia de ponta em iluminação, áudio e segurança para abrigar grandes shows de todos os estilos musicais com artistas nacionais e internacionais em uma estrutura diferenciada.

ATRATIVO NA BALADA

Clique na imagem para ampliá-la

"Não basta ser mulher, tem que estar sempre bonita e perfumada". Foi pensando nessa máxima que a Ciclo Cosméticos e a FIELDS - fecharam uma parceria inusitada para atrair e fidelizar seu público. A casa noturna, que desde a inauguração tem banheiros com maquiador e cabeleireiro, conta agora com provadores de todos os produtos do mix da Ciclo Cosméticos à disposição das clientes.

Clique na imagem para ampliá-la

A empresa catarinense ainda desenvolveu saboneteiras com hidratantes para as mulheres ficarem ainda mais cheirosas durante toda a festa. "A idéia é mostrar as nossas fragrâncias de uma maneira diferente e inusitada, fixando a marca para um público exigente", explica a diretora da Ciclo Cosméticos, Luane Lohn. Segundo o sócio da casa de shows, Paulo César D’Ávila, a ação foi criada para presentear o público feminino que circula pelo local. "As mulheres no geral adoram novidades e o primeiro lugar que a maioria vai quando chega na balada é o banheiro, só para dar uma conferida no visual. Quando elas entram no banheiro da FIELDS e se deparam com cabeleireiro, maquiador e ainda uma bancada cheia de cosméticos para usar, elas acham o máximo!", revela o empresário. A ação já foi aprovada pelas mulheres que passaram pelos banheiros durante a balada e está sendo pensada para outros eventos.


 PÁSCOA NO PARAÍSO

Clique na imagem para ampliá-la

Não poderia ter ido a lugar melhor e em companhia melhor para curtir esse tremendo feriadão da Páscoa, ouvindo a grama crescer, na companhia dos amigos Zanza & Bubi aqui no Parador da Montanha, um verdadeiro paraíso em nossa Região dos Lagos. Sim, Nossa Santa e Bela Catarinan até isso tem, fica aqui em rio dos Cedros de onde atualizo minha coluna. Um dos lugares mais espetaculares que tive o prazer de conhecer e voltar sempre que posso. Distante apenas 210 quilômetros da nossa Capital, passando antes por Pomerode e Timbó, portanto, no Vale Europeu. O Hotel Parador da Montanha é um lugar encantado e inimaginável. Bem localizado no alto da Serra da Moema, a beira do Lago Pinhal, a visão é de encantar os olhos. O tempo simplesmente parou por aqui.

Clique na imagem para ampliá-la

Oscar Petersen e Rosangela Werner Petersem (Bubi e Zanza) começaram esse projeto a partir de uma serraria abandonada. Com as experiências que adquiriram em suas inúmeras viagem pelo mundo, foram agregando valores e há 15 anos o Hotel Parador da Montanha é referência, tendo já por duas vezes conquistado o prêmio Talentos Empreendedores do Sebrai e ter sido capa e matéria da Revista Arquitetura & Construção e Revista OQ Santa Catarina. Cada detalhe, cada pintura, cada flor tem a mão do casal e de seus filhos. São 17 quartos (um quarto máster e 4 luxos) além de duas cabanas, tudo evidentemente a beira do imenso lago, com direito a levantar ouvindo e vendo uma quantidade fantástica de pássaros, daqueles que a gente só vê em revistas especializadas.

Clique na imagem para ampliá-la

No quesito alimentação não vou nem comentar, cabendo lembrar que o Parador da Montanha está localizado no Vale Europeu, fundado por imigrantes italianos e austríacos vindos principalmente da região de Trento, ao norte da Itália, e do Tirol Meridional. Além disse possui um chef de Mão cheia, trata-se do Marco Vinicio Petersen, que já confirmou presença no Festival Gastronômico no Eco Resort Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra. Por aí, acredito que você já tem uma idéia do que vai encontrar. Outros detalhes você vai percebendo pelo caminho devido a arquitetura típica e o forte sotaque dos habitantes a cada informação pedida ao longo do caminho. Na volta, não deixe de parar em uma das casas que vendem produtos típicos, entre eles o artesanato de vime e os produtos coloniais. Já estou ficando com saudades. Para ver todas as fotos clique aqui.

 Clique na imagem para ampliá-la

PROCISSÃO DOS PASSOS

Clique na imagem para ampliá-la

Já em Gramado, na espetacular Serra Gaúcha, um público estimado em 20 mil pessoas acompanhou, nesta Sexta-Feira Santa (29), o ponto alto da celebração de Páscoa: a Procissão dos Passos. Principal atividade do Gramado Aleluia – programação religiosa do Chocofest – reuniu mais de 600 participantes na Avenida Borges de Medeiros, percorrendo cerca de um quilômetro, desde o Corpo de Bombeiros, até a Igreja Matriz São Pedro. O bispo dom Zeno Hastenteufel, da Diocese de Novo Hamburgo, recepcionou o grupo de 600 integrantes da procissão, usando palavras do papa Francisco: “Hoje é um mundo sem Jesus. E, como diz o novo papa, o mundo sem Cristo torna-se uma ONG de piedosos. O que seria do mundo sem Cristo ressuscitado?”, disse.  No cortejo da Procissão dos Passos, os participantes estão divididos em sete irmandades. A ação relembra, por meio de ritual e encenação, as últimas horas de vida de Jesus Cristo, desde a prisão à tortura, até a crucificação e ressurreição. O último dos sete carros tematizados apresentou o Cristo Ressuscitado, acompanhado por crianças vestidas de anjo que entoaram canções de Aleluia. Ao final, ocorreu a adoração individual do Senhor Morto, dentro da Matriz.

TURISTAS

Clique na imagem para ampliá-la

A família Souza, com representantes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, participou da procissão pelo 14º ano consecutivo. “Todo ano fazemos um encontro, sempre no final de semana de Páscoa, e em Gramado. Desde então, sempre participamos da procissão, com uma média de 20 pessoas”, ressaltou Carlos Souza, um dos representantes da família. De Osório, Gilberto Destro viajou a Gramado para participar da atividade. Elogiou a  forma como a cidade trata os turistas: “Estamos participando pelo quarto ano, e sempre que puder  viremos novamente, pois esta procissão mostra diversas tradições para minha filha de 11 anos. Este detalhe, de os turistas poderem desfilar junto às comunidades, mostra o quão acolhedora são Gramado e o Chocofest”, afirmou Gilberto.

OVOS CUSTOMIZADOS

Clique na imagem para ampliá-la

Enquanto isso o leilão de ovos customizados realizado na noite da última quinta-feira (28), pelo 18º Chocofest – Páscoa em Gramado, bateu recorde de arrecadação desde que foi criado, há quatro anos. Os 20 ovos decorados por personalidades de todo o Brasil somaram R$ 17.150,00 de arrecadação, que terá parte destinada para a Brigada Militar de Gramado, que esteve representada no ato pelo capitão Emerson Ubirajara de Souza. Em 2012, foram arrecadados R$ 15,4 mil. Comandado pelo leiloeiro Ademir Corrêa e com a relações públicas Fabiana Costa como apresentadora, o leilão teve lances médios de 850 reais. Mais de 100 pessoas compareceram ao Largo da Borges para prestigiar a atividade.


 MAIOR LANCE

O empresário Julinho Cavichioni deu o maior lance da noite: R$ 3 mil para arrematar o ovo produzido pela esposa, Patricia Cavichioni, intitulado “Galindo, o Mercador de Ovos”. “Nosso objetivo foi contribuir com o evento e com a segurança pública, para que tenhamos retorno neste segmento em Gramado”, diz Julinho. A obra, segundo a autora, representa a evolução do tradicional ovo de Páscoa. Patricia utilizou chocolate ao leite e branco, corantes alimentícios, manteiga de cacau, coco ralado e papel-cartão (para a cartola e braços do personagem). Colaboraram com a obra Anelise Casagrande de Freitas e Ana Carolina Bergamo.

DESFILE DE PÁSCOA

Um multidão tomou conta da Avenida das Hortênsias para conferir a última apresentação do desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, no final da tarde deste sábado (30). A passagem dos mais de 300 integrantes foi marcada pelo sincronismo na coreografia e a felicidade estampada em seus rostos , que contagiaram as milhares de pessoas que aplaudiram a atração. Ao final, tomaram conta da avenida e acompanharam a dispersão. O Chocofest – Páscoa em Gramado encerra sua programação neste domingo (31).  Além da alegria e encantamento, o Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra” tem seu lado inclusivo, onde melhor idade e crianças com necessidades especiais, entre outros, participam da atividade e mostram toda a solidariedade que o Chocofest traz para Gramado e para todos os turistas que visitam a região nesta época. Participando pelo segundo ano consecutivo, Carlos Oliveira Gomes, 73 anos, é empurrador de um dos carros alegóricos da atração: “É muito gratificante participar deste desfile, pois ele faz a gente se sentir mais jovem e conviver com as crianças. Se possível, quero participar por mais vezes deste evento”, ressaltou Carlos.

Clique na imagem para ampliá-la

Para mostrar que crianças com necessidade especiais podem e devem conviver normalmente com a sociedade, o desfile de Páscoa promove a inclusão social na escalação do elenco. Aliane Marinho, mãe de Guilherme, 2 anos, portador de síndrome de Down, se mostra satisfeito com a atitude: “Esse é um gesto muito bonito da organização, porque as crianças com síndrome de Down estão tendo o reconhecimento de que podem interagir com as outras crianças como pessoas normais”, lembrou a mãe. Guilherme passou por toda a avenida sorrindo e acenando para os espectadores. A participação de pessoas de todas as idades também é destaque. Sarah Gallas, 10 anos, participa desde a criação do desfile e adora: “É muito legal, eu me divirto com meus amiguinhos, e a gente brinca muito antes e durante o desfile. Quero participar todo ano”, destacou a menina.

Cantina Del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado

TURISMO & EVENTOS NA PARAÍBA

Inserir permanentemente a Paraíba na rota de importantes congressos e eventos profissionais, esse tem sido o esforço do Convention Bureau de João Pessoa, que acaba de confirmar a cidade de João Pessoa (PB) como sede de mais um importante congresso. Trata-se de evento médico na área vascular que trará a capital paraibana cerca de 500 participantes e será realizado em 2014. A informação repassada é do Gerente de Operações do Convention Bureau, turismólogo Ferdinando Lucena, que operacionalizou com a entidade local, o processo para a viabilização do evento e firmando compromissos para inserção das empresas associadas a Entidade como fornecedoras, efetivando assim, a comercialização, aumento no fluxo de turistas e a movimentação da economia local. A conquista de mais este importante congresso, para João Pessoa foi "fruto do apoio sistemático e integrado que vem sendo conduzido pelo Convention Bureau da capital, numa ação compartilhada envolvendo SEBRAE, INFRAERO, ABIH, Governo da Paraíba, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico/PBTUR, Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Turismo, além de diversos outros parceiros indiretos e está diretamente ligado ao novo projeto de ampliação do fluxo de visitantes, proposto pelo CVB pessoense", disse Lucena.


EVENTOS MÉDICOS

O Convention Bureau de João Pessoa iniciou uma agenda positiva em 2013, onde pauta esforços para trazer importantes eventos da área médica para a cidade de João Pessoa, além de parceria institucional entre as categorias profissionais da área. A classe médica é atualmente as que mais organizam eventos e sempre para grandes públicos e dessa maneira vem merecendo atenção especial por parte do Convention Bureau paraibano. Diante disso, o departamento operacional da entidade, responsável pela captação de eventos para a capital, concentrou esforços e  já está fazendo um trabalho com os representantes locais dessas categorias. O objetivo é estimular as representatividades e identificar previamente em quais disputas a cidade de João Pessoa pode entrar para sediar eventos de porte nacional e até internacional e ajudar essas entidades a conseguir fazer as captações. Essas parcerias que estão sendo coordenadas pelo Gestor Executivo de Operações do Convention Bureau pessoensse, Ferdinando Lucena que está fortalecendo os esforços para atrair turistas para João Pessoa justamente no período da baixa estação, período em que todo o empresariado ligado direta ou indiretamente ao turismo mais sofrem com a sazonalidade. Com isso, um dos passos mais sólidos nesse sentido está sendo dado através do Convention Bureau, que está procurando os profissionais liberais, com a proposta de apresentar sua estrutura e sua maneira de trabalhar, se colocando a disposição para unir esforços em prol da realização de eventos em João Pessoa.



CAPTAÇÃO DE EVENTOS

O Convention & Visitors Bureau receberá neste primeiro semestre mais de 5 visitas técnicas de inspeção no destino, para diversas reuniões de trabalho, cumprindo agendas previamente estabelecidas e selecionadas de acordo com os respectivos interesses e preferências dos dirigentes de importantes Entidades Promotoras para visitas técnicas de inspeção na cidade de João Pessoa, visando a captação de congressos profissionais em diversas áreas do conhecimento humano. As visitas técnicas avaliaram os diversos equipamentos turísticos da cidade, que pleiteia ser sede dos próximos eventos que gerará faturamento importante para as empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo, entre: produção, organização, hospedagens, restaurantes, deslocamentos internos, passagens aéreas, receptivo, artesanato, locadoras de veículos, montadoras entre outros serviços ligados direta e indiretamente ao mercado de eventos. Durante as visitas técnicas, a equipe de dirigentes serão acolhidas e com roteiro específico elaborado pelo Convention Bureau, sendo acompanhados pelo Gerente de Operações, Ferdinando Lucena.




VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel




Joinville em Dados

Muitas vezes não valorizamos o lugar em que vivemos, mas se observarmos o levantamento do relatório “Joinville em Dados”, realizado recentemente pela ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Joinville, constatamos que os números referentes a SC e Joinville são bastante animadores. A diversidade geográfica, com mais de 560 km de litoral, campos, vales e montanhas, encanta os visitantes e a todos os que escolhem Santa Catarina para viver. Em matéria de turismo, o fluxo maior ocorre na temporada de verão, quando mais de 6 milhões de visitantes passam pelo estado, segundo o Estudo de Demanda turística da Santur. Ao longo de todo o ano, o número de visitantes ultrapassa 8 milhões.

Peculiaridade cultural


A colonização oficial de SC remonta ao século 16, quando os portugueses construíram os primeiros povoados na região de Florianópolis e São Francisco do Sul. No século 19, os primeiros  imigrantes alemães, suíços e italianos chegaram a SC. A partir daí, outras ondas migratórias marcaram a região, com a chegada de japoneses, poloneses, ucranianos e sírios entre outros. A diversidade étnica e cultural é hoje uma das principais características da riqueza do Estado, o que o torna peculiar, demarcando bem a tipicidade de cada região.  
Posição de destaque
Dança do pau-de-fitas, marcando as tradições dos imigrantes

SC ocupa também posição de destaque em diversos outros aspectos. Está entre os estados mais ricos do Brasil, como PIB de 152,4 bilhões anuais, ocupa a 7ª posição no ranking brasileiro. Com 24,3 mil per capita ocupa o 4º lugar no Brasil e encontra-se entre os dez principais estados exportadores com 3,54% (em 2011). Possui menor proporção de baixa renda do país e seis em cada dez catarinenses da população economicamente ativa trabalham micro e pequenas empresas.
Joinville 


 De um lado montanhas, de outro as águas que levam ao mar

Maior polo industrial de SC, Joinville possui 1.600 indústrias, 13,4 mil comércios, PIB de 18,4 bilhões – 35,8 mil per capita, além de ser a 6ª cidade brasileira que mais cresceu nos últimos 10 anos. Entre tantos outros atributos positivos, podemos mencionar alguns exclusivos, como o Festival de Dança, maior do gênero no mundo e a Escola Balé Bolshoi, a única no mundo fora da Rússia, que já formou bailarinos hoje de reconhecimento internacional.

Regata em Piçarras

 A Regata, preparada para a largada, em Le Havre, França

A Regata Transat Jaques Vabre, que existe Há 20 anos, realizará sua 11ª edição em novembro deste ano, com a disputa de quatro categorias: Mod70, Imoca60, Class40 e Classe Multi 50.  A competição engloba um percurso de 5.395 milhas náuticas – em linha reta, desde a cidade francesa de Le Havre até Itajaí, em SC. A estimativa é de que cerca de 45 embarcações participem da disputa, cujo percurso deve levar mais de 20 dias. A largada está programada para o dia 3 de novembro de 2013, após nove dias de ampla programação festiva ao redor da bacia Paul Vatine, no Havre. Na última semana os coordenadores da Regata estiveram em Itajaí. O Prefeito do Balneário Piçarras, Leonel José Martins, participou da reunião de lançamento, quando recebeu uma boa notícia: a competição que sairá da França, passará por Balneário Piçarras em novembro e fará parte das comemorações do cinquentenário do município.
3ª edição do Floripa Tap
 De 5 a 7 de abril a capital catarinense recebe um dos maiores festivais de Sapateado do Brasil a 3ª edição do Floripa Tap. Grandes nomes do Sapateado nacional e mundial, como a americana Maud Arnold, que já substituiu a diva do pop Beyoncé em vídeos e comerciais, e Nico Rubio, conhecido por se apresentar em espetáculos de inúmeros eventos ao redor do mundo estarão presentes. Haverá uma série de workshops, apresentações e Jam session. Com um espetáculo de abertura, no Teatro Álvaro de Carvalho.

WTM Latin America

A WTM Latin America e o 39º Encontro Comercial Braztoa, organizados pela Reed Exhibitions, através de sua divisão Reed Travel Exhibitions, acabam de ultrapassar a marca de 900 expositores confirmados. O evento, que ocorrerá de 23 a 25 de abril de 2013 no Transamerica Expo Center, em São Paulo, tem como slogan “promover a América Latina para o Mundo e o Mundo para a América Latina”. Os expositores somam mais de 40 países, além de outros destinos em negociação. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.wtmlatinamerica.com e sobre a empresa em www.reedtravelexhibitions.com.

55º CONOTEL

Na semana que passou foi realizado no Transamérica Expo Center em São Paulo, o 55º CONOTEL (Congresso Nacional de Hotéis). O tema central do evento foi “Os grandes desafios da hotelaria em 2013”. O ex-ministro da Fazenda, o economista Antonio Delfim Netto deu início ao ciclo de palestras, e, ao analisar aspectos econômicos brasileiros, do PIB ao pré-sal, Delfim Netto avaliou o atual momento no qual se encontra o país como “extremamente interessante devido às inúmeras tentativas de se encontrar um caminho para acelerar o desenvolvimento. Embora pareçam um pouco tumultuadas, estão no caminho certo”.

Bem estar e lazer

A perspectiva para o turismo neste ano continua positiva, com uma participação de 4% na economia em virtude do aumento e melhor distribuição da renda da população. “Começa a haver preocupação com o bem-estar, que implica em gastos com viagens de lazer”, explicou Delfim. No entanto, o Brasil caminha a passos lentos no que diz respeito ao turismo interno e ainda oferece infraestrutura insuficiente ao estrangeiro. Aos empresários da hotelaria, Delfim Netto deixou um alerta: “Vocês ainda não aprenderam a chorar. Os outros setores têm atenção porque choram mais alto”, se referindo à importância do setor agir em conjunto, com união e mais organizado politicamente para conseguir alcançar os incentivos tributários e trabalhistas que tanto deseja.
Catavento em Lisboa 



O tradicional evento “Catavento de Prata”, que há mais de 30 anos homenageia os melhores do turismo no Brasil, numa promoção da Gazeta do Turismo do jornalista Carlos Casaes, este ano vai acontecer também em Portugal. Realizado em Lisboa nos anos 2004 e 2005, retorna com a sua 3ª edição. A "Noite de Gala do Turismo Luso-Brasileiro" está marcada para o dia 6 de maio, e como das outras vezes, no Hotel Dom Pedro da  bela capital portuguesa. Na ocasião, serão premiados com o Troféu Catavento de Prata, os profissionais e empresas do turismo que mais se destacaram nesta ponte que une Portugal ao Brasil, e mais particularmente Lisboa a Salvador, Bahia. O transporte da delegação baiana, que segue de Salvador a Lisboa, de 3 a 9 de maio de 2013, desta vez  encontrou o apoio decisivo da SATA, companhia aérea portuguesa dos Açores, além do Dom Pedro Lisboa Hotel, para a hospedagem do grupo,  composto por 15 profissionais do turismo. Vale também destacar outros parceiros, como o Grupo Bensaude, proprietário do Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada (Açores), entre outros estabelecimentos turísticos no arquipélago, e o Hotel Açores, em Lisboa. Saiba mais em www.gazeturismo.com.br.

Festival de Gastronomia

Inserido na realização do evento que promove a Bahia em Portugal será inaugurado durante a noite de gala um Festival Gastronômico da Bahia, que acontecerá durante 10 dias, no Dom Pedro, com realização pelo Senac-Bahia e coordenação de sua diretora Marina  Viana Almeida, que para lá seguirá com três profissionais da boa mesa. Segundo Casaes, organizador do evento luso-brasileiro, este não seria possível sem a preciosa colaboração de vários parceiros.

Congresso do Skal

A presidente do Skal Internacional de Fortaleza (CE), Enid Câmara, aguarda com bastante otimismo o êxito do Congresso Nacional da entidade, a ser realizado no Ceará, de 15 a 19 de maio próximo, com participação acentuada de associados de todo o país. Haverá um pré-congresso, de 11 a 14 de maio, em Jericoacoara, com hospedagem na Pousada Blue Jeri e direito a tour à Lagoa do Paraíso. A extensa programação deste 43º evento dos skalegas e skaladies está definida, contando com reunião dos presidentes, visita técnica ao Centro de Eventos do Ceará, jantares all inclusive; visita aos principais pontos turísticos da capital cearense; city compras, além de um passeio turístico especial para a Praia de Canoa Quebrada.
Medellín inovadora 

Medellín, na Colômbia, superou grandes cidades como Nova Iorque (Estados Unidos) e Tel Aviv (Israel) ao vencer o concurso City of The Year, organizado pelo Wall Street Journal e pelo Citigroup, recebendo o título de cidade mais inovadora do mundo em 2012. Entre os principais motivos da escolha estão o grande potencial e progresso da cidade, resultado de um processo de transformação que se iniciou há décadas, convertendo Medellín em uma das cidades mais importantes da Colômbia, e um destino atrativo e estratégico para negócios, com um modelo de gestão internacional. Durante a eleição, a segunda maior cidade da Colômbia se destacou por seu moderno sistema de transporte, sua política ambiental, museus, centros culturais, bibliotecas e escolas públicas que permitiram uma integração da sociedade. Entre as inovações, a cidade apresenta um sistema de transportes público que reduziu as emissões de CO2 em 175 mil toneladas ao ano, as escadas rolantes no bairro popular Comuna 13, que reduziram o tempo de transporte dos habitantes de 35 para apenas seis minutos, e metrôs ligados por cabos, o Metrocable. A capital de Antioquia vem se consolidando também como destino de eventos internacionais e conta com atrativos turísticos que encantam seus visitantes pela oferta cultural, de arte e contato com a natureza.

Sugestão polêmica

O professor Dr. Bharat P. Bhatta, do Sognog Fjordane University College da Noruega, está criando uma grande polêmica com um artigo que publicou na edição deste mês do Journal of Revenue and Pricing Management: os passageiros pesados - peso pessoal mais os de suas bagagens - deveriam pagar mais por seus bilhetes aéreos e os magros, menos. No artigo, o Dr. Bharat diz: “Cobrar de acordo com o peso e o espaço é um princípio universalmente aceito, não só na indústria do transporte, mas também em outros serviços”. Nos últimos anos, as companhias aéreas têm defendido a premissa que cada quilo extra de peso significa mais gasto de combustível, mais emissões de CO2 e custos financeiros - e têm implantado diversas medidas para reduzir o peso de itens transportados a bordo. A dificuldade seria implementar a ideia, considerada válida por diversos profissionais da indústria do transporte aéreo. Como seria pesar todos os passageiros no processo de check-in?? (Fonte Business Travel, divulgado por AeroBlogJoi).