sexta-feira, 26 de abril de 2013

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino


FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino



EXPOVINIS
 
 


​O maior salão de vinhos da América, o ExpoVinis, divulgou os 10 rótulos vencedores no concurso Top Ten, que elege a cada edição os melhores vinhos em 10 categorias. Este ano, os prêmios foram divididos em melhor espumante nacional, espumante importado, branco nacional, branco importado, rosado, tinto nacional Serra Gaúcha, tinto nacional outras regiões, tinto novo mundo, tinto velho mundo e doce/fortificado. E pra quem ainda não sabe, o vinho Brut Rosé da Vinícola Villaggio Grando do Município de Água Doce (SC), em nossa Rota da Amizade, foi eleito o melhor espumante do Brasil!


VILLA FRANCIONI 
 
Falando nisso, à vinícola catarinense Villa Francioni, está novamente na Expovinis Brasil 2013. Os rótulos apresentados são de três linhas de produtos que incluem os vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e vinhos de sobremesa. A vinícola está situada a 1.260 metros de altitude, na serra catarinense em São Joaquim. A comercialização dos vinhos iniciou em 2005 e apesar do pouco tempo, a empresa vem recebendo reconhecimento tanto de profissionais do Brasil como do exterior. A imprensa especializada também tem destacado a qualidade dos vinhos produzidos. A Villa Francioni acaba de conquistar duas importantes vitórias na publicação:  Anuário Vinhos do Brasil 2013, dois rótulos foram premiados:  o Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e  o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005,  foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil. A publicação é organizada pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O enólogo responsável pela produção dos vinhos é Orgalindo Bettú, que está na Villa Francioni desde a elaboração dos primeiros rótulos. O Villa Francioni Rosé 2011, recentemente também ficou em primeiro lugar na degustação às cegas promovida pela Folha de SP. O rótulo é produzido com oito tipos de uvas. Já o vinho de sobremesa, Colheita Tardia 2005, foi produzido a partir de uvas que passaram por botrytização e desidratação natural. É um vinho raro, foram produzidas apenas 500 garrafas, a vinícola se prepara para lançar em breve um novo lote. A Villa Francioni produz em media 150 mil garrafas/ano.
 

WTM É SUCESSO

O coquetel de abertura da World Travel Market Latin America (WTM) 2013, promovido pelo Beto Carrero World, foi um sucesso. A feira aconteceu em São Paulo durante esta semana e a festa oficial, patrocinada pelo Parque, contou com a presença surpresa de personagens, além da bateria da Escola de Samba Mocidade Alegre. Shrek, Fiona, Homem Biscoito, o leão Alex, e também o urso Po, fizeram parte da comitiva da DreamWorks e foram agitar o evento. Depois de terem participado do coquetel de lançamento, os personagens também fizeram aparições no espaço reservado ao Parque, e alegraram turistas e visitantes da WTM. A feira terminou nesta última sexta-feira (25), e neste ano o BCW fechou uma pareceria com o evento, promovendo a festa de abertura. Além de participar da exposição, o Diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios, Vitor Bauab, explica que a equipe está muito feliz "em proporcionar um momento muito especial de integração e relacionamento com o trade".
 
 
Para ele, além do momento de descontração, a festa de abertura representou uma oportunidade para se aproximar mais do trade. "Esta é uma das formas de chegar e mostrar tudo que temos no Parque, que muita gente não conhece. O Beto Carrero World se modernizou e é hoje o maior da América Latina", comenta. Uma das grandes novidades que o Parque apresenta durante a WTM é a nova campanha de marketing, denominada "Betro Carrero World, muito mais que um parque". O objetivo desta ação é divulgar os atrativos e a diversidade do empreendimento.


A World Travel Market Latin America (WTM) é uma das principais feiras do setor de Viagens e Turismo da América Latina. Realizado no Brasil pela primeira vez, o evento promove a região para o mundo todo e contribui com o volume de negócios realizados no setor de Viagens e Turismo. A feira também conta com o apoio da Braztoa - Associação brasileira de operadoras de turismo - uma das organizações mais importantes do país neste segmento. Atualmente, os membros da Braztoa são responsáveis por cerca de 85% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil.
 
WTM BRAZTOA
 
Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigo Enrique Litman, do Vida Sol e Mar & Beach Vilage da Praia do Rosa, berço das Baleias Francas, também fazendo a diferença no WTM BRAZTOA em São Paulo.
 
CHOCOFEST 2014
 
Está confirmada a data da 19ª edição do Chocofest – Páscoa em Gramado. O evento será realizado de 3 a 21 de abril de 2014. Em breve, a empresa organizadora da promoção, Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, começará a divulgar as novidades que serão preparadas na maior festa temática de Páscoa do Brasil. Neste ano, o Chocofest recebeu cerca de 400 mil visitantes em 18 dias de atividades, entre 14 e 31 de março. Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest teve as ações de sustentabilidade como principal marca em 2013. Entre elas, uma oficina de reciclados, que estava sempre atraindo o público infantil para produzir ninhos de Páscoa com garrafas pet. “A sociedade, na mesma medida em que forma futuros cidadãos, também é formada por eles. Nesse sentido, tem-se um compromisso em formá-los da maneira mais saudável possível, com valores culturais, de preservação do meio ambiente e com consciência críticas, sobre as mais diferentes situações”, diz a diretora do Chocofest Marta Rossi.

 
CAVALGADA DA PAZ
 
Cerca de mil tradicionalistas participaram da Cavalgada da Paz do CTG Os Praianos, em São José, Grande Florianópolis (SC). O sereno nem tinha levantado, quando os primeiros participantes já estavam na sede da entidade, encilhando os cavalos. Os amigos Murilo Muller, de 14 anos, da Enseada de Brito, e Murilo Souza de Freitas, de sete anos, da Praia de Fora, tomaram às 07h30, na Rancho Campeiro do CTG, o café da manhã, que foi servido aos tradicionalistas antes da cavalgada. Murilo Muller veio com o avô, Genésio, de 70 anos, e Murilo Freitas, veio com o pai, Marcelo. Às 06h, eles embarcaram no caminhão os cavalos, Queimado e Mancha, e a égua Morena, e rumaram com destino ao CTG. Juntando-se a eles, outros que pela primeira vez estavam participando da cavalgada dos Praianos, como Andreia Pacheco, de Forquilhinhas, que estava acompanhando seu esposo, Claudinei Freitas, e muitos veteranos, como Anderson Albanaes.
 

 Às 09h, o patrão do CTG Os Praianos, David Gevaerd, reuniu todos os tradicionalistas na cancha de rodeio e frisou a importância da cavalgada, que neste ano chegou a 41ª edição, pelo seu cunho cultural, e especialmente por coincidir neste ano com o Dia Mundial da Paz no Trânsito. Acompanhados pela cavalaria montada da Polícia Militar, os tradicionalistas percorreram 15 quilômetros das ruas de São José, sem nenhum incidente, atraindo a atenção dos moradores e motoristas que circulavam pela região. Enquanto ocorria a cavalgada, dez pessoas cuidavam de preparar um carreteiro de charque para o almoço dos tradicionalistas e suas famílias, além dos visitantes que foram passar o dia no CTG. Segundo Juarez Burda, coordenador de invernada artística do CTG, 20 quilos de arroz, 30 quilos de charque, dez quilos de calabresa, 15 quilos de tomate e dez quilos de cebola foram necessários para o carreteiro. A tradicional cavalgada lançou oficialmente o 41º Rodeio Nacional e 12º Rodeio Internacional do CTG Os Praianos que acontece de 30 de abril a cinco de maio. A programação completa e mais informações do evento podem ser encontradas no site www.ctgospraianos.com.br.
 
CANELA
 
O Departamento de Comunicação Social e Imprensa da Prefeitura de Canela vem trabalhando desde o inicio do ano no projeto Comunica Canela, que prevê ampla campanha de mobilização social, abrangendo o público interno e externo , com o objetivo de promover o conhecimento e desenvolvimento, possibilitando maior divulgação do município. Dentro do projeto Comunica Canela vem sendo implantado o Canela QR Codes. Este projeto foi idealizado em conjunto entre o Diretor do DMTI (Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação) e os  secretários de Governo Evandro Cardoso, de Turismo Leandro Oliveira e da Administração Rodrigo Giacomin, apoiado e incentivado pelo Prefeito Municipal. “Estamos estudando parcerias para ampliar o projeto aos comerciantes locais, e ampliando os painéis dos códigos  QRs, que no atual momento está em utilização somente na Secretaria de Turismo na Central de Informações Turísticas. Em breve será disponibilizado um website com todas as informações para os parceiros interessados e aos comerciantes locais, bem como toda divulgação do andamento do QR Canela”, destaca  Jeferson Chaves diretor do DMTI.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Secretário Municipal de Turismo Leandro Oliveira destacou ainda que este projeto tem como objetivo modernizar a divulgação da cidade e informar o turista, tendo em vista que nos dias de hoje não se pode somente divulgar com informações impressas, pois para o visitante isso causa até certo incômodo.  “Será a primeira cidade do Estado a ter este sistema. Esta proposta vem ao encontro com o objetivo do Prefeito Cléo Port que é divulgar a cidade usando todos os meios de comunicação, tecnologia e ações promocionais”, ressalta Leandro. Já o Secretário da Administração Rodrigo Giacomin destaca que esta ação tem o intuito de promover a implementação de Canela como cidade digital, onde futuramente será oferecido ao turista todos os serviços mais modernos para que possam desfrutá-los em nossa cidade. O Canela QR Codes pode ser acessado por smartphones e tablets através do site www.m.comunicacanela.com.br.  

 
CARAVAGGIO DE CANELA

A 53ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio de Canela inicia no próximo dia 1° de maio, com a Cavalgada da Fé, saindo da Igreja Matriz às 8h30, seguindo até o Santuário de Caravaggio, percorrendo uma distância de 7Km. Fé e cultura gaúcha se juntam num grande movimento com a participação de peões e prendas a cavalo. A imagem de Maria de Caravaggio irá a frente da Romaria num carretão conduzido por duas “juntas” de bois e na chegada, Missa Farroupilha Campal. Vale salientar que na Missa Farroupilha só o que muda são os cantos, que seguem com linguajar e ritmos gauchescos. A organização criou um pequeno regulamento para a Cavalgada, buscando manter o respeito a religiosidade e as tradições gaúchas, exigindo que os participantes estejam devidamente pilchados, sem beber e fumar durante o trajeto e que sigam sempre atrás da imagem de Nossa Senhora e da comitiva religiosa. No almoço, além de “boia” campeira, costelão na vala e logo depois o Grupo de Danças Folclóricas Garfo e Bombacha abrirá as apresentações que seguem com invernadas artísticas de CTGs e DTGs de Canela e logo depois tarde dançante, no Centro de Eventos do Santuário. 


Ao lado do Centro de Eventos, a tarde, irá acontecer torneio de laço em Vaca Parada (boi de pau) nas categorias Piazinho, de 1 a 6 anos e Piazito, de 7 a 10 anos e Especial, de 11 a 13 anos, nas categorias Pai e Filho, Avô e Neto. Entre os participantes serão sorteadas duas bicicletas e todos irão receber medalha de participação. Os festejos em Honra a Maria de Caravaggio em Canela seguem dia 19 de maio com a Romaria para Jovens, em preparação a Jornada da Juventude; dia 25 de maio, com a Romaria Motorizada e de Motociclistas; e no dia 26, com a Romaria a Pé.  Cada dia do evento terá programação alusiva ao público da mesma, com Missa Campal nas chegadas das romarias. O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, organizado pelo Conselho Administrativo do Santuário e pelos festeiros Rafael e Ana Paula Basei, Márcio Luciano Wilbert e Carla Rejane Tieppo, Moacir e Maria Goreti Foss, José Eloy e Marli de Castilhos, Gilmar e Marli Esteves, Ari e Onilda Schimit e Edemilson e Ana Sílvia Rocha, com coordenação Wilson e Miria Benetti e Idemar e Sandra Lúcia de Nardi, com participação do pároco Juscelino Martinez Brazeiro Junior.
 
EXPOTUR SUL CANELA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A 5ª edição da Expotur Sul acontecerá nos dias 7 e 8 de junho reunindo todo trade turístico no Centro de Eventos de Canela. Este evento consiste em uma feira de turismo para agente de viagens, proporcionando negociações entre operadoras e setores do turismo com o objetivo de integrar a Região das Hortênsias, com os demais destinos do Sul do Brasil. Conforme o organizador do evento, o empresário , a expectativa é receber aproximadamente 1.000 agentes de viagens durante a feira. “Promover o turismo gaúcho, apresentando suas potencialidades, oportunizando a fomentação de negócios entre os setores é o grande objetivo da Expotur Sul”, ressalta Jairo. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones: (54) 3625-6445 ou (54) 8415-3758 ou através do site: www.expotursul.com.br.


JORNALISTAS URUGUAIOS
 
A convite da rede de hotéis InterCity e do Convention Bureau, o repórter José Gallo e o fotógrafo Manuel Mendoza realizaram presstrip pelo Brasil, entre os dias 13 e 21 de abril. Os dois são profissionais da revista Galería, um dos veículos mais conceituados de turismo, variedades e cultura do Uruguai. A viagem teve como objetivo a divulgação dos destinos no país vizinho a partir de reportagem especial.  Para Marcelo Marinho, diretor de marketing da rede InterCity. No roteiro da dupla estavam três cidades: Porto Alegre, Cuiabá e João Pessoa. Em todos os destinos, José e Manuel ficaram hospedados em hotéis da rede InterCity e receberam todo o suporte necessário para conhecer as três localidades brasileiras. Os principais pontos turísticos foram visitados pelos jornalistas, que saíram do Brasil cheios de boas
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A InterCity hotéis inteligentes é uma rede brasileira, fundada em 1999 no Rio Grande do Sul, que opera 19 hotéis – 18 em 12 cidades brasileiras e um em Montevidéu. Está entre as cinco redes que mais crescem no país. Atualmente possui 15 projetos em obras em 13 cidades e seis unidades anunciadas em cinco cidades brasileiras (as obras devem iniciar ainda no primeiro semestre de 2013). A meta é chegar à marca de 50 hotéis administrados até 2015, aumentando a oferta de 2 mil para 6 mil leitos. Reconhecida como perfil inovador na categoria executiva, a InterCity é pioneira em oferecer redução de custos operacionais ao compartilhar a gestão administrativa e comercial entre todos seus hotéis. Sua sede localiza-se em Porto Alegre/RS. Site www.intercityhoteis.com.br.
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
 
Claudio J S Junior, Guillermo Alcorta, Catharine Brasil e Ruth Avelino na WTM

O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J S Junior, convidou o empresário Guillermo Alcorta, presidente do Grupo Panrotas, para visitar João Pessoa, em setembro, e conhecer o festival. O encontro aconceteu durante a WTM, que ocorreu em São Paulo, entre 23 a 25 de Abril, e contou com a presença de Catharine Brasil, Secretária de Turismo de Campina Grande e de Ruth Avelino, Presidente da PBtur. "Nós pretendemos reunir as maiores agências e operadoras do Nordeste durante nosso evento, e ter o Sr Guillermo Alcorta conosco será muito importante, pois ele é referência e todo o trade acompanha seus veículos", afirma Claudio J S Junior. O 3º Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa e 70% dos espaços já estão comercializados.www.festivalturismojoaopessoa.com.br.


 
HOTELEIROS
 

A Inovação na Hotelaria”, tema central do 27º Encatho,estará em pauta nos debates entre os empresários catarinenses durante o “Momento Hoteleiro”, espaço reservado à reunião institucional da ABIH-SC, dia 09 (quinta-feira), das 18h30 às 20h. Além da avaliação e análise da conjuntura atual, a reunião promove a troca de experiências, o fortalecimento de relações e a apresentação das realizações da entidade, bem como apreciação do Plano de Ação da associação. O Momento Hoteleiro também reserva espaço para apresentações e debates de temas atuais. Este ano, o grupo vai contar com a contribuição de Anderson Hartmann, jornalista multimídia, com experiência em empresas como Globo, SBT e Grupo RBS. Atualmente é Publisher da Cachaça Comunicações, de Porto Alegre, RS, empresa que trabalha com soluções criativas em comunicação integrada. Em 2012, foi o único brasileiro selecionado ao programa de Inovação e Criatividade Imagine Pós-Digital, na Espanha. Atualmente faz mestrado de Gestão e Negócios com foco em Inovação na Unisinos, em Porto Alegre(RS). O moderador dessa iniciativa, denominada Troca de Ideias, será o hoteleiro Geraldo Linzmeyer, diretor da HDez Empreendimentos Ltda, ex-presidente da ABIH-SC e conselheiro da entidade. No final do encontro, empresas parceiras da ABIH-SC demonstrarão suas novidades. 

 
RODADA DE NEGÓCIOS
 
Vale informar que já estão abertas as inscrições para os hoteleiros interessados em participar da 4ª Rodada de Negócios no 27º Encatho. Seis operadoras já confirmaram sua participação – Coobrastur, Trend Operadora, SBTur, Europlus Operadora, MGM Operadora e Schultz. Outras operadoras estão em fase de negociação. A expectativa da organização é contar com a presença de 12 a 15 empresas nas Rodadas de Negócios entre hoteleiros, agentes de viagens e operadoras de turismo no encontro que acontecerá dia 09 de maio, das 14h às 18h, no CentroSul. Cerca de 100 empresários do ramo da hotelaria de Santa Catarina estarão participando das negociações sob a coordenação do SEBRAE/SC. De acordo com a gestora da rodada, Maria de Lourdes Heidenreich, os empresários inscritos serão atendidos individualmente pelos agentes de viagens e operadoras de turismo, de acordo com agenda previamente definida. A expectativa de negócios futuros das empresas compradoras e fornecedoras é de mais de um milhão de reais. Os interessados em participar devem entrar em contato com Bárbara, pelo e-mail: bmwagner@terra.com.br ou pelo fone (48) 9933-8350.

 
ASSEMBLEIA GERAL
 
As lideranças da hotelaria nacional estarão reunidas em Florianópolis, dia 09 de maio, durante o 27º Encatho. O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, convoca a todos os membros da Diretoria Executiva e Técnica da associação para a Assembleia Geral Ordinária da entidade e também da Assembleia Geral Ordinária do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH). A primeira chamada da Assembleia acontece às 15h, e, a segunda, com qualquer número de presentes, às 15h30min. Estarão em pauta os seguintes assuntos: prestação de contas da ABIH Nacional, 56º CONOTEL 2014 e parcerias comerciais com a ABIH-SC. 
 
DIA DAS MÃES QUEVEDO
 
 
Que tal dar um presentão para sua mãe sem gastar nadinha!? A Quevedo Joalheria e Ótica, está sorteando este óculos da marca de luxo Michael Kors para comemorar o Dia das Mães. Como participar? Curta a fanpage https://www.facebook.com/FansQuevedoOtica; Compartilhe esta imagem da fanpage publicamente em seu mural. Clique no link: Sorteios do Fofo - quero participar:https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/183929.  Pronto !



WINTER PLAY 9
 
O primeiro warm up para o Winter Play 9 foi em São Paulo, dia 20 de abril. Neste final de semana, a festa aterrissa em Santa Catarina e passa por Criciúma, dia 27, chegando a Florianópolis na véspera do Dia do Trabalho, 30 de abril, na Pacha Floripa. Quem comanda o tão esperado evento é Fabrício Peçanha, que lança nacionalmente seu novo projeto “Fabrício Peçanha Live”. Com cenografia assinada por Mauro Vicente Ferreira, responsável por diversos trabalhos na Rede Globo, o set também está recheado de tecnologia, som e imagem de primeira qualidade, somados à criatividade e experiência do DJ.  Dono de uma carreira sólida, integrante do Life is A Loop e com festivais como Creamfields Buenos Aires, Rock In Rio, Ultra e Planeta Atlântida no currículo, Peçanha quis inovar nesse projeto, trazendo mais liberdade para os sets.“Pensei em fazer algo diferente do que faço normalmente como DJ, quis uma apresentação com a liberdade de improvisar e modificar as músicas durante a performance”, explica Fabrício.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Durante a festa, o Terraza recebe os DJs Renee Mussi e Albuquerque que serão os responsáveis por levar o público para o mundo underground da música eletrônica. O evento que abre a temporada de inverno da Pacha promete esquentar os players ansiosos pelo Winter Play 9, que ocorre nos dias 7, 8 e 9 de junho. Os warm ups percorrerão outras sete cidades no Brasil: Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Rio de janeiro e Novo Hamburgo. Os clientes do camarote Pacha, presentes na festa, terão uma oportunidade única: adquirir ingressos para o Winter Play 9 com preços especiais! 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC


INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC

         
 
O marketing no processo hoteleiro – fazendo mais com menos
Palestra Magna será ministrada pelo Dr. Lair Ribeiro

 

O turismo é na atualidade um fenômeno mundial, e está diretamente ligado à hospedagem, gastronomia, lazer, conforto e inovação. Além disso, vivemos na era digital, no ambiente das mídias sociais, onde num clique milhares de pessoas pesquisam destinos, meios de hospedagem e as atrações turísticas de qualquer local do mundo. Nesse contexto, os empresários da hotelaria e do turismo estão diante de desafios cruciai, entre os quais, o de como atrair novos clientes e manter os atuais; como inovar na oferta dos serviços e produtos de seus estabelecimentos e com que custos?
Diante dessas questões cruciais que poderão determinar o futuro dos negócios desses segmentos e visando aprofundar o tema relacionado à inovação nas diversas áreas empresariais como organizacional, comunicação e marketing, tecnológica, operacional e financeira do segmento, a ABIH-SC elegeu como tema do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), a “A Inovação na Hotelaria”. O evento acontecerá de 08 a 10 de maio, no CentroSul, em Florianópolis, SC.
Para abordar o tema, a ABIH-SC está trazendo para fazer a palestra magna do encontro o Dr.Lair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo e palestrante de renome internacional, autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas médicas norte-americanas e de 35 livros (13 best sellers), 19 dos quais já traduzidos para outros idiomas, em países da América Latina e Europa,
Ribeiro é considerado um dos maiores especialistas na área de auto-conhecimento, com 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas. Ao longo de sua carreira já ministrou conferências e workshops sobre desenvolvimento pessoal e profissional em países da América do Sul, Central, do Norte e Europa. O Dr. Lair Ribeiro irá proferir a palestra magna do 27º Encatho, dia 10 de maio, das 18h30 às 20h30, no CentroSul.



Chem-Dry


A Chem-Dry é uma franquia internacional que opera no Brasil com profissionais treinados e qualificados. A empresa desenvolve um sistema personalizado de conservação e limpeza em carpetes, estofados, cortinas, persianas e tapetes, para cada tipo de serviço, com garantia de um serviço sem danos ao produto. Fundada em 1977 nos Estados Unidos, a Chem-Dry possui mais de 4.000 franqueados em 50 países, conquistando ao longo dos anos diversos prêmios como o de melhor franquia em sistema de limpeza em carpetes e estofados. Presente no Brasil desde 1994, atualmente possui 10 franquias espalhadas pelo território nacional.



Masterline Móveis

A Masterline, a grande parceira do mercado moveleiro, foi criada para atender ao mercado hoteleiro fornecendo móveis, acessórios e outros produtos utilizados na implantação ou reforma de meios de hospedagem. Entre os produtos que serão comercializados na 25ª Exprotel estão cadeiras e mesas para eventos, cafés e restaurantes, colchões e camas Box e móveis para áreas externas, entre outros. A Masterline também é a representante exclusiva da linha hotelaria da Prorelax Colchões.



Tetra Representações


O verdadeiro segredo da gastronomia está em combinar de maneira certa os ingredientes, resultando em um prato de sabor agradável e único. Da mesma forma, empresas voltadas à área de alimentação precisam harmonizar todos os seus elementos para oferecer produtos de qualidade aos seus clientes. Neste caso, a Tetra Representações representa com exclusividade algumas das melhores marcas do segmento de refrigeração comercial e equipamentos para gastronomia. Os serviços abrangem projetos para restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, cafés, lojas de conveniência, praças de alimentação, supermercados, cozinhas industriais e fast foods, entre outros. No mercado desde 1994, a Tetra sabe que planejar ambientes de forma adequada é o caminho mais rápido e econômico para o sucesso de um empreendimento que, para se destacar, precisa oferecer aos clientes um projeto diferenciado e com layout exclusivo.




Tec Control e Safeplus


A Tec Control ao longo de seus 18 anos de mercado vem contribuindo para melhorar o planeta, com mais de 150 mil unidades de economizadores de energia instalados em milhares de hotéis, pousadas, residências e escritórios. A empresa está continuamente em sintonia com a ideia de que cada vez mais os consumidores buscam fornecedores que ofereçam produtos sustentáveis, com tecnologia de ponta, com vida útil longa, baixa manutenção e de aplicação simples e descomplicada.
A Safeplus, empresa do grupo Tec Control, está no mercado desde 2004. Fabrica cofres eletrônicos, mecânicos e suportes para ar condicionado split, com mais de 65.000 unidades de cofres vendidos ao longo de oito anos. A empresa tem o compromisso de que o processo de fabricação de seus produtos cause o menor impacto possível ao meio ambiente. O processo de fosfatização, tratamento que o aço recebe antes da pintura, é orgânica, não gerando resíduos e não utiliza ácidos químicos. Na área da eletrônica, a  empresa está em constante pesquisa para desenvolver um produto que consuma cada vez menos energia, garantindo uma vida útil bem mais longa das pilhas utilizadas nos cofres, reduzindo assim a agressão ao meio ambiente e proporcionando maior economia aos clientes.
            A Tec Control/Safeplus irá apresentar na EXPROTEL produtos como fechaduras eletrônicas, economizadores de energia, minibar, painéis de controle de ambiente, luminária com sensor de presença, cofres eletrônicos e secadores de cabelos. 



Pedra Branca um novo conceito de água mineral


A Água Mineral Pedra Branca é cada vez mais sinônimo de consciência ambiental e tem como proposta não apenas apresentar ao consumidor um produto de excelente qualidade, mas aliar sustentabilidade e respeito ao consumidor. Por isso, a empresa traz em sua linha de produtos uma água com composição química privilegiada, rica em minerais e fluoretada.
Entre as quais, bicarbonato estequiométrico, indicado para doenças estomacais; sódio, que repõe e equilibra a perda de água no organismo; cloreto que contribui para o bom funcionamento do intestino; potássio, contra a fadiga, estresse e dificuldade de raciocínio; sulfato, que ajuda a eliminar toxinas do organismo e contribui na diluição de cálculos renais; nitrato, usado no tratamento da angina de peito; magnésio, prevenção de arteriosclerose, isquemia cardíaca, arritmias e acidente cardiovascular e estrôncio, aplicado no tratamento de distúrbios nervosos e reumatismo. Tem ainda o bário, um estimulante muscular em baixíssima quantidade; fluoreto, que colabora para a saúde dos dentes e o crescimento; brometo, usado como sedante, anestésico e anti-séptico e cálcio, indicado para o crescimento e formação dos ossos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

Citytour de diagnóstico
 
O Núcleo de Turismo da Ajorpeme - Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas realizou no dia 18 de abril um citytour de diagnóstico dos principais atrativos turísticos de Joinville, com a participação de profissionais dos segmentos da hotelaria, agências de turismo, empresas de transporte e lojistas e equipe da Fundação Turística de Joinville.  O itinerário contemplou visita ao Museu Nacional da Imigração e Colonização, praças, Escola do Ballet Bolshoi e Agrícola da Ilha, permitindo aos participantes identificar possibilidades de melhoria em alguns pontos e trouxe novas informações sobre estes atrativos turísticos da cidade. De acordo com os organizadores do citytour, é importante que o trade conheça os atrativos da cidade e, em breve, outros passeios técnicos serão realizados. 
 
Ballet Bolshoi no aniversário do MTur
 
Don Quixote em belíssimo cenário

Para celebrar os 10 anos de atividade do Ministério do Turismo, o Ballet Bolshoi de Joinville fará uma apresentação especial em Brasília, no dia 25 de abril, com a envolvente história de “Don Quixote”, história já universal, com coreografia do russo Vladimir Vasiliev, eleito “bailarino do século” pela Unesco. O espetáculo acontece no ginásio Nilson Nelson – principal ginásio esportivo da capital federal, com início às 20h30 e entrada gratuita. Na ocasião, a Fundação Turística também estará presente a fim de divulgar os atrativos locais e a 75a Festa das Flores de Joinville, que acontece entre os dias 12 e 17 de novembro. “Nossa cidade será representada pela arte do Bolshoi, reconhecida mundialmente por seu encanto e magia. Além disso, os milhares de pessoas que assistirão ao espetáculo poderão conhecer melhor a cidade que sedia a única extensão mundial do Bolshoi fora da Rússia. Certamente, é um orgulho para Joinville”, comemora o presidente da Fundação Turística de Joinville, Sérgio Ferreira.

75ª Festa das Flores
 

A Fundação Turística de Joinville e a Ajao - Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídea já deram o start aos preparativos para a 75a Festa das Flores, marcada para 12 a 17 de novembro. No último dia 17, o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira, recebeu o presidente da AJAO, Wilson Quandt, e o diretor de exposição da entidade, Beto Amaral, para atualizar o cronograma e alinhar novas ações pertinentes ao evento. Embora no início do planejamento da programação, Sérgio Ferreira revela que este ano a Festa das Flores estará presente em toda a cidade e envolverá tanto a comunidade local como, também, os turistas que visitam Joinville no período do evento. “Teremos feira de flores na Rua das Palmeiras, atrações na Praça Nereu Ramos, ações especiais nos bairros e em estabelecimentos como shoppings e locais com grande circulação de pessoas”, declarou Ferreira.

 
Manipulação de Alimentos
O Sindicato VivaBem em parceria com a Vigilância Sanitária promove esta semana ( 22 a 25) o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, com aulas sobre higiene, preservação e cuidados com a alimentação, no Ádamo Restaurante, das 13h30 às 17h30. Como as vagas são limitadas e já esgotadas é bom fazer reservas para as novas edições do curso a serem realizadas durante o ano. Ligue para o Sindicato VivaBem, telefones 3461-3380 / 3461-3379. 

JC&VB tem nova diretoria

No último dia 16, o Joinville Região Convention & Visitors Bureau reuniu diretoria e associados para a prestação de contas e eleição da nova diretoria. Ana Luiza Moeller Wetzel foi reeleita como presidente do Convention e ficará a frente do órgão por mais um ano. Foram eleitos Richard Spirandelli como vice-presidente; Rosi Dedekind, diretora financeira; Ádamo Nascimento, diretor regional; Henrique Dalbosco,  diretor institucional; Sérgio Ferreira, diretor secretário; Yoná Dalonso, diretora de promoção; Áurea Raquel Pirmann, diretora de novos negócios.
 
No Museu de Imigração
 
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville vem gerando atividades para atrair os joinvilenses a conhecer o histórico de fundação da cidade. Atualmente apresenta a mostra “Valorização da Marcenaria e Artes Decorativas”, resultado da pesquisa desenvolvida por Edith Wetzel e Otto Francisco de Souza. A exposição está localizada no primeiro pavimento da sede principal e expõe de forma contextualizada parte do acervo permanente do museu. A exposição foi elaborada em 2001, por ocasião dos 150 anos de Joinville. Os objetos que compõem a mostra trazem o testemunho de uma época, na qual os imigrantes lutavam por sua sobrevivência. As peças demonstram o bom domínio técnico e a imaginação criadora dos artífices. O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, situado na Rua Rio Branco, 229 – Centro está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 12 às 18 horas. A entrada é gratuita.

 
Ano da Alemanha no Brasil
Um grupo de entidades dos setores público e privado, ligados de alguma forma à cultura e à história germânica, compõe o recém-criado Comitê Alemanha+Brasil. A iniciativa é da Câmara Brasil-Alemanha, que tem como meta organizar uma programação atrativa em todo o Estado de Santa Catarina, alusiva ao ano da Alemanha no Brasil, comemorado entre os meses de maio de 2013 e 2014. As reuniões do comitê são semanais, sempre às sextas-feiras. Com o lema "Quando ideias se encontram", o ano Alemanha+Brasil vai ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, dando mais visibilidade à cooperação e incentivando novas parcerias. O ano será celebrado em todo o Brasil com um festival de ideias para um futuro comum entre as duas nações, sugerindo respostas a questões como moradia, trabalho, transporte, alimentação e preservação do meio ambiente. Para tal, estão programados diversos eventos, simpósios e exposições relacionados à economia, política, ciência, tecnologia, estilo de vida, educação, esporte e sociedade. Os principais serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Em Santa Catarina

Para Santa Catarina, as celebrações prometem grandes resultados. O gerente regional da Câmara Brasil-Alemanha no Estado, Otfried August Schnabel, destaca que “a importância do ano para os catarinenses está no fortalecimento da cultura no Estado, aumento dos negócios das empresas catarinenses com as empresas alemãs e evidência da rica relação entre os dois países em Santa Catarina”. Para o coordenador do Comitê Alemanha+Brasil, Markus Blumenschein, que representa as entidades envolvidas na preparação e execução dos eventos, “as comemorações contribuem para propagar a cultura, a ciência e a tecnologia alemã que continuam de alta importância tanto no mundo como também para o Estado de Santa Catarina”. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007, em Blumenau, e atende a cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 80 associados catarinenses.

Rodeio dos Praianos
De 30 de abril a 5 de maio acontecerá em São José, na Grande Florianópolis (SC), o 12º Rodeio Internacional e 41º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos. O tradicional evento catarinense está repleto de atrações, além das provas campeiras - gineteada internacional e tiro de laço, inúmeras apresentações artísticas. Também haverá leilão de cavalos, e exposição com demonstrações das habilidades da raça buldogue campeiro. A novidade ficará por conta da vinda, diretamente de São Paulo (SP), da famosa Feirinha da Madrugada, que há 10 anos acontece na região do Brás. Centenas de peões de todo o Brasil e de vários países irão participar, com o sonho de conquistar um troféu ou ainda levar uma moto zero quilômetro Honda, e um automóvel zero. Saiba mais em  www.ctgospraianos.com.br / http://www.facebook.com/ctgospraianos.

First Yacht

A First Yacht, revendedor oficial para os estados do Sul e São Paulo do Grupo italiano Azimut-Benetti - o maior fabricante mundial de iates de luxo, apresenta a sofisticada Azimut 48, para encantar o crescente público brasileiro interessado por navegação e por completo conforto e prazer de vida a bordo. A embarcação de 48 pés é a novidade que começou a ser fabricada no estaleiro da Azimut localizado em Itajaí, Santa Catarina. Mais informações: www.firstyacht.com.br

  

Gestores comerciais da hotelaria
“Inovação na Gestão Comercial na Hotelaria” é o tema central do 3º Fórum de Gestores Comerciais que será realizado pela ABIH-SC, dia 10 de maio, das 10h às 12h, no CentroSul, em Florianópolis. O evento faz parte da programação do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho que acontece de 08 a 10 de maio.  A inovação é essencial porque a mudança é inevitável. O avanço da tecnologia e a globalização são apenas duas das muitas forças que moldam o cenário dinâmico da empresa moderna. Nem mesmo as organizações mais fortes conseguem sobreviver sem adaptação. Mas como sua organização pode se adaptar? De que modo é possível inovar? Por onde começar? Quem vai falar sobre esta questão é a palestrante do fórum, consultora organizacional com mais de 20 anos de experiência, Maria Augusta Rodrigues Orofino. Na oficina, a mestre em Gestão do Conhecimento, irá abordar “alternativas para identificar novas formas de gestão na hotelaria” e para isso, serão apresentadas algumas ferramentas que podem auxiliar nesta mudança. O fórum terá como moderador o diretor do Hotel Costa Norte, Luciano Pereira Oliveira. 

Agrishow em Ribeirão Preto

A partir de 29 de abril, Ribeirão Preto sedia a maior feira de agronegócios da América Latina, a 20ª Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que espera receber mais de 152 mil visitantes entre agricultores, pecuaristas, agroindustriais, empresários, entidades de classe e estudantes, além de 790 expositores nacionais e internacionais. A região de Ribeirão Preto é referência em eventos agrícolas, porque sedia, anualmente, as duas maiores feiras do segmento: a Agrishow e a Fenasucro, que acontece em Sertãozinho. Entretanto, a cidade sofre com a carência de meios de hospedagem, inferior à necessidade. Por isso sugere a opção econômica dos moteis, tais como o Savana e o Village Motel.

Padronizar e identificar 
O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz Silva, participa dia 10 de maio, às 16h30, da Palestra Técnica do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho que acontece de 8 a 10 de maio, no CentroSul, em Florianópolis. Lummertz considera o evento muito importante para o desenvolvimento do setor turístico catarinense. “O Estado é um dos grandes destinos do turismo nacional e precisamos reforçar essa vocação”, afirma.

SBCLASS
Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Inmetro, o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem -SBClass começou a ser implantado em setembro de 2012. O programa visa padronizar os estabelecimentos brasileiros, garantindo ao consumidor, de que o lugar que contratou para se hospedar corresponde à classificação correta. A classificação por estrelas é feita exclusivamente pelo governo federal, com adesão voluntária pelos empresários, e representa um marco para a elevação da competitividade do turismo brasileiro. Para solicitar a classificação é obrigatório que o meio de hospedagem esteja com o cadastro válido no sistema Cadastur. O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de Meios de Hospedagem para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional e utiliza a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias.
 
Meios de HospedagemSimbologia
Hotel de 1 a 5 estrelas
Hotel Fazenda  de 1 a 5 estrelas
Cama & Café de 1 a 4 estrelas
Resort de 4 a 5 estrelas
Hotel Histórico de 3 a 5 estrelas
Pousada de 1 a 5 estrelas
Flat/Apart-Hotel de 3 a 5 estrelas
 
O SBClass está fundamentado em uma série de requisitos, divididos em mandatórios (de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) e eletivos (de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida), a que os meios de hospedagem devem atender, entre os quais: Infraestrutura, Serviços, e Sustentabilidade. O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a no mínimo 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).

Registro de hóspedes
O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes -SNRHos foi criado pelo Ministério do Turismo para informatizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH, facilitando o envio, pelos meios de hospedagem, das informações exigidas por Leis, permitindo que o governo federal realize o tratamento dessas informações identificando o perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região, possibilitando a melhoria da elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico. Este sistema de registro eletrônico é obrigatório para todos os Meios de Hospedagem. Nas seis cidades-sede dos jogos da Copa das Confederações 2013 -Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife e Brasília, 270 hotéis já implantaram o sistema, gerando mais de 350 mil fichas.  Para as demais cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 - Natal, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e São Paulo-, o sistema já está em implantação desde 1º de março, e para os demais municípios do país o prazo de 60 dias para a implantação começa em 1º de julho.
 
Aeroporto de Jericoacoara
 

O Aeroporto de Jericoacoara começa a decolar. O governo do Ceará, que prevê operar o equipamento ainda este ano, anunciou no dia 15 de abril a conclusão da pista de pousos e decolagens, considerada a segunda maior do Estado, com 2.200m de extensão, e capacidade para até 1,2 mil voos por ano. O investimento declarado da pista é de R$ 47,4 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. Quando começar a operar, o novo aeroporto encurtará a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias por via terrestre para apenas uma hora. O equipamento é uma antiga reivindicação dos empresários de turismo da Praia de Jericoacoara e região de Camocim. Além de impulsionar o fluxo de turistas, a expectativa do governo cearense é que o aeroporto sirva também para escoar a produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa. (fonte: coluna Diário de Bordo).
 
Igreja no Santuário de Canela

Desde 2005, o Conselho Administrativo do Santuário de Caravaggio e as comissões organizadoras das Romarias e Festas vem se dedicando em construir espaços para melhor atender o público do evento, que atualmente ultrapassa 100 mil pessoas por edição. Foi construído o Centro de Eventos e reformado o antigo restaurante, que hoje é chamado de Panorâmico, já que tem vista para o Monumento da Prece, e neste ano foi reformada a Capela. Essas obras  contaram com investimento dos lucros das Romarias e Festas, locação dos dois espaços para eventos particulares e também com doações de pessoas e empresas de Canela, da Região e até de cidades mais distantes. Agora, a construção de uma Igreja no Santuário de Caravaggio é mais um passo para transformar o local oficialmente em Santuário.  Foram contatados os profissionais Ticiano Bolognese, Valentine Brussius, Jadir Fabiano Pires de Souza (Papa) e Mirele Hoff, que logo abraçaram a causa e projetaram a obra gratuitamente e já está aprovado.


A obra

A Igreja terá área total da construção de 2.330m², para 500 pessoas e com a utilização do terraço, sustentado por grandes arcos que se erguem do sub solo, será possível ampliar o número de fiéis a acompanhar as celebrações através de telões. Além da Igreja com sua sacristia, oratório e coro, o projeto contempla um subsolo e nele ossário, museu, pequenos confessionários e sanitários. A bela cúpula traz a lembrança da Catedral de Caravaggio, na Itália, e devido a sua posição privilegiada, a construção proporcionará um mirante, aberto a visitação. O estilo arquitetônico da Igreja segue o traçado Neo- clássico, com frontões e planta em cruz, rodeada por 12 colunas, representando os 12 apóstolos. A Cruz, um dos símbolos mais fortes do cristianismo, estará posicionada no ponto mais alto da edificação, na cúpula, onde também estará localizado o sino. Desde o dia 10 de abril, até 16 de maio, uma série de festividades estão sendo realizadas, em homenagem a Nossa Sra. de Caravaggio. 

 
Viagem 360º pelo Vêneto
             
 O Vêneto é a terra de Veneza, contudo, localizada no nordeste da Itália, tem muito mais para ser explorada. São sete províncias e cada uma repleta de atrações. Vêneto sabe satisfazer a cada exigência, o que o torna destino certo para todos os tipos de visitantes. Por isso, cerca de 15 milhões de turistas desembarcam anualmente na região, sendo, a mais visitada da Itália, por jovens, famílias, casais e aventureiros, em sua área de mais de 18 mil km². Verona, Pádua, Vicenza e Treviso contemplam as chamadas “cidades de arte do Vêneto”. A começar por Verona, cidade que vive do mito de Romeu e Julieta, e cujo símbolo é a magnífica Arena, um dos mais importantes anfiteatros da Itália. Pádua é a cidade medieval, que abriga a Basílica de Santo Antonio, local onde estão conservadas as relíquias deste que é um dos santos mais amados e celebrados em todo o mundo. Em Vicenza está o cenário certo para se descobrir as obras do grande arquiteto Palladio, como os esplêndidos palácios, praças, jardins e o Teatro Olímpico.
 

O esplêndido Teatro Olímpico em Vicenza - Reconhecida como a capital da gastronomia do Vêneto, Treviso também se destaca por ser uma cidade elegante e refinada, comumente lembrada por seus monumentos medievais


Belluno, com suas famosas montanhas de dolomita

Mas o Vêneto também é natureza. As províncias de Belluno e Rovigo, com paisagens de tirar o fôlego, oferecem ao visitante um espetáculo inédito e surpreendente.  Belluno é a porta de entrada para as Dolomitas, reconhecidas como as montanhas mais belas do mundo e declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Já Rovigo, ao sul da região, abriga o Parque do Delta do Pó, dotado de um cenário fantástico, no qual se alternam dunas, campos cultivados, canais, margens e burgos antigos. Incorporam-se a essas belas paisagens o Lago de Garda, considerado o maior da Europa, e a Pedemontana, área de colinas que produz alguns dos vinhos mais famosos do mundo, como o Amarone dela Valpolicella e o Prosecco Superiore di Conegliano.
 
Enfim, Veneza

Considerada a rainha do Vêneto, com  seu grande patrimônio artístico, histórico e paisagístico, a cidade surge no meio da Lagoa de Veneza em um arquipélago de 118 pequenas ilhas interceptadas por 150 canais, ligados entre si por mais de 400 pontes. Navegar pelo Grande Canal é a melhor maneira de conhecer Veneza. Uma verdadeira cidade de contos de fadas, que ainda reserva 100 km de praia, com um dos mares mais limpos da Itália. Com uma oferta turística completa e ilimitada, o Vêneto confirma o status de quarto destino europeu de preferência dos viajantes.