quinta-feira, 3 de abril de 2014

SEM VOOS



SEM VOOS
 
Bom pra quem? Onde? 
 
Recebi e-mail da tam, com letra minúscula mesmo, acho que todo cliente deve ter recebido essa baboseira, informando "novos" voos, preços, destinos... "seu novo jeito de voar", comprovando mais uma vez que a dita empresa só é nacional por conta de um contrato de gaveta e, na real, não está aí com o brasileiro tanto que ontem fui comprar passagens para Porto Alegre. Não existem mais voos da tam de Florianópolis-Porto Alegre-Florianópolis, a não ser via Congonhas ou Guarulhos, com preço girando entre R$ 600,00 a R$ 1.000,00, sendo que a mesma empresa oferece voo para Bogotá pelo mesmo valor. De apenas 40 minutos passamos a levar cinco horas para chegarmos a POA. Nós que costumávamos pagar menos de R$ 90,00 o trecho, não temos mais essa opção. Pela Azul só embarcando em Navegantes ou saindo de Fpolis-São Paulo-Porto Alegre-São Paulo-Florianópolis. Pela Avianca só um voo diário saindo às 23:00 hs de Floripa e de POA pra cá só às 06:00hs. Um descaso, um absurdo! Agora só voando Gol, pagando mais de R$ 500,00. 
 
 
Quem está dirigindo a ANAC? INFRAERO? Os três patetas? É assim que eles atenderão os brasileiros, catarinenses, turistas... que estarão por aqui aqui  e que pretendiam ver o jogo da copa em Porto Alegre? Pra que serve mesmo o Ministério do Turismo? Essas são as novas medidas do ministério "sob nova direção"? 
 
DESCASO
 
 
Da Silmatur Agências de viagens recebo e-mail informando do descaso com os passageiros que viajam pelas companhias aéreas de "nosso" País. "É gritante. Coloquei o nosso entre aspas, pois já não tenho certeza se é de nossa propriedade ou "deles". Percebam que a maioria dos   voos que partem do nordeste com destino ao Sul do País,  só partem de madrugada é só pesquisar nos sites da cias. E o negócio é o seguinte, se você quiser bem, e se não quiser vá de outra condução. Agora lhe pergunto: Temos Ferrovias ? Estradas decentes e seguras (sem assaltos) para você viajar com veículo próprio ? Estamos ficando a mercê da vontade de apenas quatro cias aéreas, com horários absurdos sem falar das tarifas exorbitantes. Quando você saí do Brasil e visita outros Países, principalmente os EUA, aí você entende como somos explorados em todos os sentidos. Trabalhamos para sustentar uma máquina insaciável por tributos que já está ao redor de seis meses por ano de nossas receitas. Agora, quando se trata de viagens dos eleitos e amigos da "monarca" aí até jatinho de doleiros vale, sem falar dos da FAB. Nós que heroicamente militamos na área do Turismo, só podemos rogar ao Ser Supremo, que olhe por nós e abra os olhos dos brasileiros de um modo geral,  para que consigamos através das urnas mudar este estado de coisas, mas não consigo conceber muitas esperanças". Silmartur Agência de Viagens. Alguém discorda? Eu não !
 
 
CARA DE PAU
 
 
Por sua vez o ministro do Turismo, Vinicius Lages, minimizou a possibilidade de eventuais problemas de infraestrutura e mobilidade durante a Copa de 2014. No que diz respeito especificamente aos aeroportos, Lages avaliou que a infraestrutura já melhorou. Para ele, embora o Mundial deva elevar ainda mais o número de passageiros nas cidades-sede da competição, não deve gerar grandes problemas e rejeitou a possibilidade de um caos aéreo que penalize a imagem do Brasil junto aos torcedores. É pra rir ou pra chorar? Realmente ele não tem a menor ideia do que está acontecendo, deve estar viajando com os jatinhos da FAB.

 
28º ENCATHO

Clique na imagem para ampliá-la

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Turismo Hidrotermal e Climático de Santa Catarina (ATHISC) participa de 02 a 04/04, da 28ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (ENCATHO), coordenando o stand do trade turístico. A entidade que reúne as doze estâncias termais e climáticas catarinenses estruturadas e em pleno funcionamento, estará presente ao evento com o objetivo de promover o segmento que gera em torno de 400 mil empregos no Estado.  No stand o público poderá conhecer mais detalhes sobre os atrativos e os empreendimentos hoteleiros e seus produtos e retirar material informativo e promocional tanto dos hotéis como das entidades do trade. Estarão presentes, entre outros, a SANTUR, FECOMERCIO, SEBRAE, CNC e a imprensa catarinense através da ADJORI.

Clique na imagem para ampliá-la

As estâncias termais e climáticas estão bem distribuídas em todo o território catarinense, localizadas em sete regiões turísticas do Estado: Encantos do Sul - Tubarão: Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso; Gravatal, Santa Rosa de Lima e Armazém. Grande Florianópolis - Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Antônio Carlos. Caminhos da Fronteira - São João do Oeste; Vale do Contestado - Piratuba, Itá, Treze Tílias, Fraiburgo e Thermas de Ouro;Grande Oeste - Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos e Quilombo. Estâncias Climáticas: Serra Catarinense - Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema e Vale Europeu - Timbó, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Pomerode e Benedito Novo.

Clique na imagem para ampliá-la

Além do excelente clima e das paisagens deslumbrantes os empreendimentos hoteleiros localizados nas estâncias climáticas têm como diferencial a saborosa gastronomia e a interação do turista com atividades típicas da lida do campo, além da pesca da truta. Esses locais tem uma vantagem extra que é a possibilidade de receber turistas nas quatro estações do ano. Já no Vale Europeu, destacam-se as atividades ao ar livre como ciclismo, caminhadas, observação da natureza, além da excelente culinária, herança dos imigrantes europeus. A união das estâncias termais e climáticas visa potencializar os destinos e promover as regiões de forma integrada.
 
VILLA FRANCIONI
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
As telas que deram origem à série de rótulos, produzida pelo artista plástico Juarez Machado, estão em exposição na Galeria de Arte da Villa Francioni em São Joaquim, na serra catarinense. O artista buscou inspiração nos cinco sentidos para ilustrar o vinho que leva o nome dele. Além das telas, que fazem parte do acervo do artista, estão em exposição os estudos de cada rótulo, que poderão ser adquiridos. Este é o terceiro ano consecutivo que o artista catarinense, que mora em Paris, expõe suas obras na Galeria da Villa Francioni. Além de visitar a exposição no terroir de altitude, onde está instalada a vinícola, é possível também conhecer o Vinho Juarez Machado, elaborado com quatro uvas da Safra 2007, das variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec. 
 
 
CONVENTION BC
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Aconteceu no Centro Empresarial West Side, a Assembleia Geral Ordinária do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau onde foi eleita a nova diretoria - gestão 2014/2016 e também apresentado o relatório de atividades 2013, além de prestação de contas da entidade. A empresária Margot Rosenbrock Libório, do Hotel Bella Camboriú, foi reeleita Presidente do Convention Bureau e para o cargo de Vice- Presidente o empresário João Francisco Barão, do Guacamole Cocina Mexicana. Entre as atividades desenvolvidas em 2013, foram ressaltadas na apresentação as campanhas da Room Tax, que representa cerca de 65% da renda anual da entidade, o evento Balneário Saboroso, a captação e apoio a eventos, o novo informativo do Convention Bureau, entre outros.
 
 
ARTESANATO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os artesãos de Pitatuba - SC, em nosso Vale do Contestado, comemoram os resultados das feiras de artesanato que acontecem na entrada do Parque Termal. O projeto iniciou ainda em dezembro do ano passado e segue com exposição a cada 15 dias. No último sábado os expositores realizaram a oitava edição da feira e mais uma vez a movimentação de turistas nas barraquinhas foi grande. Atualmente 20 artesãos fazem parte do grupo de expositores, são pessoas da cidade e também do interior, que estão tendo a oportunidade de mostrar e comercializar o trabalho. A variedade de produtos é grande e chama a atenção dos visitantes e dos piratubenses. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Nas barraquinhas é possível encontrar artesanatos feitos em madeira, PVC, palha e tecidos. Brinquedos, artigos para a casa, decoração, réplicas, placas, panos de prato, lembrancinhas de Piratuba, presentes, entre muitos outros. Bolachas e biscoitos produzidos artesanalmente também fazem parte das exposições. A artesã Lícia Ribeiro, que trabalha em casa, no interior de Piratuba, produzindo bolsas, aventais, fronhas e outros artigos, comenta que o valor arrecadado nas feiras auxilia na renda da família.  Antes de iniciar as exposições a Fundação de Cultura de Piratuba organizou um cadastro com os artesões do município. Uma viagem também foi disponibilizada para os inscritos. Todos foram sem custos, para a Feira do Lago da Ordem, em Curitiba – PR. As barraquinhas também foram produzidas com recursos da Prefeitura e os artesão ainda participam, gratuitamente, de aulas de artesanato, que são realizadas uma vez por semana. 
 

TURISMO RURAL
 
Técnicos das secretarias de Turismo, Educação e do Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), de Blumenau, estiveram em Joinville para conhecer o projeto de turismo rural pedagógico Viva Ciranda. Acompanhados pela equipe da Fundação Turística de Joinville, a comitiva visitou as propriedades da família Ango Kersten, na Estrada Bonita; o Rancho Alegre e o Recanto das Arrozeiras, na região do Piraí. Durante as visitas, o grupo aprendeu sobre a metodologia de funcionamento do Viva Ciranda, como os produtores rurais adequaram suas propriedades para receber as crianças e como o turismo rural pedagógico contribui para o desenvolvimento socioeconômico da área rural. De acordo com o diretor de planejamento da secretaria de Turismo de Blumenau, Elson Campos Ferreira, os resultados são supreendentes. "A visita foi excelente. Visitamos três locais, com propostas bem diferentes. Além do retorno para as crianças, o projeto também é rentável para os agricultores".

Clique na imagem para ampliá-la

A próxima etapa desse intercâmbio será mostrar como o Viva Ciranda funciona na prática. Para tanto, professores e produtores rurais de Blumenau serão convidados para um famtour onde acompanharão uma visitação pedagógica, com alunos de Joinville. Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, o Viva Ciranda é um dos ícones do turismo rural de Joinville e seus resultados comprovam a efetividade do projeto. "O turismo rural é ponto forte em Joinville e o Viva Ciranda vem ajudando este segmento a se estruturar e consolidar. Queremos servir de modelo para outros municípios e contribuir para a disseminação deste importante trabalho", finaliza Raulino Esbiteskoski.

 
CHOCOFEST
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Como um verdadeiro preview do que estará por vir no maior evento lúdico de Páscoa do Brasil, o Chocofest apresentará um dia antes de sua abertura oficial o espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, dirigido por Ronald Radde. O teatro terá início às 20 horas, desta quinta-feira (3), no Planeta das Guloseimas, na Rua Coberta. Este primeiro espetáculo da 19ª edição do evento fará arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis, buscando ajudar a Associação de Damas de Caridade de Gramado. Como ingresso, basta levar 1kg de alimento ou uma peça de agasalho. As caixas para depositar as doações estarão na Rua Coberta no dia do preview e seguirão espalhadas pelo Planeta das Guloseimas durante todo o evento.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Mundo Encantado da Páscoa é um espetáculo para a família, que traz em seu roteiro novidades e surpresas. Mestre Bombom e seu ajudante Gominha se veem às voltas com as maldades do Mago Amargo, que deseja acabar com a Páscoa, já que detesta chocolates e doces.  E, neste ano, o vilão também deseja prejudicar a Copa do Mundo no Brasil, o que fará com que o Conde Guloseima, a Fada Cacau e um personagem inusitado tenham que se desdobrar para salvar, ao mesmo tempo, a data dos coelhos e do chocolate e o evento esportivo. Ainda será apresentado na peça o Coelho Gaudério, que trará para a Páscoa parte da cultura gaúcha.
 
 
Com 15 atores/bailarinos em cena, músicas criadas para a peça e coreografias, em um cenário encantador, a história se desenrolará num ritmo de suspense, prendendo o fôlego até o final. O Mundo Encantado da Páscoa tem a cada ano apresentado novidades e cada vez mais beleza e diversão. Nesta quarta temporada, não será diferente.

Muita emoção e alegria para a criançada e adultos que apreciam um bom teatro.“Particularmente é um prazer participar de um evento tão importante como o Chocofest , agregando o trabalho da Cia. Teatro Novo na área do teatro infantil, tão importante para toda a família e, especialmente, com um tema que busca resgatar os valores da Páscoa, data referencial  de solidariedade entre os homens”, avalia o diretor Ronald Radde.
 
 
CARNAVAL EM PERNAMBUCO
 
O Carnaval de Pernambuco bateu recordes de visitantes e de receita turística neste ano. Mais de 1.300.000 turistas e excursionistas brincaram a Folia de Momo nas principais cidades polo do Estado, o que representa um crescimento de 11% em relação a 2013, quando 1.222.000 visitantes participaram do Carnaval de Pernambuco. O aumento do público impactou positivamente na receita turística da festa. Em 2014, os turistas e excursionistas injetaram na economia pernambucana R$ 1.079 bilhão, um incremento de 7,3% em relação ao ano passado, quando eles deixaram R$ 1.005 bilhão no Estado. A ocupação hoteleira ficou em torno de 88% com destaque para a Região Metropolitana do Recife - RMR (93%) e para os municípios de Bonito, Camaragibe, Goiana, Moreno e Nazaré da Mata que tiveram 100% de ocupação. O gasto médio individual diário foi de R$ 165,00 e a permanência média ficou em nove dias.
 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os dados são resultado da pesquisa da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que revelou ainda o perfil do turista da RMR. São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas nacionais (26,26%), seguido do Rio de Janeiro (14,93%), Paraíba (9,84%) e Bahia (7,70%). Entre os estrangeiros, os principais mercados emissores foram Estados Unidos (14,91%), Alemanha (13,90%), Argentina (8,56%) e França (8,42%).  O Carnaval de Pernambuco foi aprovado por 92% dos entrevistados, que avaliaram os atrativos, os equipamentos, os serviços e a infraestrutura turística. Prova disso é que 98% deles afirmaram que recomendariam o Carnaval para outras pessoas. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A pesquisa do Carnaval 2014 foi realizada pela Setur-PE, através da Unidade de Gestão da Informação da Empetur, que realizou uma pesquisa entre os dias 1º e 09 de março, no Aeroporto do Recife, Terminal Integrado de Passageiros, BR 101, BR 232, PE 60, nos polos de Águas Belas, Arcoverde, Barreiros, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Fernando de Noronha, Goiana, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo, Vitória de Santo Antão, além de Garanhuns em virtude do Festival de Jazz. Além da pesquisa presencial, a Empetur também fez um levantamento em toda rede hoteleira pelo telefone. A metodologia utilizada é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os números globais.
 
PARAÍBA - VISITA TÉCNICA
 
Um grupo de dez agentes de viagens argentinos chegou a João Pessoa nesta terça-feira (1º) para uma visita técnica de dois dias. Os agentes de viagens da operadora Infinitas vem a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Convention Bureau de João Pessoa, ABIH-PB e da empresa de receptivos Luck João Pessoa. Uma programação foi elaborada para apresentar os principais roteiros e atrativos turísticos paraibanos desde o Litoral ao Brejo. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que essa ação faz parte da estratégia de apresentar o ‘Destino Paraíba’ para o público argentino. Desde o ano passado, a PBTur, trade paraibano e a Embratur vêm implementando ações de divulgação do destino no país sul-americano. Esses agentes de viagens são das cidades de Mendoza, Córdoba e Buenos Aires. No ano passado, dois executivos de uma operadora argentina estiveram na Paraíba conhecendo seus atrativos turísticos e agora estão trazendo outros agentes de viagens. Em breve, estarão recebendo turistas portenhos em seu litoral, não tenho dúvidas.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os argentinos seguiram direto para o Hotel Tambaú e depois para o Cabo Branco Atlântico. Ruth Avelino comentou que, além de conhecer as belezas naturais, os agentes de viagens deverão visitar hotéis e restaurantes de João Pessoa e da Costa do Conde. Na parte da tarde, logo após o almoço, o grupo realizou uma visita aos hotéis Verde Green, em Tambaú, e Hardman, em Manaíra. Por volta das 17h, seguiram para a praia do Jacaré, em Cabedelo. Na quarta-feira (2), os argentinos conheceram a belíssima Costa do Conde, no Litoral Sul. Eles foram distribuídos em buggys que os levaram às principais praias, como Carapibus, Coqueirinho e Tambaba. Eles almoçaram nas dependências do Mussulo Resorts. Já a noite conheceram a estrutura do restaurante Marítimos. Na quinta-feira (3) pela manhã, o grupo retornou às suas cidades de origem.
 
 
FESTIVAL DE TURISMO JPA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Consolidado no calendário de eventos de turismo e negócios no Nordeste, o Festival do Turismo de João Pessoa, que realiza a sua quarta edição em outubro na Capital paraibana, apresentou um aumento no faturamento totalizando o crescimento de 49% nas vendas. Como parte deste resultado, alguns dos novos expositores confirmados recentemente são a companhia aérea TAP, MMTGapnet, Grupo Pontes, MSC Cruzeiros, Prefeitura do Rio de Janeiro (Riotur), Prefeitura de Canela e Club Med.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J.S. Junior, o aumento é atribuído à última edição do Festival, que superou todas as expectativas da organização, inclusive a do número de agentes e operadores de turismo presentes no evento. “Somente no ano passado, recebemos mais de 900 agentes e operadores de turismo, enquanto esperávamos cerca de 700. Esse resultado contribuiu positivamente para o Festival e ocasionou um aumento na visibilidade do evento que já está refletindo nos números deste ano”, disse. Segundo ele, nesta edição é esperado um público de mais de mil agentes e operadores.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Representantes do Festival do Turismo de João Pessoa estiveram presentes na 23ª edição da feira Brazil National Tourism Mart – BNTM Nordeste 2014, que aconteceu no Recife, no período de 27 a 30 de março. Na ocasião, o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J.S. Junior, concretizou a parceria com a TAP, companhia aérea internacional que estará presente na quarta edição, por meio do diretor de marketing da companhia, Francisco Guarisa, e o gerente regional, Gilberto Sabino. Ainda durante a feira, também foram iniciadas as negociações com a operadora de turismo Trend, em reunião com o diretor de Marketing e a gerente regional da Trend, Vitor Bauab e Rebeca Ferreira. De acordo com Claudio, a operadora já reservou um estande de mais de 75 metros quadrados no Festival em João Pessoa.
 
 
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento. Na última edição, recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

NOVA JERUSALÉM: FÉ E EMOÇÃO NA SEMANA SANTA


Paixão de Cristo no interior do Estado de Pernambuco completa 47 anos de encenações contínuas

por João Zuccaratto
Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo

• • •

A encenação da Paixão de Cristo no interior de Pernambuco já tem 60 anos de história

Uma história de fé, esperança e muita emoção contada por 50 atores e 500 figurantes em nove monumentais cenários grandiosos. Assim pode ser descrito o espetáculo da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, cidade-teatro localizada no Distrito de Fazenda Nova, situada a 180 quilômetros pela BR 232, a Oeste da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco. Neste ano de 2014, as encenações do que é a 47ª temporada começam no sábado, 12 de abril, e encerram-se oito dias após, sábado seguinte, 19.

Como ocorre já a algum tempo, o grande elenco local da Paixão de Cristo contará com a participação de destacados nomes da cena nacional. Eles contracenarão com o ator pernambucano José Barbosa. Este, pela terceira vez consecutiva, fará o papel de Jesus. Entre os diversos artistas convidados, estão Carol Castro (a Sílvia, da novela Amor à Vida, da TV Globo). Ela retorna ao papel de Maria, depois de ter interpretado Madalena na temporada passada. Além dela, mais três globais estarão presentes.

Oscar Magrini (o Coronel Nunes, da novela Salve Jorge), também retornando, pois em 2009 fez Pilatos. Agora, viverá o rei Herodes. E, estreando, Fernanda Machado e Carlos Machado. Ela foi a vilã Leila, e ele, o Ignácio, ambos de Amor à Vida. Também estará presente a modeloMeyriele Abrantes, vivendo Herodíades, a esposa do Rei Herodes. A direção do espetáculo é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. E a coordenação geral, de Robinson Pacheco. Mas as novidades não param por aí.

Além de cavalos adestrados da raça puro-sangue Lusitano, vindos de São Paulo, a cena do Fórum de Pilatos terá a participação de um falcão adestrado. A ave estará no palco com o adestrador Alexandre JoséPercílio, proprietário do Parque dos Falcões em Areia Branca, localidade próxima ao Parque Nacional da Serra do Itabaiana, no interior do Estado de Sergipe. Os figurinos, criados pelo estilista e cenógrafo Victor Moreira, tiveram inúmeras peças renovadas sob a coordenação de Marina Pacheco.

Espetáculo de 2014 contará com novos efeitos especiais

A modelo Meyrielle Abrantes é Herodíades, a mulher de Herodes, vivido por Oscar Magrini

Como nas edições passadas, o espetáculo da Paixão de Cristo contará também com novos efeitos especiais, sempre pontos altos admiradores e comentados pelos espectadores. E a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade realizadora do evento, dará seguimento à internacionalização da encenação. Em 2013, foram disponibilizados equipamentos para os turistas estrangeiros acompanharem ouvindo o áudio da narração em inglês. Agora, haverá versões para o espanhol e o francês.


Expectativa de mais de 75 pessoas acompanhando os espetáculos

O ator pernambucano José Barbosa, no papel de Jesus, contracena com Carlos Machado, que faz Pilatos

A expectativa dos organizadores é a de que a Paixão de Cristo 2014 atraia um público superior aos 75 mil presentes no ano passado. São pessoas de todas as idades, vindas de todos os Estados do Brasil e de diversos países. Em seu já quase meio século de história, o público total soma mais de 3,5 milhões de pessoas. Todos viajaram até o Nordeste brasileiro para sentirem-se parte de um acontecimento único no mundo. E sentirem-se fazendo parte do momento mais marcante da origem do Cristianismo.

Clima e paisagem do agreste nordestino assemelham-se ao da antiga Judeia

Com área correspondente a um terço da parte murada da Jerusalém da época de Jesus, este teatro a céu aberto sem paralelo no mundo foi construído em meio à paisagem árida do agreste nordestino. Trata-se de clima e terreno semelhantes aos da antiga Judeia. E, desde seus primeiros momentos, edificações e espetáculo entusiasmam todos que a visitam. Cada um sente-se transportado no tempo e no espaço até a antiga cidade dos tempos da dominação do Império Romano, nos anos 30 da nossa era.

Em pouco mais de duas horas, o realismo que brota das cenas, dos trajes dos atores e da fisionomia dos personagens faz com que todos ali presentes deixem de ser meros espectadores. Sob um manto de estrelas, na companhia de um luar de sonho, típico das noites sertanejas, o grande público se confunde com os figurantes, e passa a ser coadjuvante das cenas desenroladas nos diversos palcos. É como se sentir alguém do povo que um dia seguiu os passos de Jesus em terras da Palestina, há dois mil anos.

• • • 

Atenção diferenciada para os expectadores com necessidades especiais

Há uma apresentação destinada a pessoas portadoras de problemas físicas, com dificuldade de locomoção ou com necessidades especiais. Ela acontece sempre na segunda-feira da semana em que o espetáculo é exibido. E conta com a parceria da Superintendência Estadual de Apoio às Pessoas com Deficiências. Os deficientes auditivos acompanham a tradução do texto na Língua Brasileira de Sinais, a Libras.

Os deficientes visuais vivenciam toda a encenação portando fones de ouvido. Através destes, ouvem a voz de pessoa especializada em áudio-descrição relatando cada uma das cenas desenvolvidas nos diversos palcos. Os com dificuldades de locomoção têm, à disposição, 100 cadeiras de rodas. Além de conduzidas por voluntários ao longo de todo o espetáculo, são colocadas em locais reservados nas plateias de cada cena.

• • •

Atores expressam emoção de vivenciar personagens tão marcantes

• Carol Castro

Fiquei muito surpresa com o convite para viver Maria. E bastante feliz e honrada em interpretar essa mulher incrível. Apesar de não ser mãe, vou me focar no sentimento de maternidade, do amor incomensurável e incondicional. Como já atuei ano passado, fazendo Madalena, tenho bem a dimensão do espetáculo, a carga de emoção de cada cena. E vou me valer dessa experiência quando gravar o áudio para a dublagem.

• Carlos Machado

Já ouvi falar muito da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e sei da grandiosidade do espetáculo. É um motivo de orgulho ter sido convidado para esta temporada. Já tive oportunidade de participar de encenações bíblicas em outras ocasiões, fazendo Jesus e Pilatos, e, para mim, sempre foi uma grande emoção. Agora, atuando no maior espetáculo de Paixão de Cristo do País, não será diferente. É realmente grande honra.

• Fernanda Machado

Sou de família católica e sempre achei os personagens bíblicos muito interessantes. Fiquei muito feliz pela oportunidade de fazer parte do elenco da Paixão de Cristo. Amigos já atuaram em Nova Jerusalém e relatarem ser emocionante. Sempre tive a curiosidade de saber como é feito esse trabalho, envolvendo tanta gente. Estou curiosa para interpretar para um grande público em uma cidade-teatro ao ar livre.

• José Barbosa

Cada ano é diferente. Vamos ficando mais maduros e tendo novas percepções que nos ajudam a fazer uma interpretação cada vez melhor. É sempre um grande desafio interpretar personagem tão marcante como Jesus, em espetáculo tão grandioso como o de Nova Jerusalém. Minha expectativa, como em todos os anos, é de renovação para as pessoas. Espero que retornem para as suas casas diferentes e melhores.

• Oscar Magrini

Estou muito contente por retornar à Paixão de Cristo, agora para fazer Herodes. Vai ser uma experiência interessante, um novo desafio. Pretendo conhecer mais sobre o personagem e me preparar para essa temporada ser tão marcante como a de 2009, quando fiz Pilatos. O espetáculo conta a história de Jesus de forma fantástica. E atrai pessoas de todo Brasil e exterior. Me sinto grato e honrado por mais este convite.

• Meyriele Abrantes

Posso dizer é que estou muito feliz por ter sido convidada para participar da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém de 2014. Será a primeira vez que irei trabalhar como atriz. Vou dar o melhor de mim para vencer mais esse grande desafio, de interpretar Herodíades, a mulher do rei Herodes. É a mesma personagem que, no ano de 2012 foi vivida por EllenRoche. Quero, pelo menor, me igualar ao excelente trabalho dela.

• • • 

Paixão de Cristo: 60 anos de história; Nova Jerusalém: 47 anos de encenações

O espetáculo da Paixão de Cristo, de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, no período de 1951 a 1962, por iniciativa de Epaminondas Mendonça. Depois de ler em uma revista como os habitantes da cidade deOberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a ideia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa, a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar.

Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participaçãoapenas de familiares e amigos do seu criador. Mas, com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro da capital, a cidade de Recife. E a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o Estado. Fazenda Nova, vila do Município do Brejo da Madre de Deus, onde as primeiras encenações ocorreram, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém.

A ideia de construir uma réplica da antiga cidade de Jerusalém, para, em seu interior, produzir as encenações da Paixão de Cristo, foi de Plínio Pacheco. Ele havia chegado a Fazenda Nova em 1956, e caiu de amores pelo espetáculo desde a primeira vez que o assistiu. Foram necessários 12 anos de espera para a concretização deste sonho. Em 1968, foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já vai quase meio século de apresentações ininterruptas que encantam a todos.

O maior teatro ao ar livre do mundo é uma cidade com 100 mil metros quadrados. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura, adornada por 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios, além do Templo de Jerusalém. O conjunto é constituído de um grande número de obras monumentais, todas concebidas por vários arquitetos e cenógrafos apenas do Nordeste e, é claro, do gênio do seu fundador Plínio Pacheco.

• • •

Informações

www.novajerusalem.com.br
DDD 81 — Fixo 3732-1129

terça-feira, 1 de abril de 2014

ESPETO CORRIDO - por Hugo Cassel



TURISLIXO

Porto Belo, recebeu de 24 a 29 de Março, mais de 60 jornalistas de Turismo, estrangeiros, muitos com suas esposas, para o evento que se chamou 2º Encontro de Jornalistas de Turismo de Língua Latina. A “BASE” foi estabelecida no Hotel Resort Morro do Sol, que abriu fora da temporada especialmente para atender as visitas e, de onde partiam todos os dias, a percorrer a Costa Esmeralda Catarinense, além de Blumenau, conhecendo a potencialidade turística dos locais. 

A Abrajet-SC, teve efetiva participação no acompanhamento dos passeios que encantaram os visitantes, todos de língua espanhola. 

Na quinta-feira dia 27 à noite aconteceu a demonstração visual, feita pelos jornalistas de cada País, das atrações turísticas, politicas de turismo, discutindo as dificuldades, projetos, e soluções, desde preservação ambiental até estatísticas. Foi aí que tomamos conhecimento que os 6 milhões chegados ao Brasil com o Papa em todo o ano de 2013, é o que Espanha e França recebem mensalmente. 

DURA VERDADE - Quase no fim, quando as perguntas já tinham sido respondidas pelos expositores, colocada a palavra à disposição. Resolvemos fazer alguns comentários sobre a situação do Turismo no Brasil, onde a Industria do Século, é praticamente considerada um “lixo moeda de troca” pelo Governo Federal na busca de apoio partidário. O Ministério de Turismo foi o mais prejudicado nos cortes do Orçamento: 1 bilhão e meio de reais, desviados criminosamente. 

Preços abusivos em hotelaria e passagens aéreas no País, tornam mais barato viajar para o exterior que qualquer outro lugar no Brasil. 

Os números confirmam o déficit. Assim, enquanto jornalistas e o Trade, “dão murro em ponta de faca” alguns setores assaltam o turista. Tirei assim para os colegas o “dourado” da pílula. Para que todos me entendessem falei em Espanhol. Entenderam e gostaram, de saber a verdade pelo que fui cumprimentado. 

Não fiz nada demais. Apenas cumpri com o juramento de um Jornalista: Compromisso com a verdade.

PITACOS

-1) No encontro dos Jornalistas em Porto Belo nota zero para a logística. Outro zero para a coordenação. Mais um zero para o superado Hotel Morro do 
Sol, povoado de formigas, e suas 350 escadas internas e externas com 1600 degraus. Para elogiar apenas a escassa equipe de funcionários tentando “SE 
VIRAR NOS 30”.

2) -“Golpe Militar “? Golpe Civil pelo que lembro. Viva 31 de Março! 

3) - Quem autorizou o LULADRÃO a distribuir camisas da Seleção para outros bandidos? ACORDA MEU GENERAL!!!