SEM VOOS
Bom pra quem? Onde?
Recebi e-mail da tam, com letra minúscula mesmo, acho que todo cliente deve ter recebido essa baboseira, informando "novos" voos, preços, destinos... "seu novo jeito de voar", comprovando mais uma vez que a dita empresa só é nacional por conta de um contrato de gaveta e, na real, não está aí com o brasileiro tanto que ontem fui comprar passagens para Porto Alegre. Não existem mais voos da tam de Florianópolis-Porto Alegre-Florianópolis, a não ser via Congonhas ou Guarulhos, com preço girando entre R$ 600,00 a R$ 1.000,00, sendo que a mesma empresa oferece voo para Bogotá pelo mesmo valor. De apenas 40 minutos passamos a levar cinco horas para chegarmos a POA. Nós que costumávamos pagar menos de R$ 90,00 o trecho, não temos mais essa opção. Pela Azul só embarcando em Navegantes ou saindo de Fpolis-São Paulo-Porto Alegre-São Paulo-Florianópolis. Pela Avianca só um voo diário saindo às 23:00 hs de Floripa e de POA pra cá só às 06:00hs. Um descaso, um absurdo! Agora só voando Gol, pagando mais de R$ 500,00.
Quem está dirigindo a ANAC? INFRAERO? Os três patetas? É assim que eles atenderão os brasileiros, catarinenses, turistas... que estarão por aqui aqui e que pretendiam ver o jogo da copa em Porto Alegre? Pra que serve mesmo o Ministério do Turismo? Essas são as novas medidas do ministério "sob nova direção"?
DESCASO
Da Silmatur Agências de viagens recebo e-mail informando do descaso com os passageiros que viajam pelas companhias aéreas de "nosso" País. "É gritante. Coloquei o nosso entre aspas, pois já não tenho certeza se é de nossa propriedade ou "deles". Percebam que a maioria dos voos que partem do nordeste com destino ao Sul do País, só partem de madrugada é só pesquisar nos sites da cias. E o negócio é o seguinte, se você quiser bem, e se não quiser vá de outra condução. Agora lhe pergunto: Temos Ferrovias ? Estradas decentes e seguras (sem assaltos) para você viajar com veículo próprio ? Estamos ficando a mercê da vontade de apenas quatro cias aéreas, com horários absurdos sem falar das tarifas exorbitantes. Quando você saí do Brasil e visita outros Países, principalmente os EUA, aí você entende como somos explorados em todos os sentidos. Trabalhamos para sustentar uma máquina insaciável por tributos que já está ao redor de seis meses por ano de nossas receitas. Agora, quando se trata de viagens dos eleitos e amigos da "monarca" aí até jatinho de doleiros vale, sem falar dos da FAB. Nós que heroicamente militamos na área do Turismo, só podemos rogar ao Ser Supremo, que olhe por nós e abra os olhos dos brasileiros de um modo geral, para que consigamos através das urnas mudar este estado de coisas, mas não consigo conceber muitas esperanças". Silmartur Agência de Viagens. Alguém discorda? Eu não !
CARA DE PAU
Por sua vez o ministro do Turismo, Vinicius Lages, minimizou a possibilidade de eventuais problemas de infraestrutura e mobilidade durante a Copa de 2014. No que diz respeito especificamente aos aeroportos, Lages avaliou que a infraestrutura já melhorou. Para ele, embora o Mundial deva elevar ainda mais o número de passageiros nas cidades-sede da competição, não deve gerar grandes problemas e rejeitou a possibilidade de um caos aéreo que penalize a imagem do Brasil junto aos torcedores. É pra rir ou pra chorar? Realmente ele não tem a menor ideia do que está acontecendo, deve estar viajando com os jatinhos da FAB.
28º ENCATHO
Clique na imagem para ampliá-la
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Turismo Hidrotermal e Climático de Santa Catarina (ATHISC) participa de 02 a 04/04, da 28ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (ENCATHO), coordenando o stand do trade turístico. A entidade que reúne as doze estâncias termais e climáticas catarinenses estruturadas e em pleno funcionamento, estará presente ao evento com o objetivo de promover o segmento que gera em torno de 400 mil empregos no Estado. No stand o público poderá conhecer mais detalhes sobre os atrativos e os empreendimentos hoteleiros e seus produtos e retirar material informativo e promocional tanto dos hotéis como das entidades do trade. Estarão presentes, entre outros, a SANTUR, FECOMERCIO, SEBRAE, CNC e a imprensa catarinense através da ADJORI.
Clique na imagem para ampliá-la
As estâncias termais e climáticas estão bem distribuídas em todo o território catarinense, localizadas em sete regiões turísticas do Estado: Encantos do Sul - Tubarão: Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso; Gravatal, Santa Rosa de Lima e Armazém. Grande Florianópolis - Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Antônio Carlos. Caminhos da Fronteira - São João do Oeste; Vale do Contestado - Piratuba, Itá, Treze Tílias, Fraiburgo e Thermas de Ouro;Grande Oeste - Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos e Quilombo. Estâncias Climáticas: Serra Catarinense - Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema e Vale Europeu - Timbó, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Pomerode e Benedito Novo.
Clique na imagem para ampliá-la
Além do excelente clima e das paisagens deslumbrantes os empreendimentos hoteleiros localizados nas estâncias climáticas têm como diferencial a saborosa gastronomia e a interação do turista com atividades típicas da lida do campo, além da pesca da truta. Esses locais tem uma vantagem extra que é a possibilidade de receber turistas nas quatro estações do ano. Já no Vale Europeu, destacam-se as atividades ao ar livre como ciclismo, caminhadas, observação da natureza, além da excelente culinária, herança dos imigrantes europeus. A união das estâncias termais e climáticas visa potencializar os destinos e promover as regiões de forma integrada.
VILLA FRANCIONI
Clique na imagem para ampliá-la
As telas que deram origem à série de rótulos, produzida pelo artista plástico Juarez Machado, estão em exposição na Galeria de Arte da Villa Francioni em São Joaquim, na serra catarinense. O artista buscou inspiração nos cinco sentidos para ilustrar o vinho que leva o nome dele. Além das telas, que fazem parte do acervo do artista, estão em exposição os estudos de cada rótulo, que poderão ser adquiridos. Este é o terceiro ano consecutivo que o artista catarinense, que mora em Paris, expõe suas obras na Galeria da Villa Francioni. Além de visitar a exposição no terroir de altitude, onde está instalada a vinícola, é possível também conhecer o Vinho Juarez Machado, elaborado com quatro uvas da Safra 2007, das variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec.
CONVENTION BC
Clique na imagem para ampliá-la
Aconteceu no Centro Empresarial West Side, a Assembleia Geral Ordinária do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau onde foi eleita a nova diretoria - gestão 2014/2016 e também apresentado o relatório de atividades 2013, além de prestação de contas da entidade. A empresária Margot Rosenbrock Libório, do Hotel Bella Camboriú, foi reeleita Presidente do Convention Bureau e para o cargo de Vice- Presidente o empresário João Francisco Barão, do Guacamole Cocina Mexicana. Entre as atividades desenvolvidas em 2013, foram ressaltadas na apresentação as campanhas da Room Tax, que representa cerca de 65% da renda anual da entidade, o evento Balneário Saboroso, a captação e apoio a eventos, o novo informativo do Convention Bureau, entre outros.
ARTESANATO
Clique na imagem para ampliá-la
Os artesãos de Pitatuba - SC, em nosso Vale do Contestado, comemoram os resultados das feiras de artesanato que acontecem na entrada do Parque Termal. O projeto iniciou ainda em dezembro do ano passado e segue com exposição a cada 15 dias. No último sábado os expositores realizaram a oitava edição da feira e mais uma vez a movimentação de turistas nas barraquinhas foi grande. Atualmente 20 artesãos fazem parte do grupo de expositores, são pessoas da cidade e também do interior, que estão tendo a oportunidade de mostrar e comercializar o trabalho. A variedade de produtos é grande e chama a atenção dos visitantes e dos piratubenses.
Clique na imagem para ampliá-la
Nas barraquinhas é possível encontrar artesanatos feitos em madeira, PVC, palha e tecidos. Brinquedos, artigos para a casa, decoração, réplicas, placas, panos de prato, lembrancinhas de Piratuba, presentes, entre muitos outros. Bolachas e biscoitos produzidos artesanalmente também fazem parte das exposições. A artesã Lícia Ribeiro, que trabalha em casa, no interior de Piratuba, produzindo bolsas, aventais, fronhas e outros artigos, comenta que o valor arrecadado nas feiras auxilia na renda da família. Antes de iniciar as exposições a Fundação de Cultura de Piratuba organizou um cadastro com os artesões do município. Uma viagem também foi disponibilizada para os inscritos. Todos foram sem custos, para a Feira do Lago da Ordem, em Curitiba – PR. As barraquinhas também foram produzidas com recursos da Prefeitura e os artesão ainda participam, gratuitamente, de aulas de artesanato, que são realizadas uma vez por semana.
TURISMO RURAL
Técnicos das secretarias de Turismo, Educação e do Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), de Blumenau, estiveram em Joinville para conhecer o projeto de turismo rural pedagógico Viva Ciranda. Acompanhados pela equipe da Fundação Turística de Joinville, a comitiva visitou as propriedades da família Ango Kersten, na Estrada Bonita; o Rancho Alegre e o Recanto das Arrozeiras, na região do Piraí. Durante as visitas, o grupo aprendeu sobre a metodologia de funcionamento do Viva Ciranda, como os produtores rurais adequaram suas propriedades para receber as crianças e como o turismo rural pedagógico contribui para o desenvolvimento socioeconômico da área rural. De acordo com o diretor de planejamento da secretaria de Turismo de Blumenau, Elson Campos Ferreira, os resultados são supreendentes. "A visita foi excelente. Visitamos três locais, com propostas bem diferentes. Além do retorno para as crianças, o projeto também é rentável para os agricultores".
Clique na imagem para ampliá-la
A próxima etapa desse intercâmbio será mostrar como o Viva Ciranda funciona na prática. Para tanto, professores e produtores rurais de Blumenau serão convidados para um famtour onde acompanharão uma visitação pedagógica, com alunos de Joinville. Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, o Viva Ciranda é um dos ícones do turismo rural de Joinville e seus resultados comprovam a efetividade do projeto. "O turismo rural é ponto forte em Joinville e o Viva Ciranda vem ajudando este segmento a se estruturar e consolidar. Queremos servir de modelo para outros municípios e contribuir para a disseminação deste importante trabalho", finaliza Raulino Esbiteskoski.
CHOCOFEST
Clique na imagem para ampliá-la
Como um verdadeiro preview do que estará por vir no maior evento lúdico de Páscoa do Brasil, o Chocofest apresentará um dia antes de sua abertura oficial o espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, dirigido por Ronald Radde. O teatro terá início às 20 horas, desta quinta-feira (3), no Planeta das Guloseimas, na Rua Coberta. Este primeiro espetáculo da 19ª edição do evento fará arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis, buscando ajudar a Associação de Damas de Caridade de Gramado. Como ingresso, basta levar 1kg de alimento ou uma peça de agasalho. As caixas para depositar as doações estarão na Rua Coberta no dia do preview e seguirão espalhadas pelo Planeta das Guloseimas durante todo o evento.
Clique na imagem para ampliá-la
O Mundo Encantado da Páscoa é um espetáculo para a família, que traz em seu roteiro novidades e surpresas. Mestre Bombom e seu ajudante Gominha se veem às voltas com as maldades do Mago Amargo, que deseja acabar com a Páscoa, já que detesta chocolates e doces. E, neste ano, o vilão também deseja prejudicar a Copa do Mundo no Brasil, o que fará com que o Conde Guloseima, a Fada Cacau e um personagem inusitado tenham que se desdobrar para salvar, ao mesmo tempo, a data dos coelhos e do chocolate e o evento esportivo. Ainda será apresentado na peça o Coelho Gaudério, que trará para a Páscoa parte da cultura gaúcha.
Com 15 atores/bailarinos em cena, músicas criadas para a peça e coreografias, em um cenário encantador, a história se desenrolará num ritmo de suspense, prendendo o fôlego até o final. O Mundo Encantado da Páscoa tem a cada ano apresentado novidades e cada vez mais beleza e diversão. Nesta quarta temporada, não será diferente.
Muita emoção e alegria para a criançada e adultos que apreciam um bom teatro.“Particularmente é um prazer participar de um evento tão importante como o Chocofest , agregando o trabalho da Cia. Teatro Novo na área do teatro infantil, tão importante para toda a família e, especialmente, com um tema que busca resgatar os valores da Páscoa, data referencial de solidariedade entre os homens”, avalia o diretor Ronald Radde.
Muita emoção e alegria para a criançada e adultos que apreciam um bom teatro.“Particularmente é um prazer participar de um evento tão importante como o Chocofest , agregando o trabalho da Cia. Teatro Novo na área do teatro infantil, tão importante para toda a família e, especialmente, com um tema que busca resgatar os valores da Páscoa, data referencial de solidariedade entre os homens”, avalia o diretor Ronald Radde.
CARNAVAL EM PERNAMBUCO
O Carnaval de Pernambuco bateu recordes de visitantes e de receita turística neste ano. Mais de 1.300.000 turistas e excursionistas brincaram a Folia de Momo nas principais cidades polo do Estado, o que representa um crescimento de 11% em relação a 2013, quando 1.222.000 visitantes participaram do Carnaval de Pernambuco. O aumento do público impactou positivamente na receita turística da festa. Em 2014, os turistas e excursionistas injetaram na economia pernambucana R$ 1.079 bilhão, um incremento de 7,3% em relação ao ano passado, quando eles deixaram R$ 1.005 bilhão no Estado. A ocupação hoteleira ficou em torno de 88% com destaque para a Região Metropolitana do Recife - RMR (93%) e para os municípios de Bonito, Camaragibe, Goiana, Moreno e Nazaré da Mata que tiveram 100% de ocupação. O gasto médio individual diário foi de R$ 165,00 e a permanência média ficou em nove dias.
Clique na imagem para ampliá-la
Os dados são resultado da pesquisa da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que revelou ainda o perfil do turista da RMR. São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas nacionais (26,26%), seguido do Rio de Janeiro (14,93%), Paraíba (9,84%) e Bahia (7,70%). Entre os estrangeiros, os principais mercados emissores foram Estados Unidos (14,91%), Alemanha (13,90%), Argentina (8,56%) e França (8,42%). O Carnaval de Pernambuco foi aprovado por 92% dos entrevistados, que avaliaram os atrativos, os equipamentos, os serviços e a infraestrutura turística. Prova disso é que 98% deles afirmaram que recomendariam o Carnaval para outras pessoas.
A pesquisa do Carnaval 2014 foi realizada pela Setur-PE, através da Unidade de Gestão da Informação da Empetur, que realizou uma pesquisa entre os dias 1º e 09 de março, no Aeroporto do Recife, Terminal Integrado de Passageiros, BR 101, BR 232, PE 60, nos polos de Águas Belas, Arcoverde, Barreiros, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Fernando de Noronha, Goiana, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo, Vitória de Santo Antão, além de Garanhuns em virtude do Festival de Jazz. Além da pesquisa presencial, a Empetur também fez um levantamento em toda rede hoteleira pelo telefone. A metodologia utilizada é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os números globais.
PARAÍBA - VISITA TÉCNICA
Um grupo de dez agentes de viagens argentinos chegou a João Pessoa nesta terça-feira (1º) para uma visita técnica de dois dias. Os agentes de viagens da operadora Infinitas vem a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Convention Bureau de João Pessoa, ABIH-PB e da empresa de receptivos Luck João Pessoa. Uma programação foi elaborada para apresentar os principais roteiros e atrativos turísticos paraibanos desde o Litoral ao Brejo. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que essa ação faz parte da estratégia de apresentar o ‘Destino Paraíba’ para o público argentino. Desde o ano passado, a PBTur, trade paraibano e a Embratur vêm implementando ações de divulgação do destino no país sul-americano. Esses agentes de viagens são das cidades de Mendoza, Córdoba e Buenos Aires. No ano passado, dois executivos de uma operadora argentina estiveram na Paraíba conhecendo seus atrativos turísticos e agora estão trazendo outros agentes de viagens. Em breve, estarão recebendo turistas portenhos em seu litoral, não tenho dúvidas.
Clique na imagem para ampliá-la
Os argentinos seguiram direto para o Hotel Tambaú e depois para o Cabo Branco Atlântico. Ruth Avelino comentou que, além de conhecer as belezas naturais, os agentes de viagens deverão visitar hotéis e restaurantes de João Pessoa e da Costa do Conde. Na parte da tarde, logo após o almoço, o grupo realizou uma visita aos hotéis Verde Green, em Tambaú, e Hardman, em Manaíra. Por volta das 17h, seguiram para a praia do Jacaré, em Cabedelo. Na quarta-feira (2), os argentinos conheceram a belíssima Costa do Conde, no Litoral Sul. Eles foram distribuídos em buggys que os levaram às principais praias, como Carapibus, Coqueirinho e Tambaba. Eles almoçaram nas dependências do Mussulo Resorts. Já a noite conheceram a estrutura do restaurante Marítimos. Na quinta-feira (3) pela manhã, o grupo retornou às suas cidades de origem.
Consolidado no calendário de eventos de turismo e negócios no Nordeste, o Festival do Turismo de João Pessoa, que realiza a sua quarta edição em outubro na Capital paraibana, apresentou um aumento no faturamento totalizando o crescimento de 49% nas vendas. Como parte deste resultado, alguns dos novos expositores confirmados recentemente são a companhia aérea TAP, MMTGapnet, Grupo Pontes, MSC Cruzeiros, Prefeitura do Rio de Janeiro (Riotur), Prefeitura de Canela e Club Med.
Clique na imagem para ampliá-la
Para o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J.S. Junior, o aumento é atribuído à última edição do Festival, que superou todas as expectativas da organização, inclusive a do número de agentes e operadores de turismo presentes no evento. “Somente no ano passado, recebemos mais de 900 agentes e operadores de turismo, enquanto esperávamos cerca de 700. Esse resultado contribuiu positivamente para o Festival e ocasionou um aumento na visibilidade do evento que já está refletindo nos números deste ano”, disse. Segundo ele, nesta edição é esperado um público de mais de mil agentes e operadores.
Clique na imagem para ampliá-la
Representantes do Festival do Turismo de João Pessoa estiveram presentes na 23ª edição da feira Brazil National Tourism Mart – BNTM Nordeste 2014, que aconteceu no Recife, no período de 27 a 30 de março. Na ocasião, o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J.S. Junior, concretizou a parceria com a TAP, companhia aérea internacional que estará presente na quarta edição, por meio do diretor de marketing da companhia, Francisco Guarisa, e o gerente regional, Gilberto Sabino. Ainda durante a feira, também foram iniciadas as negociações com a operadora de turismo Trend, em reunião com o diretor de Marketing e a gerente regional da Trend, Vitor Bauab e Rebeca Ferreira. De acordo com Claudio, a operadora já reservou um estande de mais de 75 metros quadrados no Festival em João Pessoa.
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes. Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento. Na última edição, recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.