quarta-feira, 9 de abril de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


ACIDENTE DA TAM

O Ministério Público pediu pena de até 24 anos de prisão para a ex-diretora da Anac Denise Abreu e para o ex-diretor da TAM Marco Aurélio Miranda, ao responsabilizá-los pelo acidente aéreo no Aeroporto de Congonhas em São Paulo com o voo JJ-3054, em 2007, que provocou a morte de 199 pessoas. O pedido está nas alegações finais entregues pelo órgão na última sexta-feira à Justiça Federal, onde tramita ação penal desde 2011. Subscritor do pedido, o procurador Rodrigo de Grandis também quer a alteração da imputação penal, de crime culposo para doloso, quando há intenção de matar.

MESMA COISA

Clique na imagem para ampliá-la

Tudo farinha do mesmo saco. TAM, INFRAERO, ANAC, AZUL, GOL, AVIANCA... O negócio dessa gente não é prestar serviços, mas visam acima de tudo, muito lucro. Começando pelas abusivas taxas de embarque e nos absurdos preços das passagens aéreas. Agora nem Tam, nem Azul e em poucos dias também a AVIANCA não fazem e não fará mais o trecho Florianópolis-Porto Alegre-Florianópolis. Agora para irmos até a Capital gaúcha só de GOL, pagando o olho da cara ou partindo e voltando de Navegantes, ou então, pior ainda - Floripa-São Paulo-Porto Alegre-São Paulo-Floripa. Uma viagem de 40 minutos passou a ter seis horas de duração, com muita sorte. A alegação da AVIANCA é que este trecho não da lucro. A aeronave sai apenas com metade dos lugares ocupados. A é ? Buemba Buemba, como diz o Macaco Simão, supermercado só vai vender o que tem saída imediata, isto é, feijão, arroz, sal, açúcar... Já se você precisar de um bom Bacalhau, que é caro, procure em Portugal ou na Noruega. É ou não é o País da piada pronta e da Copa do Mundo. E o pior é que Santa Catarina não tem nenhuma representatividade no congresso ou senado. Verdadeira nulidade os nossos políticos.

 
SANTUR PREMIADA
 
 
A Santur – Santa Catarina Turismo S/A, órgão estadual responsável pela promoção e divulgação do “Destino Santa Catarina” no país e no exterior, será homenageada em Goiânia durante o Centro-Oeste Tur Goiânia – Salão de Negócios Turísticos. O evento é uma feira de negócios dirigida exclusivamente aos profissionais de turismo. A previsão é receber, no dia 11 de abril, mais de 1000 agentes de viagens de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins. O prêmio, intitulado “Troféu Amigos do Centro-Oeste Tur”, é o reconhecimento pelo trabalho de promoção que a Santur realiza, além da importância que a atividade turista tem para o Estado de Santa Catarina. Além dos expositores nacionais e internacionais, operadoras de turismo, empresas de câmbio, companhias aéreas e hotéis, o destaque será o Salão de Turismo GLS, pela primeira vez na capital de Goiás, e para o Festival Gastronômico de Nova Veneza (SC), com degustações e apresentações típicas. A solenidade de premiação acontece neste dia 10 de abril, às 20h, no K Hotel, Av. Deputado Jaime Cecílio, 2550, Jardim Goiás, Goiânia/Go.
 
DONNA FASHION IGUATEMI
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
E começou mais uma semana da moda em floripa, o Donna Fashion Iguatemi, que retorna sob a batuTa da fera Kênia Costa e seu fiel escudeiro Julio Stacio, que sabem muito e isso, para nós jornalista/fotógrafos muda, e muito, para melhor, pois temos espaço, tudo funciona redondo, inclusive o próprio local dos desfiles. A coach Vanessa Tobias abriu a programação de palestras conversando com mais de 200 pessoas sobre O Papel da Mulher Moderna. “Os obstáculos da vida são inevitáveis. O fundamental é superarmos as dificuldades com dignidade e buscar sempre uma forma de, a partir disso, contribuir para melhorar o mundo”. Vanessa mostrou como os fatos podem ensinar as pessoas a se tornarem melhores e aproveitou para reforçar conceitos para uma vida melhor. Por exemplo: a partir de um exemplo simples – sua atuação como capitã no time de vôlei da escola – a coach defendeu que o verdadeiro líder é aquele que não brilha sozinho, mas faz os outros “jogarem melhor” e brilhar. Além disso, disse que as pessoas devem sempre “validar” o outro, elogiando as pessoas com quem tem qualquer relacionamento, e priorizar relações que as façam felizes. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Já o maquiador Fernando Torquatto recebeu convidados VIPs durante para um workshop exclusivo da marca O Boticário, e apresentou a nova linha de maquiagem em parceria com o estilista Ronaldo Fraga. Barroco Tropical, da Make B., traz itens de maquiagem, perfume e acessórios assinados pelo designer mineiro, que também vai participar do Donna Fashion Iguatemi, em uma palestra nesta quarta-feira (09). Os produtos da linha foram criados em parceria com Torquatto, maquiador de O Boticário.  No workshop, Torquatto logo elogiou Florianópolis e a beleza das mulheres da plateia. Em uma demonstração da nova linha da Make B., testou os produtos na blogueira Amanda Sasso e deu dicas de como valorizar olhos e sobrancelhas. “O legal da maquiagem é que, além de colorir, ela equilibra e redimensiona o rosto”, revela o make-up artist. Sobre a escolha das cores e texturas da linha Barroco Tropical, Torquatto conta que buscou elementos que remetem à nobreza. “Também criamos os tons pensando que eles devem harmonizar com diferentes tons de pele, para ficarem lindos em todas”, conta o maquiador, que também revelou que gosta de participar de encontros diretos com o público: “Quero levar informação para o maior número de mulheres possível”, finaliza. Para ver todas as fotos do primeiro dia de desfiles, CLIQUE AQUI.
 
MAIOR COELHO DO MUNDO
 
 
Iniciou nesta semana a construção do maior coelho de chocolate do mundo. Em parceria com o Senac, o Chocofest entrará para o Guinness Book, pois será palco desta incrível criação. Com quatro metros de altura, dois de largura e 1,70 de profundidade, a equipe do Senac-RS está preparando a atração. A peça, que é maciça e pesará cerca de cinco toneladas, será inaugurada no dia 12 de abril. O coelho está sendo elaborado pela equipe de Gastronomia do Senac-RS e pretende trazer de volta ao Brasil o recorde de maior coelho de chocolate do mundo, pelo Guinness World Records, perdido, em 2010, para a África do Sul, na cidade de Sandton, com uma escultura de aproximadamente três toneladas. Além disso, o coelho estará com uniforme de futebol e uma bola no pé para homenagear a Copa do Mundo no País.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para a construção do coelho, que levará oito dias, foi realizado um estudo para que a qualidade do chocolate seja mantida, além de todos os procedimentos de higienização. Mais de 20 pessoas estão envolvidas desde a concepção até a finalização da peça, que será conservada a uma temperatura de 18ºC, numa caixa construída especialmente para abrigá-la. O projeto conta com a parceria do DoParke, empresa gramadense que fornecerá todo o chocolate para a produção, e com o apoio da Gramado Injetados, que desenvolveu as plantas para a montagem do projeto. “Queremos unir o chocolate, alimento característico da região, às técnicas a serem passadas aos alunos, ou seja, ensinar praticando, além de proporcionar aos visitantes do Chocofest algo diferente, mas inserido no espírito desses grandes eventos como festa do chocolate e a Copa do Mundo”, destaca o Diretor Regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa. O coelho poderá ser admirado de 12 a 20 de abril, na Rua Coberta, em Gramado.
 
BNT MERCOSUL
 
Durante os dias 23 e 24 de maio atrações e destinos turísticos serão apresentados na 20ª BNT Mercosul no Beto Carrero World, em Penha, SC. O evento, considerado um dos mais completos do gênero da América Latina, trará aos mais de 5 mil agentes e operadores de todo o Mercosul novidades turísticas e a oportunidade de bons negócios aos profissionais da área. 
 
ESPAÇO MADAGASCAR
 
 
Após parceria entre o Beto Carrero World e a DreamWorks Animation - anunciada na BNT Mercosul do ano anterior, os personagens do filme Madagascar voltam à feira de turismo para apresentar a mais nova atração do parque: um espaço voltado totalmente a eles. Em uma área com mais de 25 mil metros quadrados, a primeira do gênero na América Latina, traz aos visitantes o show Madagascar Circus Show – baseado no filme Madagascar 3: Os Procurados - e um passeio cheio de aventura o Madagascar Crazy River Adventure. A nova área oferece ainda opções de compras além da oportunidade de encontrar os personagens ao vivo. Durante os dias da BNT Mercosul os jornalistas, agentes e operadores se encontrarão com Alex, Martin, Glória e Melman entre um estande e outro já que os personagens devem transitar na feira.
 
TURISMO EM DUAS RODAS
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Sem precisar de guia, o trajeto de bicicleta reúne paisagens litorâneas e rurais de Santa Catarina em um percurso de 270 quilômetros e permite aos ciclistas 
conhecerem onze cidades e diferentes culturas. É possível adicionar ao roteiro a prática de atividades como caminhadas, mergulho, caiaque, surfe, windsurfe, voos de ultraleve, entre outras, de acordo com o ritmo do grupo. O ponto de partida para o passeio que dura em média seis dias é a badalada cidade de Balneário Camboriú. Os turistas que se aventurarem nesse circuito poderão conhecer ainda as cidades de Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo, Camboriú, Ilhota e Luís Alves. O trajeto do cicloturismo da Costa Verde & Mar é o primeiro do Brasil a integrar paisagens rurais com o litoral.
 
DESTINOS DE INVERNO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Quando o assunto é neve ou férias de inverno a Argentina é uma das grandes preferências dos turistas brasileiros. Conhecida por seus modernos centros de esqui além de paisagens de tirar o fôlego há destinos para todos os gostos. Para os apreciadores de um bom vinho e suas harmonizações, Mendoza localizada no oeste da Argentina, e conta com diversas atrações da enogastronomia, além de poder passear pela região que fica distante cerca de 120 km do pico do Aconcágua. Ushuaia, no extremo da Patagônia oferece diversas opções de turismo de aventura como esqui, trenó e cross-country esqui. Bariloche com seus modernos centros de esqui é outra opção de destino para todas as idades com opções de diversão para os iniciantes no esporte até os mais experientes. Estes e outros destinos poderão ser consultados no estande da Argentina representada pelo INPROTUR (Instituto Nacional de Promoção Turística). Para conhecer esses e outros destinos argentinos, visite o site www.argentina.travel/pt.
 
ROTEIROS GAÚCHOS
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Opções para todos perfis de público são encontradas no Rio Grande do Sul. Os roteiros vão desde passeios culturais para conhecer a história da imigração, esportes radicais, visita a cânions e cachoeiras, observação de aves, até rotas gastronômicas e rurais. A grande novidade vem da serra gaúcha, a Rota Rural Encantos de Eulália de Bento Gonçalves criada no ano passado. Faz parte do roteiro da linha Eulália aventura, lazer, passeios culturais, hospedagem, gastronomia típica italiana além da degustação dos tradicionais vinhos fabricados na região.

PROJETOS EM CONJUNTO
Clique na imagem para ampliá-la

A Secretaria de Assistência Social e Habitação e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Canela estão trabalhando em parceria para desenvolver alguns projetos em favor da comunidade local e do turista. Uma dessas ações foi o aproveitamento de materiais que seriam descartados pela Secretaria de Turismo, como por exemplo as 4 mil capas utilizadas nas cadeiras durante a apresentação do espetáculo "Simplesmente Natal" durante a programação do 26º Sonho de Natal de Canela no ano de 2013, pois as mesmas possuíam estampas que não poderiam ser utilizadas nos próximos anos. O material foi doado à Secretaria de Assistência Social , para que a mesma utilizasse este material nas oficinas que são realizadas nos Centros de Atendimento Psicossocial. O material serve como terapia às pessoas dos Centros de Convivência que confeccionaram lixos veiculares durante as oficinas, para depois serem distribuídos aos turistas na Central de Informações Turísticas de Canela, valorizando e trabalhando a autoestima deles, comenta a Secretaria de Assistência Social, Solange Aguiar.

Clique na imagem para ampliá-la

Outra oficina que vem sendo desenvolvida é a confecção de materiais para a decoração dos espaços de convivência da Secretaria de Assistência Social e a confecção de sacolas recicláveis com os baners dos eventos do Município. Aproveitando os diversos eventos que ocorrem na cidade de Canela, através da captação de empresas privadas, trazendo ao Município um público diferenciado, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Canela vem trabalhando através de ações, sendo apresentado os atrativos turísticos da cidade através da entrega de Kits com o material institucional. Uma dessas ações ocorreu durante a realização do Jantar WONCA e IV Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado na Cervejaria do Farol, onde foram entregues mais de 100 materiais para os participantes.

SANTA CATARINA
 
 
Ganhador do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2013/2014 pelo sétimo ano consecutivo, o estado de Santa Catarina concentra roteiros e atrativos turísticos que agradam os turistas mais exigentes. Conta com dez regiões turísticas – Grande Florianópolis, Serra Catarinense, Caminho dos Cânions, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Caminhos da Fronteira, Caminho dos Príncipes, Grande Oeste, Vale Europeu e Vale do Contestado. As praias de Florianópolis, a cultura alemã celebrada através da tradicional Oktoberfest em Blumenau, a badalada Balneário Camboriú no litoral norte e mesmo a bela Piçarras com sua colônia de pescadores e cultura açoriana, são algumas das opções de roteiros que fazem o estado receber turistas o ano inteiro.
 
 
MINAS GERAIS
 
Com 853 municípios e mais de cinco mil distritos e povoados Minas Gerais possui atrativos históricos, culturais, além de gastronomia típica e belezas naturais. Cidades históricas com grandes acervos arquitetônicos e artísticos no estilo barroco, estâncias hidrominerais, parques e grutas são alguns dos atrativos do estado. A capital Belo Horizonte, a terceira maior cidade do Brasil, atrai turistas por combinar o tradicional e contemporâneo com a hospitalidade dos mineiros. Totalmente arborizada conta com diversas praças, jardins e parques. Conhecida pelo “ar da boemia” por abranger diversos estilos culturais – seja na dança, música, teatro e artes – é considerada a capital latino-americana dos bares.
 
TURISMO CARIOCA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Visitas ao Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Arcos da Lapa, Palácio do Catete, Lagoa Rodrigo de Freitas entre outros passeios do Rio de Janeiro serão apresentados na 20ª BNT Mercosul. Já a charmosa Petrópolis é conhecida por ter abrigado por muitos anos a Família Real portuguesa. A cidade com sua natureza exuberante possui centro histórico e museus que abrigam parte da história do país. Distante cerca de 170 km do Rio de Janeiro, Rio das Ostras com suas 15 praias encanta os diversos perfis, desde os que preferem o mar calmo ao mais agitado para a prática do surfe. Museus, centros culturais e feiras de artesanato também fazem parte da programação dos visitantes.

FESTIVAL DE TURISMO JPA
Clique na imagem para ampliá-la

Atuando na Paraíba há mais de vinte anos, a Rede de Hotéis Ouro Branco integra o time de expositores da quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de turismo e negócios em número de participantes do Nordeste. Responsável pela gestão de cinco hotéis -Ouro Branco Praia Hotel e Igatu Praia Hotel, em João Pessoa; Hotel do Vale e Onigrat Hotel, em Campina Grande; e o Ouro Branco Maceió, no Estado de Alagoas -, o Grupo Ouro Branco apresentará no evento a sua nova unidade. “Estaremos divulgando o Confortel, que será inaugurado em breve em Campina Grande, no bairro do Bodocongó”, adiantou o diretor comercial do Grupo, Michel Targino.

Clique na imagem para ampliá-la

Ainda segundo o diretor, a participação no evento ocasiona um aumento de visibilidade dos hotéis da rede, inclusive das unidades que não estão presente em João Pessoa.  “Atuamos hoje como uma das maiores redes de hotéis da Paraíba, e investimos em treinamentos com os nossos colaboradores para que os clientes fiquem satisfeitos não só com as nossas acomodações, mas também com o atendimento”, completou.


O Festival do Turismo de João Pessoa é voltado exclusivamente para agentes e operadores de turismo. Considerado o maior do segmento no Nordeste pelo número de participantes, acontece nos dias nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima. Consolidado no calendário de eventos da Capital paraibana, o Festival recebeu no ano passado mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.
 
BUENOS AIRES
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Está preta a situação em Buenos Aires e fazer turismo por lá é um grande risco, tanto que à província de Buenos Aires decretou "estado de emergência" por doze meses, em meio à crise de segurança da região, composta pela capital argentina e outros 133 municípios, onde vivem cerca de 15,6 milhões de pessoas, ou quase 40% da população do país. Segundo informações do jornal Clarín, são registrados quatro assassinatos por dia em Buenos Aires. De cada dez casos, seis foram com o uso de revólver, pistola, escopeta ou outra arma letal. O periódico considerou a medida do governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, "uma tentativa desesperada de evitar o risco de colapso na gestão política". 
 
DINAMISMO
 
O governador explicou que a decisão tem como objetivo "agilizar" os recursos materiais e humanos para enfrentar a situação. "Esta declaração de emergência servirá para aplicar todo o peso de um Estado presente aos assassinos e delinquentes. Temos que ser dinâmicos para perseguir, capturar e encarcerar os criminosos", disse, segundo o jornal La Nación. Ao anunciar o estado de emergência, o governador também afirmou que destinará 600 milhões de pesos para equipar as forças policiais da província, recursos que virão do Banco Provincia, e convocará 5 mil policiais aposentados para tarefas de prevenção e repressão. Scioli também explicou que a convocação é por um ano, até que novos policiais sejam formados. O governador também convocou "todas as forças políticas" para a realização de "esforços conjuntos" contra o crime e anunciou o envio de projetos de lei relacionados à segurança ao legislativo. "Não podemos seguir brigando entre as forças políticas. Se trata de defender a vida, nada menos. Não há espaço para egoísmos políticos", afirmou Scioli, segundo o Clarín.
INVADINDO A PRAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realizou a ação promocional “Pernambuco vai invadir sua praia” em cinco capitais do Nordeste (João Pessoa, Fortaleza, Salvador, Maceió e Natal) e em duas grandes cidades do Sudeste: Rio de Janeiro e Campinas. Ao total, foram “invadidos” mais de 15 locais, entre eles: A barraca Crocobeach, na Praia do Futuro (Fortaleze-CE); Praia de Ponta Negra (Natal-RN); Praia do Flamengo (Salvador-BA); Feirinha de Artesanato e Orla de Tambaú (João Pessoa-PB); Praia da Pajuçara (Maceió-AL); Praia de Copacabana (Rio de  Janeiro-RJ) e Parque Taquaral (Campinas-SP). Em virtude do grande sucesso da ação, a Empetur decidiu repeti-la no próximo final de semana (11 a 13/04), nas mesmas cidades.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A ação consiste em uma blitz nos points e lugares badalados das cidades, promovendo Pernambuco de forma leve e divertida. A “invasão” começa quando promotores chegam aos locais com walkmidias (mídias móveis) e abordam o público presente com plaquinhas do Curta Pernambuco que serão usadas para tirar fotos e publicá-las nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram), utilizando a hashtag #CurtaPE. Também haverá brincadeiras e distribuição de brindes, além da divulgação da gastronomia pernambucana, por meio dos bolos de rolo e picolés customizados.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante as “invasões”, foram distribuídos vouchers no valor de R$ 100,00 para serem utilizados na compra de pacotes da operadora Azul Viagens para Pernambuco. Em parceria com a Zeca’s Sorvetes, foi criado o picolé “Pernambuco é só chegar!” nos sabores das frutas típicas do Estado, como coco, graviola, limão, goiaba e cajá. “A escolha das cidades não foi aleatória e isso foi notado com o sucesso que foi o primeiro final de semana do projeto. As pessoas participando e se divertindo com a invasão pernambucana, levamos o colorido e a animação do Estado e pretendemos repetir no próximo final de semana”, explicou o presidente da Empetur, André Correia.
 
BELLA DA SEMANA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Estreou nesta ultima segunda-feira, dia 7, o ensaio da modelo Júnia Cabral no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Estudante de Moda e Teatro em São Paulo (SP), a gaúcha de São Leopoldo (RS) mantém o corpo esculpido com alimentação balanceada, corrida e pilates. As fotos são de Sergio Saraiva.
 
ENCANTADOR DE CÃES
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No dia 10 de maio, acontece o lançamento à imprensa e convidados amigos dos animais do primeiro curso de Psicologia Canina que será realizado no Instituto Sierra e está programado para os dias 17 e 18 de maio, ministrado por Roberto Mayer, “O Encantador de Cães Brasileiro”. Trata-se da reabilitação de cães e seus donos, seguindo os ensinamentos do seu mestre Cesar Millan, e conta com a prestigiada presença da mexicana Adrianna Barnes, que foi diretora por 15 anos do Dog Psychological Center, do próprio César nos EUA. O curso serve para construir um relacionamento equilibrado e eliminar os principais problemas entre humanos e seus cães. Os participantes podem levar os seus peludos ou buscar no Instituto Sierra um com o mesmo perfil. “Será uma oportunidade para os animais e pessoas! Estou muito feliz com a parceria.” destaca Marisa Tissot, diretora do Instituto.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Roberto conviveu com cães desde sua infância, quando criança seus pais levaram para casa a cachorra Susi, uma pastora alemã que cuidava dele enquanto brincava. Ele também recolhia os cães na rua e os levava para sua casa, sua mãe já sabia que ao chegar e vê-lo de banho tomado, sabia que teria mais um cão resgatado, que em breve seria encaminhado para novos lares. Aos 20 anos Roberto decide ser um adestrador profissional e começa a fazer cursos na área. Ao conhecer o trabalho de Cesar Millan, identificou-se imediatamente com os métodos usados por ele e nasceu aí uma grande admiração e uma busca constante em aprender e entender melhor o mundo canino, usando a energia calma e assertiva.
 
INSTITUTO SIERRA
 
O local escolhido para os cursos de Roberto Mayer em Gramado está localizado na Linha Bonita, no interior da cidade, onde a natureza e a paz criam um ambiente perfeito para o bem estar dos animais e pessoas. O Instituto Sierra não possui fins lucrativos e abriga animais carentes, os encaminhando para a adoção consciente, numa iniciativa dos empresários Marisa e André Tissot, da Sierra Móveis. Em três anos, passaram mais de mil animais pelo local e centenas foram encaminhados a um novo lar. A missão do Instituto Sierra é promover a convivência harmoniosa entre as pessoas e os animais, através da educação e conscientização, respeito aos direitos dos animais e à cidadania. Mais informações sobre o Instituto Sierra e também sobre a adoção podem ser obtidas através do site www.institutosierra.com.br. As inscrições para o curso de Psicologia Canina são limitadas e devem ser feitas pelo e.mail: assessoria@robertomayer.com.br ou pelo fone: 53.9932.2341 e 55.3537.4803.
SABORES VENEZIANOS

 
A respeito dos Sabores Venezianos, a super RP do Serrano Resort e o gerente geral Carlos marin dão uma tremenda dica ao casal vencedor da viagem a Roma durante o jantar temático SABORES VENEZIANOS que acontece neste final de semana. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Conhecer a famosa Fontana di Trevi, a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Projetada por Nicole Salvi e construída em 1735, essa fonte está situada no cruzamento de três ruas e faz parte da história da cidade. Imperdível!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



ENCATHO & EXPOTEL
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho rterminou nesta última sexta-feira em Florianópolis, no CentroSul. O evento se constitui em uma reunião para tratar de assuntos de interesse do setor  através da troca de informações técnicas e tecnológicas; apresentação de propostas de evolução, inovações em equipamentos e atualização do segmento. O encontro foi composto por 08 eventos – Palestras, Cases, Painéis, Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, Momento Hoteleiro e a Exprotel, tendo como público-alvo empresários, profissionais, mídia, estudantes e fornecedores dos hotéis, pousadas, motéis, restaurantes, bares e similares associados ou não à ABIH-SC. 
 
          Clique na imagem para ampliá-la
   
A abertura oficial aconteceu com a presença de autoridades empresarias, políticas e do trade turístico. Fizeram parte da mesa Bruno Breithaupt, Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO); Enrico Fermi Torquato Fontes, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Estanislau Bresolin, Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina; Valdir Rubens Walendowski, Secretário de Estado  de  Turismo, Cultura e Esporte (SANTUR) e Presidente da SANTUR; Maria Claudia Evangelista, Secretária Municipal de Turismo Cultura e Esporte (SETUR), entre outras autoridades. Para ver todas as fotos do evento clique aqui.
 
PASCOA NO INFINITY BLUE
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante o mês da Páscoa, o SPA Infinity Blue, oferece sugestões temáticas de tratamentos estéticos e relaxantes para as variadas faixas etárias, aberto ao público e aos hóspedes do resort. Entre as alternativas, estão: a terapia Fondue de Chocolate para os adultos e a terapia Kids Chocolate para as crianças. Se chocolate já é uma delícia ao paladar, imagine em um tratamento de beleza. Considerado uma rica fonte de hidratação, nutrição e proteção para a pele, pode ser um aliado para revitalizar e relaxar o corpo. “É um tratamento indicado para quem deseja relaxar e obter uma hidratação intensa além de prevenir o envelhecimento da pele”, explica a gerente do SPA Liane de Souza.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Terapia de Fondue de Chocolate é considerada como uma chocolaterapia corporal já que o cliente é envolvido por fondue de chocolate. Durante uma hora ele recebe o tratamento de drenagem facial além de banho aromático e relaxante. Durante a terapia é servido espetinho de frutas banhadas em chocolate. As crianças além de se divertirem em uma sala especialmente decorada com o tema da Páscoa podem se deliciar com um banho de chocolate. Além disso, também está incluída uma esfoliação e massagem de chocolate específicas para a idade. E para deixar o momento mais doce é servido milkshake com Ovomaltine e, ao final, os pequenos recebem ovos de Páscoa com surpresa como cortesia. Reservas podem ser realizadas pelo telefone (47) 3261-0393 ou e-mail spa@infinityblue.com.br.
 
 
FESTURIS EM PORTUGAL
 
 
Cada vez mais o Festuris leva o nome de Gramado e do Rio Grande do Sul para os quatro cantos do mundo. Na última semana, a diretora do evento Marta Rossi esteve presente em duas das principais feiras mundiais do setor turístico, a BTL, que ocorre em Lisboa, Portugal, e a ITB Berlim, na Alemanha. Ambos eventos servem para aproximar o evento gaúcho dos empresários do ramo em escala mundial e prospectar ainda mais expositores internacionais para o evento.
Malbec, endereço gastronômico obrigatório em Gramado

MAIOR PÁSCOA DO BRASIL

Clique na imagem para ampliá-la

"Era uma vez um coelho com orelhas pontudas, bochechas cor de rosa, paleto coberto de doces coloridos e um sorriso encantador. Assim é o Conde Guloseima, o divertido Coelho da Páscoa que mora em Gramado e todos os anos transforma a cidade em uma grande festa”. Mais uma vez Gramado se transformou em um mundo mágico, lúdico e religioso e, durante os próximos 17 dias, intensa programação envolverá toda a cidade além dos milhares de turistas. Um evento que engloba o lúdico e o religioso, apresentando a seus visitantes desfiles temáticos, musicais, espetáculos teatrais, oficinas de sustentabilidade, mini fábrica de chocolate, caravanas de Páscoa, maquiagem de chocolate, além do Gramado Aleluia. Conde Guloseima e sua turma transforma Gramado no mundo da Páscoa e ainda apresenta seu novo amigo, o Coelho Gaudério, que trás  para o Chocofest um pouco da cultura gaúcha, para mostrar o mundo infantil de nosso Estado. O Chocofest – Páscoa em Gramado iniciou hoje nesta última sexta-feira, 3 de abril, com um preview do espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”.

Clique na imagem para ampliá-la

Além das atrações, o evento em 2014 conta com uma decoração ainda mais encantadora. Além de muito chocolate, ovos de páscoa e coelhos, o grupo de artistas plásticos Paralelo da Arte, utilizando o tema Páscoa e sua simbologia, desenvolveram uma cenografia a qual deram o nome de Árvore do Renascer. A obra de arte está montada na Praça das Etnias de Gramado. Ela consiste em uma árvore aparentemente morta, onde pequenas famílias de coelhos, que simbolizam a fertilidade, representarão as diferentes etnias dos cinco continentes. Os coelhos são feitos de concreto e as cores primárias foram eleitas para dar o tom da Árvore do Renascer, como se fosse o DNA que liga os coelhos à árvore. Juntamente com a árvore, surge como novidade a nova decoração da principal rótula da cidade, que trás o casal de coelhos anfitriões, Conde Guloseima e Condessa Doçura, dançando para os visitantes. Veja todas as fotos da abertura clicando aqui.

BETO CARRERO WORLD

Clique na imagem para ampliá-la

Gramado foi Às ruas neste sábado para o principal evento da páscoa, o Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”. Arquibancadas lotadas e a cidade é puro perfume de chocolate. Neste ano com um reforço a mais que literalmente levantou a galera. Os personagens do Beto Carrero World, Shrek e sua turma, participaram e irão participar até o final da Chocofest, de todos os desfiles que conta com 290 pessoas em seu elenco e tem alas em homenagem a cultura gaúcha e a Copa do Mundo.

Clique na imagem para ampliá-la

Já neste domingo é a vez da Parada do Conde Guloseima, que será realizada na Avenida Borges de Medeiros, um grande espetáculo conhecido pela apresentação de um flash mob, e nesta edição vai trazer um novo personagem do Chocofest, o Coelho Gaudério. Buscando mostrar aos visitantes a cultura gaúcha, 20 dançarinos caracterizados pelo folclore rio-grandense apresentarão a “lenda” do Coelho Gaudério, através de declamação, música e dança. Chega de escrever e curtam as fotos que valem por mil palavras. Para ver todas as fotos
 CLIQUE AQUI 

MAIOR COELHO DO MUNDO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Com quatro metros de altura, dois de largura e 1,70 de profundidade, o Senac-RS está preparando o maior coelho de chocolate do mundo. A peça, que é maciça e pesará cerca de cinco toneladas, será inaugurada no dia 12 de abril, durante a Chocofest, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Para atestar o título, o representante do Guinness World Records na América Latina, Ralph Hannah, virá ao Brasil conferir a obra. O coelho será elaborado pela equipe de Gastronomia do Senac-RS e pretende trazer de volta ao Brasil o recorde de maior coelho de chocolate do mundo, pelo Guinness World Records, perdido, em 2010, para a África do Sul, na cidade de Sandton, com uma escultura de aproximadamente três toneladas. Além disso, o coelho estará com uniforme de futebol e uma bola no pé para homenagear a Copa do Mundo no País.
 
 
Para a construção do coelho, que levará oito dias, foi realizado um estudo para que a qualidade do chocolate seja mantida, além de todos os procedimentos de higienização. Mais de 20 pessoas estão envolvidas desde a concepção até a finalização da peça, que será conservada a uma temperatura de 18ºC, numa caixa construída especialmente para abrigá-la. O projeto conta com a parceria do DoParke, empresa gramadense que fornecerá todo o chocolate para a produção, e com o apoio da Gramado Injetados, que desenvolveu as plantas para a montagem do projeto. “Queremos unir o chocolate, alimento característico da região, às técnicas a serem passadas aos alunos, ou seja, ensinar praticando, além de proporcionar aos visitantes do Chocofest algo diferente, mas inserido no espírito desses grandes eventos como festa do chocolate e a Copa do Mundo”, destaca o Diretor Regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa. O coelho poderá ser admirado de 12 a 20 de abril, na Rua Coberta, em Gramado.
 
BUSTOUR NO CHOCOFEST
 
 
Como sempre, estou encantado com Gramado, que ganha um colorido especial com o Chocofest. Ovos, guirlandas e coelhos estarão espalhados pelas ruas da cidade e diversas atrações estão programadas para o período. A grande novidade para esta edição do evento é o Chocobus, um passeio pelas ruas da cidade a bordo do BusTour. Graças a esta parceria inédita com o Chocofest, o público poderá apreciar a beleza da Serra Gaúcha vista de cima - por se tratar de um ônibus panorâmico, numa jornada encantadora pela cidade, com paradas garantidas na Vila de Páscoa e na fábrica de chocolates Lugano. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para entrar no clima do Chocofest, o BusTour foi tematizado e recebeu nova identificação visual, além do motorista e da monitora, que aderiram a proposta lúdica e estarão usando orelhinhas de coelho durante todo o período do evento. Os ingressos para o ChocoBus podem ser adquiridos na bilheteria do Chocofest ou nas lojas da Brocker Turismo Gramado e Canela. O BusTour conta com quatro ônibus iguais e opera atualmente com apenas três, em função da otimização das rotas e horários na baixa temporada. Nos meses de abril, maio, agosto, setembro e outubro, um dos ônibus do BusTour estará disponível para eventos corporativos, de incentivo, convenções e demais atividades pertinentes. A grande vantagem deste serviço exclusivo é a possibilidade de personalização das rotas e tematização do ônibus de acordo com a proposta do evento. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
As operadoras  de  turismo  premiadas  com  o  “Troféu  Infinito”,  reconhecimento oferecido  pela  Brocker  Turismo  para  as  empresas  que  mais  geraram  negócios  para a  serra  gaúcha  em  2013,  passarão  a  contar  a  partir  do  mês  de  abril  com um  novo produto, o “BusTour Infinito”. Trata-se de um benefício exclusivo oferecido a estas operadoras parceiras da Brocker Turismo,  onde  o  passageiro  que  adquirir  um  dos  pacotes  para  a  serra  gaúcha  com um ticket para um dia do BusTour já incluso, poderá utilizá-lo durante todo o período de sua estadia na região, seja por dois, três, quatro, ou quantos dias permanecer em Gramado e Canela,  de acordo com os dias e horários disponíveis do BusTour. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
“Esta é a  oportunidade  para  o  turista  usufruir  de  um  serviço  pioneiro  na  região mas reconhecido  nas  principais  cidades  turísticas  do  mundo.  O  sistema  hop on hop off oferece  inúmeras  vantagens,  como  descontos  nos atrativos,  liberdade  na  escolha  do roteiro, informações e dicas, sem contar com a possibilidade de comprovar que vista de  cima,  a  serra  realmente  é  muito  mais  bonita”,  enfatiza  Adriane  Brocker  Boeira, diretora da Brocker Turismo. O  benefício  do “BusTour  Infinito” é  uma  oferta  exclusiva  para  as operadoras  que receberam  o  “Troféu  Infinito”  em  2013,  são  elas:  Tam  Viagens,  Visual  Turismo, Azul  Viagens,  Tourlines,  Flytour  Viagens, Marsans  Brasil,  Viagens  Master,  MGM Operadora, Turise,  Luxtravel,  Pontal  Turismo,  Maxtour,  Nascimento  Turismo  e 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Com sistema hop-on hop-off (embarque e desembarque livre), o BusTour é um ônibus panorâmico  que  percorre  os  principais atrativos  turísticos  de  Canela e Gramado,  um diferencial para o turismo regional, como alternativa de passeio que dá a possibilidade de  permanecer  o  tempo  que  a  passageiro  quiser  em  cada  atrativo,  de  acordo  com os  horários  disponíveis  no  sistema,  já  que  o ticket é  diário,  sem  número  definido  de embarques e desembarques. O  Bustour  circula  pelas  rotas  (azul  e  verde)  a  cada  40  min  e  1h30min aproximadamente,  de  acordo  com  os  horários  informados  na  compra  do  ticket.  O passageiro do BusTour também tem vantagens nos pontos de parada do ônibus, como parques,  museus,  shows  e  locais,  usufruindo  de  descontos  e  benefícios  especiais nestes locais. O  projeto  é  pioneiro  na  região  e  tem  parceria  com  a  Citral  Turismo.  Demais informações  sobre  o  serviço,  como  rotas  e  horários  podem  ser  consultados  no  site www.bustour.com.br.

 
SABORES VENEZIANOS
 
 
E como se não bastasse esse evento fenomenal que é o Chocofest, minha casa em Gramado, o Serrano Resort ainda promove no próximo sábado, dando mais tom, sabor e tempero com o já internacional evento "Sabores do Mundo". Desta vez a comida italiana estará na mesa. Se você não fez sua fez tua reserva, faça imediatamente, restam apenas alguns ingressos.  
 
POUSADA DON RAMON
 
O “MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. A Don Ramon Pousada & Spa Relaxante foi a grande vencedora da noite da etapa estadual, que ocorreu em Dezembro de 2013, ganhando o premio de melhor empresa do estado  no segmento de turismo e também de destaque de Responsabilidade Social, lembrando que a Don Ramon Pousada & Spa Relaxante é a primeira empresa em seu segmento de atuação a ser reconhecida nacionalmente pelo In Metro como Sustentável, através da norma ABNT NBR 15.401. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Classificou-se, desta forma, para etapa nacional de premiação, representando o estado do Rio Grande do Sul, em evento Nacional que aconteceu em Brasília /DF, onde reconheceu as melhores empresas do País em Qualidade, Produtividade e Excelência em seus produtos e serviços desenvolvidos. Esta premiação realizada por Grupo Gerdau, FNQ ( Fundação Nacional de Qualidade ), MBC ( Movimento Brasil Competitivo) e SEBRAE com patrocínio do Governo Federal Brasileiro e Petrobras,  onde contou com  93.000,00 empresas inscritas.
O melhor bistrôt de Canela
INVADINHO A PRAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A partir deste final de semana (04/04), a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realiza a ação promocional “Pernambuco vai invadir sua praia” em cinco capitais do Nordeste (João Pessoa, Fortaleza, Salvador, Maceió e Natal) e em duas grandes cidades do Sudeste: Rio de Janeiro e Campinas. A ação consiste em uma blitz nos points e lugares badalados das cidades, promovendo Pernambuco de forma leve e divertida. A “invasão” começa quando promotores chegam aos locais com walkmidias (mídias móveis) e abordam o público presente com plaquinhas do Curta Pernambuco que serão usadas para tirar fotos e publicá-las nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram), utilizando a hashtag #CurtaPE.
 
 
Também haverá brincadeiras e distribuição de brindes, além da divulgação da gastronomia pernambucana, por meio dos bolos de rolo e picolés customizados. Ao total, mais de 30 locais serão invadidos, entre eles: Mucuripe Club (CE), Praia da Devassa Beach Club, Via Costeira (RN), Praia de Stella Mares (BA), Feirinha de artesanato e Orla de Tambaú (PB), Praia da Pajuçara (AL), Praia de Copacabana (RJ) e Parque Taquaral, em Campinas (SP). Durante as “invasões”, serão distribuídos vouchers no valor de R$ 100,00 para serem utilizados na compra de pacotes da operadora Azul Viagens para Pernambuco. Em parceria com a Zeca’s Sorvetes, foi criado o picolé “Pernambuco é só chegar!” nos sabores das frutas típicas do Estado, como coco, graviola, limão, goiaba e cajá.
 
 
“A escolha das cidades não foi aleatória. Levamos em consideração o perfil do turista que visita Pernambuco. De acordo com nossas pesquisas, 40% dos turistas nacionais que vêm ao Estado são provenientes da região Nordeste. Em seguida, a região Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro” explicou o presidente da Empetur, André Correia. A ação acontece simultaneamente nos dias 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de abril nas cidades escolhidas. As blitzes serão realizadas pela manhã nas praias/parques e pela noite em bares e boates de grande movimentação.


VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel




Mudanças no Festival de Dança

A 32ª edição do Festival de Dança de Joinville terá várias mudanças e a principal está nas datas. Em função da realização da Copa do Mundo no Brasil, o calendário do evento foi alterado para ter início na terceira semana de julho, no dia 23, e se estende até 2 de agosto, mantendo os 11 dias de evento. Devido à mudança no cronograma, a Coordenação do Festival decidiu também alterar as datas de vendas dos ingressos, adiantando o período para compras. Neste ano, as vendas começaram  com o atendimento exclusivo do Sócio Mais, de 3 a 9 de abril. O público em geral poderá efetuar a compra a partir de 11 de abril. Pelo site, a venda será feita de abril a julho. A expectativa é 230 mil pessoas passem pelo Festival. 

Noites Competitivas

Haverá mudança no formato das Noites Competitivas. O espetáculo passa a ter apresentações de dois gêneros distintos, tanto na primeira parte da noite, como na segunda, após o intervalo. O objetivo é proporcionar uma integração ainda maior entre participantes e plateia, motivando bailarinos e apreciadores de gêneros específicos de dança a também assistirem as apresentações de outros estilos. Já a Mostra Contemporânea de Dança” dá lugar a “Estímulo Mostra de Dança”, no Teatro Juarez Machado, espetáculos de quatro grupos bem conhecidos do público do Festival: Sheilas Ballet, de Piedade (SP); Especial Academia de Ballet, de São Paulo (SP); Cia. de Dança Vera Passos, de Fortaleza (CE); e Cia. Matheus Brusa, de Caxias do Sul (RS).


Viva Ciranda  

 Imagem inline 1

Técnicos das secretarias de Turismo, Educação e do Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), de Blumenau, estiveram em Joinville para conhecer o projeto de turismo rural pedagógico Viva Ciranda. Acompanhados pela equipe da Fundação Turística de Joinville, a comitiva visitou as propriedades da família Ango Kersten, na Estrada Bonita, o Rancho Alegre e o Recanto das Arrozeiras, na região do Piraí. Durante as visitas, o grupo aprendeu sobre a metodologia de funcionamento do Viva Ciranda, como os produtores rurais adequaram suas propriedades para receber as crianças e como o turismo rural pedagógico contribui para o desenvolvimento socioeconômico da área rural. A próxima etapa desse intercâmbio será mostrar como o Viva Ciranda funciona na prática. Para tanto, professores e produtores rurais de Blumenau serão convidados para um famtour onde acompanharão uma visitação pedagógica, com alunos de Joinville. O turismo rural é ponto forte em Joinville e o Viva Ciranda vem ajudando este segmento a se estruturar e consolidar. 

11ª edição da Feira do Livro

Iniciou na última sexta-feira (4) a 11ª edição da Feira do Livro de Joinville, no Expocentro Edmundo Doubrawa, no Centreventos Cau Hansen, com várias novidades, até o dia 13 de abril. As opções de aprendizado e incentivo à leitura são inúmeras e o conhecimento poderá ser compartilhado no espaço da Feira ou poderá ser levado para casa, com a aquisição de exemplares nos estandes do evento. Neste ano, a Feira do Livro de Joinville traz grandes nomes da literatura, entre eles, Pedro Bandeira, Leo Cunha, Caio Ritter, Luiz Fernando Emediato, Ana Maria Machado, Maria Sottomayor, Ligia Cademartori, Lucília Garcez, Paula Pimenta, Cláudia Alencar, Maitê Proença e Silvio de Abreu. Mais de 20 autores de renome estão confirmados para o evento, além da participação de dezenas de escritores regionais e palestrantes que virão ampliar a grade de atividades. Entre os gêneros contemplados, escritores de literatura infantil e infanto-juvenil, poesia, história, dramaturgia, romance e crônica marcarão presença na Feira. Os leitores e fãs poderão ter contato direto com os escritores, nas sessões de bate papo, autógrafos e nos lançamento de livros programados.

Câmara Brasil-Alemanha 

A partir de maio a Câmara Brasil-Alemanha de Santa Catarina terá novo presidente para os próximos dois anos. A função será desempenhada por Markus Blumenschein, diretor da T-Systems e coordenador do Ano Alemanha + Brasil SC. Um dos principais projetos de Blumenschein para a nova gestão é ampliar a atuação da Câmara, que hoje tem foco em Blumenau e Joinville, para todas as regiões do Estado. O novo presidente é natural da Alemanha, atua no Brasil desde 1992 e ocupará o cargo que ficou sob responsabilidade do empresário Sérgio Waldrich por seis anos. 

Sobre a AHK Santa Catarina

As Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs são associações de empresas e funcionam como representantes oficiais dos interesses comerciais, industriais e de investimentos fora da Alemanha nos países em que estão situadas. No caso da Câmara Brasil-Alemanha, ela representa os interesses da Alemanha no Brasil. Também conhecida como plataforma de negócios, busca fomentar de maneira bilateral o intercâmbio de tecnologia ou técnico e científico entre Brasil e Alemanha, aumentando assim o bem-estar da população dos países parceiros. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007 em Blumenau e atende as cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 80 associados catarinenses.   

ENCATHO foi sucesso 


 Imagem inline 2
Plenária lotada no 28º Encatho

Considerado o maior encontro de turismo e hotelaria de Santa Catarina e um evento referência do gênero no país, o Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho e a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – Exprotel, terminaram na sexta-feira (04), apresentando ótimos resultados. Segundo o diretor presidente da entidade, Samuel Koch, circularam pelo evento 2.800 pessoas, de 70 cidades e 10 estados brasileiros (SC, RS, SE, PR, PB, SP, MG, RJ, RN, TO). A Exprotel contou com 64 expositores, um aumento de 20% comparado ao ano anterior. Durante três dias, de 02 a 04 de abril, quem visitou o evento teve a oportunidade de conhecer e ouvir cases de sucesso de hotéis e pousadas de Santa Catarina que adotam ações sustentáveis, os principais caminhos para a sustentabilidade, produtos ecologicamente corretos. Teve também oportunidade de participar de oito eventos – palestras, reuniões, painéis, Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, da 26ª Exprotel Momento Hoteleiro – ministrados por 26 palestrantes e 12 moderadores/mediadores que discutiram o tema central do encontro: “Sustentabilidade”. O evento reuniu profissionais, estudantes e empresários de hotéis, pousadas, motéis, agências de viagens, operadoras de turismo, restaurantes, bares e similares interessados em realizar bons negócios, qualificação profissional, bem como conhecer novas tecnologias e fornecedores de produtos e serviços para o setor. Entidades que compõem o trade turístico, autoridades e profissionais da imprensa também participam ativamente do encontro. 

Torcida argelina durante a Copa

Pelo menos dois mil turistas argelinos, que acompanharão a Copa do Mundo no Brasil, ficarão hospedados em Balneário Camboriú durante o mínimo de sete dias, no próximo mês de junho. Os torcedores virão à cidade por meio de uma parceria entre a Federação de Futebol Argelina (FAF), a operadora de turismo francesa Voyages do grupo Couleur, sediada em Lyon, e a agência de receptivo carioca Latitude 30º, com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município (Sectur). A escolha por Balneário Camboriú aconteceu nos últimos dias pela infraestrutura da cidade, a grande concentração de hotéis e por estar entre duas sedes do Mundial, que receberão jogos da seleção africana. 

Torcida verde e branca 

A Argélia fica no extremo norte da África, próximo ao continente europeu e o francês é o seu idioma oficial. A seleção tem as cores verde e branca em seu uniforme esportivo e também na bandeira da nação. Este ano, participará pela quarta vez de copas do mundo de futebol. Nas três primeiras participações, a seleção argelina não passou da primeira fase. A equipe esteve presente em duas Copas seguidas (1982 e 1986), além de 2010, quando encerrou o certame em 4ª colocação mostrando um ataque eficiente. Os argelinos estarão novamente no Mundial de 2014, quando enfrentarão na primeira fase, pelo Grupo H, as seleções da Bélgica, Rússia e Coréia do Sul. O primeiro jogo será em Belo Horizonte, no dia 17 de junho, contra a Bélgica, às 13h. Já o segundo jogo será em Porto Alegre, no dia 22 de junho, contra a Coréia do Sul. O último embate da fase será contra a Rússia, em Curitiba, no dia 26 de junho, às 17h.

Quarta edição da Turismo Week

Imagem inline 3

Prédios históricos em Santa Clara, província de Villa Clara, Cuba

A BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo anuncia novidades e expansão para a 4ª edição da Turismo Week, maior promoção de viagens do país, para o período de baixa temporada, que terá 22 dias de vendas, entre 4 e 25 de abril, com período exclusivo para destinos cubanos. Desta vez, os interessados em conhecer os atrativos de Cuba terão 10 dias de preços especiais para o destino, que está focado nos turistas brasileiros e mostra que o país tem muito a impressionar. A parceria do Ministério do Turismo de Cuba com a BRAZTOA gerou a primeira versão temática da Turismo Week, que ficará disponível no site oficial da promoção (www.turismoweek.com.br), entre os dias 4 e 13 de abril. A partir do dia 14 de abril será dado o start na Turismo Week tradicional. Até o dia 25 de abril, serão milhares de roteiros nacionais e internacionais, inclusive os de Cuba, com descontos de 20 a 50%.


Bons negócios

Durante o 41º Encontro Comercial BRAZTOA, que acontece em parceria com a WTM Latin America, entre os dias 23 e 25 de abril, os agentes de viagem terão a oportunidade de fechar negócios com os operadores BRAZTOA e formatar viagens com preços imperdíveis, já que o evento coincide com a última semana de Turismo Week. Para adquirir sua viagem, o consumidor deve acessar o site, escolher seu roteiro e fazer o seu pedido. Além disso, pode consultar seu agente de viagem ou acessar: Site: www.turismoweek.com.br.

O Quê? What? Uot? 

A Copa do Mundo vem aí e em 2016 é a vez das Olimpíadas. Esses mega eventos vão gerar diversas oportunidades de emprego no país. Turistas, empresários, jornalistas e atletas de praticamente todos os lugares do mundo estarão aqui para prestigiar os importantes acontecimentos esportivos. Considerado pelos leitores e pela mídia um livro indispensável para estudantes e profissionais de hotelaria e do setor turístico em geral, o livro “O quê? What? Uot?”, da autora Sílvia Vidovix vendeu milhares de cópias e chega agora a sua segunda edição pela Qualitymark Editora. O conteúdo do livro é indispensável para quem irá trabalhar direto com o público durante esses eventos, para aprenderem a usar com segurança e elegância os termos, siglas, jargões e expressões do mercado do turismo.

Hospedagem criativa

Cavaleiros e amazonas que querem pernoitar próximos a seus animais podem reservar uma Unidade Habitacional de 60m², conjugada com baia, na Hospedaria Canto de Fátima, situada em Atibaia (SP). A relação do homem com o cavalo remonta ao Neolítico. Muitos são os mitos, as lendas e as anedotas que envolvem a relação dos dois seres. Não existe herói da História ou dos contos infantis até o século XX dissociado de um equino. Não se concebe, tampouco, grandes generais, imperadores, príncipes sem "o seu" cavalo. É difícil explicar para quem não cresceu no campo, ou montando em hípicas, o vínculo que se estabelece entre o cavaleiro, a amazona e o cavalo. No entanto há muitos filmes, peças de teatro e livros que explicam a relação, extremamente forte. Corcel Negro, Seabiscuit, National Velvet, A Sonhadora e o Encantador de Cavalos se tornaram campeões de bilheteria.

Imagem inline 4
Giovanna da Matta e Carla Vidal sociais proprietárias da Hospedaria Canto de Fátima

Pensando nisso que a Hospedaria Canto de Fátima, situada em Atibaia, propriedade da empresária Giovanna da Matta e da médica dermatologista Carla Vidal, criou a Suíte Royal, com 60m², sala de estar e acesso a baia onde o cavalo de quem monta pernoita.

Imagem inline 5
Suíte Royal

O nome é uma homenagem ao primeiro cavalo da Coudelaria Nossa Senhora de Fátima, empresa do mesmo grupo. "Para quem monta, a proposta é emocionante. Mal a suíte ficou pronta e já temos uma lista de espera! O sucesso, acima do esperado, nos obrigou a patentear o conceito" explica Giovanna. A suíte conta com frigobar, TV Led 50", vista panorâmica para o campo e ammenities da clínica Carla Vidal, criados especialmente para aqueles que passam o dia cavalgando, sob o sol de Atibaia. O valor da diária para duas pessoas é R$ 780,00 com pensão completa. O valor soft-opening, com validade até 1 de junho é R$ 546,00. http://www.hospedariacantodefatima.com/.

BusTour - “Troféu Infinito”

Imagem inline 6

As operadoras de turismo premiadas com o “Troféu Infinito”, reconhecimento oferecido pela Brocker Turismo para as empresas que mais geraram negócios para a serra gaúcha em 2013, passarão a contar a partir do mês de abril com um novo produto, o “BusTour Infinito”.  Trata-se de um benefício exclusivo oferecido a estas operadoras parceiras da Brocker Turismo, onde o passageiro que adquirir um dos pacotes para a serra gaúcha com um ticket para um dia do BusTour já incluso, poderá utilizá-lo durante todo o período de sua estadia na região, seja por dois, três, quatro, ou quantos dias permanecer em Gramado e Canela, de acordo com os dias e horários disponíveis do BusTour. “Esta é a oportunidade para o turista usufruir de um serviço pioneiro na região mas reconhecido nas principais cidades turísticas do mundo. O sistema hop on hop off oferece inúmeras vantagens, como descontos nos atrativos, liberdade na escolha do roteiro, informações e dicas, sem contar com a possibilidade de comprovar que vista de cima, a serra realmente é muito mais bonita”, enfatiza Adriane Brocker Boeira, diretora da Brocker Turismo.

O BUSTOUR

Com sistema hop-on hop-off (embarque e desembarque livre), o BusTour é um ônibus panorâmico que percorre os principais atrativos turísticos de Canela e Gramado, um diferencial para o turismo regional, como alternativa de passeio que dá a possibilidade de permanecer o tempo que o passageiro quiser em cada atrativo, de acordo com os horários disponíveis no sistema, já que o ticket é diário, sem número definido de embarques e desembarques. O Bustour circula pelas rotas (azul e verde) a cada 40 min e 1h30min aproximadamente, de acordo com os horários informados na compra do ticket. O passageiro do BusTour também tem vantagens nos pontos de parada do ônibus, como parques, museus, shows e locais, usufruindo de descontos e benefícios especiais nestes locais. O projeto é pioneiro na região e tem parceria com a Citral Turismo. Demais informações sobre o serviço, como rotas e horários podem ser consultados no site www.bustour.com.br.