segunda-feira, 7 de abril de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



ENCATHO & EXPOTEL
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho rterminou nesta última sexta-feira em Florianópolis, no CentroSul. O evento se constitui em uma reunião para tratar de assuntos de interesse do setor  através da troca de informações técnicas e tecnológicas; apresentação de propostas de evolução, inovações em equipamentos e atualização do segmento. O encontro foi composto por 08 eventos – Palestras, Cases, Painéis, Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, Momento Hoteleiro e a Exprotel, tendo como público-alvo empresários, profissionais, mídia, estudantes e fornecedores dos hotéis, pousadas, motéis, restaurantes, bares e similares associados ou não à ABIH-SC. 
 
          Clique na imagem para ampliá-la
   
A abertura oficial aconteceu com a presença de autoridades empresarias, políticas e do trade turístico. Fizeram parte da mesa Bruno Breithaupt, Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO); Enrico Fermi Torquato Fontes, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Estanislau Bresolin, Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina; Valdir Rubens Walendowski, Secretário de Estado  de  Turismo, Cultura e Esporte (SANTUR) e Presidente da SANTUR; Maria Claudia Evangelista, Secretária Municipal de Turismo Cultura e Esporte (SETUR), entre outras autoridades. Para ver todas as fotos do evento clique aqui.
 
PASCOA NO INFINITY BLUE
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante o mês da Páscoa, o SPA Infinity Blue, oferece sugestões temáticas de tratamentos estéticos e relaxantes para as variadas faixas etárias, aberto ao público e aos hóspedes do resort. Entre as alternativas, estão: a terapia Fondue de Chocolate para os adultos e a terapia Kids Chocolate para as crianças. Se chocolate já é uma delícia ao paladar, imagine em um tratamento de beleza. Considerado uma rica fonte de hidratação, nutrição e proteção para a pele, pode ser um aliado para revitalizar e relaxar o corpo. “É um tratamento indicado para quem deseja relaxar e obter uma hidratação intensa além de prevenir o envelhecimento da pele”, explica a gerente do SPA Liane de Souza.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Terapia de Fondue de Chocolate é considerada como uma chocolaterapia corporal já que o cliente é envolvido por fondue de chocolate. Durante uma hora ele recebe o tratamento de drenagem facial além de banho aromático e relaxante. Durante a terapia é servido espetinho de frutas banhadas em chocolate. As crianças além de se divertirem em uma sala especialmente decorada com o tema da Páscoa podem se deliciar com um banho de chocolate. Além disso, também está incluída uma esfoliação e massagem de chocolate específicas para a idade. E para deixar o momento mais doce é servido milkshake com Ovomaltine e, ao final, os pequenos recebem ovos de Páscoa com surpresa como cortesia. Reservas podem ser realizadas pelo telefone (47) 3261-0393 ou e-mail spa@infinityblue.com.br.
 
 
FESTURIS EM PORTUGAL
 
 
Cada vez mais o Festuris leva o nome de Gramado e do Rio Grande do Sul para os quatro cantos do mundo. Na última semana, a diretora do evento Marta Rossi esteve presente em duas das principais feiras mundiais do setor turístico, a BTL, que ocorre em Lisboa, Portugal, e a ITB Berlim, na Alemanha. Ambos eventos servem para aproximar o evento gaúcho dos empresários do ramo em escala mundial e prospectar ainda mais expositores internacionais para o evento.
Malbec, endereço gastronômico obrigatório em Gramado

MAIOR PÁSCOA DO BRASIL

Clique na imagem para ampliá-la

"Era uma vez um coelho com orelhas pontudas, bochechas cor de rosa, paleto coberto de doces coloridos e um sorriso encantador. Assim é o Conde Guloseima, o divertido Coelho da Páscoa que mora em Gramado e todos os anos transforma a cidade em uma grande festa”. Mais uma vez Gramado se transformou em um mundo mágico, lúdico e religioso e, durante os próximos 17 dias, intensa programação envolverá toda a cidade além dos milhares de turistas. Um evento que engloba o lúdico e o religioso, apresentando a seus visitantes desfiles temáticos, musicais, espetáculos teatrais, oficinas de sustentabilidade, mini fábrica de chocolate, caravanas de Páscoa, maquiagem de chocolate, além do Gramado Aleluia. Conde Guloseima e sua turma transforma Gramado no mundo da Páscoa e ainda apresenta seu novo amigo, o Coelho Gaudério, que trás  para o Chocofest um pouco da cultura gaúcha, para mostrar o mundo infantil de nosso Estado. O Chocofest – Páscoa em Gramado iniciou hoje nesta última sexta-feira, 3 de abril, com um preview do espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”.

Clique na imagem para ampliá-la

Além das atrações, o evento em 2014 conta com uma decoração ainda mais encantadora. Além de muito chocolate, ovos de páscoa e coelhos, o grupo de artistas plásticos Paralelo da Arte, utilizando o tema Páscoa e sua simbologia, desenvolveram uma cenografia a qual deram o nome de Árvore do Renascer. A obra de arte está montada na Praça das Etnias de Gramado. Ela consiste em uma árvore aparentemente morta, onde pequenas famílias de coelhos, que simbolizam a fertilidade, representarão as diferentes etnias dos cinco continentes. Os coelhos são feitos de concreto e as cores primárias foram eleitas para dar o tom da Árvore do Renascer, como se fosse o DNA que liga os coelhos à árvore. Juntamente com a árvore, surge como novidade a nova decoração da principal rótula da cidade, que trás o casal de coelhos anfitriões, Conde Guloseima e Condessa Doçura, dançando para os visitantes. Veja todas as fotos da abertura clicando aqui.

BETO CARRERO WORLD

Clique na imagem para ampliá-la

Gramado foi Às ruas neste sábado para o principal evento da páscoa, o Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”. Arquibancadas lotadas e a cidade é puro perfume de chocolate. Neste ano com um reforço a mais que literalmente levantou a galera. Os personagens do Beto Carrero World, Shrek e sua turma, participaram e irão participar até o final da Chocofest, de todos os desfiles que conta com 290 pessoas em seu elenco e tem alas em homenagem a cultura gaúcha e a Copa do Mundo.

Clique na imagem para ampliá-la

Já neste domingo é a vez da Parada do Conde Guloseima, que será realizada na Avenida Borges de Medeiros, um grande espetáculo conhecido pela apresentação de um flash mob, e nesta edição vai trazer um novo personagem do Chocofest, o Coelho Gaudério. Buscando mostrar aos visitantes a cultura gaúcha, 20 dançarinos caracterizados pelo folclore rio-grandense apresentarão a “lenda” do Coelho Gaudério, através de declamação, música e dança. Chega de escrever e curtam as fotos que valem por mil palavras. Para ver todas as fotos
 CLIQUE AQUI 

MAIOR COELHO DO MUNDO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Com quatro metros de altura, dois de largura e 1,70 de profundidade, o Senac-RS está preparando o maior coelho de chocolate do mundo. A peça, que é maciça e pesará cerca de cinco toneladas, será inaugurada no dia 12 de abril, durante a Chocofest, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Para atestar o título, o representante do Guinness World Records na América Latina, Ralph Hannah, virá ao Brasil conferir a obra. O coelho será elaborado pela equipe de Gastronomia do Senac-RS e pretende trazer de volta ao Brasil o recorde de maior coelho de chocolate do mundo, pelo Guinness World Records, perdido, em 2010, para a África do Sul, na cidade de Sandton, com uma escultura de aproximadamente três toneladas. Além disso, o coelho estará com uniforme de futebol e uma bola no pé para homenagear a Copa do Mundo no País.
 
 
Para a construção do coelho, que levará oito dias, foi realizado um estudo para que a qualidade do chocolate seja mantida, além de todos os procedimentos de higienização. Mais de 20 pessoas estão envolvidas desde a concepção até a finalização da peça, que será conservada a uma temperatura de 18ºC, numa caixa construída especialmente para abrigá-la. O projeto conta com a parceria do DoParke, empresa gramadense que fornecerá todo o chocolate para a produção, e com o apoio da Gramado Injetados, que desenvolveu as plantas para a montagem do projeto. “Queremos unir o chocolate, alimento característico da região, às técnicas a serem passadas aos alunos, ou seja, ensinar praticando, além de proporcionar aos visitantes do Chocofest algo diferente, mas inserido no espírito desses grandes eventos como festa do chocolate e a Copa do Mundo”, destaca o Diretor Regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa. O coelho poderá ser admirado de 12 a 20 de abril, na Rua Coberta, em Gramado.
 
BUSTOUR NO CHOCOFEST
 
 
Como sempre, estou encantado com Gramado, que ganha um colorido especial com o Chocofest. Ovos, guirlandas e coelhos estarão espalhados pelas ruas da cidade e diversas atrações estão programadas para o período. A grande novidade para esta edição do evento é o Chocobus, um passeio pelas ruas da cidade a bordo do BusTour. Graças a esta parceria inédita com o Chocofest, o público poderá apreciar a beleza da Serra Gaúcha vista de cima - por se tratar de um ônibus panorâmico, numa jornada encantadora pela cidade, com paradas garantidas na Vila de Páscoa e na fábrica de chocolates Lugano. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para entrar no clima do Chocofest, o BusTour foi tematizado e recebeu nova identificação visual, além do motorista e da monitora, que aderiram a proposta lúdica e estarão usando orelhinhas de coelho durante todo o período do evento. Os ingressos para o ChocoBus podem ser adquiridos na bilheteria do Chocofest ou nas lojas da Brocker Turismo Gramado e Canela. O BusTour conta com quatro ônibus iguais e opera atualmente com apenas três, em função da otimização das rotas e horários na baixa temporada. Nos meses de abril, maio, agosto, setembro e outubro, um dos ônibus do BusTour estará disponível para eventos corporativos, de incentivo, convenções e demais atividades pertinentes. A grande vantagem deste serviço exclusivo é a possibilidade de personalização das rotas e tematização do ônibus de acordo com a proposta do evento. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
As operadoras  de  turismo  premiadas  com  o  “Troféu  Infinito”,  reconhecimento oferecido  pela  Brocker  Turismo  para  as  empresas  que  mais  geraram  negócios  para a  serra  gaúcha  em  2013,  passarão  a  contar  a  partir  do  mês  de  abril  com um  novo produto, o “BusTour Infinito”. Trata-se de um benefício exclusivo oferecido a estas operadoras parceiras da Brocker Turismo,  onde  o  passageiro  que  adquirir  um  dos  pacotes  para  a  serra  gaúcha  com um ticket para um dia do BusTour já incluso, poderá utilizá-lo durante todo o período de sua estadia na região, seja por dois, três, quatro, ou quantos dias permanecer em Gramado e Canela,  de acordo com os dias e horários disponíveis do BusTour. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
“Esta é a  oportunidade  para  o  turista  usufruir  de  um  serviço  pioneiro  na  região mas reconhecido  nas  principais  cidades  turísticas  do  mundo.  O  sistema  hop on hop off oferece  inúmeras  vantagens,  como  descontos  nos atrativos,  liberdade  na  escolha  do roteiro, informações e dicas, sem contar com a possibilidade de comprovar que vista de  cima,  a  serra  realmente  é  muito  mais  bonita”,  enfatiza  Adriane  Brocker  Boeira, diretora da Brocker Turismo. O  benefício  do “BusTour  Infinito” é  uma  oferta  exclusiva  para  as operadoras  que receberam  o  “Troféu  Infinito”  em  2013,  são  elas:  Tam  Viagens,  Visual  Turismo, Azul  Viagens,  Tourlines,  Flytour  Viagens, Marsans  Brasil,  Viagens  Master,  MGM Operadora, Turise,  Luxtravel,  Pontal  Turismo,  Maxtour,  Nascimento  Turismo  e 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Com sistema hop-on hop-off (embarque e desembarque livre), o BusTour é um ônibus panorâmico  que  percorre  os  principais atrativos  turísticos  de  Canela e Gramado,  um diferencial para o turismo regional, como alternativa de passeio que dá a possibilidade de  permanecer  o  tempo  que  a  passageiro  quiser  em  cada  atrativo,  de  acordo  com os  horários  disponíveis  no  sistema,  já  que  o ticket é  diário,  sem  número  definido  de embarques e desembarques. O  Bustour  circula  pelas  rotas  (azul  e  verde)  a  cada  40  min  e  1h30min aproximadamente,  de  acordo  com  os  horários  informados  na  compra  do  ticket.  O passageiro do BusTour também tem vantagens nos pontos de parada do ônibus, como parques,  museus,  shows  e  locais,  usufruindo  de  descontos  e  benefícios  especiais nestes locais. O  projeto  é  pioneiro  na  região  e  tem  parceria  com  a  Citral  Turismo.  Demais informações  sobre  o  serviço,  como  rotas  e  horários  podem  ser  consultados  no  site www.bustour.com.br.

 
SABORES VENEZIANOS
 
 
E como se não bastasse esse evento fenomenal que é o Chocofest, minha casa em Gramado, o Serrano Resort ainda promove no próximo sábado, dando mais tom, sabor e tempero com o já internacional evento "Sabores do Mundo". Desta vez a comida italiana estará na mesa. Se você não fez sua fez tua reserva, faça imediatamente, restam apenas alguns ingressos.  
 
POUSADA DON RAMON
 
O “MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. A Don Ramon Pousada & Spa Relaxante foi a grande vencedora da noite da etapa estadual, que ocorreu em Dezembro de 2013, ganhando o premio de melhor empresa do estado  no segmento de turismo e também de destaque de Responsabilidade Social, lembrando que a Don Ramon Pousada & Spa Relaxante é a primeira empresa em seu segmento de atuação a ser reconhecida nacionalmente pelo In Metro como Sustentável, através da norma ABNT NBR 15.401. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Classificou-se, desta forma, para etapa nacional de premiação, representando o estado do Rio Grande do Sul, em evento Nacional que aconteceu em Brasília /DF, onde reconheceu as melhores empresas do País em Qualidade, Produtividade e Excelência em seus produtos e serviços desenvolvidos. Esta premiação realizada por Grupo Gerdau, FNQ ( Fundação Nacional de Qualidade ), MBC ( Movimento Brasil Competitivo) e SEBRAE com patrocínio do Governo Federal Brasileiro e Petrobras,  onde contou com  93.000,00 empresas inscritas.
O melhor bistrôt de Canela
INVADINHO A PRAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A partir deste final de semana (04/04), a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realiza a ação promocional “Pernambuco vai invadir sua praia” em cinco capitais do Nordeste (João Pessoa, Fortaleza, Salvador, Maceió e Natal) e em duas grandes cidades do Sudeste: Rio de Janeiro e Campinas. A ação consiste em uma blitz nos points e lugares badalados das cidades, promovendo Pernambuco de forma leve e divertida. A “invasão” começa quando promotores chegam aos locais com walkmidias (mídias móveis) e abordam o público presente com plaquinhas do Curta Pernambuco que serão usadas para tirar fotos e publicá-las nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram), utilizando a hashtag #CurtaPE.
 
 
Também haverá brincadeiras e distribuição de brindes, além da divulgação da gastronomia pernambucana, por meio dos bolos de rolo e picolés customizados. Ao total, mais de 30 locais serão invadidos, entre eles: Mucuripe Club (CE), Praia da Devassa Beach Club, Via Costeira (RN), Praia de Stella Mares (BA), Feirinha de artesanato e Orla de Tambaú (PB), Praia da Pajuçara (AL), Praia de Copacabana (RJ) e Parque Taquaral, em Campinas (SP). Durante as “invasões”, serão distribuídos vouchers no valor de R$ 100,00 para serem utilizados na compra de pacotes da operadora Azul Viagens para Pernambuco. Em parceria com a Zeca’s Sorvetes, foi criado o picolé “Pernambuco é só chegar!” nos sabores das frutas típicas do Estado, como coco, graviola, limão, goiaba e cajá.
 
 
“A escolha das cidades não foi aleatória. Levamos em consideração o perfil do turista que visita Pernambuco. De acordo com nossas pesquisas, 40% dos turistas nacionais que vêm ao Estado são provenientes da região Nordeste. Em seguida, a região Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro” explicou o presidente da Empetur, André Correia. A ação acontece simultaneamente nos dias 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de abril nas cidades escolhidas. As blitzes serão realizadas pela manhã nas praias/parques e pela noite em bares e boates de grande movimentação.


VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel




Mudanças no Festival de Dança

A 32ª edição do Festival de Dança de Joinville terá várias mudanças e a principal está nas datas. Em função da realização da Copa do Mundo no Brasil, o calendário do evento foi alterado para ter início na terceira semana de julho, no dia 23, e se estende até 2 de agosto, mantendo os 11 dias de evento. Devido à mudança no cronograma, a Coordenação do Festival decidiu também alterar as datas de vendas dos ingressos, adiantando o período para compras. Neste ano, as vendas começaram  com o atendimento exclusivo do Sócio Mais, de 3 a 9 de abril. O público em geral poderá efetuar a compra a partir de 11 de abril. Pelo site, a venda será feita de abril a julho. A expectativa é 230 mil pessoas passem pelo Festival. 

Noites Competitivas

Haverá mudança no formato das Noites Competitivas. O espetáculo passa a ter apresentações de dois gêneros distintos, tanto na primeira parte da noite, como na segunda, após o intervalo. O objetivo é proporcionar uma integração ainda maior entre participantes e plateia, motivando bailarinos e apreciadores de gêneros específicos de dança a também assistirem as apresentações de outros estilos. Já a Mostra Contemporânea de Dança” dá lugar a “Estímulo Mostra de Dança”, no Teatro Juarez Machado, espetáculos de quatro grupos bem conhecidos do público do Festival: Sheilas Ballet, de Piedade (SP); Especial Academia de Ballet, de São Paulo (SP); Cia. de Dança Vera Passos, de Fortaleza (CE); e Cia. Matheus Brusa, de Caxias do Sul (RS).


Viva Ciranda  

 Imagem inline 1

Técnicos das secretarias de Turismo, Educação e do Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), de Blumenau, estiveram em Joinville para conhecer o projeto de turismo rural pedagógico Viva Ciranda. Acompanhados pela equipe da Fundação Turística de Joinville, a comitiva visitou as propriedades da família Ango Kersten, na Estrada Bonita, o Rancho Alegre e o Recanto das Arrozeiras, na região do Piraí. Durante as visitas, o grupo aprendeu sobre a metodologia de funcionamento do Viva Ciranda, como os produtores rurais adequaram suas propriedades para receber as crianças e como o turismo rural pedagógico contribui para o desenvolvimento socioeconômico da área rural. A próxima etapa desse intercâmbio será mostrar como o Viva Ciranda funciona na prática. Para tanto, professores e produtores rurais de Blumenau serão convidados para um famtour onde acompanharão uma visitação pedagógica, com alunos de Joinville. O turismo rural é ponto forte em Joinville e o Viva Ciranda vem ajudando este segmento a se estruturar e consolidar. 

11ª edição da Feira do Livro

Iniciou na última sexta-feira (4) a 11ª edição da Feira do Livro de Joinville, no Expocentro Edmundo Doubrawa, no Centreventos Cau Hansen, com várias novidades, até o dia 13 de abril. As opções de aprendizado e incentivo à leitura são inúmeras e o conhecimento poderá ser compartilhado no espaço da Feira ou poderá ser levado para casa, com a aquisição de exemplares nos estandes do evento. Neste ano, a Feira do Livro de Joinville traz grandes nomes da literatura, entre eles, Pedro Bandeira, Leo Cunha, Caio Ritter, Luiz Fernando Emediato, Ana Maria Machado, Maria Sottomayor, Ligia Cademartori, Lucília Garcez, Paula Pimenta, Cláudia Alencar, Maitê Proença e Silvio de Abreu. Mais de 20 autores de renome estão confirmados para o evento, além da participação de dezenas de escritores regionais e palestrantes que virão ampliar a grade de atividades. Entre os gêneros contemplados, escritores de literatura infantil e infanto-juvenil, poesia, história, dramaturgia, romance e crônica marcarão presença na Feira. Os leitores e fãs poderão ter contato direto com os escritores, nas sessões de bate papo, autógrafos e nos lançamento de livros programados.

Câmara Brasil-Alemanha 

A partir de maio a Câmara Brasil-Alemanha de Santa Catarina terá novo presidente para os próximos dois anos. A função será desempenhada por Markus Blumenschein, diretor da T-Systems e coordenador do Ano Alemanha + Brasil SC. Um dos principais projetos de Blumenschein para a nova gestão é ampliar a atuação da Câmara, que hoje tem foco em Blumenau e Joinville, para todas as regiões do Estado. O novo presidente é natural da Alemanha, atua no Brasil desde 1992 e ocupará o cargo que ficou sob responsabilidade do empresário Sérgio Waldrich por seis anos. 

Sobre a AHK Santa Catarina

As Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs são associações de empresas e funcionam como representantes oficiais dos interesses comerciais, industriais e de investimentos fora da Alemanha nos países em que estão situadas. No caso da Câmara Brasil-Alemanha, ela representa os interesses da Alemanha no Brasil. Também conhecida como plataforma de negócios, busca fomentar de maneira bilateral o intercâmbio de tecnologia ou técnico e científico entre Brasil e Alemanha, aumentando assim o bem-estar da população dos países parceiros. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007 em Blumenau e atende as cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 80 associados catarinenses.   

ENCATHO foi sucesso 


 Imagem inline 2
Plenária lotada no 28º Encatho

Considerado o maior encontro de turismo e hotelaria de Santa Catarina e um evento referência do gênero no país, o Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho e a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – Exprotel, terminaram na sexta-feira (04), apresentando ótimos resultados. Segundo o diretor presidente da entidade, Samuel Koch, circularam pelo evento 2.800 pessoas, de 70 cidades e 10 estados brasileiros (SC, RS, SE, PR, PB, SP, MG, RJ, RN, TO). A Exprotel contou com 64 expositores, um aumento de 20% comparado ao ano anterior. Durante três dias, de 02 a 04 de abril, quem visitou o evento teve a oportunidade de conhecer e ouvir cases de sucesso de hotéis e pousadas de Santa Catarina que adotam ações sustentáveis, os principais caminhos para a sustentabilidade, produtos ecologicamente corretos. Teve também oportunidade de participar de oito eventos – palestras, reuniões, painéis, Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, da 26ª Exprotel Momento Hoteleiro – ministrados por 26 palestrantes e 12 moderadores/mediadores que discutiram o tema central do encontro: “Sustentabilidade”. O evento reuniu profissionais, estudantes e empresários de hotéis, pousadas, motéis, agências de viagens, operadoras de turismo, restaurantes, bares e similares interessados em realizar bons negócios, qualificação profissional, bem como conhecer novas tecnologias e fornecedores de produtos e serviços para o setor. Entidades que compõem o trade turístico, autoridades e profissionais da imprensa também participam ativamente do encontro. 

Torcida argelina durante a Copa

Pelo menos dois mil turistas argelinos, que acompanharão a Copa do Mundo no Brasil, ficarão hospedados em Balneário Camboriú durante o mínimo de sete dias, no próximo mês de junho. Os torcedores virão à cidade por meio de uma parceria entre a Federação de Futebol Argelina (FAF), a operadora de turismo francesa Voyages do grupo Couleur, sediada em Lyon, e a agência de receptivo carioca Latitude 30º, com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município (Sectur). A escolha por Balneário Camboriú aconteceu nos últimos dias pela infraestrutura da cidade, a grande concentração de hotéis e por estar entre duas sedes do Mundial, que receberão jogos da seleção africana. 

Torcida verde e branca 

A Argélia fica no extremo norte da África, próximo ao continente europeu e o francês é o seu idioma oficial. A seleção tem as cores verde e branca em seu uniforme esportivo e também na bandeira da nação. Este ano, participará pela quarta vez de copas do mundo de futebol. Nas três primeiras participações, a seleção argelina não passou da primeira fase. A equipe esteve presente em duas Copas seguidas (1982 e 1986), além de 2010, quando encerrou o certame em 4ª colocação mostrando um ataque eficiente. Os argelinos estarão novamente no Mundial de 2014, quando enfrentarão na primeira fase, pelo Grupo H, as seleções da Bélgica, Rússia e Coréia do Sul. O primeiro jogo será em Belo Horizonte, no dia 17 de junho, contra a Bélgica, às 13h. Já o segundo jogo será em Porto Alegre, no dia 22 de junho, contra a Coréia do Sul. O último embate da fase será contra a Rússia, em Curitiba, no dia 26 de junho, às 17h.

Quarta edição da Turismo Week

Imagem inline 3

Prédios históricos em Santa Clara, província de Villa Clara, Cuba

A BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo anuncia novidades e expansão para a 4ª edição da Turismo Week, maior promoção de viagens do país, para o período de baixa temporada, que terá 22 dias de vendas, entre 4 e 25 de abril, com período exclusivo para destinos cubanos. Desta vez, os interessados em conhecer os atrativos de Cuba terão 10 dias de preços especiais para o destino, que está focado nos turistas brasileiros e mostra que o país tem muito a impressionar. A parceria do Ministério do Turismo de Cuba com a BRAZTOA gerou a primeira versão temática da Turismo Week, que ficará disponível no site oficial da promoção (www.turismoweek.com.br), entre os dias 4 e 13 de abril. A partir do dia 14 de abril será dado o start na Turismo Week tradicional. Até o dia 25 de abril, serão milhares de roteiros nacionais e internacionais, inclusive os de Cuba, com descontos de 20 a 50%.


Bons negócios

Durante o 41º Encontro Comercial BRAZTOA, que acontece em parceria com a WTM Latin America, entre os dias 23 e 25 de abril, os agentes de viagem terão a oportunidade de fechar negócios com os operadores BRAZTOA e formatar viagens com preços imperdíveis, já que o evento coincide com a última semana de Turismo Week. Para adquirir sua viagem, o consumidor deve acessar o site, escolher seu roteiro e fazer o seu pedido. Além disso, pode consultar seu agente de viagem ou acessar: Site: www.turismoweek.com.br.

O Quê? What? Uot? 

A Copa do Mundo vem aí e em 2016 é a vez das Olimpíadas. Esses mega eventos vão gerar diversas oportunidades de emprego no país. Turistas, empresários, jornalistas e atletas de praticamente todos os lugares do mundo estarão aqui para prestigiar os importantes acontecimentos esportivos. Considerado pelos leitores e pela mídia um livro indispensável para estudantes e profissionais de hotelaria e do setor turístico em geral, o livro “O quê? What? Uot?”, da autora Sílvia Vidovix vendeu milhares de cópias e chega agora a sua segunda edição pela Qualitymark Editora. O conteúdo do livro é indispensável para quem irá trabalhar direto com o público durante esses eventos, para aprenderem a usar com segurança e elegância os termos, siglas, jargões e expressões do mercado do turismo.

Hospedagem criativa

Cavaleiros e amazonas que querem pernoitar próximos a seus animais podem reservar uma Unidade Habitacional de 60m², conjugada com baia, na Hospedaria Canto de Fátima, situada em Atibaia (SP). A relação do homem com o cavalo remonta ao Neolítico. Muitos são os mitos, as lendas e as anedotas que envolvem a relação dos dois seres. Não existe herói da História ou dos contos infantis até o século XX dissociado de um equino. Não se concebe, tampouco, grandes generais, imperadores, príncipes sem "o seu" cavalo. É difícil explicar para quem não cresceu no campo, ou montando em hípicas, o vínculo que se estabelece entre o cavaleiro, a amazona e o cavalo. No entanto há muitos filmes, peças de teatro e livros que explicam a relação, extremamente forte. Corcel Negro, Seabiscuit, National Velvet, A Sonhadora e o Encantador de Cavalos se tornaram campeões de bilheteria.

Imagem inline 4
Giovanna da Matta e Carla Vidal sociais proprietárias da Hospedaria Canto de Fátima

Pensando nisso que a Hospedaria Canto de Fátima, situada em Atibaia, propriedade da empresária Giovanna da Matta e da médica dermatologista Carla Vidal, criou a Suíte Royal, com 60m², sala de estar e acesso a baia onde o cavalo de quem monta pernoita.

Imagem inline 5
Suíte Royal

O nome é uma homenagem ao primeiro cavalo da Coudelaria Nossa Senhora de Fátima, empresa do mesmo grupo. "Para quem monta, a proposta é emocionante. Mal a suíte ficou pronta e já temos uma lista de espera! O sucesso, acima do esperado, nos obrigou a patentear o conceito" explica Giovanna. A suíte conta com frigobar, TV Led 50", vista panorâmica para o campo e ammenities da clínica Carla Vidal, criados especialmente para aqueles que passam o dia cavalgando, sob o sol de Atibaia. O valor da diária para duas pessoas é R$ 780,00 com pensão completa. O valor soft-opening, com validade até 1 de junho é R$ 546,00. http://www.hospedariacantodefatima.com/.

BusTour - “Troféu Infinito”

Imagem inline 6

As operadoras de turismo premiadas com o “Troféu Infinito”, reconhecimento oferecido pela Brocker Turismo para as empresas que mais geraram negócios para a serra gaúcha em 2013, passarão a contar a partir do mês de abril com um novo produto, o “BusTour Infinito”.  Trata-se de um benefício exclusivo oferecido a estas operadoras parceiras da Brocker Turismo, onde o passageiro que adquirir um dos pacotes para a serra gaúcha com um ticket para um dia do BusTour já incluso, poderá utilizá-lo durante todo o período de sua estadia na região, seja por dois, três, quatro, ou quantos dias permanecer em Gramado e Canela, de acordo com os dias e horários disponíveis do BusTour. “Esta é a oportunidade para o turista usufruir de um serviço pioneiro na região mas reconhecido nas principais cidades turísticas do mundo. O sistema hop on hop off oferece inúmeras vantagens, como descontos nos atrativos, liberdade na escolha do roteiro, informações e dicas, sem contar com a possibilidade de comprovar que vista de cima, a serra realmente é muito mais bonita”, enfatiza Adriane Brocker Boeira, diretora da Brocker Turismo.

O BUSTOUR

Com sistema hop-on hop-off (embarque e desembarque livre), o BusTour é um ônibus panorâmico que percorre os principais atrativos turísticos de Canela e Gramado, um diferencial para o turismo regional, como alternativa de passeio que dá a possibilidade de permanecer o tempo que o passageiro quiser em cada atrativo, de acordo com os horários disponíveis no sistema, já que o ticket é diário, sem número definido de embarques e desembarques. O Bustour circula pelas rotas (azul e verde) a cada 40 min e 1h30min aproximadamente, de acordo com os horários informados na compra do ticket. O passageiro do BusTour também tem vantagens nos pontos de parada do ônibus, como parques, museus, shows e locais, usufruindo de descontos e benefícios especiais nestes locais. O projeto é pioneiro na região e tem parceria com a Citral Turismo. Demais informações sobre o serviço, como rotas e horários podem ser consultados no site www.bustour.com.br.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

SEM VOOS



SEM VOOS
 
Bom pra quem? Onde? 
 
Recebi e-mail da tam, com letra minúscula mesmo, acho que todo cliente deve ter recebido essa baboseira, informando "novos" voos, preços, destinos... "seu novo jeito de voar", comprovando mais uma vez que a dita empresa só é nacional por conta de um contrato de gaveta e, na real, não está aí com o brasileiro tanto que ontem fui comprar passagens para Porto Alegre. Não existem mais voos da tam de Florianópolis-Porto Alegre-Florianópolis, a não ser via Congonhas ou Guarulhos, com preço girando entre R$ 600,00 a R$ 1.000,00, sendo que a mesma empresa oferece voo para Bogotá pelo mesmo valor. De apenas 40 minutos passamos a levar cinco horas para chegarmos a POA. Nós que costumávamos pagar menos de R$ 90,00 o trecho, não temos mais essa opção. Pela Azul só embarcando em Navegantes ou saindo de Fpolis-São Paulo-Porto Alegre-São Paulo-Florianópolis. Pela Avianca só um voo diário saindo às 23:00 hs de Floripa e de POA pra cá só às 06:00hs. Um descaso, um absurdo! Agora só voando Gol, pagando mais de R$ 500,00. 
 
 
Quem está dirigindo a ANAC? INFRAERO? Os três patetas? É assim que eles atenderão os brasileiros, catarinenses, turistas... que estarão por aqui aqui  e que pretendiam ver o jogo da copa em Porto Alegre? Pra que serve mesmo o Ministério do Turismo? Essas são as novas medidas do ministério "sob nova direção"? 
 
DESCASO
 
 
Da Silmatur Agências de viagens recebo e-mail informando do descaso com os passageiros que viajam pelas companhias aéreas de "nosso" País. "É gritante. Coloquei o nosso entre aspas, pois já não tenho certeza se é de nossa propriedade ou "deles". Percebam que a maioria dos   voos que partem do nordeste com destino ao Sul do País,  só partem de madrugada é só pesquisar nos sites da cias. E o negócio é o seguinte, se você quiser bem, e se não quiser vá de outra condução. Agora lhe pergunto: Temos Ferrovias ? Estradas decentes e seguras (sem assaltos) para você viajar com veículo próprio ? Estamos ficando a mercê da vontade de apenas quatro cias aéreas, com horários absurdos sem falar das tarifas exorbitantes. Quando você saí do Brasil e visita outros Países, principalmente os EUA, aí você entende como somos explorados em todos os sentidos. Trabalhamos para sustentar uma máquina insaciável por tributos que já está ao redor de seis meses por ano de nossas receitas. Agora, quando se trata de viagens dos eleitos e amigos da "monarca" aí até jatinho de doleiros vale, sem falar dos da FAB. Nós que heroicamente militamos na área do Turismo, só podemos rogar ao Ser Supremo, que olhe por nós e abra os olhos dos brasileiros de um modo geral,  para que consigamos através das urnas mudar este estado de coisas, mas não consigo conceber muitas esperanças". Silmartur Agência de Viagens. Alguém discorda? Eu não !
 
 
CARA DE PAU
 
 
Por sua vez o ministro do Turismo, Vinicius Lages, minimizou a possibilidade de eventuais problemas de infraestrutura e mobilidade durante a Copa de 2014. No que diz respeito especificamente aos aeroportos, Lages avaliou que a infraestrutura já melhorou. Para ele, embora o Mundial deva elevar ainda mais o número de passageiros nas cidades-sede da competição, não deve gerar grandes problemas e rejeitou a possibilidade de um caos aéreo que penalize a imagem do Brasil junto aos torcedores. É pra rir ou pra chorar? Realmente ele não tem a menor ideia do que está acontecendo, deve estar viajando com os jatinhos da FAB.

 
28º ENCATHO

Clique na imagem para ampliá-la

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Turismo Hidrotermal e Climático de Santa Catarina (ATHISC) participa de 02 a 04/04, da 28ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (ENCATHO), coordenando o stand do trade turístico. A entidade que reúne as doze estâncias termais e climáticas catarinenses estruturadas e em pleno funcionamento, estará presente ao evento com o objetivo de promover o segmento que gera em torno de 400 mil empregos no Estado.  No stand o público poderá conhecer mais detalhes sobre os atrativos e os empreendimentos hoteleiros e seus produtos e retirar material informativo e promocional tanto dos hotéis como das entidades do trade. Estarão presentes, entre outros, a SANTUR, FECOMERCIO, SEBRAE, CNC e a imprensa catarinense através da ADJORI.

Clique na imagem para ampliá-la

As estâncias termais e climáticas estão bem distribuídas em todo o território catarinense, localizadas em sete regiões turísticas do Estado: Encantos do Sul - Tubarão: Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso; Gravatal, Santa Rosa de Lima e Armazém. Grande Florianópolis - Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Antônio Carlos. Caminhos da Fronteira - São João do Oeste; Vale do Contestado - Piratuba, Itá, Treze Tílias, Fraiburgo e Thermas de Ouro;Grande Oeste - Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos e Quilombo. Estâncias Climáticas: Serra Catarinense - Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema e Vale Europeu - Timbó, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Pomerode e Benedito Novo.

Clique na imagem para ampliá-la

Além do excelente clima e das paisagens deslumbrantes os empreendimentos hoteleiros localizados nas estâncias climáticas têm como diferencial a saborosa gastronomia e a interação do turista com atividades típicas da lida do campo, além da pesca da truta. Esses locais tem uma vantagem extra que é a possibilidade de receber turistas nas quatro estações do ano. Já no Vale Europeu, destacam-se as atividades ao ar livre como ciclismo, caminhadas, observação da natureza, além da excelente culinária, herança dos imigrantes europeus. A união das estâncias termais e climáticas visa potencializar os destinos e promover as regiões de forma integrada.
 
VILLA FRANCIONI
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
As telas que deram origem à série de rótulos, produzida pelo artista plástico Juarez Machado, estão em exposição na Galeria de Arte da Villa Francioni em São Joaquim, na serra catarinense. O artista buscou inspiração nos cinco sentidos para ilustrar o vinho que leva o nome dele. Além das telas, que fazem parte do acervo do artista, estão em exposição os estudos de cada rótulo, que poderão ser adquiridos. Este é o terceiro ano consecutivo que o artista catarinense, que mora em Paris, expõe suas obras na Galeria da Villa Francioni. Além de visitar a exposição no terroir de altitude, onde está instalada a vinícola, é possível também conhecer o Vinho Juarez Machado, elaborado com quatro uvas da Safra 2007, das variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec. 
 
 
CONVENTION BC
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Aconteceu no Centro Empresarial West Side, a Assembleia Geral Ordinária do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau onde foi eleita a nova diretoria - gestão 2014/2016 e também apresentado o relatório de atividades 2013, além de prestação de contas da entidade. A empresária Margot Rosenbrock Libório, do Hotel Bella Camboriú, foi reeleita Presidente do Convention Bureau e para o cargo de Vice- Presidente o empresário João Francisco Barão, do Guacamole Cocina Mexicana. Entre as atividades desenvolvidas em 2013, foram ressaltadas na apresentação as campanhas da Room Tax, que representa cerca de 65% da renda anual da entidade, o evento Balneário Saboroso, a captação e apoio a eventos, o novo informativo do Convention Bureau, entre outros.
 
 
ARTESANATO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os artesãos de Pitatuba - SC, em nosso Vale do Contestado, comemoram os resultados das feiras de artesanato que acontecem na entrada do Parque Termal. O projeto iniciou ainda em dezembro do ano passado e segue com exposição a cada 15 dias. No último sábado os expositores realizaram a oitava edição da feira e mais uma vez a movimentação de turistas nas barraquinhas foi grande. Atualmente 20 artesãos fazem parte do grupo de expositores, são pessoas da cidade e também do interior, que estão tendo a oportunidade de mostrar e comercializar o trabalho. A variedade de produtos é grande e chama a atenção dos visitantes e dos piratubenses. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Nas barraquinhas é possível encontrar artesanatos feitos em madeira, PVC, palha e tecidos. Brinquedos, artigos para a casa, decoração, réplicas, placas, panos de prato, lembrancinhas de Piratuba, presentes, entre muitos outros. Bolachas e biscoitos produzidos artesanalmente também fazem parte das exposições. A artesã Lícia Ribeiro, que trabalha em casa, no interior de Piratuba, produzindo bolsas, aventais, fronhas e outros artigos, comenta que o valor arrecadado nas feiras auxilia na renda da família.  Antes de iniciar as exposições a Fundação de Cultura de Piratuba organizou um cadastro com os artesões do município. Uma viagem também foi disponibilizada para os inscritos. Todos foram sem custos, para a Feira do Lago da Ordem, em Curitiba – PR. As barraquinhas também foram produzidas com recursos da Prefeitura e os artesão ainda participam, gratuitamente, de aulas de artesanato, que são realizadas uma vez por semana. 
 

TURISMO RURAL
 
Técnicos das secretarias de Turismo, Educação e do Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), de Blumenau, estiveram em Joinville para conhecer o projeto de turismo rural pedagógico Viva Ciranda. Acompanhados pela equipe da Fundação Turística de Joinville, a comitiva visitou as propriedades da família Ango Kersten, na Estrada Bonita; o Rancho Alegre e o Recanto das Arrozeiras, na região do Piraí. Durante as visitas, o grupo aprendeu sobre a metodologia de funcionamento do Viva Ciranda, como os produtores rurais adequaram suas propriedades para receber as crianças e como o turismo rural pedagógico contribui para o desenvolvimento socioeconômico da área rural. De acordo com o diretor de planejamento da secretaria de Turismo de Blumenau, Elson Campos Ferreira, os resultados são supreendentes. "A visita foi excelente. Visitamos três locais, com propostas bem diferentes. Além do retorno para as crianças, o projeto também é rentável para os agricultores".

Clique na imagem para ampliá-la

A próxima etapa desse intercâmbio será mostrar como o Viva Ciranda funciona na prática. Para tanto, professores e produtores rurais de Blumenau serão convidados para um famtour onde acompanharão uma visitação pedagógica, com alunos de Joinville. Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, o Viva Ciranda é um dos ícones do turismo rural de Joinville e seus resultados comprovam a efetividade do projeto. "O turismo rural é ponto forte em Joinville e o Viva Ciranda vem ajudando este segmento a se estruturar e consolidar. Queremos servir de modelo para outros municípios e contribuir para a disseminação deste importante trabalho", finaliza Raulino Esbiteskoski.

 
CHOCOFEST
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Como um verdadeiro preview do que estará por vir no maior evento lúdico de Páscoa do Brasil, o Chocofest apresentará um dia antes de sua abertura oficial o espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, dirigido por Ronald Radde. O teatro terá início às 20 horas, desta quinta-feira (3), no Planeta das Guloseimas, na Rua Coberta. Este primeiro espetáculo da 19ª edição do evento fará arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis, buscando ajudar a Associação de Damas de Caridade de Gramado. Como ingresso, basta levar 1kg de alimento ou uma peça de agasalho. As caixas para depositar as doações estarão na Rua Coberta no dia do preview e seguirão espalhadas pelo Planeta das Guloseimas durante todo o evento.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Mundo Encantado da Páscoa é um espetáculo para a família, que traz em seu roteiro novidades e surpresas. Mestre Bombom e seu ajudante Gominha se veem às voltas com as maldades do Mago Amargo, que deseja acabar com a Páscoa, já que detesta chocolates e doces.  E, neste ano, o vilão também deseja prejudicar a Copa do Mundo no Brasil, o que fará com que o Conde Guloseima, a Fada Cacau e um personagem inusitado tenham que se desdobrar para salvar, ao mesmo tempo, a data dos coelhos e do chocolate e o evento esportivo. Ainda será apresentado na peça o Coelho Gaudério, que trará para a Páscoa parte da cultura gaúcha.
 
 
Com 15 atores/bailarinos em cena, músicas criadas para a peça e coreografias, em um cenário encantador, a história se desenrolará num ritmo de suspense, prendendo o fôlego até o final. O Mundo Encantado da Páscoa tem a cada ano apresentado novidades e cada vez mais beleza e diversão. Nesta quarta temporada, não será diferente.

Muita emoção e alegria para a criançada e adultos que apreciam um bom teatro.“Particularmente é um prazer participar de um evento tão importante como o Chocofest , agregando o trabalho da Cia. Teatro Novo na área do teatro infantil, tão importante para toda a família e, especialmente, com um tema que busca resgatar os valores da Páscoa, data referencial  de solidariedade entre os homens”, avalia o diretor Ronald Radde.
 
 
CARNAVAL EM PERNAMBUCO
 
O Carnaval de Pernambuco bateu recordes de visitantes e de receita turística neste ano. Mais de 1.300.000 turistas e excursionistas brincaram a Folia de Momo nas principais cidades polo do Estado, o que representa um crescimento de 11% em relação a 2013, quando 1.222.000 visitantes participaram do Carnaval de Pernambuco. O aumento do público impactou positivamente na receita turística da festa. Em 2014, os turistas e excursionistas injetaram na economia pernambucana R$ 1.079 bilhão, um incremento de 7,3% em relação ao ano passado, quando eles deixaram R$ 1.005 bilhão no Estado. A ocupação hoteleira ficou em torno de 88% com destaque para a Região Metropolitana do Recife - RMR (93%) e para os municípios de Bonito, Camaragibe, Goiana, Moreno e Nazaré da Mata que tiveram 100% de ocupação. O gasto médio individual diário foi de R$ 165,00 e a permanência média ficou em nove dias.
 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os dados são resultado da pesquisa da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que revelou ainda o perfil do turista da RMR. São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas nacionais (26,26%), seguido do Rio de Janeiro (14,93%), Paraíba (9,84%) e Bahia (7,70%). Entre os estrangeiros, os principais mercados emissores foram Estados Unidos (14,91%), Alemanha (13,90%), Argentina (8,56%) e França (8,42%).  O Carnaval de Pernambuco foi aprovado por 92% dos entrevistados, que avaliaram os atrativos, os equipamentos, os serviços e a infraestrutura turística. Prova disso é que 98% deles afirmaram que recomendariam o Carnaval para outras pessoas. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A pesquisa do Carnaval 2014 foi realizada pela Setur-PE, através da Unidade de Gestão da Informação da Empetur, que realizou uma pesquisa entre os dias 1º e 09 de março, no Aeroporto do Recife, Terminal Integrado de Passageiros, BR 101, BR 232, PE 60, nos polos de Águas Belas, Arcoverde, Barreiros, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Fernando de Noronha, Goiana, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo, Vitória de Santo Antão, além de Garanhuns em virtude do Festival de Jazz. Além da pesquisa presencial, a Empetur também fez um levantamento em toda rede hoteleira pelo telefone. A metodologia utilizada é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os números globais.
 
PARAÍBA - VISITA TÉCNICA
 
Um grupo de dez agentes de viagens argentinos chegou a João Pessoa nesta terça-feira (1º) para uma visita técnica de dois dias. Os agentes de viagens da operadora Infinitas vem a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Convention Bureau de João Pessoa, ABIH-PB e da empresa de receptivos Luck João Pessoa. Uma programação foi elaborada para apresentar os principais roteiros e atrativos turísticos paraibanos desde o Litoral ao Brejo. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que essa ação faz parte da estratégia de apresentar o ‘Destino Paraíba’ para o público argentino. Desde o ano passado, a PBTur, trade paraibano e a Embratur vêm implementando ações de divulgação do destino no país sul-americano. Esses agentes de viagens são das cidades de Mendoza, Córdoba e Buenos Aires. No ano passado, dois executivos de uma operadora argentina estiveram na Paraíba conhecendo seus atrativos turísticos e agora estão trazendo outros agentes de viagens. Em breve, estarão recebendo turistas portenhos em seu litoral, não tenho dúvidas.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os argentinos seguiram direto para o Hotel Tambaú e depois para o Cabo Branco Atlântico. Ruth Avelino comentou que, além de conhecer as belezas naturais, os agentes de viagens deverão visitar hotéis e restaurantes de João Pessoa e da Costa do Conde. Na parte da tarde, logo após o almoço, o grupo realizou uma visita aos hotéis Verde Green, em Tambaú, e Hardman, em Manaíra. Por volta das 17h, seguiram para a praia do Jacaré, em Cabedelo. Na quarta-feira (2), os argentinos conheceram a belíssima Costa do Conde, no Litoral Sul. Eles foram distribuídos em buggys que os levaram às principais praias, como Carapibus, Coqueirinho e Tambaba. Eles almoçaram nas dependências do Mussulo Resorts. Já a noite conheceram a estrutura do restaurante Marítimos. Na quinta-feira (3) pela manhã, o grupo retornou às suas cidades de origem.
 
 
FESTIVAL DE TURISMO JPA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Consolidado no calendário de eventos de turismo e negócios no Nordeste, o Festival do Turismo de João Pessoa, que realiza a sua quarta edição em outubro na Capital paraibana, apresentou um aumento no faturamento totalizando o crescimento de 49% nas vendas. Como parte deste resultado, alguns dos novos expositores confirmados recentemente são a companhia aérea TAP, MMTGapnet, Grupo Pontes, MSC Cruzeiros, Prefeitura do Rio de Janeiro (Riotur), Prefeitura de Canela e Club Med.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J.S. Junior, o aumento é atribuído à última edição do Festival, que superou todas as expectativas da organização, inclusive a do número de agentes e operadores de turismo presentes no evento. “Somente no ano passado, recebemos mais de 900 agentes e operadores de turismo, enquanto esperávamos cerca de 700. Esse resultado contribuiu positivamente para o Festival e ocasionou um aumento na visibilidade do evento que já está refletindo nos números deste ano”, disse. Segundo ele, nesta edição é esperado um público de mais de mil agentes e operadores.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Representantes do Festival do Turismo de João Pessoa estiveram presentes na 23ª edição da feira Brazil National Tourism Mart – BNTM Nordeste 2014, que aconteceu no Recife, no período de 27 a 30 de março. Na ocasião, o diretor comercial do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J.S. Junior, concretizou a parceria com a TAP, companhia aérea internacional que estará presente na quarta edição, por meio do diretor de marketing da companhia, Francisco Guarisa, e o gerente regional, Gilberto Sabino. Ainda durante a feira, também foram iniciadas as negociações com a operadora de turismo Trend, em reunião com o diretor de Marketing e a gerente regional da Trend, Vitor Bauab e Rebeca Ferreira. De acordo com Claudio, a operadora já reservou um estande de mais de 75 metros quadrados no Festival em João Pessoa.
 
 
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento. Na última edição, recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.