ABEOC BRASIL
Em reunião com representantes do Ministério do Turismo (MTur) durante 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, no Anhembi, em São Paulo, dia 25/09, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil apresentou três propostas da entidade para alteração na Lei Geral do Turismo. Os técnicos do Ministério aceitaram as reivindicações e elas devem ser incluídas na versão revisada da Lei. A ABEOC Brasil solicitou as seguintes alterações na Lei 11.771/2008: Inserção da palavra “eventos” no artigo segundo da Lei Geral do Turismo, buscando reafirmar a importância e alicerçar ações afirmativas para o segmento de eventos de turismo de negócios e eventos. Onde a Lei trata do Cadastro dos prestadores de serviços turísticos, ficou definido que a proposta de alteração da lei retira a possibilidade do cadastramento das empresas com a utilização do Código de Atividade Econômica – CNAE secundário, a inscrição no Cadastur ficará vinculada ao CNAE principal da empresa.
Solicitou-se também a inclusão da expressão “custos internos” no trecho em que trata das formas de remuneração da organizadora de eventos, ficando o texto proposto da seguinte forma: “o preço do Serviço das empresas organizadoras de eventos é o valor cobrado pelos serviços de organização, a título de custos internos”. Esta nova redação terá reflexos no trabalho da entidade e do trade, para a alteração da forma de tributação das empresas organizadoras, que hoje chegam a ser tributada três vezes e, ainda, não podem emitir nota fatura sobre os serviços de agenciamento realizados. “Com essas proposições, a ABEOC Brasil procura dar mais um passo na profissionalização do setor de turismo de negócios e eventos”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.
EVENTOS BRASIL
Durante a ABAV, Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur disse que a importância do setor de eventos para o Turismo é “capital”. “O Turismo de Negócios é prioridade para o Ministério do Turismo e para os planos do desenvolvimento do turismo no Brasil que estão projetados para o crescimento até 2022. É central pelas taxas de crescimento que vem demonstrando, pelas projeções ainda maiores para o futuro”, afirmou o secretário. Lummertz informou que o Ministério investiu perto de 800 milhões de reais em centros de convenções e tem apoiado outras iniciativas diretamente.
“Nós acreditamos que o crescimento desse setor é compatível com o conjunto de estratégias como, por exemplo, a concessão dos aeroportos, a construção dos aeroportos regionais, além da política de valorização das companhias aéreas, do contexto da desoneração fiscal. Quando se fala em eventos, absolutamente todas as cadeias de produção brasileira estão sendo tocadas direta ou indiretamente. O ganho não é só para o setor de eventos, o ganho é para a economia nacional e produtividade do Brasil”, completou Lummertz.
BRASIL FIDELIDADE
Outra novidade durante o Eventos Brasil 2014 é o cartão Brasil Fidelidade. Cada participante ganhará esse cartão que é um cartão pré-pago, VISA, e que também vai servir de controle de acesso no evento. “Ele também vai te dar benefícios para alguns estabelecimentos credenciados. Quando você consome, você recebe um cash back, ou seja, ao invés de acumular pontos, você acumula dinheiro”, explica Sérgio Bicca, da Brasil Fidelidade Card. “Estamos em fase de pré teste. Esse cartão tem foco forte para ser implantado no setor de eventos e por isso vamos expor no Eventos Brasil. Oficialmente ele só deverá entrar no mercado o ano que vem, mas estamos usando a oportunidade do evento para entregar o cartão para cada um dos participantes degustar e entender como funciona. Será um evento parceiro Brasil Fidelidade”, completa.
PRESIDENTES
Falando ainda em ABAV, Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, que vem mudando e melhorando o perfil, produtos e qualidade da ABAV-SC, recebe o livro "60 ANOS DE ABAV", autografado pelo Presidente Nacional da Entidade, Antonio Azevedo.
RESORT & SPA DO ANO
O Infinity Blue Resort & Spa, minha casa em Balneário Camboriú, capitaneado pelo amigo Alberto Cestrone, foi reconhecido como Resort e Spa do Ano durante a 29ª edição de Os Dez Mais do Turismo promovida pelo Grupo Travel News na última segunda-feira, dia 22 de setembro, durante a 42ª ABAV-EXPO. Parabéns a toda família Infinity,
RESORT & SPA DO ANO
O Infinity Blue Resort & Spa, minha casa em Balneário Camboriú, capitaneado pelo amigo Alberto Cestrone, foi reconhecido como Resort e Spa do Ano durante a 29ª edição de Os Dez Mais do Turismo promovida pelo Grupo Travel News na última segunda-feira, dia 22 de setembro, durante a 42ª ABAV-EXPO. Parabéns a toda família Infinity,
QUINTA DO BUCANERO
Já a cinematográfica Quinta do Bucanero (Praia do Rosa- Imbituba/SC) foi eleita a Pousada do Ano na 14ª edição do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2014/2015, realizado em parceria com o Guia Quatro Rodas. A premiação – que elege os melhores destinos, empresas e serviços do Brasil e do mundo – é considerada a mais importante do turismo nacional. Os 22 vencedores desta edição foram escolhidos pelo público da revista, por integrantes das redações do Guia Quatro Rodas e Viagem e Turismo, correspondentes internacionais, consultores e especialistas convidados.
Coube aos editores e repórteres da publicação que mais viaja pelo Brasil – o Guia Quatro Rodas – eleger a Pousada do Ano, levando em conta critérios que abrangem estrutura, serviços, conforto, preço, lazer, entre outros.
Ao receber o prêmio, a proprietária da Quinta do Bucanero, Jaqueline Biazus, disse que “é uma honra fazer parte da primeira classe de empresas e destinos turísticos que contam com a chancela destas consagradas publicações”. Além de agradecer a todos os envolvidos – jurados, equipe da pousada e hóspedes – fez questão de, também, dedicar o prêmio à Praia do Rosa e à “bela e Santa Catarina”.
De frente para a Praia do Rosa (Imbituba/SC) e debruçada sobre uma rara lagoa de águas salgadas, a QUINTA DO BUCANERO tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso, bem-estar e sustentabilidade. Faz parte da Associação Roteiros de Charme desde a sua inauguração, em 1995.
Em Santa Catarina, a meta é atingir mais de 300 empresas em 50 municípios que tem no setor uma de suas principais atividades econômicas. As primeiras turmas de empresários já iniciaram as atividades em Florianópolis e Blumenau. Os empreendedores que participarem terão a oportunidade de duas palestras e duas oficinas, além de contar com um diagnóstico de gestão de sua empresa, consultoria personalizada, informativos mensais sobre a atividade e uma central nacional de reservas e negócios (caso dos meios de hospedagem), entre outros benefícios.
PROJETO DE QUALIFICAÇÃO
Santo Amaro da Imperatriz recebe na próxima quinta-feira, 02, a partir das 14 horas, o projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, implantado para atender a demanda turística de Santa Catarina e capacitar as MPEs do segmento. A iniciativa prevê o incremento no faturamento de 10% e ampliação da gestão em 60% das empresas participantes. A ação surgiu do convênio entre Sebrae, Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) e Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc). “A ideia é percorrer o estado com o programa, que oferece capacitação inovadora para o aprimoramento das MPEs que trabalham com o turismo”, afirma Estanislau Bresolin, presidente da Fhoresc.
Em Santa Catarina, a meta é atingir mais de 300 empresas em 50 municípios que tem no setor uma de suas principais atividades econômicas. As primeiras turmas de empresários já iniciaram as atividades em Florianópolis e Blumenau. Os empreendedores que participarem terão a oportunidade de duas palestras e duas oficinas, além de contar com um diagnóstico de gestão de sua empresa, consultoria personalizada, informativos mensais sobre a atividade e uma central nacional de reservas e negócios (caso dos meios de hospedagem), entre outros benefícios.
PRAIA DO ROSA
Badalado point praiano do Sul do Brasil, a Praia do Rosa cada vez mais atrai turistas fora da temporada de verão. Além da melhor pousada do Brasil, das belezas naturais, um amplo calendário de eventos, que movimenta a baía o ano todo, faz do Rosa um dos lugares mais bacanas para curtir mar e serra com conforto e muita diversão. Se em setembro a principal atração foi a Travessia da Praia do Rosa, que integra a temporada 2014 do Circuito Mercosul de Travessias, outubro chega com mais esporte, com a 3ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon, e uma ode à boa mesa, com as delícias gastronômicas do festival Sabores do Mundo Praia do Rosa. De 16 a 26 de outubro, restaurantes e pousadas da Praia do Rosa realizam a 5ª edição do já tradicional festival gastronômico Sabores do Mundo Praia do Rosa.
Durante duas semanas, os estrelados restaurantes do litoral catarinense elaboram pratos especiais para brindar o público com a alta gastronomia local. Com pratos preparados por cada estabelecimento especialmente para o festival Sabores do Mundo, os apreciadores da boa mesa têm a oportunidade desfrutar da culinária estrelada da Praia do Rosa. O pequeno vilarejo do litoral catarinense impressiona pela vasta e qualificada diversidade gastronômica, com etnias e sabores variados. Muitos restaurantes têm qualidade reconhecida pelos famosos guias de turismo e gastronomia, como Trip Advisor e Guia 4 Rodas.
No mesmo período, entre os dias 17 e 19 de outubro, a baía também sedia a 3ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon, prova de cross country para Mountain Bikes que conta com 31 categorias e 3 pistas de disputa. Serão diferentes percursos, com extensão de 46 km, 29 km e 9km, respectivamente. Com largada do Mar del Rosa, os bikers passam pelos belos cenários da região, como a Lagoa de Ibiraquera, e as baias da Praia do Rosa, Praia do Luz e da Ribanceira. Detalhe: os eventos ocorrem com um tempero a mais - a presença das baleias francas na baía do Rosa. Nessa época do ano, a Praia é visitada pelos gigantes marinhos, que buscam em suas águas as condições ideais para procriação e amamentação dos filhotes.
Além da bela e diferenciada estrutura natural, com praias, lagos e belas trilhas, a Praia do Rosa conta com excelentes opções para hospedagem e gastronomia. Estabelecimentos ligados à ACIM/Núcleo Praia do Rosa oferecem pacotes especiais aos visitantes no período de realização dos eventos, proporcionado uma experiência ainda melhor ao público que aprecia esporte, viagem, natureza e entretenimento. Confira a programação e os pacotes no site da Associação: www.praiadorosa.imb.br e experimente as delícias de uma das 30 baías mais belas do mundo - o Rosa é o único destino nacional que faz parte do seleto grupo internacional Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que conta com a chancela da UNESCO.
CHOCOLATES CARACOL
O processo de expansão da Caracol Chocolates, através de franquias, é um sucesso. São lojas e quiosques abertos em locais de alta circulação o que possibilita às pessoas consumirem o produto mais tradicional feito na cidade de Gramado. A marca inaugura nos dias 25 e 26 de setembro loja no tradicional e cobiçado bairro Perdizes, na cidade de São Paulo. A unidade, com 55m², é a primeira da capital paulista. Para a direção da empresa esta loja é estratégica, pois leva o sabor do mais puro chocolate Caracol à maior cidade do país. No estado de São Paulo, as cidades de Ribeirão Preto e Santo André já contam com lojas da marca.
No mês de outubro, será a vez da cidade de Belo Horizonte (MG) receber sua loja franqueada Caracol Chocolates. A unidade será aberta no Savassi, uma das regiões mais tradicionais e bem frequentadas da Capital mineira. As lojas contam com diversificada linha de produtos. No mix estão barrinhas, bombons, drágeas, as linhas de presentes, infantil e saúde - que conta com uma variedade de chocolates entre os tipos diet, sem lactose, a linha VITA e os chocolates com alto percentual de cacau (48%, 70% e 85%). Também será instalado na loja uma cafeteria, com cardápio de cafés especiais.
Para que possa estar mais próxima de seu público alvo, a marca expande sua participação no mercado, também, através de quiosques. Nesta semana, o puro chocolate da Caracol ampliou a sua representação no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, com a abertura de dois novos quiosques. Além disso, iniciou a operação no Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP), também através de quiosque.
Precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates, de Gramado (RS), há mais de 30 anos produz o mais puro chocolate. A empresa utiliza no seu produto com mais baixo teor de cacau (chocolate ao leite), 44% a mais de cacau do que o mínimo permitido pela legislação brasileira. Além disso, não utiliza gordura hidrogenada em seus processos de fabricação, portanto, seus produtos são livres de gordura trans. Essa preocupação, voltada à saúde de seus clientes, vem do amor com que cria e desenvolve seus chocolates artesanais. Inspiração, inovação e saúde são palavras incutidas na filosofia da empresa, que busca sempre surpreender e apresentar produtos com o mais saboroso dos chocolates, sem deixar de lado o cuidado com o bem-estar dos seus apreciadores.
FESTIVAL DE TURISMO DE JPA
E a indústria do turismo continua a todo vapor. Faltam 15 dias para o maior festival de turismo do norte/nordeste do país. Trata-se do Festival do Turismo de João Pessoa, um evento que reúne grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras, secretarias e profissionais do turismo, promovendo a integração do setor e oferecendo novos produtos ao mercado.
Tropical Tambaú Resort - JPA
FESTURIS INOVAÇÃO
Na última semana os diretores do Festuris Gramado estiveram presentes na ABAV – Feiras das Américas, em São Paulo. Na ocasião da feira, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, confirmou a participação no Festuris 2014, onde inclusive fará uma palestra durante o congresso da feira, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Palácio dos Festivais.
O congresso do Festuris traz nesta edição o tema “Inovação, Tecnologia e Entretenimento: Impactos e Resultados nos Negócios Turísticos”. Os participantes do evento são convidados a prestigiar os painéis que abordarão uma série de questões atuais que envolvem o trade turístico. Palestras e painéis focados em inovação, tecnologia, indústria criativa, parques temáticos, megaeventos entre outros assuntos, entrarão em debate. Passada a Copa do Mundo, o trade turístico brasileiro vive um momento de preparação para oferecer ao público, tanto nacional como internacional, as opções procuradas nestes segmentos, mostrando assim um Brasil mais atrativo em diversas áreas. O Ministro do Turismo, Vinícius Lages, tem sua presença confirmada como primeiro palestrante do congresso. Com o tema “Impactos e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: Os desafios mais emergentes na gestão do turismo”, Lages apresentará um panorama atual do setor turístico brasileiro.
MARKETING PERNAMBUCANO
Em uma ação inédita do Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) está elaborando o Plano de Marketing Turístico para os três polos do Programa: Costa dos Arrecifes, Agreste e Vale do São Francisco. Ao todo, os polos envolvem seis destinos, abrangendo 23 localidades do Estado. “A ideia é complementar as ações de promoção já empreendidas pela EMPETUR, a partir do desenho de um plano de marketing para cada destino turístico, considerando os níveis de desenvolvimento existentes e as ações já desenvolvidas”, informa Romeu Baptista, secretário de Turismo de Pernambuco. Com investimento de R$ 440 mil do Ministério do Turismo, o Plano irá padronizar todas as ações de marketing do Estado, além de aumentar a competitividade do destino e a visibilidade junto aos mercados-alvo, a partir da estruturação da imagem e de ações promocionais.
O Plano de Marketing está sendo elaborado por um Consórcio de empresas formado pela ‘Pires & Associados’, que tem como diretora Jeanine Pires, ex-diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau e ex-presidente da Embratur, a empresa espanhola ‘Iber-Geo Consulting e a Chias Markerting’, empresa responsável pelo Plano Aquarela 2020, plano de marketing turístico internacional do Brasil. Para a elaboração do Plano de Marketing, o Prodetur tem como importantes contribuições outros estudos realizados pelo Programa, como o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), o Estudo de Mercado Turístico, o Inventário de Atrativos Culturais e a Avaliação Ambiental Estratégica, todos abrangendo os três polos e elaborados em parceria com a gestão municipal, trade turístico e sociedade civil. A previsão é que o lançamento do Plano de Marketing Turístico seja em dezembro de 2014.
SEIS DESTINOS
1. Destino Turístico Região Metropolitana de Recife: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes; 2. Destino Turístico Litoral Norte: Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Paulista; 3. Destino Turístico Litoral Sul: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Barreiros. 4. Destino Turístico de Fernando de Noronha: Arquipélago de Fernando de Noronha; 5. Destino Turístico Polo Agreste: Caruaru, Gravatá, Bezerros e Bonito; 6. Destino Turístico Vale do São Francisco:
Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
PERNAMBUCO NA ITÁLIA
As cidades de Milão, Turim e Roma, na Itália, recebem, de 30 setembro a 2 de outubro, a ação Polo Costa dos Arrecifes, com o objetivo de divulgar internacionalmente a costa pernambucana. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a ação conta com rodadas de negócios, imersão cultural e palestras sobre destinos do litoral norte e sul e Fernando de Noronha. O evento percorrerá, até novembro, um total de seis países com destaque na emissão de turistas para o estado.
A Itália se destaca em crescimento na emissão de turistas para o estado. No mais recente levantamento do perfil socioeconômico do turista de Pernambuco, realizado pela Empetur, o país aparece no quarto lugar, subindo uma posição em relação ao ano anterior. “Nosso interesse é fazer com que a Itália e países vizinhos continuem emitindo turistas para Pernambuco. O voo que conecta a Europa ao aeroporto do Recife, que parte de Frankfurt, na Alemanha, é um dos facilitadores desse relacionamento”, comenta a secretária executiva da Setur-PE, Luciana Carvalho.
INVESTIMENTOS
Com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, a ação já tem dado sinais positivos. A primeira temporada do evento, que aconteceu entre 9 e 18 de setembro, nos Estados Unidos, reuniu cerca de 450 agentes do trade americano, em Los Angeles, São Francisco, Chicago, Nova Iorque e Miami. Nas cidades americanas, o destino Fernando de Noronha atraiu a atenção dos agentes, e as principais dúvidas do trade quanto à vinda a Pernambuco estavam relacionadas à emissão do visto, segurança, distâncias entre os municípios do litoral, tempo de voo e conexões. A ação “Polo Costa dos Arrecifes” é itinerante e depois da Itália segue para Portugal, Uruguai, Argentina e Alemanha, mercados de conhecido interesse pelos produtos que Pernambuco oferece, com ênfase em “sol e mar”, gastronomia e cultura.
MÉRITO & TALENTO ABBTUR
No ano em que é comemorado 40 anos da criação dos cursos de Turismo no Brasil a ABBTUR NACIONAL, instituiu o “Premio Mérito & Talento” como forma de valorizar, promover e reconhecer os turismólogos que atuam com responsabilidade e destaque nas mais diversas atividades turísticas do país. A premiação aconteceu, no dia 27 de setembro, “Dia do Turismólogo” e Dia Mundial do Turismo, durante a 42ª ABAV. Na ocasião o Ministro comprometeu-se a regulamentar a lei 12.591/12 que trata do reconhecimento da atividade profissional do turismólogo. Foram premiados os bachareis de turismo Álvaro Negrão do Espirito Santo, secretário de Estado adjunto de Turismo do Estado do Pará, um dos fundadores e o primeiro presidente da ABBTUR NACIONAL. Wilken Souto, Coordenador Geral de Segmentação do Ministério do Turismo. Carlos Henrique Falcão, Gerente de Turismo Social do SESC Rio de Janeiro.
José Ricardo Natizke Diretor da Vikings Tur – Eventos, Cursos e Agência de Viagens. Edvaldo Doniseti Alipio que atua no desenvolvimento de projetos e fomento turístico na prefeitura municipal de Mogi Mirim. Fabiana Ribeiro Sena presidente da ACETER – Associação Cearense de Turismo Rural. Cleida Batista, empreendedora que se tornou conhecida por ter trazido dromedários para o nordeste brasileiro (município de Extremoz/RN). Denise Holleben atua no departamento de eventos, promoção e divulgação da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS e o turº Vanilson F. Gracione que atua no setor de Turismo, elaborando, coordenando e implantando projetos. Foi homenageado também o Técnologo em Turismo Edmar Luiz Xavier Neto responsável pelo fomento do turismo em Minas Gerais, atuando com gestão de projetos de infraestrutura de obras e serviços para o setor de turismo e agronegócios.
O evento vai acontecer anualmente e nesta primeira edição contou como patrono o município de Niterói/RJ, com apoio da prefeitura municipal, através da NELTUR- Empresa de Lazer e Turismo, seu Diretor o Turismólogo Rubens Branquinho, participou da cerimonia de premiação. No encerramento da solenidade o presidente da ABBTUR Nacional o Turº Elzário Pereira da Silva Junior anunciou que o “Premio Mérito & Talento ABBTUR 2015” terá como patrono o município de Garibaldi, na Serra Gaúcha, que tem na sua gestão a Turismóloga Ivane Fávero. A empresa Eco Poli de Guaporé/RS ofereceu aos agraciados um original presente com a insígnia dos turismólogos e uma semente de feijão que ao brotar aparece a palavra Turismo em sua folha.
GOVERNO PERONISTA
O Trade de Turismo argentino estava em peso na 42ª ABAV-EXPO, uma vez que o destino é inquestionável e a alguns deles realmente fantásticos a exemplo de toda a Patagônia. Todavia, o governo deles anda na mais completa contra-mão, controlando absurdamente viagens dos argentinos ao exterior para evitar saída de dólares. Portanto o governo peronista populista está instalando um regime policialesco. Para se ter uma ideia, a Argentina passará a exigir 32 informações pessoais dos passageiros que embarcarem em vôos domésticos e internacionais, segundo despacho publicado na última quinta-feira no Diário Oficial do país. As companhias aéreas e proprietários de aeronaves particulares deverão enviar as informações pessoais dos passageiros para a Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP), equivalente à Receita Federal, o Departamento Nacional de Migrações e a Administração Nacional da Aviação Civil, 72 horas antes da decolagem. As informações deverão ser novamente atualizadas e repassadas 24 horas e 6 horas antes da decolagem e assim que todos os passageiros estiverem a bordo da aeronave. Isto é medida essencialmente policialesca, é um regime estendendo suas garras totalitárias.
Dentre as informações exigida pelo governo argentino estão itinerário completo da viagem, bagagem, programa de milhagem, número da poltrona, documento de identidade, data de nascimento, nacionalidade, número do vôo, data da reserva, forma de pagamento e telefone de contato de cada passageiro. A medida entrará em vigor nos próximos seis meses para as companhias aéreas internacionais, enquanto a Administração Nacional da Aviação Civil determinará em breve a data para os proprietários de aeronaves particulares. O governo da peronista populista e muito incompetente Cristina Kirchner informou que o objetivo é “simplificar os procedimentos operacionais alfandegários, migratórios e de segurança aeroportuária, além da prevenção de delitos”. Analistas de Buenos Aires ressaltaram que a medida é uma forma de fiscalizar os gastos em dólares dos argentinos no Exterior e de controlar a saída da divisa norte-americana do país. Não há maneira disso dar certo, porque os argentinos, definitivamente, não confiam em governo, nem na moeda nacional, e levam seus dólares para o Exterior.
DEMISSÃO EM MASSA
Pesquisa realizada pela consultoria Mercer revelou que das 165 principais empresas instaladas na Argentina, 33% estão demitindo funcionários, 24% cortaram horas extras e 18% lançaram planos de aposentadorias antecipadas. Assoladas pela crise econômica, as empresas apontaram a falta de trabalho e a baixa lucratividade como motivos para os desligamentos. "Neste cenário de estagflação, se a economia não cresce, as vendas e a receita das empresas tampouco cresce, e neste contexto, reconsideram a mão de obra". Outra pesquisa realizada pela SEL Consultores apontou que os empresários argentinos acreditam que a crise econômica continuará, sendo que 17% deles pretendem demitir funcionários no ano que vem. Relatório do Banco Mundial também mostrou o enfraquecimento do clima de negócios e do mercado trabalhista poderiam levar 40% da população do país latino-americano à pobreza.