segunda-feira, 20 de outubro de 2014

JOÃO PESSOA - PB - DESTINO DE FÉRIAS & EVENTOS




Engana-se quem acredita que João Pessoa é somente um dos melhores destinos de férias do Brasil. A belíssima capital alagoana também é o principal polo de turismo de eventos do norte/nordeste do Brasil, tanto que neste último final de semana João Pessoa foi a Capital Nacional do Turismo. A cidade sediou o maior evento de turismo do Nordeste. O Festival do Turismo de João Pessoa conta com mais de mil agentes e operadores de turismo e aconteceu no Centro de Convenções. Voltado exclusivamente para profissionais do setor, esta edição tem a participação de mais de mil agentes e operadores de turismo de todo o País e alguns internacionais. 


Para o diretor comercial do evento, Cláudio J.S. Júnior, a localização estratégica da Capital paraibana facilitou a vinda de profissionais de outros estados do Nordeste e impulsionou o setor a oferecer novos produtos ao mercado. “Recebemos neste ano caravanas dos nove estados do Nordeste, que estão aqui patrocinadas pelo evento. É fundamental promover este grande encontro do mercado nordestino com os demais mercados do Brasil para integrar o setor turístico e fomentar novos negócios para ambos”, co-realizador do evento pelo quarto ano consecutivo, o Convention Bureau de João Pessoa promoveu para o público fóruns empresarial e acadêmico, com o intuito de realizar a atualização da cadeia produtiva e econômica do turismo do Estado. 



“Juntamente com o Sebrae Paraíba, promovemos atividades que contaram com a presença de grandes nomes do segmento no cenário nacional e internacional gerando o aperfeiçoamento e troca de informações, networking e repasse de tendências para o mercado turístico local”, explicou o diretor-executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena.


No Centro de estrutura, mais de 150 stands na área climatizada. Mais de 70 hotéis, além de multinacionais e entidades importantes do setor estiveram presentes. Na última edição, o evento recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.  Nesta edição foram seis salas de capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais. Além de contar com salas de capacitação, o evento também ofereceu palestras inéditas para o segmento no Nordeste. 

Expositores dos Estados Unidos como a Visit Orlando, Sea World e Universal, além de empresas do México, Chile, Argentina, Peru, Equador turismo nacionais e empresas internacionais e Colômbia promoveram palestras. No ano passado, a Rodada de Negócios do Sebrae-PB incrementou em mais de R$ 2,8 milhões a geração de novos Inscrições e informações. 


O show de boas-vindas aos participantes do evento coube ao músico Amazan e banda. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disponibilizou um estande para divulgar todos os roteiros turísticos do ‘Destino Paraíba’. No local foi montado um painel com as imagens dos principais atrativos do Estado. “Foi uma oportunidade para divulgarmos aos agentes de viagens do Nordeste e outras regiões do país o que temos de melhor em belezas naturais e infraestrutura turística. Isso porque o festival aconteceu em João Pessoa e dezenas de jornalistas especializadosestiveram presentes”, disse a executiva paraibana. Entre os parceiros do Festival, estão ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa. O evento é realizado e organizado pela Sophistique Eventos, com co-realização do Convention Bureau de João Pessoa e com co-organizaçao da Uptodate Eventos.


Também no evento o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Gilson Lira, que veio acompanhado por uma comissão do Ministério do Turismo para participar do Festival. Segundo ele “Sabemos da importância deste evento em João Pessoa, e todos estão de parabéns. Este tipo de evento é essencial para fomentar e discutir as melhores ações para o setor”. 

COSTA DO CONDE


Evidentemente que não poderia faltar neste festival o fantástico Litoral do Conde. A Secretaria de Turismo do Conde (Setur) participou pela segunda vez com um stand no 4º Festival de Turismo de João Pessoa apresentando o potencial turístico do município. O secretário de Turismo, Alexandre Cunha, informou que a prefeitura de Conde, preparou um material gráfico destinado a promover o destino Costa do Conde entre os agentes de viagens e profissionais do turismo de todo o país e exterior. A Setur estabeleceu parceria com a Associação de Turismo Costa do Conde e, sendo assim, a presidente da ATCC, Vânia Domingues, explicou que o Conde apresenta os mais de 2 mil leitos das pousadas, hotéis e flats, além do roteiro Mares Quilombolas. “Divulgamos as belezas das praias, entre outros, com passeios de buggys, a gastronomia com seus crustáceos, e o roteiro rural e cultural, um turismo de vivência que comercializa doces caseiros e oferece caminhadas, contato com a produção agrícola sem agrotóxico e realidade na área quilombola por meio de museu, coco de roda, rezadeira e a vivência indígena no Território Macuxi com banho de argila, passeio de caiaque, banho de bica e tudo o mais que a natureza proporciona como poder saborear as frutas da região”, detalhou ela. 



No segundo dia de Festival de Turismo de João Pessoa, o astro rei amanheceu com toda sua gloria. Um espetáculo a parte para quem está de frente para o mar neste imenso cruzeiro chamado Hotel Tropical Tambaú Resort, ícone em hotelaria no Brasil. Mas antes do trabalho a organização do evento proporcionou aos jornalistas de plantão, que estão cobrindo o evento, uma tremendo passeio de buggy pelo Litoral do Conde, que reserva belos cenários, com praias paradisíacas que incluem paisagens e lugares inesquecíveis. Começamos pelos Cânions, passamos pelo Coqueirinho, Tambaba e finalmente na Barra de Gramame, uma das mais belas praias do litoral sul. Trata-se de uma área permanente de preservação ambiental. Nem eletricidade pode chegar lá. 


A enseada é enfeitada por coqueiros onde os visitantes desfrutam de águas mornas e mansas, ideais para famílias com crianças. A paisagem é modificada diariamente, em função do movimento de enchente e vazante da maré, o que torna a praia mais interessante à visitação. A fantástica Costa do Conde despertou bastante interesse dos profissionais que participaram desta 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Os jornalistas tiveram oportunidade de conhecer esse fantástico destino. A jornalista presidente da Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, Miriam Petrone, adorou a iniciativa. 


“Foi uma integração muito interessante. O passeio foi excelente, com ótimas experiências. João Pessoa merece ser visitada o ano inteiro”, comentou a presidente. Para mostrar o destino Costa do Conde que compreende praias de rara beleza e a possibilidade de realizar um roteiro rural no Litoral da Paraíba, a Setur distribuiu um novo material gráfico, se utilizou de um vídeo promocional e divulgou o endereço do site promocional costadocondepb.com.br que funcionará a todo vapor a partir de novembro: www.costadocondepb.com.br. O secretário de Turismo do município, Alexandre Cunha, avaliou o evento como tendo sido muito positivo para o município que tem despontado por sua localização geográfica privilegiada que dispõe de cenários encantadores e aprazíveis. “Demos um salto qualitativo nesse segundo ano de presença no evento com um excelente trabalho de divulgação. Nosso stand chamou atenção pela qualidade de imagem, nosso material foi muito elogiado o e o site, que está em estágio experimental previsto para funcionar definitivamente no próximo mês, nos possibilitou mostrar a relevância do nosso destino Costa do Conde, colhendo os frutos já nesta próxima alta estação”, pontuou destacando, ainda, o painel de Tambaba, uma iniciativa que expande a marca Tambaba através do seu registro fotográfico.


A Costa do Conde oferece atrativos diversos em suas sete praias e em seus roteiros culturais dispondo, para tanto, de uma estruturada rede hoteleira, com mais de 2 mil leitos, composta por hotéis, pousadas e flats foi plenamente divulgada no stand do Conde e apreciada pelos agentes de viagens e profissionais do turismo de todo o país e exterior e público em geral composto, entre outros, por estudantes da área. 

FÓRUM EMPRESARIAL DEBATE TURISMO DE VIVÊNCIAS

O Fórum Empresarial, evento que esteve dentro da programação do Festival do Turismo de João Pessoa, debateu entre gestores do setor e pessoas que trabalham com o segmento a nova tendência do segmento: o turismo de vivências e experiências. Promovido pelo Convention Bureau e pelo Sebrae Paraíba, o fórum aconteceu na tarde deste último sábado (18), no Centro de Convenções da Capital. O diretor do Convention Bureau de João Pessoa - co-realizador do Festival - e gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, destacou a importância deste evento para o público. “Esta quarta edição buscou desenvolver iniciativas de sucesso, fornecendo capacitação, inovação, tendências e outros temas da cadeia produtiva do turismo”, explicou. O evento iniciou com o Coral Meninos de Lucena que executou três canções, encantando o público. Composto por 56 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, o Coral teve como regente a maestrina Angélica Lacerda, sanfoneira do grupo As Bastianas e professora-mestre do IFPB.


Logo após a apresentação, foi formada a mesa com o presidente da Abrajet na Paraíba, Rogério Almeida, a gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, e a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Laís Ramos. Para Rogério, o turista atual busca colocar a mão na massa. “Ele quer aprender a dançar as danças típicas, quer aprender a cozinhar aquele prato típico e ter toda a vivência daquele local. E a Paraíba tem aprendido a fazer isso muito bem, como realizou recentemente em na cidade de Boqueirão, onde levou diversos jornalistas a conhecer e vivenciar o local”, contou. Laís Ramos também manifestou apoio aos eventos como este. “É de extrema importância que iniciativas como essa sejam apoiadas pelos órgão públicos, para incentivar a economia criativa e a geração de renda”, disse a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Para Regina Amorim, a Paraíba já é referência neste sentido. “O turismo de experiência é inovador. 


Essa nossa iniciativa trouxe diversas pessoas para conhecer o conceito e os resultados do que fazemos aqui”, comemorou a gestora. No corredor do Sebrae no Festival, há exposição e venda de produtos típicos do artesanato paraibano. Logo após as apresentações, o público contou com palestra de Valéria Barros, com o tema: “Turismo de Experiências: Uma tendência Mundial”.


As novas instalações do Centro de Convenções de João Pessoa também foi um dos destaques do 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Durante a solenidade, representantes das principais entidades do turismo brasileiro elogiaram o novo equipamento turístico paraibano. Esta edição do festival está reunindo cerca de 1 mil agentes de viagens de todo o país e tem a participação de 150 expositores nacionais e internacionais. O secretário estadual da Indústria, Turismo e Desenvolvimento (Setde), Renato Feliciano, que participou da solenidade de abertura, falou da importância do Centro de Convenções de João Pessoa. 


Ele destacou a grandiosidade do equipamento turístico para receber grandes eventos nacionais e internacionais. “Sempre apoiamos o Festival de Turismo porque sabemos de sua importância para divulgar a Paraíba em todo o Brasil e no exterior. Por isso entendemos a tamanha importância do Centro de Convenções estar pronto, apto a sediar e receber eventos de grande porte”, destacou.

O presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Marcos Ferraz, também elogiou a realização do festival de turismo no centro de convenções paraibano. “Fiquei surpreso com esse equipamento, o que confirma nossa percepção de que a região Nordeste é o principal mercado turístico para as operadoras brasileiras. Não à toa, estão participando deste evento nove operadoras e 18o associados”, informou. 


Na mesma linha de raciocínio está o diretor de Marketing do Grupo Trend, Vitor Bauad. Ele informou que a operadora trouxe a João Pessoa um total de 250 agentes de viagens de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, entre outros estados. Para o executivo, o festival paraibano vem se consolidando na região. Já o presidente da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Antonio Azevedo, declarou que o festival de turismo de João Pessoa vem se consolidando, inserindo a Paraíba como um dos principais destinos turísticos do país. “A região Nordeste é um polo turístico que está consolidado. Parabenizo os organizadores deste evento”, falou. Além de discutirem valores de tarifas e infraestrutura hoteleira, os agentes de turismo que vieram a João Pessoa puderam conhecer um pouco do Turismo de Experiência que vem sendo implementado no interior da Paraíba. O Sebrae-PB montou um estande decorado com artesanato, gastronomia e outros produtos encontrados nas cidades que oferecem o turismo de experiência. Estavam representadas as cidades de Pitimbu, Conde, Cabedelo, Lucena e Pilões. 


O Ministério do Turismo marcou presença neste 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Em um estande de 74m², destinado à recepção de visitantes e distribuição de material informativo, o MTur reforça a promoção dos destinos brasileiros com a divulgação da campanha #PartiuBrasil. “O festival é um espaço importante para divulgarmos os destinos brasileiros e está afinado com a política do MTur de aumentar a participação dos viajantes brasileiros na economia do turismo e, assim, movimentar a cadeia produtiva do setor”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento que reúne grupos hoteleiros, agências, operadoras, secretarias de turismo, entre outros representantes do setor, com o objetivo de unir forças para oferecer novos produtos ao mercado. Participam do festival mais de mil agentes e operadores de turismo nacionais e internacionais, segundo expectativa dos organizadores. Foram apresentados produtos e serviços turísticos ofertados por hotéis, agências e operadoras de viagens e empresas aéreas. Durante o evento, foi realizado o 3º Fórum do Turismo de João Pessoa, um espaço para debates de temas de relevância para o setor, e a Rodadas de Negócios, promovida pelo Sebrae/PB. No ano passado, a iniciativa gerou estimativas de negócios da ordem de R$ 2,8 milhões.

É a primeira vez que o Ministério do Turismo participa do festival paraibano - e aproveitou a visibilidade do festival para divulgar regionalmente a campanha, que conta com a adesão de agências, operadoras e órgãos governamentais de turismo de estados e municípios. 


Antes do encerramento a comissão organizadora do Festival do Turismo de João Pessoa e a gestão do Centro de Convenções concederam uma entrevista coletiva sobre o balanço do evento. 

Para encerrar mais esta edição o Réveillon e o "Maceió, 200 anos de verão!" foram lançados com o show da banda alagoana Bob Estrela. A Secretaria de Turismo de Maceió (Semptur) participou do evento junto com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Secretária de Turismo do Estado (Setur) e empresas do Réveillon privado. Para a secretária da Semptur, Cláudia Pessôa, o Festival de Turismo de João Pessoa é um evento importante e estratégico para incentivar e incrementar o setor no Nordeste. “Maceió recebe muitos visitantes do nordeste. Só neste evento vamos divulgar as festas públicas e privadas de fim de ano para mais de mil visitantes de toda região”, reforçou a secretária. Ela também destacou que a parceria pública e privada vai consolidar o destino Maceió como o melhor Réveillon do Nordeste. “Quem visita a capital alagoana conta com opções de festas particulares até festas de virada do ano organizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Os eventos agregam mais valor ao destino e é mais um motivo para escolher Maceió para brindar o ano novo”, destacou. As festividades dos réveillons particulares começam no dia 29 de novembro e prosseguem até 3 de janeiro. Já estão confirmados Gabriel Diniz, Banda Eva, Cannibal, Jorge & Mateus, Clubinho, Bell Marques, Oito Nove4, Bob Sinclar e Israel Novaes.

PASSEIO PELO LITORAL NORTE DE JOÃO PESSOA - PB

Após o término desta exitosa edição do Festival de Turismo de João Pessoa, este jornalista seguiu "desbravando" este pedaço do paraíso. É um espanto esse nosso Brasil, pena não ser acessível pra todo mundo por conta dos preços abusivos das nossas empresas aéreas, praticamente nos expulsando do Brasil com destino a outros continentes. Perdemos quase todos a oportunidade impar de desbravar o nosso próprio país rico em cores, culturas, sabores, perfumes, sotaques, belezas de uma natureza pródiga inigualável, isso sem falar na receptividade do nosso povo, do calor humano da nossa própria gente. Moramos em um país que infelizmente não nos permite estarmos todos juntos, trocando constantemente conhecimentos, conhecendo e vivenciando histórias e culturas, riquezas estas que ninguém nos tirará, cultura esta que levaremos para a eternidade, amigos que carregamos realmente no coração e que esperam com ansiedade o nosso retorno. 


Hoje foi o dia de conhecer o Litoral Norte de João Pessoa - PB, aos cuidados do amigo e empresário Antonio Fernandes, da Paraíba Travel, comigo o confrade argentino José Santiago, da RED MUNDO COMUNICAÇÃO, uma super rede de informações. Saímos de Hotel Tropical Tambaú Resort, nosso QG, logo cedo, com destino a cidade de Cabedelo, um município da Região Metropolitana de João Pessoa. Tem uma área de 31,42 quilômetros quadrados, com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura. Sua população em 2014 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 64.360 habitantes. Em mapas holandeses do século XVII, aparecia como uma ilha por causa dos rios Jaguaribe e Mandacaru. É o município mais rico do estado em produto interno bruto per capita, pois possui um produto interno bruto superior a 2,2 bilhões de reais segundo dados atualizados de 2007, ou seja, mais da metade da economia de Campina Grande (outra grande cidade do estado) numa área muito menor e com população também bastante inferior. Possui um dos maiores produtos internos brutos proporcionais do Nordeste, comparável a cidades como Ipojuca e Guamaré. 


Chegamos ao porto e pegamos um Ferry Boat, cruzando o Rio Paraíba com destino a cidade de Lucena, com uma população de menos de 15 mil pessoas. O tempo parou por lá. No município fica um dos importantes patrimônios históricos do estado: a Igreja da Guia. A história da cidade começa com a chegada dos portugueses, os quais, por volta de 1596, passavam em Lucena em direção à Baía da Traição. Nessa época, eles ainda tinham receio de ocupar grandes faixas das terras paraibanas, construir residências e arriscar-se na administração de uma propriedade, muito disso em virtude das tribos locais, ainda em estado silvícola. Entretanto, o Governo da então Capitania da Paraíba, liderado pelo capitão-mor Feliciano Coelho de Carvalho, concedeu nessa época sesmarias na bacia do Rio Miriri aos frades beneditinos. 


A partir dessa ação tudo começou. Meu destino era conhecer o Santuário da Nossa Sra. da Guia, construído pelos Frades da Ordem Carmelita. No local realiza-se anualmente a «Festa da Guia», um festejo com partes profana e religiosa, envolvendo toda a comunidade local. Sua fundação é obra dos frades Carmelitas, religiosos que pertenciam à Ordem de Nossa Senhora do Carmo, que chegaram à Paraíba em 1591, tendo um papel importante na catequização dos indígenas locais. Foi iniciada em fins do século XVI, passando depois por fases de construção e acabamento.


O lugar é um colírio, um espanto e de uma paz fenomenal, aqui não tem esse esquema de fazer turismo correndo, aloprado. Tudo com muita calma para vivenciar e sentir o astral de cada local. Erguida num ponto estratégico, do qual se tem, até hoje, uma visão privilegiada de toda foz do rio Paraíba, o local onde foi edificado o templo se situava numa área próxima a um aldeamento indígena, cuja conversão e catequese se constituíam num dos principais objetivos dos carmelitas, já que essas eram algumas das condições pelas quais a Coroa Portuguesa doava terras às ordens religiosas. Ora, era muito mais importante que se 'amansassem' os silvícolas, disponibilizando-os para o trabalho nos engenhos de açúcar, do que, efetivamente, se convertesse aquelas almas para o evangelho. 


Na época das invasões holandesas à Paraíba (1634–1654) os neerlandeses transferiram índios das localidades de Pontal e Jacuípe para a Guia, mas, não se adaptando, os autóctones abandonaram o local assim que puderam. Já em 1877, a igreja e seu entorno foram transformados em uma colônia para retirantes do sertão. Na frente tem um cemitério, muito bem cuidado. Existem marcas de bala de canhão e de tiros em suas paredes. 


A igreja foi construída em estilo denominado barroco tropical e apresenta em sua fachada desenhos extravagantes, como as figuras popularmente conhecidas como «anjos deformados». Há também em profusão na fachada frutos tropicais, coroas, cetros, armas do Império Colonial Português, entre outros motivos, como uma caveira em pedra calcária. É um dos mais representativos monumentos da arquitetura colonial na Paraíba, e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) desde 16 de maio de 1949. Segundo o historiador Percival Tirapeli, a Guia é a igreja que contém maior altar construído em pedra calcária do Brasil. Pra quem gosta, um prato cheio.


Por sorte no local encontramos o guia e buggeiro Sergio, que sabia o caminho, entre os canaviais para chegar até o Mirante do Rio Miriri, com vista espetacular para a Praia do Mesmo nome. 



Simplesmente espetacular, já que para chegar lá foi uma aventura, passando inclusive pelo segundo maior coqueiral do Brasil. No caminho também muitos turistas que fazem todo este percurso de bicicleta. Turista preparado fisicamente e tecnicamente. Haja perna e forma. Sem o Sergio não chegaríamos lá e tão pouco voltaríamos tamanho os atalhos e caminhos. Os buggys geralmente vem pela praia e os turistas caminham morro cima três quilômetros que valem a pena. 



Na volta paramos nas ruínas da Igreja do Bom Sucesso, também construída pelos Frades Carmelitas. Pena o seu estado de abandono e depredação demonstrando tamanho o descaso do poder público com uma obra de data do século 16 que está mantida de pé até hoje graças a uma gameleira que cresceu no topo de uma de suas colunas. Lamentável mesmo. 



Depois de tudo isso voltamos com destino à Praia do Jacaré para reencontrar um dos mais belos por do sol do Brasil e meu amigo Jurandir do Sax nos brindando com o Bolero de Ravel. 


Desta vez fotografei de dentro d'água, esto é, da lancha do Antonio Fernandes. Valeu o dia, vale o sol, valeu o cansaço e valeu principalmente aos amigos de jornada, que tornam tudo mais prazeroso e o rizo rola solto entre os causos e acasos. Chega por enquanto. Vejam as fotos. Evidentemente que entre um destino e outro, muito banho de mar. 


Para ver todas as fotos confira aqui:






Valendo lembrar que este jornalista foi convidado do Festival de Turismo de João Pessoa, Hotel Tropical Tambaú Resort, de onde você ode contratar todos os passeios e da Paraíba Travel, que te leva aos melhores destinos da região.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por jeff Severino - Jornalista -SC-01571-JP


CULTURAS URBANAS
 
 
O Projeto Festival de Culturas Urbanas tem caráter único em SÃO JOSÉ, num formato de grande valor e impacto sociocultural para cidade. Com duração de um FINAL de semana semana, a Mostra pretende viabilizar ao público em geral, uma série de eventos que pretende ajudar a consolidar as artes e culturas urbanas na cidade.
 
 
Movimentar a cidade em torno das culturas de Hip Hop, Grafitagem e outras culturas urbanas; valorizar as manifestações artísticas, ainda vistas como periféricas, considerando sua qualidade e seu público cativo; fomentar a produção de arte urbana no Estado, garantir o valor sociocultural do Hip Hop e da Grafitagem dando visibilidade às suas manifestações artísticas, incentivar a formação de público e admiradores desta arte, abranger o Festival de Culturas Urbanas a todas as camadas sociais; são alguns dos objetivos do festival que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, no Centro Multiuso de São José,  e dará até R$ 13 mil em prêmios, além de movimentar e reconhecer a cultura do hip hop, grafitagem e outras artes e atividades que englobam este nicho cultural. Através do site do Festival (www.festivaldeculturasurbanas.com.br), é possível se inscrever gratuitamente para participar das oficinas e workshops.
 
 
INDÚSTRIA DE EVENTOS
 
 
Nesta terça-feira, dia 14 de outubro, na sede da Fecomércio, em São Paulo, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos e o Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil apresentam o II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil. A pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, com apoio da da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos) revela que o setor cresceu, nos últimos 12 anos, aproximadamente 14% ao ano, aumentando a sua participação no PIB do país de 3,1%, em 2001, para 4,32%, em 2013. Além de informações sobre a relevância e a dinâmica da indústria de eventos no Brasil, a pesquisa é um guia completo dos espaços para eventos disponíveis no território nacional.
 
 
A movimentação econômica do setor no ano passado foi de R$ 209,2 bilhões, incluindo a soma dos gastos feitos pelos participantes de feiras, congressos e outros eventos, a receita gerada com a locação dos espaços destinados a esses encontros e o faturamento das organizadoras de eventos. Os dados completos da pesquisa serão divulgados no evento de lançamento e estarão disponíveis online no dia seguinte (15/10), no site da ABEOC Brasil.
 
 
O II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil teve como objetivo quantificar a participação da indústria de eventos no PIB do Brasil, avaliar a sua contribuição no processo de geração de emprego, renda e impostos, além de inventariar os espaços de eventos no País, suas características, localização e dinâmica de funcionamento. O estudo também levantou alguns dados importantes do mercado de eventos, como: capacidade instalada por região geográfica, nível de utilização, número de participantes, preço médio de assentos e preço médio por metro quadrado da locação dos espaços e distribuição dos eventos por tipologia. Aponta também as principais preocupações e desafios destacados pelos gestores do setor através da pesquisa qualitativa “Mercado de eventos no Brasil: Desafios e Perspectivas 2020”, dividida em cinco eixos temáticos centrais: Clientes; Concorrência; Redes de Negócios; Tecnologia; Geração Y. O II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil faz parte do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação e Certificação de Empresas de Eventos, em parceria com o Sebrae Nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
 
PASSEIO ECOLÓGICO
 
 
Cerca de 200 crianças Participar do projeto “Embarque no Parque” que aconteeu em Nova Trento (SC). Em comemoração ao Dia das Crianças, o Bondinhos Aéreos Parque Colina além de realizar as atividades voltadas ao turismo ecológico resgatou brincadeiras mais tradicionais da infância em apoio ao projeto “Viagem ao mundo das brincadeiras dos jogos e da matemática” desenvolvido pelo EMIEP - Ensino Médio Integrado a Educação Profissional E. E.P. Francisco Mazzola.
 
 
Ao invés do divertimento com aparelhos eletrônicos como videogames, notebooks, tablets e smartphones entram em cena as trilhas ecológicas, a biodiversidade da Mata Atlântica e também famosas brincadeiras como amarelinha, peteca, corda e outras atividades que fizeram a alegria das crianças de outras gerações. Terá ainda distribuição de lanches e brindes através da Vonpar – revendedora oficial da Coca Cola no Estado. Este foi o primeiro Embarque no Parque com essa temática. Os organizadores já estudam a possibilidade de ampliar para os outros dias do projeto a inclusão dessas atividades.
 
EMBARQUE NO PARQUE
 
Fez parte da programação caminhada pela trilha ecológica Nossa Senhora Aparecida, visita ao Mirante do Lago e Recinto de Pavões além das Praças da Canonização e Santa Paulina, outras atrações da cidade de Nova Trento. Para chegar até a Estação do Embarque – ponto de saída dos bondinhos aéreos – os visitantes foram transportados por um bonde (réplica dos antigos bondes ingleses). Ao desembarcar na Estação Colina os grupos além de apreciarem a vista do Mirante realizaram a Trilha da Colina. Antes de finalizar a visitação houve sessão de cinema 3D e entrega da Cartilha Ambiental. Alem disso visita as outras atrações do Parque Colina como o 1º Museu de Cera Sacro do País, a Capela Nossa Senhora Rainha da Paz, Velário e a Estátua de Bronze de Santa Paulina.
 
 
Escolas de todo o estado podem participar do projeto com alunos do ensino infantil, fundamental e médio. O agendamento pode ser realizado através do e-mail embarquenoparque@parquecolina.com.br ou pelo telefone 48-3268-4047. As visitas são pré-agendadas e são aceitos no máximo 30 alunos por grupo. Pessoas com necessidades especiais também podem participar. Toda a equipe de atendimento do complexo, incluindo os monitores do projeto, está apta para atender as mais diversas demandas de visitantes. Diminuir situações de risco e tornar o recreio um espaço pedagógico mais prazeroso e educativo para as crianças através do resgate de antigas brincadeiras infantis. Esses são os principais objetivos do projeto “Viagem ao mundo das brincadeiras dos jogos e da matemática” desenvolvido pela professora de educação física Gabriela de Barros Mandrozzato do EMIEP - Ensino Médio Integrado a Educação Profissional E. E.P. Francisco Mazzola, de Nova Trento.
 
SEMANA GUGA KUERTEN
 
 
A sexta edição da Semana Guga Kuerten começou no Jurerê Sports Center, em Florianópolis. A programação do evento que conta com o envolvimento direto do tricampeão de Roland Garros iniciou com a disputa do maior Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas da América Latina. Esse ano a competição passa para a classificação ITF 2, mudança que aumenta o número de pontos acumulados e o valor da premiação que distribui R$ 40 mil.
 
 
Cinco países estão presentes no torneio que abre a Semana Guga Kuerten. Brasil, Argentina, Austrália, Colômbia e Chile terão atletas disputando os jogos nas quadras do Jurerê Sports Center. Nesta edição participam setenta e oito tenistas, que participarão das categorias Open Masculina, Open Feminina, Juniores e Quad, outra inovação da competição. A categoria Quad reúne atletas com comprometimento nos membros superiores, o que exige na maioria das vezes, uma adaptação na raquete para permitir o movimento. Este será o segundo campeonato de tênis brasileiro na história a receber atletas Quad.
 
 
O evento continua com a disputa da Copa Guga Kuerten nas categorias 12 anos (válida pelo ranking da CBT), 14 e 16 anos (circuito COSAT), e 18 anos (categoria ITF). Além das competições a Semana Guga Kuerten promove também ilhas de minitênis nos principais locais da Grande Florianópolis, clínicas com Larri Passos; palestras; atividades educativas para os educandos do IGK; Festival Escolinha Guga de Minitênis, Torneio Tennis 10´s  (para atletas de 9 a 10 anos), além da novidade: a Copa Guga Kuerten de Beach Tennis que contará com a presença do número 1, Vini Font.
 
 
MOTORHOMES
 
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A movimentação de motorhomes já iniciou na cidade das águas termais. As “casas sobre rodas” já estão chegando em Piratuba para a nona edição do encontro que é realizado anualmente no município. A partir deste domingo, dia 12, inúmeras famílias do “Grupo Rodamundo”, estacionam seus veículos no Parque Termal.
 
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Os turistas que viajam com os motorhomes devem permanecer em Piratuba até o dia 19, data de encerramento do encontro. Alguns permanecem por mais tempo. “Além de usufruir das águas termais, eles também visitam outros atrativos turísticos e movimentam a economia do município, pois abastecem, compram nos mercados e lojas, fazem refeições nos restaurantes e lanchonetes, então, são sempre muito bem vindos”, relata a diretora presidente da Companhia Hidromineral, Marise Fries. A confraternização entre proprietários de motorhomes aumenta a cada ano em Piratuba. Em 2013 foram cerca de 80 famílias que passaram uma semana no camping. Para esta edição, são aguardados mais de 100.
 
 
TURISMO NÁUTICO
 
O projeto de desenvolvimento sustentável do turismo náutico catarinense, elaborado pelo Sebrae/SC e pela Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), ganhará força com o termo de cooperação técnica que será assinado em março de 2015. Quem vai subscrevê-lo também será a Assonautica (Associação Nautica Italiana, associada da Acatmar no Brasil). As negociações foram consolidadas durante o Salão Náutico de Genova, na Itália, encerrado na última semana.
 
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O intuito desse termo é acelerar a inovação e a competitividade da economia do mar por meio de capacitações e visitas técnicas especificas para as demandas do mercado náutico nacional. “O Brasil tem muito a aprender com a experiência do mercado italiano e europeu em geral. Nossa proposta é inédita no cenário nacional”, destaca o consultor do Sebrae e da Acatmar, Álvaro Ornelas. Para o Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar, “a Assonautica é uma importante entidade que, em conjunto, ajudará no fortalecimento do turismo náutico catarinense”. 
 
 
FESTIVAL DE TURISMO JPA
 
 
Começa nesta próxima sexta-feira, 17, o maio Festival de Turismo do Norte/Nordeste do país.  O 4º Festival do Turismo de João Pessoa é um evento cujo o objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. Em paralelo ocorre o 3º Fórum do Turismo de João Pessoa que contará com debates, painéis e apresentação dos líderes de determinados segmentos.  
 
 
Os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa, Breno Mesquita, Bruno Mesquita e Cláudio J.S. Junior, estarão entre as personalidades do turismo local a receber o Troféu Waldemar Duarte 2013, oferecido pela da Abrajet PB. 
 
 
A solenidade será no dia 15 de outubro, às 19h30, no Auditório do Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, à av. Cabo Branco, 2788,  - Cabo Branco. A homenagem é destinada aos melhores do ano, e o Festival do Turismo de João Pessoa foi aprovado por unanimidade entre os sócios da Abrajet.
 
 
TURISMO DE PERNAMBUCO
 
 
O secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista, participou na última quinta-feira (09/10), de reunião na Embaixada do Brasil em Lisboa. Em pauta o relacionamento turístico entre o Estado e Portugal. O encontro fez parte do programa Polo Costa dos Arrecifes, com foco na consolidação internacional da imagem turística de Pernambuco. A ação de promoção turística acabou de ser concluída em Portugal, e reuniu, entre os dias 6 e 8 de outubro, cerca de 200 agentes em Porto, Coimbra e Lisboa. Ainda, o Turismo de Pernambuco participou de reuniões com duas das mais importantes operadoras de turismo portuguesas, para discutir parcerias entre os dois destinos. O primeiro encontro aconteceu nesta quinta-feira com a operadora Exotico, especializada em viagens para o Brasil e os Estados Unidos. A segunda reunião foi na sexta-feira (10/09), com a premiada operadora Abreu, uma das agências de viagens mais antigas do mundo, fundada em 1840, na cidade do Porto.
 
 
Portugal é o terceiro país a receber as ações do Polo Costa dos Arrecifes, que ainda irá percorrer, até novembro, Alemanha, Argentina e Uruguai. “Já cumprimos metade dos países previstos no nosso projeto de promoção internacional e estamos satisfeitos com o alcance de aproximadamente 800 agentes do trade turístico de Portugal, Itália e Estados Unidos, durante nossas visitas.”, informou Romeu Baptista. O Polo Costa dos Arrecifes é uma ação itinerante de promoção internacional do litoral pernambucano em seis países de destaque na emissão de turistas para Pernambuco: Estados Unidos, Portugal, Itália, Uruguai, Argentina e Alemanha. A ação teve início em setembro de 2014 e é realizada pela Setur-PE, por meio da Empetur. Com foco na criação de novas oportunidades de negócios e aumento do fluxo turístico no estado, o Polo Costa dos Arrecifes conta com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo e segue até novembro de 2014. 
 
TURISTA BEM INFORMADO
 
 
A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), tem investido na produção editorial de roteiros como forma de promover destinos turísticos do Estado. Para oferecer aos turistas informações sobre diferentes atrativos, do Litoral ao Sertão, o Estado conta com seis guias para diferentes perfis de visitantes, além da cartilha voltada para acessibilidade no turismo. Voltado para o turista que visita o estado em curto período de tempo, foi criado o Guia Pernambuco de 1 a 8 dias, que indica, de forma prática, pontos imperdíveis de visitação. Atendendo às diversas motivações de viagem, o guia aponta praias, pontos históricos, museus, teatros e praças, em Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Tamandaré, além de todo o Litoral Norte e Agreste. Em 2014, a publicação ganhou versão em Braille.
 
 
Em Pernambuco, o Turismo Rural, além de estar comprometido com a produção agropecuária, está relacionado à promoção do patrimônio cultural e natural. Valorizando paisagens, artesanato e gastronomia farta do interior do Estado, o guia Rota Rural Pernambuco apresenta engenhos de cana-de-açúcar, igrejas seculares, reservas ecológicas e cachaçarias, em 18 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão. A fim de valorizar os atrativos turísticos existentes ao longo da BR 232, uma das espinhas dorsais do Estado, foi lançado, em 2011, o guia Rota 232. A publicação sugere 104 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, centros de artesanato, lojas e pontos turísticos, além de opções de hospedagem para todos os gostos, disponíveis ao longo dos 553 km de extensão da via.
 
 
Além das belezas naturais, da diversidade cultural e do rico patrimônio histórico, Pernambuco também se destaca quando o assunto são as manifestações religiosas. Em 2013, foi desenvolvido, então, o guia Rota da Fé, que destaca os principais eventos e equipamentos religiosos. O Estado conta também com publicação que contempla a diversidade sexual. No Guia GLS Pernambuco – Um Estado de Felicidade, com apoio do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB), o leitor encontra as tradicionais recomendações de destinos turísticos, além das dicas sobre gastronomia, compras, bem-estar, eventos, baladas, passeios e hospedagens. 
 
 
A gastronomia praiana também é tema para um dos guias turísticos do Estado. O guia Rota Litoral Pernambuco elenca estabelecimentos que vão desde pequenos quiosques, na beira do mar, a restaurantes diferenciados, em grandes resorts. O guia está disponível na versão online e apresenta dicas em 10 municípios do Litoral Norte e oito do Litoral Sul. Além dos guias voltados para visitantes, Pernambuco também dispõe da Cartilha da Acessibilidade, com foco no trade turístico. O objetivo da publicação é informar como os equipamentos e atrativos turísticos devem estar adaptados para atender às necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
 
 
Os guias Pernambuco de 1 a 8 dias, Rota Rural Pernambuco, Rota da Fé, Rota 232 e Guia GLS Pernambuco estão disponíveis, gratuitamente, na forma impressa, em português, inglês e espanhol. Eles podem ser encontrados na Setur-PE, na Empetur e em todos os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Estado. Já o guia Rota Litoral Pernambuco é oferecido na versão online, gratuitamente, através do site  www.rotalitoralpe.com.br. Nos próximos meses, a Setur-PE irá lançar mais quatro guias: Rota do São Francisco; Arte em Pernambuco – Caruaru; Arte em Pernambuco – Tracunhaém e Rota da Confecção.
 
 
BRICK KUROTEL
 
 
Neste último sábado, 11 de outubro, o Kurotel realizou a oitava edição do brick em prol da educação, na Escola Municipal Gentil Bonatto. Durante a tarde, das 14 às 16 horas, foram comercializados produtos como roupas, calçados, brinquedos, peças decorativas e utensílios para o lar com valores a partir de R$ 1,00. Todas as peças comercializadas foram doações de funcionários do Kurotel, que participaram esta ação social também como voluntários na organização e venda ao lado dos pais de alunos e professores da escola. O objetivo desta ação foi arrecadar o maior valor possível para reverter em benefícios diretos para a escola e alunos. Neste ano a meta do brick é a construção de uma pracinha para melhorar o lazer das crianças.  Aperfeiçoar a educação e as condições físicas da escola é primordial para um bom desenvolvimento humano.
 
 
Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil. 
 
 
BNT ARGENTINA
 
 
Promover o turismo no Brasil e gerar negócios com profissionais da Argentina, principal polo emissor de estrangeiros são os objetivos da Rodada de Negócios BNT Mercosul. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, das 9h às 13h, no hotel Interplaza em Córdoba. A cidade, o segundo principal polo financeiro da Argentina é um mercado potencial com voos regulares para o Brasil diariamente. Para a estruturação de pacotes turísticos entre mais de 250 agências de viagens confirmadas da Argentina e cerca de 40 empresas e destinos turísticos brasileiros expositores, importantes operadoras de Córdoba e região marcarão presenças. Em um único dia os profissionais estarão concentrados para conhecer o produto Brasil, com foco em fechamento de negócios.
 
 
TREM DO FIM DO MUNDO
 
 
 
20 anos de, de histórias, de belezas, de cultura, de magia. Um dos passeios mais fantásticos de Ushuai. O passeio no histórico e fenomenal Tren del Fin del Mundo, está comemorando 20 anos de sucesso. Assim me informa o executivo e grande amigo Rubéns Días. Desde a sua independência, a Nação Argentina tinha uma clara consciência da sua soberania em toda a Patagônia incluindo as Ilhas Malvinas. No entanto, o seu enorme território, a sua escassa população e mais ainda, as suas guerras internas tornavam-lhe muito difícil (às vezes impossível) concretizar com fatos essa ideia e essa vocação. Entre 1878 e 1885 foi desenvolvido o que se conheceu como a “campanha do deserto”: significava estender a fronteira argentina para o sul e para o oeste, terras que eram ocupadas por povos originários. No comando desta campanha estava o general Julio Argentino Roca que seria escolhido presidente a partir de 1880.
 
 
Anos mais tarde, a fim de consolidar a soberania argentina na Terra do Fogo, Roca promove a criação de uma colônia penal em Ushuaia. A ideia tomava como referência a várias iniciativas similares de outros lugares do mundo como a da Inglaterra na Austrália. Pouco tempo depois de inaugurado o edifício carcerário (atual Museu Marítimo, de visita imperdível www.museomaritimo.com), Muratgia faz com que se construa o trenzinho que serviria para transportar lenha do bosque. O trem era do tipo Deucaville, ou seja, com una bitola de 60 centímetros e a sua extensão era de 17 kms. Em 1947 o presídio é fechado pelo governo de Juan Domingo Perón.
 
 
No entanto o trem continuou funcionando para uma serraria até que o grande terremoto de 1949 o destruiu. Atualmente apenas resta dele uma locomotiva e um vagão de passageiros que se encontram no Museu Marítimo. Como consequência exclusiva da iniciativa particular de uma empresa argentina, em 1994 nasce o “novo trem dos presos” que resgata a história da viagem dos presos, mas sua construção é totalmente nova: trilhos, dormentes, vagões, a estação, pontes e locomotivas entre quais está a primeira locomotiva a vapor construída inteiramente na Argentina. 
 
Parabéns Rubéns e Enrique Dias, que tantas e tantas vezes me receberam tão bem.  
 
A bordo dela, você pode percorrer os últimos 7kms do caminho traçado originalmente e enquanto desfruta da belíssima paisagem, pode escutar a enigmática história dos presos que alguma vez fizeram essa viagem.