quinta-feira, 27 de novembro de 2014

TURISMO DE CRUZEIROS TEM MAIOR TAXA DE CRESCIMENTO NA REPÚBLICA DOMINICANA




Um dos meus destinos favoritos e, pasmem, muito mais barato que muitos destinos nacionais e, o melhor de tudo, viagem de ponto a ponto com hotéis all inclusive. O segmento vem se desenvolvendo cada vez mais no país, com novos projetos de iniciativas públicas e privadas



O turismo de cruzeiros na República Dominicana alavancou nos últimos anos, convertendo-se no segmento turístico com o maior índice de crescimento e de melhores projeções a curto prazo, de acordo com estatísticas do Banco Central do país. Seguindo essa tendência, setores públicos e privados do turismo dominicano têm realizado uma série de iniciativas para continuar impulsionando o movimento de chegadas marítimas.


A República Dominicana recebe cerca de 16 linhas de cruzeiros, incluindo gigantes como Royal Caribbean, Holland América, AINDA, Norwegian Cruise, Costa Cruise Lines e Celebrity Cruise. Anualmente, estas linhas realizam aproximadamente 400 paradas em portos dominicanos.


“A indústria de cruzeiros é muito importante para o país, pelo impacto que gera no turismo e no comércio local”, declara Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana. “O crescimento do turismo marítimo demonstra que os equipados portos estão mais do que preparados para receber grandes quantidades de cruzeiristas durante altas temporadas”, conclui Toribio.
  

Este tipo de turismo representa 10% do total de turistas que visitam o país anualmente, número que supera os 4 milhões. Para os cruzeiristas, a República Dominicana é mais do que apenas um porto de passagem, já que 95,9% dos passageiros desembarcam para conhecer os arredores, segundo pesquisa realizada pelo Business Research and Economic Advisors (BERA). O mesmo estudo indica também um aumento na média de gastos dos visitantes nesses portos.


A presidente da Associação de Cruzeiros do Caribe e Florida (FCCA), Michele Paige, expressou recentemente que a República Dominicana é um excelente parceiro para a indústria de cruzeiros e para FCCA, pois tem demonstrado seu compromisso com o setor de turismo marítimo lado a lado para aumentar a satisfação do passageiro por meio de seus portos e destinos.


Recentemente, a companhia Costa Cruzeiros programou nove escalas na Baía de Samaná, famosa pelas belas vistas que contam com baleias jubarte, para a temporada de inverno 2014-2015. Na próxima temporada, Samaná também receberá escalas das empresas Oceania Cruises, Regent Seven Seas Cruises, Silversea Cruises, Celebrity Cruises, AIDA Cruises y Holland America Line.


A partir da temporada 2014-2015, o destino será um dos portos escolhidos pela linha Royal Caribbean para receber o Quantum of the Seas, o novo e segundo maior navio do mundo, com 167 mil toneladas, capacidade para 4.180 passageiros e uma tripulação de 2.500 integrantes. Esse porto recebe entre 60% e 72% do total de cruzeiristas que chegam à ilha caribenha.


O Ministério do Turismo também anunciou o início das operações da empresa MSC para essa temporada com o modelo Lírica, que embarcará e desembarcará passageiros no porto Sansoucí, em Santo Domingo, e fará uma parada em La Romana. O porto de La Romana  situado na margem leste do rio de mesmo nome e a uma curta distância do complexo hoteleiro Casa de Campo  foi atualmente renovado e capacitado para receber grandes cruzeiros ao mesmo tempo.


Atualmente, o terminal turístico Amber Cove, na Baía de Maimón, em Puerto Plata, está sob construção. A obra, que está sendo apoiada pelo Ministério do Turismo, deve estar pronta no primeiro semestre de 2015. Amber Cove será o terminal mais moderno do Caribe, e espera-se que atraia cerca de 250 mil turistas em seu primeiro ano de operações. Os primeiros navios trarão em torno de 11 mil turistas à ilha.

O Ministério do Turismo continua com esforços para manter o avanço da chegada de visitantes por via marítima. Algumas das iniciativas incluem a ativa participação da República Dominicana nas feiras mais importantes do segmento, como o Cruise Shipping Miami e a FCCA Convention & Trade Show.





O primeiro turista a visitar a República Dominicana foi Cristovão Colombo em 1492. Rica em história, tornou-se um dos destinos mais diversificados, oferecendo uma mescla de sabores dominicanos e europeus a mais de um milhão de visitantes americanos a cada ano. Reconhecida pelos operadores de turismo da Associação Internacional de Golfe como o destino nº1 para praticantes de golfe do Caribe e da América Latina, a República Dominicana conta com 28 campos de designers internacionais, resorts de classe mundial, um equilíbrio natural perfeito, cidades modernas e vilas encantadoras, onde o calor do povo envolve seus visitantes. Além de contar com as melhores praias, história e cultura fascinantes, a República Dominicana é o destino perfeito para celebridades e famílias. Siga-nos no Instagram@VisiteRepublicaDominicana e curta nossa página no Facebook Visite República Dominicana

terça-feira, 25 de novembro de 2014

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



QUINTA DO BUCANERO
 
 
Uma das mais famosas publicações internacionais voltadas para o mercado de luxo, viagens e estilo de vida - a Condé Nast Traveller -  acaba de incluir a Quinta do Bucanero  (Praia do Rosa/Imbituba/SC) em uma seleta lista de cinco hotéis recomendados no Brasil. De toda região sul, apenas o Bucanero foi indicado, somando-se a dois da Bahia, um do Rio de Janeiro e outro de Alagoas. Com o título "Cinco esconderijos descolados no Brasil", a matéria destaca a privacidade - aspecto que agrega valor no mercado de luxo - e a rara beleza dos estabelecimentos.
 
 
Para a proprietária da Quinta do Bucanero, Jaqueline Biazus, este é mais um reconhecimento importante, já que novamente o estado de Santa Catarina alcança projeção internacional. "Foi assim em 2012 com o The New York Times e por dois anos seguidos com a National Geographic Traveller, quando o Bucanero foi o único da região sul na lista de hotéis sustentáveis. Tanto é que, em setembro - quando conquistamos o prêmio de 'Pousada do Ano 2014/2015 ' do Guia Quatro Rodas – fizemos questão de lembrar que esses reconhecimentos são um orgulho para nossa equipe, mas também para a nossa bela e Santa Catarina", afirma a hoteleira.
 
 
De frente para a Praia do Rosa e debruçada sobre uma rara lagoa de águas salgadas, a QUINTA DO BUCANERO tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso,  bem-estar e sustentabilidade. Faz parte da Associação Roteiros de Charme desde a sua inauguração, em 1995.
 
MELHOR CHEF
 
 
MAIS UMA VEZ, DE NOVO, NOVAMENTE !!!!! PARABÉNS ! Eu já sabia ! Aí está o super chef Helton Costa, recebendo as placas do pessoal da revista Veja. O chef foi eleito mais uma vez pelos leitores e evidente frequentadores da Cantina Sangiovese, um pedacinho da Itália ali em Santo Antonio de Lisboa, em nossa fantástica Ilha da Magia Cantina. Parabéns também ao sommelier Alberto Wirth e toda a equipe da Sangiovese.
 
 
A Cantina Sangiovese pelo quarto ano consecutivo recebe premiações da publicação Veja Comer e Beber SC. Nesta edição, 2014/2015, o restaurante conquista pela primeira vez o prêmio de melhor italiano do Estado. Quem está a frente da cozinha é o proprietário e premiado chef Helton Costa. Nesta edição ele também foi eleito pelos leitores da revista, como Melhor Chef de SC.  A seleta carta de vinhos, sob o comando do sommelier e também proprietário, Alberto Wirth, foi eleita por três anos seguidos como  a melhor do Estado na mesma premiação. A culinária italiana inspirada na gastronomia da região da Toscana é a especialidade da casa. Bruschettas, massas, carnes, frutos do mar encantam os clientes da casa que se tornaram assíduos frequentadores. O chef Helton Costa, formado em São Paulo, tem longa trajetória internacional, o que agrega ainda mais o conceito diferenciado do local. 
 
 
Recentemente a Cantina Sangiovese passou a fazer parte do seleto grupo de restaurantes indicados no Brasil, pelo Guia Quatro Rodas. Outro diferencial do estabelecimento é a Sangiovese Eventos. A cozinha itinerante, comandada pelo experiente e premiado chef, produz jantares especiais, casamentos, coquetéis, formaturas, enfim uma variedades de opções, tanto no próprio restaurante, bem como nos locais onde acontecem os eventos. A casa abre de terças às sextas-feiras a para o jantar e sábados e domingos a partir do meio-dia.  Informações e reservas (48) 33711200 ou no e-mail costahelton@hotmail.com.
 
 
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
 
D'ACAMPORA
 
 
Merecidamente também levou o prêmio meu outro endereço gastronômico, o Bistrê d'Acâmpora, do meu saudoso amigo Zeca D'Acampora, hoje capitaneado pela sua super filha Duda. O Bistrô recebeu o prêmio de melhor restaurante variado e contemporâneo de Santa Catarina. Na foto com os feras Ronaldo Hartmann de Andrade Neves e o Chef Roberto Bento Pereira. O Chef Zeca D'Acampora foi um dos grandes chefs que este Brasil já teve, conhecido nacional e internacionalmente. O Bistrô era a casa do Zeca e que, pouco a pouco transformou-se em sinônimo de excelência em gastronomia e eventos no Estado. O Chef Roberto Bento Pereira, ha 15 anos no Bistrô, assumiu ha cozinha ha sete anos, sem perder a mão, o tom, o sabor, a brasilidade do Zeca. O cardápio muda periodicamente, seguindo sempre produções clássicas criadas pelo Zeca, isto é, repito, com muita brasilidade. Uma das iguarias imperdíveis é o famoso Prato da Boa Lembrança. 
 
ACATAMAR
 
 
O empresário Leandro ‘Mané’ Ferrari  foi reeleito presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) e vai comandar a entidade pelos próximos dois anos. Reconhecido como um dos fundadores da entidade, que iniciou suas atividades em 17 de novembro de 2008, Ferrari ajudou na multiplicação da representatividade da Acatmar, que hoje possui 286 associados em todo o País. Na nova gestão, pretende dar continuidade a ações já desenvolvidas, como o Projeto Limpeza dos Mares Acatmar e a legalização das marinas em Santa Catarina. O trabalho da Acatmar também vai estreitar as relações da iniciativa privada com o poder público no intuito de discutir temas como o excesso de leis ambientais no país e os marcos legais para o setor náutico.
 
BALNEÁRIO SABOROSO
 
 
A 6ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso, que irá acontecer entre os dias 9 e 26 de julho de 2015, já tem sua lista de restaurantes participantes confirmada. Serão 30 estabelecimentos gastronômicos para o público se deliciar com o que de melhor se oferece em gastronomia na cidade de Balneário Camboriú e região. No momento, os estabelecimentos já estão em fase de testes para a elaboração do menu que será servido durante o evento. Na última edição, foram 26 participantes e para Margot Rosenbrock Libório, presidente do Convention Bureau – entidade realizadora do festival, a lista com 30 restaurantes é uma grande vitória. 
 
Acqualina Bistrô do Infity Blue Resort é presença garantida
 
A edição de 2015 contará com 18 dias de festival e repete o sucesso do ano que passou: valor de R$39,90 por pessoa, para um menu com entrada, prato principal e sobremesa. Além disso,  a 6ª edição também vai contar com uma Programação Paralela, com aulas shows, palestras e parceria confirmada do Sebrae, Univali e Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo.
 
 
COZINHAS PROFISSIONAIS
 
Arquitetos catarinenses têm a chance de atualização em projetos para restaurantes, hotéis, hospitais e outros serviços de alimentação. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC), o curso Projetos para Cozinhas Profissionais será ministrado pela arquiteta Renata Zambom Monteiro nos próximos dias 27 e 28 de novembro, na Unisul, no Centro de Florianópolis. Autora do livro Cozinhas Profissionais, editado em 2013 pela editora Senac, e co-autora do livro Formação em Gastronomia: aprendizagem e ensino, Renata pretende esclarecer sobre o histórico dos serviços de alimentação, legislação e normas, ergonomia, planejamento das áreas de trabalho e projetos dos edifícios que devem abrigar estes ambientes. Alunos e professores da Unisul ganham 10% de desconto no curso e maiores informações para inscrição podem ser adquiridas pelo telefone (48) 3224-4428, entre 13h e 19h, ou pelo e-mail: eventos@iab-sc.org.br.
 
 
CAMINHOS DO CONTESTADO
 
 
Na manhã desta última sexta-feira (21) foi lançada, na Universidade do Contestado de Mafra, Unc, a 1ª Mostra de Turismo Pelos Caminhos do Contestado, feira com atrativos e produtos regionais que permanece no hall de entrada do bloco G neste sábado até o meio dia. A Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE estava presente no evento. Dez municípios estão envolvidos no roteiro: Mafra, Calmon, Canoinhas, Itaiópolis, Irineópolis, Matos Costa, Monte Castelo, Porto União, Timbó Grande e Três Barras. A presidente da Associação de Desenvolvimento do Turismo Caminhos do Contestado, Eliane Villa Lobos Strapasson disse que o evento só foi possível porque os municípios abraçaram a causa.
 
 
Após a solenidade de abertura houve uma breve apresentação de teatro e os participantes, na sequência, assistiram a um documentário sobre a guerra. Ricardo Gomes Lima proferiu palestra sobre desenvolvimento do turismo por meio da história e cultura regional.  Depois os participantes puderam conhecer a feira, na qual cada município tem um espaço para colocar banners, fotos, postais, folders, artesanato típico e degustação de produtos locais. A intenção da organização é fortalecer e integrar ainda mais o trabalho de parceria realizado pelos municípios da região do Contestado.
 
 
SELO DE QUALIDADE
 
 
Os critérios estabelecidos para obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL têm como referência o modelo de certificação adotado pela Federação Suíça de Turismo, combinando nove critérios de excelência em gestão e cinco instrumentos de avaliação. Por meio de uma avaliação criteriosa, realizada por consultores especializados, a empresa deve atingir uma nota mínima para conquistar o Selo de Qualidade. A Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, referência nacional na organização de eventos, foi em busco desta referência e alcançou sua meta, chegando a nota máxima em praticamente todos os quesitos. Estão aptas a buscar a certificação as empresas associadas à ABEOC BRASIL, ou que se associem no momento da inscrição e que concordem em implementar um plano anual de melhorias, entre outros critérios. 
 
 
É realizada uma auditoria na empresa que avalia uma série de itens relacionados com gestão, satisfação dos colaboradores, satisfação dos clientes, além de um check list composto por 15 questões aplicadas por um auditor independente. O Ministério do Turismo está acompanhando a implantação do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL a fim de buscar referências para a criação do seu selo de qualidade, ainda em construção. Para as empresas de eventos, ter o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL significa sair na frente e se preparar para ter condições de conquista do selo do MTur.
 
FESTURIS GRAMADO
 
 
Os números finais do Festuris – Feira de Turismo de Gramado foram divulgados ao final do evento, onde os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, mostraram muita alegria e satisfação com os resultados alcançados. Apesar do ano atípico com Copa do Mundo e Eleições, o Festuris conseguiu manter a tradição de inovar e cresceu 3,5% no número de expositores, atingindo a marca de 400 estandes. O público de 14 mil visitantes na feira ficou dentro da meta traçada pela organização. Também foi anunciada a data do Festuris 2015, que vai ocorrer de 5 a 8 de novembro. Para o diretor Eduardo Zorzanello, os resultados são positivos considerando o período de incertezas por conta da Copa e das Eleições. 
 
 
Zorzanello destacou a expansão da área da feira, que passou a ter 20 mil m², a duplicação do Salão Mice, o aumento do número de destinos internacionais e o crescimento dos salões segmentados. Já Marcus Rossi, salientou que o Festuris propôs a inovação como meta. Segundo ele, a tecnologia foi incorporada ao evento como forma de organizar e aumentar o volume de negócios. “Inovação foi a palavra que nos motivou”, disse.

EUCHAUCHADOS DE VEGETAIS DA AMAZÔNIA


Produto inovador que representa o Pará, o encauchado é um produto originário do látex da seringueira, desenvolvido dentro do Projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia, criado pelo professor Francisco Samonek, mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, e já presente em quase 50comunidades, espalhadas por quatro Estados da Amazônia – Pará, Amazonas, Acre e Rondônia.

Por reconhecer a importância desses produtos no contexto do desenvolvimento sustentável do Pará, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciou, em parceria com o Espaço São José Liberto, que administra o Polo Joalheiro, um trabalho de promoção e divulgação desse produto, que atraiu muitos olhares e despertou o interesse comercial do público do 26º Festival de Turismo de Gramado (Festuris). Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, responsável pelo estande do Pará no evento, garante que a experiência é promissora.

O estande do Pará, no Salão de Sustentabilidade, no Festuris, atraiu muitos visitantes no período de 7 a 9 deste mês, no Serra Park de Gramado (RS). Em parte, encantados com o material em exposição, que representa muito bem os segmentos turísticos de cultura e natureza, mais fortes do Pará.

O projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia  conta com o apoio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal doPará (UFPA), e da Universidade Federal do Acre (Ufac), além do CNPq (Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico e Tecnológico). Comunidades extrativistas, ribeirinhos e quilombolas produzemobjetos utilitários com a técnica do encauchado, que integram a variedade de produtos encontrada na Casado Artesão, no São José Liberto.

Os encauchados resultam de práticas artesanais com uso racional e sustentável de recursos da floresta amazônica. “A promoção destes produtos, indicados pelo Polo Joalheiro, são de extrema importância como estratégia sustentável para o manejo e a revitalização dos seringais nativos na Amazônia. Além de divulgar as técnicas artesanais indígenas e manter os traços culturais das populações extrativistas e indígenas da Amazônia”, explica Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, que coordenou o estande do Pará no Festival de Turismo de Gramado, local onde o Espaço São José Liberto esteve presente.



Os encauchados têm origem na cultura indígena e são conhecidos como a borracha da Amazônia. O artesanato é resultado de uma técnica de impermeabilização de tecido com o uso do látex da árvore do Caucho (Castilloaulei) para a fabricação de uma série de produtos, como vasos, roupas, bolsas, sapatos, suplás, porta-copos etc.

 
MONTAIN DO USHUAIA
 
 
Depois do imenso sucesso do ano passado, vem aí a 2ª edição do  MONTAIN DO FIM DO MUNDO 2015 que acontecerá no dia 17 de maio ! O novo desafio: Em busca da neve! Nesta oportunidade novamente se esperam cerca de 700 atletas do todo o Brasil que poderão correr no clima ideal para esta atividade e sem sofrer com o calor!! Vejam o clipe do que foi neste ano de 2014.  Prepare-se ! Inscreva-se pois as inscrições abriram neste último dia 19 ! 
 



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PARATUR PROMOVE EUCHAUCHADOS DE VEGETAIS DA AMAZÔNIA COMO ATRATIVOS TURÍSTICOS





Produto inovador que representa o Pará, o encauchado é um produto originário do látex da seringueira, desenvolvido dentro do Projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia, criado pelo professor Francisco Samonek, mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, e já presente em quase 50 comunidades, espalhadas por quatro Estados da Amazônia – Pará, Amazonas, Acre e Rondônia.


Por reconhecer a importância desses produtos no contexto do desenvolvimento sustentável do Pará, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciou, em parceria com o Espaço São José Liberto, que administra o Polo Joalheiro, um trabalho de promoção e divulgação desse produto, que atraiu muitos olhares e despertou o interesse comercial do público do 26º Festival de Turismo de Gramado (Festuris). Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, responsável pelo estande do Pará no evento, garante que a experiência é promissora.


O estande do Pará, no Salão de Sustentabilidade, no Festuris, atraiu muitos visitantes no período de 7 a 9 deste mês, no Serra Park de Gramado (RS). Em parte, encantados com o material em exposição, que representa muito bem os segmentos turísticos de cultura e natureza, mais fortes do Pará.


O projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia  conta com o apoio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal doPará (UFPA), e da Universidade Federal do Acre (Ufac), além do CNPq (Conselho Nacional deDesenvolvimento Científico e Tecnológico). Comunidades extrativistas, ribeirinhos e quilombolas produzemobjetos utilitários com a técnica do encauchado, que integram a variedade de produtos encontrada na Casado Artesão, no São José Liberto.


Os encauchados resultam de práticas artesanais com uso racional e sustentável de recursos da floresta amazônica. “A promoção destes produtos, indicados pelo Polo Joalheiro, são de extrema importância como estratégia sustentável para o manejo e a revitalização dos seringais nativos na Amazônia. Além de divulgar as técnicas artesanais indígenas e manter os traços culturais das populações extrativistas e indígenas da Amazônia”, explica Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, que coordenou o estande do Pará no Festival de Turismo de Gramado, local onde o Espaço São José Liberto esteve presente.


Os encauchados têm origem na cultura indígena e são conhecidos como a borracha da Amazônia. O artesanato é resultado de uma técnica de impermeabilização de tecido com o uso do látex da árvore do Caucho (Castilloaulei) para a fabricação de uma série de produtos, como vasos, roupas, bolsas, sapatos, suplás, porta-copos etc.