TURISMO ECOLÓGICO
Do lado econômico existe a geração de empregos, valorização imobiliária e criação de oportunidades de mercado. Do ponto de vista social, o ecoturismo proporciona a melhoria da infraestrutura viária, de abastecimento e de equipamentos médicos e sanitários, além das oportunidades de emprego e de multiplicação do conhecimento. Em termos ambientais, há mais investimento em conservação e recuperação do meio ambiente, melhoria nos equipamentos de proteção e monitoramento ambiental e, principalmente, maior conscientização da população local e externa em relação à importância de preservar o meio ambiente para a manutenção dos biomas naturais. Para o turista, por sua vez, as principais vantagens estão relacionadas ao aumento da afinidade com o ambiente natural e com as oportunidades de contemplação de paisagens e contato com animais e espécies normalmente ausentes em nosso cotidiano.
O ecoturismo deve sempre ter como premissa a valorização ambiental e cultural, tanto da parte do gestor do patrimônio quanto do próprio turista, que deve lembrar-se de não interferir no ritmo natural do monumento visitado e de levar consigo e de multiplicar a mensagem ambiental passada durante a visita. Garantir condições de segurança e tranquilidade para a integração das pessoas com a natureza é uma forma de transformar o meio ambiente em que vivemos, gerando qualidade de vida e recursos que são revertidos para a conservação dos parques. Parabéns ao Grupo Cataratas que está diretamente relacionado ao ecoturismo já que atua desde 1998 no setor, contribuindo para a preservação ambiental e oferecendo mais segurança e qualidade no atendimento aos visitantes nos parques nacionais em que presta serviço: o Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e Parque Nacional da Tijuca.
TURISMO PEDAGÓGICO
Neste dia 1º de março é comemorado o Dia do Turismo Ecológico, ou Ecoturismo, que representa uma das maiores tendências entre os segmentos turísticos no contexto nacional e mundial. O turismo em ambientes naturais é considerado uma das formas de exploração mais viável dessas áreas, visto que, quando bem operado, tem o potencial de conciliar conservação e uso sustentável da biodiversidade com geração de alternativas econômicas para as populações locais. O Brasil é considerado um dos países com mais oportunidades de prática do ecoturismo devido à grande diversidade de ambientes e de seres vivos que compõem nosso país. Os parques nacionais, por exemplo, são unidades de conservação ambiental que permitem grande interação entre o visitante e a natureza. Assim configuram-se, portanto, um ótimo local para a prática do ecoturismo. O turismo ecológico é sustentável porque se baseia no tripé economia/meio ambiente/sociedade.
Do lado econômico existe a geração de empregos, valorização imobiliária e criação de oportunidades de mercado. Do ponto de vista social, o ecoturismo proporciona a melhoria da infraestrutura viária, de abastecimento e de equipamentos médicos e sanitários, além das oportunidades de emprego e de multiplicação do conhecimento. Em termos ambientais, há mais investimento em conservação e recuperação do meio ambiente, melhoria nos equipamentos de proteção e monitoramento ambiental e, principalmente, maior conscientização da população local e externa em relação à importância de preservar o meio ambiente para a manutenção dos biomas naturais. Para o turista, por sua vez, as principais vantagens estão relacionadas ao aumento da afinidade com o ambiente natural e com as oportunidades de contemplação de paisagens e contato com animais e espécies normalmente ausentes em nosso cotidiano.
O ecoturismo deve sempre ter como premissa a valorização ambiental e cultural, tanto da parte do gestor do patrimônio quanto do próprio turista, que deve lembrar-se de não interferir no ritmo natural do monumento visitado e de levar consigo e de multiplicar a mensagem ambiental passada durante a visita. Garantir condições de segurança e tranquilidade para a integração das pessoas com a natureza é uma forma de transformar o meio ambiente em que vivemos, gerando qualidade de vida e recursos que são revertidos para a conservação dos parques. Parabéns ao Grupo Cataratas que está diretamente relacionado ao ecoturismo já que atua desde 1998 no setor, contribuindo para a preservação ambiental e oferecendo mais segurança e qualidade no atendimento aos visitantes nos parques nacionais em que presta serviço: o Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e Parque Nacional da Tijuca.
TURISMO PEDAGÓGICO
O Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville, volta ao seu ritmo normal com o início do ano letivo nas escolas das redes pública e particular. As 14 propriedades integrantes do projeto já estão com suas agendas disponíveis para que os colégios marquem suas visitas, nos períodos matutino e vespertino. O Viva Ciranda é um dos principais produtos turísticos de Joinville. Além do caráter pedagógico, representa uma fonte de renda para os produtores rurais e, principalmente, ajuda a impulsionar o turismo de toda a região. As propriedades participantes do Viva Ciranda estão distribuídas nas cinco regiões da área rural de Joinville – Piraí, Quiriri, Estrada Bonita, Estrada da Ilha e Estrada Dona Francisca.
Em cada local, o visitante conhece uma atividade diferente – cultivo de flores, apiário e produção de mel, nascentes de rios, criação de pequenos animais, horta orgânica, panificação, agricultura, entre outros. Além disso, encontra diversas opções de lazer como trilhas ecológicas, passeios de trator e de charrete, balanço na árvore, casas na árvore, visitas a pomares e rios cristalinos, quiosques, além de degustação e venda de produtos coloniais.
Desde a sua criação, há cerca de cinco anos, o Viva Ciranda vem encantando crianças e adultos que têm a experiência de conhecer a vida no campo e vivenciar a rotina do agricultor. Em contrapartida, o produtor rural ganha com a renda gerada pelo turismo, podendo investir constantemente em melhorias à sua propriedade. No Sítio Vó Bia, em Pirabeiraba, o visitante tem contato direto com a exuberância da Mata Atlântica e da Serra do Mar. Como atrativos, a propriedade oferece trilha ecológica, parques rústicos, riacho para banho, bosque para meditação, além de espaço para futebol e vôlei. De acordo com a proprietária, Miram Taranto, o Viva Ciranda ajudou a expandir o seu negócio.
As escolas que desejam levar seus alunos para o turismo rural pedagógico, podem fazer os agendamentos diretamente com as propriedades. Informações completas sobre os locais, com atrativos, endereço e telefone de contato estão disponíveis no link
NEVE SOLIDÁRIA
O BusTour está participando da campanha Neve Solidária. Até o dia 6 de março, os moradores de Canela, Gramado e Nova Petrópolis poderão utilizar o transporte coletivo turístico oficial da Serra Gaúcha doando um quilo de alimento não perecível. Para embarcar também é necessário o comprovante de residência, que pode ser utilizado para até quatro pessoas. Através do Neve Solidária, os moradores das três cidades também poderão conhecer o Snowland, que faz parte do roteiro do BusTour, apresentando comprovante de residência e doando dois quilos de alimentos não perecíveis. A ação irá destinar os alimentos doados para as instituições Vale a Pena Viver e Centro de Recuperação Emanuel da Região das Hortênsias (CRERH).
Com o slogan Vista de cima a Serra é mais bonita, o BusTour é mais um diferencial para o turismo regional, pois é um sistema de transporte coletivo turístico pioneiro para passear por pontos turísticos de Canela e Gramado. O BusTour dá a possibilidade de permanecer o tempo que a pessoa quiser em cada atrativo, de acordo com os horários disponíveis, já que o ticket é diário, sem número definido de embarques e desembarques. O modelo segue o padrão de ônibus turístico hop on / hop off, nos mesmos moldes das principais cidades turísticas do mundo, como Londres, Barcelona, Nova Iorque, Miami e outras. O BusTour dispõe ainda de sistema de áudio em três idiomas: português, inglês e espanhol.
SERRA GAÚCHA VISTA DE CIMA
TRI Táxi Aéreo é destaque no turismo de luxo na Serra Gaúcha oferecendo serviços de aviação executiva e promovendo experiências aos visitantes. A TRI Táxi Aéreo - Transporte Rápido e Inteligente, empresa situada na Serra Gaúcha, iniciou os serviços voltados à aviação executiva em 2014. Contando com um atendimento diferenciado e suporte aos visitantes a TRI está localizada no Aeroporto de Canela (RS), com um espaço VIP, oferecendo seus produtos com profissionalismo, agilidade e segurança.
Atendendo a crescente demanda, a empresa possui serviços exclusivos em nível regional e atende o passageiro com um Receptivo VIP, lounge interno e externo, serviços de atendimento premium, coffee, concierge, notebook, wireless, além de espumantes e chocolates. Com o alto padrão de qualidade, a TRI dispõe aeronaves a jato, turboélices e helicópteros nas modalidades de fretamento executivo, cuidando de todos os detalhes para que o cliente tenha um voo bem sucedido. Os voos com helicópteros promovidos pela TRI estão à disposição dos clientes, empresários e visitantes.
O produto luxo em destaque da empresa é o TRI EXPERIENCE CANYONS, que conta com um visual memorável dos Canyons do Itaimbezinho e Fortaleza, em Cambará do Sul. Além da paisagem deslumbrante, a TRI proporciona uma parada na borda do Canyon para contemplação onde é montado um piquenique com espumante, frutas, chocolates e mimos exclusivos. Após a parada estratégica, o voo decola para o conceituado ECOVILLAGE Parador Casa da Montanha, para saborear o melhor da gastronomia gaúcha.
O TRI EXPERIENCE TERROIR é uma verdadeira imersão ao surpreendente mundo Terroir. O voo que parte ao Vale dos Vinhedos permite uma visão privilegiada da região responsável por 85% da produção nacional de vinhos e espumantes, tornando a experiência ainda mais encantadora. O pouso em meio as videiras da Cave Geisse e a recepção pelo Sommelier da Vinícola e passeio em meio a mata nativa com cachoeiras, piscinas naturais é finalizado com uma harmonização com os espumantes mais premiados do Brasil.
Em evidência também encontra-se o TRI PANORÂMICO. Um voo de helicóptero sobre os pontos turísticos mais deslumbrantes e visitados do sul do Brasil. Um novo ângulo para aqueles que querem registrar um momento diferenciado diante da Cascata do Caracol, o Vale da Ferradura, a Catedral de Pedra em Canela, Rua Coberta, Palácio dos Festivais e Igreja Matriz em Gramado, além das paisagens indescritíveis da Região. A TRI está aberto diariamente, das 9h às 18h. Mais informações poderão ser adquiridas através do site www.voetri.com ou pelo facebook/voetri.oficial. Fora do horário de expediente, a TRI possui um plantão, através da linha direta (54) 9999 1636.
TURISMO DE AVENTURA
Agências de viagens em todo o mundo estão atentas ao crescimento da demanda por viagens de aventura. Globalmente, o segmento movimenta US$ 263 bilhões por ano, de acordo com pesquisa da Adventure Travel Trade Association (ATTA). A entidade, que congrega mil membros, 60% dos quais operadores turísticos localizados em 90 países, estima 23% de crescimento em 2015. Em uma apresentação na recente New York Times Travel Show, o vice-presidente de Marketing e Comunicações da entidade, Casey Hanisk, disse que este é um mercado forte e crescente, que deve ser plenamente aproveitado pelos agentes de viagens. Quatro em cada dez turistas, segundo o executivo, estão demandando algum tipo de viagem de aventura, desde as mais radicais, como alpinismo, às mais amenas, como safári ou as expedições para a observação de pássaros.
Mario Sergio Barros, da Agência Brasileiros em Ushuaia. Natural São Paulo, mas que fixou residência na cidade
Viajantes de aventura gastam em média, segundo o estudo da ATTA, 40 horas pesquisando suas viagens. É um segmento que demanda conhecimento por parte dos agentes de viagens e familiaridade com os operadores turísticos especializados. Hanisk lembra, ainda, que campanhas promocionais mais tradicionais podem funcionar melhor para alguns clientes potenciais, apesar da percepção comum de que nos dias de hoje toda a comunicação seja orientada via Internet. Este grupo, orienta o executivo, é um bom alvo para negócios fora de época, com itinerários que só podem ser oferecidos na baixa estação. Inúmeras pesquisas revelam um aumento de interesse de viagens de aventura para os lugares mais paradisíacos e distantes do mundo e Ushuaia, na Terra do Fogo é uma delas. Os brasileiros já são maioria por lá. Países da África Ocidental e Oriental, no entanto, registraram queda acentuada atribuída principalmente ao surto de Ebola.
TURISMO DE AVENTURA
Agências de viagens em todo o mundo estão atentas ao crescimento da demanda por viagens de aventura. Globalmente, o segmento movimenta US$ 263 bilhões por ano, de acordo com pesquisa da Adventure Travel Trade Association (ATTA). A entidade, que congrega mil membros, 60% dos quais operadores turísticos localizados em 90 países, estima 23% de crescimento em 2015. Em uma apresentação na recente New York Times Travel Show, o vice-presidente de Marketing e Comunicações da entidade, Casey Hanisk, disse que este é um mercado forte e crescente, que deve ser plenamente aproveitado pelos agentes de viagens. Quatro em cada dez turistas, segundo o executivo, estão demandando algum tipo de viagem de aventura, desde as mais radicais, como alpinismo, às mais amenas, como safári ou as expedições para a observação de pássaros.
Mario Sergio Barros, da Agência Brasileiros em Ushuaia. Natural São Paulo, mas que fixou residência na cidade
Viajantes de aventura gastam em média, segundo o estudo da ATTA, 40 horas pesquisando suas viagens. É um segmento que demanda conhecimento por parte dos agentes de viagens e familiaridade com os operadores turísticos especializados. Hanisk lembra, ainda, que campanhas promocionais mais tradicionais podem funcionar melhor para alguns clientes potenciais, apesar da percepção comum de que nos dias de hoje toda a comunicação seja orientada via Internet. Este grupo, orienta o executivo, é um bom alvo para negócios fora de época, com itinerários que só podem ser oferecidos na baixa estação. Inúmeras pesquisas revelam um aumento de interesse de viagens de aventura para os lugares mais paradisíacos e distantes do mundo e Ushuaia, na Terra do Fogo é uma delas. Os brasileiros já são maioria por lá. Países da África Ocidental e Oriental, no entanto, registraram queda acentuada atribuída principalmente ao surto de Ebola.
Somente Ushuaia, no fim do mundo, receberá até o final desta temporada de verão, quase 400 navios de cruzeiros e, já se prepara a passos largos para a próxima temporada de inverno.
PARÁ EM PORTUGAL
Clique na imagem para ampliá-la
Estande do Pará foi uma das estandes mais movimentadas no primeiro dia da BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O Estado colocou em exposição jóias das coleções Gemas Vegetais e Metalmorfose, do Polo Joalheiro - Espaço São José Liberto. A representação do Pará na BTL é coordenada pela Secretaria de Estado de Turimo do Pará - Setur-PA, em parceria com a Abav-PA, Sedeme, Prefeitura de Belém, Espaço São José Lberto, entre outros parceiros. Cerca de 15 empresários partcipam da ação de promoção e comercialização do trismo do Pará, coordenadas pela Coordenadoria de Marketing da Setur e ABAV-PA.
CONFRARIAS PORTUGUESAS
Ocorreu durante a Feira da BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, no Stand da TAP nesta semana, a homenagem mais importante da gastronomia portuguesa para a Companhia. Luiz Mór que desenvolve o projeto de levar a gastronomia Lusa a bordo dos aviões, com o propósito de difundir esta riqueza que muito significa ao povo português, e também perpetuá-la, recebeu a homenagem onde foi entronizado confrade de 40 Confrarias ao mesmo tempo. Esta é uma das maiores honrarias da gastronomia do país que muito honra o seu povo. Mór afirma, "que o mundo está muito igual e que preservar a cultura de um povo é manter os diferenciais do país, e levar conhecimento para outros povos através da rica gastronomia portuguesa. A TAP investe desenvolvendo menus e cartas de vinhos, adequados para servir a bordo de seus aviões tornando um atrativo para os turistas”.
KUROTEL EM BERLIN
O Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa - busca constantemente atualizar-se das últimas novidades da sua área para poder oferecer a seus clientes tratamentos de qualidade, completos e com alta tecnologia. Pensando nisso, Rochele Silveira, filha dos fundadores, umas das sócias e membro do conselho diretivo, representará o Centro Médico de Longevidade e Spa em dois dos mais renomados congressos da área de bem-estar este ano, em Berlim. Ambos reúnem líderes internacionalmente reconhecidos da indústria de viagens, turismo de saúde, spas e wellness. O Healing Summit 2015 que acontece nos dias 2 e 3 de março, em Berlim, é uma conferência global criada para compartilhar sabedoria e experiências. Entre os palestrantes estão médicos, diretores, autores de Best-sellers e entusiastas da indústria de SPA e wellness.
É um evento de colaboração e conscientização, para que indivíduos e executivos possam debater e inspirar mudanças. O mote da palestra de Rochele será "Meditação: como usar em Centros de Saúde e para Promoção da paz entre crianças de escolas públicas". Tema que ganha vida por meio da ONG Mente Viva, organização não governamental fundada pela Dra. Mariela Silveira, sócia do Kurotel, localizada na região Sul do País. A Mente Viva tem o apoio do Kurotel e atualmente atinge 35.000 crianças e professores em 229 escolas de todo o País e promove a cultura da paz nas escolas, através da meditação.
O ITB Experts Forum Wellness será realizado de 4 a 7 de março, também em Berlim. O tema da palestra ministrada por Rochele será 'Experiência médica dentro de um spa' e falará como o Kurotel conseguiu unir medicina e estética há mais de 3 décadas e se tornar um case de sucesso. Abordará também sobre como a medicina preventiva é utilizada dentro do spa de destino e conclui que sua visão de futuro é que "a era da medicina high tech e human tech cada vez mais caminharão lado a lado". A ITB é um dos maiores eventos da indústria de viagens e turismo do mundo. O Kurotel se destaca no cenário mundial participando de grandes congressos internacionais. É uma rica troca de informações com profissionais de renome, oportunizando compartilhamento de cases e novidades. Rochele é a única brasileira a participar desses congressos, representando o Kurotel que está sempre buscando inovar, dividir seus conhecimentos e trocar experiências com outras culturas no mundo.
Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacional como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.
CONFRARIAS PORTUGUESAS
Ocorreu durante a Feira da BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, no Stand da TAP nesta semana, a homenagem mais importante da gastronomia portuguesa para a Companhia. Luiz Mór que desenvolve o projeto de levar a gastronomia Lusa a bordo dos aviões, com o propósito de difundir esta riqueza que muito significa ao povo português, e também perpetuá-la, recebeu a homenagem onde foi entronizado confrade de 40 Confrarias ao mesmo tempo. Esta é uma das maiores honrarias da gastronomia do país que muito honra o seu povo. Mór afirma, "que o mundo está muito igual e que preservar a cultura de um povo é manter os diferenciais do país, e levar conhecimento para outros povos através da rica gastronomia portuguesa. A TAP investe desenvolvendo menus e cartas de vinhos, adequados para servir a bordo de seus aviões tornando um atrativo para os turistas”.
Cantina de Vicolos - Gramado - RS
ABRAJET EM LISBOA
Clique na imagem para ampliá-la
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo marca presença na BTL 2015 em Lisboa a convite da TAP. A maior feira de turismo de Portugal que termina neste 1º de março. Em sua 27º edição a Comissão Organizadora já comemora o sucesso consolidado com o crescimento em números de visitantes, expositores e compradores internacionais. Varias regiões de Portugal estão representadas com seus destinos: Alentejo, Açores, Porto, Madeira, Cascais e outros. Os números oficias já anunciaram até ontem (27/3) que 11.941 profissionais circularam durante os primeiros dois dias, daquela que é a maior feira turismo portuguesa e na qual estão presentes mais de 1.000 expositores. O Brasil também foi representado pelo Jornal de Turismo do Cláudio Magnavita, que é uma personalidade em Portugal. Com livre trânsito entre as maiores lideranças empresariais e politicas de Portugal o ex-secretário de Turismo do Rio de Janeiro e atual Diretor do RJC & Visitors Bureau e também presidente da Abrajet-RJ, Cláudio Magnavita, tem participado de todas os principais eventos realizados durante o evento e sendo aclamado pelos muitos amigos, que conquistou ao longo de 30 anos de relacionamento com Portugal. O vice-presidente executivo da TAP Portugal, Luiz da Gama Mór recebeu homenagem da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronômicas. O evento também teve como objetivo a divulgação da parceria entre a TAP e a Federação para a valorização da gastronomia de Portugal. A ABRAJET Nacional tem se destacado por estar presente nas principais feiras, congressos e eventos de turismo, o que beneficiará negociações futuras para a entidade.
KUROTEL EM BERLIN
O Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa - busca constantemente atualizar-se das últimas novidades da sua área para poder oferecer a seus clientes tratamentos de qualidade, completos e com alta tecnologia. Pensando nisso, Rochele Silveira, filha dos fundadores, umas das sócias e membro do conselho diretivo, representará o Centro Médico de Longevidade e Spa em dois dos mais renomados congressos da área de bem-estar este ano, em Berlim. Ambos reúnem líderes internacionalmente reconhecidos da indústria de viagens, turismo de saúde, spas e wellness. O Healing Summit 2015 que acontece nos dias 2 e 3 de março, em Berlim, é uma conferência global criada para compartilhar sabedoria e experiências. Entre os palestrantes estão médicos, diretores, autores de Best-sellers e entusiastas da indústria de SPA e wellness.
É um evento de colaboração e conscientização, para que indivíduos e executivos possam debater e inspirar mudanças. O mote da palestra de Rochele será "Meditação: como usar em Centros de Saúde e para Promoção da paz entre crianças de escolas públicas". Tema que ganha vida por meio da ONG Mente Viva, organização não governamental fundada pela Dra. Mariela Silveira, sócia do Kurotel, localizada na região Sul do País. A Mente Viva tem o apoio do Kurotel e atualmente atinge 35.000 crianças e professores em 229 escolas de todo o País e promove a cultura da paz nas escolas, através da meditação.
O ITB Experts Forum Wellness será realizado de 4 a 7 de março, também em Berlim. O tema da palestra ministrada por Rochele será 'Experiência médica dentro de um spa' e falará como o Kurotel conseguiu unir medicina e estética há mais de 3 décadas e se tornar um case de sucesso. Abordará também sobre como a medicina preventiva é utilizada dentro do spa de destino e conclui que sua visão de futuro é que "a era da medicina high tech e human tech cada vez mais caminharão lado a lado". A ITB é um dos maiores eventos da indústria de viagens e turismo do mundo. O Kurotel se destaca no cenário mundial participando de grandes congressos internacionais. É uma rica troca de informações com profissionais de renome, oportunizando compartilhamento de cases e novidades. Rochele é a única brasileira a participar desses congressos, representando o Kurotel que está sempre buscando inovar, dividir seus conhecimentos e trocar experiências com outras culturas no mundo.
Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacional como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.
PERNAMBUCO EM CABO VERDE
A partir de cinco de junho de 2015, Pernambuco contará com um voo internacional que ligará o Recife à Praia, capital de Cabo Verde - o primeiro saindo do Estado para um País africano. Operado pela Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), o voo servirá também como conexão imediata para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). A primeira edição, saindo de Cabo Verde para a capital pernambucana, já está com 100% de lotação, segundo a TACV. O anúncio da nova rota aconteceu em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (25), no Auditório do Centro do Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero, Bairro do Recife.
A nova rota internacional vai impulsionar as relações institucionais e comerciais com o País africano. Será muito importante para o nosso desenvolvimento econômico e cultural, ressaltou o governador, que também anunciou o início da operação do consulado de Cabo Verde no Recife. "A instalação do consulado será muito importante para esse trabalho que se inicia com a implantação do voo. O novo fluxo de pessoas indo e vindo vai exigir essa estrutura", pontuou o chefe do Executivo estadual.
Com a nova rota Recife - Cabo Verde, Pernambuco passa a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines; Frankfurt, operado pela Condor; e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo. "Pela localização privilegiada, grandes atrativos turísticos e trabalho intenso, Pernambuco está se tornando o grande hub de voos internacionais no Nordeste", informa o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes.
CABO VERDE
A República de Cabo Verde é um país constituído por dez ilhas, localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas da Costa Ocidental Africana, cobrindo uma área total de pouco mais de 4.000 quilômetros quadrados. Nas ilhas de Cabo Verde, onde se fala o português, pode-se usufruir do sol durante o ano inteiro, com uma grande diversidade ambiental e belíssimas praias, posicionando essas ilhas entre as mais procuradas pelos turistas europeus. Com uma diversidade cultural rica, as Ilhas de Cabo Verde são conhecidas internacionalmente pelo seu ritmo musical. Apenas a três horas e 30 minutos de distância da Europa e três horas e 20 do Brasil, o País goza de uma localização privilegiada, que se alia à tranquilidade do território, fazendo deste um destino com rica gastronomia, de cultura diversificada e variados meios de hospedagens.
FESTURIS
Semana de bons negócios para o Festuris. Além da renovação de importantes expositores, participações em importantes eventos nacionais e internacionais estão marcando esse inicio de ano. A presença na BIT em Madri pela CEO Marta Rossi fortaleceu ainda mais os negócios com o mercado europeu, trazendo muitas novidades para a 27ª edição. Já o diretor Marcus Vinicius Rossi apresentou o Festuris em palestra na BTL em Lisboa, ampliando participação com o trade internacional. O Festuris se destaca no cenário mundial participando de grandes congressos internacionais. É uma rica troca de informações com profissionais de renome, oportunizando compartilhamento de cases e novidades, já que está sempre buscando inovar, dividir seus conhecimentos e trocar experiências com outras culturas no mundo.
O Festuris através do seu diretor Marcus Vinicius Rossi esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2015. Na oportunidade foi apresentando a 27ª edição da Feira de Turismo de Gramado, hoje já consolidada como uma das mais importantes do segmento no mundo, ampliando participação com o trade internacional. O trabalho e a promoção do Festuris, levam o nome de Gramado à mais de 20 anos à Portugal, apresentando as principais tendências e novidades do mercado de turismo nacional e internacional. A BTL é Considerada uma das maiores feiras de turismo internacional e tem a expectativa de receber 70 mil visitantes. O principal objetivo da feira é reunir os profissionais ligados ao setor turístico com o intuito de estabelecer negócios, network, além de realizar a promoção dos destinos.
PERNAMBUCO EM GRAMADO
Entre os dias 1º e três de março, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel- PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), participa da 9º Convenção Schultz, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Uma palestra de capacitação do destino Pernambuco será realizada no segundo dia de evento (02/03) para cerca de 650 agentes de viagem de diversas cidades do Brasil. Durante a apresentação do destino, a equipe do marketing nacional da Empetur irá distribuir material promocional, sombrinhas de frevo e bolos de rolo.
Dando continuidade à divulgação do turismo de Pernambuco no sul do Brasil, a Empetur participará do 21º Salão Paranaense de Turismo que acontece de 5 a 7 de março, em Curitiba, no Paraná. Pernambuco estará no evento dentro do estande da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e mostrará seus atrativos por meio de material promocional. Também estão na programação agendas de visitas em agências e operadoras locais.
Semana de bons negócios para o Festuris. Além da renovação de importantes expositores, participações em importantes eventos nacionais e internacionais estão marcando esse inicio de ano. A presença na BIT em Madri pela CEO Marta Rossi fortaleceu ainda mais os negócios com o mercado europeu, trazendo muitas novidades para a 27ª edição. Já o diretor Marcus Vinicius Rossi apresentou o Festuris em palestra na BTL em Lisboa, ampliando participação com o trade internacional. O Festuris se destaca no cenário mundial participando de grandes congressos internacionais. É uma rica troca de informações com profissionais de renome, oportunizando compartilhamento de cases e novidades, já que está sempre buscando inovar, dividir seus conhecimentos e trocar experiências com outras culturas no mundo.
O Festuris através do seu diretor Marcus Vinicius Rossi esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2015. Na oportunidade foi apresentando a 27ª edição da Feira de Turismo de Gramado, hoje já consolidada como uma das mais importantes do segmento no mundo, ampliando participação com o trade internacional. O trabalho e a promoção do Festuris, levam o nome de Gramado à mais de 20 anos à Portugal, apresentando as principais tendências e novidades do mercado de turismo nacional e internacional. A BTL é Considerada uma das maiores feiras de turismo internacional e tem a expectativa de receber 70 mil visitantes. O principal objetivo da feira é reunir os profissionais ligados ao setor turístico com o intuito de estabelecer negócios, network, além de realizar a promoção dos destinos.
DELTA AIR LINES
Lembram da Delta, que dias atrás teve que pousar apenas com o co-piloto pois o piloto ficou do lado de fora da cabine já que a porta estava emperrada e ele não conseguiu voltar? Pois é, a Delta Air Lines (NYSE: DAL) vai melhorar ainda mais a experiência dos clientes com o uso de Wi-Fi a bordo por meio do aumento da sua velocidade e cobertura. Assim você pode postar na hora, on line, teu desespero. Que baita selfie em ! Apertem os cintos que o piloto tá trancado do lado de fora. O investimento vai ampliar o acesso ao Wi-Fi para além da costa da América do Norte e beneficiarão os viajantes entre os EUA, a América Latina e Caribe. A Gogo (NASDAQ: GOGO) vai começar a atualizar o sistema air-to-ground das aeronaves da Delta que fazem percursos domésticos de longa distância e substituí-lo pela tecnologia via satélite a partir de 2016.
Wi-FI INTERNACIONAL
A Delta finalizou a instalação de satélites ku-band de Wi-Fi em mais de um terço de sua frota internacional e estará 85 por cento finalizada no final de 2015. Em meados de 2016, toda sua frota internacional, incluindo as aeronaves Boeing 777, 767, 747, Airbus A330 e a transoceânica Boeing 757, que operam em rotas de longo percurso, irão oferecer Wi-Fi. O preço desse "servicinho" deve estar nas alturas também. Segundo eles, a Delta está trabalhando para ser a melhor companhia aérea dos EUA na América Latina e no Caribe. A Delta Air Lines serve a mais de 170 milhões de passageiros por ano.