quinta-feira, 24 de setembro de 2015



CIRCUITO DOS VINHEDOS 


O Circuito dos Vinhedos  será realizado pelo terceiro ano consecutivo na  vinícola Villa Francioni em São Joaquim, desta vez com mais uma categoria em disputa. Além das tradicionais competições nas provas de 5 e 10 km, e caminhada de 5 km, a competição abre espaço para uma corrida de bicicleta, na categoria Montain Bike. Os números do evento também serão ampliados nesta edição, estão sendo esperados mais de 500 competidores de várias cidades catarinense e também de outros estados.  


No dia 07 de novembro serão realizadas as provas de caminhada e corrida com cerca de 400 participantes, no dia 08 de novembro é a vez das duas provas de bike: 20 km amador e 50 km elite, com 100 participantes. Outra novidade da prova é a modalidade Inclua-se, onde pessoas com deficiência intelectual e autistas também poderão participar com um acompanhante. 


As provas passarão por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade. A coordenação do evento é dos profissionais: Sayuri Viegas, Andrea Teixeira e Leonardo Marmitt.  Mais informações e inscrições no site:www.circuitodosvinhedos.com.br

Minha dica onde ficar. Mas é bom correr e fazer reserva !

FESTIVAL GASTRONÔMICO



Dando sequência ao Projeto de Fortalecimento de Bares e Restaurante oportunizado pelo SEBRAE Coordenadoria Meio Oeste, na manhã desta terça-feira (22) aconteceu o lançamento oficial do evento gastronômico. Estiveram reunidos no Espaço Gourmet, na cidade de Joaçaba, no Vale do Contestado, os empresários participantes do projeto, entidades parceiras e a imprensa local. Os estabelecimentos participantes da Via Gastronômica de Joaçaba irão oferecer aos seus clientes pratos com descontos especiais durante uma semana (02 a 09 de Outubro). Os pratos variam de tapiocas a filé mignon; da gastronomia tradicional austríaca a sofisticados pratos com elementos regionais.

VIVA A PRIMAVERA


Estamos quase nos despedindo do inverno, que não tivemos e entrando na primavera, ou, verão escaldante.  Sabe o que isso quer dizer? Muito sol e calor em nosso futuro próximo! Quem vem aproveitar a nova estação doInfinity Blue Resort & Spa ?

Endereço francês em Balneário Camboriú - SC

PRIMAVERA EM USHUAIA


Enquanto nós encaramos uma forte onda de verão, quase chegando aos 40ºC aqui em Floripa, cujo inverno este ano não deu as caras, em Ushuaia finalmente chega a primavera e, como a neve continua caindo pois a temporada de inverno só termina em outubro, o negócio é usar a imaginação.

Clique na imagem para ampliá-la

COPA DO MUNDO DE ESQUI


Falando nisso, o Interski 2015, realizado em Ushuaia entre os dias 5 e 12 de Setembro, foi uma conquista extraordinária para a cidade e também um passo vital para a intenção de Ushuaia em se tornar a sede anual para a data de abertura do circuito copa do mundo FIS (Federação Internacional de Ski).


Depois do sucesso do Interski 2015 Ushuaia tem a grande oportunidade de se tornar a sede de um dos maiores eventos esportivos internacionais e consolidar a cidade como um ícone esportivo e turístico internacional, para benefício sócio econômico da comunidade local e para orgulho nacional. O Circuito Copa do Mundo FIS é a maior competição internacional de esqui.


Começa anualmente no mês de Outubro em Solden, na Áustria e consta de um calendário de competições masculinas e femininas em distintas modalidades que na temporada 2015/16 serão realizadas na Áustria, Canadá, França, Suécia, Itália, Croácia, Estados Unidos, Alemanha e Suíça.



Ocasionalmente se realiza no Japão e na Coréia. Há mais de 30 anos que não se realiza na América do Sul e há 20 anos foi realizado no hemisfério sul, pois a última vez foi em Queenstown, na Nova Zelândia). É visto ao vivo por 50 milhões de pessoas e com uma audiência mundial de 200 milhões de seguidores. Depois da Fórmula 1 e do Moto GP é um dos acontecimentos com maior audiência mundial. A Copa do Mundo FIS é transmitida ao vivo para cerca de 50 milhões de pessoas e 200 milhões no total.


JOINVILLE EM PORTUGAL


Dirigentes de entidades do setor de turismo de Joinville se preparam para participar da 5ª edição do evento Pátria Língua Portuguesa, que acontece de 8 a 11 de outubro, na cidade do Porto, em Portugal. A delegação terá a presença de líderes do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, do núcleo de Turismo da Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa) e da Univille (Universidade de Joinville). Para falar sobre as peculiaridades de Joinville e região, o evento em Portugal dedicará um dia da sua programação aos representantes de Santa Catarina. O Pátria Língua Portuguesa é um evento luso-brasileiro, realizado pela Associação Cultural Brasil-Portugal e tem como objetivo promover o intercâmbio turístico, cultural e empresarial entre os países que falam a língua portuguesa. Em 2016, o evento acontecerá no mês de novembro, paralelamente à 78ª Festa das Flores de Joinville.


AVIANCA & STARALIANCE NA ABAV


O público que visitar o estande da minha transportadora oficial, a Avianca Brasil, na 43ª ABAV — poderá conferir todos os benefícios e as novidades que a companhia disponibiliza com a recente entrada para a Star Alliance. Terá acesso também a uma sala VIP montada com exclusividade para recepcionar clientes durante a feira. Membro da Star Alliance desde julho deste ano, a companhia oferece aos seus mais de três milhões de participantes do programa de fidelidade Amigo todos os benefícios do FFP (Frequent Flyer Program). É possível, por exemplo, acumular e resgatar pontos em todos os voos das 27 aéreas parceiras. 


Os classificados na categoria Amigo Ouro ou Diamante podem acessar mais de 1.000 salas Vips ao redor do mundo, além de utilizar os benefícios de bagagem (extra ou prioritária), balcões de check-in exclusivos e prioridade de embarque. Por meio da aliança, os clientes tem acesso a mais de 1.500 opções de voos diários para 1330 aeroportos em 192 países. “É com grande satisfação que participamos mais um ano da ABAV, podendo assim apresentar aos clientes e profissionais da área de turismo as novidades da entrada da Avianca Brasil para Star Alliance”, afirma o vice-presidente Comercial, Marketing e Cargas da Avianca, Tarcísio Gargioni.


Os visitantes também poderão tirar fotos em cenário exclusivo dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Isso será possível graças à tecnologia do “Little Planet”, cabine que permite registro fotográfico em 360°. Após o registro, a foto será reproduzida no Facebook da Avianca, onde os participantes podem curtir e compartilhar a imagem com os amigos em sua página. O público também ganhará brindes personalizados da Avianca e poderá conhecer mais sobre a empresa e seus diferenciais. Em 2014, a ABAV contou com mais de 41 mil profissionais da área e cerca de 16 mil consumidores e a expectativa para este ano, é que o número cresça acima de 10%. 


Operando regularmente desde 2002, a Avianca integra a Star Alliance, maior aliança global de companhias aéreas, sendo atualmente a empresa de aviação com crescimento mais acelerado do mercado brasileiro. A empresa opera em 23 destinos domésticos e um internacional, com mais de 200 voos diários. Em 2015, a Avianca transportará mais de oito milhões de passageiros em sua frota de 41 aeronaves. A Avianca é amplamente reconhecida por seus produtos e serviços, como refeição e sistema de entretenimento individualizado a bordo, itens reconhecidos pelos mais de três milhões de clientes cadastrados no Programa de Fidelidade Amigo. É a única companhia aérea brasileira que possui - em todos os seus assentos - a classificação A da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para espaço entre as poltronas. Desde 2010, a Avianca mantém a certificação IOSA, auditoria da IATA - Associação Internacional de Transporte Aéreo - que mantém rigorosos controles de qualidade e segurança.


TRAVEL ACE & ABAV


O evento ABAV Expo e a Travel Ace Assistance escrevem em conjunto uma história de dedicação ao setor como um todo. De acordo com o vice-presidente da Travel Ace no Brasil, Roberto Roman, a realização da ABAV Expo, que este ano chega à sua 43ª edição, é palco para uma série de fatos e fotos que retratam momentos de grande contribuição para o desenvolvimento setorial e a conquista crescente de relevância reconhecida para a atividade do agente de viagens nas últimas décadas. O livro comemorativo aos 60 anos da ABAV reúne informações valiosas, que ganham reforço a partir das memórias reunidas e compartilhadas.


Ao longo dos últimos 41 anos de constantes apoios dedicados à Associação Brasileira de Agências de Viagens, a Travel Ace sempre inovou e agregou valor à oferta de serviços que qualificam e valorizam o agente de viagens como melhor canal de atendimento personalizado e consultoria de viagens. Para os participantes da 43ª ABAV Expo, apresentaremos, em primeira mão, o aplicativo Travel Ace Assistance Guia de viagem, que dispõe de uma calculadora para administração de despesas; possibilita em tempo real a solicitação de assistência via chat ou Skype, além de reunir informações online detalhadas sobre todas as coberturas contratadas pelos viajantes.


Para fortalecer e qualificar o atendimento personalizado que somente uma agência de viagens é capaz de proporcionar para quem precisa ou deseja viajar, realizaremos também, na Vila do Saber, durante a 43ª ABAV Expo, a capacitação e a certificação dos primeiros agentes de viagens, de acordo com as exigências da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em parceria com a Yasuda Marítima Seguros, que nasceu da integração de duas subsidiárias brasileiras da Sompo Japan Nipponkoa Inc., uma das maiores e mais bem conceituadas seguradoras do mundo.



FIT NA ABAV

O Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso/Sindetur, através do Trade Turístico e o Governo do Estado, vão lançar a Feira Internacional de Turismo do Pantanal - FIT nesta quinta-feira, 24 de setembro, ás 17 horas, no stand de Mato Grosso, no Centro de Convenções do Anhembi.durante a realização da ABAV.

ABAV UM ESPETÁCULO


O Congresso ABAV de Turismo, que se realizará durante a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo tem, como sempre, a sua programação voltada à capacitação de profissionais do turismo. Este ano, um dos destaques promete ser a apresentação do espetáculo “E se Eu Fosse o Cliente?”, protagonizado pela Central Paulista de Produções e Cursos Livres, escrito e produzido por André Tadeu. O objetivo da encenação é ampliar o olhar dos visitantes em relação à melhoria de atendimento, produtos e serviços. Com uma desenvoltura cômica, os personagens propõem uma reflexão sobre os erros mais comuns no segmento de atendimento ao publico, estimulando os espectadores a buscarem soluções para cada problema e adaptá-los a sua realidade, desenvolvendo assim a capacidade de ouvir o cliente, buscar por resoluções criativas e ágeis, além de fortalecer o comprometimento de equipe.


“Esperamos que este espetáculo represente de forma criativa, os problemas recorrentes no atendimento pessoal, telefônico, vendas e marketing, estimulando a mudança de posicionamento dos profissionais quando se trata dos imprevistos do dia-a-dia”, destaca o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. A peça será exibida no dia 25 de setembro (sábado), às 14h, na sala 5 do Congresso ABAV de Turismo. Os interessados em assistir ao espetáculo podem se inscrever no site www.abavexpo.com.br, com seu login e senha de profissional do setor, ou simultaneamente ao cadastro para visitar a feira, caso ainda não tenham antecipado.

NOVA PRESIDÊNCIA


A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) - Governador Eduardo Campos recebeu hoje sua nova presidente. Com a saída de Luís Eduardo Antunes, que assume esta semana a administração da ilha de Fernando de Noronha, a ex-secretária executiva da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, assumiu o posto. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu esta manhã (21), no Auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco. A solenidade contou com a presença do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e dos secretários executivos, além do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.


Ana Paula Vilaça é formada em arquitetura e tem 38 anos. Foi gestora comercial na Empetur, de 2011 a 2012, e, atualmente, comandava a secretaria executiva de Turismo e Lazer do Recife. Durante a cerimônia de posse, a nova presidente da Empetur comentou a responsabilidade e a confiança depositada nela pelo secretário Felipe Carreras. "Agradeço muito pela oportunidade de retornar à Empetur e trabalhar para o crescimento e fortalecimento do turismo do Estado", disse Ana Paula. Sobre o planejamento da nova gestão, a presidente complementou:"Neste momento, quero reunir toda a equipe para conhecer a fundo os projetos já iniciados nessa gestão. Posteriormente, trabalharemos com foco no turismo de experiência no Estado, explorando a diversidade cultural, gastronômica, e todo o potencial turístico de Pernambuco",concluiu.


SALÃO DE PARQUES NO FESTURIS


Cinemas, parques de diversão, cassinos, resorts, shoppings, boates, teatros entre outros, são algumas das atrações que compõem o cenário da indústria do entretenimento. A atividade turística tem sido movimentada por pessoas que buscam fugir do cotidiano e aproveitar deste leque de opções para seu lazer. Consequentemente, cidade pelo mundo vem faturando bilhões de dólares com esta magia que envolve sonho, diversão, arte, cultura, luxo, conforto e bem-estar, como o caso de Las Vegas, Nova York, Orlando, Dubai, Punta del Este, Macau, Atlantic City, Hong Kong, Shangai, Mônaco, Moscou e outras.


O entretenimento é uma das atuais tendências da atividade turística, pois reúnem aspectos diversos ligados a cultura, gera grandes cifras para a economia além da geração de emprego, renda e divisas que são geradas através dela. Visando refletir essa forte tendência a alguns anos o FESTURIS – Feira de Turismo de Gramado apresenta esta nova e forte tendência do turismo no Salão dos Parques Temáticos e Entretenimento que nesta 27ª edição reflete a consolidação deste mercado. O Salão é um espaço reservado  para que os empreendimentos deste segmento se apresentem ao mercado turístico, recebendo desta forma uma maior atenção e possibilidade de negócios com os profissionais participantes do evento.


Com mais de 15 atrações confirmadas, o Salão de Parques Temáticos e Entretenimento é uma das grandes atrações da 27ª edição do FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado, que ocorre de 5 a 8 de Novembro. Participando pela primeira vez do FESTURIS, o Snowland - 1º Parque de Neve das Américas prepara um stand especialmente criado para a feira. Nele, os visitantes poderão conhecer mais sobre o empreendimento e conferir equipamentos como a Motoneve e o Bumpercar. Segundo o Gerente de Marketing & Projetos do Snowland Gramado, Maximiliano Tavares, o único parque de neve das Américas também disponibilizará espaço temático para fotos e contará com a presença dos Mascotes da Turma do Snow.


“O Salão do Entretenimento se consolida principalmente pelo crescimento deste nicho no mercado turístico. A forma temática e a criatividade usada na apresentação dos atrativos tornam o salão um local especial dentro da Feira” destaca Andrea Oliveira, assessora comercial do FESTURIS, em 2015.
Estão incluídos neste espaço da feira os parques temáticos focados em personagens, parques aquáticos, de aventura e ecoturismo, museus temáticos, equipamentos de entretenimento em geral, além de todas as experiências preparadas para o entretenimento dos turistas e visitantes.


SEMANA DO TURISMO EM JPA

Tropical Tambaú Resort - Cartão Postal de João Pessoa - PB

A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com representantes do trade, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Iesp iniciam nesta último segunda-feira (21) uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial do Turismo, que transcorre no próximo dia 27 (domingo). A Semana do Turismo terá início com um City Tour com os alunos do Curso de Turismo das universidades pelos principais atrativos turísticos de João Pessoa. O objetivo das atividades é destacar a importância da cadeia produtiva do turismo para a economia, o desenvolvimento social e cultural do estado. Em pauta palestras, visitas ao Centro de Convenções de João Pessoa e city tours. 


A Semana do Turismo termina na segunda-feira (28) com uma Mesa Redonda no auditório do Iesp, localizado na BR-230, km 14. Luciano Lapa informa que o debate contará com representantes da PBTur, Abav-PB, SingTur (Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba), Abrasel-PB, ABIH-PB e Convention Bureau. “Será uma oportunidade de debatermos temas ligados ao setor”, observou.


CHOCOLATE & FLORES


Sucesso de vendas, público e participação nos cursos e clínicas tecnológicas, o 3º Festival Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia e 15º Flor Pará superaram todas as expectativas dos organizadores. Um público de quase 30 mil pessoas lotou a feira nos quatro dias do evento e os expositores contabilizaram em torno de R$ 6 milhões em vendas.

PARA VER OUTROS ARTIGOS DE IMPORTÂNCIA CLIQUE AQUI

terça-feira, 15 de setembro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



SC DE MAL A PIOR


Veja como está a divulgação do meu estado na maior feira de turismo do Brasil, a ABAV EXPO. A secretaria de turismo quebrada, nem feira com estande decente terá. Durante sete anos SC ocupou o primeiro lugar como principal destino nacional. Depois que o atual governador, aliado do PT, assumiu, passaram pelo governo sete secretários de estado do turismo. O atual não entende da pasta e, por conta disso e mais um pouco Santa Catarina perdeu sua posição de destaque. Valendo lembrar que o turismo por aqui representa nada mais nada menos do QUE 13% do nosso PIB. Pobre da SANTUR que tem que se virar nos 30, aliás, no avesso, tirando leite de pedra.



A SANTUR informa que a área disponível para Santa Catarina será de apenas 50 m², com apenas quatro balcões de atendimento SEM DEPOSITO PARA ABRIGAR MATERIAL. As credenciais para Santa Catarina estão limitadas a (10) dez unidades para uso exclusivo de entidades institucionais. Assim sendo, recomendamos aos interessados em participar do evento, a fazer seu credenciamento diretamente com a organizadora do mesmo. "Voltamos a reforçar que o stand NÃO TERÁ DEPÓSITO PARA ABRIGAR MATERIAIS, portanto o estoque de material é de responsabilidade de cada participante". Lamentável.


BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Já o competente Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, informa que aquele balneário estará fazendo seu papel na promoção e divulgação e neste ano estarão fechando  participação em torno de 94 eventos, feiras, exposições... enquanto o estado não passou de 23 ações. E agora pra piorar, pela primeira vez Santa Catarina não participará da maior Feira das Américas, a FIT Buenos Aires, mas Balneário Camboriú estará presente com um estande de 117mt², inclusive irão fazer pela primeira vez, ações de marketing focado em público direto, onde terão 30 dias de promoção em um busdoor e outdoor na principal avenida, de frente para o obelisco.


Também haverá matéria na revista LADEVI que é a maior divulgadora do turismo para todo aquele país. Além disso trabalharão especificamente em redes sociais com links patrocinados e finalizando com uma promoção na revista de bordo da empresa aérea GOL.
Vamos participar da BNT no Chile e Peru, ACAV em Cordoba e, ainda teremos estande da feira Internacional do Paraguay - FITPAR, FESTURIS em Gramado dentre outras. Isso é pensar em turismo, uma industria sem poluentes. 

Novo endereço francês em Balneário Camboriú

PEREGRINAÇÃO NOTURNA


A 1ª Peregrinação Noturna no Santuário Santa Paulina ocorreu no último dia 04. É a mais nova opção de turismo na cidade de Nova Trento. Trata-se do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas desenvolvido pelo Sebrae/SC, em parceria com o município e região. A ação tem o intuito de utilizar espaços nobres e ociosos da cidade, com a criação de novos produtos turísticos, em períodos estratégicos para diminuição da sazonalidade turística municipal. Durante 1h20, os participantes percorrem um trajeto que conta a história de Santa Paulina e dos locais históricos que marcaram a vida da Santa. 


“A ampliação da parceria com o santuário de Santa Paulina mostra o grande potencial religioso local e o engajamento dos parceiros no desenvolvimento de caminhadas e peregrinação na região”, explica o consultor do Sebrae/SC, Otto Walter Schmiedt. Segundo Otto, a peregrinação noturna deverá ocorrer toda primeira sexta feira do mês, com participação gratuita e com um tema específico dentro do calendário da Igreja e dos 'Caminhos de Santa Paulina'. “Além do histórico dos pontos visitados contados pelas irmãs do Santuário, a programação será acompanhada de música, oração e muita devoção”, ressalta o consultor.


FESTURIS GRAMADO


Confirmado a participação do MINISTÉRIO DO TURISMO do Brasil no FESTURIS. Na oportunidade, o Ministro Henrique Eduardo Alves garantiu sua presença na solenidade de abertura e no congresso do evento!


A 27ª edição da Feira de Turismo de Gramado – FESTURIS, acontece de 5 a 8 de novembro na Serra Gaúcha, e vem repleta de novidades e atrações. A mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina já bateu recordes de inscrição, alcançando com  30 dias, um volume de mais de 2 mil inscritos. Em conexão com o mundo, a FESTURIS é a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. Na edição de 2015 os participantes vão encontrar muitas novidades, reflexo das principais tendências mundiais.


Uma das grandes novidades da 27ª Edição do FESTURIS é o Salão de Destinos Gastronômicos. Integrado ao salão do ENOTURISMO, será a vitrine da gastronomia na FESTURIS e contará com formato inovador. Arena Gastronômica: espaço show do Salão de Destinos Gastronômicos - nela chefs renomados, mestres cervejeiros, barristas e sommeliers serão desafiados a mostrar,  um pouco da gastronomia dos destinos presentes ao longo da Alameda Gastronômica. A Alameda:  Um projeto temático, que pretende através de fachadas conceituais e de paisagismo diferenciado lembrar uma via repleta de restaurantes, bares e cafés, que mostrará aos participantes do FESTURIS um pouco destino que está conhecendo.


O aplicativo da FESTURIS vem com um recurso que permite o escaneamento do cartão de visitas, sendo que gera o armazenamento desse contato de forma instantânea, facilitando negócios e a segurança do arquivamento de networking durante a feira. SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO BEACONS - É um sistema de notificação por proximidade. Pessoas vão receber informações atualizadas em diferentes espaços da feira, a partir do acesso do aplicativo na entrada feira. Serão instalados 12 pontos que vão notificando o que está acontecendo na feira, quando o visitante passa próximo ao sinal. Cana sinal tem alcance aproximado de 30 m2. O FESTURIS conta pela primeira vez, um Instituto de Pesquisa, para fazer o dimensionamento e o impacto econômico do evento. Segundo a Diretora da Feira, Marta Rossi, “sairemos do chutometro para trabalhar com dados reais”.  


SALA DO CONHECIMENTO


Com capacidade para 80 participantes por sessão, a “Sala 2 – Conhecimento”, que integra o Congresso ABAV de Turismo, âncora da Vila do Saber – espaço da 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo dedicado ao conhecimento – apresentará uma programação ininterrupta de sete palestras e um painel durante os três dias de evento. No espaço, serão debatidos temas da atualidade do universo dos agentes de viagens, como empreendedorismo, sistemas de gestão, linhas de créditos, intercâmbios e segurança em compras online. 


A grade será aberta às 14h da quinta-feira (24/09) com a palestra sobre ‘Empreendedorismo em Turismo e a Atitude Empreendedora’, apresentada por Thales Andreassi, da FGV, doutor em Turismo pela USP. Logo em seguida, das 15h30 às 17h, o tema será: ‘Como Escolher seu Sistema de Gestão’, com apresentação de Tadeu Cunha, da Wedge Tecnologia e expert em sistemas de distribuição. Na sexta-feira (25/09), a Sala 2 iniciará atividades às 12h30, com a palestra: Turismo Religioso, conduzida pela professora e especialista no assunto, Laura Santi. Na sequência, às 14h, será a vez da palestra sobre ‘Banco e Linhas de Crédito para PMEs’, apresentada por Rodrigo Leite, gerente de relacionamento empresarial da Caixa Econômica Federal, especialista em pequenas e médias empresas. 


Das 15h30 às 17h, acontecerá o painel ‘Eventos - Tendências, Nichos e Inovação’, apresentado por Ana Cláudia Bitencourt, presidente da Abeoc, e Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau. No sábado, que neste ano também será exclusivo aos profissionais do setor, a palestra ‘Intercâmbio: Educação fora do Brasil’, apresentada a partir das 12h30 por Neila Chammas, diretora de Relações Institucionais da Belta, especialista em franquias, vai discorrer sobre tipos de programas e destinos; cuidados de uma agência para comercializar esses programas. 


Das 14h às 15h30, a sala recebe a palestra ‘Big Data e Inteligência de Negócios para PMEs’, por Augusto Rocha, sócio da PMWeb. A apresentação tratará sobre como utilizar os indicadores e bancos de dados do seu negócio para gerar mais lucro. Para finalizar a programação, das 15h30 às 17h, o tema será: “Mobile e a Segurança de Compras de Viagens”, com Daniel Bento, da DeltaB.


A grade do congresso conta com 29 palestras confirmadas, seis painéis, duas sessões plenárias e um espetáculo, distribuídos entre 24 e 26 de setembro. O credenciamento para a feira e o congresso pode ser feito, simultaneamente, no site www.abavexpo.com.br. A 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.



JATIÚCA RESORT NA ABAV


O Jatiúca Resort, um dos mais tradicionais e premiados empreendimento do turismo brasileiro, considerado um oásis localizado no coração de Maceió, em Alagoas, marca presença na 43ª edição da ABAV 2015 (Associação Brasileira de Agentes de Viagens). Durante o evento, o Jatiúca apresentará novidades e prévias de lançamentos de serviços, caso do MAPFlex, hoje marca registrada exclusiva do Jatiúca Resort. O serviço consiste em um sistema de alimentação flexível, dando ao cliente a liberdade de aproveitar toda a programação planejada para o dia, sem se prender a horários.


“O MAPFlex é um produto exclusivo do Jatiúca Resort e foi desenhado para facilitar a vida dos hóspedes, oferecendo maior autonomia na opção entre o almoço ou jantar. Acreditamos que esta é a melhor maneira de atender aos nossos clientes e também de proporciona-los àquela sensação de estar em casa, “livre”, para escolher uma das refeições”, explica João Faria, Gerente de Vendas e Marketing do Jatiúca.


Outra grande novidade é o Club Turquesa. Bem mais que um programa de relacionamento, o Club Turquesa é a possibilidade do hóspede cativo do Jatiúca desfrutar de uma assessoria personalizada e de experiência única Um carinho que vai além das condições especiais. O cliente Turquesa dispõe de serviços exclusivos em todo o complexo. Pequenos detalhes que farão toda a diferença durante o convívio com nossos serviços.  “ Com essas novidades, o Jatiúca se lança como resort upscale implantando novas atividades que agregam lazer e diversão para todas as idades, bem como espaços de relaxamento que viabilizem o pleno desfrute das belezas naturais do litoral de Maceió, em seus 62mil m2 de área verde”, explica o diretor do hotel, Claudio Cordeiro, profissional vencedor do Prêmio VIHP 2014 (Very Important Hotel Professional), em Gerência de Resort. Iniciativas e diferenciais que começaram em 2013, com investimentos de quase R$ 30 milhões em obras de ampliação, modernização da infraestrutura, equipe e serviços do hotel.


Espaço Gastronômico Lagoa da Anta com o melhor da gastronomia e um exclusivo personal chef a disposição do cliente com uma vista única. Náutica na Lagoa com passeios de barco e atividades como stand up e pedalinho; Exercícios de step, jump, alongamento, personal, tênis e arco e flecha;
SPA, área de relaxamento exclusivo da marca com sauna, banho termal, massagens e tratamentos relaxantes; Playground molhado dentro da área kids, Bubble Bar, drinks e aperitivos degustados em local intimista com vista para o mar.


Referência não só em Maceió, mas em todo o Nordeste, o resort foi um verdadeiro ícone turístico na década de 80. Com a modernização, ele vem conquistando um mercado mais abrangente, seja para famílias ou negócios, como já ocorreu com o centro de eventos. “O Jatiúca Resort volta a figurar como um resort de ponta, oferecendo uma estrutura, além de moderna, funcional e direcionada a diversas atividades, para manter o hóspede entretido durante toda a estadia, seja com nossa equipe de lazer ou aproveitando um de nossos diferentes espaços de lazer e o conforto dos quartos e demais espaços do resort“, afirma o diretor do resort, Claudio Cordeiro.


HOTELARIA NACIONAL


O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Nérleo Caus, apresentou, nesta última quarta-feira (9), um Projeto de Lei ao senador Ricardo Ferraço em Brasília (DF), que trata sobre a importância de uma regulamentação urgente para os novos modelos de serviços disponíveis a partir do avanço tecnológico. Entre os serviços oferecidos e que afetam diretamente a hotelaria está o Airbnb. O texto acrescenta-se o inciso 8º: “Qualquer empresa que vise exclusivamente a realizar serviços de aproximação entre clientes e meios de hospedagem, utilizando-se de qualquer meio para tal finalidade, inclusive digital”.Já, ao inciso 5º do artigo 23, inclue-se: “Equipara-se a meios de hospedagem qualquer forma de prestação de serviços de alojamento temporário, inclusive prestado por pessoas físicas”. Caus acredita que a proposta será analisada pelo Senado Federal dentro de dez dias.


BIKE EM SÃO PAULO


Setembro é considerado o mês da mobilidade no Brasil e marcado também pelo Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro. Para lembrar a data, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) acaba de lançar o SP de Bike (cidadedesaopaulo.com/spdebike). O projeto foi concebido em formato online e oferece, inicialmente, cinco sugestões de roteiros para quem pretende conhecer a capital paulista de bicicleta, sejam turistas ou moradores. São rotas que passam prioritariamente por vias exclusivas para ciclistas e possuem atrativos turísticos no caminho, como parques, museus, centros culturais e prédios históricos. A distância aproximada do percurso e o tempo previsto estão descritos para que os interessados tenham ideia da quilometragem e o período que farão cada passeio. 


Também acessível para versão de plataforma mobile (tablets, smartphones e celulares), o SP de Bike disponibiliza o mapa geral da infraestrutura cicloviária (ciclovias e ciclofaixas) já existentes na cidade dividida por região, facilitando a visualização dos locais para pedalar. Além disso, o site possui notícias relacionadas ao mundo das bicicletas, sugestões de grupos e associações de bikers, dicas de segurança e comportamento, assim como informações sobre onde alugar ou emprestar bicicletas, locais bike friendly (amigáveis aos ciclistas), como fazer integração nos trens e metrôs e outros serviços.


Pedalar também pode ser um meio de locomoção para fins de lazer e entretenimento. Conhecer e explorar uma cidade como São Paulo sobre duas rodas permite contato mais próximo com os locais visitados, de um ponto de vista único, e mais interação com as pessoas ao redor. O uso da bicicleta tem crescido cada vez mais em todo o mundo e, na capital paulista, a Prefeitura pretende chegar a 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária implantada até o final deste ano. Levantamento divulgado pelo Observatório de Turismo e Eventos - núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris - no início de 2015 mostrou que as novas ciclovias incentivaram 84% dos usuários a utilizar a bicicleta como meio de transporte.


A pesquisa ainda apontou que a nota geral da estrutura cicloviária na cidade foi de 7,2 e que a maioria dos usuários é de homens - quase 80% - na faixa etária dos 30 a 39 anos (31,58%). A criação de novas vias ainda incentivou mais de 84% dos usuários a usar a bicicleta como meio de transporte, sendo que mais de um terço dos usuários entrevistados já utilizava o veículo para ir de casa ao trabalho. A pesquisa na íntegra está no site observatoriodoturismo.com.br. Para conhecer melhor o SP de Bike, visite o site: cidadedesaopaulo.com/spdebike.

GOL CONTRA



A Gol S/A foi condenada a indenizar em R$ 25 mil por danos morais cliente do escritório Pugliese e Gomes Advocacia morador de Joinville. A sentença, assinada pela juíza Caroline Bündchen Felisbino Teixeira, da 2ª Vara Cível da cidade, foi proferida em função de o autor ser cadeirante e não ter tido auxílio da empresa para se locomover até a aeronave, uma vez que naquele momento inexistia escada rolante, elevador ou rampa e o passageiro teve de ser carregado no colo por familiares. Segundo Sandra Maciel, advogada responsável pelo caso, este fato serve de exemplo aos demais clientes, pois na condição de operadora de aeronave, a empresa não pode agir em desconformidade com as resoluções da ANAC. “A atitude da empresa causou grande abalo moral ao cliente, pois além da exposição perante terceiros, ainda ofereceu enorme risco à sua integridade física. Esta sentença mostra que a Justiça está atenta aos direitos dos portadores de necessidades especiais e aos direitos dos consumidores.”


BLITZ FESTIVAL JPA


A cada nova edição do Festival do Turismo de João Pessoa o número de agentes vem aumentando. Este ano o Festival JPA investiu em ações por várias cidades do Nordeste, convidando agentes de viagens para participarem do evento. Em junho e julho ocorreram ações na Bahia, Ceará e Paraíba.
Faltando pouco mais de um mês para a feira, as ações se intensificaram e o Festival fez blitz em quatro estados ao mesmo tempo. Em Pernambuco, a parceria foi com a Copa Airlines, Trend e Vootur Operadora, no Rio Grande do Norte, com a WRT Operadora e CVC, no Ceará com a MMTGapnet, além de uma ação também em parceria com a MMTGapnet, realizada durando o Workshop da operadora, que aconteceu na Costa do Sauípe.


As agências de Maceió serão as próximas convidadas, as visitas serão realizadas até o final de setembro, em parceria com a Masterop. A estimativa para esta edição é a participação de pelo menos 3.000 profissionais do turismo, vindos principalmente do Nordeste. Os agentes convidados virão em caravanas rodoviárias e terão hospedagens patrocinadas pelo evento.


O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

FTN


Operadora Transmundi Brasil será parceira novamente no FTN- Fórum de Turismo de Negócios e Eventos! Aproveitem agentes de viagens, façam suas inscrições e marquem logo negociações no entre ás 14hs e 16hs do dia 22 de setembro. Presentes também as Operadora Egípcia Tours, Vered Hasharom (o diretor vem exclusivamente de Israel para atender no FTN e ABAV os agentes) operadora Repytur de receptivo na Argentina, VIP Mar de Balneário Camboriú, Fly CArd, Negócios com a China, Air Europa, Avianca, Destinos ...


INTERSKI 2015

Clique na imagem para ampliá-la

Terminou neste sábado mais uma edição do Intersky 2015, desta vez em Ushuaia, no Fim do Mundo. neste evento se definem as tendências e novidades desses esportes, assim como se analisam os sistemas técnicos e de ensinamento atuais. Pela primeira vez na história foi realizado em um país do Hemisfério Sul. Participaram do evento, delegações de 29 países que realizaram atividades, tanto nas pistas de esqui alpino e de fundo, como na cidade. Foram mais de 700 membros, entre eles as equipes DEMO, que são os maiores expoentes de cada país e fizeram diferentes demonstrações e exibições. 30 hotéis e alojamentos de distintas categorias da cidade foram utilizados pelas delegações oficiais.

Cilene del Faro - O hotel dos brasileiros em Ushuaia

Ao todo foram 6 mil leitos de hospedagem ocupados; 35 ônibus e mini ônibus fizeram os traslados das delegações; 25 estabelecimentos aderiram ao circuito gastronômico para as comidas contratadas pelas delegações; 100 voluntários trabalharam na assistência, hospitalidade e logística. Além dos mais de mil participantes, entre delegações e acompanhantes, Ushuaia esteve com sua capacidade totalmente ocupada por turistas argentinos, brasileiros e de outros mercados, atraídos pelo Interski 2015.


Estima-se que somente as delegações oficiais gastaram cerca de US$ 2 milhões em hospedagem, alimentação, traslados, serviços e compras. A esse valor devem ser somados os benefícios indiretos e o gasto de turistas do mercado nacional, regional e internacional, que chegaram a Ushuaia para o evento. Inaugurado em 1999, o Cerro Castor está localizado a 26 quilômetros de Ushuaia, a 195 metros sobre o nível do mar e pico de 1057 metros.


Possui 31 pistas com diferentes níveis de dificuldade, 12 meios de elevação, um snowpark, uma área para principiantes e, fora da pista, área de mais de 650 hectares esquiáveis. Além disso, conta com ampla rede de neve artificial, garantindo neve até a base, durante toda a temporada.


Por ser o ponto turístico mais austral do planeta, tem característica que o tornam único já que concentra a melhor qualidade de neve do país e da América do Sul. Não troco o Cerro Castor por nenhuma outra estação de esqui e Ushuaia é sempre o meu destino de férias e de quem gosta de muita, mas muita neve.


Clique na imagem para ampliá-la

DESPEDIDA

Clique na imagem para ampliá-la


Como não poderia ser diferente, a figura mais carismática de Ushuaia, o super chef Lino Adilon, que adora e tira férias nas prias brasileiras, desfila com suas centollas, champagnes no encerramento do Intersky 2015 em ushuaia. Ai seu lado, o poderoso chefão do Intersky, Berny Eceston. Umevendo gigantesco coroado de muito sucesso, aprendizado e muita, mais muita neve.

Atlantico Sur - Duty Free super abastecido bem no centro da cidade que é uma Zona Franca

PARA VER OUTROS ARTIGOS DE IMPORTÂNCIA CLIQUE AQUI