sexta-feira, 13 de novembro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



77ª FESTA DAS FLORES


Nesta próxima terça-feira (17/11), terá início a 77ª Festa das Flores de Joinville. Neste ano, a festa tem como tema “Flores – uma história de sedução”, e vai mostrar como essas plantas encantam o mundo desde o período pré-histórico. Para contar essa história, além de milhares de flores e plantas, o cenário terá atrações inéditas como grandes dinossauros, dioramas (apresentações artísticas tridimensionais que vão contextualizar os elementos expostos), além da reprodução de jardins históricos, como os jardins suspensos, jardins europeus, orientais e contemporâneos. Outro destaque da 77ª Festa das Flores será o espaço dedicado ao patrono do evento, o artista plástico Juarez Machado.


Além de contemplar a beleza da exposição, com suas milhares de flores como orquídeas, bromélias, antúrios e tantas outras espécies, o público encontrará na 77ª Festa das Flores apresentações artísticas e culturais e gastronomia diferenciada com o FoodTruck for All. A praça gastronômica da festa será formada por quarenta caminhões que vão oferecer tentações como sanduíches, doces e churros gourmet, comida mexicana, massas, açaí e muito mais. Realizada pela Fundação Turística de Joinville em parceria com a AJAO (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas), a 77ª Festa das Flores acontece de 17 a 22 de novembro, no Complexo Expoville. Informações e programação completa estão disponíveis no www.festadasflores.com.br.


FLORIPAMANHÃ - 10 ANOS


Nove pessoas que se destacaram na primeira década de história da FloripAmanhã receberão homenagem nesta quinta-feira (12/11), em Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a partir das 19 horas. Após a sessão haverá lançamento da revista “FloripAmanhã 10 Anos – Para fazer do futuro de Floripa nosso melhor presente”. Também na quinta-feira, às 14h, a FloripAmanhã promove na Faculdade Senac, no centro de Florianópolis, a palestra “A emergência da metrópole contemporânea em SC”, com o arquiteto Sérgio Ferraz Magalhães, presidente do IAB Nacional, doutor em Urbanismo com prêmios em Barcelona e Bogotá. As inscrições são gratuitas através do e-mail secretaria@floripamanha.org.


CIRCUITO DOS VINHEDOS

Clique na imagem para ampliá-la
O Circuito dos Vinhedos aconteceu pelo terceiro ano consecutivo na  vinícola Villa Francioni em São Joaquim, desta vez reunindo cerca de 400 atletas, com mais uma categoria em disputa. Além das tradicionais competições nas provas de 5 e 10 km, e caminhada de 5 km, a competição abriu espaço para uma corrida de bicicleta, na categoria Montain Bike. Outra novidade da prova foi a modalidade Inclua-se, onde pessoas com deficiência intelectual e autista participaram  com um acompanhante. As provas passaram por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. As vencedores do Montain Bike feminino foram as feras Daniela Kantowitz, Joanira dos Santos e Anelise Borg. Já na catargoria masculina foram os "caveiras" Rafael Murara, Francisco Junior Santos Leal e Robson de Farias.


FESTIVAL DA TERCEIRA IDADE


Os 30 grupos inscritos no Festival Nacional de Dança da Terceira Idade de Piratuba já estão no município. Os bailarinos, coreógrafos e o público, acompanharam na noite de abertura, realizada neste domingo, um show especial de boas-vindas, todo executado por artistas locais. Quem compareceu no Centro de Eventos viu um espetáculo de cerca de uma hora, com dança, vários estilos de música, que lembraram tempos antigos e várias culturas. Os integrantes da Fundação de Cultura do município é que prepararam e realizaram a apresentação. 


 “Foi um show com pratas da casa. No palco tínhamos integrantes dos grupos de dança, das escolas de música e da banda municipal. O público já viu no domingo, como será o Festival neste ano, sem dúvidas um espetáculo”, destaca a coordenadora do evento, Gelci de Souza. A partir desta segunda-feira os grupos iniciam as competições nas categorias; Dança Coreográfica Livre, Dança Popular Folclórica, Dança de Salão em Conjunto e a categoria Dança de Salão de Casal. “Agora cada grupo se apresenta na busca de pontos. Os jurados terão bastante trabalho, pois todas as coreografias são muito bem elaboradas”, adianta Gelci. As apresentações acontecem no palco do Centro de Eventos, sempre a partir das 19:30h. O ingresso custa R$ 10,00 na segunda, na terça e na quarta-feira. Na quinta, noite de premiação, o Festival será encerrado com o show nacional das “Irmãs Galvão” e o ingresso custará R$15,00.


O Festival Nacional de Dança da Terceira Idade de Piratuba está na 14ª edição. É um evento exclusivo, para bailarinos com idade acima dos 50 anos. É uma realização da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Secretaria de Turismo e neste ano conta com o patrocínio do Consórcio Machadinho, da Tractebel Energia e da Assembleia Legislativa de SC.


A CASA E SUA


Nesta última segunda-feira, 9, a Secretaria Municipal para Assuntos de Turismo e a São Paulo Turismo (SPTuris), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria do Estado da Cultura, lançou no Museu de Arte Moderna (MAM) a segunda fase do projeto "Pode entrar que a casa é sua". Trata-se de uma ação de turismo social que permite a entrada gratuita de milhares de profissionais de diversas categorias em atrativos turísticos da capital paulista, como museus e centros culturais. 


Nesta segunda fase, 25 atrativos participam e 14 categorias serão beneficiadas - desde policiais, taxistas, frentistas, motoristas de ônibus, garis e outros. Jornalistas interessados fazer a cobertura do evento podem confirmar presença pelo e-mail imprensa@spturis.com.


SP BIKE


Andar de bicicleta para conhecer uma cidade é uma oportunidade para apreciar os lugares sob um ponto de vista ímpar, no qual a relação com as pessoas e o ambiente fica mais próxima. E foi pensando nisso que a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) criou o SP de Bike, página que concentra o mapa com a estrutura cicloviária da cidade, sugestões de roteiros para explorar atrativos usando a bicicleta, dicas de segurança, onde alugar bikes, notícias, entre outras informações. Nesta segunda-feira, 9 de novembro, o projeto da SPTuris recebeu o WSA (World Summit Award) Brasil 2015, versão nacional de premiação internacional que promove os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, contribuindo para a inclusão e acessibilidade digitais. Entre 160 trabalhos inscritos de oito categorias diferentes, o projeto SP de Bike foi vencedor da categoria "Cultura e Turismo".


O SP de Bike é um projeto da São Paulo Turismo lançado em setembro deste ano, em formato on-line, que integra o site turístico Cidade de São Paulo. Oferece inicialmente cinco sugestões de roteiros para quem pretende conhecer a capital sobre duas rodas, seja visitante de outra cidade ou morador. Também acessível em versão mobile, é totalmente responsivo, ou seja, se adapta a aparelhos como tablets e smartphones, e disponibiliza de maneira prática separada por região toda a infraestrutura cicloviária das ciclovias e ciclofaixas já implantadas pela Prefeitura de São Paulo para que os interessados saibam onde pedalar com segurança. Além disso, possui notícias relacionadas ao mundo das bicicletas, dicas de segurança e comportamento, assim como informações sobre onde alugar bikes, locais amigos dos ciclistas, como fazer integração nos trens e metrôs, e outros serviços ou novidades atualizadas com frequência. Visite o site: www.cidadedesaopaulo.com/spdebike.


TROFÉU INFINITO


Na 10ª edição do Troféu Infinito, o Grupo Brocker Turismo premiou as 15 operadoras que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha através de receptivo da Brocker. Assim como nas outras edições, o Troféu Infinito foi realizado durante o Festival do Turismo de Gramado, reunindo autoridades, imprensa e convidados para celebrar a entrega dos prêmios aos melhores vendedores da Serra Gaúcha com os serviços da Brocker Turismo. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento, dia 6 de novembro,  na Caza Wilfrido, em Gramado (RS).


O Troféu Infinito deste ano marcou o final das comemorações do aniversário de 20 anos da agência, celebrado no mês de setembro; o aniversário de dois anos do Bustour comemorados em novembro e a fusão da Brocker e da Liga Turismo. Neste ano, em função da união das empresas Brocker e Liga Turismo, o Grupo recebe durante o evento grande parte das principais operadoras de turismo nacional, que conheceram as novas regras de premiação para o próximo ano. “Foi um momento especial, para comemorar ao lado dos grandes players do mercado de turismo nacional, nossos clientes e parceiros que muito contribuíram para a consolidação do Grupo Brocker”, observa Adriane Brocker Boeira, diretora geral da empresa.


O Troféu Infinito teve o apoio da Marcopolo, Dall Onder Hotéis, Laghetto Hotéis, Tri Táxi Aéreo, Hotel Cercano, Hotel Casa da Montanha, Hotel Continental, Rede Encantos de Hotéis, Hotéis Águas Claras, Hotel Recanto da Serra, Klein Ville Hotéis, Hotel San Francisco, Hotel Gramado Master Premium, Hotel Galo Vermelho, Pousada Kaster, Pousada Zermatt, Hotel Pampas da Serra, Hotel Estrelas da Serra, Linha Bella, Restaurante Torquês, Aspen Shopping, Museu Rosa Mosqueta, Parque de Esculturas Pedras do Silêncio, Chocolate Lugano, Caza Wilfrido, Don Collise, Churrascaria Garfo e Bombacha e Grupo Dreams, que hoje conta com o Dreamland - Museu de Cera, Harley Motor Show, Super Carros, Hollywood Museu do Automóvel e Vale dos Dinossauros.


HOTEL CERCANO


Não é só o charme e a elegância que chamam atenção no recém inaugurado Hotel Cercano, Gramado (RS). O requinte também vem das mãos da estrelada chef Carol Heckmann e sua equipe, responsável pela assinatura do cardápio do café da manhã do hotel. Os hóspedes encontrarão até 80 variedades 
para poder repor as energias e aproveitar o dia de passeios pela região. São opções de pães, bolos, doces, croissants e sucos naturais. “Criamos um cardápio para agradar a todos os gostos, muito bem apresentado e extremante colorido, retratando a personalidade do hotel”, explica a chef. Além disso, tudo é feito no local, aproveitando ingredientes culinários regionais e produtos da estação. 


As raízes coloniais típicas da região são evidenciadas através de receitas como doce de abóbora, pão de linguicinha, pão colonial e geleias elaboradas por produtores locais. Além disso, o café da manhã gourmet oferece alguns itens light e diet. Estão presentes nessa opção uma variedade de grãos, 
geleias, biscoitos sem lactose, café descafeinado, leite desnatado, sucos, salada de frutas, iogurte natural, uma seleção de pães de grãos e integrais e queijo minas fresco. Entre as vedetes do café da manhã, estão as crepiocas e as omeletes, pratos mais solicitados pelos hóspedes.


EL FUEGO


Falando em Gramado, de qualquer maneira você sai de lá com excesso de bagagem, quer pelos presentes, chocolates ou pela altíssima gastronomia, começando pelo El Fuego. Não conheço lugar na região para se degustar a melhor carne, grelhados, etc. São cortes especiais de carnes nobres, típicas do Rio Grande do Sul e dos países vizinhos como Uruguai e Argentina. Costela crioula, picanha, entrecot, assado de tira, pernil de ovelha, lombinho de porco e peito de frango são algumas especialidades da casa. 


Para acompanhar as carnes assadas na parrilla, o El Fuego oferece saladas que agradam os paladares mais exigentes. E, ainda, guarnições como batata e berinjela assadas. Nos almoços de sábado, o restaurante apresenta a tradicional Feijoada Brasileira. À noite, com a temperatura sempre amena de Gramado, o El Fuego inclui em seu cardápio uma típica refeição da cidade: o fondue. Fui recebiudo pelo casal Julinho e Patricia Cavichioni e pela super RP Lu Zanatta. 

Clique na imagem para ampliá-la

Outra visita obrigatória é que na pequena e bucólica Gramado, no alto das montanhas da serra gaúcha, acolhe um castelo. Um castelo que guarda um reino de história, de cultura, de nobreza e de sabor. Num passeio pela história e a cultura em torno de um dos produtos mais nobres e benéficos com que a natureza presenteou o homem. Um verdadeiro tesouro: o chocolate. Personagens como o imperador asteca Montezuma e o descobridor espanhol Hernán Cortés integram esta história, assim como uma pirâmide com representações de rituais e escritas dos povos Maias, Toltecas e Astecas. O local ainda destaca cenários do passado, como a corte do rei Carlos V da Espanha e a cozinha de um mosteiro do século 16, onde os monges aparecem fazendo uma receita de chocolate. 


Precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates, de Gramado (RS), há mais de 30 anos produz o mais puro chocolate, sem adição de qualquer tipo de gordura em seus produtos que não seja proveniente do cacau (manteiga de cacau). Ou seja, os chocolates estão livres de gorduras trans. Essa preocupação, voltada à saúde de seus clientes, vem do amor com que a empresa cria e desenvolve seus chocolates artesanais. Inspiração, inovação e saúde são palavras incutidas na filosofia da Caracol, que busca sempre surpreender e apresentar produtos com o mais saboroso dos chocolates, sem deixar de lado o cuidado com o bem-estar dos seus apreciadores.


No espaço temático Reino do Chocolates, da Caracol Chocolates, em Gramado/RS, os clientes têm uma experiência única, literalmente “colocando a mão na massa”. Trata-se do espaço “Faça seu Chocolate” no qual o cliente produz a iguaria com a possibilidade de personaliza-la.


PLINC TURISMO


Como de costume, a Plinc Turismo mais uma vez inovou durante o FESTURIS. Apresentou pacotes exclusivos para dois dos destinos mais requisitados no país: Porto Seguro (BA) e Foz do Iguaçu (PR). E de forma exclusiva os pacotes da operadora gramadense serão comercializados no site Hotel Urbano – a maior agência de viagens on-line do Brasil. “Estamos a apenas três anos atuando no mercado, e por isso estamos muito satisfeitos com mais esta conquista da Plinc, a exemplo da nossa parceria com venda exclusiva de Serra Gaúcha no Hotel Urbano”, observa o diretor da operadora, Eduardo Prestes. Somente no primeiro semestre de 2015, a Plinc registrou o crescimento na casa dos 60%. Essa é a prova de que o turismo interno está bastante aquecido e de que a forma de trabalhar da empresa tem sido aprovada por seus mais de 100 parceiros comerciais de hotelaria, gastronomia, serviços e entretenimento. A operadora gramadense receberá cerca de 30 mil pessoas na Serra Gaúcha até o final de 2015.


Nesta semana a Plinc Turismo foi premiada pela Flytour como destaque na venda de bilhetes aéreos. Em nível de Rio Grande do Sul, a empresa gramadense está em primeiro lugar no ranking da Flytour, que é a maior consolidadora de passagens aéreas do Brasil. ESPAÇO HU - A Plinc Turismo concluiu recentemente a reforma que fez em uma área de 100m² em sua sede, que conta com mais de 400m². É nesta nova ala que foi instalado o espaço da maior agência de viagens on-line do Brasil, o Hotel Urbano, principal parceiro comercial da Plinc. O espaço será utilizado para receber os passageiros da Plinc Turismo e do Hotel Urbano que estão visitando a Serra Gaúcha. O ambiente fica ao lado da Praça das Bandeiras, um ponto nobre da cidade e muito visitado pelos turistas diariamente. O espaço conta com atendentes capacitados e treinados com informações sobre a Serra Gaúcha e seus principais eventos.

SUPER GUIA


Se você tiver viagem marcada para João Pessoa e deseja ter com você um "personal guia", que faz os melhores city tours da Paraíba, em altíssimo padrão e falando diversas línguas pois já morou em diversos países, a dica é o prestigiado João Henrique Ávila. Tanto para serviços executivos ou privativos. Para mais informações confira no site: www.joaohenriqueavila.wix.com/spaceturismo.


BRASILEIROS EM USHUAIA


Absurdamente a melhor agência de turismo e receptivo de Ushuaia, especialista em brasileiros, de propriedade do brasileiro Mario Barros, e que já atendeu milhares de brasileiros está sendo violentamente lesada. A agência foi criada em 2013 e nesses três anos exerceu com maestria seu papel. A agência tinha parceria com uma agencia local, a qual, com imensos olhos gordos, se apropriou do nome "Brasileiros em Ushuaia" e os turistas brasileiros depois disso estão sendo lesados. O nome “Brasileiros em Ushuaia” ficou agregado no Ministério de Turismo Argentino ao de “Ushuaia Extremo” e quando se deram conta, de forma oportuna e maliciosa foram feitas diversas manobras, montada situações para que tanto os criadores da marca “Brasileiros em Ushuaia”, bem como os seus funcionários que ali trabalhavam em poucos dias não tivessem mais seus trabalhos na agência que eles ajudaram a crescer: Ushuaia Extremo Travel/Brasileiros em Ushuaia.


Vergonhosamente em e-mail enviado para todos os prestadores de seviços de Ushuaia, a agencia Ushuaia Extremo diz que a partir da data do e-mail comunica que a agencia Brasileiros em Ushuaia se desvincula da agencia Ushuaia Extremo, todavia segue usufruindo, desfrutando não apenas do nome mas da nova agência, recém inaugurada na melhor localização de Ushuaia, assim como em três locais diferentes. Apesar de não haver NENHUM BRASILEIRO trabalhando mais na "Brasileiros em Ushuaia" seguem fazendo uso indevido da marca para enganar os brasileiros. Turistaqs agentes e operadores, fiquem atentos a esses fatos. Hoje Mario Barros 
segue tentando resgatar a marca e já está com uma nova agencia de turismo parceira pra receber cada turista brasileiro. Trata-se da  Criollos Turismo que e atua tanto em Ushuaia como em Calafate, enquanto aguarda a burocracia para abrir sua própria agencia. Seguem com os mesmos serviços, os mesmos prestadores, guias, choferes, etc..,  afinal, NINGUÉM dos que trabalhavam com ele admitiu o que ocorreu e sem exceção pediram pra sair da Ushuaia Extremo e se dispuseram a esperar o tempo que for necessário para trabalharem na nova agência. 

Clique na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

BUSTOUR COMPLETA DOIS ANOS CONSOLIDADO NA SERRA GAÚCHA




Os ônibus panorâmicos vermelhos, tradicionais em cidades turísticas como Londres, Paris e Roma, se tornaram também parte do cenário da Serra Gaúcha. Há dois anos em operação, o BusTour percorre mais de 30 atrativos turísticos em Gramado e Canela, proporcionado uma vista diferenciada da região com comodidade e facilidades para os visitantes.



A ideia de implantar o transporte surgiu há mais de 10 anos. “Foi em uma viagem de benchmarking em 2003 para o Turismo à Barcelona, na Espanha. Lá conhecemos essa operação hop on hop off, que permite embarcar e desembarcar durante o trajeto, transporte turístico e suas vantagens. Desde então, identifiquei a necessidade e imaginei trazer essa modalidade para à nossa região”, explica a diretora do BusTour, Adriane Brocker Boeira.




O transporte apresentou um crescimento de 149% no número de passageiros no segundo ano de operação. “Com o embarque e desembarque livre em qualquer ponto de parada do roteiro, o BusTour faz um trabalho que liga os atrativos, lojas, restaurantes, eventos, hotéis e pousadas. Esta praticidade no deslocamento é um diferencial para que as pessoas utilizem o serviço para circular pela região”, destaca Adriane. Outros benefícios estão na mobilidade urbana e sustentabilidade, pois os quatro ônibus transportam cerca de 300 pessoas (ao mesmo tempo), diminuindo a circulação de carros nas duas cidades e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera.



Os resultados positivos motivaram a aquisição de um novo ônibus que entrará em circulação até o final do ano. “Além de aumentarmos o número de passageiros transportados, contarmos com o quinto ônibus significa melhorar a operação, passando com mais frequência pelas paradas e dando maior flexibilidade ao turista durante o passeio”, ressalta Adriane.pelas paradas e dando maior flexibilidade ao turista durante o passeio”, ressalta Adriane.


77ª FESTA DAS FLORES SEDIARÁ IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TURISMO RURAL




Entre os dias 17 e 20 de novembro, durante a programação da 77ª Festa das Flores de Joinville, acontecerá o IX Congresso Brasileiro de Turismo Rural (CBTR), no Complexo Expoville


Sediado pela primeira vez em uma cidade do Sul do país, o Congresso Brasileiro de Turismo Rural será realizado pela Univille (Universidade de Joinville) e pela Fundação Turística de Joinville. O evento vai apresentar e discutir as oportunidades que o turismo rural oferece aos profissionais da área e aos produtores rurais, bem como os resultados já conquistados pelo segmento, no Brasil. O público do CBTR vai participar de palestras, mesas redondas, painéis, relatos de experiências nacionais e internacionais, apresentações artísticas, mostra de produtos e serviços de turismo rural. Além do conteúdo técnico e científico, os participantes do Congresso terão a oportunidade de vivenciar o turismo rural de Joinville na prática, com as visitas técnicas às propriedades rurais já consolidadas na atividade turística.


A abertura oficial do evento será no dia 17/11, às 20 horas, logo após a solenidade de abertura da 77a Festa das Flores. Na quarta-feira (18/11), grupos de trabalho participarão de atividades nos períodos matutino e vespertino. Às 19 horas, iniciam as oficinas “Hospitalidade e Empreendedorismo no Meio Rural”, com a mestre em turismo, Terezinha Cechet, e “Turismo Rural no meu Quintal: trilhas, sabores e saberes”, com o professor do curso de turismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Eddy Eltermann. Na quinta-feira (19/11), a partir das 14 horas, acontecem os painéis “Turismo Rural Comunitário”, com as professoras doutoras Marlene Novaes, também da Univali, e Marinês Walkowski da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e “Turismo Rural em unidades de conservação”, com os professores doutores Mauro Cury (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE), Milton Mariani (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS), Rosangela Cortez (Universidade Federal Paulista - UNESP) e Simone Putrick (Universidade Federal do Paraná - UFPR).


A conferência de encerramento do CBTR terá início às 18h:30. Com mediação da professora Edilene Steinwandter, da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), os produtores rurais de Joinville, Ango Kersten e Tarciso Janning, falarão sobre suas experiências frente ao turismo rural. O encerramento do IX Congresso Brasileiro de Turismo Rural será realizado pelo presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski. E na sexta-feira (20/11), os congressistas terão a oportunidade de visitar as propriedades Agrícola da Ilha, onde acontece o Festival Nacional de Hemerocallis; a propriedade Ango Kersten, na Estrada Bonita, região precursora do turismo rural em Joinville e região; e na propriedade da Família Schroeder, integrante do Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville.“Sediar o IX Congresso Brasileiro de Turismo Rural é uma horna para Joinville, que é reconhecidamente uma referência nacional neste segmento. Vamos reunir profissionais renomados e produtores que encontraram no turismo rural uma importante fonte de renda, para trocar ideias, experiências e fomentar boas práticas”, afirma Esbiteskoski. As inscrições para o evento são gratuitas para agricultores familiares e produres rurais e devem ser feitas pelo site univille.br/cbtr. Alunos de cursos de gradução pagam R$70 e de pós-graduação R$130. Já para docentes e profissionais da área, as inscrições custam R$170.


O IX Congresso Brasileiro de Turismo Rural conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Comunicação, Águas de Joinville – Companhia de Saneamento Básico, Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, Mercado Público Municipal de Joinville, Epagri, AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, Viva Bem – Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, Inovaparq – Parque Tecnológico de Joinville e Região, restaurante Capitão Space, Combray Gastronomia e Tótens Pizzaria. www.festadasflores.com.br - facebook.com/festadasfloresjoinville.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

14 MIL PESSOAS CIRCULARAM PELOS CORREDORES DA 27ª EDIÇÃO DO FESTURIS



14 MIL PROFISSIONAIS DO TURISMO ESTIVERAM NA 27ª EDIÇÃO DO FESTURIS QUE ESTAVA REPLETO DE NOVIDADES E APONTOU NOVAS TENDÊNCIAS


Aconteceu na noite desta última quinta-feira, 05 de novembro, a abertura oficial de mais uma edição do FESTURIS. Os principais expoentes do Trade de Turismo Nacional estavam presente. A primeira a falar foi a Diretora Marta Rossi que explanou sobre as principais novidades. CONFIRA AS FOTOS DA ABERTURA OFICIAL AQUI.


A principal delas nesta edição da Feira Internacional de Turismo, foi o setor Gastronomia que teve atrativos como Aulas Shows com chefs renomados e as Arenas Gastronômicas coordenadas pela Abrasel Hortênsias, UCS e Castelli. Destinos como São Paulo, Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Pará integraram o espaço que ainda foi composto pelo espaço de Enogastronomia com a presença de destinos como Mendoza(AR), Garibaldi e Pinto Bandeira.


No Business Center funcionou como um grande centro de negócios onde expositores, agentes, operadores, empresários e público em geral tiveram a infraestrutura necessária para realização de reuniões de negócios fora dos estandes. O espaço livre teve mesas, totem com carregador de celular, máquina de café e outras facilidades. O aplicativo FESTURIS, disponível na Play Store e Apple Store, apresentou toda a programação, novidades, leitor de cartão de visita que salva automaticamente no aparelho os dados lidos, além dos Beacons. A feira teve 10 beacons (devices de notificação por proximidade). As pessoas que baixarem o aplicativo do FESTURIS, conforme estivessem circulando pelos corredores, estavam recebendo notificações de um ponto específico. Por exemplo: ao passar em frente a uma sala de capacitação, a programação do dia daquela sala específica chegava como uma notificação para o usuário.


O Salão MICE ABEOC Brasil foi o espaço do Festuris destinado aos expositores e atividades de capacitação relacionadas ao mercado MICE. Este ano, pela primeira vez, o Salão MICE recebeu buyers específicos do segmento de eventos e turismo corporativo para garantir e agilizar a viabilização de negócios. A ação tem o apoio da Embratur.


As imagens de Nossa Senhora da Piedade, de Caeté MG, e do Divino Pai Eterno de Trindade em Goiás, foram trazidas para Gramado para ficar na cidade durante a feira. Aconteceu procissão com as imagens no dia 4 de novembro, no Centro, às 20 horas, e missa às 20h30 na Paróquia São Pedro. O espaço religioso no Serra Park teve ainda destinos como Santa Maria (RS), Trindade (GO) e Itapemirim (ES) e terá participação de benzedeiras e do Pai Xangô.


Diversos eventos paralelos ocorreram junto ao FESTURIS. O Futebol do Festival, Reunião da ANSEDITUR (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo), Reunião do FORNATUR (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Reunião ABIH, Jantar Clube Arroz Amigo, Encontro dos Profissionais do Turismo. O Futebol do Festival é um evento tradicional que faz parte da programação do FESTURIS desde a sua primeira edição há 27 anos. Se em 2014 a atração foi a bandeirinha Ana Paula Oliveira, em 2015 a grande atração será o ex-jogador da Seleção Brasileira e de times importantes como Borussia Dortmund da Alemanha, Internacional, Grêmio e Cruzeiro Paulo César Tinga. Tinga defendeu a Seleção Gaúcha e atuou com profissionais do trade turístico que nunca imaginaram poder jogar ao lado de um jogador de tamanha importância. Aposentado do futebol há 4 meses, Paulo César Tinga agora se dedica ao ramo do Turismo e é dono de uma agência de Turismo em Porto Alegre. O evento iniciou às 9 horas da 
manha de sábado, dia 7 de novembro, no Hotel Continental em Canela.


O evento Árvore da Integração foi outra novidade do FESTURIS neste ano, em uma parceria com o Fórum Ibero-americano de Jornalistas de Turismo. Foi um momento da feira em que imprensa e autoridades políticas e do setor turístico fizeram o plantio de uma árvore, mostrando desta forma a preocupação dos envolvidos com a sustentabilidade. A ação reuniu autoridades Latino Americanas, chamou a atenção para as práticas de sustentabilidade envolvendo ações públicas e pretende implantar o selo PRESERVE, da Rossi e Zorzanello, cujo símbolo é uma Araucária, uma ação real com o plantio anual de araucárias no espaço onde é realizado o FESTURIS. A ação ocorreu no dia 6 de novembro, às 15h30 no Serra Park em Gramado.


Uma das afirmações desta edição foi o Salão de Parques e Entretenimento. Este é segundo ano em que parques, festas e atrativos turísticos possuem seu espaço próprio na feira. O espírito do Natal invadiu a 27ª Festuris - Gramado Tourism Trade e Show, uma das maiores feiras de turismo da América Latina. O Beto Carrero World esteve presente com Shrek e sua turma para divulgar o Fim de Ano Mágico, que acontece de 06 de dezembro a 06 de janeiro com o espetáculo Natal do Shrek. Em parceria com a SANTUR - Santa Catarina Turismo, o Parque buscou estreitar relacionamento com agentes de viagens, operadores de turismo e o trade da América Latina. O Beto Carrero World tornou-se um dos principais destinos de Santa Catarina e a parceria com a SANTUR permite fortalecer cada vez mais a atividade turística no Estado. Com a alta do dólar e com o turismo nacional aquecido, a participação em feiras de negócios de turismo, como a Festuris - Gramado, permite que empresas do segmento estreitem relacionamento e fortaleçam a atividade econômica no país.


O Diretor comercial do Beto Carrero World, Jorge Santos, pontua que a participação em feiras de turismo é extremamente importante para o relacionamento com os profissionais do trade. "Nós precisamos mostrar aos agentes de viagens o que Santa Catarina tem de melhor. O Beto Carrero World foi um dos carros chefes para o desenvolvimento da atividade turística no Estado. Precisamos que os agentes conheçam as diversas opções que o Santa Catarina oferece, assim eles venderão um pacote que atenda as necessidades de cada cliente. Por sermos um Parque multitemático, atendemos públicos de todas as idades, assim nos tornamos parada obrigatória para o turista que visita o Estado". 


Os visitantes que passam pelo estande do Beto Carrero World na 27ª Festuris - Gramado Trade e Show se encantam com o ogro mais famoso do cinema. Shrek e as bailarinas do espetáculo "Natal do Shrek" interagem com os visitantes e animam todos que passam pelo estande do Parque. As princesas da Festa da Uva também não perderam a oportunidade de fazer uma selfie 
com o personagem da DreamWorks.


Estão incluídos neste espaço da feira os parques temáticos focados em personagens, parques aquáticos, de aventura e ecoturismo, museus temáticos, equipamentos de entretenimento em geral, além de todas as experiências preparadas para o entretenimento dos turistas e visitantes.


O Rio Grande do Sul foi o estado anfitrião do evento 


e a cidade gaúcha da Santa Maria foi a apoiadora cultural.


O Kurotel voltou a participar do Festuris 2015, sendo a 27ª edição desta grande feira de turismo da América Latina. Em um espaço destinado a experiência de bem-estar, o Centro de Longevidade e SPA, localizado em Gramado, trouxe aos visitantes um pouco da gastronomia do Kurotel com degustação de mix de oleaginosas e frutas secas, além de sucos saudáveis e funcionais preparados na hora com ingredientes orgânicos e benéficos para a saúde. Oportunizou, também massagens relaxantes do SPA e vivência de meditação, comprovando que a prática é possível mesmo em uma grande feira. "A participação no evento fortaleceu a aproximação do Kurotel com grandes players do trade do turismo brasileiro e internacional, o que consideramos muito importante para o nosso negócio", afirma o Gerente Comercial e Marketing do Kurotel, Dalmo Santana.


Na sexta-feira, 06, o Trade de Turismo se encontrou primeiramente no Wish Serrano Resort em um brunch especial para lançamento do selo comemorativo e demais novidades para o ano de 2016. 


Guilherme Paulus, presidente da rede hoteleira, comemorou a primeira década da companhia com apresentação de ações de marketing e vendas, planos de expansão e novos negócios. No próximo dia 11 novembro, a GJP Hotels & Resorts comemorará 10 anos de fundação e, para celebrar a data, a companhia programou esse brunch para o primeiro dia do Festuris 2015. 


O presidente Guilherme Paulus e sua equipe receberam agentes de viagens, jornalistas e convidados para contar as novidades da empresa para os próximos anos e mostrar um balanço dessa primeira década. A primeira novidade é o logotipo comemorativo que será implantado em toda a comunicação da GJP nos próximos 12 meses. 


Na ocasião, também foram apresentados alguns resultados, crescimento no número de UH´s, expansão pelo Brasil, novas marcas e denominações de alguns hotéis, campanhas de incentivo para agentes de viagens e organizadores de evento, Vacation Club GJP Hotels & Resorts, entre outras novidades. 


Tudo com direito a bolo de aniversário, brindes e fotos dos participantes. Vale lembrar que, para este evento, o hotel disponibilizou transporte gratuito entre o hotel e o Serra Park, pavilhão de exposições onde aconteceu o Festuris 2015.


A CVC marcou presença e aproveitou o evento para promover os fretamentos e bloqueios aéreos partindo de Porto Alegre, que totalizam 3 mil lugares garantidos rumo a diferentes destinos do Brasil e do mundo no período da alta temporada de verão. Grande parte da oferta tem como destino a região Nordeste. Para Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), destinos que lideram a preferência dos gaúchos no verão, são mais de 2.100 lugares disponíveis para venda, para embarques de dezembro até o Carnaval, considerando dois fretamentos semanais, partindo de Porto Alegre (RS). Outras opções são Fortaleza (CE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE) e João Pessoa (PB), que contam com bloqueios aéreos da operadora durante todo o ano.


Além dos roteiros aéreos, a CVC também destaca os pacotes rodoviários partindo de Porto Alegre: “Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento”, no Uruguai, “Beto Carrero”, em Santa Catarina, e “Roteiro religioso em Aparecida do Norte”, que são ofertas exclusivas da Operadora, com saídas programadas no final de ano com acompanhamento de guia. Os agentes de viagens que participam da Festuris também puderam conhecer e tirar dúvidas sobre as novas funcionalidades do Portal do Agente como, por exemplo, locação de carros, marcação de assentos, orçamentos, comparadores de preços, reservas online de cursos no exterior, entre outras. A CVC também aproveitou, ainda, para divulgar o portfólio de Cursos no Exterior com escolas parceiras em diversos países, mais de 50 diferentes programas para Idiomas, Inglês para Negócios, Preparatórios para Exames, Conversação, entre outros, em sete idiomas.


A Feira Internacional do Turismo do Pantanal, que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016 em Cuiabá, vem sendo divulgada no Brasil e em âmbito internacional. Esta semana, entre os dias 2 e 4, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou em Londres, da World Travel Market London 2015, o maior evento do setor de viagens do mundo, e da Feira de Turismo de Gramado, que é um instrumento eficaz de vendas. 


Mato Grosso esteve presente com um estande onde foi divulgado o potencial turístico do Estado e a realização da FIT em 2016. O secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, também participou da Feira, que anualmente lança salões que atendem as demandas do turismo mundial. Feira Internacional de Turismo Pantanal vem com o propósito de realizar negócios com a venda de pacotes e destinos turísticos. A organização esperar reunir cerca de 200 operadores de turismo. Entre os objetivos também estão o de inserir Mato Grosso no calendário internacional de turismo de negócios, projetar novos roteiros no Estado, fomentar operadores nacionais e internacionais, principalmente da América do Sul e consolidar a feira como espaço comercial de produtos e serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul. 


Além disso, visa ainda valorizar a gastronomia e a cultura local e os micro e pequenos empresários dos destinos turísticos, por meio da realização de rodadas de negócios e disseminar os casos de sucesso e as boas práticas em turismo. A FIT também contará com espaços para discussões, palestras, seminários, exposições, apresentações culturais, praça de alimentação, turismo de experiência e o turismo de negócios.


Os diretores do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil - o Festival JPA -, também estiveram circulando pela feira. Segundo Bruno e Breno Mesquita: "Estar neste festival não é apenas vivenciar o maior Festival de Turismo do Brasil, mas aprender muito com a 1ª Dama do Turismo Nacional que possui uma bagagem inquestionável sobre turismo além de ser extremamente respeitada pelo trade nacional e internacional. Marta Rossi é sinônimo de experiência, gentileza e competência e nós do Festival JPA temos muito a aprender com o FESTURIS"


O Grupo Brocker Turismo participou destacando as novidades desde a fusão com a Liga Turismo e o que representará esse novo momento. Neste ano, a participação da empresa contou com dois estandes para recepcionar seus clientes e visitantes. No dia 6 de novembro, a Brocker realisou a sua 10ª Edição do Troféu Infinito que elegeu as 15 operadoras que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha através do receptivo da Brocker Turismo. Mais de 300 pessoas entre autoridades, imprensa e convidados que lotaram a Caza Wilfrido, em Gramado (RS). Espaço de eventos recém inaugurado, a casa se destaca por manter traços de uma residência da década de 1920 construída em meio a mata nativa e sintetiza o requinte e glamour da região.CONFIRA OS VENCEDORES E AS FOTOS DO TROFÉU INFINITO AQUI


Encerrando o calendário de feiras nacionais do ano, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos (Empetur), participou com um espaço de 36 m², e abordou o tema Sol e Mar, um dos produtos mais procurado na região Sul. “Queremos aproveitar que o verão está próximo para trazer maior número de turistas gaúchos e sulistas para conhecer os encantos das nossas praias, como Porto de Galinhas, Carneiros e o Arquipélago de Fernando de Noronha”, comentou a presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça. Neste ano, Pernambuco participou também da 4º Edição do Salão de Acessibilidade, que aconteceu dentro do Festuris. O espaço da Empetur contou com material específico, onde foram apresentadas as ações da área realizadas no Estado. A exemplo do projeto "Praia sem Barreiras", que tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. A participação de Pernambuco contou com o apoio da ssociação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG). CONFIRA AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DA FEIRA AQUI.


O presidente da Avianca Brasil, José Efromovich, e o vice-presidente comercial, marketing e cargas, Tarcísio Gargioni, estiveram presentes neste edição. Entre as novidades que foram destacadas estão a ampliação de voos na Região Sul do País; a conclusão da renovação da frota, substituindo os Fokker, modelo MK-28, pelos modelos Airbus 318, 319 e 320 e a entrada na Star Alliance. Em outubro, a Avianca passou a ter operação diária em Passo Fundo (RS), com a implantação da nova frequência aos sábados partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos com destino ao Aeroporto Lauro Kortz (Passo Fundo). “O Sul é um mercado que vem crescendo muito e, por isso, estamos investindo cada vez mais na região. Além disso, passamos a contar com a frota mais moderna do Brasil e também consolidamos a entrada na Star Alliance. São conquistas importantes que trazem mais opções e comodidade aos nossos clientes. Em 2016, vamos trazer mais novidades para melhorar ainda mais nossos serviços”, destacou Efromovich.


Em seu estande de 72 m², a Avianca Brasil reforçou a importância de sua entrada na Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo, que proporcionou inúmeros benefícios a seus clientes como acumular e resgatar pontos em todas as outras 27 companhias aéreas parceiras e ter acesso a mais de 15 mil opções de voos diários para 1.330 aeroportos em 192 países.


Esta edição terminou no sábado, 7, com R$ 212 milhões em negócios e cerca de dois mil agendamentos. Os números finais do evento foram divulgados por Eduardo Zorzanello, coordenador do Festuris. "Os números comprovam os bons resultados que atingiram a expectativa tanto dos organizadores como expositores". 


Já Marcus Rossi, que esteve no evento somente hoje já que estava a trabalho em Dublin, e que também coordena o Festuris, anunciou que já está implantado o novo site com maiores informações. A feira cresceu 3% e atingiu os 14 mil visitantes previstos. Os números do volume de negócios foram baseados numa consultoria contratada. Segundo Marta Rossi, idealizadora e coordenadora do Festuris considerou os números bastante positivos e lembrou que o evento atingiu os resultados esperados mesmo num ano de crises.


Dados divulgados na coletiva de impressa revelaram que 36% dos visitantes estiveram pela primeira vez no evento e que 78% eram decision makers. Segundo Ana Volke, secretária de Turismo de Gramado o Festuris tem ajudado a divulgar a cidade no exterior. 


"Recebemos 6 milhões de turistas ano e o volume de turistas estrangeiros saltou de 3% para 10% nos últimos anos". A organização do Festival de Turismo de Gramado anunciou os números finais da edição 2015. Entre os destaques estão o impacto econômico no município de cerca de R$ 14 milhões. Já no Serra Park, local do evento, foram registrados cerca de 14 mil visitantes em dois dias, resultado 3% maior em relação ao ano passado.


"Embora este ano houvesse o risco de o festival não receber muitos visitantes, por conta dos deslizamentos nas estradas e das chuvas, os resultados foram positivos", afirmou Eduardo Zorzanello.


Com o fim de mais esta edição, começa portando o 28º FESTURIS, onde a inovação é constante. Foi lançado na coletiva de imprensa ao final da feira de negócios, o novo SITE do evento já está no ar. Mais dinâmico e objetivo, para facilitar a comunicação com todo o trade. Parabéns a toda equipe do Festuris. Muito bom estar em contato com todo o trade e essa indústria extremamente pujante além de rentável e os números dão conta isso. CONFIRA AS FOTOS DO ÚLTIMO DIA DA FEIRA AQUI.