sexta-feira, 31 de março de 2017

PATAGÔNIA FANTÁSTICA PARTICIPA DO 26º ANCORADOURO E COMEMORA OS 30 ANOS DA EMPRESA

PATAGÔNIA FANTÁSTICA PARTICIPA DO  26º ANCORADOURO E COMEMORA OS 30 ANOS DA EMPRESA


Aconteceu nesta última quinta-feira, 30, a abertura solene do 26º Encontro Ancoradouro 2017, que só termina no próximo dia 02 de abril, no Bourbon Atibaia, em São Paulo. São esperados cerca de  500 convidados,  entre expositores e agentes de viagens. 

Clique na imagem para ampliá-la

A equipe da Secretaria de Turismo de Ushuaia, na Terra do Fogo - Patagônia argentina, veio em peso. Segundo seu Secretário de TurismoJuan Cherañuk e a capacitadora e responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, na Patagônia Argentina, Cristiane Cavalli:"Estamos aguardando aproximadamente 500 agentes de viagens. Já temos agendadas 42 capacitações em dois dias, lançando o Inverno Ushuaia 2017 e a nova campanha USHUAIA UP GRADE"!

Na foto está Cristiane Cavalli entre Juarez Cintra, Presidente da Ancoradouro e Silvia sua esposa

A empresa fundada por Juarez Cintra completa 30 anos de existência em 2017, e nada melhor do que o evento, um dos ícones do Turismo nacional, para celebrar. “Tudo começou em dezembro de 1987 com uma pequena sala comercial de 50 metros quadrados dividida entre mim, minha esposa Silvia, Rosângela, Raquel e Orlandinho”, relembra o fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ancoradouro, Juarez Cintra.

Juarez Cintra e Juarez Cintra neto

“Hoje temos escritório espalhados em sete cidades, mais de 300 colaboradores e uma sede de mais de 100 mil metros quadrados. O que antes era por telefone e uma máquina de telex hoje se transformou no E-Fácil Plus, com perto de sete mil usuários fazendo transações diárias”,comemorou o empresário para um público de mais de 600 profissionais, ainda relembrando de Varig e entregando um agradecimento especial a Goiaci Guimarães, fundador da Rextur. “Tenho muita sorte em tê-lo como amigo e devo muito a ele."


A equipe da Patagônia Fantástica permanece em São paulo até o Termino da WTM que só acontece no dia 06 de abril. 


terça-feira, 28 de março de 2017

SERIEDADE NO TURISMO por Estanislau Bresolin

SERIEDADE NO TURISMO
por Estanislau Bresolin


Fica fácil fazer um balanço da temporada e dizer simplesmente que todo o turismo catarinense precisa ser repensado diante dos resultados insatisfatórios deste verão. Concordo que temos muitos avanços por fazer, pois precisamos de mais equipamentos, não temos marinas e outros equipamentos e necessitamos urgentemente avançar nesses quesitos, mas infelizmente temos entraves que não nos deixam progredir.

É preciso ponderar também sobre as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores do setor turístico de Santa Catarina. Necessário observar que para o empresário do segmento a situação está uma calamidade - temos o maior salário mínimo regional do país (maior que RJ e SP), o ICMS dobrou no ano passado para empresas fora do Simples e a cesta básica é das maiores do país - então não é correto culpa-lo por preços elevados. 

É notório que o Ministério Público Federal, com acolhimento da Justiça Federal, inviabilizou qualquer iniciativa de investimento. Desde hotéis a marinas e beach clubs, tudo está proibido e ameaçado de demolição e alguns já não existem mais, como uma pequena marina e o Restaurante Recanto dos Brunidores, ambos na praia dos Ingleses.

É muito mais fácil criticar os empresários por falta de investimentos, mas é imperativo lembrar que fomos nós, empreendedores do setor, que há mais de 30 anos fizeram visitas a inúmeros estados e países para atrair turistas, muito antes da cidade pensar o turismo. As conquistas da Serra Catarinense merecem ser exaltadas como novidades empresariais que crescem por contra própria. Ao invés de se criticar suposto “amadorismo” dos empresários, o correto seria cobrar das autoridades, estas, sim, amadoras, pois não apoiam como deviam o setor e sequer fazem sua parte investindo na divulgação institucional.

 Experimentem contratar um empregado devidamente regularizado e sintam a dureza da legislação trabalhista. Por último, nosso turismo organizado tem 50 anos, exatamente a idade da Embratur. Enquanto isso, a Europa tem séculos de dedicação a essa atividade, que em nosso país ainda não é tratada com o devido cuidado.

Estanislau Bresolin, extremamente respeitado pelo trade catarinense de turismo, é Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC (Fhoresc).

segunda-feira, 27 de março de 2017

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA É EXIGIDA EM 127 PAÍSES

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA É EXIGIDA EM 127 PAÍSES


Fique atento você que pretende viajar para o exterior. Devido ao surto de febre amarela que atinge diversos municípios dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, cerca de 127 países estão exigindo que os brasileiros estejam vacinados contra a doença para desembarcarem em seus territórios. A medida visa conter o avanço da doença, que já matou cerca de 260 pessoas no Brasil, para mais países. A Europa e os Estados Unidos ainda não estão fazendo a exigência.



Alguns dos países que passarão a exigir o comprovante de vacinação, estão os vizinhos Paraguai, Venezuela, Colômbia e Bolívia, além de destinos importantes como México, Austrália, alguns destinos no Caribe e muitos países africanos. A comprovação de vacinação pode ser feita através da apresentação do certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP), que pode ser emitido nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em portos, aeroportos e fronteiras, de forma gratuita, mas que só pode ser emitido mediante a apresentação do próprio aplicante, não podendo ser designado um representante para emitir o documento. A lista completa dos países que estarão exigindo estão no site da ABAV-NACIONAL. Brasileiros podem se vacinar gratuitamente contra a febre amarela nos postos de saúde municipais. 


domingo, 26 de março de 2017

FENAHORT EM URUBICI E OS ENCANTOS DA REGIÃO - CANYON ESPRAIADO

FENAHORT EM URUBICI E OS ENCANTOS DA REGIÃO - CANYON ESPRAIADO


Somente esse ano já perdi as contas da quantidade de vezes que subi a Serra Catarinense, a convite do visionário e que entende muito de turismo e luta pelo desenvolvimento da região, Wirto Schaeffer, em direção a fantástica cidade de Urubici que cresce a olhos vistos, apostando, aliás, acreditando muitíssimo na fantástica indústria do turismo. A cidade já conta com mais de 130 pousadas e mais de 3000 mil leitos e, a cidade, principalmente nos finais de semana está sempre lotada de gente busca não somente as fenomenais belezas da região, mas também suas pousadas, a excelente gastronomia e o seu povo acolhedor. 


Neste final de semana não foi diferente. Com o feriado na Ilha da Magia, a cidade mais uma vez estava cheia e aproveitei o embalo para conhecer a 13ª Festa Nacional das Hortaliças. Quanta força de gente, quanto cheiro de churrasco, quanta comida gostosa, quanta coisa para se ver e comprar. A festa que começou na última quinta-feira, 23, terminou hoje, domingo, 26. 

Clique na imagem para ampliá-la

O município tem o título de Terra das Hortaliças por ser o maior produtor catarinense nesta área, com produção anual de 74 mil toneladas em mais de 20 variedades. Além dos shows nacionais e regionais, a Festa teve caminhada, cavalgada, encontro de turismo, exposições de produtores, paramotor, carros antigos, montain bike entre outras atrações. No programa há apresentações regionais todos os dias e dois shows nacionais: Thaeme e Thiago e Marcos e Belutti. 

CANYON DO ESPRAIADO


Clique na imagem para ampliá-la

Por telefone, ha pelo menos duas semana antes, entrei em contato com a Carol e com o Douglas, do famoso Canyon Espraiado e fiz minha reserva na 4x4 para conhecer este lugar que me diziam ser o mais espetacular de Santa Catarina. Às 10:30hs da manhã do sábado a Carol veio nos buscar na Pousada Véu de Noiva para nos levar até e seu refúgio. Só o caminho já valia a viagem. 


A Carol é extremamente simpática, boa de conversas e causos, dona do lugar, e uma excelente guia e motorista. É braço essa menina, mulher, mãe de um casal de filhos. Incansável e guerreira. 


Lá fomos nós para o Canyon Espraiado, Localizado a 40 km do centro de Urubici, entre a Serra do Corvo Branco e o Campo dos Padres. Uma paisagem de emocionar que inspira contemplação. Apresenta profundos e imponentes paredões que chegam a ter 700 metros de altura, esculpidos pela erosão ao longo de milhares de anos e ornamentados por uma belíssima queda d´água de 90 metros, infelizmente inacessível. 


Mas existem outras que podem e dever ser vivenciadas. As piscinas naturais, os banhos de água pura, limpa, fria, renova a alma de qualquer cristão. Tem gente que gosta de encarar os 26 km morro acima caminhando. Você pode chegar lá lá de moto, desde que que seja leve e preparada para qualquer terreno. 


Você pode subir de 4x4. Não tenha pena do carro e contrate um guia. Obrigatório e fundamental. O ponto de partida é o Refúgio de Montanha Rio Canoas. Lá, você que vai caminhando ou vai de carro particular, estacione teu carro por aí, siga a pé ou de 4x4. Leve muita água, protetor solar, repelente e teu lanche. 


Nossa primeira visão impactante foi a Pedra da Águia. Coisa que a gente só vê em cinema ou no Discovery Chanel. Pois é, tão aqui pertinho de Florianópolis. 


Abrimos, passamos e fechamos a porteira da RPPN Leão da Montanha, a sigla refere-se a Reservas Particulares de Patrimônio Natural cujo objetivo é a preservação da fauna e flora da região. Todavia, atrapalha, e muito um maior desenvolvimento sustentável da região. Nem gado entra lá. Se entrar o dono é multado. Multa alta. De benefício eles não levam absolutamente nada. A estrada é complicada, esburacada e se depender deles vai continuar assim. Uma praga. 

CANYON ESPRAIADO


A visão do Espraiado é algo que emociona. Não tivemos tanta sorte assim. Tivemos é que ter muita paciência, pois o lugar trocava de roupa a todo momento. Tinha hora que estava todo de branco, feito noiva, escondendo todas as suas curvas magnificas, suas encostas e cachoeiras. 


Não se via um palmo a nossa frente por conta da neblina que subia. Em outro momento ela subia um pouco mais me permitindo fazer algumas fotos. 


O percurso até os paredões, até a borda é fantástico porque você cruza córregos, pequenos riachos, cascatas e piscinas naturais. Se tiver calor, leva rouba de banho por baixo e toalha. Tomar banho por ali é fundamental e obrigatório. Não achei a caminhada lá pesada. 


Para quem desce até o fim da queda, até a base do canyon, deve ter u pouco de preparo físico. Que presente aquelas cascatas e piscinas! Minha vontade nem era mais sair dali, mas o tempo começou a fechar de novo e eu queria fazer mais fotos, ou tentar fazer o máximo possível para eternizar aqueles momentos. A reserva eu fiz direto via whatsapp com a Carol: 49 9 9153-1473 - Você pode tentar também neste endereço:https://www.facebook.com/CanionDoEspraiado

POUSADA CASCATA VÉU DE NOIVA


Clique na imagem para ampliá-la

Este é o melhor local para ficar para quem quer se aclimatar, sentir o clima da montanha, ao lado de Cascata Véu de Noiva, com ótimo atendimento, sono espetacular e um atendimento melhor ainda. Mas não esqueça de fazer a sua reserva via e-mail: reservas@urubiciveudenoiva.com.br ou telefones (49) 9 9134-3409 / (49)9 9135-2121. 



São apenas seis cabanas, charmosíssimas e aconchegantes, com toda a mordomia, localizada na Estrada Geral - do Acesso Morro da Igreja. Ao lado da Cascata Véu de Noiva. Não tem como errar e o Denilso, Andreia e família te farão se sentir em casa. O restaurante é bem caseiro, com comida tropeira e até truta grelhada. Se você quer fugir de tudo, ali é o lugar, mas fique tranquilo que você não estará desconectado. Wifi na pousada e no restaurante. 888650-000 Urubici, SC, Brazil.

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI



segunda-feira, 20 de março de 2017

MAIOR FESTIVAL DE TURISMO DO NORTE/NORDESTE DO BRASIL JÁ PROSPECTA CRESCIMENTO

FESTIVAL JPA & G7 OPERADORA


O maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil segue crescendo a olhos vistos. Segundo Claudio Jr, diretor do festival, mais sete países confirmaram a presença no festival. Claudio estava percorrendo os corredores da Bolsa de Turismo de Limboa em Portugal. Já por aqui a G7 Operadora renovou com o Festival JPA pelo sétimo ano consecutivo e estará presente na feira com um lounge, durante os dias 20 e 21 de outubro de 2017, no Centro de Convenções da capital. A operadora é uma das principais empresas do setor no estado. Mais uma vez a G7 estará distribuindo convites para agentes de viagem das principais cidades do interior da Paraíba, com direito a hospedagem.


"A G7 vem participando do Festival praticamente desde o início e podemos perceber o crescimento do evento. É muito importante para nós ter um evento desta proporção aqui na região e é sempre uma excelente oportunidade de fazer negócios, de expor nossa marca e também de fazer um contato mais próximo com nossos clientes e alguns fornecedores", comentou João Júnior, diretor da G7 Operadora.


Quem também confirma presença no FESTIVAL JPA pelo segundo ano consecutivo é a South African Airways que vem investindo no turismo brasileiro e nordestino. “O Nordeste é um mercado muito promissor para a South African Airways, e estar presente no Festival de Turismo de JPA nos faz acreditar na possibilidade de um incremento de passageiros dessa região para os nossos destinos de África, Austrália e Ásia” – afirmou a representante de vendas da companhia no Brasil, Fernanda Palhares. A South African Airways é a principal empresa aérea da África, servindo 56 destinos em parceria com a SA Express, SA Airlink e sua low cost, Mango, entre a África do Sul e em todo o continente, e nove rotas internacionais a partir do seu hub em Johannesburg.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ENQUANTO ISSO...

Clique na imagem para ampliá-la

A Comercial do Festival JPADaniele Santos, percorria os corredores da exitosa 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo, renovando contratos e fazendo novos contatos comerciais. Por ser um destino fenomenal, com roteiros de sol e praia, além dos roteiros pelo interior e festejos juninos, ha o interesse de todos em estar na feira, por isso é o maior festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil. 



Junte o mais lindo por do sol, na capital paraibana, João pessoa, e descubra porque o festival é o maior e melhor festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil. O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento que reúne e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe Feira, Fórum, Capacitações e alguns eventos paralelos. Na edição no ano passado circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de João Pessoa quase quatro mil profissionais de turismo, um acréscimo de 14% em relação ao ano anterior. 


Contou com 207 stands, um crescimento de 10,1% comparando com 2015. Entre as empresas expositoras, 33 eram internacionais, o que também resultou num aumento de 10%. Pela primeira vez recebeu o Panrotas next, que aconteceu paralelo e novamente o Fórum de Gestão de Viagens Corporativas em parceria com a ABRACORP.


Festival JPA 100% negócios & lazer

sábado, 18 de março de 2017

AGENTES DE VIAGENS SÃO RECEBIDOS NO ÚLTIMO DIA DE SALÃO EM CLIMA DE ROCK

AGENTES DE VIAGENS SÃO RECEBIDOS NO ÚLTIMO DIA DE SALÃO EM CLIMA DE ROCK




Os agentes de viagens foram recebidos no 23º Salão Paranaense de Turismo no clima Rock’n Roll. A primeira palestra do dia foi realizada por Rafael Maia, sales and marketing manager do Hard Rock Curitiba, inaugurado em 2015. Ele apresentou curiosidades sobre o empreendimento, que é um conhecido produto turístico mundial e tem em Curitiba sua única operação do Brasil. Para Maia, os turistas querem conhecer esse ícone mundial quando visitam Curitiba e apreciam sua estrutura, organização e grandeza enquanto metrópole. 



“Nossa preocupação é com a cidade. O Hard Rock leva o nome de Curitiba para o mundo inteiro”, diz Maia.

Para garantir a presença forte no Turismo, o Hard Rock tem estado ao lado dos principais eventos da cidade, seja de rock ou os que promovam o estilo de vida propagado pela marca: UFC, Harley Daividson, ações sociais de motoqueiros em defesa do câncer de mama, entre outros projetos.


Durante o Salão, Rafael Maia mostrou que o empreendimento de Curitiba tem uma preocupação sustentável a partir de iniciativas como iluminação em led, reutilização da água da chuva, jardim vertical, entre outras iniciativas.  ”Além de todo o potencial turístico, é importante notar a preocupação sustentável do Hard Rock Café Curitiba, o que condiz com o ano do Turismo Sustentável, que é 2017’’, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.


O ponto alto da atração foi a participação do showman Rogério Cordoni, o Elvis Presley brasileiro. Ele cantou duas canções consagradas do rei do rock. Depois, o agente de viagens Eduardo Debus da Silva, do Rio Grande do Sul, pediu a mão da agente de viagens Aline Debus da Silva, na presença de todos. Eles vieram ao Salão na caravana da ABAV-PR de Porto Alegre.


Como patrocinador do evento, o Hard Rock Café Curitiba recebeu os presidentes das ABAVs estaduais e jornalistas convidados do evento, na noite do dia 17. Os agentes de viagens que vieram com as caravanas, no dia 18, e jantaram no Hard Rock e conhecerão o empreendimento após participarem do Salão.

Clique na imagem para ampliá-la

O Hard Rock é a maior rede de restaurantes temáticos do mundo, com mais de 200 unidades, entre cafés, hotéis e cassinos, que recebe cerca de 100 milhões de visitantes no mundo. Inaugurado em 1971, reconhecido e considerado ícone do entretenimento universal, o Hard Rock está no imaginário da população mundial e representa uma experiência única. O Hard Rock Curitiba é a única unidade em funcionamento no Brasil, sendo considerada uma atração turística e também ponto de encontro para amantes da música, apreciadores da gastronomia e visitantes curiosos pela atração ícone da cultura popular.

VISIT USA - PALESTRA SOBRE ORLANDO LOTA AUDITÓRIO DO 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO



Orlando, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, foi tema da segunda palestra da manhã deste sábado, 18, último dia do 23º Salão Paranaense de Turismo. Por ano, o destino recebe cerca de 770 mil brasileiros interessados nos atrativos, compras e muito mais.


O executivo de contas do Seaworld Parks & Entertainment, Felipe Timerman, foi o primeiro a contar as novidades da atração. Segundo Felipe, 2017 marca o último ano dos espetáculos com as baleias orcas, mas inicia uma fase de mais educação ambiental e adrenalina. Exemplo disso é a montanha russa Mako, que tem 61 metros e altura e passeios que chegam a 118 km/h. Também foi destacada a montanha russa Kraken, que foi repaginada com toques de realidade virtual.


Felipe também aproveitou o público qualificado, formado por agentes de viagens de vários estados brasileiros, para divulgar as novidades dos ingressos para o parque, válidas a partir do dia 1º de abril. Os ingressos passarão a serem vendidos por visita e, ao chegar no parque, o turista pode escolher para qual atração deseja utilizar – Seaworld ou Busch Gardens. Ao adquirir um combo de ingressos, o visitante tem até seis meses para utilizá-lo.


O gerente de treinamentos da Visit Orlando, André Almeida, foi o segundo a falar aos agentes de viagens presentes. Ele aproveitou para divulgar as atrações para 2017: Volcano Bay, World of Pandora, Race Through New York Starring Jimmy Fallon e Miss Fortune Falls. Além destas atrações, André divulgou atrativos da cidade de Orlando, como o potencial para compras, com shoppings e outlets; gastronomia; cultura, e esportes, com o Orlando City Soccer Stadium. “2017 é um ano para trabalhar o esporte como oportunidade de vendas. Brasileiro gosta muito disso”, ressaltou André, divulgando que em 2017 também serão inaugurados outros dois hotéis.


André Almeida reforçou todas as oportunidades ofertadas aos agentes de viagens para se tornar especialista no destino. Há um aplicativo e um site voltado para o atendimento aos agentes de viagens www.visitorlando.com/trade. Há também a oportunidade de se tornar agente de viagens especialista em Orlando, com direito a certificado, ao participar dos cursos online oferecidos pela Orlando Travel Academy. Trata-se de uma plataforma on-line de treinamentos, que traz descontos e vantagens exclusivas para agentes de viagens cadastrados.

AÇÃO SOCIAL



A assistente social Cristiane Noronha, do asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba marcou presença no último dia do evento, apresentando a instituição que foi apadrinhada pela ABAV-PR durante o mês de março. Durante a campanha, serão arrecadados itens que ajudam a elevar a autoestima das 160 idosas, acolhidas pelo São Vicente: shampoo, condicionador, tintura para cabelo, acetona, lixa de unha e algodão.

ABAV-PR ENCERRA POSITIVAMENTE MAIS UMA EDIÇÃO DO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Clique na imagem para ampliá-la

Após três dias de intensa programação, a ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) finalizou a 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo satisfeita com os resultados. Cerca de 3 mil participantes entre expositores, agentes de viagens e profissionais do trade turístico passaram pelos corredores da feira de negócios, palestras e eventos paralelos.



Anfitrião do evento, o presidente da ABAV-PR Pedro Kempe destacou os pontos positivos na realização de seu primeiro Salão à frente da entidade. “Trouxemos para o evento uma gestão transparente, simples, salientando aquilo que fazemos e representamos na ABAV. O balanço foi bastante positivo, mas é claro que para o próximo ano queremos mais. Várias ideias já surgiram como forma de aprimorar as ações”.  


Clique na imagem para ampliá-la

Além do grande público presente nas duas palestras principais, durante os dois dias de Salão 555 agentes de viagens puderam se qualificar e se atualizar sobre diversos âmbitos da profissão. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual. “Diante de uma programação intensa e variada, com duas salas simultâneas, palestras e painéis, tivemos um bom número de participantes, mas que ainda tem potencial para crescer. É de fundamental importância a criação de consciência por parte dos agentes de viagens acerca da oportunidade que eles têm em se aprimorar gratuitamente, no mínimo uma vez por ano, durante o evento”, destacou a diretora de capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Lacerda Garcia.

OKTOBERFEST


Clique na imagem para ampliá-la

Para fechar o evento, os participantes do Salão entraram no clima alemão com o lançamento da segunda edição curitibana e primeira, em outras cidades do Estado – o Circuito Oktoberfest Paraná 2017. Pela primeira vez a confraternização de encerramento do Salão aconteceu no próprio local do evento, selando mais uma edição de sucesso.  LANÇAMENTO NO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO DA 2ª OKTOBERFEST CURITIBA E CIRCUITO OKTOBERFEST PARANÁ 2017


Para fechar o evento, aconteceu o lançamento da sua segunda edição curitibana e primeira, em outras cidades do Estado – o Circuito Oktoberfest Paraná 2017. A proposta do evento é reunir gastronomia e cultura, com exposição e muito chope artesanal, em três dias de atrações e entretenimento.

Os participantes do 23º Salão Paranaense de Turismo tiveram uma mostra do que será o evento, que neste ano reuniu 23 mil pessoas em Curitiba. A Oktoberfest encerrou o evento do Turismo, animando a festa de agentes de viagens, expositores e público presente no Salão. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Oktoberfest encerrou com chave de ouro o Salão: “Pela primeira tivemos uma confraternização no local do Salão, fechando de fato mais um evento realizado. Com isso, aproximamos mais as pessoas presentes no evento, comemorando mais essa etapa vencida”, concluiu Kempe. Já Susan Klein, idealizadora e organizadora do Circuito Oktoberfest Paraná 2017, divulgou o evento de forma diferenciada. “Esperamos  que o trade turístico tenha gostado e recebido este evento com a mesma simpatia que o público curitibano recebeu a edição de 2016. Assumimos a responsabilidade de fazer de nosso evento uma festa organizada com o mesmo carinho, atrativos, limpeza e organização da festa-mãe”, diz Susan.


Além da 2ª Oktoberfest de Curitiba, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro, também receberão o evento em uma primeira versão as cidades de Londrina (25 a 27/08), Ponta Grossa (01 a 03/09), Maringá (14 a 17/09), Cascavel (21 a 24/09) e Foz do Iguaçu (22 a 24/09). O 23º Salão Paranaense de Turismo aconteceu entre os dias 16 e 18 de março, no Expo Unimed, em Curitiba.


Este jornalista, Assessor de Imprensa da ABAV-SC, cobriu o evento a convite fa ABAV-PR, voando pelas asas da minha transportadora oficial AVIANCA e hospedando-se no Slaviero Hotel Palace.

PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE SEGUNDO E ÚLTIMO DIA DO EVENTO CLIQUE AQUI