BNT MERCOSUL MOVIMENTA O TRADE DE TURISMO EM SANTA CATARINA
A BNT Mercosul teve início nesta sexta-feira, 26, no Centreventos em Itajaí -SC. O coordenador do evento, Geninho Goes, disse em seu discurso de abertura que a grande razão de existir do evento é a realização de negócios e a capacitação dos agentes de viagens. Por este motivo, um dos destaques desta edição é a rodada de negócios – evento restrito – que acontece na manhã deste sábado (28) e conta com cerca de 3,3 mil reuniões agendadas.
“Nosso propósito é realizar negócios, mas não de qualquer maneira. Nesses 23 anos, conquistamos amigos. Pessoas de bem que estão ao nosso lado e que não querem levar vantagem em tudo. São empreendedores que fazem acontecer. O segredo do nosso sucesso é exatamente este”, afirmou. A feira conta com mais de 350 marcas expostas e espera receber mais de 6 mil profissionais durante os dois dias.
O executivo destacou ainda que um dos propósitos do evento é ampliar a visibilidade dos destinos que expõem e contribuir com a atividade turística. “O Turismo é a grande alternativa para a nossa economia. Mas é necessário investir mais e tornar o setor uma prioridade assim como são a saúde e a educação. O privado sozinho não consegue fazer tudo”, acredita.
O discurso do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, foi pelo mesmo caminho. Ele lembrou que o mundo todo já percebeu os benefícios do Turismo, o que aumenta a competitividade e nos deixa ainda mais para trás em relação aos principais concorrentes. “Temos um burocracia que trava muitas coisas. Precisamos liberar este ambiente de negócios para que o Turismo seja o grande parceiro do desenvolvimento do país”.
Representando o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o presidente da Embratur elogiou as palavras do diretor do evento, Geninho Goes, que conclamou “todos aqueles que trabalham, todos os que são éticos, todos os que são de bem, para que a gente construa um Brasil melhor e honesto”. A BNT vai receber, até este sábado (27), 350 marcas, 40 grupos de famtours do Brasil e do exterior e 6 mil profissionais de turismo. “O turismo pode ser a grande alavanca da economia brasileira porque temos o melhor potencial de todo o planeta”, lembrou Lummertz.
“Em Santa Catarina, temos uma história de sucesso nesse setor e muito se deve também ao Sebrae, que prepara a micro e pequena empresa turística. Temos aqui ao lado do pavilhão da feira uma excelente marina e poderíamos ter dezenas delas em Santa Catarina e centenas no Sul do País se não fossem entraves burocráticos que também impedem o desenvolvimento de parques temáticos, cidades históricas, parques naturais e uma série de outros equipamentos turísticos”, destacou. Segundo Lummertz, é preciso liberar esse ambiente de negócios agora para que ele seja o grande parceiro do desenvolvimento do Brasil.
Na ocasião, o presidente da Embratur informou sobre a promoção, nos próximos dias, das primeiras ações e visitas do programa ‘O Sul é o meu destino’: “Com ele, esperamos para essa região a visibilidade necessária para receber turistas nacionais e estrangeiros”, informou. Lummertz afirmou ainda que não é só o Brasil que está acordando para a lógica do turismo como fonte de recursos para garantir desenvolvimento. “Países como o Japão estão fazendo investimentos enormes porque sabe que esta é a grande saída para o futuro, a saída que a indústria não poderá prover nos próximos anos. Mas o turismo pode ajudar a indústria mais do que qualquer outro setor, porém precisa estar livre para o empreendedor e o poder público poderem oferecer a infraestrutura necessária ao setor”.
Já o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Miro Teixeira, destacou o novo momento pelo qual o setor vem passando na cidade. Ele citou como um dos principais responsáveis o novo atracadouro da cidade – que vai permitir a parada de cruzeiros marítimos na cidade a partir da temporada 2016-2017. “Os cruzeiros são uma nova matriz para a nossa economia. Ao mesmo tempo, eles colocam a nossa cidade na vitrine do turismo mundial, uma vez que as armadoras nos divulgam no mundo todo”, comemorou. “Somente pela parada teste da MSC neste ano, já fomos divulgados mundialmente”, complementou. Segundo Miro, os cruzeiros levam à cidade um público diferenciado, capaz de movimentar atrativos, comércio e restaurantes. Serão 17 paradas já confirmadas para a próxima temporada.
Gustavo Bauer, gerente Comercial do Atracadouro Barra Sul, onde os navios irão parar, destacou os investimentos feitos e lembrou que os custos para as armadoras serão menores do que em outros portos do Brasil. “Aqui, os navios não precisam de rebocador e de prático. A operação é tranquila para as operadoras pelo fundeio que temos”, explicou. O secretário destacou ainda, a construção do novo Centro de Eventos, previsto para ser concluído ainda neste ano. “É um novo momento para o destino. Queremos mostrar que temos atrativos o ano todo. Na baixa temporada, há ainda preços muito atrativos”, finalizou Miro Teixeira.
Foto M&E
O Estado de Santa Catarina irá reforçar a presença na mídia a partir de junho. Uma nova campanha – reeditando o slogan Descubra Santa Catarina – será lançada no próximo mês. O objetivo, segundo o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, é atingir o mercado doméstico e reforçar os conceitos de que o destino possui atrativos o ano todo. “Faremos várias ações e uma delas é estar na mídia para atingir o público que nos interessa”, contou. “No internacional, estamos aguardando o aval da Embratur, que promoverá a campanha ‘Sul é Nosso Destino’, com os demais estados da região para atingir os países da América do Sul”. Walendowsky lembrou que o mote “Descubra” continua atual para Santa Catarina, uma vez que o destino conta com atrativos diversos, como sol e praia, serra, esportes náuticos, eventos e muitas outras coisas. “O estado aposta muito no turismo e existem hoje muitos empreendedores investindo aqui. Um exemplo é o aeroporto de Florianópolis, que será concedido à iniciativa privada”, destacou.
Um dia de intensa movimentação, grandes negócios e corredores lotados. Clique na imagem para ampliá-la.