EMBRATUR LEVA DIVERSIDADE TURÍSTICA DO BRASIL PARA A COLÔMBIA
Instituto inicia as agendas e as ações promocionais no país por meio da participação na ANATO 2018
Estande do Brasil na ANATO 2018
Começou nesta quarta-feira (21) o evento internacional de turismo mais importante da Colômbia: a Feira Vitrina Turística ANATO. A participação do Brasil, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), será marcada pela apresentação no mercado colombiano da diversidade de ofertas, com o lançamento do voo Bogotá-Recife, segmentos já consolidados (Sol e Praia, Cultura, Ecoturismo e Aventura, Negócios e Eventos e Esportes) e nichos que estão sendo muito procurados, como compras e lua de mel. A feira acontece até o dia 23, em Bogotá.
Bahia; cidades de São Paulo, como Caraguatatuba e Ilhabela; Foz do Iguaçu, Pernambuco e Rio de Janeiro serão os destinos representados na feira. A exposição do Brasil também contará com o setor privado, com operadores de turismo, meios de hospedagem e agência de turismo.
Durante o evento, o Instituto oferece aos visitantes a possibilidade de uma "viagem" para as paisagens incríveis do Rio de Janeiro através de óculos de realidade virtual, bem como uma oficina de preparação de itens da gastronomia brasileira.
A ação é mais uma iniciativa conjunta da Embratur, do Comitê Descubra Brasil e da Embaixada do Brasil em Bogotá, realizada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O Brasil pretende ampliar o conhecimento do trade internacional sobre a diversidade da oferta turística nacional. Com um estande de 108m², terá como públicos-alvo o trade e potenciais turistas, com apresentação de multiprodutos.
De acordo com a assessora da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto, Leila Holsbach – que participou, em dezembro do ano passado, do lançamento oficial do voo Bogotá-Recife – a presença brasileira reforça a promoção turística do País na América do Sul. “O colombiano está acostumado a viajar ao Brasil. Com o crescente número de turistas anualmente, as ferramentas de promoção da Embratur na feira estão focadas para alcançar todos os principais públicos, como o trade, a imprensa e o público final com novas diversidade turísticas”, disse.
O presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, reforça que a atuação do Brasil no evento vai contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística. “Iremos reforçar o relacionamento com clientes regulares e posicionar nossos produtos e serviços, gerando benefícios comerciais para o País. Participar da ANATO é uma oportunidade de estimular novas parcerias e gerar negócios entre operadores emissivos internacionais e receptivos brasileiros. Também teremos acesso a parceiros públicos e privados do mercado mundial”, destacou.
Atualmente, 42 frequências semanais ligam diretamente Bogotá, a capital da Colômbia, a destinos brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife.
Ação de promoção e divulgação do Brasil
A Embaixada do Brasil em Bogotá, por meio do Comitê Descubra Brasil, promoveu na terça-feira (20) um encontro para promover os destinos turísticos brasileiros. No evento, os operadores turísticos colombianos puderam estabelecer uma troca de informações com os representantes dos diferentes estados brasileiros que estão na Colômbia, durante a feira, para disseminar as atrações turísticas de sua região.
O Comitê Descubra Brasil da Colômbia é composto por representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Turismo, Embratur, operadores turísticos colombianos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e agências de viagens.
Marcos Mendes, Kátia Bitencourt e Leila Holsbach, da Embratur, com o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na Colômbia Maurício Fávero.
Representando a Embratur estiveram presentes, Kátia Bitencourt, assessora da Presidência; Leila Holsbach, Paulo Neves e Marcos Mendes, da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística; Mariana Freitas e Sabrina Janne, da Diretoria de Marketing e Relações Públicas.
A feira em 2017
A ANATO do ano passado, recebeu mais de 36 mil pessoas; 29.078 visitantes profissionais, o que representou 15% a mais em relação a 2016; 120 mil reuniões e interações comerciais que resultariam em negócios no valor de US$ 100 milhões para os mais de 40 países participantes.