sexta-feira, 9 de março de 2018

BALNEÁRIO PIÇARRAS - A NAMORADA DO ATLÂNTICO NA COSTA VERDE MAR - SC

BALNEÁRIO PIÇARRAS - A NAMORADA DO ATLÂNTICO NA COSTA VERDE MAR - SC


Antes de mais nada, Balneário Piçarras irá te surpreender pela sua tranquilidade, gastronomia, lazer, mar esmeralda e repito, muita tranquilidade. Uma praia de águas calmas e quentes onde impera o ritmo familiar, pé na areia, sem prédios que tirem o sol da areia da praia e onde praticamente todo mundo se conhece mesmo em alta temporada. 


Balneário-vedete dos anos 70, o balneário é chamado  praia de elite. O carinhoso título de "Namorada do Atlântico" também ajuda a provar que não é por acaso. Também foi considerada em 2001 a "Capital Brasileira do Jet Ski".


Situado no litoral norte de Santa Catarina, as margens da BR-101, a 110 quilômetros da capital Florianópolis, Piçarras surgiu da vocação natural que o povo português tem pela pesca. Na segunda metade do século XVIII, pescadores de origem portuguesa, a partir de São Francisco do Sul, descem a costa em busca de baleias. Alguns desses desbravadores se fixam no pedaço de terra do litoral catarinense que mais avança pelo mar, ao qual chamam Ponta do Itapocorói, núcleo inicial do município de Piçarras. 


Na Ponta do Itapocorói os pescadores de baleia fundam uma armação de baleias, a armação do Itapocorói, e aos poucos moradores que já se espalham ao longo da costa passam a ser visitados com mais frequência por comerciantes do Rio de Janeiro.


Com a extinção progressiva da baleia, muda o panorama econômico e político da região e os distritos em torno de Armação vão aos poucos se emancipando.


Em 2005, a população decidiu, por meio de um plebiscito, acrescentar o termo "balneário" ao nome da cidade, o que, de acordo com os defensores da proposta, aumentaria a visibilidade turística da cidade. O que de fato aconteceu e hoje o balneário, através de sua Secretaria de Turismo tem participado ativamente nas principais feiras de turismo nacionais e internacionais. Atualmente a Secretária de Turismo é a atuante Susan Correa. No censo de 2013, a população era de 19.329 habitantes e durante a temporada de verão chega a receber mais de 100 mil turistas, que vêm em busca da combinação harmoniosa da mata atlântica, com o mar e o rio que corta a cidade (Rio Piçarras). 


Hoje, em plenas Águas de Março a cidade está repleta de argentinos, principalmente no Hotel Imperador Turismo Hotel (http://imperadorturismohotel.com.br/), o melhor e o único em toda a orla do balneário. Da tua janela você tem uma visão única e privilegiada.  Esportes náuticos, pesca e passeios de barco, além do ótimo mar para banho e completa infraestrutura são os atrativos do município.


Antes mesmos de fazer o check in ho hotel chamou-se a atenção as placas, a margem da BR 101 mapara o Museu Oceanográfico da Univali - Unversidade do Vale do Itajaí. Como estava no caminho foi a primeira parada surpreendente. Trata-se do maior museu oceanográfico da América Latina. Sinceramente eu não sabia desse museu e a surpresa maior foi poder admirar tanta coisa num acervo impressionante que vale a visita. Mas dedique pelo menos três horas no mínimo para conhecer essa fantástica atração do Balneário de Piçarras. 


O Museu Oceanográfico Univali (MOVI), foi criado em 1987 e está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior da América Latina. Tem como objetivo desenvolver coleções de referência que representem o maior número de espécies marinhas, possibilitando pesquisas taxonômicas e biogeográficas e com isso buscando representar o conjunto da biodiversidade do litoral brasileiro. Além disso, objetiva divulgar e expor as características do nosso patrimônio biológico marinho para a educação e para o deleite do público que nos visita, promovendo a Fundação Universidade do Vale do Itajaí.


O Museu faz parte do Conselho Internacional de Museus (ICOM) junto aos museus de história natural (NATHIST), desde 1994, e seu sistema de curadoria adota os critérios éticos e técnicos estipulados por este conselho, como o Código de Deontologia do ICOM (2002).  É cadastrado junto ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão federal que regula e orienta as ações museais no país, e considerado “Coleção de Excelência” pelo CNPq e “Instituição de Referência” pela CAPES, indicado para trabalhos de pós graduação em nível de pós doutorado.

Para você ter uma pequena ideia, o museu possui: 

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a maior coleção privada de tubarões e raias do mundo (9.900 espécimes);
a maior coleção de tartarugas marinhas da América do Sul (400 espécimes);
a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil (600 espécimes);
a segunda maior coleção de aves marinhas do Brasil (650 espécimes)
a maior coleção de peixes marinhos do sul do Brasil (7.300 espécimes);
a maior coleção de invertebrados marinhos do sul do Brasil (8.000 espécimes);
a maior coleção de conchas do Brasil e segunda da América Latina (90.000 espécimes).

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Vale comentar que os museus de história natural, categoria onde se enquadram os museus oceanográficos, levam décadas para serem formados, ao contrário dos demais tipos de museus. A grande dificuldade se dá pelo fato de que seus acervos não são comerciais. Não há baleias à venda nem espécies raras de tubarões no mercado, o que os difere substancialmente dos museus históricos, de arte ou de outros temas específicos onde há um mercado estabelecido para a aquisição de acervos. Portanto, o crescimento de um acervo oceanográfico está sujeito a um grande esforço de campo (percorrendo grandes distâncias pela costa do litoral) associado a ocorrências raras e inusitadas que se dão ao longo do tempo.

Foto: ND

De uma forma geral os museus de história natural surgem de uma grande coleção particular que posteriormente é institucionalizada e com isso recebe um impulso que resulta no nascimento de um museu propriamente dito. Este processo leva geralmente entre 30 e 50 anos em qualquer lugar do mundo e foi o caso dos museus atualmente estabelecidos no Brasil e particularmente do MOVI. O MOVI não fugiu a regra e tudo começou com o sonho de um idealista de apenas cinco anos de idade, Jules Marcelo Rosa Soto. Jules concretizou no Museu Oceanográfico da Univali sua fixação pela vida marinha. Colecionador nato desde que catou a primeira conchinha à beira-mar, ele é um dedicado pesquisador que agora vê seu sonho tomando cada vez mais forma. Esse gaúcho de Caxias do Sul vem pautando a vida em torno das coleções. “Rato de museu” assumido, desde a adolescência Soto se dedicava à leitura e ao aprofundamento dos conhecimentos sobre a vida marinha. “Mesmo durante o ensino médio, eu convivia muito com alunos de pós-graduação e era frequentador assíduo do Museu Anchieta, em Porto Alegre. Admirava o trabalho dos cientistas Carlos de Paula Couto e Jeter Bertoletti” (Couto, 1910/1982, foi um dos maiores paleontólogos do país; Jeter Jorge Bertoletti é biólogo e museologista, fundador e diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS).


Desde que chegou à Univali, Soto não parou de trabalhar no Museu Oceanográfico. Em princípio, funcionando como apoio para a faculdade de oceanografia, a ideia de transformá-lo em museu aberto ao público veio em 2002, com a abertura do campus de Piçarras. Em 2008 começou, efetivamente, a transformação do prédio em sede do museu.  Naturalmente, ele foi nomeado curador e passou a ocupar uma sala no térreo. Num passeio pelas salas ainda em fase de acabamento, é fácil constatar o orgulho do colecionador, que traz nos olhos o brilho intenso da satisfação ao ver o sonho realizado. E não é só o Museu Oceanográfico: em Piçarras mesmo, no Centro Cultural, logo na entrada da cidade, está outra das coleções de Jules, com objetos referentes a Copas do Mundo. As coleções do Museu Oceanográfico Univali são compostas essencialmente por espécies marinhas, incluindo as de ambientes costeiros, pelágicos, de oceano profundo e ilhas oceânicas. A maior parte do material colecionado é representativo da fauna brasileira, especialmente da Região Sul. Alguns lotes coletados fora do Brasil foram permutados ou doados por outras instituições.


As coleções estão abertas a especialistas que queiram examinar espécimes diretamente no museu ou em suas respectivas instituições, através de empréstimos (exceto holótipos). Estamos também abertos a propostas de permutas ou doações de material. As salas de coleções e o laboratório são mantidas no quarto andar do prédio sendo que as coleções estão separadas em duas seções (invertebrados e vertebrados). As coleções foram divididas por sala de acordo com o grupo taxonômico e pelo tipo de armazenamento (líquido ou seco). Agradeço ao caríssimo confrade Romulo Porthos, que me acompanhou nessa visita guiada. Só no final foi saber que ele era jornalista pois tinha a certeza absoluta que era um biólogo/oceanógrafo, de tanto que ele sabia sobre esse assunto. Para ver todas as fotos clique aqui.

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A noite a melhor dica (sexta-feira) é degustar as delícias do Restaurante da Rua da Praia, da conceituada Chef Erenice Munhoz Garbe. Nessa dia ela costuma brindar seus clientes com noites temáticas. Tive a sorte de provar toda a colunária italiana. De tão bom voltei no dia seguinte para provar seu famoso Polvo a Espanhola. No sá é dia da melhor feijoada da Costa Verde Mar.


No dia seguinte, sábado, após o café da manhã, distante 100 metros a direita do hotel, tem uma feira tradicional de artesanatos. Vale o passeio e os turistas fazem a festa. 


Seguindo em frente o destino era o atracadouro para embarque no Capitão Gato Escuna Pirata (http://www.escunapirata.com.br/home.asp) com destino a Ilha Feia, que de feia não tem nada, para banhos e mergulhos. As melhores aventuras você encontra nesse passeio com a turma do Capitão Gato e do Comandante João Adão. São inúmeras opções para você curtir momentos inesquecíveis. E o melhor, tudo isso é o atendimento personalizado que cuida de todos os detalhes do passeio.  


O passeio sai da ponte do rio Piçarras, passando pela orla das praias de Penha e Balneário Piçarras, indo até a Ilha Feia, onde se avista a Caverna do Diabo. Do lado oposto da caverna está o Porto da Roça, lugar de parada de 30 minutos para um banho em que as crianças e adultos se divertem com escorregador (o passeio é monitorado por salva-vidas profissionais). Durante a alta temporada são disponibilizamos cinco horários sendo 9:00, 10:45, 14:30, 16:00 e 17:30 todos os dias até o carnaval. 


Na baixa temporada os passeios acontecem as sextas, sábados, domingos e segundas, com saídas às 10:45hrs - 14:30hrs - 16:00hrs, parando somente de 22 de maio a 21 de julho por se tratar de parada para revisão anual e reformas da embarcação. Uma excelente opção de passeio. Crianças de até 05 (cinco) anos não pagam, adultos somente R$ 40,00. Imperdível. Para ver todas as fotos clique aqui.


O horário escolhido foi das 10:45hs. Retornamos ao porto às 12:30hs e seguimos para o almoço no restaurante mais tradicional do balneário, citado acima, (https://www.facebook.com/RuadaPraiaBarERestaurante/), ponto de referência, pé na areia, de frente para o mar. Com um ótimo atendimento, e uma equipe de cozinha especializada, o Rua da Praia conquista o cliente com um só prato.


Depois de tudo isso a melhor opção era voltar para desfrutar das comodidades do hotel. São 92 apartamentos e suítes confortavelmente equipados com ar condicionado, televisão, frigobar, telefone com discagem direta e internet wireless gratuito. Tudo sob medida para quem quer aliar diversão e descanso com o máximo de qualidade. Para nossa comodidade, oferecem uma completa infraestrutura de praia com cadeiras, guarda-sol, mesa e toalhas de praia, tudo para que possamos desfrutar o melhor do Balneário Piçarras. Vale lembrar que além de todo o litoral e demais opções de lazer, você estará muito próximo do maior centro de lazer da América Latina: Parque Beto Carrero World.


Sábado a noite, para o jantar, a melhor dica é a alta gastronomia da melhor risotteria da região, comandada pela Chef Vanessa Vagnotti, a única representante de Santa Catarina no reality culinário MasterChef Brasil. Vanessa Vagnotti é do Espírito Santo, mas mora em Balneário Piçarras, há 11 anos. Aos 46 anos, ela fez Paola Carosella chorar quando entregou à chef argentina um véu com a bandeira do Brasil, no começo do programa. Você tem que ir. Nota 10 com louvor


Esses foram apenas apenas dois dias em Balneário Piçarras, pois domingo, depois de uma manhã belíssima de praia, hora de fazer as malas e voltar pra casa, com a nítida certeza que Balneário Piçarras não é só isso e tem muito, mais muito mais a oferecer. Voltarei se a menor dúvida. Uma grata surpresa e uma imensa satisfação. 





49º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA ACONTECE NA CAPITAL PAULISTA GRAÇAS A GRANDES PARCERIAS

49º ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA ACONTECE NA CAPITAL PAULISTA GRAÇAS A GRANDES PARCERIAS

Antonio Azevedo (Presidente ABAV-PR), Magda Nassar, Monica Samia e Eduardo Loch (Presidente ABAV-SC). Foto: Antonio Salani

Depois de cinco anos acontecendo em parceria com a WTM-LA, o Encontro Comercial Braztoa voltou a ter seu evento único e independente. Segundo Magda Nassar, presidente da Braztoa, é uma retomada da identidade. “Fizemos tudo de forma muito cautelosa e quando decidimos não renovar com a WTM-LA os associados pediram que o mercado de São Paulo tivesse um evento próprio pela sua importância. A ideia é que os lançamentos fossem divulgados no evento do Rio de Janeiro, afinal não teríamos tempo para criar um evento em tão pouco tempo”, disse.

Monica Samia e Magda Nassar, da Braztoa, com Carlos Palmeira Lopes, presidente da Abav Nacional - Foto: M&E

Para Monica Samia, CEO da Braztoa, foi tudo decidido em uma semana e todos os associados abraçaram a causa e ajudaram a realizar o ECB em São Paulo. “Optamos por não fazer um evento grande e não tínhamos tempo para buscar patrocínio. Ainda assim, contamos muito com os associados e a parceria da Abav Nacional e da Aviesp foi muito importante para a divulgação do evento para os agentes”, disse, lembrando ainda da parceria do Wet’n Wild, que foi uma forma de incentivar a participação dos agentes.

Eduardo Loch e Magda Nassar - Foto: Antonio Salani

Para Magda, o maior desafio, depois de conseguir um espaço vago para a data, foi confirmar a presença dos agentes em tão pouco tempo. “A meta era conseguir mil agentes. Mas conseguimos um total de 600 agentes em caravanas rodoviárias e aéreas de 19 cidades do interior e mais 18 estados. Foi um trabalho muito grande, mas que deu resultado e hoje temos quase 2 mil agentes participando”, comemorou.

Foto: Antonio Salani

A resposta dos operadores também foi bem positiva. “Muitos aderiram e ajudaram no evento, e aqueles que não participaram já disseram que se arrependeram. É muito bom saber que mesmo em pouco tempo fizemos um bom trabalho e que resultou nesse evento de hoje”, disse. “Trabalhamos para empoderar o turismo no cenário nacional e esse trabalho é diário. Só assim conseguir tornar tudo isso possível e melhorar o turismo”, finalizou.

Foto: Antonio Salani

Vale comentar que ao longo de 2017, as operadoras associadas à Braztoa tiveram receita de R$ 12,2 bilhões. O número é um dos dados do anuário da entidade, que será revelado por completo na edição carioca do Encontro Comercial, marcada para 22 de março. Magda Nassar, antecipou essa informação durante seu discurso de abertura no Centro de Convenções Frei Caneca. O montante alcançado ao longo do ano passado é consideravelmente superior aos R$ 11,3 bilhões verificados em 2016. "Isso é o resultado do esforço dos nossos associados, que têm Investido muito em novos produtos e em treinamentos para fidelizar os agentes de viagem", comentou Magda.



quinta-feira, 8 de março de 2018

COMPANHIAS AÉREAS INTERNACIONAIS ALINHAM PARCERIA COM EMBRATUR

COMPANHIAS AÉREAS INTERNACIONAIS ALINHAM PARCERIA COM  EMBRATUR

Representantes do Instituto e das empresas se reuniram na ITB Berlim para alinhar ações de promoção dos voos e dos destinos turísticos brasileiros

Equipe da Embratur reunida com o representante da Norwegian 

As tratativas com companhias aéreas internacionais são destaques da participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em uma das maiores feiras de turismo da Europa, a ITB Berlim 2018, que começou nesta quarta-feira (07) e acontece até o próximo domingo, dia 11. Representantes do Instituto presentes no evento já se reuniram com dirigentes das empresas Norwegian, Latam e Lufthansa. 


De acordo com Alisson Andrade, coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, o objetivo é, além de estabelecer parceria para divulgação dos destinos nos mercados internacionais, aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. “Com a alemã Lufthansa, iremos trabalhar ao longo do ano em parceria para a promoção do Brasil em diversas cidades do interior da Alemanha, por meio de roadshow. A ideia é não só trabalharmos destinos diretos onde a empresa opera, mas também conexões que ligam com o Nordeste, Norte e Sul do País no sentido de diversificar a oferta de destinos”, disse o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção da Embratur, Gilson Lira. 


Ainda na feira, o diretor Gilson Lira e o coordenador Alisson Andrade se reuniram com a diretora de Parcerias da Latam Global, Aline Fragnani, para criarem ações de promoção para os novos voos internacionais. Como anunciado entre os meses de outubro e dezembro de 2017, a Latam Brasil terá voos diretos entre Miami e Salvador, e operações para Roma e Boston a partir de São Paulo.  “Nossa intenção é realizar ações de capacitação e relacionamento durante o evento que a Embratur pretende promover em abril, para celebrar as relações Brasil-Itália no contexto dos laços das Forças Expedicionárias Brasileiras”, explicou Gilson. 


A equipe da Embratur também se encontrou com representantes da Norwegian, considerada a terceira maior companhia low cost (que oferece serviço de baixo custo) do mundo. O diretor Gilson Lira, os coordenadores Alisson Andrade e Guilherme Miranda, e o assessor da Presidência Rafael Felismino, tiveram reunião com Michael Ambs, Head de Relações Aeroportuárias & Turísticas da Norwegian, no estande da Embratur, para começarem a alinhar questões técnicas de um voo previsto partindo de Londres. 

Divulgação de produtos 

Alisson Andrade, da Embratur, capacitou os 34 representantes dos destinos turísticos (Amazonas, Bahia, Ilhabela, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Salvador) e o setor privado, como hotelaria, agências e operadoras e conventions. O objetivo foi divulgar o que a área de Inteligência Competitiva faz e quais os produtos disponíveis no portal Visit Brasil, voltados para o trade (trade.visitbrasil.com). 

Ele aproveitou a oportunidade para lançar o “Destaque de Mercado”, novo material organizado pela coordenação com foco nas características gerais do mercado: religião, política, moeda, visto, fuso horário, clima, geografia, principais cidades, performance do mercado, calendário, planejamento de eventos. 

“Trata-se de uma "wikipedia" melhorada, com informações mais especializadas coletadas por nossos EBTs – Escritórios Brasileiros de Turismo – por meio de pesquisas, entrevistas e reuniões. As informações são trabalhadas e apresentadas ao público externo com uma nova roupagem”, explicou o coordenador.


BANDEIRA AZUL - FASE PILOTO É LANÇADA EM BALNEÁRIO PIÇARRAS

BANDEIRA AZUL - FASE PILOTO É LANÇADA EM BALNEÁRIO PIÇARRAS - SC


Foi lançada oficialmente a fase piloto do programa internacional de certificação, Bandeira Azul. A partir de agora, Balneário Piçarras tem dois anos para se adequar as 26 recomendações apontadas por relatório do Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo programa no Brasil. A cidade pretende obter a certificação antes mesmo do prazo final.


Algumas ações já começaram, como por exemplo, as coletas para amostras de qualidade da água, efetuadas pela Universidade do Vale do Itajaí. As amostras são complementares as que a FATMA realiza nas praias da região, observando critérios, como microbiológicos (Enterococcus sp e Escherichia coli) e físico-químicos (pH, materiais flutuantes e óleos e graxas).


De acordo com a secretária de Planejamento, Deisy Cristine da Silva Martins, já são previstas adequações técnicas na orla, principalmente na questão de acessibilidade. “Os pontos principais são a instalação de banheiros adaptados e a demarcação de vagas de estacionamento específico para idosos e cadeirantes”. Outras exigências da fase piloto fazem referência a sinalização adequada do trecho, ampliação da quantidade de lixeiras padronizadas, garantia de maior segurança na praia, além da criação de um grupo gestor da praia com a maior participação da comunidade e interessados para discutir as ações a serem realizadas.


No ato de lançamento do programa, a secretária de Turismo, Susan Correa, comentou sobre a criação do comitê gestor “Queremos realizar uma reunião ainda neste mês para decidir os membros do comitê gestor do programa. Solicitamos a participação da comunidade nesta importante fase do programa”, explica. Para Susan, a certificação atrairá maiores turistas e investimentos para a cidade, através da visibilidade. “Esta é uma certificação internacional que colocará Balneário Piçarras no mapa mundial de praias seguras e com rigoroso controle de balneabilidade. A nossa cidade acaba ganhando esta divulgação em âmbito mundial”, comenta. Os critérios para avaliação de uma praia são: educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços. Balneário Piçarras é uma das treze praias de todo o Brasil a lançar a fase piloto e iniciar o planejamento de ações para o recebimento da certificação.


De acordo com o Prefeito Leonel, o município cumprirá com todas as recomendações para a obtenção da certificação. “A partir de agora, a comunidade precisa abraçar o programa, se empoderar dele. O Bandeira Azul trará benefícios significativos para a nossa cidade, principalmente na captação de turistas e visibilidade”, exalta. “A nossa praia já é conhecida no estado como uma praia de águas limpas, a certificação vem reconhecer este atributo, criando ainda mais valor à nossa cidade e todos os produtos e serviços aqui oferecidos”, frisou o prefeito, comemorando o dado de que das últimas 80 análises da água da FATMA, não houve nenhum ponto impróprio para banho na cidade.

Programa Bandeira Azul


O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil.



quarta-feira, 7 de março de 2018

BANDEIRA AZUL - FASE PILOTO LANÇADA EM BALNEÁRIO PIÇARRAS

BANDEIRA AZUL - FASE PILOTO LANÇADA EM BALNEÁRIO PIÇARRAS


Balneário Piçarras, a Namorada do Atlântico é destaque na Costa Verde Mar. Será lançado hoje, dia 7, a fase piloto do Programa Bandeira Azul, que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje om apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.


O Programa teve início em 1987 na Europa (no Brasil à partir de 2004) e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa. A certificação Bandeira Azul será sempre outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios.


O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional: a Bandeira Azul. #balneáriopiçarras #costaverdemar

Balneário Piçarras - SC


terça-feira, 6 de março de 2018

SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL UNIDOS PELA CRIAÇÃO DO GEOPARQUE SUL

SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL UNIDOS PELA CRIAÇÃO DO GEOPARQUE SUL


O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de SC, Leonel Pavan, e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, Victor Hugo da Silva, assinaram nesta terça-feira, 6, em Praia Grande, no Extremo-Sul do Estado, a carta de intenção dos dois estados para reconhecimento pela Unesco dos cânions do Sul. O documento foi entregue ao representante e consultor da Unesco para geoparque, professor José Patricio Melo, atual reitor da Universidade Regional do Cariri, na cidade de Crato (CE), região onde hoje está localizado o único geoparque reconhecido pela Unesco no país.


“Este é um momento histórico para esta região, para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até para o Brasil. Estamos sonhando juntos este sonho que vai virar realidade. Em breve, esta região vai falar outras línguas, porque este é um dos lugares mais lindos e únicos do mundo, com um dos maiores e mais belos cânions do planeta”, ressaltou o secretário Leonel Pavan.


O secretário do Rio Grande do Sul, Victor Hugo da Silva, também saudou o momento importante vivido pelo turismo dos dois estados. “Aqui está o Sul do Brasil se articulando mais uma vez”, comemorou Victor Hugo ao lembrar da campanha O Sul é Meu Destino, idealizado em Santa Catarina mas que divulgou os três estados sulinos no país todo no ano passado. “Agora temos uma nova prioridade e temos a possibilidade de sermos heróis do nosso tempo. Essa articulação não pode faltar”, salientou Victor Hugo.


A carta de intenção da candidatura, também assinada pelo prefeito de Torres e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminho dos Cânions do Sul, Carlos Alberto de Souza, foi entregue ao consultor da Unesco, José Patricio Melo, que palestrou no evento sobre a importância e os benefícios com o reconhecimento do geoparque. Entre elas, a melhoria na geração de renda das pessoas e das instituições do território. “Para tanto é preciso unir gestoras locais e regionais para apoiar as estruturas na promoção e financiamento do projeto”, alertou, falando para um público de mais de 250 pessoas que lotou o auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande. “Os geoparque são feitos pelas pessoas para as pessoas”, definiu. 

Também participaram do evento prefeitos, vices, vereadores, secretário municipais de Turismo gaúchos e catarinenses, além do secretário Heriberto Schmidt. Na ocasião, ainda foi feita uma homenagem póstuma a Cristiane Tonetto Bilessimo, ex-coordenadora de Turismo da Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense (Alesc) e uma das precursoras do turismo na região, com a entrega de uma placa a seus pais.

GEOPARQUES

Geoparques são áreas geográficas únicas e contínuas onde é promovida uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseada principalmente na conservação e na promoção educativa e turística do patrimônio geológico. Atualmente existem 127 geoparques da Unesco em 35 países, a maioria na Europa e Ásia. Na América Latina são apenas três: no México, no Uruguai e no Nordeste Brasileiro, o Geopark Araripe. A área aspirante a geoparque dos cânions é de 2.830 km² com mais de 73 mil habitantes de sete municípios catarinenses e gaúchos: Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul, Mampituba e Torres no Rio Grande do Sul.


AÇÕES DA EMBRATUR CONTRIBUEM PARA MELHORAR A ECONOMIA BRASILEIRA

AÇÕES DA EMBRATUR CONTRIBUEM PARA MELHORAR A ECONOMIA BRASILEIRA

Janeiro registra recorde do gasto de turista estrangeiro no Brasil 

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou diretamente do resultado que, de acordo com o levantamento do Banco Central, foi o maior registrado para o primeiro mês do ano em toda a série histórica iniciada em 1990. Comparado com os demais meses, a receita com o turismo internacional só não foi maior que junho e julho de 2014, meses da Copa do Mundo, quando o montante foi de US$ 793 milhões e US$ 785 milhões, respectivamente. 

A primeira campanha totalmente digital do Instituto, por exemplo, registrou em dois meses mais de 50 milhões de views dos vídeos, o que resultou melhor movimento de turistas sul-americanos ao Brasil dos últimos cinco anos. As interações atingiram a marca de 300 mil no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, contabilizando apenas os canais da Embratur.

A implantação do visto eletrônico, certamente, fará com que fevereiro esse número aumente. No balanço feito após a adoção da medida, levando-se em conta os primeiros 22 dias do mês de fevereiro, comparado ao mesmo período de 2017, o Ministério das Relações Exteriores registrou um aumento de 80% nos pedidos de visto nos Estados Unidos. Também foi apontado um aumento de 35% nos pedidos feitos no Japão, assim como de 64% na Austrália. Quanto ao Canadá houve um aumento de 23%. 


“Não há dúvida que o nosso resultado influencia no aumento de atração dos turistas estrangeiros e, consequentemente, no gasto desse viajante no País. Acreditamos, também, que o plano Brasil + Turismo, medidas para fortalecer o setor no País, irá contribuir para este aumento. O pacote engloba, além da emissão de vistos eletrônicos, a ampliação da conectividade aérea, modernização da Lei Geral do Turismo, melhor aproveitamento de áreas da União, qualificação profissional, fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo, a transformação da Embratur em serviço social autônomo (agência)”, destaca o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz. 

O PL 2724/2015, que eleva, também, a participação do capital estrangeiro com direito a voto nas empresas de transporte aéreo está para ser votado, em caráter de urgência, na Câmara dos Deputados. “Com o aumento da conectividade seremos mais produtivos, e chegar próximos a patamares internacionais. Isso fará com que o Brasil consiga subir alguns degraus na competitividade, tanto para o turismo, quanto na atração de investimentos para o País”, afirma Lummertz. 


Segundo o presidente da Embratur diante dos entraves burocráticos, o Brasil consegue avançar de maneira mais eficaz, impulsionando a economia e fortalecendo diversos setores da cadeia produtiva. “É preciso haver um reforço na promoção e na modernização da autarquia como forma de ampliar ainda mais o faturamento do País com os visitantes internacionais e reduzir o déficit na balança comercial do turismo”, finaliza.  



Na comparação entre janeiro de 2018 e o mesmo mês de 2017, o salto na receita com o turismo internacional foi de 17,86%. No primeiro mês do último ano, os estrangeiros injetaram US$ 661 milhões contra os US$ 779 milhões deste ano.



domingo, 4 de março de 2018

PERU LEVA DESTAQUES DO TURISMO E RICA GASTRONOMIA PARA UGART 2018

PERU LEVA DESTAQUES DO TURISMO E RICA GASTRONOMIA PARA UGART 2018

Turismo de luxo e aventura integram passeio para conhecer o Candelabro de Paracas (ICA). Foto: Marco Garro

País participa pelo segundo ano consecutivo da 33ª Feira de Negócios Turísticos da UGART/BRAZTOA como expositor e reforça a promoção do destino através dos pacotes turísticos oferecidos por empresas associadas das duas entidades, sediadas na região Sul do Brasil. Foi realizada, na última sexta-feira (02/03), a capacitação "Peru Fascinante - Novidades e Segmento Luxo", para mais de 200 agências de viagens. Além do destaque para o turismo, uma aula de culinária peruana com degustação será oferecida na área de convivência da feira, com o chef peruano Luiz Yagui, do restaurante Zero Sen, de Porto Alegre. 

Milagros Ochoa de Koepke e Roque Della-Méa

Dando continuidade às ações de promoção do Peru na região Sul do país, considerada uma das mais fortes em potencial turístico para o Peru, o país participou pelo segundo ano consecutivo da 33ª Feira de Negócios Turísticos da UGART/BRAZTOA, realizada nos dias 02 e 03 de março de 2018, em Porto Alegre (RS). Além de participar como expositor, com um stand institucional, foi realizada capacitação "Peru Fascinante - Novidades e Segmento Luxo", para mais de 200 agências de viagens. A apresentação foi feita pela diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, no auditório da feira.


Milagros Ochoa de Koepke,  chef Luis Yagui e Ariadne Pereira

Além do destaque para o turismo, uma aula de culinária peruana com degustação foi oferecida na área de convivência da feira, com o chef peruano Luiz Yagui, do restaurante Zero Sen, de Porto Alegre. A partir das 17h, aconteceu a aula de Ceviche clássico, e na sequência, de Pisco Sour. Além de aprender a fazer o prato e drink icônicos da culinária do Peru, os participantes puderam provar as iguarias.


Ariadne Pereira

Dos estados emissores do Brasil ao Peru, o Rio Grande do Sul representa 8%, registrando crescimento significativo em sua participação, que em 2013 era de 5%. São mais de 10 operadoras de turismo associadas à UGART, que comercializam o destino Peru e participam da Peru Week desde 2014. Além disso, outras operadoras associadas à BRAZTOA e que vendem o destino Peru também estiveram como expositoras na feira da UGART, fortalecendo ainda mais a divulgação do destino através dos pacotes turísticos pra o Peru, com roteiros para Lima, Paracas, Cusco, Puno e Arequipa, destacando os segmentos de Luxo, Gastronomia e Turismo de Aventura.

Além de promover o país, o Escritório Comercial do Peru no Brasil, em coordenação com a PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo), tem incrementado o relacionamento com os profissionais do trade turístico dos estados do Sul do Brasil para promover também a conectividade aérea Porto Alegre-Lima, que conta atualmente com voos diários da companhia Avianca. No total, são 56 voos diretos semanais ligando o Brasil ao Peru, partindo de São Paulo (33 voos), Rio de Janeiro (11 voos), Porto Alegre (sete voos) e Foz do Iguaçu (cinco voos), através das companhias aéreas LATAM e Avianca.

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/




REDE TERMAS GRAVATAL - UM DOS STANDES MAIS VISITADOS NA 33ª FEIRA UGART/BRAZTOA EM PORTO ALEGRE - RS

REDE TERMAS GRAVATAL - UM DOS STANDES MAIS VISITADOS NA 33ª FEIRA UGART/BRAZTOA EM PORTO ALEGRE - RS


A Rede Termas de Gravatal (Hotel Termas e Hotel Termas do Lago) comemoram o sucesso de sua estande, um dos mais visitados na 33ª Feira UGART/BRAZTOA, que terminou neste último sábado, em Porto Alegre - RS. O sucesso aconteceu por conta dos hotéis possuírem a melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo. Além disso, foi servido aos visitantes o melhor sagu, cujo segredo é justamente ser feito com a melhor água termal. 

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Essa última edição da Feira de Negócios Turísticos UGART / Braztoa apresentou várias novidades, na sua localização, formato e atrações. O resultado foi um sucesso, confirmado pela grande maioria dos participantes. Focada exclusivamente no agente de viagem, a feira reafirma seu slogan: UM MUNDO DE IDEIAS - Atualização, Conhecimento, Network e Negócios. Além de ÁREA DE CONVIVÊNCIA para network, experiências e DEGUSTAÇÕES GASTRONÔMICAS, ÁREA DO CONHECIMENTO com palestras e capacitações, RODADA DE NEGÓCIOS entre os expositores, LOUNGE DE MARKETING e LOUNGE JURÍDICO para dúvidas legais. A Feira aconteceu no moderno Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, com todas as facilidades de um shopping como: estacionamento, praça de alimentação e lojas para as mais variadas necessidades. 


Localizado na cidade de Gravatal-SC, o Hotel Termas oferece o que há de melhor em hotelaria para você relaxar com sua família e amigos. É o mais tradicional e completa da cidade de Gravatal, aliando tradição e modernidade em meio a muita natureza, piscinas, lazer, gastronomia e água termal. É o mais procurado de Santa Catarina tendo próximo o Aeroporto de Jaguaruna, servido pela LATAM e AZUL. O Rede Termas faz o transfer.