Campanha Viaje Pelo Brasil convida a valorizar nossos atrativos nacionais
A princípio, trata-se de um movimento extremamente patriota, desencadeado por mais de 20 entidades representativas da cadeia nacional de turismo – intitulado #ViajePeloBrasil – que incentiva o turismo doméstico no período pós-pandemia. Então, liderada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), a campanha evidencia o espírito de união das associações de turismo.
Portanto, é de extrema importância neste momento despertar o interesse das pessoas em conhecer os destinos locais, a diversidade cultural da nossa própria região e as potencialidades do nosso gigante país, nossas praias, a gastronomia, os eventos e os parques espalhados pelo Brasil. Dessa forma, com dimensões continentais, o Brasil oferece opções turísticas diversas que, mais do que nunca, estão de braços abertos para os brasileiros.
Todavia, as companhias aéreas devem fazer a sua parte e não, como acontece sempre, jugar seus preços nas alturas, a fim de recuperar o que foi perdido. Enfim, isso nunca vai acontecer. Diante disso, todo o trade deve entender que objetivo com a campanha é despertar o desejo do viajante brasileiro, para quando possível, optar por viagens pelo Brasil. Dessa forma, ajuda-se a impulsionar o turismo doméstico e a economia nacional como um todo. Diante disso, o vídeo da campanha já está disponível no YouTube. Confira: https://youtu.be/8h36gOgs6NU.
https://youtu.be/8h36gOgs6NU
TURISMO RESPONSÁVEL, LIMPO E SEGURO
Finalmente, o Ministério do Turismo divulgou em live com o trade turístico, os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que desejam solicitar o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. Portanto, a expectativa é que a adoção das medidas contribua para a retomada do setor ao atender as novas exigências do turista cada vez mais atento à questão da segurança e higiene. Dessa forma, os protocolos foram construídos em parceria com o trade, levando em consideração diretrizes internacionais, e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Assim, o objetivo é auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. Sendo assim, estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.
A princípio, a criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur a fim de minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. Diante disso, o selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Portanto, para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa (http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/), ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur.
ATIVIDADES AO AR LIVRE
A priori, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) publicou na última sexta-feira (05/06), o Boletim 15/2020 com um panorama do monitoramento da Covid-19 em Santa Catarina e naquilo em que trabalha para amenizar os efeitos da pandemia. Portanto, na edição podemos ler, entre outros pontos relevantes ao turismo: – Santur lança guia com orientações sobre a prática de atividades ao ar livre; – Reuniões com o trade catarinense na retomada das atividades turísticas; – Ministério do Turismo apresenta protocolos sanitários para a retomada do setor; – OMT lança diretrizes globais para a reabertura do turismo; Diante disso, Clique e acesse o boletim 15/2020 da Santur (29/05 a 05/06).
IGUAÇU CINE DRIVE
Desde já, estão a venda os ingressos 100% online para o Iguaçu Cine Drive-in, que acontece de 10 a 14 de junho. Do mesmo modo, a cobrança está sendo realizada por veículo, ou seja, um ingresso por carro, podendo comportar até quatro pessoas. Além disso, a organização orienta que para uma experiência mais satisfatória, os carros tenham de duas a três pessoas, uma vez que não será permitido o desembarque. De fato, além do ingresso, será cobrado um quilo de alimento não perecível (exceto sal) e/ou um produto de limpeza por pessoa. Definitivamente, as exibições contam com suporte do Cataratas JL Shopping, Cine Cataratas e Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, local onde será montada a estrutura. Desta maneira, serão duas sessões diárias e todos os filmes exibidos serão dublados. Deste modo, com capacidade para aproximadamente 150 veículos cada uma, a primeira já é no dia 10/06, e toda venda de ingresso será feita 100% online através do link: https://www.sympla.com.br/iguacu-cine-drive-in__870132.
TRAVEL ACE LANÇA BLOG
Enquanto isso, a super Travel Ace Assistance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, lança blog https://blog.travelace.com.br/. Inicialmente o espaço traz informações sobre dicas de viagens, entretenimento, novidades institucionais, entre outros. Assim, a ideia é disponibilizar informações sobre o universo expandido que pode ser interessante aos viajantes, bem como, trazer novidades para os clientes e parceiros. “Enfim, viajar com certeza é a possibilidade de conhecer diversas culturas e também adquirir novas perspectivas. Diante disso, estamos orgulhosos de poder estar mais perto dos nossos clientes trazendo conteúdo atualizado, direcionado e informativo”, afirma Federico Siri, presidente da Travel Ace. Definitivamente, desde março de 2018, a Travel Ace é a filial brasileira do Cover More Group, sediado na Austrália e braço global de seguro viagem do Zurich Insurance Group. Dessa forma, a gigante do setor de seguros, sediada na Suíça, conta com 54 mil colaboradores e presente em mais de 210 países e territórios.
FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO ACONTECE EM SETEMBRO
Finalmente, a organização do Festival de Cinema de Gramado comunica a transferência do evento, inicialmente programado para agosto, para o período de 18 a 26 setembro. Portanto, a nova data foi fixada a partir da análise do cenário nacional em função da pandemia. Dessa forma, dia a dia a organização e as equipes de conteúdo e produção observam e avaliam as alterações no cenário enquanto constroem a edição 2020. Assim, são nove dias de celebração ao cinema, de reconhecimento às produções concorrentes, mas também de fomento e incentivo às novas produções. “Assim sendo, os festivais mantêm o cinema vivo e Gramado tem muita honra de contribuir com o fortalecimento da indústria do audiovisual. Portanto, esse é compromisso da organização e será mantido ainda que não sejam descartadas alterações ou adequações no formato”, avalia Diego Scariot, gerente de projetos da Gramadotur.
GRAMADO, NATUREZA E AR PURO
Naturalmente, empreendimento dedicado ao olivoturismo e ao turismo rural esta localizado no topo de um vale, a 14 quilômetros do centro de Gramado é uma opção para quem busca contato com a natureza em um parque a céu aberto. Isto é, são 150 hectares, que concentram 12 mil pés de Oliveiras em seis variedades, trilhas em meio a Mata Atlântica, fazendinha com mini animais, e restaurante com gastronomia colonial, horta e pomar. Dessa forma, todas as àreas podem ser acessadas pelos visitantes. Portanto, após 80 dias fechado o parque Olivas de Gramado volta a funcionar três vezes por semana, às sextas, sábados e domingos, e também no feriado de Corpus Christi, na quinta feira da próxima semana, dia 11, com todas as medidas de segurança ao turista.
CICLOVIA, CALÇAMENTO E PAISAGISMO
Definitivamente, a cidade de Foz do Iguaçu se tornará a maior ciclovia do Brasil, bem distante da nossa Florianópolis. Portanto, do CTG Charrua ao viaduto, boa parte da ciclovia está concluída.Igualmente, paralelo à construção, Itaipu está fazendo o plantio de 2.700 mudas nativas para compensar o corte de árvores. Dessa forma, Foz do Iguaçu (PR), vai ganhando melhorias por toda parte, com investimentos diretos da empresa Itaipu. Sendo assim, a ideia é que, no futuro, o lugar se transforme num grande parque. Diante disso, em breve o local deverá se tornar um novo ponto de lazer e prática de atividades físicas, para ciclistas e pedestres. A saber, todas essas iniciativas da Itaipu, com recursos de mais de R$ 900 milhões, em diferentes frentes, integram o Programa Acelera Foz. Que inveja !
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Whats.Link: Jefferson Severino
Fotos: Divulgação / Jefferon Severino / Rubens Fraulini / Cristiano Carniel / Arquivos pessoais
Fonte:
Assessorias de Imprensa
Assessorias de Imprensa
Leia mais: