Desfrutar férias e feriadões próximos de casa é a melhor opção
Naturalmente, viajar pode não ser o mesmo durante esses tempos sem precedentes. Todavia, dados da Booking.com revelam que a felicidade que uma viagem pode trazer não é medida em quilômetros. Nesse sentido, os planos de viagem podem ter mudado drasticamente em 2020, mas isso deu aos viajantes a oportunidade de explorar destinos mais perto de casa, descobrindo – e, em muitos casos, redescobrindo – locais e experiências únicas.
Portanto, o analisar os padrões de viagem dos últimos meses (entre junho e agosto), a Booking.com calculou que a distância média que os brasileiros viajaram caiu 63%(1) em comparação com o mesmo período do ano passado, o que está em linha com a média global, também de 63%. De fato, ao olhar para os meses de junho a agosto de 2019, os viajantes brasileiros percorreram, em média, 1.557 quilômetros por reserva(1), e essa distância caiu para apenas 569 quilômetros por reserva(1) neste ano.
Por outro lado, quando se trata da escolha da acomodação, os brasileiros estavam mais propensos a optar por um chalé entre os meses de junho e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período ano passado.
Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil, afirma: “Primeiramente, durante esses tempos sem precedentes, é reconfortante ver que, embora nossos planos e prioridades possam ter mudado, nossa paixão por viagens não mudou. Os últimos meses provaram que a felicidade que uma viagem pode trazer não é simplesmente medida em quilômetros e que há muitas aventuras a serem exploradas e conforto a ser encontrado bem perto de casa. Sendo assim, com a nossa missão de fazer com que vivenciar o mundo fique mais fácil para todos, oferecemos o maior leque de opções de lugares para ficar, ótimo valor e a experiência mais fácil para que os viajantes possam desfrutar de todos os tipos de experiências de viagem, sempre que for seguro fazê-lo e seja perto ou longe.”
Pesquisa online realizada em novembro de 2019, com 50.688 entrevistados em 29 mercados, incluindo o Brasil. Para participar, todos deveriam ter 18 anos de idade ou mais, ter viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e ser o principal tomador de decisões ou estar envolvido na tomada de decisão de sua viagem.
TV TURISMO
Finalmente, a partir do próximo ano, profissionais do setor do Turismo e candidatos a uma vaga no ramo vão poder contar com um canal de televisão dedicado à sua formação, capacitação e qualificação: a TV Turismo. Em princípio, a criação da ferramenta foi adiantada pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, durante o Abav Collab. Segundo informou o secretário, a ideia é iniciar as transmissões no primeiro semestre de 2021.
Todavia, o formato da TV Turismo ainda está em fase de construção. Desde já, a estratégia por trás da criação dessa plataforma integra o programa Qualifica Mais Turismo, que prevê a oferta de cursos em diferentes modalidades, on-line e presencial, voltados a todos os profissionais do setor, desde empreendedores, guias, garçons, até camareiras e recepcionistas, por exemplo. Em conclusão, o ministério acredita que a qualificação em larga escala é fator diferencial de competitividade no setor de Turismo, proporcionando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento na carreira dos colaboradores e a oferta de serviços e atendimento mais qualificado ao turista.
FESTIVAL DAS CATARATAS
De fato, seguindo rigorosos protocolos sanitários, os organizadores do Festival das Cataratas estão preparando mais uma edição da tradicional Feira de Turismo e Negócios para os dias 2, 3 e 4 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). Sem dúvidas, o evento é um dos principais do turismo nacional e movimenta a cadeia produtiva do setor. A priori, com o foco na geração de negócios, a Feira é um perfeito retrato sobre produtos e serviços do Brasil e da América do Sul, integrando agentes de viagem, operadores de turismo, meios de hospedagem, companhias aéreas, bares e restaurantes, casas de shows, empresas de transporte, destinos e atrativos turísticos, grupos de artesanatos e associações, instituições governamentais e da iniciativa privada, imprensa especializada, blogueiros de turismo, organizadores de eventos e todos fornecedores e profissionais afins.
Assim sendo, a Feira fechará com chave de ouro a programação do Festival das Cataratas em 2020, que foi dividida ao longo do ano com ações on-line, como o Hackatour Cataratas – uma maratona focada em soluções e inovações para o setor – em agosto e a realização do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e a Rodada de Negócios do MICE Cataratas em setembro. “Assim, com muita responsabilidade e segurança estamos preparando a Feira como um grande divisor de águas para um novo momento do turismo nacional”, destacou Paulo Angeli, idealizador e organizador do Festival das Cataratas. Com isso, a coordenação do novo Grupo de Trabalho ficará com o Visit Iguassu, responsável por ações de captação e apoio a eventos e marketing do destino Foz do Iguaçu.
PALESTRAS, CONGRESSO E SEMINÁRIOS
Nesse sentido, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) publicou o “Guia com orientações para realização de congressos, palestras, seminários e afins“, com base na Portaria 715, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).Sendo assim, a retomada gradual e monitorada dessas atividades está autorizada para Regiões da Saúde classificadas com risco alto (cor amarela) ou moderado (cor azul), conforme a Matriz de Risco Potencial para Covid-19 em Santa Catarina. Além disso, o município sede deverá estar há quatro semanas com casos de Covid-19 estabilizados ou em decréscimo e a ocupação de leitos destinados aos pacientes com Covid-19 na Região de Saúde deve estar abaixo de 50% nas duas semanas que antecedem o evento. Além disso, o número de participantes, será limitado entre 30% e 50% da capacidade do espaço. O guia ainda detalha as medidas de proteção e segurança sanitária a serem aplicadas nos diferentes ambientes e tipos de eventos.
ITAIPU DE ROSA
Sai o amarelo e entra o rosa. Em outras palavras, alguns atrativos e espaços da usina de Itaipu ganham os tons campanha de prevenção contra o câncer de mama, agora em outubro. Desse modo, já é possível ver até a fachada do Centro Executivo da Itaipu que, pela primeira vez, será também iluminado. A saber, esta é a sétima vez consecutiva que a empresa adere ao movimento mundial. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, reafirma a preocupação com a qualidade de vida da população. “Definitivamente, saímos do amarelo e vamos para o rosa, sem mudar o compromisso de zelar pela nossa gente. De fato, a prevenção continua sendo o melhor medicamento.”
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Por outro lado, e tempo de pensar, repensar e respirar ar livre. E é com esse desejo de viver a natureza em sua essência que o Parque Nacional do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu, recebeu brasileiros dos 26 estados e Distrito Federal desde sua reabertura, em agosto, após ser fechado por medida de proteção contra a covid-19. Inegavelmente, a primavera no Parque Nacional do Iguaçu tem brindado esses visitantes com cenas e sensações incríveis. Dessa forma, a estação tem reservado dias ensolarados, aparições de bichos e, claro, aquele famoso arco-íris das Cataratas do Iguaçu. A fauna e a flora do local parecem disputar a atenção do público, que atentamente acompanha os movimentos da natureza, sem se descuidar dos protocolos de saúde.
BRASIL, FORÇA QUE ALIMENTA O MUNDO
Sem dúvidas, o Brasil é líder, entres os grandes produtores mundiais de alimentos, em produzir mais com menos e de forma sustentável. Portanto, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são alimentadas com os produtos brasileiros. Dessa maneira, é essa discussão que o Festuris Connection, evento online exclusivo que acontece que começou nesta terça-feira e se encerra nesta quinta-feira, 8 de outubro, trará para o palco de discussões. Diante disso, estarão presentes grandes lideranças do setor como José Eduardo dos Santos (Presidente Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura/Asgav), Ivo Mello (Diretor Técnico do IRGA/RS), Marcos Geraldo Alves (Gerente Regional Sebrae-Noroeste de Minas e Alto Paranaíba) e Covatti Filho (Secretário de Agricultura Pecuária e Des. Rural do Estado do RS).
Inegavelmente Gramado é um case de sucesso por ser um destino que consegue trabalhar o processo completo origem-mesa-turismo. Nesse sentido, no Festuris Connection, se conhecerá como o destino trabalha toda esta cadeia de valor que inicia na produção rural, passa pelas agroindústrias, chega à gastronomia e fomenta o turismo através da valorização dos produtos locais. Dessa forma, o Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, Anderson Boeira fará a apresentação do estudo de caso: “Programa Gramado Colônia, Festa da Colônia, Selo Feito em Gramado e Agroturismo”. Sem dúvidas, todo este processo que faz de Gramado referência nacional estará em discussão na tarde de quinta-feira.
ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR
Assim, mesmo em tempos diferentes, a alimentação é (e sempre será) uma necessidade inerente a nossa existência. Logo, com a rotina pré-pandemia sendo retomada aos poucos, e ainda com muitas restrições, o setor da alimentação busca soluções para o retorno seguro, e também para a recuperação dos negócios. Primordialmente, com o tema “A recuperação do setor de alimentação fora do lar no Brasil” o painel do Festuris Connection vai juntar de forma online três nomes do setor nacional para debater o assunto. A participação de Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fernando Blower, presidente da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e Henry Chmelnitsky, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e região (SINDHA), acontece dia 7 de outubro, a partir das 14h.
AIR EUROPA – TARIFAS FLEXÍVEIS
A princípio, buscando oferecer ainda mais comodidade a seus clientes, a Air Europa prorrogou por tempo indeterminado sua política de flexibilidade nos bilhetes, que permite uma alteração de data, horário, destino e origem, sem pagamento de multa, apenas diferença na tarifa, caso houver. Então, a flexibilidade está presente em campanhas e promoções da Air Europa desde a retomada das operações, em julho, e agora integra as condições dos bilhetes indefinidamente, “nesse momento de planejamento e de mudanças constantes, é importante oferecermos aos nossos clientes mais esse segurança e facilidade”, explica Gonzalo Romero, gerente geral da Air Europa Brasil. Além da flexibilidade, a companhia possibilita o parcelamento dos bilhetes em até 10x sem juros.
Em síntese, no Brasil, a Air Europa está voando com a rota São Paulo – Madrid duas vezes por semana, às terças e sábados. Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE) tem previsão de retorno no final do ano. Além disso, os acordos com a Azul e com a GOL, permitem que passageiros de todo o Brasil possam voar com a companhia. A saber, a partir de Madrid, a Air Europa possui conexão com toda a Europa. Atualmente, a Air Europa é membro da aliança SkyTeam, formada por 19 companhias aéreas que, por 20 anos, trabalham juntas como uma grande rede global, servindo mais de 630 milhões de passageiros por ano e fazendo mais de 14.500 voos diários para mais de 1.150 destinos em mais de 175 países.
IBERIA RETORNA AO BRASIL
Da mesma forma a Iberia retoma seus voos entre Madri e São Paulo no próximo dia 27 de outubro, inicialmente com duas frequências semanais a bordo do A330-300. Portanto, os voos partirão de Guarulhos todas as terças e sextas-feiras, às 15h40, e chegarão em Madri às 06h do dia seguinte (hora local). Além disso, a Iberia informa que os voos já estão carregados no sistema para vendas. A princípio, a Iberia já tinha anunciado o retorno de suas operações para o Rio de Janeiro, no caso a partir de dezembro. Assim sendo, serão três voos semanais, com partidas todas as terças, quartas e sábados, operados por A330-200s.
LILIA VALENÇA, A BELLA DA SEMANA
Lilia Valença dispensa apresentações! A nossa musa baiana está de volta com a última parte do seu ensaio. Uma das maiores descobertas do Bella da Semana voltou! Lilia Valença é uma verdadeira Deusa de corpo escultural e curvas voluptuosas que fazem qualquer pessoa delirar… Esse foi o primeiro ensaio nu da modelo que veio definitivamente para fazer história! Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! 0 ensaio completo com Lilia Valença entra no ar nesta quarta-feira (07). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Acreditar e lutar por nossos sonhos é um legado deixado por meu pai
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Se eu não puder brincar com o sotaque da minha família, quem pode?
A era dos relacionamentos líquidos afetam a qualidade de vida
Turismo em Santa Catarina alinhado com todas as normas segurança
Especialistas no dia do idoso dão dicas de como envelhecer sem dor