TUDO PRONTO PARA O BRAZIL TRAVEL MARKET
Considerado um dos maiores eventos B2B do turismo brasileiro, o Brazil Travel Market (BTM) reúne empresas e profissionais do setor de viagens e turismo para compartilhar conhecimento, novidades e apresentar os mais novos produtos do segmento ao mercado. Um dos grandes destaques do evento são as Salas de Capacitação, espaços onde os atores do trade acessam treinamentos e atualizações de produtos e destinos turísticos nacionais e internacionais. Nesta edição, o BTM recebe capacitações do Governo de Mato Grosso, Governo de Israel, Consulado Americano, Universal Park, Azul Viagens, SeaWorld Parks, entre outros.
“O BTM tem um forte compromisso com a formação de profissionais do turismo e as Salas de Capacitação são pensadas especialmente para esse momento. Vamos trazer capacitações com temas atuais, relevantes e com profissionais de alta qualificação, a fim de agregar conhecimento a quem trabalha diretamente com o setor”, destaca o organizador do evento, Breno Mesquita. Realizada pela BBC Eventos, a 11ª edição do BTM ocorre entre os dias 20 e 21 de outubro deste ano, no Centro de Eventos do Ceará. Além das capacitações, o evento reúne espaços como feira, fórum corporativo e rodada de negócios.
O evento tem como público principal agentes e operadores de viagens com caravanas de todo o Brasil, bem como Hosted Buyers internacionais. Durante os dois dias, são esperados mais de 5 mil profissionais do turismo, entre expositores, agentes e operadores de viagens, órgãos de Turismo, governos municipais, estaduais e federal, associações de classe da indústria do Turismo, imprensa especializada e outros players do trade são esperados no evento. A programação completa das Salas de Capacitação está disponível AQUI.
BOLSA DE EMPREGOS
Pelo segundo ano consecutivo, o Brazil Travel Market recebe também a Bolsa de Empregos, que reúne empresas com oportunidades de emprego no setor do turismo e hotelaria. A Bolsa de Empregos é uma iniciativa do Fórum Turismo, conhecida como o “maior hub de contratação no Turismo em Portugal” e tem como objetivo juntar, no mesmo espaço físico, empresas e ofertas de empregos com profissionais e estudantes que procuram uma oportunidade de trabalho. Integrando o segundo dia da programação do evento, a Rodada BTM é um encontro de duas horas entre profissionais com interesse em transacionar seus serviços com agilidade, oportunizando fechar negócios e parcerias efetivas.
FÓRUM CORPORATIVO
Novidade nesta edição, o fórum traz expoentes do mercado para apresentar e debater as tendências do Turismo voltado ao mercado Corporativo e conta com parceria com o Visite Ceará, instituição que trata da cadeia do turismo de eventos. Neste ano, o evento traz uma estrutura duas vezes maior que a da edição anterior. É uma das principais vitrines do turismo nacional, com estandes de até 200m². A Área Luxury, lançada na última edição, concentra com exclusividade os suppliers do segmento de Luxo, que se renova a cada edição. A feira conta também com a Área USA (Estados Unidos) que reúne um time de fornecedores do destino e, além das exposições, os parceiros também promovem ações dentro do evento. A BBC Eventos iniciou suas atividades em 2011, na cidade de João Pessoa - Paraíba. São especialistas na produção de eventos B2B (business to business) para o turismo e seus segmentos. Além do Brazil Travel Market, organizam Capacitações, Feiras, Fóruns, Rodadas de Negócios, Workshops e Road Shows nacionais e internacionais.
Segundo Claudio Junior, um dos três diretores do evento e que está acompanhando a FIT em Buenos aires junto com o Breno Mesquita e a Paulinha: "O BTM está bem maior do que em 2021. Receberemos mais caravanas e teremos pelo menos o dobro em área construída. A rodada de negócios e as capacitações continuam com ótimas procuras, a programação já está no site oficial. O Fórum corporativo, voltado para o MICE, retorna depois de dois anos, em parceria com o Visit Ceará. Uma grande novidade deste ano é o aplicativo do BTM (BTM Btazil, no Apple e Android) que já está ativo com a interação entre os participantes desde setembro." o BTM tem o Estado do Ceará como anfitrião, a Azul como cia aérea oficial e a GTA como seguradora.
SUPER MIX & HOTEL FOOD NORDESTE
Encerra nesta sexta-feira a Hotel & Food Nordeste, única feira do setor de hospedagem e alimentação fora do lar do Norte e Nordeste, que termina sua quarta edição com a expectativa de gerar R$ 350 milhões em negócios, no Centro de Convenções e no pós-feira. Levando em conta a vizinha de pavilhão, a Super Mix, feira voltada ao mercado de varejo, circularam pelos corresores mais de 18 mil visitantes. A HFN foi realizada pela Insight Feiras e Negócios com as secccionais em Pernambuco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE). Contou ainda com patrocínio da CNC, Banco do Nordeste e Prefeitura do Recife, além do apoio do Sebrae. Como as duas feiras estão interligadas, com o credenciamento da HFN foi possível visitar também os expositores da Super Mix. A HFN também recebe participantes da Super Mix.
Outro dado que proporciona bons resultados para a HFN é que 92% dos visitantes pertencem aos cargos decisores. A HFN reúniu uma grade de conteúdo com mais de cem horas de palestras e workshops, dentro dos eventos Gourmet Experience, Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN), HFN na Mesa, HotelCor, Cozinha Empreendedora, Confeitar e Levain Escola de Panificação. Dentro da maratona de atividades da programação de conteúdo do evento, uma palestra se destacou: a que abordou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Criado para beneficiar toda a cadeira da indústria de eventos, um dos setores mais afetados da pandemia, o programa é resultado de um projeto de lei contemplando bares, restaurantes, hotéis e empresas de eventos. O diretor da Insight ainda destacou o projeto de inclusão social Pizza Maker & Down. Trata-se de um concurso de pizzaiolos que contou com a participação de profissionais e alunos com Síndrome de Down com a coordenação da Chef Erilene Monteiro, considerada uma das melhores pizzaiolas do Brasil.
WTTC
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o G20 se reuniram, em Bali, na indonésia, para discutir a recuperação do Turismo em âmbito mundial, reforçando a importância do trabalho conjunto entre os poderes públicos e privados para fazer a economia funcionar. Segundo Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, o setor deve crescer o dobro da economia global nos próximos 10 anos. A pesquisa mais recente do WTTC mostra que, embora o Covid-19 tenha um efeito devastador no segmento, o nicho deve ser responsável pela criação de 126 milhões de empregos globalmente na próxima década. “No entanto, a recuperação pode ser prejudicada por ventos contrários econômicos. O aumento dos preços da energia, o custo de vida, a escassez de mão de obra, as restrições do espaço aéreo e, é claro, as mudanças climáticas, ameaçam a recuperação total do nosso setor”, endossa Julia.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
BANDEIRA AZUL
Brasil ampliou em 42% o número de praias e marinas certificadas com a Bandeira Azul, a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. A informação foi divulgada nesta semana, após avaliação do júri internacional da premiação. Ao todo, 40 Bandeiras Azuis foram conferidas a 29 praias e 11 marinas brasileiras, uma alta de 12 locais em relação à última temporada, quando 28 locais foram certificados pelo programa. A cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, antes do início da temporada de verão no hemisfério sul. O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental. Aqui em Santa Catarina foram certificadas a Lagoa do Peri, Florianópolis (SC); Praia do Cerro, Barra Velha; Praia de Taquaras, Balneário Camboriú e Praia Grande e do Ervino, em São Francisco do Sul. Também a Marina da Conceição, na Lagoa.
Foram renovados os certificados da Praia Grande, Governador Celso Ramos; Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú; Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú; Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC; Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas; Praia de Mariscal, Bombinhas; Praia da Conceição, Bombinhas; Prainha, São Francisco do Sul; Praia do Forte, São Francisco do Sul; Praia Grande, Penha; Praia da Bacia da Vovó, Penha; Praia da Saudade, Penha; Marina ICSC, Florianópolis; Marina Tedesco e Marina Itajaí, Itajaí. O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
Viajar após os 60 anos tem se tornado realidade para boa parte dos idosos no país. Seja para visitar algum parente, conhecer novos destinos ou cuidar do seu bem-estar, este público tem buscado aproveitar bem cada momento da “Melhor Idade” pelos atrativos nacionais. Juntos, eles respondem por cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais e possuem alguns direitos que os beneficiam na hora de desfrutar o que há de melhor em nosso país, como mostra a Agência de Notícias do Turismo em alusão ao Dia Mundial do Idoso, celebrado no último sábado (01.10).
Entre os direitos previstos no Estatuto do Idoso está a gratuidade e o desconto no valor das passagens rodoviárias. O primeiro é limitado a duas vagas em todos os horários de cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Já o segundo está assegurado para os demais assentos, não havendo quantidade definida. Estes benefícios podem ser solicitados no guichê próprio da empresa localizado nos terminais rodoviários e nas agências de venda de passagens, com documento pessoal original com foto e comprovante de renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.
Os idosos também possuem descontos de 50% na compra de ingresso para eventos artísticos, culturais, de lazer e esportivos. Além disso, possuem acesso preferencial aos lugares onde são realizados. Para solicitar esse direito, é necessário, na hora da compra, solicitar a meia-entrada e preencher seus dados quando solicitado, como o RG ou outro documento com foto, conforme cada local. Ah, e não esqueça de levar a identidade no dia do evento. Para ampliar a aprimorar o atendimento às pessoas idosas no setor turístico, o Ministério do Turismo disponibiliza a cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos". O documento é composto por informações e orientações para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos viajantes com mais de 60 anos. O desenvolvimento da infraestrutura necessária para atender os turistas idosos também é descrito na cartilha. A adequação dos meios de hospedagem, restaurantes e atrações turísticas para este público abrange a sinalização com cores fortes, a implantação de barras horizontais para apoio em banheiros e a instalação de rampas e elevadores como alternativas às escadas do local.
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Wine South America com recorde de público e de negócios
Vida, parece não existir fascínio maior. Do nascimento a morte, quantas etapas se percorre?
Comemorações no dia mundial mostrou importância de repensar o turismo
Tendências em hotelaria e alimentação fora do lar na Hotel Food Nordeste
Preços das passagens aéreas estão nas alturas e travam o turismo nacional
A vida pode muito bem ser comparada a uma colcha de retalhos
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Planejamentos e comportamentos de reservas de viagens são afetados pelos aumentos dos custos
Manutenções e retrofits – Hotelaria precisa voltar a reinvestir !
Comprador da passagem aérea poderá transferir a titularidade do seu bilhete
Terapia Tântrica para casais – Conheça seus reais benefícios
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores