quinta-feira, 11 de maio de 2023

Inverno 2023 em Santa Catarina terá campanha publicitária exclusiva

  SANTA CATARINA NO INVERNO


Inverno 2023 em Santa Catarina terá campanha publicitária exclusiva - Foto/Divulgação

Finalmente o governo de Santa Catarina vai se apropriar e mostrar para o mercado o entendimento de que o Estado tem sim uma temporada de verão e também uma temporada de inverno. É um pequeno gesto que vai transformar em poucos anos a maneira de Santa Catarina se posicionar. A informação foi dada pelo novo Secretário de Turismo do Estado, Evando Neiva, durante a coletiva no final da BNT Mercosul, que aconteceu entre os dias 05 e 06 de maio p.p; em Balneário Camboriú. Os detalhes serão mostrados ao mercado em breve, com o lançamento de uma campanha oficial. Mas durante a feira, foram dados vários indicativos de que a atual gestão do governo estadual, a primeira a ter uma secretaria dedicada exclusivamente ao Turismo, vai trabalhar no sentido de enfatizar atrativos tradicionalmente menos promovidos do Estado – sem deixar de trabalhar a favor dos destinos litorâneos que Neiva classifica como “indutores” do Turismo local.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023 – “Sol e mar sempre foram fáceis de vender e promover. Mas temos muito mais a explorar. Os municípios estão entendendo que o Turismo pode ser uma nova matriz econômica, e que mesmo cidades bastante pequenas podem tornar uma propriedade em uma pousada ou um resort. O governo reconhece esse potencial e está assumindo o compromisso de desenvolver esse potencial do Estado”, disse o secretário Evandro Neiva. Foto: Jefferson Severino

Evandro Neiva afirmou também que o governo catarinense vem atuando para ampliar a conectividade aérea e marítima de Santa Catarina, buscando confirmar novos voos nacionais e internacionais nos aeroportos de Navegantes e Florianópolis e também a rede de cruzeiros nos portos locais. Além da secretaria de Turismo, foi criada pela gestão atual uma secretaria de Portos e Ferrovias. “Estamos trabalhando junto à Clia Brasil para ampliar os transatlânticos durante a temporada, já prevendo um aumento de 70% nos passageiros em cruzeiros para a próxima temporada”.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023 – Colagem Fotos Rio do Rastro Eco Resort – Jefferson Severino – Clique no baner e confira!

ESFORÇOS


Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023 – Hotel Renar – Fraiburgo – SC, ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, a Terra da Maça, já está preparado para a temporada de inverno. Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.

Com esses esforços, o secretário de Turismo espera que o Estado possa em breve recuperar os índices pré-pandemia. Segundo Neiva, o fluxo de turistas na temporada 2023 ainda não alcançou o de 2019, mas houve um crescimento de cerca de 25% sobre 2022. “Tivemos um feedback positivo dos turistas e o tíquete médio vem crescendo, mostrando que o setor privado vem fazendo um bom trabalho”, apontou. Pesquisa da Fecomercio-SC mostra que o gasto médio do turista em Santa Catarina na temporada 2023 foi de R$ 4.937 em uma viagem, número que fica ligeiramente abaixo de 2022 quando os valores são corrigidos pela inflação. No entanto, considerando apenas o gasto com hospedagem, houve uma alta de 22% no valor médio gasto. Já em gastos com lazer, houve um crescimento de 11%. Outro número encorajador na pesquisa foi o de fidelização do destino. Segundo a Fecomercio-SC, 80% dos turistas que foram a SC na última temporada de verão já estiveram no Estado pelo menos duas vezes. Além disso, utilizando a metodologia do Net Promoter Score (NPS), a entidade verificou que 67% dos visitantes de SC são do perfil de “promotores” dos destinos, estando mais propensos a indicá-los a pessoas conhecidas.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023 – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. Clique no baner e faça sua reserva.

TRÁFEGO AÉREO GLOBAL


Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023 – Floripa Airport – Divulgação

De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo, houve forte crescimento na demanda por viagens aéreas internacionais em março. De acordo com o relatório da organização, no terceiro mês do ano a busca por passagens aéreas aumentou 52,4% na comparação com período idêntico no ano passado. No mesmo período, o tráfego global atingiu 88% dos níveis de março de 2019 (pré-pandemia). O tráfego doméstico de março, também segundo a Iata, aumentou 34,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. E tráfego doméstico total foi equivalente a 98,9% do nível de março de 2019. A análise de tráfego internacional mostra alta de 68,9% em relação a março do ano passado, com todos os mercados registrando forte crescimento. A taxa de ocupação, também levando em conta o mercado global de aviação, chegou a 81,3% no período, o que representa aumento de 10,1 pontos percentuais em relação ao nível de março de 2019.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Willie Walsh, Diretor Geral da IATA – Foto Divulgação IATA

“O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia. E nas viagens internacionais, dois aspectos principais foram superados. Primeiro, a demanda aumentou 3,5% percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis pré-covid. O principal fator desse aumento foi a demanda quase três vezes maior das transportadoras da Ásia-Pacífico com a reabertura da China”, esclarece o diretor geral da Iata, Willie Walsh.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Esse voo já não existe mais. Agora os florianopolitanos tem que ir até SP e de lá retornar para Foz do Iguaçu.

“A eficiência também teve melhorias, já que as taxas de ocupação internacionais atingiram 81,3%. E o mais importante, as vendas de passagens para viagens domésticas e internacionais indicam que o forte crescimento continuará com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte”, completou o executivo. Já o tráfego doméstico do Brasil contonua capengando por conta dos preços das passagens e cancelamentos de diversos voos. O aumento foi apenas de 8% em março em comparação com o mesmo período do ano anterior e segue muito abaixo dos níveis pré-pandemia. Muitos destinos são cancelados. Cito apenas dois exemplos dentro do universo imenso de cancelamentos. Por exemplo, os voos diretos da Azul em ATRs entre Curitiba e Florianópolis e os voos diretos entre Florianópolis e Foz do Iguaçu (Azul – Boing). Inaugura-se um voo com pompas e circunstâncias num dia para no outro cancela-lo.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023 – Pratas Thermas Resort e Convention – Vale das Águas da Santa Catarina.

HÓSPEDE IDEAL


Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. Foto: Divulgação

Sem dúvidas o aumento das reservas e receita de um estabelecimento hoteleiro estão diretamente ligados ao conhecimento que a gerência e o setor de marketing têm sobre onde investir e qual o hóspede ideal, isto é, aquele que se identifica com os serviços oferecidos e se encanta com o atendimento. Participando de inúmeras feiras de turismo Brasil afora, percebo que que muitos gerentes/diretores não sabem investir em marketing ou simplesmente não investe, acreditando que não se trata de investimento, mas sim despesas. Pior ainda, é não terem um departamento de marketing e vendas para conversar com os jornalistas especialistas na área, agentes e operadoras de viagem. Já passou o tempo de entregar folhetos em feiras de turismo. Estamos em plena era digital e, não tendo um público definido, não é possível ter assertividade na comunicação e atendimento.
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Gaste menos em papel e invista mais em tecnologias. Basta apenas um folder com o QR Code que levara o jornalista/agente/operadora diretamente ao site do empreendimento que deverá ter todas as informações e audio visuais. Invista em marketing justamente naquele que faça as informações chegar ao consumidor final, isto é, teu hóspede. Muitos empreendimentos sequer estão cadastrados na TripAdvisor. Sim, inacreditavelmente é verdade. Outo detalhe importantíssimo é que, ao escolher participar de uma feira de turismo, exija, no mínimo, que tenha internet de qualidade e torres de 5g que cubra o local. Sem isso, a própria feira acaba se tornando um empecilho em comunicar-se, pois todos os presentes estarão on-line postando full time sobre o que está acontecendo. Uma feira, sem essa qualidade, mais atrapalha do que ajuda. Todos nós que participamos sabemos muito bem disso. Esses são “pequenos detalhes” que impedem seu empreendimento chegar em seu hóspede ideal.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

De fato, lugar fixo não é o que procuram. Todos querem aproveitar tudo que a tecnologia pode oferecer e, por isso, um sinal de internet lento pode incomodar demasiadamente, pois impossibilita a todos os participantes de trabalhar. E isso também reflete no seu hotel/pousada/resort. Você tem internet de qualidade? Cabe ressaltar que o turista de negócios usa suas viagens para resolver as demandas do trabalho e geralmente não se preocupa com valor, mas sim com qualidade aliado a tecnologia. Ofereça indicação de locais para fazer reuniões que juntem os negócios com o lazer além de internet de qualidade, a qual jamais, deve ser cobrada separadamente. 

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Oito centros de esqui já estão preparados para receber brasileiros – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

OUTONO, HOTEL FAZENHA, VINHO & PINHÃO


Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023 – Boqueirão Hotel Fazenda Resort de Campo – Ícone do Turismo Rural nacional – Lages – SC – Damos as boas-vindas ao inverno com um fogo aceso na lareira, pinhão na chapa, nossos quartos aconchegantes e a tranquilidade da natureza ao nosso lado! Aproveite os meses seguintes para fazer sua reserva e curtir ao ladinho de quem você ama! Dê uma olhada no que lhes espera aqui no Boqueirão. Nossos ambientes climatizados e aquecidos, piscinas e ofurôs ainda vão lhe proporcionar todo o conforto que você precisa! Julho pode ser o mês ideal para tirar um tempinho para você, cuidar da sua saúde física e mental, além de relaxar muito, é claro! Reúna sua família e amigos para momentos inesquecíveis! Toda nossa equipe lhe aguarda com um pinhãozinho na chapa e uma estadia maravilhosa!

O outono é caracterizado pelas temperaturas mais frias no período da manhã e da noite, com clima mais ameno durante a tarde. Tudo combina com uma boa cerveja ou vinho de qualidade que harmonizam muito bem com essa estação. Falando nisso, pela segunda vez no ano, os vinhos e espumantes brasileiros são premiados na Espanha. Desta vez foi no Bacchus International Wine Competition 2023, realizado de 17 a 21 de abril em Madrid, onde foram conquistadas 13 premiações. O concurso reuniu 1.728 amostras de 16 países, avaliadas por 89 provadores de 28 países, entre Masters of Wine, Master Sommeliers, sommeliers, enólogos, gerentes de compras, críticos especializados e diretores das principais instituições do vinho em todo o mundo. O grande destaque para o Brasil foi classificar três rótulos com pontuação superior a 93 pontos, obtendo o prêmio de Gold Bacchus, façanha que somente foi alcançada por 53 amostras. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, esteve representando o Brasil no júri.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Clique no baner e se inscreva para o Festival das Cataratas

VINHOS PREMIADOS


Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Foto/Divulgação

O Concurso seguiu as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e a pontuação foi realizada através de fichas manuais compiladas pelo Presidente de Júri ao final da degustação de cada amostra. Morari também presidiu um júri, experiência que considera marcante e enriquecedora. Confira a premiação: Melhor Vinho Tinto Bacchus 2023: Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont; Melhor Vinho do Brasil Bacchus 2023 – Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont; Gran Bacchus de Ouro – Casa Valduga Terroir Marselan – Casa Valduga Vinhos Finos; Jolimont Intendente 2009 – Vitivinícola Jolimont Zanotto Espumante Moscatel Rosé – Vinícola Campestre. Bacchus de Ouro – Casa Valduga Espumante Premivm Extra Brut – Casa Valduga Vinhos Finos; Dal Pizzol Marselan Primum 2020 – Dal Pizzol Vinhos e Espumantes; Jolimont Querência Arinarnoa – Vitivinícola Jolimont; Jolimont Reserva Pinot Noir – Vitivinícola Jolimont; Zanoto Reserva Malbec 2020 – Vinícola Campestre; Zanotto Reserva Merlot 2020 – Vinícola Campestre. Bacchus de Prata: Zanotto Espumante Brut – Vinícola Campestre; Zanotto Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Imagine um lugar perfeito, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva. Foto Jefferson Severino


Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Brocker Turismo – Viva momentos na Serra Gaúcha – Brocker Turismo, o caminho mais fácil e seguro para curtir Gramado em todas as estações.

SABORES DA MONTANHA


Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Famiglia Guimarães – Parabéns Chef Guimarães Nascimento – O melhor endereço gastronômico italiano de Gramado

Falando nisso, a fantástica Serra Gaúcha se prepara para os Sabores da Montanha que acontecerá entre os dias 11 de outubro a 26 de dezembro. Será o primeiro festival que reunirá as cidades da região, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias. O objetivo do Festival é promover experiências inusitadas para público, formadores de opiniões e toda a cadeia que compõe os elementos principais da gastronomia regional da Serra Gaúcha. O evento reunirá restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares de: Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula), Região da Serra – Uva e do Vinho (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Veranópolis) e Campos de Cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Vacaria).

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….

Um pré-lançamento do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha poderá ser realizado em Porto Alegre e São Paulo, voltado exclusivamente para a imprensa, convidados, proprietários dos estabelecimentos e patrocinadores, em data e local a serem definidos pela organização. Há a possibilidade de o evento ocorrer também em algumas cidades de porte maior na Serra Gaúcha. O objetivo é divulgar o evento com antecedência, visando também as revistas mensais especializadas de Gastronomia e Turismo, de forma que a reportagem seja publicada com ao menos dois meses de antecedência. A organização também poderá realizar um pré-lançamento em algumas das cidades participantes para autoridades e trade turístico locais, em datas a serem definidas, com participação especial de ex-MasterChefs. Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários. Inscrições: @saboresdamontanha_br ou WhatsApp (11) 9-5435-3665.

Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e faça sua reserva via whatsapp.

CAMPANHA GTA


Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Celso Guelfi – CEO GTA – Foto Divulgação GTA

A campanha de incentivo da GTA – Global Travel Assistance, em parceria com a rede Enjoy Solar das Águas Resort, terminou abril com balanço positivo. A última ganhadora foi a consultora de viagens Diana Pinto de Carvalho Ferreira, da Mundo 4 Estações Consultoria e Viagens, localizada na cidade mineira de Andrade. Entregue pelo supervisor de vendas Daniel Lopes e pelo representante da GTA Agenor Bertoni, a carta-prêmio é válida por um ano e concede quatro diárias para a família (dois adultos e duas crianças) em suíte luxo, com café da manhã e jantar. Também inclui quatro seguros viagem no Plano Nacional 60 mil, com a cobertura Covid Basic 50K durante a estada. “O engajamento dos agentes ao longo da campanha ratificou mais uma vez o êxito da nossa missão. A GTA tem como premissa difundir a cultura do seguro viagem e a valorização dos profissionais do trade é essencial para que esse objetivo se torne realidade”, destaca o presidente Celso Guelfi.
Santa Catarina lançará campanha turística de inverno 2023
Salomão Café & Bistro – Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino


No Youtube também!

Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa

Saiba mais:

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor

Foz do Iguaçu se mobiliza para o 18º Festival das Cataratas

Turismo Cultural e Marketing Criativo é pauta do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

Oito centros de esqui já estão preparados para receber brasileiros

No Brasil, isenção de vistos aumentou o fluxo de turistas

Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking norte-americanos de emissão de vistos em 2022

Desejos e sonhos simples fazem parte do imaginário de milhões

A indústria do turismo vem demonstrando crescimento gigantesco

Turismo, é urgente investimentos em energias limpas e de fácil acesso

Turismo junto a natureza é responsável por uma a cada quatro viagens

O estágio de conhecimento científico de que dispomos na atualidade

Ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado

Estamos todos impactados pelas transformações do milênio ora vivido

Massoterapia Tântrica, sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Atividade turística em queda acende a luz vermelha no setor

 ATIVIDADES TURÍTICAS


Atividade turística em queda acende a luz vermelha no setor

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor. De fato, depois do novo/velho desgoverno retomar o poder, houve recuo nas atividades turísticas em fevereiro de 2023, na relação com o mês imediatamente anterior, após ter avançado por dois meses seguidos, período em que acumulou um ganho de 5,5%. Cabe reforçar que as reservas para o mês de janeiro e fevereiro foram efetivadas em 2022, com a perspectiva de continuismo do governo anterior que seguia de vento em popa. Agora enfrentamos um tremendo retrocesso e promessas que costumeiramente não passam de discursos já não existe nenhum técnico que entenda de qualquer coisa no presente desgoverno.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor. Além de descansar em um hotel confortável, você busca uma experiência marcante, que te proporcione sensações impares e memórias incríveis? Então venha conhecer e vivenciar essa oportunidade. Com itinerários personalizados, a região meio-oeste (Vale dos Imigrantes) oferece opções perfeitas para você. Uma das delícias de viajar para uma região turística é se aproveitar de toda a cultura que pode ser absorvida naquele ambiente. O Hotel Renar, em parceria com a Maçã Tur, oferece experiências ricas em descobertas e diversão. Você pode aproveitar uma aventura A bordo do Kaigang e desfrutar de paisagens incríveis, da cultura da região, do parque René Frey, animais exóticos e no final ainda fazer uma parada para aproveitar uma parada na Cervejaria Fraiburguense Holzbier. Viva essa aventura. Clique no baner e confira os novos pacotes.

Todavia, apesar dos pesares e graças a força do trade, o segmento de turismo se encontra 1,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 5,2% abaixo do ponto mais alto da série. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação de fevereiro de 2023 com fevereiro de 2022, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 14,8%, 23ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de locação de automóveis; hotéis; restaurantes; transporte aéreo; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; e agências de viagens. Todas as doze unidades da federação onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (12,5%), seguido por Minas Gerais (25,2%), Rio de Janeiro (12,4%), Bahia (20,2%), Paraná (23,0%) e Santa Catarina (23,9%).

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor – Jamais programe-se para qualquer viagem sem um plano se seguro da melhor seguradora. Ninguém merece passar perrengue.


ACUMULADO


Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. Você merece um momento de descanso e relaxamento, e o ícone do Turismo Rural Nacional é a oportunidade perfeita para isso. Desfrute das belezas naturais e da infraestrutura completa, com todo o conforto e comodidade que você merece. Reserve agora mesmo e comece a contagem regressiva para uma experiência única de hospedagem. Basta clicar no baner. 

No acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas subiu 13,8% frente a igual período de 2022, alavancado, sobretudo, pelos aumentos de receita nos ramos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê. Os doze locais investigados registraram taxas positivas, com destaque para São Paulo (14,6%), seguido por Minas Gerais (25,0%), Rio de Janeiro (9,6%), Bahia (16,9%), Paraná (18,0%) e Santa Catarina (20,1%). O aéreo continua em decadência evidentemente por conta dos preços abusivos das passagens. As companhias aéreas nos enviam e-mails e SMS fantasiosos, nos oferecendo passagens à R$ 180,00, R$ 200,00 R$ 400,00. Quando vamos buscar a passagem, trata-se apenas de um trecho, sendo o valor da volta o triplo do valor da ida. Acreditam que nós consumidores somos completamente idiotas.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor – Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 


ABAV NACIONAL


Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Presidente da ABAV/SC e Coordenadora de Políticas Públicas da Secult, Conceição Junckes – Foto: Jefferson Severino

Por sua vez, à Associação Brasileira de Agências de Viagens, divulgou os resultados operacionais e financeiros referentes dos seus mais de 2 mil associados que compõem o Sistema Abav. Responsável por 80% das vendas de pacotes de viagens no Brasil, os associados em conjunto tiveram um faturamento de R$ 29,7 bilhões no ano passado. O número envolve empresas de todos os portes, atuando como agências de viagens, operadoras de turismo, agências receptivas, consolidadoras, agências corporativas e especializadas. Apesar do resultado ainda estar abaixo em 12% dos números pré-pandemia, que em 2019 chegaram ao faturamento de R$ 33,9 bilhões, há otimismo em igualar ou ultrapassar esse número no fechamento de 2023. Sem dúvidas, alguns desafios de 2022 impactaram os números – que poderiam ter já chegado aos de 2019, como a reorganização do setor, inclusive na contratação de recursos humanos em um momento de demanda até mais alta que o esperado, a oferta de malha aérea, reabertura de alguns hotéis, reorganização dos produtos nacionais e internacionais ofertados, lentidão ou inclusão de processos de vistos que não existiam em 2019, assim como a pausa de emissão de passaportes.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor – Brocker Turismo – Viva momentos na Serra Gaúcha – Brocker Turismo, o caminho mais fácil e seguro para curtir Gramado em todas as estações.


TURISMO EM SANTA CATARINA


Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Fabio Souza, Vice-Presidente de Turismo da Fecomércio SC, Evandro Neiva, Secretário de turismo de Santa Catarina e Kleyton Peixoto Mendes

Infraestrutura, balneabilidade das praias e mobilidade estão entre os principais desafios para as próximas temporadas no Litoral Catarinense. A pesquisa da Fecomércio SC sobre o turismo de verão em 2023, apresentada na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, apontou que a sustentabilidade do setor depende da combinação entre preservação ambiental e das belezas naturais e desenvolvimento urbano e dos equipamentos turísticos. Os dados foram debatidos em painel com a participação do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Fabio de Sousa, e Kleyton Peixoto Mendes, gerente- executivo do Floripa Airport. LEIA A PESQUISA COMPLETA AQUI.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Evandro Neiva – Secretário de Turismo de Santa Catarina – Foto Divulgação Fecomércio

“Para impulsionar o setor, precisamos investir nos pontos fortes e redobrar a atenção com os gargalos, como a questão da balneabilidade e da malha viária. O Estado tem o privilégio de ter um turismo regional forte, que fomenta o setor independente da estação, e ainda é a menina dos olhos dos estrangeiros, principalmente dos países vizinhos. Justamente por conta desse perfil, quase oito em cada dez vem para o Estado de carro no verão, então as condições estradas são temas centrais para a consolidação de Santa Catarina como um dos principais destinos do país”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni. A melhoria da infraestrutura do Estado impacta diretamente no turismo regional. Conforme o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, a nova gestão está focada no desenvolvimento dos diversos destinos catarinenses.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor – Pratas Thermas Resort e Convention – Vale das Águas da Santa Catarina.

“Estamos fazendo um diagnóstico com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) para entender as dores, elencar as prioridades e valorizar a vocação de cada região. No segundo semestre vamos focar na promoção dos nossos destinos para o próprio catarinense, fomentando o turismo interno, além da realização de um novo planejamento promocional do Estado para abertura de novos mercados, com a importante parceria do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac e demais atores da cadeia produtiva do turismo”, pontua Neiva. Embora as rodovias permaneçam como principal forma de deslocamento, o transporte aéreo vem se destacando ano após ano. Segundo a ANAC, houve aumento de 12,8% dos passageiros pagos com destino a Florianópolis entre dezembro e fevereiro, na comparação com a última temporada.
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. Clique no baner e faça sua reserva.


DADOS PARA DECISÃO


Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Fabio Souza, Vice-Presidente de Turismo da Fecomércio SC

Os dados retratam o perfil socioeconômico dos turistas (sexo, faixa etária, estado civil, renda e origem) e as características da viagem (tipo de hospedagem, meio de transporte, duração da estada e gastos médios), mostrando também os impactos econômicos da temporada nos negócios sob o ponto de vista dos empresários do comércio, serviços e hotelaria. “A pesquisa é uma ferramenta importante para tomada de decisão não só do empresário, mas também para o gestor público. Através dela conseguimos monitorar a mudança no perfil e comportamento de consumo do turista, permitindo uma leitura mais assertiva do mercado”, segundo Fabio de Sousa. Maior ticket médio foi no setor de agências de viagens e operadores turísticos (R$ 2.058) – avanço de 15% em relação à média histórica. Porém, o setor que teve a maior variação foi o supermercadista, 70% acima da média histórica. 20,5% dos estabelecimentos contrataram colaboradores extras para a temporada- queda na comparação com 2022 (33,9%). Bares e restaurantes (34,1%) e mercados e supermercados (32,9%) foram os que mais contrataram. Alta de 12,1% no faturamento em relação à temporada anterior e de 21% na comparação com a baixa temporada. No setor de hotelaria, a variação foi de 28% e 49%, respectivamente.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor – O Fazzenda Park Hotel tem o reconhecimento de importantes entidades do turismo, hotelaria e sustentabilidade nacional. Viva uma experiência única com sua família em meio a paisagens exuberantes e renove suas energias. Clique no baner e confira.


TURISMO MUNDIAL


Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Imagine um lugar perfeito, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva. Foto Jefferson Severino

Todavia, o setor de viagens e turismo está se aproximando dos níveis de 2019, recuperando mais de 95% deste movimento. É o que mostra a Pesquisa de Impacto Econômico (EIR) de 2023 realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Em 2023, o setor deve atingir US$ 9,5 trilhões, apenas 5% abaixo dos níveis pré-pandêmicos de 2019, quando as viagens estavam no auge. De acordo com o WTTC, 34 países já ultrapassaram os níveis de 2019. No ano passado, apesar das dificuldades econômicas e geopolíticas, a recuperação do setor continuou em ritmo acelerado, alta de 22% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 7,7 trilhões de contribuição para o PIB. Essa recuperação representou 7,6% da economia global em 2022, maior contribuição desde 2019, embora seu PIB global ainda esteja 22,9% atrás do pico de 2019.Recente decisão do governo chinês de reabrir suas fronteiras, o que acontece desde janeiro, impulsionará o setor e fará com que o mesmo recupere os níveis pré-pandemia já em 2024.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Salomão Café & Bistro – Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino


EMPREGOS


Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e faça sua reserva via whatsapp.

Segundo a pesquisa, em colaboração com a Oxford Economics, a previsão é de que o setor se recupere para 95% do nível de empregos de 2019. Após a recuperação de 11 milhões de empregos em 2021, o setor criou 21,6 milhões de novos empregos em 2022, atingindo mais de 295 milhões globalmente – um em cada 11 empregos no mundo. O estudo revela ainda que 34 dos 185 países analisados já recuperaram os níveis pré-pandêmicos em termos de contribuição para o PIB. O WTTC prevê que, até o final de 2023, quase metade dos 185 países terá recuperado totalmente os níveis pré-pandêmicos ou estará inserido nesta faixa de 95% da recuperação total. Apesar disso, a pesquisa mostra que o conflito na Ucrânia e as prolongadas restrições de viagens impostas por vários países, como a China, tiveram um impacto significativo na recuperação global. Mas, de acordo com o WTTC, a recente decisão do governo chinês de reabrir suas fronteiras, o que acontece desde janeiro, impulsionará o setor e fará com que o mesmo recupere os níveis pré-pandemia já no próximo ano.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Clique no baner e confira, começa nesta sexta-feira em Balneário Camboriú


GASTOS


Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….

Os gastos de visitantes estrangeiros cresceram um recorde de 82%, atingindo US$ 1,1 trilhão em 2022, mostrando que as viagens internacionais estão de volta aos trilhos. Para Julia Simpson, presidente e CEO do WTTCSem dúvidas, espera-se que o setor de viagens e turismo continue se recuperando rapidamente, demonstrando a resiliência do setor e o desejo duradouro de viajar. Até o final do ano, a contribuição do setor estará próxima do pico de 2019. O órgão global de turismo prevê que o setor aumentará sua contribuição para o PIB para US$ 15,5 trilhões até 2033, representando 11,6% da economia global, e empregará 430 milhões de pessoas em todo o mundo, com quase 12% da população empregada no setor.

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor – Colagem Fotos Rio do Rastro Eco Resort – Jefferson Severino


BELLA DA SEMANA – CLAUDIA SOUSA


Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Claudia Souza – Foto: Bella da Semana – Divulgação

Está chegando a hora de se deliciar com o ensaio da modelo Cláudia Souza, que posou nua pela primeira vez especialmente para o Bella da Semana. A loira Cláudia Souza vem aí nesta quarta-feira (03), estrelando seu primeiro ensaio nu para abrir o mês de maio maravilhosamente! Ela participou do nosso ensaio ao vivo deixando os assinantes com sabor de quero mais… finalmente está chegando o dia de ver essa baixinha toda natural nos mínimos detalhes. Prepare-se! O ensaio com a Cláudia Souza nua já está no ar. É só conferir. Não fique só na vontade! Faça como 1 milhão de pessoas em 22 anos e tenha acesso exclusivo aos ensaios completos, vídeos para download, além de assistir às nossas lives com as modelos mais gostosas do Brasil. 

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
O buffet de sopas mais premiado do Brasil, isso sem contar as demais iguarias a exemplo da melhor vaca atolada, dobradinha… Clique no baner e confira.

Leia ainda: Foz do Iguaçu se mobiliza para o 18º Festival das Cataratas

Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

Turismo Cultural e Marketing Criativo é pauta do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

Oito centros de esqui já estão preparados para receber brasileiros

No Brasil, isenção de vistos aumentou o fluxo de turistas

Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking norte-americanos de emissão de vistos em 2022

Desejos e sonhos simples fazem parte do imaginário de milhões

A indústria do turismo vem demonstrando crescimento gigantesco

Turismo, é urgente investimentos em energias limpas e de fácil acesso

Turismo junto a natureza é responsável por uma a cada quatro viagens

O estágio de conhecimento científico de que dispomos na atualidade

Ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado

Estamos todos impactados pelas transformações do milênio ora vivido

Massoterapia Tântrica, sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental