TURISTAS ESTRANGEIROS NO BRASIL
Ministério do Turismo afirma que Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas. Essa conta não fecha!
Segundo MTUr, Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas. Essa conta não fecha! Acredito ser totalmente duvidosa a informação do atual Ministério de Turismo onde “mostra” que o Brasil recebeu mais de 3,2 milhões de turistas internacionais no primeiro semestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo MTUr, Embratur e Polícia Federal. O número representa 92% do total de turistas internacionais que o país recebeu durante todo o ano de 2022, quando 3,6 milhões de estrangeiros entraram no Brasil. Isso não passa de discurso político de quem não entende nada de turismo, a exemplo do Celso Sabino, que apenas repetiu discurso; “A promoção dos nossos atrativos, a valorização da cultura brasileira e a qualificação profissional são alguns dos itens fundamentais que explicam essa boa movimentação no país. Vamos continuar trabalhando para ampliar esse número ainda mais e ultrapassarmos a barreira dos 6 milhões que perdura há anos no Brasil”. Boa parte desses turistas internacionais que entraram no Brasil de janeiro a junho vieram da Argentina (1,3 milhão). Em seguida, aparecem os Estados Unidos, com 327 mil visitantes, e o Paraguai, com 233 mil turistas. Completando os cinco primeiros do ranking, aparecem o Chile (223 mil) e o Uruguai (199 mil). Os estados brasileiros por onde mais entraram viajantes internacionais foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Essa conta não fecha.
VISIT JOINVILLE CONVENTIONS
Terminou neste último sábado, 29, na Cidade dos Príncipes, famtour com operadores de viagens e profissionais da mídia especializada em turismo, que tiveram como objetivo conhecer os principais atrativos de lazer das áreas urbana, rural e náutica da cidade. Com um roteiro que valorizou experiências exclusivas, foram visitados locais emblemáticos como o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC) e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; passeios pelas bucólicas regiões da Estrada Bonita e Rota Caminhos de Dona Francisca; passeio pela Baía Babitonga a bordo do Barco Príncipe, até a histórica cidade de São Francisco do Sul; além de visita ao colorido Festival dos Girassóis e uma noite especial no 40º Festival de Dança de Joinville. Para conhecer um pouquinho de Joinville e ver todas as fotos e detalhes do FANTOUR, CLIQUE AQUI.
O grupo de 13 profissionais, vindos de São Paulo, Porto Alegre, Blumenau e Florianópolis, foram estrategicamente selecionados pela agência Imaginadora, em uma ação viabilizada pelo convênio firmado entre o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Os convidados foram recebidos, no Bourbon Joinville Convention Hotel, pelo Secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, pela Gerente de Turismo da Secult, Vanessa Venzke Falk, e pelo presidente do JRCVB, Giuliano de Mello. “Essa é mais uma importante ação de promoção de Joinville como destino turístico. São profissionais estratégicos que poderão vender e divulgar a nossa cidade para diversos púbicos, atraindo mais visitantes e fortalecendo o nosso turismo”, afirma Giuliano de Mello. A Presidente da ABAV/SC, Conceição Junckes também acompanhou o famtour.
FLORIPA AIRPORT
Reconhecido por sua arquitetura inovadora e estrutura para o lazer, o Aeroporto Internacional de Florianópolis vai ganhar mais um elemento que reforça o conceito de ser um local de convivência para a comunidade. Uma obra de arte vai ser instalada no parque de lazer, que fica próximo ao Terraço Panorâmico do aeroporto. A iniciativa visa aproximar visitantes e passageiros da arte e da cultura, uma vez que o acesso ao parque – que conta com balanços, espreguiçadeiras, e um lago – é público e gratuito. A iniciativa atende a Lei Complementar Municipal 482/2014, que determina a realização de concurso para instalação de obra de arte por polos geradores de tráfego. As inscrições para o concurso – promovido pela concessionária em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e da Comissão Municipal de Arte Pública – COMAP, iniciam nesta terça-feira, 01 de agosto, e vão até 06 de outubro de 2023. O concurso é aberto a artistas, que devem comprovar domínio técnico e capacidade de viabilizar a execução do projeto. Além disso, é exigido o envio de documentos obrigatórios para validar a inscrição. Os trabalhos que atenderem a todos os requisitos serão analisados por uma Comissão Avaliadora. O valor total do projeto é R$ 350 mil. As inscrições devem ser feitas AQUI onde também está o Edital do Concurso e todas as informações necessárias para participar.
WTM EM ABRIL
Bem ao contrário da Abav Nacional que entra em outros estados e invade a data de festivais de turismo já consagrados, demonstrando uma total falt de ética, bom senso e respeito, a A WTM Latin America anunciou mudança de data. Em 2024, a WTM-LA migra do início do mês e ocorrerá entre os dias 15 e 17 de abril, abrindo o calendário nacional de grandes eventos e preservando a agenda de possíveis conflitos. Segundo Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, a ideia é reforçar a missão do evento, centrada nas conexões de negócio e de relacionamento entre a América Latina e o mundo. “Olhamos para nossa principal premissa e buscamos estratégias para ampliar ainda mais o potencial do nosso evento nas perspectivas de visitantes e expositores nacionais e internacionais”, afirmou.
Em 2023, a WTM Latin America reuniu 27.044 profissionais para explorar a oferta dos 623 expositores de 40 países. A ideia para 2024 é crescer ainda mais. “Uma das metas para essa edição é trazer mais expositores internacionais, ampliando a presença de empresas da Europa, América do Norte e Oriente Médio, o que resulta em ainda mais opções de negócios e networking para o trade latino-americano”, destacou. Por mais um ano, a WTM Latin America será realizada no Expo Center Norte, atraindo mais de 25 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento.
CONOTEL
Com o tema “Fomentando ideias, concretizando boas ações”, a 65ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2023, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, acontece nos dias 19 e 20 de setembro, no Expo Center Norte, dentro da Equipotel, evento que completa 60 anos se consolidando como referência nacional por agregar soluções inovadoras para todo o mercado de hospitalidade. Destaque da edição desse ano será a palestra “Construindo Tropas de Elite”, apresentada pelo ex-policial militar Rodrigo Pimentel, autor do livro que deu origem ao filme Tropa de Elite. Ele destaca em suas apresentações a importância da disciplina, da motivação, do engajamento e do foco para a conquista dos objetivos. No primeiro dia do evento, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, falará sobre o novo momento do turismo paulista, com investimentos na estruturação da identidade e no posicionamento dos destinos do Estado por meio da construção de marcas. Rodolfo Margato, vice-presidente da economia da XP investimentos, falará sobre o tema “Perspectivas e cenários da economia no Brasil: impactos no turismo”, fazendo um panorama das expectativas do mercado sobre o desempenho da economia e suas implicações no setor de turismo. A última palestra do primeiro dia do Conotel 2023 será do professor Doutor Robson Maia Lins, do escritório Barros Carvalho Advogados Associados, que fará uma análise de como a reforma tributária afetará os segmentos de turismo e hospitalidade.
O segundo dia de congresso começa com a apresentação de André Machado, do Instituto Trata Brasil, e Doutor Augusto Neves Dal Pozzo, do escritório Dal Pozzo Advogados. Eles apresentarão o tema “Marco do saneamento – O Brasil em foco”, onde falarão sobre a relação do saneamento básico com o turismo, destacando a importância da limpeza das praias e rios, muitas vezes, os principais atrativos de um destino. A palestra seguinte, de Guilherme Lippert, especialista em marketing digital e cofundador da V4 Company, terá como tema “Growth Marketing aplicado à hotelaria”. Sua empresa possui atualmente cerca de 5.000 clientes em todo o país, que faturam juntas em torno de 2 bilhões de reais a partir da aplicação de estratégias digitais que têm como objetivo trazer mais clientes, criando relacionamento e aplicando boas práticas de crescimento no decorrer do processo. Logo após, será a vez de Lizete Ribeiro, diretora comercial de marketing do Grupo Tauá que apresentará o case da empresa que vem investindo em seus resorts para atingir até o final do ano a meta de crescimento de 37% em ocupação e de 15% em faturamento na comparação com 2022.
O segundo dia termina com a palestra do ex-policial militar Rodrigo Pimentel trazendo exemplos onde estratégia, determinação, confiança e espírito de liderança podem ser também requisitos para um bom empreendedor ter sucesso. “Procuramos trazer autoridades da área de turismo e nomes de destaque de diversos segmentos que interagem com a hotelaria ou que podem contribuir para melhorar as práticas de nosso setor. Nosso objetivo, como sempre, é apresentar aos hoteleiros as questões políticas, setoriais e técnicas e as últimas tendências para ajudá-los na sua tomada de decisão”, finalizou o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares.
EXPROTEL 2023
O setor hoteleiro e turístico está prestes a se reunir em um dos eventos mais aguardados do ano: a 34ª edição do Encatho & Exprotel, que acontecerá nos dias 08 a 10 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis. Com a proposta de reunir especialistas, empresários e profissionais do mercado, essa feira setorizada promete impulsionar o sucesso dos empreendimentos, promovendo o conhecimento, a inovação, o networking e a geração de negócios. Com a feira 100% comercializada, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, apresenta a lista completa dos expositores que estão confirmados na 34ª edição do Encatho & Exprotel. Nesta edição, mais de 50 empresas expositoras que estarão presentes, abrangendo diversos segmentos e oferecendo soluções inovadoras para impulsionar o crescimento do setor. São centenas de marcas de enxovais e mobiliário para decoração, sustentabilidade e energia limpa, consultoria e assessoria, experiência gastronômica e bem-estar, segurança e acessibilidade, tecnologia e comunicação inteligente, produtos de higiene e limpeza, destinos turísticos, projetos inovadores e muito mais. Não perca a oportunidade de se conectar com os melhores do setor e impulsionar o sucesso da sua empresa. Venha viver experiências únicas e transformadoras nesta edição imperdível do evento! Confira agora a lista de expositores. Aproveite para já garantir a sua inscrição gratuita CLICANDO AQUI.
BUSTOUR – 10 ANOS
Nos últimos 10 anos o Bustour conectou os principais pontos turísticos das cidades mais desejadas da Serra Gaúcha e para celebrar essa história preparou uma programação especial, que inclui diversas ações, atividades e eventos que vão de julho a novembro deste ano. Entre as festividades, está previsto um selo comemorativo, passando pela distribuição de materiais promocionais como balões, coroas e botons, até um concurso cultural para arquitetos desenvolverem a Parada Conceito do atrativo. Entre tudo o que está sendo preparado, um destaque especial para os novos áudio-roteiro da atração. O professor Romeu Riegel, especialista na história de Gramado, e o historiador Antônio Olmiro dos Reis, especialista na história de Canela, foram convidados para contribuir no desenvolvimento do conteúdo do Bustour, trazendo informações históricas da região e tornando a rota muito mais completa, oferecendo informações detalhadas de todo o percurso.
A Parada Conceito abrange um público bem específico, mas será um presente para todos os passageiros do Bustour. “Aqui o objetivo é envolver os profissionais de arquitetura da região. O vencedor terá o seu projeto concretizado nos pontos turísticos de destaque nas cidades, nos quais os passageiros aguardarão pela chegada do Bustour com mais conforto, tendo cobertura, bancos e estrutura de apoio”, comenta Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, do qual faz parte o Bustour. Já para os apaixonados pelo bustour, a campanha Buslovers vai homenagear os colaboradores, parceiros e clientes que já passearam e possuem uma conexão especial com o Bustour. “Queremos dar voz a todos aqueles que possuem histórias especiais e divertidas a bordo do Bustour e faremos isso com uma campanha digital, comandada pelo nosso time de Marketing”, finaliza Carlise Bianchi, diretora comercial do Grupo Brocker. Essas são apenas algumas das ações que acontecerão ao longo do semestre de festividades do Bustour, que terá o seu “grand finale” com um evento muito especial na Festuris, renomado evento do setor turístico.
Conhecido pelos ônibus panorâmicos vermelhos que percorrem mais de 40 paradas nas duas cidades, o Bustour iniciou sua jornada em 2003, quando Adriane Brocker Boeira Guimarães começou a idealizar seu projeto. Após anos de estruturação e planejamento, inspirado nos veículos de dois andares usados na Europa e nos principais destinos turísticos do mundo, em 2013 o Bustour ganhou as ruas da Serra Gaúcha. Acompanhando a evolução da nossa região, no que diz respeito ao entretenimento, as rotas do Bustour tiveram um papel de grande importância para facilitar a conexão de diversos parques de Gramado e Canela. Além disso, a tecnologia tornou-se um dos principais diferenciais do atrativo, que oferece um aplicativo de uso gratuito, que garante aos usuários acompanharem em tempo real onde o Bustour está e em quanto tempo chegará na parada mais próxima ao turista.
CASTELO SAINT ANDREWS
A propósito, o Castelo Saint Andrews de Gramado (RS) investirá na expansão do empreendimento, que passará a ter oito novos apartamentos de alto luxo. A entrega deve ocorrer no próximo verão. “As novas acomodações do Castelo terão uma linguagem mais moderna, pois o foco é captar hóspedes na faixa etária entre 35 e 50 anos, visto que nossos hóspedes atuais são mais sêniores”, revela o fundador do Castelo, o empresário Guilherme Paulus. Segundo Paulus, outra novidade preparada pelo Saint Andrews é a criação de um projeto de Membership, que está em fase de elaboração. A proposta é lançar um programa de acumulação de pontos a cada estadia, que poderão ser utilizados para a troca por experiências durante a hospedagem. “Gramado é um destino para se explorar e ficar mais do que um final de semana, portanto, essa vantagem da troca de pontos possibilita que a estadia seja ainda mais especial,”, explica Paulus.
Guilherme Paulus – Foto: Jefferson Severino
Primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil, o Castelo Saint Andrews está situado em uma localização privilegiada, com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo na encantadora cidade de Gramado. O complexo dispõe de vinte e duas suítes reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. O Saint Andrews é membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Ao longo do ano, o Castelo Saint Andrews também prepara festivais temáticos com safras raríssimas de vinhos e champagnes, em parceria com as melhores marcas mundiais. O Castelo dispõe de uma adega ampla e climatizada. Sede do Terroir Wine Experience, dedicado aos apreciadores do vinho, o espaço já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Wine Spectator, pela sua diversidade e qualidade. Além da Boulangerie Cigar Lounge, o mirante do Castelo Saint Andrews possui uma vista inigualável para o estonteante Vale do Quilombo.
ABERTA INSCRIÇÕES PARA O MEETING FESTURIS
Em mais uma edição, o Meeting Festuris promete uma verdadeira imersão em intenso conteúdo com grandes profissionais e especialistas que possuem know-how empresarial. A área de conteúdo da 35ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado terá, entre outros nomes, Dado Schneider, doutor em comunicação pela PUCRS e embaixador da Campus Party, onde foi considerado pelo Buzzfeed o palestrante imperdível do evento e Luciano Palumbo, diretor de novos negócios na Redatoria Nacional e criador de conteúdo no Turismo Etc e Dicas de Curaçao. A programação deste ano ganha novo espaço no Serra Park, em Gramado, tendo o Pavilhão Plátanos exclusivo para as palestras do Meeting. As inscrições já podem ser feitas com valor especial. O credenciamento deve ser feito AQUI. Podem participar gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos e trade turístico em geral. As palestras ocorrerão no período da manhã dos dias 10 e 11 de novembro.
Nesta edição histórica do Festuris, que tem como mote Capital Humano: A Chave da Transformação, também subirão ao palco Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil; Aldo Leone, presidente da Agaxtur; Luiz Fernando Reginato, economista e especialista em Marketing; Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, Caio & Aninha Mudalen, atuam em consultoria e planejamento em viagens; Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó e fundadora e presidente da Rede Feminina Viva Marajó, empresa local de coletivo de mulheres; Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni. O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. Cerca de 15 mil participantes são esperados para conferir as mais de 2700 marcas em exposição e 40 destinos internacionais. O evento acontece no Serra Park e terá como país convidado Uruguai. A rede hoteleira oficial é Laghetto Hotéis e a agência oficial é a Turistur.
FESTIVAL DAS CATARATAS
O turismo tem se mostrado uma indústria resiliente e de crescimento contínuo, tanto em nível nacional quanto no Destino Iguaçu. Recentemente, dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) comprovaram o bom momento desse setor, trazendo um otimismo bem-vindo para todos nós envolvidos nessa atividade. No Brasil, o turismo registrou o melhor desempenho em maio desde 2014 conforme dados do CNC, gerando um faturamento de mais de R$ 36 bilhões. Além disso, a média de fluxo de aeronaves nos principais aeroportos do país voltou ao nível observado antes da pandemia. Esses números demonstram o retorno dos viajantes e turistas, trazendo um alento para a economia nacional. Segundo Paulo Angeli, Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR) e idealizador do Festival das Cataratas: “Em específico por aqui, no Destino Iguaçu, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu apresentou um crescimento de 46% no primeiro semestre em comparação a 2022, com quase um milhão de embarques e desembarques. Esse aumento é um reflexo direto do interesse crescente dos visitantes em explorar as belezas naturais e culturais que essa região única oferece. No Parque Nacional do Iguaçu, nosso principal atrativo, a visitação registrou um crescimento de quase 55% no primeiro semestre, com uma impressionante taxa de aumento de mais de 70% em relação aos visitantes estrangeiros (foram mais de 300 mil). É animador ver que, além dos nossos vizinhos argentinos e paraguaios, turistas dos Estados Unidos, Europa e Ásia estão redescobrindo a majestade desse cenário deslumbrante.
ITAIPU – RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE
O Relatório de Sustentabilidade 2022 da Itaipu Binacional já pode ser acessado AQUI. Elaborado com base nas normas da Global Reporting Initiative (GRI), o documento traz os resultados da margem esquerda (brasileira) referentes aos indicadores de desempenho da operação, gestão econômica, social e ambiental no ano passado. A coleta de informações começou em março deste ano. O trabalho teve duração de quatro meses e contou com apoio de consultoria e auditoria externas. A elaboração de Relatórios de Sustentabilidade é considerada uma das melhores práticas para a transparência de gestão, a governança corporativa e a prestação de contas, servindo também como um dos principais instrumentos de apoio à tomada de decisão das partes interessadas, inclusive da alta direção da entidade. Em 2022, o documento voltou a ser chamado de Relatório de Sustentabilidade, atendendo às práticas de mercado mais atuais. A mudança ocorreu levando em consideração pesquisas mais recentes sobre o tema. Em 2019 e 2021, ele havia sido nomeado como Caderno de Indicadores. O relatório traz informações precisas sobre a produção de energia, meio ambiente, dados financeiros e ações de responsabilidade social, entre outros, num compêndio de 86 páginas. É a tradução estratégica e operacional no âmbito executivo de 2022 de tudo que a empresa produz em prol do social e da governança.
CATARATAS NA TIMES SQUARE
Falando nisso, as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, “embelezam a Time Square”, nos Estados Unidos, junto com grandes atrações turísticas brasileiras, na campanha “Spetacular! Sustainable!”, da Embratur. A ação internacional é exibida em mídias on-line e telão na Times Square até dia 6 de agosto. A atração aparece de forma dupla. É exibida no filme de 30 segundos com experiências turísticas encontradas no Brasil, com cenários de praia, natureza e cidades. Em um segundo vídeo, o maior conjunto de quedas-d’água do mundo surge apenas entre os principais segmentos turísticos ligados ao Brasil: cultura; gastronomia; sol e praia; e ecoturismo. O parque se consolidou como referência na preservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. A concessionária Urbia Cataratas está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região. Visite e viva essa experiência – Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é necessário adquirir o ingresso AQUI, exclusivamente on-line com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados.
BELLA DA SEMANA – KAROL MARTINS
Karol Martins vem aí com seu ensaio de estreia no Bella da Semana. Ela vai te dar água na boca e fazer parte dos seus sonhos mais eróticos! Buscando a independência desde os 18 anos, a modelo Karol Martins saiu do Ceará para viver em Balneário Camboriú e correr atrás dos seus sonhos. Ela que se considera “safada demais e sem vergonha” tirou a roupa para o Bella da Semana. Atenção: este ensaio contém risco de fortes emoções que podem afetar seu coração. Prepare-se! O ensaio completo com Karol Martins nua já está no ar. Garanta acesso VIP para ver todas as modelos do site! São centenas de vídeos, fotos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.
Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a essência e a personalidade da pura e tradicional cerveja joinvilense.
Leia ainda: Confira os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2022
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor
Os acontecimentos mais marcantes do ano em declínio
Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo
Projeto Experiências do Brasil Rural – Roteiro Caminhos de Dona Francisca
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomentam o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Sejam muito bem-vindos ao inverno na Santa e Bela Catarina!
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental