Turismo no Brasil impactará em 169,3 bilhões de dólares no PIB brasileiro
Mesmo com a nossa total falta de competitividade, conectividade, preços pesados dos bilhetes aéreos e todo o nosso atual desgoverno e, se esta pesquisa não foi “encomendada” com regras do partidão, a conclusão do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), indica que neste ano o Turismo no Brasil impactará em 169,3 bilhões de dólares no PIB Nacional, o volume representa um aumento de 9,5% em relação aos níveis de 2019. Segundo pesquisa encomendada pelo WTTC com a Economic Impact Research (EIR) e Oxford Economics, no final de 2024, o Turismo representará mais de 8 milhões de empregos no país, ou seja, 8,1% do total de empregos no Brasil. “O setor de viagens e turismo no Brasil está se consolidando como um dos mais resilientes do mundo, e reforça seu papel como pilar para o crescimento de sua economia e do desenvolvimento social nacional, ao mesmo tempo. o destino continua a ser uma referência turística global”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.
No que tange aos gastos dos visitantes internacionais, a estimativa é de que atinja 7 mil milhões de dólares, um aumento de 9,5% face a 2019. Já no Turismo interno, a perspectiva é de recorde, chegando a 112,4 mil milhões de dólares. Para a próxima década, caso consigamos desbancar o que aí está (opinião minha), o WTTC prevê um futuro promissor para a próxima década, caracterizado por um forte crescimento e oportunidades de carreira sem precedentes. Estima-se que até 2034, o setor no Brasil contribuirá com 194,6 bilhões de dólares para a economia, o que representará 7,4% do PIB nacional. Representará também um pilar para a geração de empregos, proporcionando emprego a 9,44 milhões de pessoas. Dessa forma, 9,2% da força de trabalho no Brasil será representada pelo setor de viagens e turismo. Mesmo tendo o desgoverno como sócio que mais ganha, que mais taxa, (a Perse rerrubada foi uma grande vitória do trade), o Brasil é um dos 98 destinos que durante 2023 superaram recordes de contribuição para o PIB. Dessa forma, o setor brasileiro de viagens e turismo superou os níveis de contribuição em 7%, em relação a 2019. A análise contemplou cerca de 185 países.
Atualmente, o setor representa 7,7% da economia nacional, com uma contribuição econômica de 165,4 mil milhões de dólares. Durante 2023, a atividade reforçou também a sua força de trabalho com 91 mil postos de trabalho adicionais aos registados em 2019, atingindo um total de 7,76 milhões de postos de trabalho em todo o país. Da mesma forma, os gastos internacionais com turismo atingiram 6,8 mil milhões de dólares, 5,7% acima do valor de 2019. Da mesma forma, os gastos nacionais registaram um máximo histórico com mais de 111 mil milhões de dólares. Se formos analisar esses números em relação a França, Itália, Espanha, iremos perceber que são ínfimos e nos nos arrastamos a anos com a promessa de superarmos os 6 milhões de visitantes estrangeiros anuais. Na realidade, os números acima demonstra que ainda estamos engessados e capengando onde o desgoverno cria dificuldades para vender facilidades.
TURISMO EM MIAMI
Enquanto isso, a título de comparações, Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB) destacou o sucesso da indústria de turismo do condado de Miami-Dade em sua apresentação anual sobre a indústria de viagens e turismo, a State of the Travel Tourism Industry. O evento, realizado no terminal da Norwegian Cruise Line (NCL) em PortMiami ─ a “Capital Mundial dos Cruzeiros” ─ celebrou as conquistas da indústria em 2023. O Brasil foi um dos grandes destaques, com um aumento de 20% no número de turistas, totalizando 342 mil visitantes e se tornando o segundo maior público do destino. Grande Miami e Miami Beach receberam mais de 27,2 milhões de visitantes em 2023, demonstrando um crescimento estável. Os visitantes geraram aproximadamente US$ 21,1 bilhões em gastos, representando um aumento de 2% em relação ao ano anterior. A apresentação deste ano coincidiu com a Semana Nacional de Viagens e Turismo (NTTW), destacando a importância do setor no crescimento econômico, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida. A região registrou 17,3 milhões de estadias em hotéis, com um leve aumento de 0,3% em relação ao ano anterior.
O turismo gerou quase US$ 30 bilhões em impacto econômico global e mais de US$ 19 bilhões ao PIB, representando 9% do PIB total do Condado de Miami-Dade. Os visitantes contribuíram com US$ 4,98 bilhões em receitas fiscais, poupando ao agregado familiar médio US$2.233 por ano e aos residentes individuais US$ 786. O turismo foi responsável por mais de 200.000 empregos, gerando US$11 bilhões em salários em todo o condado. Campanhas e programas inovadores também impulsionaram o setor. Para 2024, o GMCVB continuará focado em manter o ritmo do ano passado e em aumentar a conscientização sobre os benefícios do turismo para a qualidade de vida da comunidade. Campanhas como “Brought to You by Tourism” seguirão destacando o impacto do setor em toda a região.
CONECTIVIDADE & HOSPITALIDADE
O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) teve um ano recorde, atendendo a mais de 52,3 milhões de viajantes em 2023, um aumento de 3,2% em relação a 2022. A American Airlines aumentou sua capacidade de assentos em 10% durante o inverno, com 390 voos em dias de pico. O primeiro trimestre de 2024 mostrou um crescimento contínuo, com um aumento de 11,5% nas chegadas em comparação ao mesmo período do ano passado. Grande Miami e Miami Beach também se destacaram como o destino número um do país em termos de ocupação de hotéis no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Porto de Miami teve um desempenho impressionante em 2023, com a introdução de novos terminais e oito novos navios de cruzeiro para a temporada 2023-2024. O porto recebeu 7,49 milhões de hóspedes de cruzeiros, um aumento de 11% em relação ao recorde anterior de 2019. O setor de eventos e convenções prosperou, com 13 novas reservas de convenções importantes no Centro de Convenções de Miami Beach, gerando mais de US$ 195 milhões em impacto econômico. Eventos esportivos de grande visibilidade, como o Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1, a Copa América CONMEBOL 2024 e a Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2026™, continuam a manter a visibilidade de Miami no cenário global. O GMCVB também expandiu suas ofertas de inclusão, tornando-se um Certified Autism Center™ e apoiando a Black Hospitality Initiative, que garantiu US$230.000 para bolsas de estudo.
PRINCIPAL DESTINO
Não é à toa que em 2023, Miami Beach foi nomeada o principal destino de estilo de vida do mundo pelo World Travel Awards. O Travvy Awards concedeu prêmios de ouro para Melhor Destino de Cidade – Doméstico e Melhor Conselho de Turismo – EUA, e um prêmio de prata para Melhor Destino Culinário – EUA. O GMCVB continua a defender o crescimento das pequenas empresas com seu programa Tourism Business Enhancement, apoiando mais de 170 pequenas empresas por meio da Miami Bayside Partnership e workshops de planejamento. Essas iniciativas e conquistas reforçam a posição de Miami como um destino de destaque mundial, oferecendo uma experiência turística diversificada e vibrante para visitantes de todo o mundo.
19º FESTIVAL DAS CATARATAS
O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) marcarão presença em mais uma edição do Festival das Cataratas – que acontece de 5 a 7 de junho em Foz do Iguaçu (PR), com uma série de atividades. As instituições contarão com estande onde serão realizados pitchs e palestras rápidas sobre gastronomia e turismo, além de degustações de pratos. Os visitantes do estande que participarem da programação e curtirem as três páginas no Instagram, @cetur_cnc@sistemacnc e @fecomerciopr, ganharão brindes. A Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR e apoio da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) e Adetur Rotas do Pinhão, está organizando uma Missão Empresarial para o 19º Festival das Cataratas. Mais de 30 empresários de Curitiba e do Litoral e representantes de instituições vinculadas ao turismo participarão da comitiva e poderão acompanhar toda a programação da feira. No dia 6 de junho, a partir das 15h, Fecomércio PR e Sebrae/PR organizam a Rodada de Negócios – Operadores de Turismo, direcionada a fornecedores de serviços turísticos, agências de turismo e produtos de experiência. As vagas são gratuitas, porém, limitadas. A inscrição pode ser feita AQUI. Também no dia 6, às 17h, na Sala A1 do Festival das Cataratas, ocorre a palestra Turismo como Vetor de Desenvolvimento, que apresentará a nova fase do programa Vai Turismo, que está construindo uma base de dados nacional com projetos estratégicos do setor e seu impacto no desenvolvimento socioeconômico do país.
PROGRAMAÇÃO FECOMÉRCIO
Confira a programação completa no estande de Sistema Comércio no Festival das Cataratas: Dia 06/06 – 15h30 – Transformando vidas através da atividade turística: o papel do Turismo Social e sua atuação no Sesc PR – Augusto Zortéa (Gerente de Turismo Social do Sesc PR); 16h – A utilização de ingredientes de origem e sustentáveis na gastronomia, com degustação de croquete de peixe do Rio Paraná com emulsão de manjericão da horta e espuma de limão – Rogério Salvino (Instrutor do Senac); 18h30 – Turismo na Região Metropolitana de Curitiba: as possibilidades de turismo para além dos limítrofes da capital – Gessiane Leonor Sieben da Silva (Analista de Turismo Social do Sesc PR); 19h – Confeitaria contemporânea: sabores do Paraná, com degustação de doce especial- Jade Melina Zamarchi (Instrutora do Senac); Dia 06 de junho, às 17h: Palestra CNC – Turismo como Vetor de Desenvolvimento. Local: Sala A1; Dia 07/06 – 15h CNC – Vai Turismo Rumo ao Futuro; 15h30 Viajando com o Sesc ao Litoral do Paraná – Alexandra Nocko Woellner (Analista de Turismo Social do Sesc PR); 16h Sabores do Oriente, com degustação de Arroz de cordeiro – Carlos de Lima (Instrutor do Senac);17h A importância da educação profissional no Turismo de Foz do Iguaçu – Maria Cecília (Instrutora do Senac); 17h30 Ações de fomento ao Turismo Religioso no Paraná: atuação do Turismo Social do Sesc – Augusto Zortéa (Gerente de Turismo Social do Sesc PR).
FOZ DO IGUAÇU – ALTA GASTRONOMIA
Ponto comercial em Avenida Gastronômica, a mais badalada de Foz do Iguaçu e visita obrigatória, terá nova direção e anima o setor da gastronomia e entretenimento de Foz do Iguaçu. Influenciadores de tendência e apaixonados por hospitalidade, grupo gastronômico de Foz do Iguaçu assume local onde funcionava um bar e tem o compromisso de fazer uma entrega de excelência no novo conceito que se formará naquele ponto. Com um olhar para o futuro e atuando a 25 anos no mercado da gastronomia, o Grupo Capitão se preocupa com a formação de sua equipe e busca oportunidades para trazer novidades para Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. A última investida foi a visita a um festival gastronômico em São Paulo onde a equipe de “chefs” que atuam no Grupo puderam se atualizar e ainda conhecer de perto “chefs” de restaurantes renomados como Janaína Rueda, eleita melhor “chef” feminina do mundo de 2024 e Luca Gozzani, “chef” executivo do Fasano. “- O novo espaço será projetado para dar opções ao visitante num passeio de experiências, sabores de uma culinária internacional e espaço de gastronomia e entretenimento.” explica Iti Raffagnin diretor de inovação do Grupo que apresenta otimismo em relação ao novo empreendimento. Foz do Iguaçu, 30 de maio de 2024. Redação: Assessoria de imprensa Group Cã. @grupocapitao @capitaobarfoz.
EXPO TURISMO GOIÁS
Depois do Festival das Cataratas, todos os caminhos seguem para a Expo Goiás, a maior feira de turismo da região centro oeste do Brasil, em sua 4 ª edição, a exposição conta com marcas renomadas do Turismo que trazem novidades, tendências e fortalecem o relacionamento com o agente de viagens. A principal feira de turismo do Estado de Goiás, será realizada nos dias 04 e 05 de julho de 2024, no Centro de Convenções de Goiânia (GO), em Goiânia (GO), em contagem regressiva e já contabiliza resultados bastante positivos, com a presença de grandes nomes do setor de turismo. A Expo Turismo Goiás é uma feira de negócios turísticos no coração do Brasil. Nossa missão é gerar negócios e conectar profissionais de turismo a marcas, destinos e pessoas a fim de contribuir para o desenvolvimento do Turismo do estado de Goiás e de toda região centro oeste. O objetivo principal é atuar junto aos agentes de viagens, agregando ética e valores profissionais, para a proteção de suas atividades, fortalecendo o segmento, diante do mercado, a sociedade e o Poder Público. Em cada edição da Expo Turismo Goiás, continua investindo forte nos espaços segmentados voltados para nichos específicos do turismo bem como na qualidade de toda exposição. O trabalho é focado em conteúdos diferenciados, networking altamente qualificado e atualidades do turismo global. O evento tem ainda o apoio institucional do Ministério do Turismo, Goiás Turismo, ABAV GO, ABIH GO, Goiânia Convention Visitor”s Bureau, Comissão de Turismo, SEBRAE GO, SENAC GO, AGETUL, CETUR GO, Fecomercio GO, ACEG.
BNT MERCOSUL 2025
A BNT Mercosul já tem data marcada para a sua próxima edição. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de maio de 2025, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Nesta última edição de 2024, que celebrou os 30 anos da BNT, e foi um marco na história do evento, a feira recebeu mais de 6,3 mil acessos em dois dias de evento, com mais de 360 marcas expositoras. Geninho Goes, CEO da BNT Mercosul, demonstrou entusiasmo e está animado em seguir com o seu compromisso de impulsionar o turismo nacional. “A BNT Mercosul é um evento único para estabelecer parcerias, compartilhar conhecimento e impulsionar negócios turísticos. A cada ano, buscamos trazer inovação e oportunidades para os profissionais do setor, e tenho certeza de que a edição de 2025 será um sucesso ainda maior”, disse ele.
A BNT Mercosul é reconhecida por proporcionar um ambiente ideal para a troca de experiências e networking entre os profissionais do trade. Com palestras, workshops, rodada de negócios e estandes, o evento reúne diversos segmentos do turismo, como agências de viagens, operadoras, hotéis, destinos, empresas de transporte e prestadores de serviços. “A BNT Mercosul traz benefícios significativos para profissionais e empresas do ramo. Sua importância se dá no desempenho de um papel essencial no fortalecimento e desenvolvimento do setor de turismo, beneficiando tanto os profissionais quanto as empresas envolvidas. Ao proporcionar capacitação, networking, visibilidade e oportunidades de negócios, o evento contribui significativamente para a qualidade e competitividade do turismo na região e no Mercosul”, disse Andrezza Negrini, presidente do BC Convention.
SKY – RESPEITO AO PASSAGEIRO
A SKY Airline lançou seu Plano de Proteção com alternativas para atender os clientes afetados pela prorrogação do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O Plano de Proteção pode ser utilizado por todo e qualquer passageiro com voos de ou para Porto Alegre programados até o dia 10 de julho e inclui: Alteração da data do voo, sem multa ou diferença tarifária, para viagens até 12 meses após a data original da viagem. Mudança de destino para Florianópolis, sem multa ou diferença tarifária, para viagens até 12 meses após a data original Alteração de rota para outros destinos SKY no Brasil, pagando diferença tarifária, para viajar até 12 meses após a data original. Devolução do valor pago em voucher ou para o mesmo meio de pagamento, à escolha do passageiro. Os clientes que adquiriram a passagem diretamente com a companhia aérea podem solicitar uma das alternativas através da seção “Gerencie seu voo”, no site da SKY Airline ou via web chat. Os clientes que adquiriram sua passagem utilizando agências de viagens como intermediárias devem entrar em contato com a agência para solicitar a alteração.
ALAVANCAS DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL NO ENCATHO 2024
Você já se perguntou por que algumas empresas alcançam resultados extraordinários enquanto outras lutam para manter a estabilidade? O que realmente impulsiona o crescimento sustentável nos negócios? A resposta pode estar nas alavancas de crescimento, estratégias que podem transformar o desempenho de uma empresa. Se descobrir esses segredos parece algo que poderia beneficiar você e seu empreendimento, então você não pode perder a palestra “08 Alavancas do Crescimento Empresarial”, apresentada pelo renomado mentor empresarial Ravell Nava. Marcada para o dia 25 de julho, das 18h30 às 19h15, esta sessão promete ser o destaque do 35º Encatho & Exprotel, encerrando o evento com insights valiosos e práticos. “Estas não são meras dicas, são poderosos métodos que, quando aplicados corretamente, podem aumentar significativamente a receita e expandir o impacto de um negócio no mercado”, explica Ravell Nava, já dando o tom do que será a sua palestra. Ravell Nava, com sua vasta experiência em transformar negócios através da BRL Educação e sua agência de publicidade Dois Ellis, demonstrará como implementar essas alavancas para não apenas sobreviver no mercado, mas prosperar de maneira sustentável. Você aprenderá como pequenas mudanças podem criar grandes impactos, permitindo que sua empresa não apenas acompanhe, mas defina as tendências no seu setor. Além disso, a participação no evento oferece a chance única de conectar-se com outros líderes e especialistas da indústria, em um ambiente que fomenta a inovação e o intercâmbio de ideias sob o tema “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo e Hotelaria”. Ravell Nava será o último palestrantre de destaque do 35º Encatho & Exprotel, mas antes dele, mais de 40 especialistas subirão ao palco ao longo de três intensos dias de evento para compartilhar suas experiências e conhecimentos.
Será uma ampla gama de tópicos vitais para o setor de turismo e hotelaria. A programação inclui painéis sobre liderança feminina no turismo, estratégias avançadas de marketing digital, Simpósio de Governança e muito mais, cada um oferecendo análises profundas e ações práticas e aplicáveis já no dia a dia dos profissionais presentes.Não deixe para depois, as vagas são limitadas! Inscreva-se gratuitamente agora mesmo CLICANDO AQUI e garanta sua participação nesta palestra imperdível. Ravell Nava é uma figura emblemática no mundo empresarial brasileiro, conhecido por sua paixão pelo esporte e por seus grandes resultados no crescimento de empresas. Casado e pai de dois filhos, Ravell tem dedicado sua carreira ao fomento do empreendedorismo e à educação corporativa. Ele é cofundador da BRL Educação e da agência de publicidade Dois Ellis, duas iniciativas que refletem seu compromisso com a inovação e a excelência no serviço. Ao longo dos últimos nove anos, Ravell gerenciou mais de R$ 40 milhões em investimentos de mídia, impulsionando o crescimento e o sucesso de um portfólio diversificado de clientes, que inclui redes de concessionárias, construtoras, academias, shoppings centers, supermercados, faculdades, drogarias, restaurantes, e-commerces, empresas de vestuário e de segurança, entre outros. Sob sua liderança visionária, a BRL Educação cresceu exponencialmente, atingindo a impressionante marca de 6 mil alunos treinados em apenas três anos de projeto. Esses empresários e líderes geram, juntos, mais de 16,8 bilhões de reais em faturamento, um testemunho do impacto significativo de suas metodologias de ensino.
ABAV EXPO 2024
De acordo com a Vice Presidente da ABAV NACIONAL, conceição Junckes, a Associação Brasileira de Agências de Viagens comemora o sucesso de credenciamento para 51ª Abav Expo apenas oito dias depois da abertura oficial. O evento, que tem como destino anfitrião Brasília, já está com as inscrições 20% acima da expectativa para o período. A feira acontece de 26 a 28 de setembro, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. A associação também aproveita para informar que em junho anunciará a abertura da concorrência do destino anfitrião da 53ª Abav Expo 2026.
Segundo Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, “Estamos agradecidos pela resposta rápida que recebemos durante esta primeira semana de abertura das inscrições. Esperamos mais de 30 mil visitantes este ano. Seguimos trabalhando em todos os detalhes do evento para proporcionar uma experiência excepcional a todos os participantes”, complementou. O credenciamento está aberto diretamente no site, e os interessados podem acessar a sua categoria de inscrição. Após o preenchimento do formulário, os pedidos são analisados e confirmados pela organização do evento. E para este ano, a feira está com lista de espera para novos expositores. “Este nível de interesse é um reflexo direto da reputação estabelecida da Abav Expo, como um catalisador de networking, inovação e crescimento em nosso segmento”, completa Ana.
NOTAS MÁXIMAS NO MAPA DO TURISMO
Cinco cidades catarinenses entraram com nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024, do Ministério do Turismo. Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e Joinville garantiram o conceito A, que é a classificação mais alta do levantamento. A novidade deste ano foi a volta da Capital ao ranking. No ano passado, a cidade havia deixado de enviar a documentação necessária e acabou ficando fora da relação. Além dos cinco municípios que encabeçam o ranking, SC tem mais 121 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, considerando também os que receberam outras quatro classificações existentes: 16 com o conceito B, 21 com o C, 64 com o D e 15 com o E. A versão de 2024 do levantamento foi atualizada nos meses de março e abril, com envio de informações dos municípios. A classificação permite o acesso a recursos, obras e políticas públicas do governo federal no setor. Na avaliação, o Ministério do Turismo considera critérios como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, número estimado de visitantes domésticos, internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
BELLA DA SEMANA – ANA LAURA GOULART
Ana Laura Goulart é gaúcha, de São Leopoldo, trabalha como Corretora de Imóveis, nunca tinha posado nua antes, “até a sua estreia no Bella da Semana” – levando os assinantes aos céus despertando os desejos mais intensos! Agora chegou a hora de apreciar a última parte do ensaio exclusivo com Ana Laura Goulart nua, que já está no ar. A maravilhosa live inédita em 4K também vai estar disponível. Assista takes exclusivos captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. Veja o vídeo de divulgação do ensaio! Não esqueça de logar na sua conta do Youtube para assistir os vídeos para maiores de 18 anos, aproveite e assine nosso canal.