FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino
MULTAS
Não sai mais barato pagar multas do que cumprir a lei? Essas multas são pagas realmente? O que é feito com o dinheiro arrecado com as multas já que as cias aéreas e nem os serviços aeroportuários melhoram nunca? Agora, depois de ser condenada pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro a pagar R$ 1 milhão por dano moral coletivo aos demitidos da Webjet, a Gol recebeu mais uma condenação, em igual valor, na Justiça do Trabalho de Brasília. A decisão foi tomada pela 11ª Vara do Trabalho de Brasília, que repreendeu a empresa por cancelar comissões e praticar assédio moral com trabalhadores do setores de manutenção. A ação por danos morais foi movida pelo Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, por conduta antissindical durante uma greve realizada em dezembro de 2010, em Brasília, após denúncia do Sindicato Nacional dos Aeroviários.
DEMISSÕES
As demissões cessaram, mas os funcionários começaram a relatar casos de retaliações, como perda de comissões, ameaças, indiferença, afastamento e outros tipos de assédio moral. Na sentença, o juiz Gilberto Augusto Leitão Martins afirmou que ficou comprovada a conduta da empresa de obstruir o "exercício do direito de greve" e determinou que a Gol deixe de realizar "atitudes antissindicais" com os empregados e que ofereça cursos para funcionários em cargos de chefia sobre a proibição de práticas de assédio moral. A companhia aérea também foi obrigada a fornecer atendimento psicológico a funcionários dos setores de manutenção e despacho técnico do aeroporto de Brasília, que afirmam ter sido vítimas da conduta antissindical da companhia durante a greve de 2010. Na quinta-feira a companhia também foi condenada no valor ao pagamento de R$ 1 milhão por dano moral coletivo aos cerca de mil funcionários demitidos da Webjet. A sentença foi concedida pela 23ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. A Justiça determinou ainda que a empresa também reintegre todos os funcionários, sob pena de multa diária de R$ 100,00 por trabalhador.
TAM & MILHAGEM
Já a TAM Linhas Áreas foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios a restituir 76.362 pontos do programa de milhagem para uma cliente, que teve o benefício descontado mesmo sem ter usufruído. A cliente foi ressarcida. Ela conta que ao acessar a página de consulta do programa de milhas verificou que os pontos foram utilizados indevidamente e, ao contatar a empresa, se recusaram a devolver as milhagens sob o argumento de que os pontos foram usados mediante uso de senha pessoal, cuja proteção cabe ao usuário. Segundo a justiça, apesar da insegurança e dos riscos do comércio eletrônico, a culpa não pode ser transferida para o consumidor, já que a responsabilidade recai somente sobre o fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
ENCONTRO DE HOTELEIROS
Com uma oferta de aproximadamente 163 mil leitos, distribuídos em dez regiões turísticas de Santa Catarina, e com a acelerada expansão do segmento hoteleiro, que vive uma excelente fase, aumentou também a demanda de fornecedores especializados em atender essa cadeia de consumidores. Já consolidada no cenário nacional, a 25ª Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotéis é uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentar seus produtos e serviços para os empresários do setor presentes no 27º Encatho. Na edição deste ano, além dos produtos já reconhecidos também serão apresentadas muitas novidades. Entre as dezenas de fornecedores que estarão expondo, constam nomes consagrados e empresários que observaram o crescimento do setor e estão interessados em realizar ótimos negócios apostando, pela primeira vez, no evento. Entre os participantes, a 3D Studio de Comunicação, fundada em Florianópolis em 2011, que atua nas áreas de treinamento da comunicação, produção audiovisual e maquetes eletrônicas.
“Profissionais qualificados trabalham a comunicação de um modo geral, sempre levando inovação e tecnologia direcionado às necessidades do mercado hoteleiro”, afirma a jornalista da 3D Studio de Comunicação, Thaiz Didoné. Também presente, a empresa Multform, pioneira na fabricação de mobiliário para hotelaria e eventos no Brasil e na América do Sul, com 35 anos de atuação e mais de seis mil clientes atendidos. A empresa estará realizando na Exprotel o lançamento da linha de cadeiras empilháveis com estrutura em alumínio, mesas com pés dobráveis e acessórios para eventos e convenções. Além de material de apoio para hotelaria, como cama reserva, porta mala dobrável, mesa room service, berço dobrável, entre outros. No estande do Grupo Atlântica estará exposta toda linha da coleção Hotel Brasil, dividida nas linhas, sofisticada, básica e mix, além da linha completa felpudo de banho, rosto, piso, roupões, entre outros produtos com ou sem personalização. A empresa catarinense, situada na região de Brusque, explodiu nos limites do horizonte, ditando e seguindo fortes tendências da moda mundial, com seus produtos participando inclusive de novelas globais.
EXPOSITORES
A feira vai reunir marcas consagradas, novidades e lançamentos de cama, mesa, banho, decoração, tecnologia, segurança, comunicação, higiene pessoal, alimentos e bebidas, limpeza, entre outros. Empresas interessadas em participar podem realizar cotação com Juliana através do fone (48) 3222-8492 ou pelo e-mail: comercial@abih-sc.com.br. Confira alguns dos expositores que estarão presentes na Exprotel: Mannes Colchões, Reagen’s Amenities, CmNet Reserva de Hotéis On-Line, Harus Amenities, Kuerten Distribuidora, Desbravador Software de Gestão Inteligente, QI Profissional, Check-In Net Hotel, Pedra Branca Água Mineral, Fecomércio, Pavanny Móveis, VBC Representações, Altenburg, Master Line Móveis, Tomberlin Móveis, Indústria Têxtil Porto Franco, Harba Tapetes e Carpetes, Tec Control, Kaba, Chen-Dry, Tetra, Dellart e Safeplus.
CHOCOFEST EM GRAMADO
Clique na imagem para ampliá-la
Com um público de aproximadamente 80 mil pessoas no primeiro final de semana, o Chocofest 2013 apresentará suas principais atrações em diversos horários amanhã (22). Os visitantes poderão novamente assistir ao desfile de moda em chocolate by Senac, desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, Parada do Conde Guloseima, Espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, Caravana do Conde, Fogão Mágico da Vovó Duquesa e muito mais.
Fotos: Cleiton Thiele/Serra Press - Clique na imagem para ampliá-la
Já nesta sexta-feira, volta ao palco do Planeta das Guloseimas o desfile de moda em chocolate promovido em parceria com o Senac-RS, às 20 horas. A atração, que tem entrada franca, mostra a história da moda no século XX, com roupas revestidas de chocolate meio amargo. Além do desfile, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar do Planeta das Guloseimas, sede do evento, além da praça Major Nicoletti, com a Páscoa no Mundo, e ainda, a exposição de ovos customizados, que está localizada na Largo da Borges, em frente à Rua Coberta.
Clique na imagem para ampliá-la
Para deixar o público extasiado, a organização do evento programou um dia especial para os visitantes do Chocofest. Somente no sábado (23) ocorrerão o Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, o Espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa” e a Parada do Conde Guloseima. Essas três atrações, que estão entre as principais do evento, ocorrem com alternância de três horas de uma para outra, possibilitando assim ao público, assistir a todas.
Clique na imagem para ampliá-la
O Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra” ocorrerá também neste domingo, às 11h30. O valor do ingresso é R$ 40,00 e pode ser adquirido de forma on-line, em uma tecnologia da Gramado Site. Basta acessar www.chocofest.com.br.
FESTURIS
Bogotá se destaca pela cultura, história e modernidade - Clique na imagem para ampliá-la
A Colômbia está confirmada como expositora do Festival do Turismo de Gramado. Os diretores do Festuris Marta Rossi e Eduardo Zorzanello se reuniram na segunda-feira (18), em São Paulo, no escritório da Proexport Colômbia, com a assessora de Turismo, Carolina Ulloa, que garantiu a participação na 25ª edição do evento. “É o terceiro ano consecutivo que teremos o país presente no festival”, comemora Zorzanello.
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello se reuniram com Carolina Ulloa, assessora de Turismo da Proexport Colômbia, no escritório em São Paulo
A Proexport Colômbia trabalha na promoção de exportações não tradicionais em mercados com potencial, a atração de investimento estrangeiro direto na Colômbia e posição do país como um destino turístico de classe mundial. Em 2013, o escritório novamente será responsável pela promoção dos atrativos colombianos na feira de Gramado. A Colômbia é um país com ampla oferta turística. Diversão e praias em Cartagena, San Andres e Santa Marta; cultura, história e modernidade em Bogotá, Medellín e Cali; ecologia e aventura em Santander e Boyacá são os principais atrativos. Os colombianos também defendem seu café como “o melhor do mundo”, com forte apelo turístico na promoção do produto.
Cartagena é famosa pela beira-mar que encanta os turistas
KUROTEL
Em Gramado, no último sábado pela manhã, aproveitando a folga e o convite irrecusável do Kur Estação das Águas, o spa do Kurotel, fui fazer duas terapias: Uma intensiva de renovação facial e a outra das pedras com óleo quente. Foram duas horas num outro plano, tanto que saí pisando em nuvens. O Kurotel realmente é referência. Não há como negar. Para quem não sabe, há 30 anos, o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa é sinônimo de saúde e bem-estar. Implantado em área privilegiada de Gramado, possui 26 mil metros quadrados de terreno com jardins e bela paisagem e 9 mil metros quadrados de área construída. O Kurotel recebeu premiações nacionais e internacionais. A distinção pela excelência da estrutura médica e pioneirismo mostrou que a sua atuação tem sido coerente com o posicionamento que escolheu - a saber, oferecer saúde dentro de um novo e consistente conceito. Mostrou, também, que o tratamento individualizado a cada cliente foi decisivo para torná-lo uma referência de mercado. Esse reconhecimento também tem sido retratado nas publicações especializadas da Europa, Estados Unidos e América do Sul, fruto de uma clientela que sempre acreditou num trabalho sério e pioneiro.
Clique na imagem para ampliá-la
Toda atenção aos clientes está no profissionalismo de seus 130 funcionários, sendo 33 da área técnica da saúde (psicólogos, nutricionistas, professores de educação física, fisioterapeutas, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, esteticistas, técnicos em radiologia e instrutores de yoga) e mais 10 médicos fixos especialistas (cardiologia, geriatria, clínica geral, nutrologia, acupuntura, diabetologia, dermatologia), além da parceria médica de suporte com radiologia, ginecologia, urologia, oncologia e medicina do sono. Num cálculo rápido, chega-se à marca de três funcionários por cliente em cada estada. O índice de satisfação dos clientes no Kurotel é de 97%.
NOVA DIREÇÃO
Clique na imagem para ampliá-la
Minha casa em Gramado, o Serrano Resort, está sob nova direção. Trata-se do grande amigo o espanhol Carlos Marín. ao seu lado a super RP e amiga de sempre Fabiana Costa, o coração do Resort.
MINI COOPER CLÁSSICO
Nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2013, acontecerá o 7º Encontro Sul-Americano de Mini Cooper Clássico reunindo os apaixonados por carros antigos em Canela. O evento é inédito no Brasil, e é organizado pelo Club Mini do RGS - Brasil, que esteve presente nas últimas edições, em Rivera (2010), Buenos Aires (2011) e Córdoba (2012), o encontro é em comemoração ao cinquentenário do Mini Cooper. Os membros da diretoria do clube, Delmar Perizzollo e Gabriel Stumpf, estiveram com o prefeito de Canela, Cléo Port, apresentando o evento e obtendo a confirmação de apoio da Prefeitura. Para a ocasião, são esperados mais de 70 Minis, que virão da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e, claro, do Brasil. Os veículos estarão envolvidos em diversas provas e atividades que vão movimentar a cidade.
É um acontecimento que vai contribuir com a divulgação de Canela, levando pessoas de várias partes do mundo para prestigiarem, não somente os Minis, como toda a Região da Hortênsias. O Club Mini do RGS - Brasil é um clube de apaixonados por carros antigos e, especificamente, pelo Mini. Lançado em 1959, pela British Motor Corporation (BMC), o Mini Cooper é um ícone da história da indústria automotiva. O carro foi sendo lapidado, até se tornar um dos melhores carros de rally da sua época. Clássico, é um modelo compacto que fez história a ponto de se tornar o veículo mais popular da Inglaterra e Grã-Bretanha. Conhecido também por ser o automóvel dirigido pelo personagem humorístico Mr. Bean, o Mini Cooper carrega consigo uma legião de fãs que fazem com que a história do veículo sobreviva ao tempo. O 7º Encontro Sul-Americano de Mini Cooper Clássico tem o apoio da Prefeitura de Canela e da Federação Brasileira de Carros Antigos, contando com a cobertura exclusiva da revista Mini World, da Inglaterra. Mais informações no site www.clubmini.com.br.
TURISMO & QUALIFICAÇÃO
Recepcionistas, guias turísticos, recreacionistas e demais trabalhadores ligados ao turismo de Piratuba, em nossa Rota da Amizade irão receber uma capacitação local. A Secretaria de Turismo está oferecendo o treinamento gratuito nos dia 25 e 26 deste mês. Os participantes vão receber mais informações e detalhes sobre os atrativos turísticos de Piratuba e serviços oferecidos no município. “Nós temos vários lugares e opções aqui e o que queremos é reforçar isso, para que todos os profissionais do turismo, que têm contato direto com o turista, possam apresentar e divulgar todas as nossas opções para os visitantes”, explica o secretário de Turismo, Adélio Spanholi. Além do Parque de Águas Termais, que é o carro chefe do turismo de Piratuba, o município conta com rotas, opções no interior, programações diárias e vários pontos de visitação. “Atender bem é fundamental e quanto mais informações as pessoas puderem repassar ao turista, melhor, é mais opção para eles e mais dinheiro que gira aqui”, destaca Spanholi.
Clique na imagem para ampliá-la
O treinamento é de dois dias e inicia no dia 25, às 19h, no Centro de Eventos, com palestra teórica com profissionais da área. Já no dia 26, as atividades iniciam às 8h e os participantes farão um passeio pelos atrativos rurais do município, com acompanhamento e repasse de informações de cada um. Vários locais serão visitados, dentre eles; a Cascata do Monge, Parque Três Pinheiros, Hotel Fazenda, Cemitério Redondo, Portal Turístico, Pesque e Pague e uma Igreja em Lageado Mariano, Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável e uma agroindústria rural. Os interessados podem fazer a inscrição na hora. Mais detalhes na Secretaria de Turismo ou através do telefone 49 3553 0553.
PRAIA SEM BARREIRAS
Chegou a vez de o Recife receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras, este referente ao Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a ação, voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, e leva à praia de Boa Viagem uma arena de acessibilidade. Localizada em frente ao Internacional Palace Hotel – esquina com a Rua Bruno Veloso e Avenida Boa Viagem – a arena foi entregue no último domingo (17). O projeto foi implantado em uma área com cerca de 200m², que será montada e desmontada todos os dias, de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, próxima ao novo posto do Corpo de Bombeiros. Os visitantes desfrutaram de uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra para a atividade esportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem, além do banho assistido.
“Uma experiência louvável. Precisávamos de um projeto assim, é através de ações como estas que nós temos condições de aproveitar o que temos de melhor, que é a praia. A Secretaria e todos os órgãos envolvidos estão de parabéns”, comenta a funcionária pública e atleta paraolímpica Suely Guimarães. Com o objetivo de melhor atender aos turistas com deficiência física ou mobilidade reduzida, vinte e um estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU passaram por oficinas de capacitação e serão os responsáveis pelo trabalho de assistência durante o projeto. Já para facilitar o acesso à arena de acessibilidade, a Prefeitura do Recife criou uma rota acessível, que tem início na parada de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar, seguindo pela Rua Bruno Veloso, até a orla de Boa Viagem. O percurso tem rampas, calçadas com pisos táteis e travessia com semáforos sonorizados. Na orla, em frente ao espaço destinado ao projeto, vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência também poderão ser encontradas. Os dois quiosques do calçadão, que ficam próximos à arena, possuem cardápios em Braille para o atendimento de pessoas com deficiência visual.
Clique na imagem para ampliá-la
“Trazer o Praia Sem Barreiras para Boa Viagem é uma grande conquista para nós, que compomos o sistema TUR em Pernambuco. Aqui, estamos montando uma arena de acessibilidade que irá proporcionar às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida grandes momentos de lazer. Contamos com a parceria da Prefeitura do Recife e da UNINASSAU, além de apoios importantes de empresas e instituições do nosso Estado para a realização deste grandioso projeto”, afirmou o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
“Trazer o Praia Sem Barreiras para Boa Viagem é uma grande conquista para nós, que compomos o sistema TUR em Pernambuco. Aqui, estamos montando uma arena de acessibilidade que irá proporcionar às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida grandes momentos de lazer. Contamos com a parceria da Prefeitura do Recife e da UNINASSAU, além de apoios importantes de empresas e instituições do nosso Estado para a realização deste grandioso projeto”, afirmou o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
Clique na imagem para ampliá-la
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na Praia de Boa Viagem. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local. A área 6, mais precisamente, em frente ao Internacional Palace Hotel, foi a escolhida, pois possui recifes, que formam cordões paralelos à costa e funcionam como importantes elementos por absorverem o impacto das ondas e diminuírem o processo de erosão, contribuindo, desta forma, com uma baixa profundidade e declividade. Além disso, nesta área, não existem registros de ataques de tubarões.
Clique na imagem para ampliá-la
A praia do Sueste, em Fernando de Noronha, foi a primeira a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras. No arquipélago, os turistas podem encontrar uma esteira de 30 metros, quatro cadeiras de rodas e o Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela Eco Noronha. Para facilitar o banho de mar, os turistas são acompanhados por oito profissionais da Eco Noronha qualificados para o banho assistido, que acontece todos os dias, das 8h às 18h.
DESTINO PARAÍBA
Cerca de 280 agentes de viagens e operadores de Turismo das cidade do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora, na divisa com Minas Gerais, participam durante três de treinamentos e capacitações sobre os principais atrativos turísticos do ‘Destino Paraíba’. A primeira ação aconteceu nesta última terça-feira, no Rio de Janeiro, com 30 agentes de viagens da operadora Marsans. Durante um café da manhã na confeitaria Colombo preparado exclusivamente para os profissionais de turismo, técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), executivos de oitos hotéis de João Pessoa e Conde fazem apresentação dos atrativos, infraestrutura hoteleira e valores de pacotes. Ainda à noite, a comitiva paraibana seguiu para a cidade de Juiz de Fora (MG), onde fez uma apresentação para os agentes de viagens da operadora Visual. O local escolhido para o evento foi o Victory Suítes, localizado estrategicamente no centro da cidade.
Nesta quarta-feira a comitiva retornou para o Rio de Janeiro. Durante todo o dia os representantes dos oito hotéis (Ambassador, Ouro Branco, Igatu, Hardman, Nobille Royal, Tropical Tambaú, Verde Green e Mussulo Resort) e da Luck Receptivos visitaram agências de viagens promovendo o ‘Destino Paraíba’. Um jantar para aproximadamente 100 agentes de viagens da operadora Visual foi oferecido nas dependências do Symbol Club. Antes, os profissionais receberam material informativo sobre o ‘Destino’, assistiram a um vídeo promocional da PBTur. Na ocasião todos os representantes da comitiva paraibana fizeram apresentação dos hotéis e depois conversaram com os agentes de viagens.
TREINAMENTO
O último dia de treinamento na capital do Rio de Janeiro e nesta quinta-feira, destinado aos profissionais da operadora CVC. A programação prevê o oferecimento de um jantar para aproximadamente 100 agentes de viagens e operadores na churrascaria Porção, no centro da cidade. João Wharles, da PBTur, explica que os treinamentos junto as operadoras mostraram-se ao longo dos últimos anos positivos e com bons resultados. Tudo isso comprova que a Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, ao contrário de outros Estados que estão verdadeiramente se acomodando e de cujos orgãos de turismo não recebemos mais nada, estão, infelizmente, acomodados diante da posição que ocupam e verdadeiramente passando a sacolinha para sobreviverem por conta de seus governadores que não se importam com o turismo e por seus "vulgos" secretários de turismo. Quando acordarem será tarde demais.
APOIOS
“Nesses treinamentos temos a oportunidade de conversar com os agentes, falar sobre os atrativos um a um. Tiramos dúvidas sobre localização, atrações culturais e históricas. É muito importante essa parceria com o trade e prefeituras”, declarou. Apoios – As ações de divulgação nos principais estados emissores de turistas para a Paraíba tem apoios da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Fecomércio, Prefeituras do Conde, João Pessoa e Campina Grande, além do Convention Bureau de João Pessoa. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, afirma que essa união de todos em benefício do turismo paraibano está fazendo o diferencial nos resultados. “Os números estão aí. Cada vez mais turistas estão visitando nosso estado”, afirmou.
ABRAJET PARAÍBA
Clique na imagem para ampliá-la
Sob a presidência do jornalista e confrade Rogério Almeida, à Abrajet-Pb realiza reunião da diretoria e assembléia no próximo dia 02 de abril, às 19h30 no Restaurante Drie Cozinha Contemporânia. Adoro comer lá. Na ocasião as chefs Josi Golquin e Selma Ramos estarão preparando um Amuse Bouche Drie (expressão de origem francesa que significa "divertir a boca" oferecendo 15 opções de porções num menu surpresa em quatro tempos. O primeiro tempo será uma leve e passageira brisa, o segundo dá espaço ao primeiro sol das Américas, o terceiro para aquecer a alma e o último a sobremesa dos anjos que por lá se deliciam. Em pauta o Congresso Nacional da Abrajet em Tocantins, filiação de novos associados e o Troféu Waldemar Duarte que será entregue aos melhores do turismo paraibano.
DONNA FASHION
O Donna Fashion Iguatemi está chegando e o trabalho de quem está por trás da concepção da estrutura do evento não para. Entre os cenários da 20ª edição do Donna, que acontece nos dias 27 e 28 de março, no piso térreo do Shopping Iguatemi, a passarela terá destaque especial. O conceito utilizado para a criação do espaço é a tecnologia. Já o formato, em ziguezague, foi pensado para aumentar a visibilidade das peças e permitir que o público assista o desfile de diferentes pontos do shopping. A arquiteta Cátia Picolo, que assina o projeto, buscou inspiração em um sapato produzido através da impressora 3D: “Esse é um caso típico de inovação fashion. Vemos, diariamente, o setor criando novas tecnologias para produção e distribuição de moda. Quando vi a notícia de um sapato criado através da prototipagem rápida, onde os modelos são feitos com nylon impresso em 3D, através de sucessivas camadas de material, tive o insight”, explica. Detalhes decorativos que lembram as conexões de linhas desses sapatos em 3D estarão espalhados pelos cenários do evento.
Outra novidade desta edição é o formato da passarela. O palco que receberá as tendências Outono/Inverno será em ziguezague. Em volta, convidados VIPs poderão assistir aos desfiles de vários pontos diferentes, já que a passarela é assimétrica e não apresenta apenas um ponto de parada para os modelos. A democratização da moda, outra novidade desta edição do Donna Fashion Iguatemi, que será aberto ao público, também estará presente na estrutura do evento. Quem estiver circulando por outros andares do shopping poderá ver os desfiles. “A palavra de ordem é democratizar. Acho que o projeto é bacana por isso: de qualquer ângulo que se olhe, o desfile será agradável, instigante, inovador”, completa Cátia. O Donna Fashion Iguatemi tem apresentação de O Boticário, patrocínio do Shopping Iguatemi Florianópolis, apoio da Honda Satoru e Pericó Vinhos e promoção do Diário.
FESTIVAL DO BACALHAU
Falando nisso Felipão, vamos levar as nossas musas lá na Sangiovese? Jantar? O grande amigo e chef Helton Costa, bi-campeão catarinense, irá preparar um menu especial na sexta-feira Santa, no próximo dia 29 de março, em sua Cantina Sangiovese, lá em Santo Antonio da Lisboa. As seis opções de preparo do bacalhau, prato mais apreciado na data, serão oferecidas tanto no almoço quanto no jantar. As reservas já podem ser feitas pelo telefone: (48) 33711200. O sommelier Alberto Wirth, estará presente sugerindo harmonizações personalizadas. A Cantina Sangiovese fica localizada logo na entrada de Santo Antonio de Lisboa. Mas é muito bom você fazer tua reserva.
Clique na imagem para ampliá-la
Confira o Menu do Festival do Bacalhau: - Bacalhau à Sangiovese, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau com Natas, Bacalhau com Grão de Bico, Bacalhau à Moda do Porto.
Vem aí a 5ª edição do mais famoso chuletão solidário da Ilha da Magia. O Chef Helton Costa ainda tem os convites para vender,
mas são poucos. Entre em contato com ele: (48) 3371-1200
mas são poucos. Entre em contato com ele: (48) 3371-1200
WORKSHOP FLORIPA TAP 2013
Toda a musicalidade dos tablados e o talento de artistas do Brasil e do mundo voltam a movimentar a cena cultural da Capital catarinense. De 5 a 7 de abril, ocorre a terceira edição do Floripa Tap, que já faz parte do calendário brasileiro de festivais de sapateado. Profissionais e amadores, amantes desta arte, já podem garantir suas vagas aos workshops exclusivos que acontecerão durante os dias de evento. Serão 24 cursos ministrados para os públicos infantil, intermediário e avançado, na Escola Garagem da Dança, em Florianópolis. Profissionais nacionais e internacionais estão escalados para compartilhar os conhecimentos e técnicas acerca do sapateado, uma das danças que mais cresce no Brasil. “Vale lembrar que os cursos teóricos são abertos ao público geral e os práticos são para aqueles que já têm conhecimento em dança”, explica Marina Coura, organizadora do evento.
Toda a musicalidade dos tablados e o talento de artistas do Brasil e do mundo voltam a movimentar a cena cultural da Capital catarinense. De 5 a 7 de abril, ocorre a terceira edição do Floripa Tap, que já faz parte do calendário brasileiro de festivais de sapateado. Profissionais e amadores, amantes desta arte, já podem garantir suas vagas aos workshops exclusivos que acontecerão durante os dias de evento. Serão 24 cursos ministrados para os públicos infantil, intermediário e avançado, na Escola Garagem da Dança, em Florianópolis. Profissionais nacionais e internacionais estão escalados para compartilhar os conhecimentos e técnicas acerca do sapateado, uma das danças que mais cresce no Brasil. “Vale lembrar que os cursos teóricos são abertos ao público geral e os práticos são para aqueles que já têm conhecimento em dança”, explica Marina Coura, organizadora do evento.
Clique na imagem para ampliá-la
Para os inscritos nos workshops práticos, haverá sorteio de cinco bolsas para os festivais americanos LA Tap Festival e DC Tap Festival, assim como ao Tap in Rio, no Rio de Janeiro. Dois grandes nomes do sapateado já estão confirmados no evento, dentre eles a americana Maud Arnold, que já substituiu a diva do pop Beyoncé em vídeos e comerciais, e Nico Rubio, conhecido por se apresentar em espetáculos de inúmeros eventos ao redor do mundo, também faz parte do seleto time de profissionais confirmados para o Floripa TAP 2013. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.garagemdadanca.com.br/inscricoes ou no próprio local, na Garagem da Dança até o dia 5 de abril. Toda a programação está no sitehttp://www.garagemdadanca.com.br/lista_de_eventos/4127/floripa_tap_2013.
OFF ROAD
A Offloripa 4x4 entregou ao Centro Espírita Seara dos Pobres 10 quilos açúcar, 20 quilos arroz, cinco quilos farinha milho, 10 quilos farinha trigo, cinco quilos sal e 90 litros leite. Esse resultado foi obtido com a colaboração de 10 Empresas parceiras do Floripa Motor News e um novo parceiro.