quarta-feira, 24 de abril de 2013

INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC


INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC

         
 
O marketing no processo hoteleiro – fazendo mais com menos
Palestra Magna será ministrada pelo Dr. Lair Ribeiro

 

O turismo é na atualidade um fenômeno mundial, e está diretamente ligado à hospedagem, gastronomia, lazer, conforto e inovação. Além disso, vivemos na era digital, no ambiente das mídias sociais, onde num clique milhares de pessoas pesquisam destinos, meios de hospedagem e as atrações turísticas de qualquer local do mundo. Nesse contexto, os empresários da hotelaria e do turismo estão diante de desafios cruciai, entre os quais, o de como atrair novos clientes e manter os atuais; como inovar na oferta dos serviços e produtos de seus estabelecimentos e com que custos?
Diante dessas questões cruciais que poderão determinar o futuro dos negócios desses segmentos e visando aprofundar o tema relacionado à inovação nas diversas áreas empresariais como organizacional, comunicação e marketing, tecnológica, operacional e financeira do segmento, a ABIH-SC elegeu como tema do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), a “A Inovação na Hotelaria”. O evento acontecerá de 08 a 10 de maio, no CentroSul, em Florianópolis, SC.
Para abordar o tema, a ABIH-SC está trazendo para fazer a palestra magna do encontro o Dr.Lair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo e palestrante de renome internacional, autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas médicas norte-americanas e de 35 livros (13 best sellers), 19 dos quais já traduzidos para outros idiomas, em países da América Latina e Europa,
Ribeiro é considerado um dos maiores especialistas na área de auto-conhecimento, com 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas. Ao longo de sua carreira já ministrou conferências e workshops sobre desenvolvimento pessoal e profissional em países da América do Sul, Central, do Norte e Europa. O Dr. Lair Ribeiro irá proferir a palestra magna do 27º Encatho, dia 10 de maio, das 18h30 às 20h30, no CentroSul.



Chem-Dry


A Chem-Dry é uma franquia internacional que opera no Brasil com profissionais treinados e qualificados. A empresa desenvolve um sistema personalizado de conservação e limpeza em carpetes, estofados, cortinas, persianas e tapetes, para cada tipo de serviço, com garantia de um serviço sem danos ao produto. Fundada em 1977 nos Estados Unidos, a Chem-Dry possui mais de 4.000 franqueados em 50 países, conquistando ao longo dos anos diversos prêmios como o de melhor franquia em sistema de limpeza em carpetes e estofados. Presente no Brasil desde 1994, atualmente possui 10 franquias espalhadas pelo território nacional.



Masterline Móveis

A Masterline, a grande parceira do mercado moveleiro, foi criada para atender ao mercado hoteleiro fornecendo móveis, acessórios e outros produtos utilizados na implantação ou reforma de meios de hospedagem. Entre os produtos que serão comercializados na 25ª Exprotel estão cadeiras e mesas para eventos, cafés e restaurantes, colchões e camas Box e móveis para áreas externas, entre outros. A Masterline também é a representante exclusiva da linha hotelaria da Prorelax Colchões.



Tetra Representações


O verdadeiro segredo da gastronomia está em combinar de maneira certa os ingredientes, resultando em um prato de sabor agradável e único. Da mesma forma, empresas voltadas à área de alimentação precisam harmonizar todos os seus elementos para oferecer produtos de qualidade aos seus clientes. Neste caso, a Tetra Representações representa com exclusividade algumas das melhores marcas do segmento de refrigeração comercial e equipamentos para gastronomia. Os serviços abrangem projetos para restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, cafés, lojas de conveniência, praças de alimentação, supermercados, cozinhas industriais e fast foods, entre outros. No mercado desde 1994, a Tetra sabe que planejar ambientes de forma adequada é o caminho mais rápido e econômico para o sucesso de um empreendimento que, para se destacar, precisa oferecer aos clientes um projeto diferenciado e com layout exclusivo.




Tec Control e Safeplus


A Tec Control ao longo de seus 18 anos de mercado vem contribuindo para melhorar o planeta, com mais de 150 mil unidades de economizadores de energia instalados em milhares de hotéis, pousadas, residências e escritórios. A empresa está continuamente em sintonia com a ideia de que cada vez mais os consumidores buscam fornecedores que ofereçam produtos sustentáveis, com tecnologia de ponta, com vida útil longa, baixa manutenção e de aplicação simples e descomplicada.
A Safeplus, empresa do grupo Tec Control, está no mercado desde 2004. Fabrica cofres eletrônicos, mecânicos e suportes para ar condicionado split, com mais de 65.000 unidades de cofres vendidos ao longo de oito anos. A empresa tem o compromisso de que o processo de fabricação de seus produtos cause o menor impacto possível ao meio ambiente. O processo de fosfatização, tratamento que o aço recebe antes da pintura, é orgânica, não gerando resíduos e não utiliza ácidos químicos. Na área da eletrônica, a  empresa está em constante pesquisa para desenvolver um produto que consuma cada vez menos energia, garantindo uma vida útil bem mais longa das pilhas utilizadas nos cofres, reduzindo assim a agressão ao meio ambiente e proporcionando maior economia aos clientes.
            A Tec Control/Safeplus irá apresentar na EXPROTEL produtos como fechaduras eletrônicas, economizadores de energia, minibar, painéis de controle de ambiente, luminária com sensor de presença, cofres eletrônicos e secadores de cabelos. 



Pedra Branca um novo conceito de água mineral


A Água Mineral Pedra Branca é cada vez mais sinônimo de consciência ambiental e tem como proposta não apenas apresentar ao consumidor um produto de excelente qualidade, mas aliar sustentabilidade e respeito ao consumidor. Por isso, a empresa traz em sua linha de produtos uma água com composição química privilegiada, rica em minerais e fluoretada.
Entre as quais, bicarbonato estequiométrico, indicado para doenças estomacais; sódio, que repõe e equilibra a perda de água no organismo; cloreto que contribui para o bom funcionamento do intestino; potássio, contra a fadiga, estresse e dificuldade de raciocínio; sulfato, que ajuda a eliminar toxinas do organismo e contribui na diluição de cálculos renais; nitrato, usado no tratamento da angina de peito; magnésio, prevenção de arteriosclerose, isquemia cardíaca, arritmias e acidente cardiovascular e estrôncio, aplicado no tratamento de distúrbios nervosos e reumatismo. Tem ainda o bário, um estimulante muscular em baixíssima quantidade; fluoreto, que colabora para a saúde dos dentes e o crescimento; brometo, usado como sedante, anestésico e anti-séptico e cálcio, indicado para o crescimento e formação dos ossos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

Citytour de diagnóstico
 
O Núcleo de Turismo da Ajorpeme - Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas realizou no dia 18 de abril um citytour de diagnóstico dos principais atrativos turísticos de Joinville, com a participação de profissionais dos segmentos da hotelaria, agências de turismo, empresas de transporte e lojistas e equipe da Fundação Turística de Joinville.  O itinerário contemplou visita ao Museu Nacional da Imigração e Colonização, praças, Escola do Ballet Bolshoi e Agrícola da Ilha, permitindo aos participantes identificar possibilidades de melhoria em alguns pontos e trouxe novas informações sobre estes atrativos turísticos da cidade. De acordo com os organizadores do citytour, é importante que o trade conheça os atrativos da cidade e, em breve, outros passeios técnicos serão realizados. 
 
Ballet Bolshoi no aniversário do MTur
 
Don Quixote em belíssimo cenário

Para celebrar os 10 anos de atividade do Ministério do Turismo, o Ballet Bolshoi de Joinville fará uma apresentação especial em Brasília, no dia 25 de abril, com a envolvente história de “Don Quixote”, história já universal, com coreografia do russo Vladimir Vasiliev, eleito “bailarino do século” pela Unesco. O espetáculo acontece no ginásio Nilson Nelson – principal ginásio esportivo da capital federal, com início às 20h30 e entrada gratuita. Na ocasião, a Fundação Turística também estará presente a fim de divulgar os atrativos locais e a 75a Festa das Flores de Joinville, que acontece entre os dias 12 e 17 de novembro. “Nossa cidade será representada pela arte do Bolshoi, reconhecida mundialmente por seu encanto e magia. Além disso, os milhares de pessoas que assistirão ao espetáculo poderão conhecer melhor a cidade que sedia a única extensão mundial do Bolshoi fora da Rússia. Certamente, é um orgulho para Joinville”, comemora o presidente da Fundação Turística de Joinville, Sérgio Ferreira.

75ª Festa das Flores
 

A Fundação Turística de Joinville e a Ajao - Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídea já deram o start aos preparativos para a 75a Festa das Flores, marcada para 12 a 17 de novembro. No último dia 17, o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira, recebeu o presidente da AJAO, Wilson Quandt, e o diretor de exposição da entidade, Beto Amaral, para atualizar o cronograma e alinhar novas ações pertinentes ao evento. Embora no início do planejamento da programação, Sérgio Ferreira revela que este ano a Festa das Flores estará presente em toda a cidade e envolverá tanto a comunidade local como, também, os turistas que visitam Joinville no período do evento. “Teremos feira de flores na Rua das Palmeiras, atrações na Praça Nereu Ramos, ações especiais nos bairros e em estabelecimentos como shoppings e locais com grande circulação de pessoas”, declarou Ferreira.

 
Manipulação de Alimentos
O Sindicato VivaBem em parceria com a Vigilância Sanitária promove esta semana ( 22 a 25) o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, com aulas sobre higiene, preservação e cuidados com a alimentação, no Ádamo Restaurante, das 13h30 às 17h30. Como as vagas são limitadas e já esgotadas é bom fazer reservas para as novas edições do curso a serem realizadas durante o ano. Ligue para o Sindicato VivaBem, telefones 3461-3380 / 3461-3379. 

JC&VB tem nova diretoria

No último dia 16, o Joinville Região Convention & Visitors Bureau reuniu diretoria e associados para a prestação de contas e eleição da nova diretoria. Ana Luiza Moeller Wetzel foi reeleita como presidente do Convention e ficará a frente do órgão por mais um ano. Foram eleitos Richard Spirandelli como vice-presidente; Rosi Dedekind, diretora financeira; Ádamo Nascimento, diretor regional; Henrique Dalbosco,  diretor institucional; Sérgio Ferreira, diretor secretário; Yoná Dalonso, diretora de promoção; Áurea Raquel Pirmann, diretora de novos negócios.
 
No Museu de Imigração
 
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville vem gerando atividades para atrair os joinvilenses a conhecer o histórico de fundação da cidade. Atualmente apresenta a mostra “Valorização da Marcenaria e Artes Decorativas”, resultado da pesquisa desenvolvida por Edith Wetzel e Otto Francisco de Souza. A exposição está localizada no primeiro pavimento da sede principal e expõe de forma contextualizada parte do acervo permanente do museu. A exposição foi elaborada em 2001, por ocasião dos 150 anos de Joinville. Os objetos que compõem a mostra trazem o testemunho de uma época, na qual os imigrantes lutavam por sua sobrevivência. As peças demonstram o bom domínio técnico e a imaginação criadora dos artífices. O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, situado na Rua Rio Branco, 229 – Centro está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 12 às 18 horas. A entrada é gratuita.

 
Ano da Alemanha no Brasil
Um grupo de entidades dos setores público e privado, ligados de alguma forma à cultura e à história germânica, compõe o recém-criado Comitê Alemanha+Brasil. A iniciativa é da Câmara Brasil-Alemanha, que tem como meta organizar uma programação atrativa em todo o Estado de Santa Catarina, alusiva ao ano da Alemanha no Brasil, comemorado entre os meses de maio de 2013 e 2014. As reuniões do comitê são semanais, sempre às sextas-feiras. Com o lema "Quando ideias se encontram", o ano Alemanha+Brasil vai ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, dando mais visibilidade à cooperação e incentivando novas parcerias. O ano será celebrado em todo o Brasil com um festival de ideias para um futuro comum entre as duas nações, sugerindo respostas a questões como moradia, trabalho, transporte, alimentação e preservação do meio ambiente. Para tal, estão programados diversos eventos, simpósios e exposições relacionados à economia, política, ciência, tecnologia, estilo de vida, educação, esporte e sociedade. Os principais serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Em Santa Catarina

Para Santa Catarina, as celebrações prometem grandes resultados. O gerente regional da Câmara Brasil-Alemanha no Estado, Otfried August Schnabel, destaca que “a importância do ano para os catarinenses está no fortalecimento da cultura no Estado, aumento dos negócios das empresas catarinenses com as empresas alemãs e evidência da rica relação entre os dois países em Santa Catarina”. Para o coordenador do Comitê Alemanha+Brasil, Markus Blumenschein, que representa as entidades envolvidas na preparação e execução dos eventos, “as comemorações contribuem para propagar a cultura, a ciência e a tecnologia alemã que continuam de alta importância tanto no mundo como também para o Estado de Santa Catarina”. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007, em Blumenau, e atende a cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 80 associados catarinenses.

Rodeio dos Praianos
De 30 de abril a 5 de maio acontecerá em São José, na Grande Florianópolis (SC), o 12º Rodeio Internacional e 41º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos. O tradicional evento catarinense está repleto de atrações, além das provas campeiras - gineteada internacional e tiro de laço, inúmeras apresentações artísticas. Também haverá leilão de cavalos, e exposição com demonstrações das habilidades da raça buldogue campeiro. A novidade ficará por conta da vinda, diretamente de São Paulo (SP), da famosa Feirinha da Madrugada, que há 10 anos acontece na região do Brás. Centenas de peões de todo o Brasil e de vários países irão participar, com o sonho de conquistar um troféu ou ainda levar uma moto zero quilômetro Honda, e um automóvel zero. Saiba mais em  www.ctgospraianos.com.br / http://www.facebook.com/ctgospraianos.

First Yacht

A First Yacht, revendedor oficial para os estados do Sul e São Paulo do Grupo italiano Azimut-Benetti - o maior fabricante mundial de iates de luxo, apresenta a sofisticada Azimut 48, para encantar o crescente público brasileiro interessado por navegação e por completo conforto e prazer de vida a bordo. A embarcação de 48 pés é a novidade que começou a ser fabricada no estaleiro da Azimut localizado em Itajaí, Santa Catarina. Mais informações: www.firstyacht.com.br

  

Gestores comerciais da hotelaria
“Inovação na Gestão Comercial na Hotelaria” é o tema central do 3º Fórum de Gestores Comerciais que será realizado pela ABIH-SC, dia 10 de maio, das 10h às 12h, no CentroSul, em Florianópolis. O evento faz parte da programação do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho que acontece de 08 a 10 de maio.  A inovação é essencial porque a mudança é inevitável. O avanço da tecnologia e a globalização são apenas duas das muitas forças que moldam o cenário dinâmico da empresa moderna. Nem mesmo as organizações mais fortes conseguem sobreviver sem adaptação. Mas como sua organização pode se adaptar? De que modo é possível inovar? Por onde começar? Quem vai falar sobre esta questão é a palestrante do fórum, consultora organizacional com mais de 20 anos de experiência, Maria Augusta Rodrigues Orofino. Na oficina, a mestre em Gestão do Conhecimento, irá abordar “alternativas para identificar novas formas de gestão na hotelaria” e para isso, serão apresentadas algumas ferramentas que podem auxiliar nesta mudança. O fórum terá como moderador o diretor do Hotel Costa Norte, Luciano Pereira Oliveira. 

Agrishow em Ribeirão Preto

A partir de 29 de abril, Ribeirão Preto sedia a maior feira de agronegócios da América Latina, a 20ª Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que espera receber mais de 152 mil visitantes entre agricultores, pecuaristas, agroindustriais, empresários, entidades de classe e estudantes, além de 790 expositores nacionais e internacionais. A região de Ribeirão Preto é referência em eventos agrícolas, porque sedia, anualmente, as duas maiores feiras do segmento: a Agrishow e a Fenasucro, que acontece em Sertãozinho. Entretanto, a cidade sofre com a carência de meios de hospedagem, inferior à necessidade. Por isso sugere a opção econômica dos moteis, tais como o Savana e o Village Motel.

Padronizar e identificar 
O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz Silva, participa dia 10 de maio, às 16h30, da Palestra Técnica do 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho que acontece de 8 a 10 de maio, no CentroSul, em Florianópolis. Lummertz considera o evento muito importante para o desenvolvimento do setor turístico catarinense. “O Estado é um dos grandes destinos do turismo nacional e precisamos reforçar essa vocação”, afirma.

SBCLASS
Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Inmetro, o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem -SBClass começou a ser implantado em setembro de 2012. O programa visa padronizar os estabelecimentos brasileiros, garantindo ao consumidor, de que o lugar que contratou para se hospedar corresponde à classificação correta. A classificação por estrelas é feita exclusivamente pelo governo federal, com adesão voluntária pelos empresários, e representa um marco para a elevação da competitividade do turismo brasileiro. Para solicitar a classificação é obrigatório que o meio de hospedagem esteja com o cadastro válido no sistema Cadastur. O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de Meios de Hospedagem para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional e utiliza a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias.
 
Meios de HospedagemSimbologia
Hotel de 1 a 5 estrelas
Hotel Fazenda  de 1 a 5 estrelas
Cama & Café de 1 a 4 estrelas
Resort de 4 a 5 estrelas
Hotel Histórico de 3 a 5 estrelas
Pousada de 1 a 5 estrelas
Flat/Apart-Hotel de 3 a 5 estrelas
 
O SBClass está fundamentado em uma série de requisitos, divididos em mandatórios (de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) e eletivos (de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida), a que os meios de hospedagem devem atender, entre os quais: Infraestrutura, Serviços, e Sustentabilidade. O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a no mínimo 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).

Registro de hóspedes
O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes -SNRHos foi criado pelo Ministério do Turismo para informatizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH, facilitando o envio, pelos meios de hospedagem, das informações exigidas por Leis, permitindo que o governo federal realize o tratamento dessas informações identificando o perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região, possibilitando a melhoria da elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico. Este sistema de registro eletrônico é obrigatório para todos os Meios de Hospedagem. Nas seis cidades-sede dos jogos da Copa das Confederações 2013 -Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife e Brasília, 270 hotéis já implantaram o sistema, gerando mais de 350 mil fichas.  Para as demais cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 - Natal, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e São Paulo-, o sistema já está em implantação desde 1º de março, e para os demais municípios do país o prazo de 60 dias para a implantação começa em 1º de julho.
 
Aeroporto de Jericoacoara
 

O Aeroporto de Jericoacoara começa a decolar. O governo do Ceará, que prevê operar o equipamento ainda este ano, anunciou no dia 15 de abril a conclusão da pista de pousos e decolagens, considerada a segunda maior do Estado, com 2.200m de extensão, e capacidade para até 1,2 mil voos por ano. O investimento declarado da pista é de R$ 47,4 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES. Quando começar a operar, o novo aeroporto encurtará a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias por via terrestre para apenas uma hora. O equipamento é uma antiga reivindicação dos empresários de turismo da Praia de Jericoacoara e região de Camocim. Além de impulsionar o fluxo de turistas, a expectativa do governo cearense é que o aeroporto sirva também para escoar a produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa. (fonte: coluna Diário de Bordo).
 
Igreja no Santuário de Canela

Desde 2005, o Conselho Administrativo do Santuário de Caravaggio e as comissões organizadoras das Romarias e Festas vem se dedicando em construir espaços para melhor atender o público do evento, que atualmente ultrapassa 100 mil pessoas por edição. Foi construído o Centro de Eventos e reformado o antigo restaurante, que hoje é chamado de Panorâmico, já que tem vista para o Monumento da Prece, e neste ano foi reformada a Capela. Essas obras  contaram com investimento dos lucros das Romarias e Festas, locação dos dois espaços para eventos particulares e também com doações de pessoas e empresas de Canela, da Região e até de cidades mais distantes. Agora, a construção de uma Igreja no Santuário de Caravaggio é mais um passo para transformar o local oficialmente em Santuário.  Foram contatados os profissionais Ticiano Bolognese, Valentine Brussius, Jadir Fabiano Pires de Souza (Papa) e Mirele Hoff, que logo abraçaram a causa e projetaram a obra gratuitamente e já está aprovado.


A obra

A Igreja terá área total da construção de 2.330m², para 500 pessoas e com a utilização do terraço, sustentado por grandes arcos que se erguem do sub solo, será possível ampliar o número de fiéis a acompanhar as celebrações através de telões. Além da Igreja com sua sacristia, oratório e coro, o projeto contempla um subsolo e nele ossário, museu, pequenos confessionários e sanitários. A bela cúpula traz a lembrança da Catedral de Caravaggio, na Itália, e devido a sua posição privilegiada, a construção proporcionará um mirante, aberto a visitação. O estilo arquitetônico da Igreja segue o traçado Neo- clássico, com frontões e planta em cruz, rodeada por 12 colunas, representando os 12 apóstolos. A Cruz, um dos símbolos mais fortes do cristianismo, estará posicionada no ponto mais alto da edificação, na cúpula, onde também estará localizado o sino. Desde o dia 10 de abril, até 16 de maio, uma série de festividades estão sendo realizadas, em homenagem a Nossa Sra. de Caravaggio. 

 
Viagem 360º pelo Vêneto
             
 O Vêneto é a terra de Veneza, contudo, localizada no nordeste da Itália, tem muito mais para ser explorada. São sete províncias e cada uma repleta de atrações. Vêneto sabe satisfazer a cada exigência, o que o torna destino certo para todos os tipos de visitantes. Por isso, cerca de 15 milhões de turistas desembarcam anualmente na região, sendo, a mais visitada da Itália, por jovens, famílias, casais e aventureiros, em sua área de mais de 18 mil km². Verona, Pádua, Vicenza e Treviso contemplam as chamadas “cidades de arte do Vêneto”. A começar por Verona, cidade que vive do mito de Romeu e Julieta, e cujo símbolo é a magnífica Arena, um dos mais importantes anfiteatros da Itália. Pádua é a cidade medieval, que abriga a Basílica de Santo Antonio, local onde estão conservadas as relíquias deste que é um dos santos mais amados e celebrados em todo o mundo. Em Vicenza está o cenário certo para se descobrir as obras do grande arquiteto Palladio, como os esplêndidos palácios, praças, jardins e o Teatro Olímpico.
 

O esplêndido Teatro Olímpico em Vicenza - Reconhecida como a capital da gastronomia do Vêneto, Treviso também se destaca por ser uma cidade elegante e refinada, comumente lembrada por seus monumentos medievais


Belluno, com suas famosas montanhas de dolomita

Mas o Vêneto também é natureza. As províncias de Belluno e Rovigo, com paisagens de tirar o fôlego, oferecem ao visitante um espetáculo inédito e surpreendente.  Belluno é a porta de entrada para as Dolomitas, reconhecidas como as montanhas mais belas do mundo e declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Já Rovigo, ao sul da região, abriga o Parque do Delta do Pó, dotado de um cenário fantástico, no qual se alternam dunas, campos cultivados, canais, margens e burgos antigos. Incorporam-se a essas belas paisagens o Lago de Garda, considerado o maior da Europa, e a Pedemontana, área de colinas que produz alguns dos vinhos mais famosos do mundo, como o Amarone dela Valpolicella e o Prosecco Superiore di Conegliano.
 
Enfim, Veneza

Considerada a rainha do Vêneto, com  seu grande patrimônio artístico, histórico e paisagístico, a cidade surge no meio da Lagoa de Veneza em um arquipélago de 118 pequenas ilhas interceptadas por 150 canais, ligados entre si por mais de 400 pontes. Navegar pelo Grande Canal é a melhor maneira de conhecer Veneza. Uma verdadeira cidade de contos de fadas, que ainda reserva 100 km de praia, com um dos mares mais limpos da Itália. Com uma oferta turística completa e ilimitada, o Vêneto confirma o status de quarto destino europeu de preferência dos viajantes. 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP




PIRATUBA - SC - FÓRUM DE TURISMO
 
 Valdir Walendowsky - Clique na imagem para ampliá-la

Apenas dois dias de evento, mas inúmeras ideias e sugestões. O primeiro Fórum de Desenvolvimento Municipal “Para onde vamos”, realizado entre no Centro de Eventos de Piratuba, reuniu os setores público e privado para avaliar e projetar o futuro do turismo do município. O principal objetivo do encontro foi reunir lideranças, políticos, empresários, pessoas ligadas ao turismo e sociedade em geral, para discutir um assunto que é de interesse de todos no município. O turismo é a principal atividade econômica de Piratuba. Com o parque de águas termais, rede de hotéis e outros atrativos disponíveis, mais de 400 mil turistas passam pela cidade anualmente. 


Clique na imagem para ampliá-la

“Essa foi ideia de reunir todas estas pessoas e coletar sugestões de ações para nosso turismo. Eles convivem diariamente com o turista, sabem das necessidades, sabem o que está dando certo e o que pode mudar para melhor”, explica o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi. “Conseguimos uma participação numerosa, o povo realmente compareceu e mostrou que quer auxiliar, conseguimos mostrar que as ações não podem partir somente do poder público, todos devem contribuir”, lembra.


Sérgio Cordioli conduziu as mesas de discussão e apresentou as sugestões para o turismo.

Além de palestras com especialistas na área, o fórum ofereceu a oportunidade de discussão de temas relacionados à atividade turística. Grupos foram formados e deles surgiram apontamentos de melhorias, sequência de atividades que já são realizadas e inovações. Para o presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky, que participou do fórum, a iniciativa é extremamente importante. “Sem dúvida nenhuma Piratuba fez a melhor coisa, quando se trata de ações para o turismo. Primeiro por discutir e projetar o turismo e segundo, por chamar a população, os políticos, empresários, em fim, a sociedade para participar, foi uma iniciativa acertada”, elogia. “É desta forma que as coisas funcionam. Hoje Piratuba, em nossa Rota da Amizade, é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina, mas é preciso manter isso ou melhorar e esse é o caminho”,comenta Walendowsky.


Mesas foram formadas para coleta de sugestões

Quem coordenou as mesas de discussão, coletou e organizou as sugestões dos participantes, foi o moderador de processos participativos de mudança no Brasil, Alemanha e África do Sul, Sérgio Cordioli.“Esse evento mostra a importância que a Prefeitura dá ao turismo, é um fórum democrático que permitiu a participação de todos, a administração de espaço para a sociedade civil. A participação foi acima da expectativa, com discussão aberta captamos temos mais de 50 sugestões, claro que algumas são projetos já em estão em andamento, mas novas ideias surgiram para qualificar ainda mais o turismo local”, conta. “Grande parte da cidade depende do turismo, direta ou indiretamente e agora a sociedade deve auxiliar também na execução das ações, isso não pode ficar apenas com o poder público”, conclui Cordioli. 


Público do fórum  superou expectativas

PRÓXIMO PASSO
 
O encerramento do fórum aconteceu com a apresentação das propostas feitas pelos participantes. A primeira ação determinada é a ativação do Conselho de Turismo de Piratuba. Com o conjunto de ações sugeridas, um plano de trabalho será elaborado para a execução. Este plano será disponibilizado em breve aos participantes. “É isso que nós queremos, administrar com a participação de todos. Destas propostas que saíram do fórum, algumas já temos no nosso plano de governo, outras são novidades, mas vamos colocar em prática tudo o que for possível e queremos contar com a participação destas pessoas novamente”, destaca o prefeito de Piratuba, Claudirlei Dorini.



PASSAGENS DA TAM


 
Eles realmente tem a certeza absoluta que brasileiro é otário, tanto que a TAM vende passagens mais baratas para o mesmo vôo no site da companhia em inglês ou espanhol, que pode ser acessado por brasileiros normalmente. A discrepância entre os preços cobrados em dólares e em reais chega a 300%, e o valor em real é sempre mais caro. Também acontece de alguns vôos aparecerem como esgotados na versão brasileira do site, enquanto assentos do mesmo vôo continuam sendo vendidos para quem paga em outra moeda. Procurada, a companhia disse que um erro, já corrigido, provocou "uma grande diferença nos preços, para iguais trechos, em nossos sites do Brasil e do Exterior". Mas ressaltou que o valor das passagens é determinado pela demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, "o que pode variar de acordo com cada mercado".

NOTIFICAÇÃO

Todavia, depois desta tremenda maracutaia, onde somos nós que pagamos essa diferença, a TAM foi notificada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça para prestar esclarecimentos sobre denúncias de diferenciação de preço na oferta de passagens aéreas destinadas aos consumidores brasileiros e aos consumidores residentes em outros países. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Justiça, a companhia aérea tem prazo de dez dias, a partir do recebimento da notificação, para responder aos questionamentos do DPDC. Segundo o departamento, "os direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor protegem o consumidor contra práticas discriminatórias". Se for constatada a infração, a TAM poderá ser multada em mais de R$ 6 milhões. Não vai dar em nada e se for multada, também não pagará. Assim funciona o cartel.


GASTOS NO EXTERIOR

Ainda continua valendo muito a pena tirar férias e gastar fora do Brasil por contas dos nossos preços exorbitantes, tanto da hotelaria como das passagens aéreas. Tanto que o saldo do ingresso e saída de dólares do País continua negativo, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Na segunda semana do mês, as saídas superaram as entradas em US$ 2,941 bilhões. No mês, até o dia 12, o saldo negativo soma US$ 3,002 bilhões. De janeiro até 12 de abril, o fluxo cambial ficou negativo em US$ 5,102 bilhões. O fluxo financeiro registrou saldo negativo de US$ 2,101 bilhões e o comercial, de US$ 3,001 bilhões.

WINTER PLAY 9

Clique na imagem para ampliá-la

Os hotéis oficiais do Winter Play 9, Il Campanário e Jurerê Beach Village, já estão com os primeiros quartos sold out. Quem quiser garantir os pacotes com a hospedagem e os convites para a melhor festa do Brasil - que acontece de 7 a 9 de junho, em Jurerê Internacional, Florianópolis – precisa se apressar para comprar os pacotes. As vendas são feitas pelo site da Blueticket – www.blueticket.com.br.


  Vale lembrar que São Paulo, Criciúma, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza, Caxias do Sul e Belo Horizonte estão escaladas para a tour de warm ups do Winter Play 2013. A primeira festa será na badalada Provocateur, em São Paulo, e vai reunir vips e jet setters, fãs do evento que esquenta o inverno catarinense há nove anos. No line up, Edo Krause, Victor Bauer e Sandro Horta vão fazer o público dançar a valer durante o evento. De acordo com André Sada, idealizador do Winter Play, a capital paulista foi a escolhida para dar a largada dos warm ups, pois ela reúne as características que os players adoram: sofisticação, pessoas interessantes e diversão 24 horas. “Todas as cidades que estão na rota dos warm ups são especiais, esperamos que pessoas dessas e de outras cidades venham a Florianópolis sentir o que é o Winter Play”, convida Sada. Considerada a melhor festa do país por três anos consecutivos, o Winter Play será realizado em Florianópolis entre os dias 7 e 9 de junho, mas até lá, levará para o público de outras regiões do Brasil uma amostra do que promete a nona edição do evento.

MARATONA FOTOGRÁFICA

Clique na imagem para ampliá-la
A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) definiu os vencedores da 19ª Maratona Fotográfica, realizada nas comemorações do aniversário da cidade. Dos 260 fotógrafos amadores e profissionais que concluíram a prova nas modalidades digital e analógica, 25 tiveram imagens selecionadas. Entre os classificados, três participantes estão na faixa etária de 6 a 15 anos. A entrega da premiação acontece no dia 25 de abril, às 19hs30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, junto com a exposição das fotos premiadas. A 19ª Maratona Fotográfica de Florianópolis – Foto Grafia da Cidade foi realizada nos dias 23 e 24 de março, com 30 horas de duração e 368 candidatos inscritos. Desse total, 260 participantes conseguiram concluir as tarefas no prazo, entregando o material fotografado conforme a sequência de temas definida pelos organizadores. Os finalistas registraram 2.994 fotografias em diferentes abordagens relacionadas ao tema central “A cidade que ninguém vê”.
Clique na imagem para ampliá-la


A seleção das 110 imagens premiadas em 2013 foi feita por uma comissão formada pelos profissionais da área de fotografia Esdras Pio Antunes da Luz, Paulo Tarcísio Mattos, Dalmo Bampi Ouriques, além das técnicas Sandra Nunes e Eliane Espíndola, da Fundação Franklin Cascaes.  A 19ª edição do concurso teve patrocínio do Estúdio Vita Produções e apoio da Rádio Udesc 100.1 FM e Companhia Operadora de Terminais de Integração S.A (Cotisa).   Na modalidade analógica, que teve 17 finalistas, o fotógrafo Caio Cezar Nascimento conquistou o primeiro lugar pelo conjunto de 12 fotografias em filme e Guilherme Becker, de Blumenau, ficou com a segunda colocação. Eles vão receber R$ 3,5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente. Com 168 concorrentes, a modalidade digital teve dois vencedores na categoria 1, destinada a quem usa equipamentos com lentes intercambiáveis. André Sielski vai receber premiação de R$ 2,5 mil pelo primeiro lugar e Guilherme Goes, segundo colocado, será premiado com R$ 1,5 mil. Já na categoria 2, para quem utiliza equipamentos com lente única, a disputa envolveu 54 candidatos. Foram classificados pelo conjunto de 12 fotos Suelen Speck Just (1º lugar) e Rodrigo Walter Afonso (2º lugar), que vão receber R$ 1,5 mil e R$ 1 mil.
Clique na imagem para ampliá-la

Novidade em 2013, a Maratoninha foi concluída por todos os 21 candidatos inscritos na modalidade infantojuvenil, que foi dividida em três faixas etárias. Classificaram-se pelo conjunto de seis fotografias registradas em sequência Gabriela Fink da Silva (6 a 9 anos), Carolina Padilha Ajalla (10 a 12 anos) e Eduarda Mendonça de Souza (13 a 15 anos). Cada uma vai receber uma máquina digital como prêmio de participação. Também serão premiados os autores das 20 melhores fotografias do concurso, independente de modalidade.

RIO DO RASTRO

Clique na imagem para ampliá-la

O final de semana não poderia ter sido melhor para quem teve como destino a nossa Região Serrana com seus hotéis fazendas lotados. Destaque principal para o Rio Do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, na beirinha do Aparados da Serra, onde a festa foi capitaneada pelo chef bi-campeão catarinense Helton Costa, da Cantina Sangiovese, de Florianópópolis, que proporcionou a todos os hóspedes um espetacular jantar na noite de sábado. Já na sexta-feira, a cozinheira chef residente do resort Nair Macedo, brindou a todos com "Trutas em 5 Tempos", trutas estas pescadas nos lagos do próprio resort. Toda a harmonização foi a base dos excelentes vinhas da Villa Francioni. Para ver todas as fotos do final de semana aqui no Eco Resort clique aqui. 

MUNICÍPIO TURÍSTICO

O prefeito de Águas de Chapecó, André Max Tormen, esteve em Piratuba, em nossa Rota da Amizade, para conhecer a infraestrutura da Companhia Hidromineral. A intenção do administrador do município, que fica no Oeste Catarinense, é reestruturar o parque termal da cidade. Além do prefeito, integrantes da administração municipal e da Companhia Termal de Águas de Chapecó, também fizeram parte da comitiva. “Eu já conhecia o parque termal daqui e sabemos que é exemplo pra Santa Catarina e até para o Brasil. Não só essa estrutura, mas o turismo no geral, aqui tudo funciona, os turistas realmente frequentam e por isso escolhemos Piratuba para ser nossa referência”, explica o prefeito. O parque termal de Águas de Chapecó existe há mais de 50 anos e de acordo com Tormen a empresa registra a média anual de 35 mil banhos. Piratuba, que ainda não soma este tempo de atividade turística, vende mais de 400 mil banhos durante o ano. 

Clique na imagem para ampliá-la

“Realmente o município vive o turismo aqui, percebemos que a boa administração da Companhia Hidromineral, que é focada e tem planejamento traz resultados. Observamos o comércio também, variado e forte, a rede de hotéis funcionando e isso, com certeza, é reflexo da administração municipal e dos investimentos no turismo. Nós também vamos investir para reestruturar nosso parque, mas antes estamos buscando bons exemplos”,destaca o prefeito. Para o diretor da Companhia Hidromineral de Piratuba, Mauri Lenhardt, a visita do município é resultado de trabalho. “Que bom que somos lembrados e isso mostra que estamos na vitrine, nos mantemos no cenário turístico estadual e nacional. Se, além dos turistas, administradores também nos visitam, é sinal que estamos no caminho certo”,comenta. “Servir de exemplo é resultado de trabalho e nós sabemos que se nosso turismo vai bem, nossa população é que ganha com isso. Que bom que podemos contribuir, isso fortalece o turismo”, completa Lenhardt.


ATLANTA & GRAMADO

Lúcia Jennings e Ricardo Barros receberam Walter Comassetto

O representante do Festival do Turismo de Gramado nos Estados Unidos, Canadá e América Central, Walter Comassetto, esteve no Consulado Brasileiro de Atlanta, em reunião com o vice-cônsul Ricardo Barros e a presidente da Câmara de Comércio Brasil/Estados Unidos em Atlanta, Lúcia Jennings. A partir deste encontro, as duas entidades mais importantes do Sul dos Estados Unidos ligadas ao Brasil conheceram toda a estrutura do Festuris e também informações turísticas do País. O vice-cônsul lidera uma comissão encarregada de promover o turismo brasileiro nos Estados da Georgia, Tennessee, Carolina do Sul, Alabama e Mississippi. “Com isso, o evento será oficialmente recomendado para empresas do setor”, afirma. Segundo Comassetto, ainda está prevista a vinda de um grupo jornalistas e representantes do trade norte-americano ao festival.
MADRINHA

Foi realizada na noite do último dia 18 a formatura de nove jovens do curso Organizador de Eventos, do Serviço Nacional do Comércio no Rio Grande do Sul (Senac-RS) – Unidade Gramado. A solenidade ocorreu na Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, em Canela, e as formandas escolheram a empresária Marta Rossi como madrinha após as 160 horas/aula, iniciadas em outubro do ano passado. “Este convite é como uma homenagem para mim. Me senti abraçada pelas comunidades da região, e não há prêmio maior do que o abraço do povo, da comunidade e da região onde vivemos”, disse ela, durante seu pronunciamento. As formandas receberam buquês de rosas vermelhas da paraninfa. Fundadora da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos – que neste mês completa 25 anos –, Marta pontuou que o Brasil vive uma época de ouro na área e tem conquistado visibilidade mundial em razão de eventos como Jornada da Juventude, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas. “O mercado está ‘bombando’, mas é preciso alertá-las que este mercado não virá ao encontro de vocês. Serão vocês que terão que ir ao encontro dele, com a mesma determinação que as levou a concluir este curso”, aconselhou a empresária.
Clique na imagem para ampliá-la

Com a experiência de quem realiza dois eventos próprios – o Festival do Turismo de Gramado, que chega à 25ª edição, e o Chocofest, que encerrou sua 18ª edição no mês passado – além de já ter coordenado mais de mil seminários e congressos em duas décadas e meia, Marta usou palavras do publicitário Nisan Guanaes para homenagear suas afilhadas: “Só o trabalho nos leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso”. Durante o curso, foram abordados conteúdos como relações interpessoais, cerimonial e protocolo, planejamento em eventos e empreendedorismo. Na capacitação, outras competências e nichos de atuação surgiram da interação entre colegas, que resultaram em parcerias estruturação de novas empresas do ramo.
PÓLO DE EVENTOS

Com estrutura para atender aos mais variados tipos de eventos, Gramado é um dos locais mais requisitados por empresas e instituições de todo o Brasil. É tradição visitar a Serra Gaúcha nos meses de inverno para aproveitar as belas paisagens da região e se deliciar com a gastronomia local, mas nem só de lazer vive o turismo de cidades como Gramado e Canela. De fato, é cada vez mais comum empresas e instituições escolherem a região para realizarem reuniões, encontros, congressos e palestras. De olho neste segmento, alguns empreendimentos da região estão investindo em estrutura e serviços para atender as necessidades do público empresarial. No Hotel Continental Canela, de Canela (RS), foi montado um Centro de Eventos com cinco ambientes para até 1400 pessoas simultaneamente. O espaço é climatizado e conta com equipe profissional de recreacionistas que fica a disposição dos participantes dos eventos.

“Temos um espaço com características que trazem mais conforto e uma equipe especializada para atendimento. Com esse conceito, o hotel quer despontar no setor e prevê grandes negócios para 2013. O mercado interno está aquecido e gera inúmeras possibilidades”, destaca a gerente Comercial do Hotel Continental Canela, Fabiana Perottoni. O empreendimento ainda oferece um amplo parque, distribuído em cinco hectares de área, ideal para a realização de dinâmicas de grupos ou confraternização entre os colaboradores. Em Gramado, a Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo da Serra Gaúcha, inaugurou o Espaço Class, ambiente localizado junto à loja da empresa que serve como opção para empresas promoverem encontros, reuniões e confraternizações. Com capacidade para 60 pessoas, o espaço oferece completa infraestrutura para receber eventos corporativos. “O Espaço Class se torna uma ótima alternativa para ações durante os principais eventos que acontecem em Gramado, pois está localizado na principal avenida da cidade”, salienta a diretora Comercial da empresa, Luiza Brocker Boeira.
EM CANELA

Vem aí a 5ª edição do Expotur S, uma feira de Turismo para o agente de viagens. Um encontro, um canal direto de negócios com operadoras e setores do turismo. Tem o objetivo de integrar a Região das Hortências na serra gaúcha, com os demais destinos do Sul do Brasil e promover o turismo gaúcho, apresentando suas potencialidades, oportunizando a fomentação de negócios entre os diversos setores do trade e ampliando a comercialização de produtos.


 ESPAÇO FLORIPA

Clique na imagem para ampliá-la

A primeira noite do Espaço Floripa foi um verdadeiro sucesso. A escolha do show do lendário Barão Vermelho, em sua última turnê anunciada, acertou em cheio e lotou a casa. Os ingressos para pista já estavam esgotados na quinta-feira cedo e a tarde já não tinha mais camarotes. Teve gente que ficou de fora literalmente e terão que esperar um novo show. Morro de rir dessa gente que deixa tudo pra última hora.
Clique na imagem para ampliá-la
Mas anotem aí, o próximo show será dia 20 de junho, com o carioca Jorge Ben Jor. Sob o comando do competente grupo de administradores que transformou a Fields em referência nacional, o Espaço Floripa seguirá um conceito sofisticado para reunir música de boa qualidade para todos os públicos na capital catarinense. O Espaço Floripa contará com ambiente climatizado, espaço vip, camarotes especiais, temakeria no terraço e mordomias para as mulheres com um profissional da beleza para arrumar cabelos e maquiagem durante a festa. E também sediará formaturas, casamentos...


X GAMES ITAIPU

Clique na imagem para ampliá-la
A avant-première dos X Games, nesta última quarta-feira (17) à noite, foi um sucesso de público e de crítica. Os convidados que participaram da abertura dos  jogos, no Mirante Central de Itaipu, se encantaram com a Iluminação  da  Barragem,  a apresentação de Billy Voador, ao som da música criada  para os X Games de Foz do Iguaçu, e a rápida performance de um dos pilotos de rali. Os X Games começaram na quinta-feira (18) e terminaram neste domingo em Foz  do Iguaçu. Atletas e autoridades elogiaram a escolha do município para sede  da  competição, porque a cidade é uma síntese do Brasil, como disse o cônsul  geral  dos  Estados  Unidos, Dennis Hankins: a natureza exuberante, representada  pelas  Cataratas  do Iguaçu; o poder tecnológico e econômico, pela  usina  de  Itaipu;  e  a  convivência  pacífica  de diferentes povos, simbolizada  pela  população  da  própria  cidade, onde convivem mais de 70 etnias. 

Clique na imagem para ampliá-la
Além das autoridades, também  estavam  presentes  representantes da ESPN Internacional e da ESPN  Brasil,  que promovem os jogos, e da empresa brasileira Brunoro Sport Business,  que trouxe os X Games para Foz do Iguaçu. Assistido  “ao vivo” por cerca de 60 mil pessoas, os  X  Games foi transmitido para 380 milhões de lares em mais de 180 países. Os jogos estão sendo disputados por cerca de 200 dos melhores atletas  do  mundo  em  15  modalidades  de quatro esportes: skate, rali de carro, moto e ciclismo BMX. Ao  dar  as boas-vindas aos participantes dos X Games, ao lado de seu par  paraguaio, o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, contou que, em Foz do Iguaçu, onde nasceu, já viu Mané Garrincha jogar, assistiu a uma luta de Éder Jofre e foi espectador de jogos da Seleção Brasileira de Futebol. “Mas nada  chega  perto  da  grandiosidade  dos  X Games”, comparou, elogiando a ousadia dos organizadores. E finalizou destacando a importância do esporte, “um evento que agrega os povos”.


Clique na imagem para ampliá-la

Ao  final  dos discursos, uma surpresa para o público: a apresentação da  Iluminação da Barragem. Logo em seguida, ao som da música oficial dos X Games  de  Foz do Iguaçu, surgiu no alto o paramotor de Valtemir Pereira de Souza, o Billy, também iluminado. O piloto, que fez várias manobras sobre o Mirante  Central,  sob  muitos aplausos, é empregado da Itaipu Binacional e morador de Foz do Iguaçu. Depois, no estacionamento, uma apresentação rápida do hexacampeão do rali  Tanner  Foust, a bordo do carro usado nas competições. Ele substituiu Ken  Block,  que  por  um  impedimento não pôde mostrar suas habilidades ao público presente em Itaipu.A festa terminou com  um  show de fogos de artifício e a apresentação da dupla de bateristas paraguaios 2drumashup, que põem o som de seus instrumentos sobre músicas de Jamiroquai,  Queen, Fatboy Slim e outros. Foi a primeira vez que a dupla se apresentou no Brasil.