COMISSÃO DE TURISMO
Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo. Na última terça-feira (16), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), esteve presente na videoconferência realizada com o novo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, João Carlos Bacelar. Na ocasião, os representantes do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também marcaram presença. A propósito, o encontro teve o intuito de apresentar ações para impulsionar o turismo nos estados, tomadas a partir de uma avaliação junto com empresas e instituições do setor, na construção de uma agenda única nacional. Além disso, a reunião buscou apresentar outras estratégias para mitigar os impactos advindos da crise provocada pela Covid-19.
“Afinal, queremos construir, de modo participativo com os stakeholders, 27 documentos de orientação ao poder executivo local, sobre as prioridades para o desenvolvimento do turismo sustentável e ações de curto prazo para fazer frente aos desafios, considerando um norteamento estratégico para médio e longo prazos. Certamente, nada mais consonante do que apresentar à Casa de Leis, em especial a comissão que legisla em favor do turismo brasileiro”, conta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, diretor da CNC e responsável pelo Cetur. Além disso, Sampaio defende que é necessário trabalhar pelo Marco Regulatório dos Jogos (PL nº 442/91) como uma saída para fomentar o turismo, uma vez que o setor hoteleiro pode integrar os cassinos sem seus resorts.
A saber, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Assim sendo, integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
Como resultado, é uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Assim sendo, Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
MEDIDA PROVISÓRIA
A propósito, o presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória que prorroga os prazos relacionados a adiamento e cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de Turismo e de cultura em razão do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19. Com isso, os efeitos das medidas estabelecidas na lei alterada (nº 14.046, de 24 de agosto de 2020) – atualmente aplicáveis a eventos adiados ou cancelados até dezembro de 2020 – aplicam-se a adiamentos ou cancelamentos de serviços, de reservas e de eventos realizados até dezembro de 2021.
Além disso, também estão sendo prorrogados até 31 de dezembro de 2022 os prazos para o consumidor utilizar seus créditos na compra de produto ou serviço da respectiva empresa, para remarcação de eventos e reservas e para que o prestador de serviço restitua os valores pagos pelo consumidor, caso não consiga remarcar o evento ou disponibilizar os créditos ao comprador. Da mesma forma, os créditos já adquiridos pelo consumidor antes da edição da medida provisória também poderão ser utilizados até o dia 31 de dezembro de 2022. Concomitantemente, em relação a artistas, palestrantes e outros profissionais contratados até 31 de dezembro de 2021 que forem impactados por adiamentos ou por cancelamentos de eventos em decorrência da pandemia da covid-19, estão dispensados de reembolsar imediatamente os valores ao consumidor, desde que o evento seja remarcado para até 31 de dezembro de 2022.
Sem dúvidas, a MP concretiza, diante do grave cenário enfrentado pelos setores de turismo e cultura, modificações convenientes e oportunas na Lei nº 14.046, de 2020, prezando pela saúde das empresas dos setores em questão e mantendo os mecanismos de defesa do consumidor constantes da lei alterada, tendo em vista que as prorrogações pretendidas continuam a beneficiar o consumidor.
BALANÇO SANTUR
A princípio, à SANTUR, Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, divulgou as principais ações desenvolvidas neste primeiro ano de gestão sob a coordenação do presidente Leandro “Mané” Ferrari, que assumiu o cargo em março de 2020. Atualmente,, destaque para investimentos em infraestrutura turística em várias regiões do estado, avanços em pesquisa e inovação no turismo e medidas de apoio ao setor para o enfrentamento dos impactos da Covid-19. A saber, nesses últimos 12 meses, o valor investido está próximo de R$ 67 milhões, além das ações executadas pela equipe da Agência e que não envolveram repasse de recursos. Confira todos os detalhes aqui.
CALENDÁRIO ABAV
A propósito, em conversa com a Presidente da ABAV/SC, Conceição Junks, a Abav Nacional, por meio do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), já tem definido os dez assuntos que nortearão uma programação composta de lives, treinamentos e painéis de discussões entre os meses de março e dezembro. Sendo assim, a estreia acontece no próximo dia 31 de março com uma consultoria especializada em gestão financeira e a participação de representantes da Abreu Turismo e Localiza.
Diante disso, e para facilitar a consulta aos interessados, a organização criou uma página em que atualizará periodicamente as informações sobre os eventos, com os respectivos links e formulários de inscrições. Segundo Conceição, as próximas datas e temas serão: 28/ABR – LGPD; 26/MAI – Desafios do home office; 30/JUN – Inovação; 28/JUL – Empreendedorismo; 25/AGO – Marketing e Promoção Comercial; 22/SET – A força das mídias sociais; 27/OUT – Gestão; 24/NOV – Transformação digital 15/DEZ – Marketing e Vendas.
RECUO NA OFERTA DE VOOS
De fato, quando a gente pensa que vai melhorar, piora. Enfim, tenho certeza que lockdown não resolve nada, piora, uma vez que continuam havendo baladas, aglomerações e tudo aquilo que estamos vendo nos noticiários. Certamente irresponsabilidade além de ingerência geral. A priori, trabalhadores querendo e sendo presos por isso e baladeiros sendo soltos. Sem dúvidas uma completa inversão de valores. Naturalmente todos precisamos produzir e o Brasil não pode parar. Diante disso e, com o agravamento da pandemia as companhias aéreas nacionais registram uma média de 1.258 partidas diárias domésticas neste mês, ou praticamente a metade (52,4%) da quantidade de decolagens do início de março de 2020 - antes das medidas de isolamento social e fechamento das fronteiras. Definitivamente isso é o que mostra o levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Sem dúvidas, essa queda acontece após as empresas aéreas terem registrado, desde maio, uma retomada gradual da demanda por voos domésticos, alcançando o pico de 1.798 decolagens diárias em janeiro, ou 75% da oferta diária de partidas em relação ao início de março de 2020. Além disso, o agravamento da pandemia já havia impactado a quantidade de voos em fevereiro, quando a média diária recuou para 1.469, o que equivale a 61,2% da malha aérea pré-crise. Diante disso, as Companhias estão cobrando até por check in e marcação de assentos via WEB. Assim, ao invés de ajudarem, fazem de tudo para perder o viajante.
SEGURANÇA PARA VIAJAR
Sem dúvidas, além da escolha por estabelecimentos e empresas que cumpram protocolos de saúde e medidas preventivas, a preocupação com a segurança no viajar é fundamental. De maneira idêntica isso também inclui um cuidado ainda maior maior na escolha do seguro viagem. Diante disso, cobertura para a Covid-19 e a prevenção a imprevistos estão estimulando ainda mais um mercado que já apresentava taxas consideráveis de crescimento antes da pandemia. Segundo dados do relatório “Travel Insurance Global Market Trajectory&Analytics”, produzido pela Research and Markets, mostram que o mercado de seguro viagem deve crescer cerca de 57% no mundo nos próximos anos, saindo do patamar de US$ 21,5 bilhões em 2020, para US$ 33,7 bilhões até 2027, uma média de 6,7% de crescimento ao ano.
Igualmente no Brasil, um levantamento realizado em novembro pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) mostrou que para mais de 60% das operadoras as vendas de seguro-viagem se mantiveram estáveis ou cresceram entre as demandas, mesmo em um cenário de redução no número de viagens realizadas por conta da pandemia. Como resultado, o aumento da compra de seguro para viagens nacionais, fenômeno que já era uma tendência nos últimos anos, mas que a pandemia contribuiu para acelerar.
“De antemão, o consumidor passou a ver o seguro viagem como item essencial e está mais atento e exigente, analisando as coberturas e limites dos produtos, além disso, com a queda nas viagens internacionais o consumidor também passou a entender a importância do seguro viagem nacional. Do mesmo modo, sentimos que diferenciais e facilidades como a telemedicina, são pontos importantes levados em consideração no momento da contratação. Desde já, precisamos mencionar que a principal preocupação passou a ser a cobertura específica de Covid-19”, destaca Federico Siri, presidente Universal Assistance Brasil (antiga Travel Ace).
ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE VENDAS
A priori, Rafael Peccin vai comandar a aula “Branding: Imagem, marca e estratégias de venda”. Em primeiro lugar, ele é Diretor de Marketing do Casa Hotéis, uma coleção de hotéis upscale localizada na Serra Gaúcha, proprietária das marcas Casa da Montanha, Parador e Wood. Em segundo lugar, tem formação em Turismo, e atua no mercado da Comunicação há 10 anos sendo um dos responsáveis por transformar a rede hoteleira em uma referência em experiências no Brasil. Além disso, recentemente a coleção lançou um produto inovador no país, as acomodações no estilo casulo. A saber, branding é uma estratégia de gestão indispensável em qualquer empreendimento, produto ou lugar. Sendo assim, ele envolve um conjunto de ações que devem estar alinhadas aos objetivos, valores e posicionamento da marca. Naturalmente, além de estreitar a relação com o público-alvo, também fortalece a reputação das marcas. Portanto, acesse o site e compre o seu ingresso presencial ou online com valores especiais. As vagas são limitadas e a pré-venda encerra nesta segunda-feira.
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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