USHUAIA - SÃO PAULO - USHUAIA
Meus efusivos aplausos e parabéns aos esforços do Prefeito de Ushuaia, Walter Vuoto, ao Senador da Argentina, Matías Rodriguez, junto a Aerolineas Argentinas que passará ater voos diretos entre Ushuaia a cidade mais austral do Planeta, na Patagônia Fantástica Argentina e São Paulo, durante os meses de julho e agosto deste ano. A nova rota terá uma frequência de dois voos semanais, com o objetivo de incentivar e acompanhar o forte crescimento do turismo receptivo que a cidade vive, após a pandemia.
Vuoto destacou: "A importância de podermos começar a ter voos diretos de nossa cidade para São Paulo nos meses de maior demanda do turismo de inverno é uma decisão muito positiva para nossa bandeira liderada por Pablo Ceriani, a quem agradecemos o apoio, que nos permitirá aumentar a demanda no destino nesta temporada”. Sabemos que muitos brasileiros escolhem a cidade do fim do mundo para passar uma temporada em resorts de inverno, então ter esse voo direto potencializa as vantagens do nosso destino. Por outro lado, muitos homens e mulheres fueguinos também tiram férias de inverno e quem pode viajar também tem a alternativa de chegar diretamente ao Brasil”, explicou.
Essa nova rota permitirá conexões para diferentes partes do Brasil a partir da metrópole brasileira em conexão com a empresa Gol, uma vez que ambas as empresas possuem uma aliança estratégica com vantagens importantes para seus usuários, como a compra, check-in e check-in de bagagem para voar, acesso gratuito ao GOL Premium Lounge nos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro e acúmulo de milhas para uso no Smiles ou Aerolíneas Plus.
Por sua vez, o senador nacional, Matías Rodriguez destacou: "O papel fundamental desempenhado pela nossa empresa emblemática no desenvolvimento do turismo receptivo tanto no mercado nacional como internacional. Para nós, ver que Aerolineas Argentinas adiciona novas rotas a cada semana nos enche de alegria, porque isso significa que existe um país que, apesar de todas as dificuldades, está se reativando. O turismo é fundamental para o futuro da Argentina e ainda mais para a nossa cidade de Ushuaia, então o retorno deste voo direto para San Pablo é muito auspicioso para o turismo local, e confiamos que também será muito lucrativo para a empresa”, afirmou.
Por fim, o presidente da Aerolíneas Argentinas, Pablo Ceriani, destacou que: “A empresa está fazendo uma aposta muito grande para desenvolver o turismo receptivo, principalmente no Brasil, que é a grande aposta regional da empresa. Já anunciamos voos diretos de São Paulo para Salta e Bariloche, e agora estamos anunciando para Ushuaia. Fundamental para fortalecer a temporada turística de inverno na cidade”. Viemos de uma temporada de verão muito importante, que permitiu que a cidade tivesse níveis recordes de turistas e esperamos que esta temporada de inverno também seja bem sucedida”, finalizou.
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucessO. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasilfor aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE
Termina hoje, 22 de abril, em diversas cidades do Brasil o World Creativity Day - Dia Mundial da Criatividade. A data é lembrada com a realização de vários eventos colaborativos no SEBRAE, Celeiro Criativo e no Espaço Cultural. As programações que começaram no último dia 20, contemplam diferentes formatos de atividades como palestras, debates, apresentações culturais, oficinas, exposições, feiras criativas e workshops. Realizado em 100 cidades brasileiras e em mais de 19 países, o World Creativity Day tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, com a participação de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros que ajudam a construir uma programação inédita e totalmente gratuita. Com o tema "Celebrar a Vida", o evento que está em sua 5ª edição conta com a realização de inúmeras atividades gratuitas. A data que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.
O Dia Mundial da Criatividade e Inovação visa aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do ser humano. O objetivo é promover e conectar iniciativas que estimulam a criatividade e a inovação para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável. O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, responsável por difundir e aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século. O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.
EMBRATUR SOB NOVA DIREÇÃO
Silvio Nascimento é o novo Presidente da Embatur. Sem dúvidas, em consequência da pandemia, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo teve sua função alterada em boa parte do ano passado. Atendendo à Lei 14.002/2020, a Agência virou suas atenções à promoção do turismo interno. Só a partir de julho de 2021, a Embratur retomou sua missão principal, de promover os destinos brasileiros no exterior. O desafio agora é reforçar a atração de turistas estrangeiros para alcançar novamente os números pré-pandemia.
Segundo Nascimento, “A atuação da Embratur na promoção nacional foi um desafio grande e coordenado com o Ministério do Turismo. Ficamos felizes com os resultados alcançados pelo setor, que sofreu duramente os efeitos econômicos da pandemia. Desde julho, nossos esforços estão voltados novamente para a promoção internacional e estamos trabalhando para que a vinda de turistas estrangeiros siga crescendo”. O ministro do Turismo, Carlos Brito, reforçou as expectativas positivas para o futuro próximo e destacou o potencial do Brasil para o cenário pós-pandemia. “O governo federal não mediu esforços para salvar o setor turístico e lançou várias ações para diminuir os impactos da pandemia. Agora, estamos vendo uma retomada efetiva e um otimismo de todos”.
COMPANHIAS AÉREAS SÃO CAMPEÃS EM RECLAMAÇÕES
Não consigo entender esses prêmios que recebem ÀS companhias aéreas como a melhor em pontualidade, qualidade, assentos e outros quesitos, quando na realidade são campeãs de reclamações, tanto que o Portal Consumidor.gov.br sobre transporte aéreo, durante o primeiro trimestre deste ano, quase dobraram as reclamações em comparação ao mesmo período de 2021. Entre janeiro e março de 2022, foram 43.605 reclamações contra 22.458 registros no ano passado – crescimento de 94%. O problema mais demandado envolve atrasos e dificuldades de reembolso, com 35.590 registros em 2022. O segundo maior motivo de reclamação é o cancelamento de voo, com 4.592 manifestações. E em terceiro lugar está a oferta não cumprida ou serviço não fornecido, no período de janeiro a março deste ano.
Dos 61 itens de avaliação das companhias aéreas, os mais reclamados pelos consumidores são: a dificuldade de reembolso, o cancelamento de voos e a dificuldade de comunicação. Entre 2020 e 2021 foram registradas 101.661 reclamações no Consumidor.gov.br contra as três companhias aéreas operantes no Brasil. Destas, 38.667 se referiram a dificuldade de reembolso, 20.430 eram referentes a cancelamento de voo e outras 11.708 queixas, referentes à ineficácia do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A Senacon ainda recomendou às empresas aéreas que invistam no Serviço de Atendimento ao Consumidor. O intuito é fazer com que as demandas sejam solucionadas pelas empresas, antes de serem judicializadas. Outro ponto é a simplificação da linguagem dos textos apresentados aos consumidores nas plataformas de comunicação.
RODADA DE NEGÓCIOS
Em parceria inédita com a ANUFOOD Brazil, o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – promoveu uma rodada de negócios exclusiva para o segmento de Alimentos & Bebidas com a presença das maiores redes hoteleiras do país e os mais importantes fornecedores do setor. A 6ª edição do Encontro Corporativo de Compras aconteceu pela primeira vez na ANUFOOD Brazil, feira internacional exclusiva para o mercado de alimentos e bebidas. Empresários e profissionais do setor de A&B tiveram a oportunidade de estreitar relacionamento com compradores das redes hoteleiras e expandir seus negócios. Cada rede recebeu, de acordo com uma agenda pré-definida e tempo determinado, as equipes comerciais das empresas fornecedoras presentes e previamente selecionadas pelo FOHB.
O evento contou com a participação de 10 redes hoteleiras associadas ao Fórum e 13 fornecedores. Cada reunião durou 20 minutos, durante 5 horas, totalizando 122 reuniões que geraram uma expectativa de mais de R$ 500 mil em vendas nas mesas de negociações e mais R$5 milhões em prospecções para os próximos 12 meses. Os fornecedores participantes foram: TAO Kombucha, Villagio Del Tartufo, BRF, Lowko, Baldo, Topema, Dynamus, Café Santa Monica, Landê, NoMoo, Andes Growers, Los Pasteros e Rio Acima. A rodada de negócios aconteceu no primeiro dia de evento, no Espaço Hospitality Trends e foi organizado por Ana Paula Rodrigues, Gerente de Marketing do FOHB e Priscila Bibiano, Gerente de Parcerias e Novos Negócios do FOHB.
O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, hoje conta com 18 redes associadas, tanto nacionais, como internacionais. São 706 hotéis de redes associadas ao FOHB, que juntos totalizam mais de 109 mil unidades habitacionais (UHs). Estão presentes em 197 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 139 mil empregos diretos e indiretos. Em 2023, os hotéis das redes associadas ao FOHB serão 727, que totalizarão mais de 111 mil UHs.
DIA NACIONAL DA ALEGRIA
Entre os dias 25 e 29 da próxima semana, parques e atrações de todo o Brasil abrirão suas portas para celebrar o Dia Nacional da Alegria (DNA). Na ocasião, crianças carentes de diferentes instituições são convidadas a usufruírem de um dia de muita diversão nos parques, no evento realizado especialmente para recebê-las. De acordo com o comunicado, esta será a 13ª edição do DNA, que nas 12 edições anteriores já recebeu mais de 400 mil crianças. Em Santa Catarina estaão participando do DNA o Oceanic Aquarium – Balneário Camboriú, Beto Carrero World – Penha, Parque Unipraias – Balneário Camboriú e FG Big Wheel também em Balneário de Camboriú.
Em 2008, o SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques & Atrações Turísticas) lançou o Dia Nacional da Alegria com o objetivo de garantir lazer e diversão a todos. Os parques e atrações turísticas escolhem a melhor data para receber as crianças, selecionadas por meio de associações e instituições parceiras, que já desenvolvem trabalhos com crianças carentes. Nesta edição, mais de 20 parques e atrações turísticas confirmaram participação no DNA, atendendo ao menos 12 mil crianças.
Além dos parques acima de Santa Catarina, estão confirmados o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o BioParque do Rio, o AquaRio e o Paineiras-Corcovado, o Alpen Park e os Bondinhos Aéreos Canela, em Canela, na Serra Gaúcha, o Beach Park, no Ceará. Segundo o SINDEPAT, a ação conta com a parceria da Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações) desde sua primeira edição.
PROTEÇÃO DE DADOS
Seu hotel já está adaptado à Lei Geral de Proteção de Dados? Com o uso cada vez mais amplificado da internet como fonte de negócios, dados pessoais acabaram ficando mais expostos e as pessoas vulneráveis às mais variadas modalidades de golpes e fraudes. Em todos os setores da economia, o tráfego de informações sensíveis é necessário e tem sido amplificado, porém criando uma fonte de exposição perigosíssima. Por isso, o governo brasileiro detectou a necessidade de criar regras que sistematizassem e protegessem essas informações. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020, definiu diversas obrigações e procedimentos que precisam ser observadas pelo mercado como um todo, entre os quais o setor hoteleiro. Neste segmento em especial, a comercialização de hospedagem, agendamento de passeios e assemelhados é realizada, numa grande proporção, através dos meios digitais e envolve coleta e tratamento de dados dos clientes.
Por esse motivo, percebeu-se que seria necessário discutir as particularidades do setor e a forma com que se desenvolve uma operação diária do serviço de hospedagem para se chegar à melhor aplicação das normas da LGPD a qualquer estabelecimento do ramo da hotelaria. A programação do Encatho 2022 está bem diversificada. Serão diversos profissionais falando sobre os mais variados temas de interesse nas áreas da gestão hoteleira e turística. Os formatos também variam. São palestras, encontros, fóruns e painéis, além de salas paralelas com atividade que envolvem a capacitação técnica realizada por fornecedores do setor. Quer saber mais CLIQUE AQUI.
Leia ainda: Brasileiros poderão passar suas férias de inverno no Chile
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Profissionais do setor turístico se reúnem em maio em Santa Catarina
Wolrd Travel Market Latin América reúne trade nacional e internacional
Mercados aéreos nacional e internacional seguem em recuperação
Voos entre Buenos Aires e Florianópolis são mantidos
Outono começa com previsão de muita neve em Pomerode – SC