NÚMEROS POSITIVOS NO TURISMO
A retomada do turismo no Brasil já começa a ser sentida em diversas atividades turísticas, de acordo com dados do primeiro semestre de 2022 divulgados pelo Ministério do Turismo, que apontam crescimento, e até recordes, em diversos segmentos, como a hotelaria, a aviação nacional e a visitação de pontos e destinos turísticos pelo país. Em Foz do Iguaçu (PR), o número de turistas em Itaipu dobrou no primeiro semestre. Foram mais de 218,4 mil visitas ao atrativo, uma alta de 110% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A expectativa é de que até o fim de 2022, os índices se aproximem dos verificados antes da pandemia. Em Curitiba, o movimento na Linha Turismo – ônibus que leva turistas aos principais atrativos da capital – cresceu 560% no primeiro semestre, totalizando 73.964 usuários transportados.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Falando em foz do Iguaçu, com o processo de retomada do turismo cada vez mais evidente, os organizadores do 17º Festival das Cataratas têm registrado uma alta procura pela comercialização dos estandes do evento, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro. Até agora, 80% dos estandes da Feira de Turismo e Negócios foram reservados, mas ainda há espaços disponíveis na exposição que faz um verdadeiro recorte no que há de melhor em produtos e serviços de diversos segmentos do turismo. “Com a pandemia um pouco mais controlada, todos estão muito ansiosos em se reencontrar e gerar novos negócios”, destaca Mayara Angeli, diretora do Festival. A expectativa é que o evento movimente diversos setores da economia de Foz do Iguaçu, gerando empregos diretos e indiretos, e aumentando a taxa de ocupação hoteleira. “A cidade já ‘comprou’ o evento há muitos anos e faz parte do calendário de todos aqueles interessados no desenvolvimento do setor”, complementa.
Para a edição do Festival estão confirmados os seguintes eventos paralelos: Rodada de Negócios, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Hackatour Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais. Antes da Feira de Turismo e Negócios em dezembro, o Festival já está promovendo ações importantes que antecedem o evento. Desde junho tem acontecido on-line as rodadas da Arena Cataratas, que tem como objetivo ajudar na divulgação dos empreendimentos associados das Instâncias Governamentais Regionais (IGRs) do Paraná. Na próxima segunda-feira (25), por exemplo, às 17h, será a vez das regiões “Lagos e Colinas” e “Riquezas do Oeste” apresentarem os seus potenciais turísticos. A apresentação pode ser conferida ao vivo pelo canal do Youtube do Festival.
Outra ação importante é o Hackatour Cataratas Developers, que acontece entre os dias 14 e 18 de setembro. A maratona de programação tem como objetivo a busca por soluções e inovações para demandas do turismo. Serão quatro dias intensos de workshops, mentorias, palestras e muito desenvolvimento. Os melhores projetos passarão por um processo de aceleração para, em dezembro, serem apresentados diretamente ao mercado na Feira de Turismo e Negócios do Festival. Mais informações estão disponíveis em https://www.hackatour.com/. Os interessados em apresentar produtos ou serviços no Festival das Cataratas podem obter mais informações sobre valores e formas de pagamento pelo e-mail comercial@festivaldascataratas.com ou pelos telefones (45) 3029-6603 e (45) 9 9958-0025.
ZARCO DO MIRANTE
Em função do aumento da demanda durante as férias escolares e do Festival de Dança, que termina só no dia 29/7, a linha Mirante vai operar também em dias úteis, além do fim de semana. E tem outra novidade para os usuários. A partir desta quinta-feira (21/7), a linha Mirante será feita por um novo ônibus, o “Zarco do Mirante”. O veículo foi personalizado para ser uma atração turística na cidade e, por isso, tem um layout que lembra uma jardineira, antigo meio de transporte com carrocerias rústicas, feitas de madeira, implantadas sobre um chassi de caminhão. Além de ter as janelas em formato diferenciado, o ônibus está plotado com a marca “Cidade de Joinville” e o nome “Zarco do Mirante”. Com capacidade para 60 passageiros, bancos estofados e ar-condicionado o veículo proporciona mais conforto para quem opta por utilizar o transporte coletivo para visitar o Mirante do Boa Vista.
As regras de funcionamento continuam as mesmas: o passageiro paga apenas a passagem para subir o Mirante, na descida não tem cobrança de passagem. O valor é mesmo do transporte coletivo urbano, R$ 4,75 antecipada e R$ 5 a passagem embarcada. O bilhete pode ser adquirido junto ao guichê anexo à portaria do parque do Mirante. O ponto de partida do “Zarco do Mirante” é o Terminal Central. Em dias úteis, os horários de partida são às 9h30, 10h30, 11h30, 13h40, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30. Já aos fins de semana, as partidas ocorrem de hora em hora, entre 10h e 18h. A população pode acompanhar os horários no site onibus.info. N a tarde de quarta-feira, o ônibus ficará estacionado em frente a Prefeitura de Joinville, quando o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin conhecerão o veículo personalizado pelas empresas Gidion e Transtusa, concessionárias que operam o transporte coletivo de Joinville.
Nova pesquisa da VisualGPS da iStock aponta que quatro em cada 10 turistas latino-americanos acreditam que o turismo sustentável é mais importante depois da pandemia. Sem dúvidas os destinos de roteiros de charme, pousadas, turismo rural e resorts de campo bem como turismo termal estão em alta pós pandemia. Evidentemente que o que se busca e tranquilidade ,aliada ao lazer, segurança, gastronomia de qualidade, sem a muvuca dos grandes resorts com suas piscinas lotadas com som nas alturas e restaurantes transbordando de gente... Isso ficou ainda mais claro com a chegada das férias de verão no hemisfério norte e férias de inverno aqui no Brasil. Vale comentar que, ainda de acordo com o último Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo deverá continuar a sua recuperação gradual em 2022.
Embora a América Latina seja frequentemente anunciada como um hotspot global para esse tipo de viagem (ecoturismo e turismo verde), as empresas desse setor geralmente se esquecem de falar diretamente com o consumidor. De acordo com uma pesquisa da Expedia que analisou hábitos e comportamentos de viagem, mais de 69% dos brasileiros viajam dentro de seu próprio país. De fato, a América Latina está na vanguarda do ecoturismo e do desenvolvimento sustentável na indústria de viagens, principalmente porque a região é rica em atrações naturais que precisam de proteção.
A pesquisa revelou que 67% acreditam que é importante que as marcas de viagens, empreendimentos hoteleiros, agências e operadoras demonstrem seu compromisso com o meio ambiente e outras causas sociais. Além disso, as empresas de viagens e agências de turismo continuem a tomar medidas para proteger os ecossistemas e apoiar as economias locais. Portanto, as empresas de viagens devem representar o ecoturismo não apenas por meio de atividades recreativas, mas também com visuais de sustentabilidade, acomodações como hotéis ecologicamente corretos, glamping e outras experiências que colocam os viajantes em ambientes naturais, usando mecanismos de economia de energia ou qualquer outra atividade que ajude os viajantes a reduzirem sua pegada de carbono.
As experiências ao ar livre também estão associadas às viagens ecológicas e estão entre as atividades mais valorizadas pelos latino-americanos, com mais de 30% dizendo que preferem viajar para lugares isolados. Os especialistas visuais da iStock dizem que destacar as belas paisagens da América Latina e colocar os próprios latino-americanos no centro das imagens de ecoturismo pode ajudar a inspirar os viajantes a explorar seus arredores e viajar de forma mais sustentável.
Outro grande exemplo de sustentabilidade, lazer, tranquilidade, natureza e alta gastronomia é a Pousada Morada dos Bouganvilles na paradisíaca Praia do Rosa. Bela e charmosa Morada fica no topo da colina, a 400 metros da Praia Rosa, em Imbituba e dispõe de quartos com vista panorâmica, além de piscina, restaurante gourmet, estacionamento e Wi-Fi gratuito. Rodeados por vegetação nativa, os quartos oferecem decoração aconchegante, ar-condicionado, frigobar, varandas com rede, Smart TV via satélite e Camas King size e Queen size. Além disso, as acomodações Bougainvilles agora oferecem deck privativo com SPA para nos proporcionar agradáveis momentos de relaxamento com uma linda vista ao mar. Na Morada dos Bougainvilles, você pode relaxar no jardim ou reservar uma massagem. Trilhas a pé e passeios a cavalo são outras opções de lazer disponíveis. O restaurante "Sapore di Pasta" traz um sabor da cozinha italiana-mediterrânea com uma abordagem contemporânea. O café da manhã é servido em um buffet farto, com bolos caseiros e iguarias regionais.
FESTIVAL ENCHEFS
O Festival Enchefs Santa Catarina preparou mais uma novidade para a edição deste ano. As chefs ganhadoras da etapa catarinense, Maria Garcia e Camila Figueredo - que irão disputar o título de Embaixadoras da Gastronomia de Santa Catarina pelo prêmio Nacional Dólmã, no dia 12 de agosto em Macapá (AP) - irão oferecer um jantar elaborado especialmente para o público de Florianópolis. O jantar será vendido exclusivamente pelo iFood, nesta sexta-feira e sábado 22 e 23 de julho. O objetivo é facilitar o acesso do público a uma experiência gastronômica de qualidade, criada por profissionais premiados, com a comodidade e a facilidade oferecidas pelos aplicativos de delivery.
Além de Maria e Camila, fazem parte da criação e elaboração do menu outros três chefs: Janete Borges (organizadora do evento), o finalista do Enchefs, Fabiano Gregório, e o ganhador do ano passado, Pedro Couto. Essa será uma oportunidade única de experimentar um menu completo feito pelos melhores profissionais da gastronomia do Estado. O menu é composto por Oniguiri de Camarão e Ostras Defumadas (entrada), Lámen de Barriga de Porco (prato principal) e Carolinas Recheadas com Frutas da Estação (sobremesa), pelo valor promocional de R$ 69,90. O jantar conta com apoio da Hikari Distribuidora de Produtos Orientais, Moinho Tozzo, Paraíso das Ostras e LCM/UFSC. Informações: (48) 9 9999-2642 e (48) 9 9841-0117.
4º FÓRUM CLIA BRASIL
Depois de um hiato de dois anos, o 4º Fórum CLIA Brasil 2022 tem sua data confirmada para 14 de setembro. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, acontece na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, e reúne autoridades e grandes players do mercado de Cruzeiros em um dia de debates e reflexões sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento desta importante atividade turística no país. O momento não poderia ser mais oportuno. A Temporada de Cruzeiros 2022/2023 promete ser a maior dos últimos 10 anos. Com a duração prevista de quase seis meses – 29 de outubro a 20 de abril – contará com oito navios de cabotagem que ofertarão mais de 674 mil leitos, tornando possível ultrapassar os patamares de cruzeiristas embarcados em 2019/2020, último período de navegação realizado antes da pandemia do Covid-19.
Além disso, outro destaque da próxima temporada é a presença de 35 navios de longo curso, que saem de destinos internacionais, param no Brasil e seguem seus itinerários, colocando o país de volta na rota de importantes Companhias Marítimas de todo o mundo. Apesar das expectativas positivas, existe a constatação de que os números poderiam ser bem melhores com avanços e ajustes na regulação, infraestrutura e desenvolvimento de novos destinos. “Por melhores que sejam as estimativas, o Brasil ainda tem muito para crescer. Se dividimos esses mais de 600 mil cruzeiristas pela população do país, vemos que não representam nem 0,5% do total. Ou seja, é uma penetração muito baixa ainda. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse número chega a 4%, nas Austrália, 6%. Se aqui nós chegarmos a 2%, já teremos cerca de 4 milhões de passageiros”, afirma Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
O potencial dos Cruzeiros no Brasil é inegável e é neste contexto que o 4º Fórum CLIA Brasil 2022 reúne pessoas, órgãos e entidades, com expertises e visões variadas, para tratar de entraves, debater tendências, metas e projeções, mirando em um objetivo comum: alavancar o setor, gerar mais empregos e contribuir para a economia nacional. “O objetivo da CLIA é melhorar o ambiente de negócios para atrair mais Navios de Cruzeiros, abrir portas para os destinos, fortalecer o turismo e ter uma parceria de sucesso com o país e com as comunidades, gerando empregos e renda, sempre colocando a saúde e a segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas, a proteção do meio ambiente e o compliance em primeiro lugar”, completa Marco Ferraz. As inscrições para o 4º Fórum CLIA Brasil 2022 são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo link ou pelo e-mail de RSVP: mvicente@cruising.org. A programação será anunciada em breve.
SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO
Pelo 19º ano o Salão São Paulo de Turismo acontecerá na cidade de São Paulo nos dias 03 e 04 de agosto com entrada gratuita. Os mais de 100 expositores receberam ao fechar um estande +25 horas em mentorias gratuitas, reuniões virtuais que iniciaram em 10/06 para os gestores públicos e o trade das cidades para formatarem seus produtos turísticos e chegarem na feira com muitas ofertas para os visitantes e agentes e viagens. A parceria estabelecida este ano com o portal Gestour Brasil, propiciou também a entrega de lojas virtuais gratuitas para todas as 645 cidade do Estado, serão inúmeros novos produtos na prateleira do Turismo do Estado.
Outra parceria da Conteúdo Brasil para este ano e que deu super certo, foi com o Guia Comercial e Turístico, que resultou no APP da Feira, lançado em 03/07 (30 dias antes do evento) justamente para já divulgar as cidades expositoras e os produtos de cada uma delas. O aplicativo pode ser baixado pelo Play Store do seu celular que pode ser encontrado por: Salão São Paulo. Todo esse trabalho gerou um grande resultado e que poderá ser acompanhado durante o evento através da apresentação : 100+ Inovadores, municípios que se destacaram e que participaram ativamente deste processo. Este case será no dia 03/08 no FÓRUM TURISMO TRANSforma, pelo ceo do Gestour Brasil Vadis da Silva e Suzi Camargo da Conteúdo Brasil.
FESTA COLONIAL DE CANELA
Além dos cenários lindos, gastronomia típica e as atrações artísticas, que ocorrem diariamente a partir das 12h, ocorrerá uma oficina gastronômica, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul – UCS. Linguiça recheada de polenta e capeletti ao molho de queijo colonial serão os pratos preparados no evento pelos chefs Anita Sales e Augusto Sthalty, orientados pela professora e Chef Katia Souza. Qualquer um pode participar, sem necessidade de inscrição prévia. As oficina que ocorreu ntem, quinta-feira, voltará a acontecer na próxima quinta, 28, às 16h. O domingo, 24, será marcado pelo Passeio Ciclístico, com percurso de 22km, com muito verde, subidas e descidas e propriedades rurais que abrirão as porteiras para receber os participantes e mostrar como vivem e como cuidam de sua produção. As inscrições estão abertas pelo www.canela.com.br/pedal e qualquer pessoa pode participar. A saída está prevista para às 8h30, em frente a Central de Informações, na Praça João Corrêa.
Bolinhos de batata e de aipim, massas, pães sovados e recheados, cucas dos mais diversos sabores, massas, pinhão e pratos com a semente, geleias e queijos premiados são algumas das delícias a disposição do público na Festa Colonial. Mais informações no instagram: @canelars e no facebook: canelapaixaonatural. A Festa Colonial, que tem entrada franca, é uma realização da Prefeitura Municipal/Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Obras, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio da Sicredi Pioneira – 120 anos e colaboração da Cervejaria Farol.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
Leia ainda: Férias de julho dão o tom e elevam a ocupação hoteleira no Brasil
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Brasil tem terceiro resultado positivo consecutivo no turismo
Longa jornada humana nas trilhas insondáveis da evolução
O Brasil é o melhor destino turístico de aventura do mundo
Brasileiros estão buscado destinos tranquilos e seguros para viajar
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores
Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real