CIAS AÉREAS ABUSAM NOS PREÇOS DAS PASSAGENS
Você já programou a tua próxima viagem de férias, feriadão, natal, revéillon ou para tua viagem de negócios para os próximos dias? Não? Então se prepare para pagar o olho da cara ou buscar outra alternativa. Ontem eu fui cotar uma viagem de Florianópolis/São Paulo/Florianópolis. Procurei nos principais buscadores e não acreditei. A passagem gira em torno de R$ 2.660,00 a R$ 5,500,00. Resolvi ir para Portugal que é muito mais barato.
É sério! Ao que tudo indica, às aéreas querem tirar todo o prejuízo que tiveram durante a pandemia, isto é, querem que nós, consumidores, arquemos com os prejuízos, paguemos o lucro e ainda gastemos com o despacho das bagagens. Pela tabela acima, voando TAP e outras empresas continua sendo mais fácil, rápido e conveniente viajar para o exterior. E para tentar compensar a queda de arrecadação por falta de passageiros, a aéreas aqui do Brasil, a cada dia lançam novos destinos/trechos e cancelam trechos tradicionais a exemplo do que fez a Azul cancelando Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis.
O que era uma viagem de 50 minutos, e girando entre R$ 600,00 a R$ 800,00 passou a levar cinco horas de viagem pelo precinho acima. A mesma Azul esteve em Florianópolis nesta terça-feira lançando novos voos. Da mesma forma é mais barato ir para à Europa do que comemorar a A Semana Farroupilha aqui do lado em Porto Alegre. Diante disso, não é à toa que tais companhias estão deficitárias. Cabe ressaltar que Petrobras reduziu o preço de venda do querosene de aviação (QAV) às distribuidoras em 10,4%. O novo preço passou a valer desde o último dia 1º de setembro e, ao que tudo indica, a queda não chegou as bombas dos aeroportos.
MALHA AÉREA INTERNACIONAL
Ampliando sua malha internacional, a Azul passa a oferecer mais uma opção de ligação com Montevidéu, no Uruguai, agora partindo de Florianópolis, em Santa Catarina. Os voos começam a operar a partir de 21 de dezembro, durante a alta temporada, e vão permanecer de maneira regular, ou seja, durante todo o ano. O anúncio da nova rota foi realizado hoje (20), no Floripa Airport, com a presença de Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais da Azul, Ricardo Gesse, CEO do aeroporto catarinense e representantes do trade turístico local no âmbito público e privado. Para a nova rota foram escalados os jatos da nova geração Embraer E2, com 136 assentos e comodidades como TV SKY ao vivo, tomadas individuais, além de muito conforto com o espaço interno ampliado e com a redução de ruído proporcionada pelos novos motores. Com saídas às quartas-feiras e domingos, os voos decolam de Florianópolis às 11h45, chegando em Montevidéu às 13h05. No sentido inverso, o voo decola de Montevidéu às 14h05, chegando em Florianópolis às 15h25. As passagens para as novas rotas já estão disponíveis em todos os canais de atendimento da companhia.
“Ampliar a conectividade internacional do aeroporto de Florianópolis é o foco do nosso desenvolvimento de malha, e os voos para Montevidéu estão neste planejamento. Santa Catarina é um estado com uma diversidade turística enorme, e o Aeroporto de Florianópolis está em localização estratégica para visitar os principais atrativos do Estado. Acreditamos que 2 frequências semanais é apenas o início de uma rota que veio para ficar e crescer”, afirma Ricardo Gesse, CEO do aeroporto. Durante o evento no aeroporto de Florianópolis, a Azul também apresentou detalhes dos novos voos para a temporada, com rotas para Recife (Pernambuco) Cuiabá (Mato Grosso), Santo Ângelo, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Uruguaiana, todos no Rio Grande do Sul. A partir de 11 de novembro, a cia aérea também passa a oferecer voos regulares entre Florianópolis e Goiânia, com três frequências semanais. Atualmente, a Azul opera em Florianópolis as rotas: Viracopos, Foz do Iguaçu, Santos Dumont, Chapecó, Porto Alegre e Confins – Belo Horizonte.
VOOS PARA O NORDESTE
Enquanto isso, nove cidades do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste serão contempladas com as partidas adicionais para a capital pernambucana em dezembro e janeiro de 2023 . Portanto, os turistas que estão planejando viajar para Pernambuco nos meses de dezembro e janeiro terão 35 mil assentos extras e 213 voos adicionais oferecidos pela Azul para atender os clientes na época quente do ano. A companhia também anunciou às novas frequências, que confirmam a importância daquele Estado como o maior centro de operações da companhia no Nordeste e o segundo do Brasil. Os voos adicionais contemplam partidas dos aeroportos de Confins, em Belo Horizonte, Guarulhos (SP), Campinas (SP), Bauru (SP), Presidente Prudente (SP), Goiânia, Santos Dumont (RJ), Natal e Salvador. Os novos voos se unem à capilaridade da malha aérea da Azul com opções de voos conectando todo o Brasil e, com isso, fortalecendo ainda mais o turismo. Todavia, os preços estão realmente na estratosfera. Absurdamente impossíveis.
TURISMO ESPORTIVO
Espera-se que o mercado global de hospitalidade esportiva cresça rapidamente durante o período de previsão. O segmento inclui programas desenvolvidos e projetados para assistir e praticar eventos esportivos. A tração da demanda é reforçada principalmente com organizações que utilizam o turismo esportivo para construir relacionamentos mais sólidos e proporcionar uma experiência única aos seus clientes. Algumas corporações até consideram isso para recompensar seus funcionários, mas o mais importante é que as organizações optem pela hospitalidade esportiva para aumentar o reconhecimento de sua marca no processo. As empresas também oferecem a oportunidade de adaptar o evento para atender as necessidades da assunção.
Dessa forma, escolher celebrar um evento esportivo ou presenciá-lo em algum lugar histórico, paradisíaco, cinematográfico ou tradicional é uma ótima opção tanto para quem pratica, participa e acima de tudo para o destino escolhida do evento. Exemplo disso são as grandes provas realizadas pelo Mountain Do, que costuma realizar maratonas de 10 até 42km em lugares espetaculares tanto no Brasil como mundo a fora. Desde o costão do santinho, Praia do Rosa, passando pelo Deserto do Saára (Marrocos), Atacama, e na não menos espetacular Ushuaia, na Tierra del Fuego, Patagônia Fantástica Argentina. O destino e empreendimentos hoteleiros, não costumam receber unicamente um atleta, mas geralmente sua família e amigos. O local do evento é muito mais do que um covite ao esporte, mas desfrutar, acima de tudo, do destino.
De acordo com a investigação preliminar, a Europa também é testemunha de muitos eventos esportivos importantes. A Copa do Mundo FIFA de 2022, que será realizada no Catar, dará um forte impulso global. Portanto, os destinos e seus respectivo trade de turismo, oferecerão várias oportunidades de crescimento nos próximos anos na região. A população da região tem sido a prova de um importante crescimento da renda disponível e da entrada de empresas internacionais no mercado. Com a crescente necessidade de retenção de clientes, o reconhecimento da marca tem sido a principal prioridade para as organizações da região. Além disso, a Ásia-Pacífico testemunhará a celebração de muitos eventos esportivos, incluindo a primeira Copa do Mundo de Críquete na Índia em 2021. Portanto, o mercado de hospitalidade esportiva na região testemunhará um crescimento mais rápido. Dessa forma, feliz dos destinos que possuem governantes que investem nessa modalidade de turismo. Todos ganham.
SETOR HOTELEIRO
O setor hoteleiro no Brasil comemora a recuperação do emprego. A ocupação de vagas de hospedagem cresce a cada mês, superando as taxas até 2019, o que desperta otimismo entre os empresários do setor, principalmente com a chegada do verão. No Nordeste, por exemplo, quatro dos cinco leitos para turistas da rede hoteleira São Luís foram ocupados em julho deste ano: a maior ocupação registrada desde o início da série histórica, iniciada há vinte anos. O número de novos hotéis em construção no Brasil também mostra um horizonte promissor para o setor. De acordo com a 16ª edição do estudo “Panorama da Hotelaria Brasileira 2022”, realizado pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), 124 hotéis estão em construção em 93 cidades brasileiras, ultrapassando a marca de 18.000 novos unidades/quartos de dormir. Desse total, 38% dos hotéis estão em construção avançada e 62% em início de desenvolvimento: serão investidos R$ 5,3 bilhões até 2026.
OKTOBERFEST BETO CARRERO
Está confirmada a 3ª edição da Oktoberfest Beto Carrero do dia 01 a 30 de outubro. Entre as novidades desse ano, está a união da Oktoberfest Beto Carrero com a tradicional Oktober de Blumenau, oferecendo diversão em dobro para a galerinha. Ao comprar seu passaporte, o visitante curte todas as atrações do parque durante o dia e ganha uma entrada cortesia para curtir a festança em Blumenau de noite. A parceria visa atrair cada vez mais turistas para ambas as festas alemãs. Com a integração dessas duas potências, a diversão é mais que garantida! Outra grande novidade é a apresentação do quinteto alemão VOXXCLUB no dia 16 de outubro, domingo. A banda é sucesso em toda Europa com sua música germânica que mistura rock e pop e promete colocar todo mundo pra dançar e brindar os canecos!
Quem agita também os dias de diversão dos visitantes são as bandas Vox 3, Cavalinho, Society, Cruzeiro, entre outras! As bandas vão se dividir durante o dia entre três palcos principais localizados na Praça de Eventos, no Coreto da área temática da Vila Germânica e na Praça de Alimentação. O gastronomia também é um dos destaques da 3ª edição da Oktoberfest Beto Carrero. Vai ter muito Pretzel, salsichão, batata recheada, Spätzle, Currywrust, além de muito chope artesanal pra matar a sede! Para a turma competitiva, vai ter competição do serrador e chope em metro. E quem entrar no parque de traje típico alemão ganha um chopão. Outubro é o mês de celebrar não somente as tradições alemãs no parque como também o mês da criançada! Crianças até 12 anos acompanhadas de um adulto pagante entram grátis pra se divertir no Rebuliço, curtir o Hot Wheels Epic Show, e fazer aquela foto especial com Shrek e sua turma! Ein Prosit! Compra de passaportes e informações AQUI e via (47) 3261-2222.
WINE SOUTH AMÉRICA
Os principais setores ligados ao universo do vinho estão juntos desde a última quarta-feira (21), na 3ª edição da Wine South America, maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina. A feira acontece no Fundaparque, em Bento Gonçalves - cidade que abrange a única Denominação de Origem (D.O) do Brasil. A estimativa é que mais de cinco mil compradores de todas as regiões do país devam marcar presença no evento. A expectativa dos organizadores é superar os números da última edição, em 2019, quando um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões foi promovido. A feira é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.
Nesta edição, mais de 360 marcas nacionais e internacionais estão apresentando suas novidades aos visitantes. Vinícolas da Argentina, Chile, Eslovênia, Espanha, França, Geórgia, Itália, Portugal, Romênia e Uruguai estão entre os expositores mostrando um panorama vitivinícola dos principais lançamentos e tendências do Novo e do Velho Mundo. Além de conferir as novidades do setor vitivinícola, o visitante está tendo acesso a uma série de eventos paralelos. O Espaço Masterclass é um dos destaques da programação e conta com a curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). Projetado para ser um local de convivência e de aprendizado, o ambiente deve reunir profissionais do vinho que desejam aprofundar seus conhecimentos, realizar degustações e conhecer novas pessoas. Juntamente com tintos, brancos, rosés e espumantes, a WSA também amplia as oportunidades de negócios com produtos correlatos, como destilados e azeites de oliva.
PARAÍBA EM PERNAMBUCO
Quem está chamou atenção na Feira de Turismo que aconteceu em Pernambuco, feira esta que com a atual gestão não é parceira do jornalismo de turismo, o qual tem que pagar para trabalhar, é o estande da Paraíba, que tem tem projeto próprio feito pela arquiteta da PBTUR, Márcia Leite. Para melhor atender todo o trade de turismo, disponibilizou 35 mt². Índios da Baía da Traição fazem pintura corporal nos agentes de viagens. Essa é mais uma ação do Governo da Paraíba/PBTUR. Por sorte vem aí o Brazil Travel Market, maior feira de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, que acontecerá em Outubro em Fortaleza. Todo o trade se encontra-rá lá.
Preços das passagens aéreas estão nas alturas e travam o turismo nacional
O Brazil Travel Market 2022 retomou o projeto que oferece oportunidades para profissionais e estudantes do Turismo. A Bolsa de Empregos é uma iniciativa do Fórum Turismo, reconhecida como o “maior hub de contratação no Turismo em Portugal”. Com início em 2016, já contou com a participação de mais de 350 empresas e 12.500 profissionais e estudantes. O objetivo do projeto é juntar no mesmo espaço empresas com ofertas de emprego aos profissionais e estudantes, que procuram uma oportunidade de trabalho. De volta ao Brasil, a Bolsa de Empregos leva uma versão do projeto para a 11ª edição do BTM, tal como aconteceu em 2021. É uma parceria entre o Fórum Turismo, entidade portuguesa que desenvolve atividades no setor do emprego e formação, e o Brazil Travel Market, um evento que tem como principal objetivo reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, ao mesmo tempo que oferece novos produtos ao mercado, organizado pelo BBC Eventos. Este ano, o BTM acontece nos dias 20 e 21 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Os participantes que pretenderem ter acesso à Bolsa de Empregos devem fazer a sua inscrição AQUI.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Enoturismo faz com que a Serra Catarinense se torne destino procurado o ano inteiro
Planejamentos e comportamentos de reservas de viagens são afetados pelos aumentos dos custos
Manutenções e retrofits – Hotelaria precisa voltar a reinvestir !
Comprador da passagem aérea poderá transferir a titularidade do seu bilhete
A miséria humana maquiada de filtros na redes sociais marcam uma geração
Terapia Tântrica para casais – Conheça seus reais benefícios
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Organização Mundial do Turismo destaca forte recuperação do turismo
A bênção do esclarecimento sobre a vida sobreleva qualquer herança
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e