segunda-feira, 9 de maio de 2016

ENCONTRO DE GUIAS DE TURISMO & FESTEJAR GRAMADO

Executivos Marta Rossi e Marcus Vinícius Rossi palestram na Festejar Gramado e no Encontro de Guias de Turismo, esta semana. Os diretores da empresa Rossi & Zorzanello irão apresentar seus cases de sucesso



Gramado terá a realização de dois eventos ao longo desta semana. Um deles, o Encontro de Guias de Turismo ocorre quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, na Câmara de Vereadores. O diretor da Rossi & Zorzanello, Marcus Vinícius Rossi, foi convidado para palestrar sobre o tema Novas Plataformas Referentes aos Serviços Turísticos. Ele falará aos convidados a respeito do seu novo projeto a Meu Valetim uma plataforma inovadora com alto nível de design e tecnologia. Um eCommerce dinâmico para consumidores que procuram a viagem perfeita, sem precisar sair de casa. A palestra ocorre na manhã do dia 12, às 10h45min, no Teatro Elisabeth Rosenfeld da Câmara de Vereadores de Gramado. O 2° Encontro Itinerante de Guias de Turismo é organizado por Marcel Guilherme Müller. Ele destaca que o objetivo é a qualificação dos profissionais do setor. 


A organização da Festejar Gramado convidou os diretores Marta Rossi e Marcus Vinícius Rossi para palestrar durante o evento que ocorre dias 14 e 15 em Gramado. A palestra será sábado, dia 14, às 14 horas, na Casa Wilfrido. Os diretores irão apresentar o case História Rossi & Zorzanello e também abordarão o Processo de Sucessão dentro da empresa. O diretor Eduardo Zorzanello também foi convidado mas não poderá palestrar em razão de uma viagem de negócios ao Panamá. A Festejar Gramado terá sua primeira edição este ano em um espaço de 800m² onde vai abrigar 65 expositores para apresentar produtos e serviços ao consumidor final e intermediários.


BIKE NA SERRA - DESAFIO COXILHA RICA

BIKE NA SERRA


Vem aí o Marathon (Montain Bike) realizado anualmente na cidade de Lages - SC, a Princesa da Serra, pelas estradas e trilhas da Coxilha Rica. O objetivo principal é incentivar novos adeptos ao esporte, primando sempre pela qualidade de vida e segurança de todos. Além disso, fazer crescer o número de praticantes do MTB. Trata-se do início de um projeto que está se concretizando e sem dúvidas dará bons frutos aos seus participantes e parceiros. 


Bike Serra faz parte da LIGA INDEPENDENTE DE CICLOTURISMO que surgiu com o intuito de difundir a prática do esporte por toda a nossa região. Fazem parte da LIGA 18 cidades, onde cada cidade irá promover um evento em cada mês do ano, ou seja, com essa iniciativa já se tem uma agenda de eventos de bike para o ano todo. As cidades que fazem parte da liga são: Lages, Concórdia, Treze Tilias, Videira, Joaçaba, Caçador, Herval do Oeste, Campos Novos, Luzerna, Curitibanos, Fraiburgo, Capinzal/ Ouro. Mais informações pelo telefone: (49) 9938-3636, e-mail: stimarketing@stimarketing.com.br e site 



CIRCUITO DOS VINHEDOS NA VILLA FRANCIONI SERÁ LANÇADO EM FLORIANÓPOLIS - SC



O evento esportivo consolidado na serra, será lançado no Shopping Iguatemi, nesta quinta-feira, 12 de maio a partir das 20 horas, com abertura das inscrições


O Circuito dos Vinhedos - Etapa Villa Francioni,   será realizado pelo quarto ano consecutivo na propriedade da vinícola que fica em São Joaquim na serra catarinense, no dia 5 de novembro. O lançamento oficial, que dá a largada para a abertura das inscrições, acontece nesta quinta-feira,  12 de maio, na loja da Adidas no Shopping Iguatemi, em Florianópolis. O destaque fica por conta das competições de corrida de 5 e 10km nas categorias masculino e feminino, além da tradicional caminhada.  Estão sendo aguardados mais de 500 competidores de várias cidades catarinenses, bem como de outros estados. A modalidade Inclua-se, que atende à autistas e pessoas com deficiência intelectual, está mantida. 


As provas passarão por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade. A coordenação do evento é da empresa Viee, através dos profissionais: Sayuri Viegas, Andrea Teixeira e Roberto Regianini. As inscrições poderão ser feitas a partir do lançamento, no site:  www.circuitodosvinhedos.com.br e também na loja Adidas Shopping Iguatemi - Florianópolis.


sexta-feira, 6 de maio de 2016

TURISMO CATARINENSE É DISCUTIDO NO 4º BETO CARRETO MEETING



Aconteceu na manhã desta sexta-feira (06), o 4º Beto Carrero Meeting. O encontro tem como objetivo fortalecer as relações entre as instituições que promovem o turismo em Santa Catarina. Nesta edição, foram discutidas ações conjuntas, que exploram novos mercados, desafios e negócios, para auxiliar no desenvolvimento de um turismo cada vez melhor no Estado.  A intenção é fortalecer as alianças o ano todo e avançar com o debate sobre as estratégias voltadas para o desenvolvimento do turismo catarinense. O encontro reuniu representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, Costa Verde & Mar, Conselho Estadual de Turismo, Colegiado de Turismo da AMFRI e os principais municípios do Vale do Itajaí.


O Diretor-Presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, iniciou as apresentações, falando sobre as perspectivas do turismo em Santa Catarina e da importância da união e do comprometimento de todos no atual cenário do trade brasileiro. "O Beto tinha isso como objetivo, reunir um grupo com o propósito comum, de promover Santa Catarina como um destino forte no turismo brasileiro. É importante que a gente compartilhe todas as potencialidades que o Estado tem. Este é o momento de criarmos oportunidades!" destacou Siqueira.


Além de participarem do evento, os convidados assistiram uma das apresentações artísticas que integra o show Blum e dá vida a este espetáculo emocionante

 Na sequência, o Gerente de Relações Institucionais da Fecomércio SC, Elder Figueredo Arceno, falou sobre a rota setorial estratégica do turismo e sobre a Federação participar no evento. "O Beto Carrero World mostrou mais uma vez porque é o principal parque temático da América Latina. Participar deste evento de planejamento, com estratégias ousadas para o turismo é muito valioso. Apresentamos o panorama estratégico e setorial do turismo, com dados do mercado de trabalho, de empregabilidade, qualificação técnica e investimento em atrações turísticas. As pesquisas da Fecomércio serviram para trabalharmos a questão e também a nossa parceria com a FIESC e SEBRAE, com alguns dados setoriais do Estado como um todo."


Dando continuidade ao evento, Rogério Siqueira falou sobre as estratégias de gestão adotadas pelo Beto Carrero World em 2016 e ressaltou o compromisso do empreendimento de entregar todos os dias um sonho diferente. Para encerrar as atividades, foi realizado um painel, que contou com a presença do Diretor-Presidente do Beto Carrero World e os convidados: Deputado Estadual, Leonel Pavan, o Presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o Presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ricardo Stodieck, o Gerente de Relações Institucionais da Fecomércio de Santa Catarina, Elder Figueredo Arceno e ainda o Superintendente da Infraero em Navegantes, Edson Nogueira.


Os representantes contribuíram com o debate e compartilharam experiências e planejamentos, para promover Santa Catarina como destino turístico e aumentar o fluxo de visitantes na região. A próxima edição do evento acontece em agosto, para debater as estratégias adotadas pelas empresas e instituições e fortalecer o turismo catarinense.


PATAGÔNIA FANTÁSTICA EM FLORIANÓPOLIS


Clique na imagem para ampliá-la

Depois de terem passado por Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) Juan Cherañuk, Secretário de Turismo de Ushuaia, e a responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia, Cristiane Cavalli, estão em Florianópolis, representando também  os secretários do Turismo de Puerto Madryn, Hernán Müller; e El Calafate, Alexis Simunovic,  numa promoção conjunta, capacitando os operadores e agências de viagens de Santa Catarina para o fantástico corredor turístico que liga as três cidades emblemáticas do turismo patagônico, denominada PATAGÔNIA FANTÁSTICA, com o objetivo de atrair ainda mais os catarinenses que costumeiramente visitam a região em todas as épocas do ano. A temporada de cruzeiros recém terminou com quase 400 atraques de navios de grande porte e agora, a partir de 21 de junho a região recebe o mundo para a temporada de inverno.  


Segundo Juan Cherañuk, esses três destinos são as maiores atrações do Sul da Patagônia, porque temos baleias, glaciares e paisagens exóticas do fim do mundo, ícones muito fortes, e Santa Catarina é um mercado que precisamos continuar fortalecendo, uma vez que nós, os argentinos, costumamos invadir no verão por contas das suas fantásticas praias e belezas naturais. "Retribuimos as visitas que costumeiramente voces nos fazem", afirmou. 


Cristiane Cavalli, a responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia e que é brasileira, todavia reside lá ha 19 anos e com três filhas fueguinas, com muita ênfase declara que Ushuaia, El Calafate e  Puerto Madryn são tão lindas no inverno como no verão! "Sou curitibana, viajei para lá de férias e nunca mais voltei. A beira do Canal de Beagle, no final de tarde, observando o por do sol entre as montanhas cobertas de neve e um céu completamente vermelho é uma visão que emociona a alma", completa.  


Ushuaia, é a cidade mais austral do mundo, encanta os olhos dos turistas logo na chegada pelo aeroporto com uma vista de tirar o fôlego das montanhas. Ushuaia oferece ainda muitas opções de lazer, compras e alta gastronomia para todos os gostos. É lá que está a melhor estação de esqui da América Latina, o famoso e moderníssimo Cerro Castor. 


Além dele, diversas estações invernais onde se pode praticar desde o esqui alpino ao nórdico, além de fazer passeios de 4x4, trenós puxados por huskyes siberianos e tantas outras atrações.


El Calafate tem como seu atrativo principal o Glaciar Perito Moreno localizado no Braço Sul do Lago Argentino com uma imponente frente de 5 km e uma altura que pode chegar a 60 metros. Mas as belezas de El Calafate não param por aí: ótima gastronomia, um centrinho de compras, o lago Argentino e a hospitalidade do povo fazem de Calafate um destino incrível.

Clique na imagem para ampliá-la

Já a cidade de Puerto Madryn está localizado as margens das águas azuis do Golfo Nuevo, na costa da província de Chubut, localizada sobre as falésias de um pequeno planalto que apresenta uma perspectiva impressionante do Oceano Atlântico. A temporada de baleias é um atrações que se tornou esse destino conhecido no mundo. De junho a dezembro chegam populações distintas da espécie baleia franca austral e orcas, que podem ser observadas muito de pertinho. Hoje, com milhares de turistas que visitam a cada ano, Puerto Madryn ainda é o centro de serviços turísticos na costa da Patagônia e porta de entrada para a vasta Península Valdes, declarada um Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.


Estavam, presentes na capacitação aproximadamente 50 agentes/operadores de viagens, além do Presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agêntes de Viagem, Eduardo Loch, e o Consultor do Sebrae Otto Schmiedt, também Chief Technology Officer na empresa KAs Assessoria e Consultoria Ltda. A capacitação aconteceu na sala de eventos do Centro Executivo Casa do Barão. 

Clique na imagem para ampliá-la

Cristiane Cavalli e Juan Juan Cherañuk, são convidados do Hotel Majestic e foram recepcionados na noite de quinta-feira, 5, no "O Benedito Ristobaretto", pelo super Chef Helton Costa com "una bela pasta" ao molho de ostras. 




Assista este vídeo e veja o que te espera para a temporada de inverno 2016. Três roteiros; um destino: PATAGÔNIA FANTÁSTICA. CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO COMPLETO EM ALTA DEFINIÇÃO.

Clique na imagem para ampliá-la


quinta-feira, 5 de maio de 2016

OPERADORES E AGENTES DE VIAGENS ARGENTINOS CHEGAM A JOÃO PESSOA - PB

PARAÍBA EM FOCO


Um grupo de agentes de viagens argentinos da Operadora Juan Toselli chegou a João Pessoa para conhecer os principais roteiros da capital paraibana e Costa do Conde. A ação é promovida pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)  e a operadora Infinita Intravel, que tem sede no Rio de Janeiro, com atuação no mercado latino-americano para o Brasil. 



Os profissionais trabalham na empresa em Buenos Aires, Rosário, Mendonza e Córdoba. A ação tem apoio do Tropical Tambaú e da Luck Receptivo João Pessoa. Os profissionais estão tendo a oportunidade de conhecer desde a infraestrutura turística do Litoral Sul, que compreende a rede hoteleira e os pontos turísticos; a gastronomia regional e a cultura e o artesanato, que são dois elementos que ao longo dos últimos anos ganharam notoriedade nacional e internacional. 


“A intenção é ampliar o leque de informações que os agentes têm para apresentar aos seus clientes com maior poder de conhecimento para fazê-lo optar pelo Destino Paraíba”, disse Ruth Avelino, presidente da PBTur. Na programação estabelecida pela PBTur com os parceiros, os argentinos participam de city-tour pela capital paraibana, passeio de buggy pelas praias da Costa do Conde, contemplarão o pôr do Sol na Praia do Jacaré com passeio de catamarã pelo rio Paraíba e conhecerão a apresentação do músico Jurandy do Sax, que executa o tradicional Bolero de Ravel no entardecer, em Cabedelo. 

Tropical Tambaú Resort 

O grupo também fará uma série de visitas técnicas aos hotéis, conhecendo a infraestrutura, os serviços e as tarifas que são praticadas por cada empreendimento. As visitas acontecem nos hotéis Tropical Tambaú, Hardman Praia Hotel, Verdegreen, Cabo Branco Atlântico, Nord Sapucaia e no resort Mussulo by Mantra, na Costa do Conde. Os argentinos também estão saboreando as comidas típicas e conhecendo a produção dos artesãos paraibanos.


É na capital paraibana que acontece no mês de outubro o maior festival de turismo do norte e nordeste do país, o Festival JPA, que congrega num só lugar os representantes do trade de turismo nacional e internacional. 


quarta-feira, 4 de maio de 2016

WI-FI DE GRAÇA




Num país abaixo da linha do Equador, dominado pelo cartel das teles, com as bênção do imensurável cabide de empregos da ANATEL e dos seus "para"lamentares, paralisa-se o Whatsapp, em busca de 15 minutos de fama e se cogita tarifar a internet por envio/recebimento de dados a partir do ano que vem. Já a cidade de Nova York, para melhor atender seus munícipes e os turistas do mundo todo, começou a trocar, no fim do mês de dezembro, os velhos orelhões, localizados por toda parte, por pontos de internet wi-fi gratuita. 


Na última quinta-feira (28), os primeiros aparelhos de internet foram instalados nos telefones públicos que ficavam nas esquinas da Terceira Avenida com as ruas 13 e 15, em Manhattan. Além de internet grátis, com alcance de cerca de 50 metros, cada ponto ainda oferecerá uma tela sensível ao toque com informações sobre a cidade, chamadas gratuitas para qualquer telefone dentro dos Estados Unidos e recarga de bateria de dispositivos móveis via entrada USB. 


A previsão da prefeitura é que 7.500 antigos orelhões recebam os novos pontos de internet, sendo os primeiros até o mês de julho. E diga-se de passagem que é de alta velocidade e nãos as nossas porcarias de 3gs, 4gs... ou as nossas caseiras de 1, 1, 10, 20, 30... megabytes. Lá os terminais oferecerão acesso à internet grátis 24 horas por dia, sete dias por semana, com velocidades em gigabytes, que é 100 vezes mais rápida que a média da internet pública. 


Além disso, incluirá um leque de outros serviços, incluindo chamadas gratuitas nos Estados Unidos, um tablet tátil com acesso aos serviços da cidade e posto de recarga para equipamentos eletrônicos, entre outros serviços. A Prefeitura autorizou a construção de até 10 mil terminais "LinkNYC", com um raio de cobertura de 50 metros nos cinco distritos da cidade (Manhattan, Queens, Bronx, Brooklyn e Staten Island).


Não é de morrer de inveja? Isso é estar bem a frente. Isso é realmente pensar em turismo. Infelizmente falta muita coisa para o Brasil se tornar competitivo e receber o mundo. 


KENNEDY SPACE CENTER NO FESTIVAL JPA

FESTIVAL JPA



O Kennedy Space Center confirma participação no maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA. O Space Center é muitas vezes conhecido como ‘parque da NASA’ ou ainda como Cabo Canaveral, que é a cidade onde está localizado, é sem dúvida uma parada obrigatória para os fãs de ciência espacial. O “parque” Kennedy Space Center é uma pequena parte do complexo da NASA, a agência espacial americana, que também administra outros prédios e estruturas na Ilha Merritt, incluindo a famosa base de lançamento de foguetes e ônibus espaciais. A base de lançamento não pode ser diretamente acessada pelos visitantes, mas do parque, eles oferecem tours guiados dentro de ônibus do complexo.


Recomendo o Kennedy Space Center para aqueles que curtem ciência especial e se fascinam ao ver um foguete partindo para o espaço. Além disso, acho um programa diferente para aqueles que irão viajar por mais tempo por Orlando e têm dias de sobra depois dos parques mais tradicionais e das compras. O parque fica a aproximadamente a uma hora de Orlando e pode ser acessado pela SR 528, sentido Leste (east). São quatro pedágios na ida e na volta, que totalizam $8,50 (valores de Fevereiro/2015), por isso leve moedas e dinheiro trocado. 

22ª BNT MERCOSUL MOVIMENTA O TRADE NACIONAL E INTERNACIONAL

22ª BNT MERCOSUL


A tradicional Feira de Negócios Turísticos, a BNT Mercosul, chega à 22ª edição nos dias 20 e 21 de maio, em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero. O evento está entre os maiores do país e soma cerca de 7 mil profissionais vindos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai, com base nos dados do ano passado. Ainda em 2015, a equipe BNT já desejava aumentar a quantidade de capacitações, de maneira a aprimorar o profissional de turismo. Nesta edição, há pelo menos uma dúzia que são de alto interesse aos agentes de viagens, como “Republica Dominicana, o maior destino do Caribe”, “O impacto das novas tecnologias no turismo”, “Destino Santa Lucia”, “Destino Paraíba”, “Destino Bahia”, e tantas outras.


“Há um grande foco na profissionalização e capacitação; ao mesmo tempo, a BNT Mercosul é um evento que busca atender as mais diversas atividades do Turismo de Negócios, então nos adaptamos às necessidades do mercado” – detalha Jair Pasquini, diretor de negócios da BNT. Um exemplo do que Jair fala é a grande quantidade de ações durante a feira. No caso de destinos turísticos, o importante é a promoção; já o empresário busca promoção e realização de negócios; no caso do agente de viagens, ele precisa de informações. Desta forma, a feira de negócios, o business center, e as capacitações, atendem três aspectos distintos da mesma indústria. Outro modelo dessa diversidade é o Prêmio CAMPEÃO DE VENDAS DO BETO CARRERO, que reúne os que mais vendem, o que dá a BNT um foco comercial muito forte.


Para um atendimento mais dedicado às operadoras provenientes de seis países, esta edição da BNT conta com o espaço Business Center. Geninho Goes, Diretor Geral do evento, detalha que assim os expositores da feira terão oportunidade de abordar temas mais comerciais. “Este momento vai elevar ainda mais a qualidade dos negócios, já que vai possibilitar um melhor contato entre os profissionais da área. Nesse momento eles vão abordar temas como tarifários, períodos para reservas e bloqueios e pacotes promocionais”. Além das atrações durante a feira, a BNT Mercosul organiza um roteiro de visitas técnicas à empreendimentos turísticos das cidades de Balneário Camboriú e Itajaí, e também ao Beto Carrero World.


A edição 2016 da feira tem confirmadas as participações de mais de 30 grupos de FAMTURS de agentes de viagens do Brasil e países vizinhos. A expectativa é de que 400 marcas estarão presentes, entre as quais estão as que participam pela primeira vez, como o SeaWorld Parks e o Governo da República Dominicana, bem como as marcas tradicionais, como o Beto Carrero World, Parque Unipraias, Cidade do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso do Sul e outros importantes destinos e atrativos turísticos nacionais.


Para mais informações de como participar, o Agente de Viagens deve encaminhar email para bnt@bntmercosul.com.br ou pelo fone (47) 3367-1119, com Tatiane. As vagas são limitadas e exclusivas para AGENTES. Também é possível realizar as inscrições pelo site www.bntmercosul.com.br.


44ª ABAV EXPO ACONTECE NO EXPO CENTER NORTE COM UMA SÉRIE DE INOVAÇÕES

44ª ABAV EXPO


"Por acontecer tradicionalmente no final do terceiro trimestre, a ABAV Expo é sempre um marco na abertura do calendário de negócios para o ano seguinte, porque define tendências, oportunidades e os melhores investimentos em cada segmento. Não será diferente este ano, e o volume de reserva antecipada de estandes é uma demonstração de confiança em nossa feira e na qualificação do profissional que ela atrai", afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull. De volta ao modelo B2B desde o ano passado, a ABAV Expo funcionará de quarta a sexta-feira (28 a 30 de setembro), das 12h às 20h.


A feira acontecerá no Expo Center Norte (SP), com uma série de inovações na configuração, temário do Congresso ABAV de Turismo, eventos simultâneos e atrações paralelas. A 44ª edição será ancorada em três importantes pilares: Lazer, Corporativo e MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que atuarão como referência na oferta de produtos, serviços e as melhores oportunidades de negócios para visitantes e expositores, efetivando a abertura de mercado para 2017.


Na área do conhecimento a novidade fica por conta da revitalização da Vila do Saber – agora denominada Arena do Conhecimento - espaço dedicado a debates do setor e conferências ancorado pelo Congresso ABAV de Turismo. O espaço ganhou novo layout e uma estrutura fundamentada em áreas temáticas chave, que nortearão a composição do conteúdo apresentado. Paralelamente à feira, o evento contará novamente com a realização simultânea do 46º Encontro Comercial Braztoa, que representada por seus operadores associados trará as principais novidades do mercado turístico para a próxima temporada; e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp, reunindo os principais fornecedores do segmento corporativo. Junta-se aos parceiros da ABAV Expo este ano a AirTkt, que em espaço dedicado congregará as principais consolidadoras de passagens aéreas e serviços de viagens do País.


O Programa Hosted Buyers está fortalecido em 2016 com a presença de compradores nacionais e internacionais objetivado negociações para a temporada 2016/2017. Recursos inseridos na plataforma possibilitarão o agendamento prévio das reuniões, que este ano ocorrerão exclusivamente nos estandes, estimulando maior interação e identificação dos compradores com os produtos e serviços de cada expositor. Neste ano a ABAV Expo inova em seu sistema de credenciamento, que pela primeira vez abrirá também ao público visitante a possibilidade de com seu login e senha agendar reuniões prévias com os expositores. Até o ano passado, essa funcionalidade só era oferecida aos hosted buyers.


O recurso, uma inovação em feiras no Brasil, permite que o expositor escolha entre os públicos que deseja marcar encontros, sejam eles visitantes, expositores, co-expositores ou hosted buyers, facilitando a organização da sua agenda e otimizando os resultados das negociações durante os três dias do evento. Essas agendas poderão ser acessadas nas áreas restritas de cada profissional, após a realização da inscrição no evento e inserção do login e senha. Ao longo da área da feira, o visitante também contará com diversos recursos tecnológicos que o auxiliarão na localização e acesso rápido e fácil aos expositores, seja por ordem alfabética ou ainda por segmento, como totens interativos dispostos em pontos estratégicos dos pavilhões. As informações detalhadas, bem como a planta da feira, estarão disponíveis também no aplicativo para smartphones e online no portal da ABAV Expo – www.abavexpo.com.br – que foi totalmente repaginado e agora apresenta-se na configuração responsiva.