quarta-feira, 11 de maio de 2016

AGENTES DE VIAGENS SÃO O CENTRO DAS ATENÇÕES DA BNT MERCOSUL


Programação prévia soma doze capacitações desenvolvidas especialmente para o profissional do turismo


A BNT Mercosul realiza nos dias 20 e 21 de maio em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero, a 22ª edição de sua tradicional Feira de Negócios Turísticos. O compromisso deste ano é a capacitação profissional, tanto do agente, quanto das operadoras.


A programação prévia das capacitações já soma doze atividades especialmente desenvolvidas para os agentes de viagens durante os dois dias de evento, entre elas estão: ‘Mato Grosso do Sul: Bonito e Pantanal, dois destinos em uma só viagem’, ‘Santa Lucia: Exuberante e Luxuosa. Simplesmente Linda!’, ‘Região Turística Costa Verde & Mar: pra viver dias incríveis’, ‘República Dominicana, o maior destino no Caribe’, e a palestra de Fred Perillo, consultor e estrategista digital da Agência Nuvem, com o tema “O impacto das novas tecnologias no turismo - O que fazer para se manter competitivo no mercado”.


Ao intervalo de cada uma das apresentações, as sessões do Cine Turismo apresentam vídeos institucionais de destinos como Itajaí, Balneário Camboriú, Beto Carrero World, Costa Verde e Mar, Bahia, Infinity Blue e República Dominicana. Essas produções agregam ao conhecimento de cada profissional, que adquirem uma gama de novas informações.


Destaque aos agentes


Interessado em participar, o agente de viagens deve entrar em contato pelo bnt@bntmercosul.com.br, e receberá todas as informações necessárias, tais como hospedagem, transporte e custos. A programação voltada ao agente culmina no Parque Beto Carrero, com a Festa dos Campeões de Vendas. A premiação é entregue às agências que mais venderam Beto Carrero World em 2015/2016, e encerra a programação oficial da 22º BNT Mercosul, o prêmio está entre os mais desejados por agências e agentes de viagens do Brasil e da América do Sul. 


Business Center


Seis países estarão presentes na BNT Mercosul deste ano: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai, somando cerca de 7 mil profissionais. Para um atendimento mais dedicado à essas operadoras, a novidade é o espaço Business Center, um momento que possibilita aos expositores tratar de temas comerciais, como como tarifários, períodos para reservas, bloqueios e pacotes promocionais. 


O Business Center ocorre no Infinity Blue Resort e Spa, na manhã do sábado, entre 8h30 e 13h. Trata-se de um ambiente exclusivo para expositores e é uma das grandes expectativas dos organizadores, Jair Pasquini e Geninho Goes, para a qualificação do evento. Estarão presentes representantes da Tam, Trend, Decolar, Hotel Urbano, Visual, Abreutur, CVC, Flytour, e tantos outros, somando cerca de 40 já nesta primeira edição.


A BNT Mercosul conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, Santur, Município de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero, e as participações especiais de Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau, Governo da República Dominicana, Porto Belo, FUNDTUR, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Costa Verde e Mar, Parque Unipraias, Infinity Blue Resort e Spa, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 


Participantes podem se inscrever através do site: www.bntmercosul.com.br.
Mais informações pelo email bnt@bntmercosul.com.br
Acompanhe também nas nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook.com/BNTBR, e no Instagram pelo perfil bntmercosul.




terça-feira, 10 de maio de 2016

SNOWLAND TEM NOVA DIRETORIA


Depois de atuar em empresas como Varig, Rio Quente Resorts, Virgin Holidays DMC, Costa do Sauípe, Mabu Thermas, Hopi Hari, Magic City, Beach Park Resort, entre outras, Paulo Mentone traz sua experiência para o Snowland, de Gramado.


O MBA em Economia do Turismo e bacharel em Geografia, ambos pela Universidade de São Paulo – USP, assumiu recentemente a diretoria executiva do Parque – primeiro de neve indoor das Américas. 
Especialista em planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de empreendimentos turísticos, Mentone leva para o Snowland todo o konw how em hospitalidade e turismo, com foco nos segmentos lazer, entretenimento, parques, resorts e operadoras de turismo. 


Para o executivo, a criação do Parque em 2013 gerou um impacto positivo no turismo de todo o Brasil. “O Snowland é um produto inovador e que, definitivamente, marca o turismo nacional”, destaca ele, que completa: “As expectativas são as melhores possíveis em poder participar de uma nova fase, não só na minha vida profissional, mas também do turismo brasileiro, com um produto desse nível, que traz sonho e magia para um destino maravilhoso que é Gramado”. 


Mentone chega ao empreendimento com um objetivo bastante claro e definido. “A meta é que o nosso cliente tenha o Parque na memória como uma experiência inesquecível. E vamos trabalhar para conquistar isso”, finaliza. 


Inaugurado em outubro de 2013 na cidade de Gramado (RS), o Parque Snowland já se consolida como uma das principais atrações turísticas do Brasil. Com o objetivo principal de criar uma relação entre as pessoas e o ambiente nevado, em uma área de 16 mil m², sendo 8,1 mil m² dedicados a neve, o empreendimento recria um vilarejo alpino, proporcionando um clima europeu e reproduzindo uma paisagem fantástica. Pistas de patinação, de esqui e de snowboard, Escola de Esqui e de Snowboard, além de local para caminhadas na neve e exploração à montanha nevada são algumas das diversas atrações que o local oferece. Saiba mais sobre o Parque Snowland, acesse o site www.snowland.com.br  ou entre em contato pelo do telefone (54) 3295.6000.

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino





INTERNET GRATUITA 


Num país abaixo da linha do Equador, dominado pelo cartel das teles, com as bênçãos do imensurável cabide de empregos da ANATEL e dos seus "para"lamentares, paralisa-se até o Whatsapp, (judicialmente) em busca de 15 minutos de fama e se cogita tarifar a internet por envio/recebimento de dados a partir do ano que vem. Já a cidade de Nova York, para melhor atender seus munícipes e os turistas do mundo todo, começou a trocar, no fim do mês de dezembro, os velhos orelhões, localizados por toda parte, por pontos de internet wi-fi gratuita. 


Na última quinta-feira (28), os primeiros aparelhos de internet foram instalados nos telefones públicos que ficavam nas esquinas da Terceira Avenida com as ruas 13 e 15, em Manhattan. Além de internet grátis, com alcance de cerca de 50 metros, cada ponto ainda oferecerá uma tela sensível ao toque com informações sobre a cidade, chamadas gratuitas para qualquer telefone dentro dos Estados Unidos e recarga de bateria de dispositivos móveis via entrada USB. 


A previsão da prefeitura é que 7.500 antigos orelhões recebam os novos pontos de internet, sendo os primeiros até o mês de julho. E diga-se de passagem que é de alta velocidade e nãos as nossas porcarias de 3gs, 4gs... ou as nossas caseiras de 1, 2, 10, 20, 30... megabytes. Lá os terminais oferecerão acesso à internet grátis 24 horas por dia, sete dias por semana, com velocidades em gigabytes, que é 100 vezes mais rápida que a média da internet pública. 


Além disso, incluirá um leque de outros serviços, incluindo chamadas gratuitas nos Estados Unidos, um tablet tátil com acesso aos serviços da cidade e posto de recarga para equipamentos eletrônicos, entre outros serviços. A Prefeitura autorizou a construção de até 10 mil terminais "LinkNYC", com um raio de cobertura de 50 metros nos cinco distritos da cidade (Manhattan, Queens, Bronx, Brooklyn e Staten Island).


Não é de morrer de inveja? Isso é estar bem a frente. Isso é realmente pensar em turismo. Infelizmente falta muita coisa para o Brasil se tornar competitivo e receber o mundo. "Governa-se" o Brasil completamente de costas para o turismo. Triste realidade. Todavia, depois do "caldo entornado" e correndo contra o relógio, num processo irreversível de impeachment, a presidente Dilma Rousseff, "num ato de bondade", teria acelerado os trabalhos pela publicação do decreto que regulamentará os pontos críticos do Marco Civil da Internet. Com isso, pode ser ela acabe de vez com essa falcatrua dos planos limitados de internet fixa. A Folha de São Paulo reporta que Dilma quer que o decreto esteja pronto já na próxima semana. É torcer e ver pra crer, pois seria realmente um retrocesso sem limites. 


PATAGÔNIA FANTÁSTICA EM FLORIANÓPOLIS

Clique na imagem para ampliá-la

Depois de terem passado por Belo Horizonte (MG) e Salvados (BA) Juan Cherañuk, Secretário de Turismo de Ushuaia, e a responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia, Cristiane Cavalli, estão em Florianópolis, representando também  os secretários do Turismo de Puerto Madryn, Hernán Müller; e El Calafate, Alexis Simunovic,  numa promoção conjunta, capacitando os operadores e agências de viagens de Santa Catarina para o fantástico corredor turístico que liga as três cidades emblemáticas do turismo patagônico, denominada PATAGÔNIA FANTÁSTICA, com o objetivo de atrair ainda mais os catarinenses que costumeiramente visitam a região em todas as épocas do ano. A temporada de cruzeiros recém terminou com quase 400 atraques de navios de grande porte e agora, a partir de 21 de junho a região recebe o mundo para a temporada de inverno. Para ler toda a matéria clique aqui


PRESS TRIP


Com o objetivo de promover o Brasil como destino educacional e incrementar a entrada de turistas e divisas no País, a Embratur, em parceria com o Study in Brazil e a TAP Portugal, realizará de 08 a 15 de maio press trip com dois jornalistas do Reino Unido e um da Alemanha em Curitiba, Florianópolis e São Paulo. Os profissionais, especializados em imprensa estudantil e educacional, terão a oportunidade de conhecer os programas oferecidos a estudantes pelo trade brasileiro. A programação das visitas dos profissionais foi elaborada de forma a englobar os principais produtos de intercâmbio e turismo idiomático (língua portuguesa). O grupo visitará agências e operadoras especializadas em intercâmbio estudantil, escolas de português para estrangeiros, instituições de voluntariado para turistas internacionais e empresas que oferecem estágios para viajantes.


BEACH TENNIS


Aconteceu neste final de semana nas areias da Praia Central de Balneário Camboriú a 4ª etapa do Circuito Mormaii de Beach Tennis. Entre eles, destaque para os profissionais Vinícius Chaparro, Rafael Agulhas e a atleta revelação do esporte na categoria feminina Rafaela Muller. A competição recebeu mais de 260 inscritos e contou com o patrocínio da Embraed Empreendimentos. Foi montada uma estrutura de 18 quadras onde os atletas disputaram individual e em duplas nas categorias profissional e amador.


“Para nós é sempre um grande prazer envolver a marca Embraed em ações e eventos que destaquem as belezas naturais da região e as experiências que Balneário Camboriú proporciona ligadas ao lazer, à saúde e à qualidade de vida. Sem dúvida é um privilégio poder praticar esportes à beira mar em uma cidade como esta”, destaca o diretor comercial da Embraed Rodrigo Cequinel.


Falando no balneário mais badalado do Sul do Brasil, somente os hóspedes do Infinity Blue Resort & Spa, poderão passar o feriadão de Corpus Christi juntos e ainda assistirem um show muito particular com a dupla Vitor & Leo. Se você não fez a reserva, então boa sorte. Talvez ainda existam algumas unidades.



4º BETO CARRETO MEETING

Clique na imagem para ampliá-la

Aconteceu na última sexta-feira, o 4º Beto Carrero Meeting. O encontro teve o objetivo de fortalecer as relações entre as instituições que promovem o turismo em Santa Catarina. Nesta edição, foram discutidas ações conjuntas, que exploram novos mercados, desafios e negócios, para auxiliar no desenvolvimento de um turismo cada vez melhor no Estado. A intenção é fortalecer as alianças o ano todo e avançar com o debate sobre as estratégias voltadas para o desenvolvimento do turismo catarinense. O encontro reuniu representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, Costa Verde & Mar, Conselho Estadual de Turismo, Colegiado de Turismo da AMFRI e os principais municípios do Vale do Itajaí. O Diretor-Presidente do Beto falou sobre as perspectivas do turismo em Santa Catarina e da importância da união e do comprometimento de todos no atual cenário do trade brasileiro. "O Beto tinha isso como objetivo, reunir um grupo com o propósito comum, de promover Santa Catarina como um destino forte no turismo brasileiro. É importante que a gente compartilhe todas as potencialidades que o Estado tem. Este é o momento de criarmos oportunidades!" 


NAS ALTURAS


A Air Europa que consolida-se, gradativamente, nas terras e nos ares brasileiros, acaba de desembarcar na 28ª edição do FESTURIS que ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado. Essa importante confirmação mostra a crescente internacionalização do festival que é considerado hoje, o mais rentável da América Latina.


DIREITOS DO VIAJANTE


O bilhete aéreo é o comprovante que garante o embarque do passageiro para o destino escolhido. No entanto, se o cliente desistir da viagem, tiver o voo atrasado ou, ainda, não tiver o serviço prestado, ele deve ter seus direitos assegurados pela empresa contratada. De acordo com o Viaje Legal, do Ministério do Turismo, o passageiro tem direito ao reembolso da passagem em casos de desistência, atraso, cancelamento de voo e overbooking. A restituição deverá ser feita nas mesmas condições em que a passagem foi adquirida, incluindo a opção de devolução do valor em espécie. Se a compra foi feita com cartão de crédito, a restituição do valor será creditada na próxima fatura. Já se o bilhete for parcelado, haverá reembolso das parcelas já quitadas e cancelamento das demais. Quando a aquisição da passagem for em cheque, a restituição se dará após a compensação bancária. Em todas as situações o prazo máximo para devolução é de trinta dias após a solicitação de reembolso feitas pelo cliente.


Se o passageiro desistir de viajar, perder o voo ou fizer alteração no roteiro da viagem, deverá procurar o agente de viagens ou a empresa aérea contratada, por causa de procedimentos que devem ser observados como multas, diferenças tarifárias e taxas administrativas. Existem bilhetes não reembolsáveis. Em algumas situações o custo da alteração supera, absurdamente, com o aval de todos os órgãos "in"competentes, muitas vezes o valor pago inicialmente. O Código de Defesa do Consumidor brasileiro prevê o ressarcimento integral de compras feitas pela internet, em caso de desistência, até sete dias após a data da compra. Caso o passageiro não queira solicitar reembolso, o bilhete poderá ser utilizado no prazo máximo de um ano a partir da data de emissão da passagem, obedecendo as regras do contrato e da legislação em vigor. Caso a companhia aérea não cumpra esses direitos, o passageiro também poderá recorreu à ANAC.


TRISTES TEMPOS


Meu amigo, o jornalista Fernando Mansur, comenta exatamente o que eu venho afirmando constantemente. Segundo ele, e eu concordo, as companhias aéreas resolveram, por cálculo aritmético, retirar itens do serviço de bordo para economizar. Primeiro foram as azeitonas, cortadas nos coquetéis servidos a bordo da American Airlines. A economia em 1987 chegou a mais de 40 mil dólares. Depois foram retirados os coquetéis, as refeições, o espaço entre as poltronas e, agora também, as indefectíveis balas de caramelo, providenciais para os que sofrem com a pressão nos ouvidos durante a decolagem. Afora a crise, se as companhias não frearem seus cortes no quesito "conforto de bordo", o que poderá sumir nos voos será o próprio e sofrido passageiro. Quem viver, ou voar, verá.



CONGRESSO MUNDIAL DO VINHO


Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos que serão selecionados pela comissão organizadora para serem apresentados no 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que ocorre em Bento Gonçalves (RS), de 23 a 28 de outubro deste ano. O Brasil receberá pela primeira vez o evento, considerado o mais importante do segmento vitivinícola mundial, que é promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), reunindo representantes de governos, entidades de ensino, pesquisa e empresariais de 39 países do mundo. A submissão dos trabalhos é gratuita e deve ser feita na plataforma http://www.oiv.int/congres/OIV2016BRA/login, até o dia 12 de junho. Acesse o endereço http://www.oiv2016.org.br/pt/ para informações sobre o evento.



PARAÍBA EM FOCO


Um grupo de agentes de viagens argentinos da Operadora Juan Toselli chegou a João Pessoa para conhecer os principais roteiros da capital paraibana e Costa do Conde. A ação foi promovida pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)  e a operadora Infinita Intravel, que tem sede no Rio de Janeiro, com atuação no mercado latino-americano para o Brasil.


Os profissionais trabalham na empresa em Buenos Aires, Rosário, Mendonza e Córdoba. A ação tem apoio do Tropical Tambaú e da Luck Receptivo João Pessoa. Eles tiveram a oportunidade de conhecer desde a infraestrutura turística do Litoral Sul, que compreende a rede hoteleira e os pontos turísticos; a gastronomia regional e a cultura e o artesanato, que são dois elementos que ao longo dos últimos anos ganharam notoriedade nacional e internacional. 


“A intenção é ampliar o leque de informações que os agentes têm para apresentar aos seus clientes com maior poder de conhecimento para fazê-lo optar pelo Destino Paraíba”, disse Ruth Avelino, presidente da PBTur. Na programação estabelecida pela PBTur com os parceiros, os argentinos participaram de city-tour pela capital paraibana, passeio de buggy pelas praias da Costa do Conde, contemplaram o pôr do Sol na Praia do Jacaré com passeio de catamarã pelo rio Paraíba e conheceram a apresentação do músico Jurandy do Sax, que executou o tradicional Bolero de Ravel no entardecer, em Cabedelo. 

Tropical Tambaú Resort 

O grupo também fez uma série de visitas técnicas aos hotéis, conhecendo a infraestrutura, os serviços e as tarifas que são praticadas por cada empreendimento. As visitas aconteceram nos hotéis Tropical Tambaú, Hardman Praia Hotel, Verdegreen, Cabo Branco Atlântico, Nord Sapucaia e no resort Mussulo by Mantra, na Costa do Conde. Os argentinos também saborearam as comidas típicas e conheceram a produção dos artesãos paraibanos.


É na capital paraibana que acontece no mês de outubro o maior festival de turismo do norte e nordeste do país, o Festival JPA, que congrega num só lugar os representantes do trade de turismo nacional e internacional. 


INOVAÇÕES NA 44ª ABAV EXPO


Neste ano a ABAV Expo inova em seu sistema de credenciamento, que pela primeira vez abrirá também ao público visitante a possibilidade de com seu login e senha agendar reuniões prévias com os expositores. Até o ano passado, essa funcionalidade só era oferecida aos hosted buyers. O recurso, uma inovação em feiras no Brasil, permite que o expositor escolha entre os públicos que deseja marcar encontros, sejam eles visitantes, expositores, co-expositores ou hosted buyers, facilitando a organização da sua agenda e otimizando os resultados das negociações durante os três dias do evento. Essas agendas poderão ser acessadas nas áreas restritas de cada profissional, após a realização da inscrição no evento e inserção do login e senha. De volta ao modelo B2B desde o ano passado, a ABAV Expo funcionará de quarta a sexta-feira (28 a 30 de setembro), das 12h às 20h.