sexta-feira, 8 de julho de 2016

PEDRO KEMPE É O NOVO PRESIDENTE DA ABAV-PR

ABAV-PR TEM NOVO PRESIDENTE

Pedro Kempe assume a entidade na gestão 2015-2017, dando continuidade às propostas de seu sucessor


Hoje, dia 8 de julho, a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) passa a ter novo presidente. Roberto Bacovis, que estava à frente da entidade em seu segundo mandato, renunciou à sua posição por motivos particulares e profissionais, indicando Pedro Kempe, vice-presidente administrativo e de patrimônio, para ocupar o cargo.


“No começo do ano eu assumi a gerência de Marketing e Vendas do Termas de Jurema Resort. O empreendimento fica em Campo Mourão, no interior do Paraná, e esse deslocamento constante entre a capital e a sede da empresa impede que eu esteja à frente da entidade, prestando minha contribuição com a dedicação que a entidade merece”, explica Bacovis, que deixa a entidade com a sensação de dever cumprido.


Para Pedro Kempe, o momento é de continuidade. “Tivemos uma gestão coesa até aqui e as propostas conduzidas por Roberto Bacovis eram do agrado da diretoria e dos associados. O momento, então, é de continuidade para conduzir os pleitos dos associados junto a poderes públicos e mercado, conduzir a capacitação dos agentes de viagens e, também, organizar o 23º Salão Paranaense de Turismo, que acontece em março do ano que vem”, avalia Kempe.


O novo presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, é sócio-fundador da DOMUS Viagens Operadora de Turismo. Além de compor a diretoria da ABAV-PR desde 2012, também é conselheiro fiscal do Sindetur-PR desde 2013, e atua no Turismo desde 1989. A alteração de comando na diretoria fica formalizada com a reunião de diretoria de hoje, seguida da reunião do conselho deliberativo, para recebimento da renúncia do atual presidente e indicação e referendo do novo presidente, Pedro Kempe. Quem assume a vice-presidência administrativa e de patrimônio é a Sra. Rossana Cristina da Fonseca Pinto, da BR Agência de Turismo Ltda. Nada muda nos demais cargos da diretoria e na estrutura da Associação. Roberto Bacovis continuará participando do Conselho Deliberativo e também participará da comissão de turismo rodoviário da ABAV Nacional.

ABAVs E ASSOCIADAS CONGÊNERES SERÃO ANFITRIÃS EM PROJETO INOVADOR NA 44ª ABAV 5 46º BRAZTOA

ABAVs E ASSOCIADAS CONGÊNERES SERÃO ANFITRIÃS EM PROJETO  INOVADOR NA 44ª ABAV & 46º BRAZTOA


A tradicional Sala Vip do Agente de Viagens ganhou dimensão e uma configuração inteiramente nova no projeto da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Batizada este ano de Conexão ABAV – agente.com.você -, a área funcionará como um lounge de hospitalidade, onde as  27 ABAVs regionais e as associadas congêneres da ABAV Nacional serão as anfitriãs dos agentes de viagens, associados ou não à entidade.


O novo espaço foi especialmente pensado para que a interação das entidades não se restringisse aos seus associados, mas a todos os agentes de viagens que visitam a feira, ampliando as possibilidades de networking e abrindo oportunidades para apresentação de seus projetos institucionais. A área reforça ainda o escopo da campanha agente.com.você, lançada e difundida nacionalmente pela ABAV visando a valorização do agente de viagens como consultor qualificado que é, e principal canal de vendas do setor.


"O Conexão ABAV – agente.com.você reforça uma das principais metas da nossa gestão, que consiste na integração do Sistema Federativo ABAV e na consolidação e ampliação da atuação conjunta com nossas associadas congêneres em prol da qualificação do agente de viagens. Estamos trabalhando para oferecer uma feira completa, com oportunidades de negócios que aproximem todos os envolvidos nesta forte cadeia turística que movimenta 52 setores da nossa economia", destaca Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional.


A área ocupará 260m² e contará com a participação de equipes das 27 ABAVs,  especialmente destacadas para esse atendimento, aproveitando  o conhecimento que têm das atividades desenvolvidas pela entidade, e com isso prestarem um serviço mais assertivo aos visitantes. Como recursos desse espaço, todas as entidades terão pontos de apoio para a exposição de materiais e telas de TV para a exibição de vídeos institucionais.


O espaço também atuará como ponto de chegada e partida de profissionais vindos de todas as partes do Brasil em caravanas, organizadas pelas ABAVs, com apoio das congêneres. A 44ª ABAV Expo Internacional e Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 28 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira, das 12h às 20h), no Expo Center Norte (SP).


DE VOLTA AO EGITO - UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

DE VOLTA AO EGITO


Um lugar realmente mágico e de riquíssima história. Impossível voltar de lá sem centenas de fotos, no meu caso, milhares. 


Meu amigo Haitham Aguilucho, egípcio, que mora em Guizé, fala e escreve muito bem em português e que está acostumado a receber milhares de turistas brasileiros, aproveitando a queda do dólar e apostando ainda mais na força do real, volta a criar pacotes para seu país. O que está saindo em neste mês já está lotado e com lista de espera, tanto que resolveu abrir outro pacote para Janeiro, quando o tempo por lá é ótimo (pra mim é a melhor época), detesto os 40 e poucos graus de Julho. Tem gente que ama. Cada um é cada um. 


Confira o pacote para 2017 saindo de Guarulhos no dia 13/01/2017 e voltando dia 25/01/2017. Tudo já confirmado. São 13 dias (12 noites) incluindo o Cairo, Luxor, cruzeiro pelo Rio Nilo (Royal Ruby Nile Cruise), aéro, terrestres, seguro viagem e hospedagem somente em hotel cinco estrelas (Le Meridien Pyramid Hotel).  

Confira os destinos: 


1º dia SEXTA: Chegada antes da meia noite ao aeroporto do Cairo, recepção pelo Haitham Aguilucho, nosso guia, traslado ao hotel, check-in.


2º dia SÁBADO: Café da manhã, saída para visitar as três pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos) sendo a entrada na pirâmide Quéops OPCIONAL, a esfinge. Visita a uma oficina e loja de papiros. Visita a Mênfis, primeira capital do Egito fundada em 3100 a.C. onde fica o colosso deitado de Ramsés II, que pesa mais de 120 toneladas e, lá visitar o sitio arqueológico de Sahkara com as pirâmides em degraus e as mastabas (túmulo egípcio antigo) que tem painéis com relevos que representam a vida cotidiana dos antigos egípcios, em seguida parada para almoço. No caminho, retorno, pode-se ver também uma escola tradicional de tapetes. Retorno ao hotel com noite livre ou, ver como OPCIONAL O SHOW DE LUZES nas pirâmides seguido de jantar.


3º dia DOMINGO: Café da manhã, traslado para aeroporto do Cairo com destino a Luxor. Chegada e traslado ao hotel. Almoço incluso, jantar não incluso. Pela tarde visita aos Templos de Luxor e Karnak e retorno ao hotel.


4º dia SEGUNDA: Café da manhã, sairemos cedo para visitar os templos de Denderah & Abydous, cidade de Kena, uma das cidades mais organizadas do Egito. Visita ao famoso complexo de Abydous, onde encontraremos a Flor da Vida. Depois seguiremos para Dendera, onde veneravam a deusa Hathor (Afrodita) e visitaremos um pequeno Templo dedicado a Isis-Hathor. Abidous a cidade de Osiris. Check-in no navio.


5º dia TERÇA: Pensão completa (OPCIONAL DE BALÃO) e saída para o Vale dos Reis, os Colossos de Mêmnon duas estátuas impressionantes de Amen-hotep II, bem como o Templo da Rainha Hatshepsut, além de visitar a fabrica de alabastro. Retorno ao navio com tarde livre para ver o zarpar do navio e desfrutar das paisagens do rio Nilo. Noite livre no navio (música ambiente no bar) para assistir a passagem pela eclusa de Esna e chegada à cidade de Edfu.


6º dia QUARTA: Pensão completa, com visita pela manhã do Templo de Edfu dedicado ao deus Hórus, o deus falcão, deus da proteção. Este templo é considerado o melhor templo no Egito, pois permanece em excelente estado de conservação desde sua primeira construção. Retorno ao navio. Navegação para Kom Ombo, para ver o único templo dedicado a duas divindades, o deus Sobek (crocodilo) e Haroeris (falcão). Retorno ao navio. Navegação para Aswam.


7º dia QUINTA: Pensão completa à bordo. Saída as 3h00 (da manhã) para visitar ao Templo de Abu Simbel, que fica à 300 km de Aswan. Visita ao Templo de Ramses II, que está escavado na rocha. Voltamos ao meio dia, almoço e, sairemos para visitar a Aldeia Nubia, com passeio de barco para chegar à aldeia. Durante o caminho veremos a Ilha de Elefantina, o túmulo de Agh Khan, o jardim Botânico, o hotel de Old Cataract onde Agatha Christie hospedou-se para escrever sua novela "Morto no Nilo" e, seguir até a margem ocidental do rio Nilo, no dorso de um camelo para chegar à aldeia. Nadar no rio Nilo. Visita a uma casa Núbia, para conhecer aspectos de sua cultura, podendo beber chá, fazer tatuagem de Henna, passear pela região para conhecer mais a vida Núbia. Retorno ao barco para jantar e passear pela cidade, conhecendo seus costumes, em seguida, voltaremos.


8º dia SEXTA: Saída para ver a alta barragem de Aswan e saída para ver o Templo de Filae, ver o obelisco inacabado, ida à um laboratório de essências medicinais e aromáticas de ambientes e perfumes. Almoço no barco e saída com destino ao aeroporto de Cairo, após a chegada faremos o check-in.


9º dia SÁBADO: Café da manhã, teremos o dia livre, (OPCIONALMENTE) podemos visitar o cemitério de Dahshur, onde está a primeira pirâmide construída por Snefru, ele foi o primeiro faraó da IV Dinastia do Antigo Egito. Almoço e retorno. Pela noite (OPCIONALMENTE) jantar em barco flutuante no rio Nilo com show de dança de ventre, dança do dervixe com música local. Retorno.


10º dia DOMINGO: Café da manhã, um dia inteiro em Alexandria. Visitaremos as catacumbas um cemitério greco-romano trata-se de três andares subterrâneos e a Coluna de Pompeo onde ficava o templo de deus Serápis o deus principal de Alexandria e a biblioteca de Alexandria e uma vista panorâmica da cidadela de Qaitbay onde ficava o farol de Alexandria que era uma das maravilhas antigas do mundo, também visitaremos os Jardins do Palácio de Montazah onde fica o palácio do rei Farook o último rei do Egito. Com almoço e volta ao Cairo.


11º dia SEGUNDA: Café da manhã, saída para ver o museu Egípcio onde está armazenado o tesouro da tumba de Tutankhamon, visitar a cidadela de Saladino, a Mesquita de Alabastro, bairro Cóptico, Igreja Colgante, Igreja de San Sergio onde fica a cripta da Sagrada Família, onde ficaram escondidos durante os 45 dias que tiveram que fugir de Herodes para o Egito. Visitar a a Sinagoga de Ben-Ezrae o Bazar do Khan El Khalili, almoço e retorno ao hotel.


12º dia TERÇA FEIRA: Café da manhã, um dia livre podemos visitar (OPCIONALMENTE) a Vila Faraônica para viver como os antigos egípcios (por duas horas) e ver o que faziam durante um dia laboral e ver a vida cotidiana dos antigos egípcios. (OPCIONALMENTE) Um tour ao centro da cidade do Cairo visitando o Túmulo do Soldado Desconhecido, o palácio do Baron, visita à Rua de Moez que era o centro da cidade durante a época medieval, uma vista panorâmica da Cidade dos Mortos e às outras ruas do mercado de Khan el Khalili.


13º dia QUARTA: Deixar o hotel pela manhã, ir a um grande centro comercial, e seguir para o aeroporto de volta ao Brasil.

O PACOTE INCLUI 

Royal Ruby Nile Cruise

Passagem aérea para o destino.
Todos os ingressos das visitas contratadas.
Traslado de carro/ônibus com ar condicionado durante toda a viagem.
Passagens domésticos "Cairo à Luxor" "Aswan ao Cairo" na classe de turista pela Egyptair.
Guia turístico que fala portuguesa.
Pensão completa durante todo o cruzeiro.
Todas as gorjetas durante toda a viagem.
Todos os serviços mencionados no programa.
Acompanhamento durante toda a viagem.
Uma garrafa grande de água mineral para cada casal (ou pequena para uma pessoa) durante as visitas.

O PACOTE NÃO INCLUI

As bebidas durante toda a viagem.
A gorjeta do guia acompanhante de acordo com a avaliação sobre seu trabalho.
Visto valido pode se ser obtido no aeroporto do Cairo com valor de 25 dólares por pessoa.
A sala das Múmias durante a visita ao museu no Cairo.
A tumba de Tutankhamon durante a visita ao Vale dos Reis.
A entrada à uma das pirâmides no Cairo, preferencial Quéops.
Todos os serviços que não estão mencionados como incluídos no programa.
Todos os passeios "(OPCIONALMENTE)".

VISITAS OPCIONAIS COM QUATRO OU MAIS PESSOAS (preço em dólar podendo variar)

Espetáculo de luz e som na pirâmides com jantar: $65.00

Jantar em barco flutuante no Rio Nilo com show de dança de ventre, dança do dervixe com música local $85.00 

Um tour ao centro da cidade do Cairo visitando o túmulo de soldado desconhecido, o palácio do Baron, visita à Rua de Moez que era o centro da cidade durante a época medieval, uma vista panorâmica da Cidade dos Mortos e às outras ruas do mercado de Khan el Khalili com jantar: $65.00


Passeio em balão em Luxor assistindo todos os monumentos do Luxor do alto: $100.00

Meio dia no Cementério de Dahshur com almoço: $45.00

Viver com os antigos egípcios na Vila Faraônica: $65.00

AVISO AOS VIAJANTES ! Se você realmente quer viajarem janeiro, é bom fazer a reserva agora com o amigo Ivan Santos, pelo e-mail contato@reserva10.com.br

quinta-feira, 7 de julho de 2016

PRESIDENTE DA REDETUR ANALISA MOMENTO DIFÍCIL DA PROFISSÃO AGENTE DE VIAGENS

PRESIDENTE DA REDETUR ANALISA MOMENTO DIFÍCIL DA PROFISSÃO AGENTE DE VIAGENS

Executivo faz um raio x sobre a profissão, futuro e saídas para reverter queda além de ações da Redetur como a plataforma E-AGENTE


Juarez Quinhones Barrozo é empresário do setor de agências de viagens há 36 anos, e presidente da Redetur S/A. Em entrevista, ele fala sobre a carreira agente de viagens que recentemente foi apontada como uma das carreiras que está em baixa. 

Segundo levantamentos recentes a carreira de agente de viagens é uma das que está em baixa. O que os profissionais do setor precisam fazer para reverter este quadro, considerando que o consumidor busca cada vez mais soluções para viagens na internet?

No meu ponto de vista existe algumas justificativas que proporcionaram esta baixa na carreira de agente de viagens. São elas:

Atualização -, os agentes de viagens não acompanharam a evolução das tendências mercadológicas. 

Perfil reativo -, a grande maioria trabalha no modo reativo, ou seja, espera o fato tendencioso acontecer. 

Isolamento -, os agentes atuam como ilhas, isto causa enfraquecimento na rede distribuição das agências independentes. Em todos os setores da cadeia produtiva existe a tendência natural de se desenvolver monopólios para garantir melhores resultados e competitividade, eliminando assim os pequenos e médios com poder de distribuição restrito e menos competitivo.

O que fazer para reverter o quadro?

É preciso qualificação profissional: ser mais especialistas e menos generalistas. Assim se reduz o nível de concorrência e desenvolve-se melhor o foco do negócio. Mudança de paradigma: Não vender viagens, proporcionar experiências de vida para o cliente. (Isto influenciará muito no processo desta mudança). Segmentar/públicos: Se especializar em nichos específicos, isto facilita as ações de marketing e a fidelização dos clientes. Usar mais as tecnologias: Conhecer, se aprofundar e utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor. Informar e vender online, usar muito as redes sociais profissionalmente. Empregar o seu DNA: Criar produtos personalizados com diferenciais exclusivos, ser seletivo com fornecedores para implantar os seus padrões de qualidade. Empreendedorismo: Investir, reconstruir, preparar sua agência de viagens para atender as novas necessidades e exigências do consumidor. Associar-se, unir-se, integrar-se em uma rede de agências de viagens confiável, que possa oferecer condições para obter resistência e força para crescer.

Como está o setor de agências de viagens no RS atualmente, a crise esta afetando ou existe crescimento?

Pelo que eu tenho observado com certa dificuldade. Porém crise só se supera com trabalho, criatividade e gestão inteligente. Os mais rápidos e competentes ganharão mercado, afinal a crise também serve para depurar o mercado. A grande maioria do trade é formado por pequenas e médias empresas, que tem dificuldade para fazer lastro financeiro, por isto momentos como este causam mais dificuldade administrativa. Alguns setores estão se mantendo, muito porque trabalham dentro de nichos pouco afetados pela crise econômica. Digamos, são os especialistas.

Pela sua experiência quais as medidas importantes a se tomar para combater a crise?

Choque de gestão. Reconhecer as dificuldades cada vez maiores para gerir uma agência de viagens independente, sabendo que distribuição desordenada não tem mais futuro. Por isto, buscar saídas através da unificação dos volumes para ganhar força de escala e consequentemente condições para ser mais competitivo.

A categoria é ou está unida?

Estou há 36 anos no setor, nunca senti a categoria unida como deveria ser. 

Porque os agentes de viagens devem participar do FESTURIS?

O FESTURIS é o melhor evento profissional do turismo brasileiro, participar é obrigação para qualquer profissional que queira ou esteja investindo em sua carreira. Trata-se de um evento formador, reconhecido internacionalmente, que atrai fornecedores do mundo todo vindo para expor e capacitar os profissionais presentes. O verdadeiro agente de viagens deve investir em sua carreira, por isto participar das palestras, das capacitações e da feira é essencial para o seu crescimento.

Quais as principais novidades e ações no mercado de agentes de viagens nos últimos anos?

Podemos dizer que até não se trata de novidade, porém o advento da internet mudou completamente o formato negocial entre agente de viagens e consumidor, atualmente a informação esta disponível através de diversos canais, por isto o cliente esta menos dependente do agente de viagens. Isto provocou necessidade de adequações e mudanças bem radicais nas agências. As mídias sociais sacudiram o formato de relacionamento com o cliente, o marketing mais eficiente é através destas mídias. A venda online é uma realidade, não se admite mais que um cliente entre em uma agência e não saia com todas as informações e até com a viagem emitida.

Desde a criação da Redetur foram alcançados os objetivos de melhores negociações, capacidade de distribuição; marketing e comunicação potencializados; soluções em capacitação, padronização, novas tecnologias, rentabilidade e vendas?

Com certeza! Eu costumo dizer que a partir da criação da Redetur em 2005 o mercado de Agências de Viagens obteve um upgrade, já que antes disso as empresas não dispunham de negociações tão boas. Este benefício serviu para todas as agências, não só para as participantes do sistema Redetur. O formato foi é muito inovador porque trabalha para gerar soluções empresariais em todas as suas áreas, reposicionando conceitos e implantando uma nova cultura profissional possibilitando ganhos efetivos através do direcionamento da distribuição do grupo de agências.

Atualmente nossas ações estão muito focadas para a implantação da Plataforma E-AGENTE que permitirá condições de integrar soluções de pesquisa, reservas, emissões e gestão de atendimento em uma única ferramenta. Além disso, esta implantação nos permitirá redefinir todo o nosso sistema operacional e comercial, gerando condições para que os produtos ofertados possam ser muito mais competitivos, proporcionando às agências resultados muito mais efetivos.

Gostaria de fazer alguma colocação para finalizar?

Somos agentes de viagens, vivemos do resultado das nossas empresas, por isto temos como compromisso a construção de um modelo moderno e vencedor de agência de viagens. ¨A união de inteligências ganhadoras provoca resultados transformadores para os nossos negócios e para as nossas vidas.¨


FINAL DE SEMANA DE TURISMO E VINHO EM FLORIANÓPOLIS

FINAL DE SEMANA DE TURISMO E VINHO EM FLORIANÓPOLIS  

 
Costão do Santinho Resort preparou uma combinação perfeita para os amantes do vinho aproveitarem a capital catarinense no inverno


Frio e vinho são uma combinação inusitada para quem está acostumado a pensar a capital catarinense como uma cidade para aproveitar as praias paradisíacas. A fim de reunir os apaixonados pelo mundo da enologia e viticultura, o Costão do Santinho Resort preparou um final de semana de muito sabores, aromas e cultura. De 28 a 31 de julho, os apreciadores da bebida podem vivenciar momentos que incluem uma conversa com o produtor de vinho italiano, Claudio Latagliata, jantar harmonizado conduzido pelo sommèlier eleito duas vezes o melhor do Brasil, Diego Arrebola e preparação de vinho com o editor da revista Vinho Magazine, Eduardo Viotti.


Compartilhar momentos com pessoas com as mesmas afinidades e hospedar-se num resort com estrutura de gastronomia e de lazer completas, é imperdível. Em parceria com uma das mais destacadas importadoras de vinho do Brasil, a Decanter, a programação do pacote Wine Experience oferece 46 rótulos para degustação. Inclui ainda noite de jazz, vinoterapia, análise de vinhos catarinenses pela sommelière Regina Essenburg, degustação e julgamento de vinhos, coquetel à beira-mar com degustação vinhos brancos, rosés e tintos suaves, almoços e jantares harmonizados.


Os clientes que escolhem vivenciar uma experiência em Florianópolis, junto ao Costão do Santinho, têm a sua disposição quadra poliesportiva, complexo aquático com nove piscinas, sendo três aquecidas, academia completa, com aparelhos de última geração, campo de futebol, campo de golfe, seis restaurantes, sauna seca e úmida, Costão SPA, oito quadras de tênis e 750 mil metros quadrados de área verde. Mais informações: http://costao.com.br/pacotes/wine-experience

BETO CARRERO WORLD É O MELHOR PARQUE DE DIVERSÕES DA AMÉRICA DO SUL

BETO CARRERO WORLD É ELEITO PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA O MELHOR PARQUE DE DIVERSÕES DA AMÉRICA DO SUL

O anúncio foi feito pelo maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor

O Diretor-presidente, Rogério Siqueira, a Porta-Voz do TripAdvisor no Brasil e Claudia Martinelli 

O Beto Carrero World foi reconhecido pela terceira vez consecutiva como o melhor Parque Temático da América do Sul pelo Travelers' Choice™ . O TripAdvisor, o melhor site de viagens do mundo, anunciou nesta quinta-feira (07) os vencedores nas categorias Parque de Diversões, Parques Aquáticos, Zoológicos e Aquários. O Beto Carrero World venceu em primeiro lugar nessa categoria e também como o 10º Melhor Parque Temático do Mundo, dividindo o ranking com nomes de peso. A premiação foi realizada em um almoço comemorativo que reuniu autoridades, empresários e imprensa.


De acordo com o diretor-presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o prêmio vem coroar o trabalho e desenvolvimento de toda uma equipe, que agrega sonhos e valores ao seu reconhecimento. "Como a eleição feita pelo TripAdvisor é isenta de qualquer tipo de influência ou envolvimento comercial, é muito honroso termos essa alegria e sem dúvida é uma grande responsabilidade, pois além de sermos o Melhor Parque Temático da América do Sul, estamos entre os 10 primeiros do mundo. Temos agora um parâmetro mundial, e o Beto Carrero World fez por merecer toda essa valorização" celebra Siqueira. Além de possuir uma equipe extremamente capacitada, o Beto Carrero World, corporativamente, faz parte de um seleto time no mundo inteiro, fazendo a diferença na vida das pessoas. O reconhecimento é a prova de que entregamos muito bem os sonhos para cada visitante. "Temos o compromisso de desenvolver cada vez mais o turismo no Estado e no País, e pelo caminho que estamos trilhando, nossa responsabilidade só aumenta. Acredito que o nosso eterno cowboy ficaria muito satisfeito de estarmos consolidando o seu sonho e transformando ele em realidade" finalizou.


A porta-voz do TripAdvisor no Brasil, Claudia Martinelli, parabeniza o Beto Carrero World por ser o vencedor, mais uma vez, do prêmio Travelers' Choice. "Essa conquista, baseada nas avaliações da nossa comunidade de milhões de usuários do mundo inteiro, reitera a qualidade do serviço prestado pelo parque ao longo dos últimos anos. Este selo é uma ótima referência para viajantes que procuram as melhores opções de lazer e entretenimento", completa.

O Diretor-presidente do Beto Carrero World em discurso após a premiação.

A premiação anual é baseada em milhares de avaliações dos visitantes postadas no TripAdvisor. O site leva em consideração a qualidade e a quantidade dos comentários, avaliados por um período de 12 meses. Este ano foram premiados Parques da América do Norte, América do Sul, Europa, Pacífico Sul e Ásia. Na avaliação feita sobre o Beto Carrero World, os viajantes consideram o complexo como um "Belo Parque temático, com uma diversidade de atrações surpreendente, ótimos brinquedos e shows imperdíveis". Para conferir a lista completa, acesse o site: https://goo.gl/QSDv32.

ENCONTRO EMPRESARIAL EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ REÚNE PRINCIPAIS NOMES TURÍSTICOS PARA DEBATER SEGMENTOS DA REGIÃO

ENCONTRO EMPRESARIAL EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ REÚNE PRINCIPAIS NOMES TURÍSTICOS PARA DEBATER SEGMENTOS DA REGIÃO


Nos dias 5 e 6 de julho, aconteceu a 5ª edição do Encontro Empresarial da Acibalc, evento que marcou os 14 anos da entidade e abriu as comemorações de 52 anos de Balneário Camboriú, reunindo nomes de peso do turismo nacional e regional, empresários, representantes de entidades e autoridades. Sem dúvida, um dos pontos altos desta edição foi o painel que discutiu o turismo no estado e contou com a participação do presidente da Santur, Valdir Walendovski, o CEO do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o presidente da ABEOC de Santa Catarina, Lucas Schweitzer, entre outros nomes de grande relevância no meio.


Assuntos como o planejamento, a promoção do destino, os produtos turísticos e principalmente o Centro de Eventos, aguardado há mais de 20 anos pelo trade turístico, foram debatidos e trazidos à tona por aqueles que mais entendem do assunto. Para Ciça Muller, o papel da associação empresarial é justamente esse: articular o encontro destas lideranças e promover esse debate e essa troca de experiências.


Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem àqueles que foram pioneiros e têm em sua história uma relação especial com Balneário Camboriú. Marlene Buratto, que implantou o Curso de Turismo & Hotelaria da Univali foi homenageada com a entrega da medalha Baltazar Pinto Corrêa pelo seu empreendedorismo social. A surpresa ficou por conta do segundo nome homenageado, que foi mantido em sigilo até o último momento: Osmar Nunes Filho, o Mazoca, Diretor do Hotel Marambaia e da Marambaia Veículos.

Criatividade: palavra chave no turismo


A palestra que abriu o evento “Turismo – Principal Destino de Grandes Negócios; O quê você pode ganhar com isso?” no dia 5, foi conduzida pela Vice-presidente de Turismo da Facisc, Mágda Bez, que apresentou um diagnóstico do turismo no estado. Ela exaltou que o turismo é a indústria que mais cresce mundialmente e que representa 10% do PIB do Brasil, mas lembrou que ainda há muito o que melhorar. Pensando nisso, a Federação realizou uma pesquisa junto ao trade catarinense e está lançando um projeto piloto que funciona como uma cadeia criativa que irá construir roteiros turísticos temáticos.


A segunda palestra da noite foi com o empresário Carlos Cappelini, da Girus Soluções em Turismo, que exaltou a importância dos Destinos Turísticos Inteligentes. Ele defendeu que o futuro do turismo é investir nas novas tecnologias de informação, buscar melhorar a qualidade de vida do destino e das experiências turísticas e ainda criar espaços inovadores.

 

Quem encerrou a primeira noite foi o ex-prefeito de Gramado-RS, Pedro Bertolucci. O político, que instituiu o Natal Luz e ganhou o prêmio do Sebrae de prefeito empreendedor do Sul do Brasil, contou que antes do turismo tornar-se a principal matriz econômica da cidade, o que gerava renda para o município era uma fábrica de calçados do qual 73% dos moradores dependiam dela. Hoje 90% dependem do turismo. Anualmente, Gramado recebe cinco milhões de turistas, número que dobrou em relação com 2008. “Hoje nós vendemos Gramado como uma grife, uma marca. Já temos os nossos produtos, como o chocolate, o artesanato, o estilo arquitetônico, nossos móveis e principalmente: os eventos. Acontecem cerca de 300 todos os anos, como o Festival de Cinema, Festa da Colônia, Festa das Hortênsias, entre outros”, explica.

“A cidade como nossa casa”


Geninho Góes, Presidente da BNT Mercosul, conduziu a palestra de abertura no dia 6, trazendo o turismo como atividade econômica e ressaltando a importância do turismo de eventos, que tem sua alta justamente no período de baixa temporada em Balneário Camboriú. “O importante de um destino turístico é aliar o produto que temos ao público que queremos”, diz.


Fechando o circuito de palestras, o Presidente Executivo do Convention de São Paulo, Toni Sando, apresentou alguns dados da entidade que comanda, que é o 1º Convention do Brasil, e compartilhou sua experiência sobre o mercado de eventos e sobre o turismo de negócios. Sando destacou o quanto as pessoas expõem cada vez mais as experiências com o destino na internet, a importância da criatividade para se destacar neste meio competitivo e a importância das ações integradas. “A gente perde oportunidades o tempo todo. As pessoas precisam entender que a cidade é como nossa própria casa, que todos precisam trabalhar pelo destino e que as ações integradas precisam sair do papel”, finaliza. O evento finalizou com a Sessão de Negócios promovida em parceria com o Sebrae e contou com a participação de aproximadamente 100 empresas.

VINICIUS LUMMERTZ VOLTA PRESIDIR À EMBRATUR

VINICIUS LUMMERTZ VOLTA PRESIDIR À EMBRATUR



Finalmente presidente em exercício, Michel Temer, trouxe o catarinense Vinicius Lummertz de volta para a presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), vinculado ao Ministério do Turismo. Ele presidiu a Embratur de junho do ano passado até março deste ano, quando resolveu deixar o cargo depois do rompimento do partido com o governo petista de Dilma Rousseff. A nomeação de Lummertz está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 7.



O Diário Oficial de hoje traz também a nomeação de Danilo Borges dos Santos para a diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de Sérgio Besserman Vianna para a presidência do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente. Vianna substituirá Samyra Brollo de Serpa Crespo, cuja exoneração também foi publicada no DOU de hoje.


Vinicius Renê Lummertz Silva é formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, fez pós-graduação na Kennedy School, da Harvard University; no IMD de Lausanne, Suíça, e MBA-Executivo na Amana Key, em São Paulo. Atualmente inscrito no Mestrado, Centro de Engenharia e Gestão do Conhecimento, na UFSC, em Florianópolis. 


Antes da Embratur, foi Secretário Nacional de Políticas de Turismo, no Ministério do Turismo, desde setembro de 2012. Ele foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis. Lummertz também foi Secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, de janeiro de 2007 a dezembro de 2010. Vinicius Lummertz também foi Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Estado de Santa Catarina, (acumulando) durante o ano de 2010; Diretor da Unisul, e membro da Reitoria da Universidade do Sul de Santa Catarina, de janeiro de 2002 a novembro de 2003; diretor técnico do Sebrae Nacional, de janeiro de 1999 a dezembro de 2002; e Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), de abril de 1997 a dezembro de 2000.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

FÓRUM DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

FÓRUM DE TURISMO


Aconteceu na tarde desta última terça-feira o FÓRUM DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, um fórum de entidades patronais e não governamentais relacionadas com o turismo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis e que tem por objetivo ser um Fórum permanente de discussão sobre o desenvolvimento de um turismo sustentável e de qualidade, pensar e propor a cidade que queremos para viver e receber turistas, também propor e acompanhar a implementação de políticas públicas ligadas ao turismo.


Preocupados com o rumo que tem tomado algumas decisões judiciais recentes, que afetam sobremaneira o turismo em nossa região, resolveram tomar iniciativas em defesa desse patrimônio turístico, que depende e muito a economia e as pessoas direta e indiretamente beneficiarias dessa atividade. Para isso querem estimular a proposta que esperam sejam encampada pelo Governo do Estado, do autor do livro “Terreno de Marinha: Domínio Marítimo Estadual: Águas Interiores Catarinenses", Ricardo Luiz Scherer.


Trata-se do primeiro ensaio de uma série sobre as demarcações de Terrenos de Marinha na Ilha de Santa Catarina. Discute o não reconhecimento por parte da SPU e da União do domínio hídrico catarinense sobre as águas marítimas interiores à Linha de Base Reta (LBR). Centra seus argumentos nos efeitos da recepção da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, declarada em vigor por ato normativo do próprio Poder Executivo Federal, em 1995. A cartografia oficial brasileira exclui baías, enseadas e reentrâncias do litoral da faixa oficial de 12 milhas do Mar Territorial Brasileiro. Se as águas superficiais e seus leitos são catarinenses, não há fundamento legal para a SPU identificar e caracterizar domínio da União nas margens destas águas costeiras que banham a Ilha de Santa Catarina. 


Segundo Estanislau Emílio Bresolin, Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de SCA, cidade precisa ter o controle do seu território, não é mais possível a União ficar levando o bônus dessa história de terras de domínio da união, deixando aqui apenas o ônus. Presentes no Fórum, autoridades do trade a exemplo do Presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC, Eduardo Loch e Vinícius Lummertz.