sábado, 18 de março de 2017

AGENTES DE VIAGENS SÃO RECEBIDOS NO ÚLTIMO DIA DE SALÃO EM CLIMA DE ROCK

AGENTES DE VIAGENS SÃO RECEBIDOS NO ÚLTIMO DIA DE SALÃO EM CLIMA DE ROCK




Os agentes de viagens foram recebidos no 23º Salão Paranaense de Turismo no clima Rock’n Roll. A primeira palestra do dia foi realizada por Rafael Maia, sales and marketing manager do Hard Rock Curitiba, inaugurado em 2015. Ele apresentou curiosidades sobre o empreendimento, que é um conhecido produto turístico mundial e tem em Curitiba sua única operação do Brasil. Para Maia, os turistas querem conhecer esse ícone mundial quando visitam Curitiba e apreciam sua estrutura, organização e grandeza enquanto metrópole. 



“Nossa preocupação é com a cidade. O Hard Rock leva o nome de Curitiba para o mundo inteiro”, diz Maia.

Para garantir a presença forte no Turismo, o Hard Rock tem estado ao lado dos principais eventos da cidade, seja de rock ou os que promovam o estilo de vida propagado pela marca: UFC, Harley Daividson, ações sociais de motoqueiros em defesa do câncer de mama, entre outros projetos.


Durante o Salão, Rafael Maia mostrou que o empreendimento de Curitiba tem uma preocupação sustentável a partir de iniciativas como iluminação em led, reutilização da água da chuva, jardim vertical, entre outras iniciativas.  ”Além de todo o potencial turístico, é importante notar a preocupação sustentável do Hard Rock Café Curitiba, o que condiz com o ano do Turismo Sustentável, que é 2017’’, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.


O ponto alto da atração foi a participação do showman Rogério Cordoni, o Elvis Presley brasileiro. Ele cantou duas canções consagradas do rei do rock. Depois, o agente de viagens Eduardo Debus da Silva, do Rio Grande do Sul, pediu a mão da agente de viagens Aline Debus da Silva, na presença de todos. Eles vieram ao Salão na caravana da ABAV-PR de Porto Alegre.


Como patrocinador do evento, o Hard Rock Café Curitiba recebeu os presidentes das ABAVs estaduais e jornalistas convidados do evento, na noite do dia 17. Os agentes de viagens que vieram com as caravanas, no dia 18, e jantaram no Hard Rock e conhecerão o empreendimento após participarem do Salão.

Clique na imagem para ampliá-la

O Hard Rock é a maior rede de restaurantes temáticos do mundo, com mais de 200 unidades, entre cafés, hotéis e cassinos, que recebe cerca de 100 milhões de visitantes no mundo. Inaugurado em 1971, reconhecido e considerado ícone do entretenimento universal, o Hard Rock está no imaginário da população mundial e representa uma experiência única. O Hard Rock Curitiba é a única unidade em funcionamento no Brasil, sendo considerada uma atração turística e também ponto de encontro para amantes da música, apreciadores da gastronomia e visitantes curiosos pela atração ícone da cultura popular.

VISIT USA - PALESTRA SOBRE ORLANDO LOTA AUDITÓRIO DO 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO



Orlando, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, foi tema da segunda palestra da manhã deste sábado, 18, último dia do 23º Salão Paranaense de Turismo. Por ano, o destino recebe cerca de 770 mil brasileiros interessados nos atrativos, compras e muito mais.


O executivo de contas do Seaworld Parks & Entertainment, Felipe Timerman, foi o primeiro a contar as novidades da atração. Segundo Felipe, 2017 marca o último ano dos espetáculos com as baleias orcas, mas inicia uma fase de mais educação ambiental e adrenalina. Exemplo disso é a montanha russa Mako, que tem 61 metros e altura e passeios que chegam a 118 km/h. Também foi destacada a montanha russa Kraken, que foi repaginada com toques de realidade virtual.


Felipe também aproveitou o público qualificado, formado por agentes de viagens de vários estados brasileiros, para divulgar as novidades dos ingressos para o parque, válidas a partir do dia 1º de abril. Os ingressos passarão a serem vendidos por visita e, ao chegar no parque, o turista pode escolher para qual atração deseja utilizar – Seaworld ou Busch Gardens. Ao adquirir um combo de ingressos, o visitante tem até seis meses para utilizá-lo.


O gerente de treinamentos da Visit Orlando, André Almeida, foi o segundo a falar aos agentes de viagens presentes. Ele aproveitou para divulgar as atrações para 2017: Volcano Bay, World of Pandora, Race Through New York Starring Jimmy Fallon e Miss Fortune Falls. Além destas atrações, André divulgou atrativos da cidade de Orlando, como o potencial para compras, com shoppings e outlets; gastronomia; cultura, e esportes, com o Orlando City Soccer Stadium. “2017 é um ano para trabalhar o esporte como oportunidade de vendas. Brasileiro gosta muito disso”, ressaltou André, divulgando que em 2017 também serão inaugurados outros dois hotéis.


André Almeida reforçou todas as oportunidades ofertadas aos agentes de viagens para se tornar especialista no destino. Há um aplicativo e um site voltado para o atendimento aos agentes de viagens www.visitorlando.com/trade. Há também a oportunidade de se tornar agente de viagens especialista em Orlando, com direito a certificado, ao participar dos cursos online oferecidos pela Orlando Travel Academy. Trata-se de uma plataforma on-line de treinamentos, que traz descontos e vantagens exclusivas para agentes de viagens cadastrados.

AÇÃO SOCIAL



A assistente social Cristiane Noronha, do asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba marcou presença no último dia do evento, apresentando a instituição que foi apadrinhada pela ABAV-PR durante o mês de março. Durante a campanha, serão arrecadados itens que ajudam a elevar a autoestima das 160 idosas, acolhidas pelo São Vicente: shampoo, condicionador, tintura para cabelo, acetona, lixa de unha e algodão.

ABAV-PR ENCERRA POSITIVAMENTE MAIS UMA EDIÇÃO DO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Clique na imagem para ampliá-la

Após três dias de intensa programação, a ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) finalizou a 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo satisfeita com os resultados. Cerca de 3 mil participantes entre expositores, agentes de viagens e profissionais do trade turístico passaram pelos corredores da feira de negócios, palestras e eventos paralelos.



Anfitrião do evento, o presidente da ABAV-PR Pedro Kempe destacou os pontos positivos na realização de seu primeiro Salão à frente da entidade. “Trouxemos para o evento uma gestão transparente, simples, salientando aquilo que fazemos e representamos na ABAV. O balanço foi bastante positivo, mas é claro que para o próximo ano queremos mais. Várias ideias já surgiram como forma de aprimorar as ações”.  


Clique na imagem para ampliá-la

Além do grande público presente nas duas palestras principais, durante os dois dias de Salão 555 agentes de viagens puderam se qualificar e se atualizar sobre diversos âmbitos da profissão. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual. “Diante de uma programação intensa e variada, com duas salas simultâneas, palestras e painéis, tivemos um bom número de participantes, mas que ainda tem potencial para crescer. É de fundamental importância a criação de consciência por parte dos agentes de viagens acerca da oportunidade que eles têm em se aprimorar gratuitamente, no mínimo uma vez por ano, durante o evento”, destacou a diretora de capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Lacerda Garcia.

OKTOBERFEST


Clique na imagem para ampliá-la

Para fechar o evento, os participantes do Salão entraram no clima alemão com o lançamento da segunda edição curitibana e primeira, em outras cidades do Estado – o Circuito Oktoberfest Paraná 2017. Pela primeira vez a confraternização de encerramento do Salão aconteceu no próprio local do evento, selando mais uma edição de sucesso.  LANÇAMENTO NO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO DA 2ª OKTOBERFEST CURITIBA E CIRCUITO OKTOBERFEST PARANÁ 2017


Para fechar o evento, aconteceu o lançamento da sua segunda edição curitibana e primeira, em outras cidades do Estado – o Circuito Oktoberfest Paraná 2017. A proposta do evento é reunir gastronomia e cultura, com exposição e muito chope artesanal, em três dias de atrações e entretenimento.

Os participantes do 23º Salão Paranaense de Turismo tiveram uma mostra do que será o evento, que neste ano reuniu 23 mil pessoas em Curitiba. A Oktoberfest encerrou o evento do Turismo, animando a festa de agentes de viagens, expositores e público presente no Salão. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Oktoberfest encerrou com chave de ouro o Salão: “Pela primeira tivemos uma confraternização no local do Salão, fechando de fato mais um evento realizado. Com isso, aproximamos mais as pessoas presentes no evento, comemorando mais essa etapa vencida”, concluiu Kempe. Já Susan Klein, idealizadora e organizadora do Circuito Oktoberfest Paraná 2017, divulgou o evento de forma diferenciada. “Esperamos  que o trade turístico tenha gostado e recebido este evento com a mesma simpatia que o público curitibano recebeu a edição de 2016. Assumimos a responsabilidade de fazer de nosso evento uma festa organizada com o mesmo carinho, atrativos, limpeza e organização da festa-mãe”, diz Susan.


Além da 2ª Oktoberfest de Curitiba, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro, também receberão o evento em uma primeira versão as cidades de Londrina (25 a 27/08), Ponta Grossa (01 a 03/09), Maringá (14 a 17/09), Cascavel (21 a 24/09) e Foz do Iguaçu (22 a 24/09). O 23º Salão Paranaense de Turismo aconteceu entre os dias 16 e 18 de março, no Expo Unimed, em Curitiba.


Este jornalista, Assessor de Imprensa da ABAV-SC, cobriu o evento a convite fa ABAV-PR, voando pelas asas da minha transportadora oficial AVIANCA e hospedando-se no Slaviero Hotel Palace.

PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE SEGUNDO E ÚLTIMO DIA DO EVENTO CLIQUE AQUI


QUALIFICAÇÕES DERAM O TOM NESTE 1º DIA DE 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

QUALIFICAÇÕES DERAM O TOM NESTE 1º DIA DE 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Abertura da feira


Distribuídas em duas salas, a agenda de qualificação aconteceram hoje, 17, e seguem até amanha, 18, com painéis e palestras. Quatro grandes temas tomaram corpo e perspectivas diversificadas com os painéis: “Vitrine do Paraná Turístico – motivos de viajar!”, com o presidente da Paraná Turismo, prof. Jacó Gimennes, como mediador, e os debatedores: Daniel Wagner, empresário (Hotel Planalto – Ponta Grossa), Tatiana Turra (presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), e Paulo de Angeli (Festival de Turismo das Cataratas, Foz do Iguaçu); 


Edmar Bull - Presidente Abav Nacional

Turismo MICE, com Edmar Bull (presidente da ABAV Nacional) como mediador, e com os debatedores Adonai Arruda Filho (presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau), Sergio Takao Sato (diretor da Tasa Eventos) e Jeferson Munhoz (diretor nacional de vendas dos Hoteis Bourbon); “Tecnologia e novos modelos de negócios”, às 12h, mediada por Rafael Tortato (Sebrae Paraná), com participação dos debatedores Marta Poggi Borges (ICCABAV), Danilo Brizola (fundador da SnowmanLabs), Erica Marques (responsável pelo Google Business Group no Brasil) e Fabiano Simm (TZ Systems).


Paulo de Angeli (Festival de Turismo das Cataratas, Foz do Iguaçu)

Entre as palestras estão: “Agente de Viagens Vendedor & Motivado”, com a instrutora do ICCABAV/ABAV Nacional, Kelly Malheiros; “Argentina World Friendly”; “Maranhão: Terra das águas”; “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com o instrutor do ICCABAV/ABAV Nacional, Lúcio Oliveira; “Atendimento e prospecção de clientes para hotéis e operadoras”, com André Berberi, da Signature Brasil; “África do Sul, além do Luxury, by Domus Operadora”, com Fernanda Doria (HIP Hotels International Partners) e Ricardo Velasco (Akilanga DMC); capacitação da Travelport, que trará todos os detalhes sobre o My PNR, com Ricardo Serain; “Segmentação de cruzeiros – a escolha certa está aqui”, com André Mercanti, diretor comercial da Norwegian Cruise Line (MG Travel); “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com Lúcio Oliveira; “Buenos Aires Innovadora”, com Maria Laura Pierini (Inprotur – Argentina);  “Litoral PRa você – destino de experiências”, com Rafael Andregueto; “Agências de viagem on-line: melhor caminho para minha agência”, com Marta Poggi Borges, pelo ICCABAV; “Minas Gerais: venha viver a sua história”, com Ane Machado; “Destinos – Caribe: Cancun e Riviera Maya”, com Lilian Zanon; “Navegando nas novas ondas da MSC Cruzeiros”, com Victor Spirandelli; e “Agência de viagens como negócio turístico inteligente”, com Professor Gandara.

PALESTRAS DIVERSIFICADAS PARA AGENTES DE VIAGENS



O primeiro dia de programação técnica do 23º Salão Paranaense de Turismo reuniu nesta sexta-feira (17), agentes de viagens em painéis e palestras bastante diversificadas. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual.



Na primeira palestra da tarde, Paula Fariña, que atua no Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina trouxe para o público ofertas tradicionais e novidades com o foco em Buenos Aires, como o uso de bicicletas e carros elétricos em lugares pouco visitados da região. Ainda na parte de destinos, a África e seus encantos também foram mostrados na palestra da representante e executiva da HIP Hotels Internacional Partners, Fernanda Doria, e do diretor da Akilanga Brasil, Ricardo Velasco. Eles apresentaram os serviços oferecidos e o que o cliente pode encontrar no destino, como os safaris, além das novidades hoteleiras.



Representando os destinos nacionais, pela primeira vez o Maranhão marcou presença no evento, com a palestra do secretário adjunto de turismo do estado, Hugo Veiga. “Quero convencer os agentes de viagens a formatar novos produtos que agucem o interesse dos consumidores”, afirmou o maranhense.



O Paraná também não poderia ficar de fora da programação. No painel “Vitrine do Paraná Turístico – Motivos de Viajar”, o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, apontou que a região possui um elevado potencial turístico, mas que ainda acaba apresentando ao público externo apenas o litoral, a capital Curitiba e a cidade de Foz do Iguaçu. “São ao todo 14 áreas de turismo no Paraná e é necessário falar sobre elas”, destacou. Complementando o tema, foi lançado o Programa de Incentivo ao Turismo Interno no Paraná. A ideia é incentivar as empresas a apostarem nos destinos emergentes do estado.



Na parte de qualificação sobre a profissão de agentes de viagens, o dia contou com três palestras. Para falar sobre a gestão do turismo nos dias atuais, o palestrante do ICCABAV, Lucio Oliveira, foi convidado. Oliveira acredita que o profissional precisa ser um empreendedor de seu próprio negócio, conhecendo todas as possibilidades para a realização de seu trabalho. “Visão de dono, coragem empreendedora e entender as competências do mercado é essencial para saber lidar com as tendências mercadológicas”, argumenta.



Em “Agente de Viagens vencedor & Motivado”, a palestrante do ICCABAV, Kelly Malheiros, destacou que superar as expectativas de quem o contrata é a chave para o sucesso, já que o agente de viagem é um consultor de experiências. Encerrando o tema, o consultor de expansão da Signature Brasil, André Berbéri, mostrou a importância das prospecções e o bom atendimento ao cliente. Berbéri defendeu que é preciso que o agente de viagens crie uma lógica no seu atendimento a fim de melhorar o processo de venda.  Distribuída em duas salas, a agenda de qualificação segue sua programação amanhã, dia 18 de março, com painéis e palestras.  


Clique na imagem para ampliá-la

Completou a programação do dia 17, às 16h30, com o lançamento do Programa de Incentivo ao Turismo Interno (PITI), iniciativa da Paraná Turismo, tendo como anfitrião do evento o seu presidente, Prof. Jacó Gimmenes. 

13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná


Clique na imagem para ampliá-la

Como principal evento paralelo do Salão acontece a 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, organizada e promovida pela Paraná Turismo e Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná. Neste ano, a Mostra continuar com o objetivo de divulgar o Estado como um destino turístico singular, diferente e muito apropriado para públicos de turistas de todas as idades e perfis.



“Diferente dos anos anteriores, esse ano a Mostra fechou o pavilhão da Feira de Negócios. "Estamos em um novo espaço, mais amplo e diferenciado, com estandes que divulgam as 14 regiões turísticas de nosso Estado”, conta a diretora do setor de Feiras e Eventos da Paraná Turismo, Vania Climinacio. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Mostra faz parte do Salão. “É um privilégio contar com os empresários locais divulgando seus empreendimentos e negócios. A Mostra só engrandece o evento da ABAV-PR”, diz Kempe.



Devido às muitas possibilidades como destino, o Paraná divide-se em 14 regiões e se destaca por belezas naturais inigualáveis, grandes reservas de Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras; um rico acervo histórico e cultural; diferentes alternativas de lazer e gastronomia. 



Estas são as regiões: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.



“Nesse ano, convidamos as regiões para elegerem quatro atrativos turísticos prontos para serem divulgados aos agentes de viagens. São produtos concretizados”, comenta Vania. Além dos atrativos turísticos, a Mostra também vai focar no artesanato rural, que é diferenciado e também é fruto de uma parceria com a Emater. A gastronomia regional também estará presente. “Algumas regiões deverão trazer seus práticos típicos para degustação”, adiantou Vania.



A Mostra das Regiões Turísticas do Paraná é um evento tradicional do Governo do Estado do Paraná e há 13 anos ocorre como evento paralelo do Salão. A proposta da ABAV-PR é envolver o público estratégico para o Turismo regional que está reunido em Curitiba nos dias do evento e divulgar o Turismo do Paraná. “Essa parceria entre Paraná Turismo e ABAV-PR deu certo”, finaliza Vania.

SANTA CATARINA NO SALÃO



A presença do estado catarinense foi marcante. Somente a ABAV-SC trouxe cinco caravanas de agentes de turismo além de operadoras. Isso significa muito além da união das ABAVs, mas também a importância que Santa Catarina da ao seu estado vizinho, grande emissor de turistas para o nosso litoral, bem como a importância ao Salão Paranaense de Turismo.


Clique na imagem para ampliá-la

Valdir Valendowisky, Presidente da SANTUR, comandava o estande catarinense. 

PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE SEGUNDO DIA DE SALÃO PARANAENSE DE TURISMO CLIQUE AQUI

sexta-feira, 17 de março de 2017

CURITIBA É A CAPITAL DO TURISMO NACIONAL - 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

CURITIBA É A CAPITAL DO TURISMO NACIONAL - 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

Pedro Kemp e Edmar Bull presidente ABAV-PR e Presidente ABAV NACIONAL


Começou nesta quinta-feira, 16, o salão de turismo anual da ABAV-PR que posiciona-se como evento estratégico para o sul do país


Até o próximo sábado, 18 de março, acontece aqui em Curitiba o 23º Salão Paranaense de Turismo, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Considerado uma vitrine do Turismo no sul do país e Mercosul, o evento é exclusivo para profissionais do trade turístico e abrange Feira de Negócios, capacitação técnica e oportunidades para networking e eventos paralelos. 


“Nesta edição, fortalecemos novamente a capacitação técnica, considerada um dos pilares da nossa gestão frente à entidade, por entender que um negócio de sucesso começa com a aquisição de conhecimento sobre produtos e serviços. Fora isso, o evento também é uma grande oportunidade de estreitar laços com fornecedores e parceiros de negócios”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.


Pedro Kempe, deu início a solenidade lembrando que o Salão Paranaense de Turismo é um dos primeiros eventos do ano, no calendário nacional. “Por ser o primeiro, temos a responsabilidade de estar à frente em termos de informação, conferindo liderança para seus participantes e uma grande vantagem competitiva”, salientou. “Este ano o evento acontece em meio a um cenário de crescimento para o Turismo, a uma demanda reprimida que começa a se soltar, onde aventureiros estão mais medrosos e os que acreditam, os profissionais maduros e preparados, estão à frente. Nestes dois dias que se seguem, queremos ajudar esse segundo tipo de profissionais, contribuindo para desenvolver negócios aqui mesmo, ao longo do Salão”.

Na Feira de Exposições participam todas as empresas e organizações do trade turístico, entre operadoras de turismo, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, hotelaria, serviços turísticos, entidades e outros. “Além dos espaços tradicionais, de 9 m², estamos oportunizamos espaços para os pequenos negócios, que também tem seus diferenciais e atrativos para os agentes de viagens”, explica o presidente da ABAV-PR. Nesses três dias de evento espera-se reunir cerca de 5 mil participantes, entre agentes de viagens, profissionais do trade turístico e fornecedores.

Clique na imagem para ampliá-la

O 23º Salão Paranaense de Turismo tem patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Hard Rock Café Curitiba, Itaipu Binacional e Vital Card. São parceiros estratégicos do evento ABEOC Brasil, Abrasel Paraná, Infraero, Oktoberfest Curitiba 2017, Paraná Turismo, Slaviero Hotéis e Transtupi. Como apoiadores desta edição estão ABIH Paraná, Bourbon Hoteis, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Federação dos Convention & Visitors Bureau, Sebrae Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Sindetur Paraná. A lista de expositores pode ser visualizada em www.salaoparanaense.com.br.

Clique na imagem para ampliá-la

A cerimônia de abertura do evento aconteceu hoje, quinta-feira, às 19h, na ASA 3 do Expo Unimed Curitiba, local do evento. Compuseram a mesa oficial diversas autoridades ligadas ao setor: o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra; o Secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabricio; o Presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes; a Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o Diretor Superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o Vice-Presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Borges da Silva; a Presidente da Abrasel-PR, Jilcy Rink; o Presidente do Curitiba Convention e Visitors Bureau, Adonai Aires de Arruda Filho; o Presidente do Sindetur-PR, Onésimo Santos de Anunciação; o Presidente do SEHA, João Jacob Mehl; o Presidente da Abav Nacional, Edmar Bull; e o presidente da ABRAJET-PR, Antônio Claret de Rezende.


O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, levantou a plateia e recebeu aplausos ao fazer um passeio e um convite poético aos presentes, para que conheçam e invistam nos atrativos paranaenses. 


Teté Bezerra, Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, também destacou a importância da parceria entre a iniciativa pública e privada no desenvolvimento do Turismo interno. “O Paraná tem entendido essa mensagem em fazer com que o Estado esteja preparado para crescer”, ressaltou.

Clique na imagem para ampliá-la

Entre os chefs confirmados estavam Vânia Krekinski (Limoeiro), Eva dos Santos (Bar do Victor), Marcelo Toshio (Bar Jabuti) e Otavio de Brito (Universidade Positivo). Os pratos serão harmonizados com espumante da Adega Mufs. Para o presidente da ABAV-PR, a gastronomia está intimamente ligada ao Turismo. “Não temos como pensar em experiência turística sem passar pela gastronomia. Cada destino possui suas particularidades e isso faz com que as pessoas tenham memória dos locais que visitam”, comentou Kempe, justificando a parceria de anos com a Abrasel, para realização deste coquetel.

Caravanas

A ABAV-PR também promoveu caravanas de agentes de viagens durante a realização do evento, dando oportunidade de atualização profissional e networking para profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e outras localidades. Neste ano, foram abertos nove roteiros: Foz do Iguaçu – PR (Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava), Londrina – PR (Londrina, Imbaú, Ponta Grossa), Maringá –PR (Maringá, Imbaú, Ponta Grossa), Vale do Itajaí – SC (Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville), Araranguá – SC (Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna, Garopaba, Araquari), Florianópolis – SC (Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Araquari), Joinville – SC (Jaraguá do Sul, Joinville), Porto Alegre – RS (Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul) e Bauru – SP.


Estavam reunidos mais de 300 agentes de viagens nas caravanas terrestres e chegaram a 500 agentes de viagens com as caravanas aéreas, procedentes de Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Porto Alegre. Apoiam as caravanas a FRT Operadora, Domus Viagens e Turismo, Grupo BRT, Magic Way. Como parceiro de hotelaria, as caravanas têm a Rede Slaviero Hoteis.

Reunião de presidentes e demais eventos paralelos

Clique na imagem para ampliá-la

O 23º Salão Paranaense de Turismo foi prestigiado pelos diretores e presidentes de todas as ABAVs estaduais. Isso porque o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, aceitou o convite do presidente da ABAV-PR, para realizar a primeira reunião do ano do Conselho de Presidentes e Diretoria em Curitiba, durante o Salão Paranaense, evento anual organizado e promovido pela entidade regional. Os presidentes chegaram nesta quinta-feira, dia 16, a tempo de participarem da abertura solene.A reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV é fechada e acontece somente amanhã, 17, no Hotel Mabu. Após a reunião, os presidentes são convidados a participar do Salão.

Completa a programação do evento o Encontro Estadual de Gestores de Turismo – Paraná Turismo (Dia 16/03, das 13h às 19h, na ASA 2), o Encontro de Líderes Públicos – Desenvolvendo pelo Turismo – Paraná Turismo (Dia 17/03, das 9h às 13h, na ASA 2), o Projeto Selo de Qualidade no Turismo do Paraná (dia 17/03, das 18h30 às 21h30, na ASA 2) e o lançamento do Projeto Vale do Pinhão (Dia 18/03, das 16h30 às 17h, no Networking Ilha).

Campanha de Valorização à Mulher

Rossana Fonseca e Celilia Ribeiro - ABAV-PR

Os participantes do Salão também foram convidados a contribuir com a campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março em todo o mundo. “O mês da mulher incentivou a ABAV-PR a realizar uma campanha social que vai ajudar a promover o bem-estar de mulheres cheias de histórias para contar”, diz Pedro Kempe. O presidente ainda lembra que cargos de grande importância da associação são conduzidos por mulheres, como é o caso das vice-presidentes Rossana Fonseca (Administrativo-financeiro) e Ana Paula Lacerda Garcia (Capacitação); das diretoras Cecilia Ribeiro e Lissandra Bueno, e da própria equipe ABAV-PR, cujo staff é formado exclusivamente por mulheres. “As mulheres conferem mais sensibilidade ao competitivo mercado de trabalho, além de serem atentas aos detalhes”, valoriza Kempe.


Até o final de março, mês da mulher, a ABAV-PR realiza campanha de arrecadação de itens de beleza para as idosas do Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. Entre os itens a serem reunidos estão: tinta para cabelo, shampoo neutro, condicionador, lixa de unha, acetona e algodão. Com as doações, a entidade espera ajudar na promoção de bem-estar para as senhoras acolhidas no Asilo São Vicente de Paulo, que chegam a 160. Os itens podem ser deixados no estande da própria entidade, durante o Salão, ou serem enviados à sua sede, em Curitiba, até o dia 31 de março. Os itens arrecadados serão entregues ao Asilo no início de abril.

PARA VER TODAS AS FOTOS DA ABERTURA CLIQUE AQUI




quarta-feira, 15 de março de 2017

AUTORIDADES ADVERTEM PARA RISCOS DE ELETRÔNICOS EM VOOS

Autoridades advertem para risco de eletrônicos em voos após explosão de fone de passageira australiana

Detalhe do rosto da mulher cujo celular explodiuDireito de imagemAUSTRALIAN TRANSPORT SAFETY BUREAU
Image captionPassageira ficou com uma mancha negra no rosto
O avião voava de Pequim, na China, a Melbourne, na Austrália. A passageira, que não foi identificada, relatou à Agência de Segurança de Transporte da Austrália (ATSB na sigla inglesa)que estava ouvindo música quando ocorreu a explosão. "Leveis aos mãos ao rosto, o que fez com que o fone de ouvido ficasse em volta do meu pescoço. Mas continuei a me sentir queimando, então arranquei o fone e o joguei no chão. Ele estava soltando faíscas e pegando fogo", disse ela. O incidente a deixou com manchas negras no rosto e bolhas nas mãos.

Membros da tripulação correram para ajudá-la. Para apagar o fogo, jogaram um balde de água sobre os fone. A bateria e o revestimento de plástico derreteram e grudaram no chão da aeronave.


Mulher com boca, nariz e bochecha manchados de negroDireito de imagemAUSTRALIAN TRANSPORT SAFETY BUREAU
Image captionA passageira estava ouvindo música quando aparelho explodiu

"Os passageiros passaram o restante do voo sentido cheiro de plástico derretido e cabelo queimado," informou a agência australiana.
O relatório não menciona a marca do fone de ouvido, mas aponta que uma das possíveis causas da explosão teria sido uma falha nas baterias de íon-lítio.

Fone de ouvido também deixou bolhas na mãoDireito de imagemAUSTRALIAN TRANSPORT SAFETY BUREAU
Image captionFone de ouvido também deixou bolhas na mão

A ATSB alertou que "à medida que cresce a gama de produtos que usam baterias, aumenta o potencial de problemas em vôos" e divulgou outros casos com problemas semelhantes ocorridos em voos.
No ano passado, a decolagem de um avião em Sydney foi interrompida quando foi detectado que estava saindo fumaça do compartimento de bagagem de mão. Descobriu-se que uma bateria de lítio pegara fogo dentro de uma peça de bagagem.
Em outro voo, nos Estados Unidos, um aparelho eletrônico começou a soltar fumaça depois de ser esmagado sob um assento.

Galaxy Note 7Direito de imagemREUTERS
Image captionProdução do Galaxy Note 7 foi interrompida depois de reiterados casos de explosão

Uma falha das baterias do modelo Galaxy Note 7, da Samsung, fez com que vários aparelhos superaquecessem, pegassem fogo e derretessem - como incidentes registrados no ano passado também ocorreram dentro de aviões, esse modelo específico foi banido de voos internacionais.
A Samsung fez um recall do Galaxy Note e a produção desse modelo foi interrompida.

Sinceramente, deve ser algum produto "chilibim!", ou esses produtos comprados via internet de sites mais do que suspeitos. O barato demais acaba saindo muito caro.

segunda-feira, 13 de março de 2017

JUIZ CONCEDE LIMINAR E SUSPENDE A COBRANÇA PELAS BAGAGENS EM VOOS PELO BRASIL


SÁBIA DECISÃO


Como nenhuma empresa nos mostrou quanto de fato iríamos pagar caso embarcássemos apenas com a bagagem de mão e, como todos já sabemos antecipadamente que cada passagem iria nos sair muito mais caro, ACABOU de sair uma decisão judicial liminar suspendendo a vigência das novas regras para despacho de bagagem contidas na Resolução 400 da ANAC. Na Ação Civil Púbica o Ministério Público Federal destaca que a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas. Após ouvir os argumentos da Anac, o juiz da da 22ª Vara Cível de São Paulo, José Henrique Prescendo, concedeu liminar para sustar aplicação das novas regras que começariam a ser aplicadas a partir de amanhã.

É bom salientar que o Juiz suspendeu apenas as regras relativas às bagagens despachadas. As demais mudanças como reembolso em até sete dias úteis, correção de nomes, dentre outras, entram em vigor amanhã normalmente. Na decisão o magistrado pontua que o ato da ANAC “impõe aos passageiros um ônus financeiro adicional nas viagens, consistente em pagar uma taxa extra pela bagagem despachada, sem direito a qualquer franquia, exceto para bagagem de mão, promovendo com essa medida não os interesses dos consumidores e sim das empresas de transporte aéreo de passageiros”.

Prescendo considerou ainda que as mudanças “deixam o consumidor inteiramente ao arbítrio e ao eventual abuso econômico por parte daquelas empresas, vez que permite a elas cobrarem quanto querem pela passagem aérea e, agora, também pela bagagem despachada, no quanto eliminou totalmente a franquia que existia”.

O juiz destacou ainda que não existem evidências de que os preços das passagens aéreas serão reduzidos caso a nova norma entre em vigor: “Há apenas uma suposição da Anac de que isto venha a ocorrer. Todavia, na prática será muito difícil constatar isso, uma vez que o preço das passagens varia muito conforme a companhia aérea, o dia da semana, a proximidade do voo, o fato de ser realizado em feriado prolongado, o trajeto ou o horário”.

A Anac lembrou que as novas normas receberam decisões favoráveis em outras ações: “Na sexta-feira a Justiça Federal do Ceará confirmou em sentença as regras da ANAC que entram em vigor amanhã. A desregulamentação da bagagem e as demais medidas obtiveram vitória sobre o Procon de Fortaleza na Justiça do Ceará. O juiz Alcides Saldanha Lima julgou improcedente o pedido de suspensão da norma por entender que a resolução beneficia os consumidores, não fere o Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor e nem a Constituição Federal”.