sábado, 21 de outubro de 2017

FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA - VITRINE DO TURISMO NACIONAL E INTERNACIONAL

O FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA ABRE COM PERSPECTIVAS DE RECEBER 3,5 MIL PROFISSIONAIS



Começou nesta sexta-feira, 20, aqui em João Pessoa, o maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, que só termina neste próximo sábado. 



Mais uma vez a cidade se torna a capital dos negócios em Turismo no país, durante este 7ª edição, um dos mais importantes eventos voltado para o trade turístico, no Centro de Convenções. Segundo seu Diretor Claudio Jr; "São esperados mais de 3,5 mil profissionais nesses dois dias, que estarão participando de uma longa programação com visita aos estandes, workshops, fóruns de discussão, capacitações e rodadas de negócios. “O Festival é uma oportunidade de integração do setor, com uma programação totalmente dedicada aos agentes de viagens, companhias aéreas e marítimas, hotéis & resorts, operadoras de turismo, destinos e parques temáticos”, explica Cláudio J.S. Junior, um dos diretores do festival. A 7ª edição do Festival de Turismo JPA está acontecendo no Centro de Convenções da Capital e tem 220 estandes com expositores de vários estados do País e também do exterior.



O Festival de turismo de João pessoa tem passado por um acelerado processo de crescimento, seja em função da sua participação em diversas feiras de turismo nacionais e internacionais, ou pelo seu elevado crescimento dentro do próprio Nordeste. Essa 7ª edição do Festival JPA já tem a presença confirmada de profissionais do Turismo de 23 estados brasileiros e um aumento no número de expositores na edição deste ano, com destaque para os destinos e empresas internacionais.


“A expectativa é de que o número de inscritos seja maior do que na edição do ano passado, quando foram registrados 3.424 profissionais. A cada ano estamos convidando os principais players do mercado. Quem esteve em nosso evento em 2016 deve ter percebido que os principais operadores nacionais circulavam em nossos corredores. Os maiores agentes do Norte e Nordeste, inclusive, os do interior, também estão conosco. Na quantidade de estandes, já temos um crescimento aproximado de 7,7% em relação ao ano anterior”, destacou Claudio Junior, que ainda registra um crescimento de 20% no número de estandes internacionais.

João Pessoa - 100% Lazer

De acordo com os dados preliminares as maiores caravanas são de 

Pernambuco 15,44%
Rio Grande do Norte 10,74%
São Paulo 8,05%
Rio de Janeiro 5,48%
Bahia 4,25%

Os nove estados do Nordeste representam mais de 50% dos inscritos.



O Sebrae da Paraíba divulgou a agenda de palestras que serão ministradas durante a 7ª edição do Festival. No corredor exclusivo do Sebrae “Paraíba 35 dias de vivência e experiências”, os agentes de viagens de todo o País estão tendo a oportunidade de conhecer uma série de projetos e roteiros que estão sendo desenvolvidos e colaborando diretamente para a economia criativa voltada para o Turismo, na Paraíba.



Nesta sexta-feira das 17h30 às 17h55 – “Passeio de carros antigos em João Pessoa”, com Geovandro Pontes, empresário da GR Veículos Turísticos; 18h às 18h25 – Hotel e Engenho Triunfo uma experiência rural”, com Maria Júlia, proprietária dos dois empreendimentos, localizado em Areia; 18h30 às 18h55 – “A experiência turístca do mergulho no litoral paraibano”, com os empresários Gustavo Nascimento e Marcela Mattos, da empresa Filho dos Mares e Instrutores de Mergulho; 19h às 19h25 – “Roteiro pelos caminhos da Paraíba”, com Genilton Pessoa, empresário da Giramundo Turismo;



19h30 às 1955 – “Passeios turísticos de Tuk Tur em João Pessoa”, com Sérgio Longo e Thatiane, empresários; 20h às 20h25 – “Rota dos Ateliês de João Pessoa”, com Regina Amorim, mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, pós-graduação em Gestão e Marketing do Turismo, gestora de Turismo do Sebrae Paraíba.



Já amanhá, sábado, dia 20, às 16h30 às 16h55 – “Rota Raízes Culturais do Brejo Paraibano”, com Sergerson Silvestre, presidente do Fórum de Turismo do Brejo da Paraíba; 17h às 17h25 – “Rota Gastronômica do Brejo Paraibano”, com Regina Amorim, do Sebrae Paraíba; 17h30 às 17h55 – “O Turismo Inteligente nas Plataformas Digitais”, com Laiz Silveira, graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em telejornalismo, docente de Comunicação pela UFPB e diretora de Conteúdo das empresas de jornalismo de viagem, e B2B Conteúdos Corporativos; 18h às 18h25 – “Rota das Cafeterias Criativas de João Pessoa”, com Danylo Aguiar, consultor do Sebrae da Paraíba; 18h30 às 18h55 – “O case Turismo Rural de Chã de Jardim – Areia”, com Luciana Balbino, empresária do Restaurante Vó Maria.

PBTUR NO FESTIVAL



O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), participa do Festival com um estande. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que todos os 65 municípios turísticos da Paraíba, selecionados pelo Ministério do Turismo (MTur), foram convidados para participar do Festival JPA no estande da estatal paraibana. Além da ação no estande, a PBTur esta promovendo capacitações do Destino Paraíba com os agentes de viagens. O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, informa que os principais pontos turísticos paraibanos serão apresentados por meio de vídeo e folheteria que vai ser distribuída para os profissionais que deverão se inscrever momentos antes de início da apresentação.



Na avaliação da presidente da PBTur, a realização do Festival JPA é uma conquista para o turismo paraibano e que coloca João Pessoa como um dos maiores centros de turismo do Nordeste durante dois dias. “Basta dizer que vários jornalistas especializados em Turismo estarão em nossa capital cobrindo o evento. Isso gera uma divulgação em todo país e até no exterior. Sem falar que a cada ano o festival vem crescendo, mesmo neste período de crise”, disse. 


ARGENTINA INVESTE FORTE NO NORDESTE



Com voos diretos de João Pessoa/Buenos Aires/João Pessoa, facilitando e encurtando distâncias, à Argentina veio em peso para o Festival, com diversos destinos, mas principalmente com a Patagônia Fantástica (Ushuaia, El Calafate, Puerto Madryn), com um stande de 100m² e com capacitações durante os dois dias da feira. 


CIDADES IRMÃS



Aproveitando a presença de Ushuaia, a cidade mais astral do Planeta, o prefeito Luciano Cartaxo irá assinar um termo de irmandade com a prefeitura daquela cidade. Segundo o secretário do Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, o objetivo do termo de cooperação entre a prefeitura da Capital e da cidade argentina é viabilizar negócios do setor turístico e fomentar a economia das duas cidades. 



“João Pessoa tem o ponto mais oriental das Américas e Ushuaia o ponto Setentrional da América do Sul, além disso o turismo é uma atividade de destaque nas duas cidades. Então, essa parceria com certeza vai viabilizar muitos negócios para o setor”, destacou o secretário.



A assinatura do termo de geminação acontecerá neste dia 21, quando o prefeito Luciano Cartaxo presidirá uma reunião sobre o projeto Cidades Sustentáveis com representantes do trade turístico da Capital, de outros estados do País e ainda do exterior. A Prefeitura de João Pessoa, está com um estande divulgando do projeto Sereias da Penha.




SEBRAE



Uma caravana de 12 empresários de Porto Seguro (BA), coordenada pela Sebrae da Bahia, participa desta 7ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa. São empresários do setor hoteleiro e de agências de viagens, que buscam intercâmbio e interação durante esses dois dias. A comitiva é composta por empresários da Rede Soberano, Conconut Agência de Viagens, Atlântida Park Hotel, Hotel Porto Dourado, Hotel Vale Verde, Pousada Aldeia Portuguesa, Solar do Imperador Hotel, Oceano Praia Hotel, Hotel Pau Brasil, Shalimar Praia Hotel, Hotel Vitória Régia, Floral Inn Family Hotel, e a gerente do Sebrae em Porto Seguro.

BRASILEIROS NOS EUA PARTICIPAM DO FESTIVAL JPA




Outra grande novidade no Festival é o Camila’s restaurant, maior e mais tradicional restaurante de comida brasileira nos Estados Unidos, com sedes em Orlando e Miami. Os sócios do estabelecimento, Alex Alencar e Leonardo Charamba, estão no lounge da operadora de viagens Magic Flight. “Para nós é bastante gratificante retornar ao Brasil, principalmente para promover o turismo internacional, mercado com o qual mantemos contato constante”, comenta Alencar. “Ao longo da história do Camila’s, buscamos constantemente manter relacionamento próximo às operadoras de turismo brasileiras, pois elas são responsáveis pela logística de visitas do nosso maior público. A proximidade geográfica entre os estados do sul dos EUA com o Nordeste brasileiro tornam essa relação ainda mais proveitosa”, explica Charamba. “O mercado americano tem seus desafios, principalmente para quem não é daqui, ao mesmo tempo em que é recheado de oportunidades para novos negócios”, comenta Charamba. “Chegamos aos Estados Unidos como funcionários do Camila’s e, alguns anos depois, viramos proprietários. Toda essa trajetória, ainda que bastante desafiadora, foi muito enriquecedora para nosso crescimento pessoal e profissional”, finaliza Alencar.



A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, também presente, anunciou uma parceria exclusiva com o Beach Park Entretenimento. A empresa será a patrocinadora oficial de uma das principais atrações do maior parque aquático da América Latina, o Aquabismo. O acordo envolve a inserção da marca da Avianca Brasil no brinquedo, além da menção da companhia aérea como patrocinadora no guarda-sol da Ilha do Tesouro, área onde está localizada a atração. A parceria prevê, ainda, cotas de hospedagens dos resorts do destino turístico Beach Park e ingressos para o parque aquático.



“É muito gratificante ter a nossa marca presente em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Temos uma sintonia perfeita de valores, prezamos pelo atendimento carinhoso e pela qualidade dos serviços prestados. Todos os atrativos presentes no complexo fazem do lugar o destino ideal para as viagens de lazer”, destaca Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil. No aeroporto internacional de Fortaleza, a Avianca Brasil opera mais de 20 voos diários regulares que ligam a cidade a São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Juazeiro do Norte, além de uma ligação internacional para Bogotá e, via conexões, a outros 1.300 destinos domésticos e internacionais – estes últimos, via parceiras na aliança global Star Alliance. A Avianca Brasil é a única companhia aérea do país a ter todos os assentos de todos os aviões classificados na categoria “A” da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atestando conforto superior, e a oferecer sistema de entretenimento em 100% dos voos. Além disso, oferece serviço de bordo, sem cobrança adicional, composto por sanduíches recheados, quentes ou frios, e bebidas variadas. Foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. Seu programa de fidelidade, Amigo, conta com, aproximadamente, 4 milhões de clientes cadastrados.


A Avianca Brasil atende 23 destinos domésticos e três no exterior com 245 decolagens diárias, utilizando 50 aviões da Airbus – a frota mais jovem das Américas. Reconhecida pela alta qualidade do seu produto, a companhia oferece diferenciais aos clientes, como entretenimento individual, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas (é a única no país a estampar a categoria “A” do Selo Dimensional ANAC em todas as fileiras de assentos de todas as suas aeronaves). Sempre inovadora, foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. A estas vantagens soma-se o programa de fidelidade Amigo, que possui, aproximadamente, 4 milhões de clientes cadastrados. Além disso, como o membro brasileiro da Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas, a Avianca Brasil conecta passageiros a mais de 1.300 aeroportos em todo o mundo, por meio de voos de 27 parceiras internacionais. 

BETO CARRERO WORLD


Clique na imagem para ampliá-la

Presença sempre constante em todos os festivais e feiras de turismo, o Beto Carrero World encanta a todos, e por alguns momentos agentes, operadores, expositores, enfim todos os  presentes voltam a ser crianças com os personagens do parque.

IV FÓRUM DE GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS



Também amanhã, 21, no Centro de Convenções da capital paraibana, durante o FESTIVAL JPA, acontece a  palestra do CEO da PJI Consulting, Paulo Junior, que abordará o tema “O poder da estratégia competitiva no Turismo: o que fazer para melhorar resultados”, a partir das 16h. Em seguida, haverá um debate sobre o tema “A tecnologia no universo das viagens corporativas “, que terá como debatedores Gervásio Tanabe, Diretor Executivo – Abracorp; Vinicius Luz, da Latin America Travel, Manager da Unilever; e Carolina Gaete, Gerente Comercial Corporativo da Gol Linhas Aéreas. O Fórum é uma realização do Hotel Manaíra e conta com o apoio da Abracorp, GBTA, Gol Linhas Aéreas, Convention Bureau de João Pessoa, BIONE e Festival JPA.



O Visit California participa pela primeira vez do Festival de Turismo de João Pessoa. A participação faz parte da campanha Dream Big que, no Brasil, inclui forte educação da indústria de turismo sobre as mais diversas experiências que a Califórnia oferece a seus visitantes em todas as suas regiões. “Nosso objetivo é estreitar relacionamento com o trade local e iniciar a promoção da Califórnia no Nordeste”, diz Juliana Baraldi, Gerente de Trade, que representa o destino na feira. No ano passado, 186 mil brasileiros visitaram a Califórnia, gastaram $410 milhões e a média de estadia foi de 11 noites. A expectativa até 2021 é de 10% de crescimento em número de visitantes. O Visit California é representado no Brasil pela Edelman Significa, de São Paulo. Outro cliente da Edelman esta na feira, o Ministério do Turismo de Israel, que marcou presença com uma palestra sobre o destino, apresentada pela diretora Renata Cohen, às 18h horas do dia 20 e às 17h do dia 21, ambas na sala 1.


Clique na imagem para ampliá-la

O Festival do Turismo é uma realização da Sophistiqué Eventos e do Convention Bureau de João Pessoa, com patrocínio da Best Western Hotels & Resorts, e apoio da Abav/PB, ABIH, Abracorp, Fecomércio/PB, Sebrae/PB, Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado da Paraíba e Ministério do Turismo.


Este jornalista é convidado do evento, do Tambaú Hotel, onde estou hospedado e voa pelas asas da AVIANCA. 

PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE PRIMEIRO DIA CLIQUE AQUI

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

USHUAIA - PATAGÔNIA FANTÁSTICA - ARGENTINA - PRESENÇA FORTE NO NORDESTE DO BRASIL

USHUAIA - PATAGÔNIA FANTÁSTICA - ARGENTINA - PRESENÇA FORTE NO NORDESTE DO BRASIL


O Festival de turismo de João pessoa tem passado por um acelerado processo de crescimento, seja em função da sua participação em diversas feiras de turismo nacionais e internacionais, ou pelo seu elevado crescimento dentro do próprio Nordeste. 


Essa 7ª edição do Festival JPA já tem a presença confirmada de profissionais do Turismo de 23 estados brasileiros além de diversos países a exemplo da ARGENTINA que está com um estande de 100 metros quadrados. O aumento no número de expositores na edição deste ano, com destaque para os destinos e empresas internacionais ressaltam sua relevância junto trade de turismo. 


ARGENTINA INVESTE FORTE NO NORDESTE


Com voos diretos de João Pessoa/Buenos Aires/João Pessoa, facilitando e encurtando distâncias, à Argentina veio em peso para o Festival, com diversos destinos, mas principalmente com a Patagônia Fantástica (Ushuaia, El Calafate, Puerto Madryn), com um stande de 100m² e com capacitações durante os dois dias da feira. 

Clique na imagem para ampliá-la

Antes de chegarem em João Pessoa, equipe da Secretaria de Turismo de Ushuaia, representada pelo seu Secretario de Turismo Juan Cherañuk e pela responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia Cristiane Cavalli, extremamente respeitados pelo trade de turismo brasileiro, estiveram em Natal, Capital do Rio Grande do Norte, onde promoveram capacitações para mais de 40 agentes e operadoras de turismo. 


CIDADES IRMÃS


Aproveitando a presença de Ushuaia, a cidade mais astral do Planeta, o prefeito Luciano Cartaxo irá assinar um termo de irmandade com a prefeitura daquela cidade. Segundo o secretário do Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, o objetivo do termo de cooperação entre a prefeitura da Capital e da cidade argentina é viabilizar negócios do setor turístico e fomentar a economia das duas cidades. 



“João Pessoa tem o ponto mais oriental das Américas e Ushuaia o ponto Setentrional da América do Sul, além disso o turismo é uma atividade de destaque nas duas cidades. Então, essa parceria com certeza vai viabilizar muitos negócios para o setor”, destacou o secretário.


A assinatura do termo de geminação acontecerá amanhã, dia 21, quando o prefeito Luciano Cartaxo presidirá uma reunião sobre o projeto Cidades Sustentáveis com representantes do trade turístico da Capital, de outros estados do País e ainda do exterior. A Prefeitura de João Pessoa, está com um estande divulgando do projeto Sereias da Penha.

Clique na imagem para ampliá-la


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

IMEX É PALCO DE DIVULGAÇÃO DOS VISTOS ELETRÔNICO

IMEX É PALCO DE DIVULGAÇÃO DOS VISTOS ELETRÔNICOS

Embratur participou de feira de turismo de negócios e eventos, em Las Vegas, nos EUA, durante o mês de outubro

Representante do Rio de Janeiro apresenta atrativos do destino para participantes da IMEX America 2017

Atrair grandes grupos de turistas norte-americanos ficará mais fácil: os vistos eletrônicos poderão ser emitidos a partir do próximo verão, já em janeiro. Isto foi divulgado e bem recebido pelos participantes da feira IMEX, em Las Vegas, nos EUA, onde a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) marcou presença em outubro. Além disso, o novo calendário anual de eventos no Rio de Janeiro e toda a potencialidade brasileira para sediar grandes encontros e eventos multiculturais fizeram parte dos destaques no estande brasileiro.

“Mostramos aos organizadores e compradores de grandes eventos internacionais que estamos preparados, receptivos, com infraestrutura e quebrando barreiras, reafirmando que o turismo está cada vez mais na agenda política e econômica do Brasil”, frisa Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.

O segmento MICE (Turismo de Negócios e Eventos em inglês) é de grande importância para o País, pois os viajantes desta categoria costumam ter um gasto maior, gerando assim mais receitas e rentabilidade. A IMEX é uma das mais importantes feiras de turismo de negócios que ocorre nos Estados Unidos e recebe mais de 10 mil pessoas em seus três dias de realização, dentre os mais importantes tomadores de decisão do turismo de vários países, sobretudo dos Estados Unidos.

“Além disso, o turista de negócios auxilia os destinos brasileiros a não dependerem da sazonalidade do verão, sol e praia, nossos mais famosos atrativos”, reforça Lummertz. “Nos últimos anos recebemos aqui grandes eventos, que incrementaram a nossa cadeia hoteleira, os aeroportos, e aparelhos turísticos. A participação da Embratur nas feiras internacionais busca consolidar esta vocação brasileira, que é a hospitalidade, o turismo, no exterior”, finaliza o presidente.

Embratur na IMEX

Os hosted buyers (compradores especializados em Turismo de Negócios e Eventos) foram o principal público do estande brasileiro, representando 59% dos visitantes. A América do Sul aparece como 2ª colocada no ranking de destinos de interesse dos participantes da feira, atrás apenas dos EUA, e a frente de Canadá e Caribe, o que reforça a importância de mostrar os atrativos do Brasil neste encontro, bem como o destaque e oportunidade para consolidar a imagem do País como forte concorrente no que diz respeito ao segmento MICE.

Nesse caso, o Brasil conta com uma vantagem competitiva grande, frente a outros destinos por conta da infraestrutura moderna já instalada no País, legado dos megaeventos. A busca pela infraestrutura para realização de eventos foi o foco principal das visitas ao estande da Embratur, na qual a cadeia hoteleira aparece como principal interesse específico. Outros assuntos de interesse que ganharam destaque foram centros de convenção e locais para sediar os eventos, opções de entretenimento e fornecedores para eventos em geral. 

Os dados mostram que existe no Brasil uma boa plataforma para incrementar o turismo, especialmente para o resgate da cidade do Rio de Janeiro, grande realizadora de eventos internacionais.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

POUSADA ILHA DO PAPAGAIO - ROTEIROS DE CHARME EM SANTA CATARINA

POUSADA ILHA DO PAPAGAIO - ROTEIROS DE CHARME EM SANTA CATARINA


Parece mentira que um lugar assim possa existir e além de tudo acessível e tão pertinho da gente. Lembram daquela antiga série de TV, "A ILHA DA FANTASIA", onde os hóspedes são recebidos na praia, ao desembarcar do barco, com um delicioso coquetel de boas vindas? 


Pois é, só não é o Hawaii, mas é logo ali, aliás, logo aqui, ao lado de outra grande Ilha, a Ilha de Santa Catarina - Florianópolis, a capital dos catarinenses, distante daqui uns 45 km. Coisa pouca para um verdadeiro paraíso que vai se deslumbrar a sua frente. 


A pousada te busca na praia Ponta do Papagaio, que fica bem em frente. barqueiros experimentados fazem a travessia que não leva 10 minutos. Pronto;  seja bem-vindo à Pousada Ilha do Papagaio. A Pousada é excelente opção para quem gosta de natureza, paz e descanso. Oferece também diversão àqueles que preferem juntar um pouco de aventura a tudo isso. 

Clique na imagem para ampliá-la

As caminhadas em diversas trilhas são espetaculares com direito a avistamento de golfinhos e com muita sorte as gigantes do mar, as Baleias Francas. Também a nossa disposição serviços terceirizados como caiaques, massagem e passeios de marco e esse passeio eu acredito ser obrigatório. Vi de longe e amanhã estarei embarcando nessa outra aventura. 

Clique na imagem para ampliá-la

Uma ilha totalmente particular e naturalmente privativa. Localizada a 45 km ao sul de Florianópolis, na Baia da Praia da Pinheira (canto norte), ao Sul da Ilha de Santa Catarina. A Ilha do Papagaio é destaque pela sua natureza de Mata Atlântica totalmente preservada, onde todos os hóspedes são recebidos com um drink de boas vindas. Possui área total de 142.000 metros quadrados de mata nativa. Contendo somente 23 Bangalôs, oferecem muito conforto e privacidade a todos que aqui se hospedam. Destacam-se também 12 trilhas que oferecem vistas panorâmicas para as praias e ilhas da região.

Clique na imagem para ampliá-la

O estacionamento fica na Ponta do Papagaio (fechado e não coberto), também a nossa disposição cadeiras de praia, guarda sol, caminhadas pelas trilhas da ilha e praias da região, piscina, bocha, espirobol, frescobol, volei de praia e piscinas naturais. Café da manhã, bar de praia, restaurante com culinária internacional e cardápio infantil, sinuca, sala de leitura, sala de Massagem, Wi-Fi na área social mas que está expandindo para todos os cantos da pousada. Loja de souvenires, traslado de barco da Praia Ponta do Papagaio para a Ilha das 8 às 18hs e recepção das 8 às 23hs. 


Não espere luxo, mas muito conforto pois a pousada faz farte do exclusivo Roteiros de Charme, que para os que conhecem esse roteiro, não precisa de maiores detalhes e explicações.


Pra você saber um pouco da história, vou contar o que meu anfitrião Renato Sehn me contou. Quando o patriarca da família, Ivo Sehn, chegou à Praia do Sonho em 1972, ninguém da família suspeitava que ali começaria a história de uma pousada que se destacaria por sua postura ambiental. Pescador amador, apaixonou-se pelo local, e no mesmo dia descobriu que a Ilha do Papagaio estaria a venda. Imediatamente procurou o proprietário e comprou-a. 

Há muitos anos atrás....

Passou a ser o local de férias da família Sehn. A partir de 1992 a família resolveu adaptar as instalações existentes, adequando-as para a abertura da Pousada Ilha do Papagaio, que foi inaugurada em dezembro de 1993. 


A partir desta data iniciou-se um grande trabalho de conciliação entre o desenvolvimento e a sustentabilidade. Motivo de muito orgulho da Família Sehn, que se transformou em um símbolo de ocupação sustentável. A Pousada Ilha do Papagaio obedece aos parâmetros ambientais adotados pela Associação dos Roteiros de Charme, desde o ano 1997. O local é especial, as instalações são confortáveis e de bom gosto. Os bangalôs estão integrados ao ambiente natural, e os serviços tem qualidade e charme. Tudo que se quer à beira mar.

Clique na imagem para ampliá-la

As caminhadas pela Ilha são um belo programa. Há placas de sinalização em todas as 12 trilhas, que incluem trechos pela mata e pelos costões. A vista é sempre espetacular e a vegetação exuberante. Neste ponto vale destacar que o Renato é nosso anfitrião, parceiro, guia, chef de cozinha e, com ele você se sente literalmente em casa. Já fica te esperando na beira da praia. Todos afirmam que o Renato éa principal atração da Ilha. 

Renato e a Chef Juliana

No sábado ele nos preparou um espetacular espaguete, receita que está na família ha longos e longos anos, com camarões e lula flambados na vodka, tomate concasse, suco de limão, manjericão, queijo grana padano e lâminas de alho dourado, e, de sobremesa, sorvete de creme com calda de amora. Pense numa coisa especial. É muito mais. Tudo é preparado na Ilha. 


Os peixes vem dali, camarões e até a ostra, cuja "plantação" está bem em frente a Ilha e é considerada a melhor do Brasil. A plantação era do Renato e do Ivan. Hoje é somente do Ivam Taffarel, quem mantém a fidelidade de sempre entregar a melhor ostra na Ilha. 


A ostra é realmente fora do comum e você pode encomendar pra levar pra casa. Ele encomenda pra você. Camarão também. Quando em cima da tua mesa de jantar estiver uma "sugestão do chef", é que naquela hora chegou algum pescado recém saído d'água, tipo um Olhete, um Robalão, Pescada Amarela...  Neste dia chegou camarões imensos e eles nos brindou com esse espaguete. 

Olhete grelhado com crosta de castanha. A gastronomia da Ilha é outro destaque inquestionável

A Ilha do Papagaio é um viveiro aberto, recebem a visita de inúmeras espécies de aves exóticas e raras que vivem livres. Possui viveiros abertos onde são disponibilizados frutas e sementes para a suplementação alimentar das aves. Inúmeras árvores frutíferas nativas que criam a base alimentar dos diversos animais e pássaros que ali habitam. Realmente este é um show a parte. 

Nesta baia nos avistamos uma grande família de golfinhos

Na ilha a fauna e flora são exuberantes, avistamento de pássaros, golfinhos, tartarugas, baleias e pinguins (de Junho a Setembro). Ao lado tem as ilhas: Ilha das Três Irmãs, Ilhas dos Moleques do Sul (área de preservação permanente e santuário de pássaros da região) e Ilha dos Corais. As praias vizinhas são: Praia do Sonho, Praia da Pinheira, Praia de Cima, Praia do Maço, Prainha da Guarda, Guarda do Embaú e Gamboa.


A área total da ilha é de 142.000 metros quadrados, sendo somente 15% da área utilizada na estrutura hoteleira, e 85% de área nativa. Preás, lagartos, borboletas coloridas e aves compõe a fauna da Ilha.


Na exuberante flora nativa, o colorido das flores encantam o cenário, destacando-se os vários tipos de orquídeas e bromélias que predominam no ambiente. Aos hóspedes cabe desfrutar deste ambiente com respeito e responsabilidade. 


O Sistema de tratamento das águas residuais da Ilha é o Sistema "Zona de Raízes" (Rhizotec - Tecnologia Ambiental), e pode ser 100% reutilizada. Eles realizam a separação de 100% dos resíduos recicláveis, que são destinados ao posto receptivo municipal. Os resíduos orgânicos são transformados em adubo natural. Vale lembrar que pra quer não tem tempo de passar um feriadão, aproveite pelo menos um Day Use, só não esqueça de fazer a tua reserva porque esse número é limitado.  No Day Use você tem os mesmos benefícios de uma hospedagem, em um só dia! (exceto o uso dos Bangalôs).


Mas não se limite apenas a Ilha. Ancorado em uma das praias da ilha, bem em frente a piscina, dica a super lancha do Charles Sell, carinhosamente chamado de Xaxá, da Central Adventure. Ele te leva para passear em volta a Ilha, mergulhar nos arredores cuja transparência da água é absurda, te leva para a Praia dos Naufragados; 

Clique na imagem para ampliá-la

Passando em frente a Ilha da Nossa Sra. da Conceição de Araçatuba e ao Farol da Praia dos Naufragados. mas também é sempre bom fazer a tua reserva. Com ele vai também do timoneiro, guia, amigo, David, que vai te contando a história de tudo. Vale o passeio sem a menor sombra de dúvidas. 

Renato e Renata - Pai e filha

Qualquer dúvida é só procurar o Renato, sua filha Renata ou qualquer outro funcionário, extremamente antenados e competentes.


Vale comentar que reservas com antecedência são fundamentais. Como a Ilha faz parte do Roteiros de Charme, ela não é só para férias, feriadões ou Day Use. É normal ela estar fechada para eventos exclusivos a exemplo de festas particulares, casamentos, comemoração de aniversários de amigos, bodas de casamento, enfim, uma ilha para você não fazer nada mas com a opção de poder fazer tudo. 


quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Festival Fotográfico quer incentivar o consumo de erva-mate pela nova geração


Já estão participando mais de 600 fotografias de todo Brasil, e inscrições seguem abertas até 01 de novembro



Visando fortalecer e disseminar a cultura do mate, e aproveitando o mês de outubro quando se comemora o Dia das Crianças, o Clube do Mate Oficial, uma comunidade virtual relacionada ao setor ervateiro com mais de 175mil seguidores diretos, em conjunto com o IBRAMATE (Instituto Brasileiro da Erva-Mate), o FUNDOMATE e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realiza o Festival Fotográfico Novos Mateadores.



Com inscrições gratuitas, o Festival Fotográfico Novos Mateadores, recebe inscrições de todo o país, até o dia 01/11/2017. São válidas as fotografias de chimarrão ou tereré, que contenham a imagem de uma criança de até 12 anos. Até o momento já estão inscritas mais de 600 fotografias das cinco regiões do Brasil. Quem quiser participar basta acessar o site www.clubedomateoficial.com.br.


“O Festival Fotográfico Novos Mateadores, visa incentivar o consumo da erva-mate pelas novas gerações, fortalecendo assim a chama que atravessa gerações - com a tradição passada de pais para filhos - de consumir a erva-mate através do chimarrão ou tereré”, ressaltou o Diretor Executivo do IBRAMATE, Roberto Magnos Ferron.


Atualmente há consumidores de erva-mate (chimarrão ou tereré) em todo território nacional, entretento, os principais volumes de consumidores internos do mate brasileiro estão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Apelidada graciosamente de “Nosso Ouro Verde”, a erva-mate é consumida em todos os continentes e a exportação brasileira de Erva-mate, para o mês de agosto de 2017, totalizou 2.975.660 Kg rendendo US$7.186.107 ao mercado brasileiro, segundo afirma a divulgação FundoMate de setembro deste ano.


“Além de mostrar o incentivo ao consumo do mate, quem inscrever as fotos concorre a um Kit de prêmios composto por (Troféu, Certificado, Camiseta Clube do Mate, Cuia, Bomba, Térmica, Termômetro, Mateira e Erva-Mate). Ao todo, cinco fotos de cada uma das cinco regiões do Brasil – as mais curtidas pelos seguidores da Comunidade Clube do Mate Oficial no Facebook é que serão presenteadas com o kit. Estas 25 fotos selecionadas pelo público e premiadas numa primeira etapa, vão para uma nova votação para, daí sim, eleger a grande vencedora do Festival que também ganha um super kit”, explicou Vagner Alanis, idealizador da comunidade virtual.



Em 2016 o Clube do Mate já realizou um Festival Fotográfico na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A ideia dos organizadores em ampliar para o Brasil, foi justamente mostrar que o consumo não é restrito à região Sul do país. Vagner Alanis, inclusive está criando uma galeria para mostrar que o mundo todo consome a erva-mate, deixando aquela sensação de que, em 2018, o festival fotográfico quebra as barreiras da língua portuguesa e passa a incluir outros países.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE HUMANA

A famosa erva-mate (Ilex Paraguariensis), apesar de reunir famílias e amigos por onde ela passa, é pouco conhecida para o uso medicinal. Estudos realizados pelo Instituto PASTEUR - Fundação Francesa Privada, sem fins lucrativos, dedicada ao estudo da biologia dos microrganismos - comprovam que há mais de 195 princípios ativos para a saúde.

Entre os princípios ativos, podemos citar que a erva-mate possui em sua composição complexo B, vitaminas C e D, que podem ajudar a digestão, prevenir refriados e manter o equilíbrio mineral do corpo, respectivamente. Além disso, possui sais minerais como fósforo, manganês, potássio, cálcio e ferro. Este, por exemplo, auxilia as estruturas ósseas, combatem a hipertensão e melhoram a circulação sanguínea. Também se fazem presentes no mate substâncias como a sadonina, um dos elementos da testosterona, aumentando assim a libido e combatendo a impotência e infertilidade.

O PORTAL CLUBE DO MATE

Além de eventos sociais e culturais, o Clube do Mate possui um portal com diversas Colunas Semanais que abordam diversos temas de interesse dos “amigos mateadores”, sempre com linguagem de fácil entendimento, bem como um Catálogo Virtual, o qual permite a qualquer visitante, pesquisa de indústrias, fornecedores e prestadores de serviços, dos setores ervateiro, agronegócios e tradicionalista.