Começou nesta sexta-feira, 20, aqui em João Pessoa, o maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, que só termina neste próximo sábado.
Mais uma vez a cidade se torna a capital dos negócios em Turismo no país, durante este 7ª edição, um dos mais importantes eventos voltado para o trade turístico, no Centro de Convenções. Segundo seu Diretor Claudio Jr; "São esperados mais de 3,5 mil profissionais nesses dois dias, que estarão participando de uma longa programação com visita aos estandes, workshops, fóruns de discussão, capacitações e rodadas de negócios. “O Festival é uma oportunidade de integração do setor, com uma programação totalmente dedicada aos agentes de viagens, companhias aéreas e marítimas, hotéis & resorts, operadoras de turismo, destinos e parques temáticos”, explica Cláudio J.S. Junior, um dos diretores do festival. A 7ª edição do Festival de Turismo JPA está acontecendo no Centro de Convenções da Capital e tem 220 estandes com expositores de vários estados do País e também do exterior.
O Festival de turismo de João pessoa tem passado por um acelerado processo de crescimento, seja em função da sua participação em diversas feiras de turismo nacionais e internacionais, ou pelo seu elevado crescimento dentro do próprio Nordeste. Essa 7ª edição do Festival JPA já tem a presença confirmada de profissionais do Turismo de 23 estados brasileiros e um aumento no número de expositores na edição deste ano, com destaque para os destinos e empresas internacionais.
“A expectativa é de que o número de inscritos seja maior do que na edição do ano passado, quando foram registrados 3.424 profissionais. A cada ano estamos convidando os principais players do mercado. Quem esteve em nosso evento em 2016 deve ter percebido que os principais operadores nacionais circulavam em nossos corredores. Os maiores agentes do Norte e Nordeste, inclusive, os do interior, também estão conosco. Na quantidade de estandes, já temos um crescimento aproximado de 7,7% em relação ao ano anterior”, destacou Claudio Junior, que ainda registra um crescimento de 20% no número de estandes internacionais.
João Pessoa - 100% Lazer
De acordo com os dados preliminares as maiores caravanas são de
Pernambuco 15,44%
Rio Grande do Norte 10,74%
São Paulo 8,05%
Rio de Janeiro 5,48%
Bahia 4,25%
O Sebrae da Paraíba divulgou a agenda de palestras que serão ministradas durante a 7ª edição do Festival. No corredor exclusivo do Sebrae “Paraíba 35 dias de vivência e experiências”, os agentes de viagens de todo o País estão tendo a oportunidade de conhecer uma série de projetos e roteiros que estão sendo desenvolvidos e colaborando diretamente para a economia criativa voltada para o Turismo, na Paraíba.
Nesta sexta-feira das 17h30 às 17h55 – “Passeio de carros antigos em João Pessoa”, com Geovandro Pontes, empresário da GR Veículos Turísticos; 18h às 18h25 – Hotel e Engenho Triunfo uma experiência rural”, com Maria Júlia, proprietária dos dois empreendimentos, localizado em Areia; 18h30 às 18h55 – “A experiência turístca do mergulho no litoral paraibano”, com os empresários Gustavo Nascimento e Marcela Mattos, da empresa Filho dos Mares e Instrutores de Mergulho; 19h às 19h25 – “Roteiro pelos caminhos da Paraíba”, com Genilton Pessoa, empresário da Giramundo Turismo;
19h30 às 1955 – “Passeios turísticos de Tuk Tur em João Pessoa”, com Sérgio Longo e Thatiane, empresários; 20h às 20h25 – “Rota dos Ateliês de João Pessoa”, com Regina Amorim, mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, pós-graduação em Gestão e Marketing do Turismo, gestora de Turismo do Sebrae Paraíba.
Já amanhá, sábado, dia 20, às 16h30 às 16h55 – “Rota Raízes Culturais do Brejo Paraibano”, com Sergerson Silvestre, presidente do Fórum de Turismo do Brejo da Paraíba; 17h às 17h25 – “Rota Gastronômica do Brejo Paraibano”, com Regina Amorim, do Sebrae Paraíba; 17h30 às 17h55 – “O Turismo Inteligente nas Plataformas Digitais”, com Laiz Silveira, graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em telejornalismo, docente de Comunicação pela UFPB e diretora de Conteúdo das empresas de jornalismo de viagem, e B2B Conteúdos Corporativos; 18h às 18h25 – “Rota das Cafeterias Criativas de João Pessoa”, com Danylo Aguiar, consultor do Sebrae da Paraíba; 18h30 às 18h55 – “O case Turismo Rural de Chã de Jardim – Areia”, com Luciana Balbino, empresária do Restaurante Vó Maria.
PBTUR NO FESTIVAL
O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), participa do Festival com um estande. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que todos os 65 municípios turísticos da Paraíba, selecionados pelo Ministério do Turismo (MTur), foram convidados para participar do Festival JPA no estande da estatal paraibana. Além da ação no estande, a PBTur esta promovendo capacitações do Destino Paraíba com os agentes de viagens. O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, informa que os principais pontos turísticos paraibanos serão apresentados por meio de vídeo e folheteria que vai ser distribuída para os profissionais que deverão se inscrever momentos antes de início da apresentação.
Na avaliação da presidente da PBTur, a realização do Festival JPA é uma conquista para o turismo paraibano e que coloca João Pessoa como um dos maiores centros de turismo do Nordeste durante dois dias. “Basta dizer que vários jornalistas especializados em Turismo estarão em nossa capital cobrindo o evento. Isso gera uma divulgação em todo país e até no exterior. Sem falar que a cada ano o festival vem crescendo, mesmo neste período de crise”, disse.
PBTUR NO FESTIVAL
O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), participa do Festival com um estande. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que todos os 65 municípios turísticos da Paraíba, selecionados pelo Ministério do Turismo (MTur), foram convidados para participar do Festival JPA no estande da estatal paraibana. Além da ação no estande, a PBTur esta promovendo capacitações do Destino Paraíba com os agentes de viagens. O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, informa que os principais pontos turísticos paraibanos serão apresentados por meio de vídeo e folheteria que vai ser distribuída para os profissionais que deverão se inscrever momentos antes de início da apresentação.
Na avaliação da presidente da PBTur, a realização do Festival JPA é uma conquista para o turismo paraibano e que coloca João Pessoa como um dos maiores centros de turismo do Nordeste durante dois dias. “Basta dizer que vários jornalistas especializados em Turismo estarão em nossa capital cobrindo o evento. Isso gera uma divulgação em todo país e até no exterior. Sem falar que a cada ano o festival vem crescendo, mesmo neste período de crise”, disse.
Com voos diretos de João Pessoa/Buenos Aires/João Pessoa, facilitando e encurtando distâncias, à Argentina veio em peso para o Festival, com diversos destinos, mas principalmente com a Patagônia Fantástica (Ushuaia, El Calafate, Puerto Madryn), com um stande de 100m² e com capacitações durante os dois dias da feira.
Aproveitando a presença de Ushuaia, a cidade mais astral do Planeta, o prefeito Luciano Cartaxo irá assinar um termo de irmandade com a prefeitura daquela cidade. Segundo o secretário do Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, o objetivo do termo de cooperação entre a prefeitura da Capital e da cidade argentina é viabilizar negócios do setor turístico e fomentar a economia das duas cidades.
“João Pessoa tem o ponto mais oriental das Américas e Ushuaia o ponto Setentrional da América do Sul, além disso o turismo é uma atividade de destaque nas duas cidades. Então, essa parceria com certeza vai viabilizar muitos negócios para o setor”, destacou o secretário.
A assinatura do termo de geminação acontecerá neste dia 21, quando o prefeito Luciano Cartaxo presidirá uma reunião sobre o projeto Cidades Sustentáveis com representantes do trade turístico da Capital, de outros estados do País e ainda do exterior. A Prefeitura de João Pessoa, está com um estande divulgando do projeto Sereias da Penha.
SEBRAE
Uma caravana de 12 empresários de Porto Seguro (BA), coordenada pela Sebrae da Bahia, participa desta 7ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa. São empresários do setor hoteleiro e de agências de viagens, que buscam intercâmbio e interação durante esses dois dias. A comitiva é composta por empresários da Rede Soberano, Conconut Agência de Viagens, Atlântida Park Hotel, Hotel Porto Dourado, Hotel Vale Verde, Pousada Aldeia Portuguesa, Solar do Imperador Hotel, Oceano Praia Hotel, Hotel Pau Brasil, Shalimar Praia Hotel, Hotel Vitória Régia, Floral Inn Family Hotel, e a gerente do Sebrae em Porto Seguro.
BRASILEIROS NOS EUA PARTICIPAM DO FESTIVAL JPA
Outra grande novidade no Festival é o Camila’s restaurant, maior e mais tradicional restaurante de comida brasileira nos Estados Unidos, com sedes em Orlando e Miami. Os sócios do estabelecimento, Alex Alencar e Leonardo Charamba, estão no lounge da operadora de viagens Magic Flight. “Para nós é bastante gratificante retornar ao Brasil, principalmente para promover o turismo internacional, mercado com o qual mantemos contato constante”, comenta Alencar. “Ao longo da história do Camila’s, buscamos constantemente manter relacionamento próximo às operadoras de turismo brasileiras, pois elas são responsáveis pela logística de visitas do nosso maior público. A proximidade geográfica entre os estados do sul dos EUA com o Nordeste brasileiro tornam essa relação ainda mais proveitosa”, explica Charamba. “O mercado americano tem seus desafios, principalmente para quem não é daqui, ao mesmo tempo em que é recheado de oportunidades para novos negócios”, comenta Charamba. “Chegamos aos Estados Unidos como funcionários do Camila’s e, alguns anos depois, viramos proprietários. Toda essa trajetória, ainda que bastante desafiadora, foi muito enriquecedora para nosso crescimento pessoal e profissional”, finaliza Alencar.
A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, também presente, anunciou uma parceria exclusiva com o Beach Park Entretenimento. A empresa será a patrocinadora oficial de uma das principais atrações do maior parque aquático da América Latina, o Aquabismo. O acordo envolve a inserção da marca da Avianca Brasil no brinquedo, além da menção da companhia aérea como patrocinadora no guarda-sol da Ilha do Tesouro, área onde está localizada a atração. A parceria prevê, ainda, cotas de hospedagens dos resorts do destino turístico Beach Park e ingressos para o parque aquático.
“É muito gratificante ter a nossa marca presente em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Temos uma sintonia perfeita de valores, prezamos pelo atendimento carinhoso e pela qualidade dos serviços prestados. Todos os atrativos presentes no complexo fazem do lugar o destino ideal para as viagens de lazer”, destaca Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil. No aeroporto internacional de Fortaleza, a Avianca Brasil opera mais de 20 voos diários regulares que ligam a cidade a São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Juazeiro do Norte, além de uma ligação internacional para Bogotá e, via conexões, a outros 1.300 destinos domésticos e internacionais – estes últimos, via parceiras na aliança global Star Alliance. A Avianca Brasil é a única companhia aérea do país a ter todos os assentos de todos os aviões classificados na categoria “A” da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atestando conforto superior, e a oferecer sistema de entretenimento em 100% dos voos. Além disso, oferece serviço de bordo, sem cobrança adicional, composto por sanduíches recheados, quentes ou frios, e bebidas variadas. Foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. Seu programa de fidelidade, Amigo, conta com, aproximadamente, 4 milhões de clientes cadastrados.
A Avianca Brasil atende 23 destinos domésticos e três no exterior com 245 decolagens diárias, utilizando 50 aviões da Airbus – a frota mais jovem das Américas. Reconhecida pela alta qualidade do seu produto, a companhia oferece diferenciais aos clientes, como entretenimento individual, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas (é a única no país a estampar a categoria “A” do Selo Dimensional ANAC em todas as fileiras de assentos de todas as suas aeronaves). Sempre inovadora, foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. A estas vantagens soma-se o programa de fidelidade Amigo, que possui, aproximadamente, 4 milhões de clientes cadastrados. Além disso, como o membro brasileiro da Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas, a Avianca Brasil conecta passageiros a mais de 1.300 aeroportos em todo o mundo, por meio de voos de 27 parceiras internacionais.
BETO CARRERO WORLD
Clique na imagem para ampliá-la
Presença sempre constante em todos os festivais e feiras de turismo, o Beto Carrero World encanta a todos, e por alguns momentos agentes, operadores, expositores, enfim todos os presentes voltam a ser crianças com os personagens do parque.
SEBRAE
Uma caravana de 12 empresários de Porto Seguro (BA), coordenada pela Sebrae da Bahia, participa desta 7ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa. São empresários do setor hoteleiro e de agências de viagens, que buscam intercâmbio e interação durante esses dois dias. A comitiva é composta por empresários da Rede Soberano, Conconut Agência de Viagens, Atlântida Park Hotel, Hotel Porto Dourado, Hotel Vale Verde, Pousada Aldeia Portuguesa, Solar do Imperador Hotel, Oceano Praia Hotel, Hotel Pau Brasil, Shalimar Praia Hotel, Hotel Vitória Régia, Floral Inn Family Hotel, e a gerente do Sebrae em Porto Seguro.
BRASILEIROS NOS EUA PARTICIPAM DO FESTIVAL JPA
Outra grande novidade no Festival é o Camila’s restaurant, maior e mais tradicional restaurante de comida brasileira nos Estados Unidos, com sedes em Orlando e Miami. Os sócios do estabelecimento, Alex Alencar e Leonardo Charamba, estão no lounge da operadora de viagens Magic Flight. “Para nós é bastante gratificante retornar ao Brasil, principalmente para promover o turismo internacional, mercado com o qual mantemos contato constante”, comenta Alencar. “Ao longo da história do Camila’s, buscamos constantemente manter relacionamento próximo às operadoras de turismo brasileiras, pois elas são responsáveis pela logística de visitas do nosso maior público. A proximidade geográfica entre os estados do sul dos EUA com o Nordeste brasileiro tornam essa relação ainda mais proveitosa”, explica Charamba. “O mercado americano tem seus desafios, principalmente para quem não é daqui, ao mesmo tempo em que é recheado de oportunidades para novos negócios”, comenta Charamba. “Chegamos aos Estados Unidos como funcionários do Camila’s e, alguns anos depois, viramos proprietários. Toda essa trajetória, ainda que bastante desafiadora, foi muito enriquecedora para nosso crescimento pessoal e profissional”, finaliza Alencar.
A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, também presente, anunciou uma parceria exclusiva com o Beach Park Entretenimento. A empresa será a patrocinadora oficial de uma das principais atrações do maior parque aquático da América Latina, o Aquabismo. O acordo envolve a inserção da marca da Avianca Brasil no brinquedo, além da menção da companhia aérea como patrocinadora no guarda-sol da Ilha do Tesouro, área onde está localizada a atração. A parceria prevê, ainda, cotas de hospedagens dos resorts do destino turístico Beach Park e ingressos para o parque aquático.
“É muito gratificante ter a nossa marca presente em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Temos uma sintonia perfeita de valores, prezamos pelo atendimento carinhoso e pela qualidade dos serviços prestados. Todos os atrativos presentes no complexo fazem do lugar o destino ideal para as viagens de lazer”, destaca Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil. No aeroporto internacional de Fortaleza, a Avianca Brasil opera mais de 20 voos diários regulares que ligam a cidade a São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Juazeiro do Norte, além de uma ligação internacional para Bogotá e, via conexões, a outros 1.300 destinos domésticos e internacionais – estes últimos, via parceiras na aliança global Star Alliance. A Avianca Brasil é a única companhia aérea do país a ter todos os assentos de todos os aviões classificados na categoria “A” da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atestando conforto superior, e a oferecer sistema de entretenimento em 100% dos voos. Além disso, oferece serviço de bordo, sem cobrança adicional, composto por sanduíches recheados, quentes ou frios, e bebidas variadas. Foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. Seu programa de fidelidade, Amigo, conta com, aproximadamente, 4 milhões de clientes cadastrados.
A Avianca Brasil atende 23 destinos domésticos e três no exterior com 245 decolagens diárias, utilizando 50 aviões da Airbus – a frota mais jovem das Américas. Reconhecida pela alta qualidade do seu produto, a companhia oferece diferenciais aos clientes, como entretenimento individual, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas (é a única no país a estampar a categoria “A” do Selo Dimensional ANAC em todas as fileiras de assentos de todas as suas aeronaves). Sempre inovadora, foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. A estas vantagens soma-se o programa de fidelidade Amigo, que possui, aproximadamente, 4 milhões de clientes cadastrados. Além disso, como o membro brasileiro da Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas, a Avianca Brasil conecta passageiros a mais de 1.300 aeroportos em todo o mundo, por meio de voos de 27 parceiras internacionais.
BETO CARRERO WORLD
Clique na imagem para ampliá-la
Presença sempre constante em todos os festivais e feiras de turismo, o Beto Carrero World encanta a todos, e por alguns momentos agentes, operadores, expositores, enfim todos os presentes voltam a ser crianças com os personagens do parque.
Também amanhã, 21, no Centro de Convenções da capital paraibana, durante o FESTIVAL JPA, acontece a palestra do CEO da PJI Consulting, Paulo Junior, que abordará o tema “O poder da estratégia competitiva no Turismo: o que fazer para melhorar resultados”, a partir das 16h. Em seguida, haverá um debate sobre o tema “A tecnologia no universo das viagens corporativas “, que terá como debatedores Gervásio Tanabe, Diretor Executivo – Abracorp; Vinicius Luz, da Latin America Travel, Manager da Unilever; e Carolina Gaete, Gerente Comercial Corporativo da Gol Linhas Aéreas. O Fórum é uma realização do Hotel Manaíra e conta com o apoio da Abracorp, GBTA, Gol Linhas Aéreas, Convention Bureau de João Pessoa, BIONE e Festival JPA.
Clique na imagem para ampliá-la
O Festival do Turismo é uma realização da Sophistiqué Eventos e do Convention Bureau de João Pessoa, com patrocínio da Best Western Hotels & Resorts, e apoio da Abav/PB, ABIH, Abracorp, Fecomércio/PB, Sebrae/PB, Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado da Paraíba e Ministério do Turismo.
Este jornalista é convidado do evento, do Tambaú Hotel, onde estou hospedado e voa pelas asas da AVIANCA.
PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE PRIMEIRO DIA CLIQUE AQUI
PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE PRIMEIRO DIA CLIQUE AQUI