quarta-feira, 4 de abril de 2018

6ª EDIÇÃO WTM LATIN AMERICA - NOVOS NEGÓCIOS PARA O BRASIL

EMBRATUR APOSTA EM NOVOS NEGÓCIOS PARA O BRASIL NA WTM LATIN AMERICA


O principal evento de turismo e viagens B2B da América Latina fechou seu primeiro dia com sucesso. Foram cerca de 600 expositores vindos de todos os continentes do mundo, incluindo hotéis, operadoras de turismo, cruzeiros, destinos entre outros segmentos relacionados ao turismo de lazer e negócios. Luciane Leite, diretora do evento, ficou responsável pelo discurso inaugural e apresentou as palavras que dão norte ao encontro: trabalho e otimismo. "São muitos desafios pela frente. Mas devemos enxergá-los como oportunidades para evoluir e inovar", afirmou.


Salientando os números já gerados pela feira desde 2013, a executiva destacou a importância financeira do evento. De acordo com ela, o encontro já ajudou a movimentar US$ 2 bilhões para a economia brasileira. Cerca de US$ 374 milhões são oriundos da edição mais recente. Dentre as atrações trazidas para o ano estão a área exclusiva para operadoras, que seguem sendo personagens importantes do evento, mesmo depois da separação da Braztoa. "Esta sempre foi e segue sendo uma área importante para nós", diz. "Mantê-las conosco reforça o compromisso que temos com esse importante player", complementou. Completam o conjunto de novidades outras três áreas. Todas elas foram incluídas no cronograma para possibilitar a democratização do acesso ao evento. São elas: Travel Tech Pavilion, espaço com foco em tecnologia; Destination Pavilion, para a promoção de destinos; e Lounge de Hospitalidade, destinado a meios de hospedagem independentes. Em todos esses casos, a intenção foi levar empresas menores, que não podiam arcar com os custos da feira para espaços exclusivos. 

Magda Nassar - Braztoa

Luciane completou a fala ressaltando outros dois pontos. O primeiro deles foi a participação internacional. De acordo com ela, só a Venezuela não está representada na feira entre todos os países da América do Sul. Ao todo, são mais de 50 países, de todos os continentes. A importância das negociações feitas pessoalmente também foi um tema que veio à tona. "Muito se fala que as feiras vão acabar. Não acredito nisso. O face to face segue sendo muito importante para os negócios e no turismo também é assim", assegura.



Representantes do trade turístico de todos os continentes estão otimistas em relação à expectativa de retorno de investimento que poderá gerar para o Brasil nesta 6ª edição da WTM Latin America, que irá até amanhã, 05 e abril. De acordo com a organização da feira, em 2017 foi a edição com maior êxito até o momento, com mais de 7 mil visitantes únicos do setor de viagens e turismo, representando um aumento de 20% em relação ao ano anterior. A 5ª edição do evento teve o maior número de profissionais de viagens, autoridades governamentais e veículos de mídia. Além disso, o evento transacionou mais de US$ 370 milhões em contratos do setor.


“A WTM é uma das maiores feiras de turismo do mundo e lançou, em 2013, sua versão latino-americana. A feira, realizada na capital paulista, confirma o reconhecimento internacional e o aumento do peso do Brasil no setor turístico, principalmente no âmbito de sediar eventos. Nosso objetivo em trazer os compradores é apoiarmos à comercialização de novos produtos turísticos brasileiros e ampliar o conhecimento do Brasil”, informou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.


Nesta sexta edição, entre outras ações agendadas, está o programa de hosted buyers do Instituto. Cerca de 30 profissionais da América do Sul, América do Norte, Europa e da Ásia estão presentes para maximizar o turismo de negócios, com o objetivo maior de proporcionar um relacionamento duradouro entre os mercados, através de novas oportunidades. A feira reúne compradores e vendedores dos segmentos de Lazer e de Negócios.


Nos dias 3 e 4 de abril, a Coordenação de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto promove o VI Seminário de Inteligência Competitiva, que conta com a presença de todos os representantes dos Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior. Os executivos apresentarão seus respectivos mercados, fornecendo informações sobre oportunidades de comercialização. 


“Eles mostrarão sua análise estratégica, a partir da ferramenta de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); pesquisa de imagem, como, também, as tendências peculiares dos mercados de atuação. Será uma oportunidade imperdível e única de receber feedbacks dos países”, afirmou o coordenador da Embratur Alisson Andrade. Interessados podem se inscrever no seminário no link: https://bit.ly/2upzs3S.   

Além das ações que contam com a presença dos executivos dos EBTs, ha reuniões para que novos negócios possam ser gerados, além de capacitações dos segmentos dos destinos brasileiros. Os hosted buyers também participam de agenda programada pela própria organização do evento, o speed networking. O objetivo é que sejam feitas reuniões entre os representantes do trade internacional e nacional.  Um dia antes da abertura oficial da feira, na segunda-feira, dia 02 de abril, a equipe técnica da Embratur participou da reunião do FORNATUR – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. Durante o encontro, a Coordenação-Geral de Marketing Digital apresentou o VisitBrasil Connect, a nova rede social corporativa da Embratur. A plataforma de comunicação interna do Instituto será expandida e contará, também, com a participação do trade turístico nacional. A ferramenta está sendo apresentada durante os seminários de Inteligência Competitiva.

WTM & TECNOLOGIA


A WTM que está acontEcendo aqui no Expo Center Norte, apresenta novos expositores na programação do Travel Tech Theatre. Estão presentes a espanhola Travel Compositor e as norte-americanas Kigo (Real Page) e Tripsolver. Neste primeiro dia (3), o gerente de Vendas para Clientes em Portugal, Itália e Brasil, da Kigo, provedor de software para aluguéis de curta duração, Geovani Martins, fez palestra “Criando uma experiência excepcional para o seu cliente”, a apresentação teve o objetivo de mostrar aos proprietários e às agências como maximizar as tecnologias emergentes para dar um toque pessoal e oferecer a cada hóspede uma estada única.

Já no período da tarde, os executivos da Tripsolver, empresa de tecnologia global, comandaram “o futuro da tecnologia de viagens e segurança e gestão de fraudes em reservas on-line”. A palestra foi ministrada por dois profissionais da companhia, Daniel Castro – responsável por vendas, desenvolvimento de negócios internacionais, gestão de contas, parcerias estratégicas, crescimento do mercado e expansão global – e Romina Renzi, que auxilia agências de viagens a ampliar seus negócios. Já nesta quarta-feira a tarde, é a vez da da Travel Compositor, empresa de software para provedores de lazer, viagens, serviços e Turismo que permite a reserva de todos os serviços turísticos para multidestino de forma rápida. A companhia estreia no Travel Tech Theatre com o CEO da empresa, Manuel Aragonés Marin, que será responsável pela palestra “das operações de Turismo (TT.OO) à operação de Turismo on-line (OTO) em apenas três passos”. Para Marin, a América Latina é a segunda região com maior número de clientes que utilizam o software da empresa.

Presente nas edições anteriores, a OTA Insight vai oferecer uma palestra com a gerente de desenvolvimento de negócios da OTA Insight para a América Latina, Lyann Mora, das 13h às 13h30, com o tema “como se orientar no mutável panorama da distribuição”. Finalmente amanhã, 5, última dia da feira, das 15h15 às 15h45, o Travel Tech Theatre será palco da apresentação do co-fundador e CCO da Startadora, Vinicius Machado. O grupo de empresas é focado em inovação corporativa, utilizando conhecimentos e ferramentas atualizadas do mundo das startups para ajudar, individualmente, os clientes a começar novos projetos. Com o tema “desmistificando o mundo das startups”, Machado discorrerá sobre as startups e como os participantes do evento podem aprender a pensar e agir como uma. Outros confirmados são Carrusel, Juniper Consulting S.L., Review Pro, Site Minder, Travel Click, Trip Creator e Vertical Booking.

SANTA CATARINA NA WORLD TRADE MARKET


A SANTUR, Santa Catarina Turismo está presente nesta 6ª edição da WTM, uma das principais feiras do setor de viagens e turismo da América Latina, além de ser um evento focado na promoção dos destinos das regiões para profissionais de turismo internacionais. Santa Catarina, como sempre, tem destaque na feira em um espaço comercial que congrega os principais destinos do do estado, ambientado com elementos e imagens dos destinos indutores. Toda a área é destinada para o recebimento de operadores de turismo, agentes de viagem, além de agenda de reuniões. Também está havendo distribuição de material promocional.


“A participação na WTM-Latin América é uma importante chance para conversar com o trade nacional e internacional. Nosso objetivo é divulgar as potencialidades da nossa Santa & Bela Catarina, além de estreitar relacionamento com as diversas empresas e serviços do setor”, comenta Presidente da Santur, Valdir Walendowsky".

PASSEIOS DE TREM PELO PERU

Milagros Ochoa - PROMPERU

Duas companhias de trem do Peru trazem suas novidades para o trade turístico brasileiro. A Inca Rail apresenta seu  novíssimo produto, o “The 360° Machu Picchu Train", único trem panorâmico e com design exclusivo no país. Já a PeruRail destaca seus variados trens e rotas ligando as regiões de Machu Picchu, Lago Titicaca e Arequipa. Para o público interessado em atrativos exclusivos e personalizados em Lima, capital do Peru, a empresa Lima Mentor destaca o passeio por "Los Rincones Exclusivos de Lima Colonial", por casarões históricos oriundos da coroa espanhola. E para quem está interessado em atrativos turísticos exclusivos e personalizados na capital do Peru, a empresa Lima Mentor estreia sua participação em feiras no Brasil destacando o passeio por "Los Rincones Exclusivos de Lima Colonial", que incluir casarões históricos oriundos da coroa espanhola localizados em Lima. A cidade, que foi capital do vice-reinado espanhol na América do Sul (1535-1821), foi transformada pelos membros da coroa espanhola em um lugar semelhante às suas propriedades na Espanha, construindo casarões e adquirindo imóveis exclusivos. Depois de quase 300 anos desde o apogeu do vice-reinado, algumas propriedades permaneceram quase intactas. Um passeio por alguns casarões mostram bem a herança espanhola presente em Lima: a Casa do Prado (1690), La Casa Aliaga (1535) e a Casa Osambela (1805).

ARGENTINA NA WTM


O Ministério da Cultura e Turismo de Jujuy e o Ministério da Cultura, Turismo e Esportes de Salta participam da edição da WTM América Latina. Os destinos do noroeste argentino exibem suas atrações turísticas e apresentaram o primeiro vôo direto da Aerolineas Argentinas que une as cidades de São Paulo e San Salvador de Jujuy, com seus costumes milenares e suas paisagens singulares com colinas de cores que se espalham entre aldeias pitorescas que guardam belezas andinas ancestrais. 

Clique naimagem para ampliá-la

Estão presentes o seu Secretário de Turismo de Jujuy, Diego Valdecantos e o Coordenador de Inteligência de Mercado Gustavo Arévalos além da Diretora Executiva do INPROTUR Salta, Nadia Loza e Mariana Farjat D 'Alessandro, da Associação de Hotéis de Turismo de Salta. 

MOUNTAIN DO USHUAIA


Outra espetacular novidade mostrada ao demais jornalistas e ao Luiz Castelli, Presidente do Instituto Fueguino de Turismo, por este jornalista, foi o DESAFIO EXTREMO MOUNTAIN DO USHUAIA - NO FIM DO MUNDO. "UM DESAFIO DO TAMANHO DO NOSSO SONHO",  - Assim estão definindo os atletas amadores, profissionais e principiantes que já se inscreveram na corrida/maratona mais astral do planeta, o Mountain Do do Fim do Mundo que acontece em Ushuaia – Terra do Fogo – Patagônia Fantástica Argentina. Segundo Kiko Santos, idealizador dessa e de outras grandes provas pelo mundo afora, “A monotonia e a aspereza do asfalto não fazem parte dos meus desafios. Prefiro a imensidão e a paz das montanhas, prefiro abraçar e ser abraçado pela natureza. Eu achei essa plenitude na cidade mais austral do planeta”. Na última edição foram cerca de 700 corredores que percorreram as trilhas, florestas e encostas do Parque Nacional da Terra do Fogo. “Nunca vi tanta gente feliz, mesmo após percorrer 42.195 metros. Cansados, sim. Exaustos, destruídos, não. Alegres, demais.”

FESTIVAL JPA FAZENDO A DIFERENÇA

Clique na imagem para ampliá-la

Alem de muitas novidades, parcerias fechadas e prospecção de muitos negócios, o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA que acontece em João Pessoa - PR, Claudio Jr, diretor do festival trouxe mais uma novidade, a comercialização dos espaços da feira através de criptomoedas. Segundo Claudio: "As criptomoedas estão ganhando mais força e muitas empresas já recebem algumas delas como forma de pagamento. A partir desse mês de abril, o Festival JPA já começará a comercializar seus espaços recebendo criptomoedas como forma de pagamento. Acreditamos ser mais uma facilidade no pagamento dos espaços. Desde as primeiras edições o Festival JPA já recebe também  PayPal, por exemplo". Para saber mais, os interessados podem entrar em contato com a equipe do Festival JPA através do telefone (83) 3245-6856 ou pelo sac@festivaljpa.com.br.

ABR & WTM LATIN AMERICA


A Associação Brasileira de Resorts (ABR) também marca presença na WTM Latin America 2018 com 21 resorts associados em seu estande totalmente renovado, apresetando as tendências para a temporada. A novidade da entidade fica por conta dos números do setor de 2017, como taxa de ocupação, receita média e outros dados que formam um raio-x do desempenho dos resorts associados. Agora sob o comando do presidente Alberto Cestrone e do diretor executivo Ricardo Domingues, a ABR também irá oficializar a entrada de seu mais novo associado, o quarto representante do Estado do Rio de Janeiro. “Para nós, é muito importante estar na WTM Latin America pelo grande potencial de negócios que podem surgir para nossos associados durante a feira. Acredito que os visitantes se encantarão com os diferenciais de hospitalidade que os resorts brasileiros têm a oferecer”, comenta o presidente da associação.  Os resorts que estarão no estande da ABR são: Beach Park, Resorts Bourbon, Blue Tree Park Lins, Casa Grande, Catussaba, Costa Brasilis, Costão do Santinho, Dom Pedro Laguna, Grande Hotel Senac, Wish Resort Foz do Iguaçu, Infinity Blue, Jatiúca, La Torre, Malai Manso, Nannai, Portobello, Serhs Natal, Summerville, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Transamerica Comandatuba, além do novo associado que será revelado apenas na feira.

Juliana Campeoto, Gerente comercial do Infinity Blue Resort & Spa e Alberto Cestrone

Protagonista no setor de resorts, a ABR identifica e discute oportunidades de desenvolvimento, promove capacitações, desenvolve pesquisas de mercado e de perfil do consumidor e participa de importantes projetos no trade, a fim de apontar tendências para o segmento. Hoje, a entidade conta com 48 resorts associados, presentes em 13 estados em todas as regiões brasileiras. Para se filiarem à ABR, os resorts passam por uma rigorosa auditoria que avalia quesitos de qualidade da Matriz de Classificação da associação. Verdadeiros destinos, os resorts estão sempre atentos às últimas novidades tecnológicas e da hotelaria, oferecem constante capacitação para seus colaboradores, inclusive no atendimento ao público internacional, e possuem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes, seja na praia, no campo, em regiões de águas termais ou refúgios ecológicos. 





sexta-feira, 30 de março de 2018

CLAM FLORIPA REUNIRÁ MESTRES INTERNACIONAIS DA DANÇA DE SALÃO

CLAM FLORIPA REUNIRÁ MESTRES INTERNACIONAIS DA DANÇA DE SALÃO


Novo evento organizado pelo Instituto Cultural Desterro ampliará espaço para ritmos latino-americanos na Capital catarinense

Bruno Gualhardo e Raiza Praviato

Santa Catarina sediará mais um evento dedicado à dança a partir deste ano. O Instituto Cultural Desterro (ICD) realizará de 6 a 8 de julho o Congresso Latino-Americano de Dança de Salão – Clam Floripa, trazendo na programação workshops com professores de currículo internacional, shows em teatro e bailes de confraternização.

Robertinha Stephanie & Léo Fortes

A intenção é oferecer ao público o aprendizado, a prática e o espetáculo de danças de salão latinas em um mesmo momento. Na primeira edição serão contemplados o samba de gafieira e o zouk brasileiro. Conforme o diretor-geral do evento, Carlos Eduardo de Andrade, “são ritmos bem populares. Optamos em começar com apenas dois, mas ampliaremos o leque nos anos seguintes. 

Andressa Soares & Rodrigo Marques

Acreditamos muito no potencial de Florianópolis”.
Os cursos serão ministrados por cinco duplas de mestres com alta qualidade de ensino e trajetória pelo Brasil e no exterior: Bruno Galhardo e Raiza Praviato, de São Paulo; Andressa Soares e Rodrigo Marques, Robertinha Stephanie e Léo Fortes, Tais Benite e Walter Fernandes, do Rio de Janeiro; o carioca Alex de Carvalho e a francesa Mathilde dos Santos, que vivem em Paris.

Tais Benite & Walter Fernandes

Os workshops ocorrerão no centro de convenções do Majestic Palace Hotel nos dias 7 e 8, das 13h às 19h, para turmas de nível iniciante e intermediário/avançado, simultaneamente. Cada hora/aula terá 75 minutos de duração. No mesmo local, às 22h dos dias 6 e 7, serão realizados os bailes de confraternização com música ao vivo e dos DJs Rapha, do Rio de Janeiro, e Zé do Lago, de São Paulo, conhecidos no circuito nacional da dança de salão. Já as exibições artísticas estão pautadas no Teatro Álvaro de Carvalho: no dia 7, o “Samba in Concert”, e no dia 8, o “Zouk no Teatro”. Ambas terão como elenco os professores do evento e dançarinos convidados, sendo que no segundo haverá a participação do cantor carioca Paulo Mac. “O TAC é um dos melhores teatros da cidade e, considerando o número de artistas que se apresentarão, nos atenderá muito bem”, assegura Carlos Eduardo. 

Alex de Carvalho e Mathilde dos Santos

O pacote completo incluiu um total de 10 horas de aula de samba de gafieira e/ou zouk brasileiro, um ingresso para cada baile e uma entrada para cada sessão de espetáculos. O valor do primeiro lote é de R$ 390, que pode ser pago à vista por meio de transferência bancária ou parcelado no cartão de crédito em até 10 vezes. O segundo lote, ao preço de R$ 490, começará a ser vendido no dia 19 de abril e o terceiro, por R$ 590, no dia 26 de maio. Quem preferir, poderá se matricular em aulas avulsas e adquirir ingressos separadamente para os bailes e espetáculos. Os valores ainda serão definidos.



quinta-feira, 29 de março de 2018

GRAMADO, CANELA CONVENTIONS & VISITORS BUREAL CONCEDE TÍTULO DE EMBAIXADOR

GRAMADO, CANELA CONVENTIONS & VISITORS BUREAL CONCEDE TÍTULO DE EMBAIXADOR


O Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau criou, em 2016, o título Embaixador, que é concedido à personalidades que escolhem a região para a realização de seus eventos e, por conta disso, tornam-se parceiros da entidade, apoiando na captação de novos eventos.


No ano de 2016, o Convention Bureau agraciou 20 pessoas e em 2017, 10. Nesta edição, 9 pessoas serão homenageadas com o título Embaixador de Gramado e Canela. São eles: Ana Luiza Maia, da área de Tireóide; Elsa Lesaria Nhuch, da área Química; Júlio Alberto Nitzke, de Segurança Alimentar; Júlio Pereira Lima, da Gastroenterologia; Pedro Antônio Schmidt do Prado Lima, da Psiquiatra; Pedro Pablo Komlós, de Angiologia e Cirurgia Vascular; Rita de Cássia Silveira, da área de Pediatria; Rogério Friedman, Endocrinologia e Metabologia; e, Rosani Carvalho de Araújo, da Medicina do Trabalho.

É unânime entre os Embaixadores já condecorados, a escolha da região para a realização de seus eventos. Considera-se, por meio de resultados de pesquisas, que os eventos sediados em Gramado ou Canela contam com um acréscimo de 30% em participantes e que o fato de ocorrer na região das hortênsias, conta positivamente na decisão de participação. 

Durante 18 anos de atividades, o Convention captou 311 eventos, o que proporcionou 200 mil visitantes e cerca de 500 milhões em receitas para a região. Somente em 2017, foram captados 45 eventos, programados até 2025, que devem movimentar uma média de 40 mil pessoas e gerar um impacto de aproximadamente R$ 90 milhões, na economia local. O processo de captação é contínuo e no primeiro trimestre de 2018, o Convention está trabalhando na prospecção de uma quantidade aproximada de 40 eventos.

A solenidade para a entrega da condecoração ocorrerá na Casa Wilfrido, na noite de 7 de abril, contudo, os Embaixadores e seus acompanhantes terão programação desde a tarde deste mesmo dia.




quarta-feira, 28 de março de 2018

Kurotel comemora 36 anos anos e inaugura ala contemporânea


KUROTEL, TEMPORADA DE COMEMORAÇÕES

Rochele, Mariela, Dr. Luis Carlos Silveira, Neusa, Evelise e Barbara

Neste último dia 24 de março aconteceu a cerimônia de abertura da Ala Contemporânea do Kurotel. Um espaço moderno que conta com 20 novos apartamentos, passando a somar à oferta de hospedagem já disponível. Para agregar à comemoração, foi celebrado também os 36 anos de uma história de saúde, bons hábitos e bem-estar, onde o Kurotel recebeu renomados chefs que assinaram o menu de uma experiência gastronômica saudável inesquecível.


Nesse dia o almoço foi assinado pela Chef Amandine Bondoux – (Punta del Este), filha de Jean-Paul Bondoux, chef francês do renomado restaurante La Bourgogne da rede Relais & Châteaux. Jean Paul presta consultoria gastronômica ao Kurotel desde 1996, adaptando os pratos junto à equipe de nutrição Kur. Já o jantar foi foi assinado pelo Chef Rodrigo Nappi (300 Cosmo Dining Room – Porto Alegre), especialista em sabores da cozinha Nikkei, uma fusão da culinária japonesa com a peruana, com muitos toques de ousadia e modernidade assina o jantar do dia 15. Desde 2016, o Kurotel oferece um cardápio fit dentro do restaurante 300, com muitos adeptos que buscam esse tipo de opção saudável.



No próximo dia 29, Ipe Aranha encerra as celebrações de mês de março com um jantar no dia 29. Ipe mora em São Paulo e é especializado em culinária funcional, criando receitas respaldadas no conceito primordial do detox no Brasil e EUA e eventos corporativos que querem conceito de saludabilidade. Além disso, os clientes hospedados no Kurotel nesse período poderão apreciar a cantora e compositora carioca Andrea Dutra traz seu repertório musical para complementar a ocasião!



Fugir da rotina e da correria do dia-a-dia. Ter a chance de ‘desaparecer’ por alguns dias para descansar e recarregar as baterias. Escapar do stress do trabalho para mergulhar de cabeça na paz e tranquilidade de um belo lugar em meio à natureza. Viver alguns dias de mimos mais do que merecidos depois de trabalhar duro por tanto tempo. Sem a menor sombra de duvida esses pensamentos passam pela minha, tua, nossas cabeças e ter a chance de se desconectar de toda essa rotina, toda esta correria do dia-a-dia , mergulhando em muita tranquilidade, cercado de silêncio, paz, tranquilidade e relaxamento é algo que todos nós queremos. E aqui em Gramado isso é a mais pura realidade. A beleza da Serra Gaúcha, unida à hospitalidade de seus habitantes, torna este o destino ideal para quem deseja descansar.


Mas há momentos em que nós precisamos muito mais do que isso, precisamos “fugir”, nos desligar do trabalho, do stress, do barulho e mergulharmos literalmente nas águas do Kurotel, na paz e quietude de um lugar, onde nossos olhos vislumbram a beleza de paisagens naturais aliada a acomodações que transbordam luxo e bom gosto. Onde nossos ouvidos se sintonizem com o canto dos pássaros e o vento soprando na copa das árvores, e onde nossa pele possa se beneficiar de tratamentos e massagens revigorantes, fazendo com que todo o nosso corpo se sinta renovado e pronto para qualquer desafio.



O Fitness & Spa é um programa direcionado para pessoas ativas, que gostam de exercícios e esportes e desejam a melhora constante de seu desempenho. Ele é uma combinação perfeita de muita atividade física orientada pelos médicos do esporte e educadores físicos, deliciosa gastronomia saudável, massagens, hidratações corporal e facial, banhos relaxantes, sob a orientação e supervisão da equipe técnica do Kur. Tudo isso em meio a natureza preservada e exuberante de Gramado no conforto da estrutura do Kurotel, usufruindo de um serviço de hotelaria que cuida de todos os detalhes.



As atividades estéticas têm por finalidade a renovação cutânea e a reposição de nutrientes essenciais para o viço da pele. As relaxantes proporcionam bem-estar físico e mental, contribuindo para atenuar sintomas de estresse e ansiedade. Entre as terapias estão inclusas Hidratação Corporal Real, Massagem Ayurvédica, Esfoliação com Sal Marinho, Hidratação facial com Fios de Seda e Circuito das águas (sequência de banhos relaxantes e terapêuticos que inclui piscina ozonizada, banho de lodo, banho de sal, fonte de gelo e ducha hidratante e antioxidante de espuma de uva).



Entre os exercícios físicos previstos estão Nordic walking (caminhada com bastões), Cross training, Body building Kur (fortalecimento muscular), Running class, Yoga, Meditação, Fitball, Acqua Training, entre outras.Como resultado é possível sentir aumento do vigor, reorganização da rotina com a inclusão de hábitos saudáveis como alimentação balanceada e exercícios físicos, o que pode auxiliar em uma nova visão estética e de saúde. O programa tem duração mínima de 4 dias e os valores por pessoa variam de acordo com a categoria do apartamento escolhido pelo hóspede. Se você está buscando algum refúgio para renovar suas energias e dedicar-se à saúde do seu corpo e da mente, coloque o Fitness & Spa no topo da sua lista. Dê a si mesmo este presente e viva dias inesquecíveis em Gramado.


Clique na imagem para ampliá-la


Considerado o Melhor Spa Médico do Brasil pela revista Viagem e Turismo; e o melhor Spa da América do Sul pelo guia britânico Condé Nast Johansens. É um mundo de infinitas possibilidades para a saúde e o bem-estar. Um local que prioriza o cuidado e o carinho humano e lhe possibilita melhor saúde e mais vida. Site: www.kurotel.com.br. Para ver todas as fotos clique aqui.


Além de todas as possibilidades de terapias, lazer, alta gastronomia, descanso, … o que mais chama atenção é o carinho com que todos seus hóspedes são recebidos.  Conversando com todos, pois o clima e o local são muito intimistas, o fato que mais nos chamou a atenção e a certeza de estarmos sendo bem recebidos, a interatividade com a família Kurotel é fantástica. Somos mais do que hóspedes, somos amigos esperados e a atenção da família Silveira, para com todos é algo que chama muito atenção. Essa interatividade não tem preço. Parabéns por mais essa etapa vencida. Uma história fenomenal de coragem, empenho, visão, união e sucesso. 

terça-feira, 27 de março de 2018

ENTRADA DE TURISTAS SUL-AMERICANOS CRESCE 11% EM 2017

ENTRADA DE TURISTAS SUL-AMERICANOS CRESCE 11% EM 2017

Estratégia de promoção da Embratur nos mercados regionais garante incremento 


Os números do Anuário Estatístico do Turismo 2018 comprovam que a estratégia de promoção do Brasil na América do Sul realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), no último ano, foi certeira. O comparativo da entrada de turistas dos países sul-americanos de 2016 com 2017 mostra que houve uma variação positiva de 11,1%. No ano passado, foram 4,1 milhões de visitantes dos países vizinhos, contra 3,7 milhões em 2016.

O estudo aponta ainda que, em 2017, 62,4% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil vieram dos países da América do Sul. Ao todo, 6.588.770 visitantes internacionais estiveram no País em 2017. O número é maior que o registrado nos anos dos Jogos Olímpicos, quando Brasil recebeu 6.546.696, e da Copa do Mundo (6.429.852). A alta foi de 0,6% em relação a 2016. 


O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, pontuou os fatos positivos que fizeram crescer o interesse dos sul-americanos no Brasil: “No ano passado, o Instituto Brasileiro de Turismo lançou a campanha de promoção de divulgação do País ‘Aqui hablamos Portuñol: "en Brasil todo mundo se entiende" com foco no mercado latino americano. Foi a primeira campanha totalmente digital, que registrou, por exemplo, em dois meses mais de 50 milhões de views dos vídeos. Isso certamente influiu para que pudéssemos apresentar o melhor movimento de turistas sul-americanos ao Brasil dos últimos cinco anos. As interações atingiram a marca de 300 mil no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, contabilizando apenas os canais da Embratur”. 


Lummertz destaca que os resultados foram significativos, apesar do baixo investimento e lembra a necessidade de aprovação do PL 2724/2015, que transforma a Embratur em agência e dará mais musculatura ao orçamento, já que não dependerá apenas da União.

"É uma experiência que mostra também que a promoção está mudando e, com um bom planejamento, conseguimos extrair um bom resultado. Isto não quer dizer que não precisamos de grandes investimentos. Com aportes significativos na promoção internacional, conseguiremos resultados ainda mais expressivos", reforçou o presidente.


Além da campanha publicitária para a América Latina, o Instituto promoveu ações pontuais, como a emissão do visto eletrônico para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. No balanço feito após a adoção da medida, levando-se em conta os primeiros 22 dias do mês de fevereiro, comparado ao mesmo período de 2017, o Ministério das Relações Exteriores registrou um aumento de 80% nos pedidos de visto nos Estados Unidos. Também foi apontado um aumento de 35% nos pedidos feitos no Japão, assim como de 64% na Austrália. Quanto ao Canadá, houve um aumento de 23%.


Na lista de principais emissores de turistas internacionais, a Argentina continua em primeiro lugar, com 2.622.327 visitantes, 14,3% a mais que em 2016. O país vizinho responde por quase 40% de todos os visitantes que o Brasil recebe. Outro destaque foi para a China que registrou um aumento de 6% na lista de emissão.  

Para o presidente da Embratur, com as ações direcionadas aos mercados prioritários, como a implantação do visto eletrônico e campanhas promocionais, a tendência é aumentar a vinda de visitantes. “O Brasil precisa investir mais na busca do turista internacional. É o que fazem os países do mundo inteiro. Acredito, também, que o plano Brasil + Turismo, medidas para fortalecer o setor no País, irá contribuir para este aumento. O pacote engloba, além da emissão de vistos eletrônicos, a ampliação da conectividade aérea, modernização da Lei Geral do Turismo, qualificação profissional, fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo e, especialmente, a transformação da Embratur em serviço social autônomo (agência)”, destacou Vinicius Lummertz.



domingo, 25 de março de 2018

PREZIOSA RETORNA A FLORIANÓPOLIS DEPOIS DE OITO ANOS

PREZIOSA RETORNA A FLORIANÓPOLIS DEPOIS DE OITO ANOS


Leonel Pavan e o Comandante​ - Fotos: Carlos Alberto Alves

A chegada do MSC Preziosa, maior navio em operação na América do Sul nesta temporada, causou euforia além de vontade de viajar nos turistas que estavam em Canasvieiras, balneário da Capital dos Catarinenses, frequentada na alta temporada principalmente por turistas de todo o Mercosul. Além de euforia, um imenso desejo de embarcar e cruzar os mares. A embarcação atracou por volta das 9h deste sábado (24), a 4km da costa. Há oito anos, a cidade deixou de ser ponto de parada de cruzeiros e o teste realizado nesta manhã é a tentativa de retorno para o mercado que movimentou R$ 1,6 bilhão no país em 2016. O navio veio de Santos, no litoral de São Paulo, e segue viagem para Balneário Camboriú às 18h.

Segundo o Presidente da Embratur, Vinicius Lumerts: "Florianópolis recebeu o maior navio de cruzeiro da América Latina, Msc Preziza. Com capacidade para 4,3 mil passageiros e mais 1,3 mil tripulantes, a embarcação atracou nas proximidades da praia de Canasvieiras, em Santa Catarina. A passagem do navio foi uma escala-teste e temos certeza de que será um sucesso, assim como foi em Balneário Camboriú em 2017 e que está sólido atualmente. Hoje é um dia de muita alegria também porque nós do setor turístico de todo o país comemoramos o recorde de gastos de estrangeiros no Brasil em fevereiro, que bateu a casa dos US$ 611 milhões, segundo o Banco Central".


O desembarque foi realizado com auxílio de pequenos barcos, chamados de tender, que levaram os turistas até o trapiche de Canasvieiras, onde a prefeitura montou uma estrutura com tendas para recepcioná-los. Vans de turismo, agências de viagem e táxis estavam aguardando no local e, além destes serviços, os recém-chegados também puderam conferir uma mostra de artesanato. A passagem do navio foi autorizada em fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em escala-teste. Um estudo de viabilidade para o recebimento de cruzeiros pelo município havia sido apresentado em novembro pela prefeitura.

Eduardo Pinho Moreira, governador em exercício

Estavam presentes Além do Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o Secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, o Governador de Santa Catarina em exercício Eduardo Pinho Moreira e o Predisente da Acatmar, Mané Ferrari, além de demais autoridades. 


Há anos o grande objetivo da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) é tornar o litoral brasileiro mais atrativo, voltando os olhos de todos para nossa costa, principalmente a de Santa Catarina, estado sede da entidade. As praias de municípios da Grande Florianópolis, de beleza exuberante, são ainda menos exploradas que as da Capital, ainda aquém de todo seu potencial. A inclusão de equipamentos para o turismo náutico é essencial para este desenvolvimento, afirmou Mané Ferrari


Florianópolis deixou de ser ponto de parada de cruzeiros em 2009. Cidade turística e tecnológica, conhecida internacionalmente por suas praias e belezas, Florianópolis ganhou também a fama de estar “de costas para o mar” devido à falta de incentivo em estimular o setor náutico. Prefeitura e governo do Estado querem retomar essa vocação para, na próxima temporada, receber pelo menos dez cruzeiros. 



“Temos que fazer um teste muito bem feito neste sábado para que possamos retomar com força Florianópolis como rota de cruzeiros para a temporada 2018/2019”, diz o superintendente de Turismo da Capital, Vinícius de Lucca Filho.



sexta-feira, 16 de março de 2018

TURISMO E A INTERNACIONALIZAÇÃO DO BRASIL - FURANDO A BOLHA PELO TURISMO - por Vinicius Lummertz

TURISMO E A INTERNACIONALIZAÇÃO DO BRASIL - FURANDO A BOLHA PELO TURISMO
por Vinicius Lummertz

Viramos um país xenófobo, repetitivo; o mundo inteiro já compreendeu o sentido do turismo, da conectividade aérea, da criação de empregos

Vinicius Lummertz, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), fala no seminário "Turismo e a Internacionalização do Brasil", organizado pela Folha - Bruno Santos/Folhapress

A Folha abriu nesta quinta-feira (15), por meio do seminário "Turismo e a internacionalização do Brasil", o debate sobre o que o turismo pode fazer pelo Brasil. Temos o maior potencial natural entre 140 países e o oitavo potencial cultural do planeta, segundo o Fórum Econômico Mundial, mas somos o 137º pior ambiente de negócios para desenvolver o turismo.

É importante ler os sinais. Enquanto o editorial "Sete anos perdidos", publicado no dia 4 por esta Folha, comemorou a retomada do crescimento do PIB, que deverá passar de 3% em 2018 no Brasil, alertou também para a comparação do crescimento nesses últimos sete anos: nos emergentes, chegou a 40,5%; no mundo inteiro, foi a 27,9%; e, no Brasil, apenas 3,2%.

Mônica Bergamo registrou em sua coluna (5/3) que janeiro foi o mês em que o turista estrangeiro mais gastou no Brasil, à exceção de junho de 2014, durante a Copa do Mundo. Perto de U$ 800 milhões foram deixados aqui, segundo o Banco Central.

Na sequência, um comentário embasado na OMT (Organização Mundial do Turismo) agrega que o sistema de visto eletrônico do Ministério das Relações Exteriores para EUA, Canadá, Japão e Austrália pode aumentar em US$ 1,4 bilhão o fluxo de turistas destes países.


O editorial sustenta que o Brasil precisa crescer de 3% a 3,5% por duas décadas para dar um salto civilizatório e chegar à renda per capita de Portugal e Espanha. Vale lembrar que Portugal saiu da crise graças ao turismo e que seu crescimento de 4% no ano passado teria sido negativo em 1% se não fosse o turismo.

Estamos diante do fim da Nova República e do ideário constitucional de 1988 que nos legou um país travado, sem um capitalismo pujante que pudesse pagar a conta.

Sem poupança, temos o consumo mais caro do mundo. Nosso pacto envolve muito imposto e juros inexplicáveis. Nosso capitalismo de exceção vive numa bolha. O ar contaminado da bolha alimenta as desigualdades. O crime organizado é seu filho caçula.

A abertura para o mundo não deve ser apenas econômica. Também estamos fechados culturalmente. Não somos mais um país de imigrantes, de muitas línguas de um século atrás. Viramos um país xenófobo, repetitivo, de gente que joga pedra em avião através das redes sociais. Como revoltados, vivendo o personagem de Jim Carrey no filme "O Show de Truman".

Furar a bolha, internacionalizar o Brasil, inclui abrir a porta do turismo, das viagens, dos congressos, dos eventos. O turismo já representa 10,2 % do PIB mundial e mais de 10% dos empregos. O mundo inteiro compreendeu o sentido do turismo, da conectividade aérea, da geração dos empregos, do fomento às artes, das culturas, da melhoria das cidades, mas sobretudo das pessoas, ideias e inovações.

Assim como ao agronegócio foi dada uma chance de fazer mais pelo país, o turismo está pedindo passagem. Ninguém tem o que nós temos. O desafio é furar a bolha desse nosso mundo de Truman.

VINICIUS LUMMERTZ é cientista político e presidente da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo

quinta-feira, 15 de março de 2018

TURISMO É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER ECONOMIA DO BRASIL

TURISMO É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVER ECONOMIA DO BRASIL

Em seminário do jornal Folha de S.Paulo, presidente da Embratur defendeu importância do setor para internacionalização do País

Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil; Deborah Moraes Zouain, professora do curso de mestrado e doutorado em administração da Unigranrio; Magda Nassar, presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), e o presidente da Embratur no evento desta quinta-feira 

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, afirmou que o turismo pode ter um papel fundamental na retomada do crescimento econômico do Brasil. Para Lummertz, é preciso ter coragem política para colocar o turismo como prioridade: “Teremos eleições esse ano. Temos que lembrar aos candidatos que o setor deve fazer parte das plataformas de governo. É o turismo que vai fazer girar nossa economia. O País vem se isolando e desenvolver a atividade turística pode romper isso”, declarou no seminário “Turismo e a Internacionalização do Brasil”, promovido pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira (15).

O turismo representa uma parte crescente da economia global, chegando a representar 9% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregando 1/11 pessoas em âmbito internacional. Dos mais de 1,2 bilhão de turistas que viajam pelo mundo, apenas meio por cento (6,5 milhões) chegam ao Brasil. 


“O turismo precisa entrar na pauta de discussão dos governos brasileiros, deve ser defendido como atividade econômica, para gerar mais empregos e produzir riquezas para o Brasil. A Embratur precisa de recursos para investir em promoção internacional. Entre os pontos do PL 2724/2015, estão a transformação do Instituto em um serviço social autônomo (mais independente que a atual autarquia) e a abertura irrestrita do setor aéreo ao capital estrangeiro”, explicou Lummertz. 

Com a aprovação do PL, a primeira questão a ser resolvida será a desvinculação do orçamento da União. “Já tivemos, em 2011, US$ 100 milhões para promoção internacional; hoje temos US$ 17 milhões, sendo US$ 10 milhões contingenciados. Sairíamos desse contingenciamento e iríamos para um volume de recursos mais alto e independente”, informou o presidente da Embratur. Os recursos virão de várias fontes, como loterias e taxa de US$ 15 na emissão de passagens para o exterior. 

Enquanto países vizinhos gastam cada vez mais em promoção internacional e modernizam as estruturas de seus organismos, o Brasil atua na contramão dessa história. A Argentina investiu no ano passado cerca de US$ 80 milhões, a Colômbia, US$ 100 milhões, e o Peru, US$ 25 milhões. Todos eles apresentam fluxos turísticos internacionais sólidos e crescentes. 

O governo da Colômbia anunciou que o país ultrapassou os 6,5 milhões de visitantes internacionais recebidos em 2017.  É o mesmo patamar do Brasil em 2016, ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os dados oficiais das chegadas de 2017 ainda não foram disponibilizados pelo Ministério do Turismo. Os argentinos também estão chegando. O ano de 2017 foi de recorde para o turismo dos “hermanos”. Foram 2,6 milhões de turistas internacionais apenas nos aeroportos, um crescimento de quase 8%, comparado ao ano anterior. A estimativa total é de mais de 6,6 milhões de visitantes na Argentina. Portanto, de uma posição de país líder em turismo na América do Sul, o Brasil pode passar a um terceiro lugar no ranking, ainda este ano. O Peru, outro forte concorrente do Brasil, está chegando na casa dos 4 milhões de turistas estrangeiros, com crescimento de 30% em menos de uma década.

“A burocracia impede a Embratur de se movimentar. Como serviço social autônomo, teremos membros da iniciativa privada no conselho, que vão ajudar na construção da estratégia com viés de mercado. Tanbém é nosso interesse a abertura para o exterior do capital das empresas aéreas”, destacou Lummertz. 

Para a área internacional, o movimento do capital das aéreas, uma Embratur forte e o visto eletrônico para EUA, Canadá, Austrália e Japão e, logo mais para a China, serão passos muito concretos. “Mas, para um desenvolvimento sustentável do turismo, temos que melhorar o ambiente de negócios do Brasil, as condições para o investimento no turismo. O programa Brasil + Turismo visa isso, por exemplo”, disse o presidente da Embratur. 

No evento, especialistas nacionais e internacionais discutiram, ainda, as principais características da área no país, falando sobre pontos positivos e barreiras ao turismo, além da regulamentação do setor. 

O seminário “Turismo e a Internacionalização do Brasil” também contou com a participação de Ana Clévia Lima, gerente de Comércio e Serviços do Sebrae; Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil; Deborah Moraes Zouain, professora do curso de mestrado e doutorado em administração da Unigranrio; Francisco Costa Neto, CEO e membro do Conselho do Grupo Rio Quente; Guilherme Amaral, sócio responsável pela área de direito aeronáutico da ASBZ Advogados; Magda Nassar, presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo); Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil; Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP; Roberto Fantoni, sócio na McKinsey & Company; Rubens Schwartzmann, presidente do conselho de administração da Abracorp (Associação Brasileira de Agências Corporativas).