domingo, 25 de março de 2018

PREZIOSA RETORNA A FLORIANÓPOLIS DEPOIS DE OITO ANOS

PREZIOSA RETORNA A FLORIANÓPOLIS DEPOIS DE OITO ANOS


Leonel Pavan e o Comandante​ - Fotos: Carlos Alberto Alves

A chegada do MSC Preziosa, maior navio em operação na América do Sul nesta temporada, causou euforia além de vontade de viajar nos turistas que estavam em Canasvieiras, balneário da Capital dos Catarinenses, frequentada na alta temporada principalmente por turistas de todo o Mercosul. Além de euforia, um imenso desejo de embarcar e cruzar os mares. A embarcação atracou por volta das 9h deste sábado (24), a 4km da costa. Há oito anos, a cidade deixou de ser ponto de parada de cruzeiros e o teste realizado nesta manhã é a tentativa de retorno para o mercado que movimentou R$ 1,6 bilhão no país em 2016. O navio veio de Santos, no litoral de São Paulo, e segue viagem para Balneário Camboriú às 18h.

Segundo o Presidente da Embratur, Vinicius Lumerts: "Florianópolis recebeu o maior navio de cruzeiro da América Latina, Msc Preziza. Com capacidade para 4,3 mil passageiros e mais 1,3 mil tripulantes, a embarcação atracou nas proximidades da praia de Canasvieiras, em Santa Catarina. A passagem do navio foi uma escala-teste e temos certeza de que será um sucesso, assim como foi em Balneário Camboriú em 2017 e que está sólido atualmente. Hoje é um dia de muita alegria também porque nós do setor turístico de todo o país comemoramos o recorde de gastos de estrangeiros no Brasil em fevereiro, que bateu a casa dos US$ 611 milhões, segundo o Banco Central".


O desembarque foi realizado com auxílio de pequenos barcos, chamados de tender, que levaram os turistas até o trapiche de Canasvieiras, onde a prefeitura montou uma estrutura com tendas para recepcioná-los. Vans de turismo, agências de viagem e táxis estavam aguardando no local e, além destes serviços, os recém-chegados também puderam conferir uma mostra de artesanato. A passagem do navio foi autorizada em fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em escala-teste. Um estudo de viabilidade para o recebimento de cruzeiros pelo município havia sido apresentado em novembro pela prefeitura.

Eduardo Pinho Moreira, governador em exercício

Estavam presentes Além do Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o Secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, o Governador de Santa Catarina em exercício Eduardo Pinho Moreira e o Predisente da Acatmar, Mané Ferrari, além de demais autoridades. 


Há anos o grande objetivo da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) é tornar o litoral brasileiro mais atrativo, voltando os olhos de todos para nossa costa, principalmente a de Santa Catarina, estado sede da entidade. As praias de municípios da Grande Florianópolis, de beleza exuberante, são ainda menos exploradas que as da Capital, ainda aquém de todo seu potencial. A inclusão de equipamentos para o turismo náutico é essencial para este desenvolvimento, afirmou Mané Ferrari


Florianópolis deixou de ser ponto de parada de cruzeiros em 2009. Cidade turística e tecnológica, conhecida internacionalmente por suas praias e belezas, Florianópolis ganhou também a fama de estar “de costas para o mar” devido à falta de incentivo em estimular o setor náutico. Prefeitura e governo do Estado querem retomar essa vocação para, na próxima temporada, receber pelo menos dez cruzeiros. 



“Temos que fazer um teste muito bem feito neste sábado para que possamos retomar com força Florianópolis como rota de cruzeiros para a temporada 2018/2019”, diz o superintendente de Turismo da Capital, Vinícius de Lucca Filho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário