quinta-feira, 13 de maio de 2010

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM por Jefferson Severino - Jornalista

COPA DO MUNDO


A copa do mundo já esteve bem mais perto, agora, gradativamente a estamos perdendo para a Inglaterra. Nada foi feito ainda e o recado já foi dado pela FIFA. Outro recado tira Porto Alegre como idade sede. A informação é do prefeito da Capital gaúcha, José Fortunatti, em tom enérgico: "Se o governo federal não conceder a isenção do IPI sobre os preços dos materiais de construção para a reforma do estádio Beira Rio, o governo estadual não referendará a decisão do Confaz de conceder isenção do ICMS e com isto não teremos obra e nem estádio".

LADEIRA ABAIXO

A safadeza desse governo inoperante está respingando em todos os governos estaduais. Segundo o VideVersus, o prefeito José Fortunatti é o responsável pelo conjunto de obras da capital gaúcha para a Copa do Mundo, mas até o momento apenas o Programa Integrado Sócio-Ambiental está sendo executado. A prefeitura de Porto Alegre tem 15 programas para serem realizados. O jogo de queda de braço dos Estados com a União é porque, no âmbito do Confaz, o governo federal propõe a isenção do ICMS para as obras de estádios, mas não se dispõe a isentar também o IPI (Imposto sobre produtos industrializados), da sua alçada.

PONTE


Nosso cartão postal completa 84 anos e se esforça para manter-se em pé. No máximo meia dúzia de gatos pingados fazem o "serviço de recuperação" que já duram anos e anos. Um descaso. É vergonhoso. E tem tolo que acredita que ainda trafegaremos por cima dela e, pior, que ali cruzará o tal metrô de superfície. A isso damos o nome de politicalha, pilantragem da braba.

BIOCOMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO

Finalmente as maiores companhias aéreas do Brasil se aliaram à Embraer e a empresas do setor de biocombustíveis para criar uma entidade que promoverá a busca por um combustível renovável que consiga certificação para ser usado na aviação comercial. TAM, Gol, Azul, Trip e Embraer formam a aliança com a Algae e a Amyris Brasil, empresas de biotecnologia, e a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que reúne produtores de etanol. Entidades que representam produtores agrícolas e empresas do setor aeroespacial no Brasil também aderiram. O problema que iremos enfrentar é a sacanagem de sempre: A entresafra que jogo os preços dos combustíveis nas alturas.


EM GRAMADO



Como já é alta temporada em Gramado, na Serra Gaúcha, estando lá, não diexe de saborear as delícias da Cantina di Capo. A equipe do Paulo fará o melhor possível para lhe atender. Isso eu garanto. basta você chama-los da recepção do teu hotel que eles irão busca-lo. Nota 10 com louvor.

CHEIRINHO DE PÃO



Recém chegado em Canela, o francês Frédéric Onraet, encontrou na Castelli Escola Superior de Hotelaria as melhores instalações para a utilização das suas técnicas de panificação na criação do pão em sua essência mais tradicional. Quem usufruiu de tanto sabor e cheirinho de pão de verdade foram os alunos do curso de pós-graduação Gestão Hoteleira, que tiveram a oportunidade de degustar a primeira fornada de baguettes juntamente com o boulanger Onraet. Proprietário da Boulangerie Française, em Bordeaux, na França, ele buscou os melhores fornecedores de insumos para apresentar à faculdade a excelência em produzir pães de alta qualidade.

TRABALHADORES


Clique na imagem para ampliá-la


No mês de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho, a Brocker Turismo realizou uma festa com quase cem funcionários, eu estava lá como convidado, na sede da empresa em Canela. Na ocasião, todos receberam uma cópia do DVD com as melhores imagens registradas na última Convenção, rendendo uma justa homenagem a cada um dos colaboradores que foram fundamentais nestes 14 anos de agência. Foram parceiros da Brocker para a Festa do Trabalhador: Restaurante Lá em Casa, Galeto Itália, Churrascaria Espelho Gaúcho, Cantina Di Capo, The Best, Banny Pel, Don Colise, Vinícola Zanrosso, Alpen Park, Churrascaria Garfo & Bombacha, Fondue St.Hubertus, Hotel Glamour da Serra e Transporte Sirineu.

PROTEÇÃO DE BAGAGENS

A GJP Hotéis e Resorts está oferecendo um serviço pioneiro de proteção de bagagens para os hóspedes de quatro hotéis. A partir de agora, os clientes do Serrano Resort (Gramado), Alpen (Gramado), Marupiara (Porto de Galinhas) e Pratagi (Maceió), podem embalar seus pertences com plástico, utilizando uma máquina da NPQ, que faz 230 proteções com apenas uma bobina. Semelhante aos serviços já conhecidos dos aeroportos, a embalagem nos hotéis da GJP saem mais em conta para o cliente, custando apenas R$ 24 por mala. No futuro, a embalagem de plástico poderá ser, também, uma nova forma de publicidade. A iniciativa da GJP objetiva facilitar a vida de seus clientes, protegendo contra as intempéries e os manuseios em transfers rodoviários ou aéreos. Por enquanto, o serviço foi implantado em quatro das oito unidades da GJP, mas a tendência é que as máquinas sejam colocadas em todos hotéis da rede.




REDE

Vale informar que a mega GJP Hotéis e Resorts, com sede em Porto Alegre (RS) tem atualmente mais de 800 colaboradores, e é uma empresa com capital 100% brasileiro. Foi fundada pelo empresário Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração e acionista da CVC, maior operadora de turismo da América Latina, e da aérea Webjet. A GJP Hotéis possui oito unidades no Brasil, entre Maceió (AL), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Foz do Iguaçu (PR), Porto Seguro (BA) e Gramado (RS). Até o final de 2010, deverá inaugurar mais três unidades no Brasil, inclusive em Florianópolis.

SALÃO DO TURISMO



A reunião final para participação de Santa Catarina no 5º Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil – , de 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo, aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. O encontro trouxe representantes das cidades que integram as 10 regiões turísticas de Santa Catarina e os profissionais da SANTUR, órgão de promoção do turismo e responsável pela presença do estado em feiras e eventos promocionais no Brasil e no exterior. Nosso Estado adotou o segmento Sol e Praia para nortear sua ação promocional na feira que é maior vitrine do turismo nacional.

ATRAÇÕES

Neste ano Santa Catarina estará no Palco Principal de atrações culturais com o sapateado de Piratuba Aqua Dance e as regiões turísticas devem definir as atrações que levarão para o palco da Macrorregião Sul, bem como os pratos típicos que entrarão na degustação que acontece diariamente no estande. Para a Vitrine Brasil, que promove as regiões brasileiras por produtos associados, como artesanato, moda e manifestações culturais, Santa Catarina levará a Oktoberfest e o artesanato será o da região turística do Vale Europeu.

PREMIAÇÃO

A programação do Núcleo de Conhecimento do Salão Nacional do Turismo contempla uma premiação de cases e Santa Catarina receberá o prêmio pelo Parque Fritz Plaumann, na categoria Sustentabilidade Ambiental, e por artigo científico de São Francisco do Sul, da região Caminho dos Príncipes. No Encontro de Negócios, o estado levará produtos de segmentos Melhor Idade, Aventura Segura e Aparados da Serra, como produto de rede de cooperação (neste caso com o Rio Grande do Sul). Como desdobramento do I Salão Catarinense do Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR realizarão, em São Paulo, uma reunião para troca de experiências de gestão regional pelas instâncias de governança do turismo entre os gestores regionais catarinenses e os de outros estados.

PLANO CATARINA

O Plano Catarina de marketing turístico desenvolvido pela Chias Marketing para o estado também contempla ações de promoção para as regiões, o que segundo o MTur, coloca Santa Catarina como um modelo nacional de gestão regional do turismo.

SÃO JOAQUIM

Como não se consagra como uma região fantasticamente turística, graças a completa falta de infraestrutura, o secretário de Estado do Planejamento Vinícius Lummertz, recebeu a secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, e membros da ADRVALE - Agência de Desenvolvimento, para dar início ao projeto que pretende fazer do Planalto Serrano um pólo da indústria de facção. Nada contra, em absoluto. Mas se já é difícil conseguir mão de obra especializada para o turismo e hotelaria, imaginem para a facção. Só falta agora chegar a secretária de Brusque, pólo da malha e facção, com farta mão de obra, optar pelo turismo. Depois o doido sou eu.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Em ano de Copa do Mundo, todos os produtos relacionados ao tema futebol ganham espaço na indústria, no comércio, na mídia, e em todos os lugares possíveis, principalmente no Brasil, onde o esporte é uma verdadeira paixão. E para aproveitar esse marketing esportivo, o escritor carioca Luiz Cesar Saraiva Feijó, professor de Língua Portuguesa, de Jornalismo e Linguística, estará lançando o livro "Futebol Falado". O lançamento está marcado para 11 de junho no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, mas o pré-lançamento acontece em Balneário Camboriú, no dia 28 de maio, pois é aqui que o professor escolheu para viver há aproximadamente seis anos.



O livro que recebe incentivo de Balneário Camboriú, "Futebol Falado", trata do estudo dos termos criados por locutores, comentaristas de esportes de massa, e aponta as gírias esportivas. O escritor explica que a gíria é um fenômeno que merece ser estudado, pois surge e desaparece com facilidade. O professor também defende o uso dos estrangeirismos, pois eles “não são ameaças à língua portuguesa”. Explicou que a palavra futebol, por exemplo, tem origem na Inglaterra: Foot-Ball, onde o esporte foi organizado com regras.

VITRINES

A 2ª Mostra de Vitrines em Gramado, onde tudo acontece, é simplesmente fenomenal. E a Broilo do amigão Sid e Juli, não ficaram de fora. Numa estrelada noite de outono, as arquitetas Renata Brocker Boeira Hanel e Patrícia Reis Schmits, de Canela e Ana Lore Miranda, de Taquara concederam uma coletiva aos mais prestigiados veículos da imprensa na Região. Num bate papo informal, elas contaram como está sendo participar da segunda edição da mostra Vitrines Assinadas na Broilo Iluminação, quais os materiais que usaram e em que se basearam para montar o projeto luminotécnico em plena Borges de Medeiros, em Gramado.



Nas vitrines aéreas, as gurias de Canela, que agora estão ocupando duas grandes salas na Paul Harris, 110, deram o seu toque num lavatório, com móveis rústicos e a leveza do voal, com luminárias Mantra destacando o espaço. Ana Lore criou uma vitrine saindo dos livros de história de Saint-Exupéry em um céu estrelado. A Broilo está de portas abertas para a comunidade conhecer a tradução do conceito de luz e efeitos que um espaço pode apresentar. As vitrines ficam expostas durante quatro meses. Gramado é sempre alta temporada.

DESTAQUE ABIH

Clique na imagem para ampliá-la

Durante o 24º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) que aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril no Centro-Sul em Florianópolis, o Recanto das Águas Resort e Spa recebeu o troféu Destaque ABIH-SC pela excelência e diversidade nos produtos e serviços oferecidos aos hóspedes e público em geral. Na ocasião, o diretor das empresas Vila do Farol, Mário Pêra – representando o Recanto das Águas – recebeu a premiação das mãos de Luiz Carlos Nunes, ex-presidente da entidade. A cerimônia aconteceu no Iate Clube Veleiros da Ilha - na capital catarinense - e contou com a presença de hoteleiros de todo o estado e autoridades do setor.

RECANTO DAS ÁGUAS



Sem dúvidas o majestoso Recanto é reconhecido internacionalmente pelo charme, requinte e conforto que proporciona, dispondo de opções que vão muito além de hospedagem de alto padrão e bom gosto. Atrações esportivas, de lazer, de aventura, de gastronomia, um completo spa, um moderno centro de eventos, salas de apoio e completa infraestrutura fazem parte do empreendimento. Está em frente ao mar, em uma praia agreste belíssima, a Praia dos Amores, exclusivamente ocupada pelo resort. Fica distante menos de 10 minutos do centro urbano de Balneário Camboriú (praia central) com acesso pela Estrada da Rainha, uma rodovia panorâmica que garante belos visuais da região.



COPA DO MUNDO

A Secretaria de Turismo de Itapema aderiu a idéia da cidade de Penha e iniciou o cadastro dos estabelecimentos turísticos da cidade que irão realizar alguma ação ou atrativo especial para a Copa do Mundo 2010, que se inicia no próximo mês. Podem fazer o cadastro empresas como restaurantes, meios de hospedagem, bares e lanchonetes, parques, clubes, casas noturnas. Para efetuar o cadastro, a empresa precisa preencher um cadastro e enviar ao e-mail: turismo@itapema.sc.gov.br ou ao fax: (47) 3368-2486.

INCENTIVO

A proposta é incentivar os estabelecimentos a desenvolverem atrações diferenciadas aproveitando períodos especiais como é o caso da Copa e, além disso, gerar movimentação turística durante o ano todo. Com o cadastro, a Secretaria de Turismo de Itapema, junto aos demais municípios da Costa Verde & Mar, irá realizar uma divulgação aos meios de imprensa, às empresas e público em geral, além de promoverem nos sites turísticos disponíveis. O objetivo desta ação é mostrar aos turistas e a própria comunidade, opções para que eles possam assistir aos jogos da Copa e, ao mesmo tempo, fazer um programa diferente e passar momentos de muita diversão junto aos amigos e familiares. O prazo para cadastro encerra no dia 18 de maio e é gratuito.



FORÇA TAREFA

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, a Prefeitura de Balneário Piçarras e entidades parceiras realizam neste sábado, a partir das 14 horas, a 10ª edição da Força Tarefa Espaço Cidadão. O evento será realizado na escola Alexandre Guilherme Figueiredo, localizada na rua São Pedro, s/n, Centro de Balneário Piçarras. As atividades encerram às 18 horas com o corte do bolo de nove metros, representando os municípios da área de abrangência da SDR de Itajaí.

SERVIÇOS GRATUITOS

A ação social vai oferecer diversos serviços gratuitos para a população do município. Entre eles estão à emissão de documentos, cadastramento de trabalhadores, corte de cabelo, orientações a proprietários de microempresas, ao consumidor sobre as relações de consumo, jurídica e informações sobre micro créditos a pequenos empresários. Na área da saúde, a comunidade pode fazer testes de glicemia capilar e tipagem sanguínea. O evento ainda terá atividades recreativas para crianças e distribuição de mudas de plantas. Os atendimentos serão prestados com apoio de voluntários do Sesc, Sebrae, Senai, Senac, Bancri, Procon, Inss, Delegacia de Polícia Civil, Cartório Eleitoral, Polícia Militar, Epagri, Fatma, Cidasc, Sine, OAB, Gerências da SDR de Itajaí e Prefeitura de Balneário Piçarras.




segunda-feira, 10 de maio de 2010

VOLTA AO MUNDO por - Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO Por - Nelci Terezinha Seibel


Logística 2010


De 8-A 11 de junho Será Realizada a 3 ª Feira de Logística e Movimentação de Cargas, Pela EURO Feiras de Negócios, no Megacentro Wittich Freitag, Complexo Expoville, em Joinville - SC. Importantes Empresas dos segmentos de Armazenagem, Movimentação de Cargas, Transportes, Implementos Rodoviários, softwares e soluções de Impressão parágrafo Aplicações Industriais irão mostrar novidades em SUAS Tecnologia e Serviços Que podem proporcionar agilidade dinâmica, e Toda gama de itens Que envolvem o Processo Logístico. A Feira funciona das 21h30min Às 15h, Gratuito Acesso com. Local http://www.eurofeiras.com.br/.


BNT Mercosul


Nos dias 21 e 22 de maio Será Realizada a 16 ª edição da BNT - Bolsa de Negócios do Mercosul, em Beto Carrero Mundial. No dia 21, com 15h acontecerá uma solenidade de abertura da feira, vai Que comi como 20 horas. No dia 22, um Feira funciona das 16h Às 22 horas, e show Após Será Realizado de Lançamento da Nova Atração Beto Carrero, o Extreme Show. Na Oportunidade Serao entregues OS Troféus EAo Campeões de venda de Beto Carrero World.


Estrangeiros


O Banco Central Divulga Dados de Que o Primeiro trimestre de 2010 soma E.U. $ 1,655 bilhão gastos em Estrangeiros de nenhum País, atingindo o valor em 63 anos Maior e superando em 16,4% o Mesmo Período de 2009.


Air France e KLM


O Grupo Air France KLM oferece novidades EAo SEUS Passageiros e facilidades nd Ásia. Neste MÊS um EA Lança voos KLM Regulares n Hangzhou, China, Air France assina Acordos de code-share com a Aeroflot Companhias e Vietnã Airlines, Além de iniciar voos par de Abu Dhabi, Emirados Arabes Unidos.


Empreendedor


De 27-A 30 de maio acontecerá nd Expoville uma Feira do Empreendedor. Como São Inscrições Gratuitas e podem Ser Feitas antecipadamente. A Feira oferece inúmeras Oportunidades de Negócios Para quem deseja Abrir Uma Empresa UM OU ampliar Empreendimento Já existente. Informações do site não http://www.feiradoempreendedor.com.br/.

Avianca


Um Ocean Air Passou um operar com o Nome de Avianca, marca Utilizada Pela Companhia Synergy n SUAS Empresas de Aviação Nos países latino-americanos. Com uma Troca, uma unificação da Companhia de Operações no Brasil e Na América Latina. A Avianca TEM SEDE NA Colômbia Desde ópera e 1919. A Ocean Air Coloca em Operação Semana ESTA O Seu Primeiro Airbus A319, com 132 Lugares, Para a rota São Paulo-Porto Alegre.

Nos Lençóis


O Gran Solare Lençóis Resort, administrado Pelo Grupo Solare, Maior Rede hoteleira de capital nacional, presente sem Norte e Nordeste, situa-se em deslumbrante Paisagem uma, Próximo EAo Lençóis Maranhenses, deserto Único do Mundo com milhares de lagoas Naturais. O clima semper Quente da Região É amenizado Pelo Conforto e Sofisticação com hotel Desse Estrutura de resort. O hotel, em 2007 Ganhou o Prêmio "Novidade do Ano" pelo Guia 4 Rodas e, em 2008, Foi "Destaque" Pela Estrutura arrojada e Como Uma das Melhores opções de lazer Crianças parág. Veja site http://www.gruposolare.com.br/.


Namorados


O Serhs Natal Grand Hotel, resort de 5 estrelas RN em Natal) Já se adianta Para o Dia dos Namorados e Lança tarifa especial os dados de um parágrafo. Vista n. Uma praia paradisíaca em Uma Noite de Céu estrelado, flores e champanhe sem quarto e clima envolvente namorada Toda e qualquer Merecem namorado dia 12 de junho. Ligue ligação gratuita, 0800 702 2441.


Plano Catarina


O Plano Catarina -, Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina, Pela executado Chias Marketing, consultoria brasileira Especializada em marketing turístico e Contratada Pela SOL - Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte Chegou Às CONCLUSÕES finais. O Plano TeVe Como Ponto de partida rigorosa análise da Realidade do turismo catarinense e SUAS Principais Tendências, com sugestões do empresariado e de gestores do turismo. Foram Mais de 5,8 mil horas em sete Meses de trabalho, com 27 Técnicos ENVOLVIDOS, 85 municípios visitados, 11 Seminários, 1,7 mil Turistas entrevistados, 500 atrativos e Documentos Técnicos 130 analisados.




Festa do Pinhão

Serao 11 dias de atrações culturais com festa, Regionais e Nacionais e culinária Típica, no Parque Conta Dinheiro de Lages e Outros Pontos da cdiade, de 27 de maio a 6 de junho. A festa Acontece Dentro do Período Liberado Pelo Ibama, Para a colheita do pinhão, POR Portaria decretada Para a Preservação da Espécie - o pinheiro-brasileiro - araucária "," Como das espécies da fauna da Bem Que se alimentam do pinhão. Recanto do Pinhão, Recanto da Tradição, Shoppinhão, Casa do Artesão, com música nativista Sapecadas, shows com artistas Nacionais Como Luan Santana, Só Modão e Tchê Barbaridade, Alexandre Pires, Skank, Michel Telo, São Apenas ALGUMAS atrações Deste Grande Evento Nacional, NA Capital Nacional do Turismo Rural. Conheça história Toda nenhum site http://www.festadopinhao.com/.




quarta-feira, 5 de maio de 2010

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES

FUNTURISMO APOIA ETAPA LATINA DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES DE TURISMO EM FLORIANÓPOLIS

Santa Catarina receberá a etapa da América Latina do TourFilm Brazil, Festival Internacional de Filmes de Turismo, membro oficial do Cifft – Committee International des Festivals du Film Touristique. O evento acontece entre os dias 06 a 08 de maio, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no auditório Antonieta de Barros, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo - Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo. A mostra competitiva integra um circuito de festivais internacionais de filmes de turismo e recebeu 280 inscrições, sendo 72 delas provenientes da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como a Índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também participam do evento que mostrará as mais belas imagens turísticas do mundo. “Santa Catarina ganha mais um importante momento de promoção internacional como destino de eventos, destino cultural e entra para o circuito mundial dos produtos turísticos associados à cultura, o que está diretamente associado à nossa política de desenvolvimento desta atividade, que representa quase 13% do nosso PIB”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

O TourFilm Brazil será uma oportunidade ímpar para que profissionais do segmento do turismo, produtores, empresários, agências de publicidade e autoridades ligadas ao setor, do mundo todo, troquem experiências, debatam sobre esse segmento de mercado que cresce a cada dia, além de criar uma vitrine de oportunidades, negócios e convergências, incentivando a indústria audiovisual.

“Quando falamos em produção de filmes para o turismo, o Brasil ainda tem muito a desenvolver, e a vinda deste Festival para o país gera oportunidade de troca de experiências técnicas, acadêmicas, comerciais, institucionais, favorecendo a criação de novos conceitos e objetivos, compartilhando com o Brasil uma visão mundial na forma de mostrar o turismo. Temos que lembrar que turismo não se trata de lugares ou de eventos, trata-se de pessoas,” afirma Jorge Oro, dos membros do CIFFT, e idealizador e organizador do evento.

O festival premiará os melhores filmes de turismo do mundo em 12 categorias diferentes e outras três categorias especiais. As inscrições foram encerradas no dia 15 de abril e os filmes vencedores serão exibidos no festival dentro de sua programação. Os vencedores serão premiados em uma festa de premiação na Assembléia Legislativa. Um júri internacional, presidido pelo cineasta francês Georges Pessis, e formado por profissionais de renome de países como Áustria, Alemanha, Portugal, Uruguai e Suíça julgará e escolherá os melhores filmes. Participam deste júri, representando o Brasil, Chico Faganello, Cláudio Magnavita e Sylvio Back. As categorias mais concorridas são as de destinos turísticos (125 filmes inscritos), pessoas e culturas (45 filmes), turismo de aventura (22) e natureza e ecologia (19). A categoria de animação/3D teve sete filmes inscritos, o que indica que a produção audiovisual segmentada para o turismo está ganhando maior espaço com o uso da tecnologia aplicada à produção cinematográfica.

Para a etapa de julgamento, o TourFilm Brazil inovou e trouxe para a primeira edição do festival um sistema virtual para as avaliações dos filmes, que estão sendo feitas on-line pelo júri. O sistema foi estruturado para facilitar as votações dos jurados, que estão localizados em diversos países do mundo, como Áustria, França, Suécia, Espanha, Sérvia, Polônia, Portugal, Uruguai e Brasil.

“Com esse novo sistema, as avaliações são mais rápidas e o presidente do júri pode acompanhar em tempo real toda a votação, assim como o sistema possibilita total transparência para a classificação final”, afirma Jorge Oro.

Os vencedores serão anunciados em uma festa de premiação, na qual serão premiados com estatuetas – araras de ouro, prata e bronze, e o vencedor do festival - ganhador do Grand Prix Brasil, receberá a Arara vermelha e fica automaticamente selecionado para concorrer ao Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro de 2010, ao prêmio de “melhor filme de turismo do mundo”. A premiação, além de reconhecer o talento dos diretores e a qualidade dos filmes, é uma oportunidade de divulgação de conteúdo turístico no âmbito internacional.

Dentro da programação do TourFilm Brazil será realizado o Seminário Internacional de Audiovisual para o turismo: a economia do turismo e a indústria do audiovisual, com a participação de mais de 50 convidados internacionais, no qual serão debatidos temas pertinentes à produção audiovisual, cinema e turismo.

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

ROTAS E DESTINOS DE VIAGEM
Por Jefferson Severino - Jornalista - SC-01571-FENAJ - ABRAJET

COPA DO MUNDO

Enquanto isso a incompetência é tanta nesse desgoverno nefasto que corremos sério risco de perdermos a Copa do Mundo de 2014. A Inglaterra é o Plano B já que, a quatro anos do início do campeonato, a única realização concreta até hoje foi a escolha das doze cidades-sede, e nem isso ainda está devidamente definido. As obras de infraestrutura não começaram e os estádios só existem nas maquetes. Pelo cronograma imposto pela Fifa, as arenas já deveriam estar sendo erguidas desde janeiro passado. Como nenhum tijolo foi movido, prorrogou-se o prazo para março. Mas, de novo, nada aconteceu. O derradeiro "limite", também não levado a sério pelos organizadores, termina nesta semana. A Fifa, preocupada, enviou um alerta ao governo sobre a existência de um plano de contingência. Se o Brasil continuar descumprindo as metas e os prazos estabelecidos pela entidade, a Inglaterra já estará pronta e preparada para receber a Copa de 2014. Esse é o governo do PT! Você quer o continuísmo de tanta bandalheira?


FESTIVAL DO SABOR


Josiano Schmitt com os alunos da Castelli ESH

À convite da Abrasel Gramado, alunos da Castelli Escola Superior de Hotelaria participaram do Lançamento do Festival do Sabor, ocorrido na cidade serrana. Esta é a segunda edição em que a Faculdade se faz presente, devido às parcerias comunitárias mantidas junto à Região das Hortênsias, que oportunizam ações para que os alunos possam vivenciar a Hospitalidade, através, também, da prática em eventos locais.

NO EMPÓRIO


Clique na imagem para ampliá-la

Falando em festival do sabor, você não deve deixar de conhecer e saborear os Sabores de Canela no Bistrô Empório Canela. Da comida ao ambiente e do ambiente a arte de bem receber do Rafael e Fernanda. Nota 10 e com louvor.

ROMANTISMO

Para quem busca romantimo num ambiente pra lá de priveligiado, o Solar Don Ramon é o cenário perfeito em Canela. Coisas da Esther e do Valmor. A pousada adota o conceito de Spa Relaxante oferecendo a seus hóspedes relaxamento visando a harmonia entre corpo e mente, sendo a primeira Pousada Spa da Serra Gaúcha. Concorco com o casal quando dizem que ali é um pedacinho do céu na Serra. Puro encanto localizada na estrada do caracol em Canela, com uma exuberante natureza e energia É decorada com objetos de antiquário, lembrança de viagens, móveis de material de demolição reciclado, cores aconchegantes para aquecer os dias frios de inverno.


Clique na imagem para ampliá-la

A Pousada esta localizada a 3 km de Gramado e a 1.500 m do Centro de Canela, pela proximidade há parceria entre os hotéis e pousadas da região fortalecendo e apoiando os eventos locais como o Natal Luz de Gramado, Sonho de Natal em Canela, Festival de Turismo de Gramado, Festival de Bonecos de Canela, Chocofest, Festival de Cinema de Gramado, Festival da Musica em Canela, Festival de gastronomia em Gramado, entre outros como congressos e feiras em Gramado e Canela como Fenin e Ajorsul.

CANTINA DI CAPO

Clique na imagem para ampliá-la

Já em Gramado, outro lugar extremamente bem frequentado e que você não pode deixar de ir é a Cantina de Capo do meu amigo Paulo Soares. Sem exageros, é a melhor cantina italiana da região.

FORNERIA


Clique na imagem para ampliá-la

Já é alta temporada na Serra Gaúcha e o Serrano Resort, melhor hotel/resort de montanha do Brasil com seus cinco restaurantes fazem a diferença. Para hospedes e visitantes é outro fenomenal lugar para se estar e conhecer. Lá, imperdível é o Forneria Focaccia. O que você quizer tem. Do peixe a carnes nobres.

FESTIVAL DE BONECOS


Clique na imagem para ampliá-la

Marina Gil
, há 22 anos a frente do Festival Internacional de Bonecos de Canela, promete um grande evento. Os destaques desta edição são Phillip Huber, premiado manipulador do filme "Quero ser Jonh Malkovich", clássico cult que concorreu a 3 oscars em 1999, o professor Olaf Stevenson, do divertido e inteligente "Le Polichineur de Tiroirs", o carismático argentino Sérgio Mercúrio, com o espetáculo "Velhos", a Francesa Paz Tatay, com seu impagável "Don Cristóbal" e um macaquinho robótico muito divertido chamado Mono, dos holandeses da "Eletric Circus". Surpreendente, mágico e inovador, como sempre, a edição de 2010 promete!

DOCUMENTÁRIO RBS



O documentário Aquífero Guarani, produzido pela Plural Filmes e exibido em 2009 no Santa Catarina em Cena – projeto realizado pela RBS TV em parceria com produtoras locais – conquistou o primeiro lugar na categoria Natureza e Ecologia do Tourfilm Brazil – International Festival, edição 2010. O prêmio, que valoriza produções voltadas exclusivamente para o turismo, será entregue no próximo sábado (8). A seleção recebeu 280 inscrições sendo 72 delas da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como Índia, Quênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também participam do evento que começa nesta quinta-feira aqui em Floripa.


Clique no baner para ampliá-lo

AVIANCA

A Ocean Air passou a operar com o nome de Avianca, marca utilizada pela companhia Synergy para suas empresas de aviação nos países latino-americanos. Com a troca, a companhia unifica as operações no Brasil e na América Latina. Para quem não sabe a Avianca tem sede na Colômbia e opera desde 1919. A Ocean Air informou ainda que coloca em operação esta semana o seu primeiro Airbus A319, com 132 lugares, para vôos nacionais. O avião fará a rota São Paulo-Porto Alegre. mais concorrência e preços mais baixos para os consumidores. pelo menos é o que se espera.

AIRBUS

A companhia receberá outros três Airbus em maio, junho e dezembro. Quando a segunda aeronave for entregue, a primeira será destinada apenas para a ponte aérea Rio de Janeiro-São Paulo. Para a América Latina, a Avianca encomendou 72 Airbus A319, A320 e A321 e 12 Boeings 787, que serão distribuídos pelas rotas atendidas pela companhia. As mudanças integram os planos da aérea de se tornar a maior companhia regional da América Latina.

RESORT & SPA

Sem dúvidas o centro de convenções do Recanto das Águas Resort e Spa além de fenomenal, é um marco em Balneário. Para você ter uma pequena idéia, somente no mês de março 23 eventos dos mais variados portes no Resort atraíram para a cidade 4.084 pessoas. O Centro de Eventos do Resort, o maior e mais moderno de Balneário Camboriú, e as demais salas do empreendimento foram os locais escolhidos conforme o perfil de cada evento. Nesse mês, conceituadas empresas como: lojas Salfer, Mazer, Florença Veículos, Pettenati Indústria Têxtil, Bunge Alimentos, Renault, Bayer, Ambev, Reebok e Petrobrás escolheram os espaços por reunirem toda a estrutura e o suporte necessários para realização dos encontros e por atingir as expectativas do público participante.


Clique na imagem para ampliá-la

Além das excelentes instalações e da moderna arquitetura, o resort oferece uma ampla gama de serviços de apoio, desde a parte gastronômica até a área de equipamentos e recursos humanos, para atender todas as necessidades dos nossos clientes. “Além disso, a beleza do Recanto, o conforto, a localização privilegiada, a natureza, o completo Spa, e as inúmeras atrações de lazer, esportes e aventura agregam importantes valores na realização dos eventos”, completa Ângela.

TOP


Clique na imagem para ampliá-la

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Centro de Eventos do resort – o maior e mais moderno da cidade - já conquistou espaço no cenário empresarial atraindo feiras, encontros, confraternizações e convenções nacionais e internacionais: um marco para Santa Catarina. Em 2.009, o empreendimento foi premiado com o troféu TOP Turismo ADBV pela importante iniciativa em contribuir para o desenvolvimento do turismo de eventos no Estado. O Centro de Eventos Praia dos Amores é o maior já instalado em Balneário Camboriú. Tem capacidade para atender até 1,2 mil pessoas em uma área de 5 mil m2. Todo envidraçado, o espaço é cercado por natureza preservada e fica à beira da agreste Praia dos Amores, exclusivamente ocupada pelo Recanto das Águas. Além disso, está distante menos de 10 minutos do centro urbano de Balneário Camboriú, a Capital Catarinense do Turismo.


CONGRESSO MUNDIAL



Meu amigo Enrique Litmam, do Vida Sol e Mar Eco Resort e presidente do Instituto baleia Franca representou o Brasil no grande VI Congresso mundial do Club que ocorreu no Vietnan Halong Bay. Aproveitou a oportunidade e lançou o primeiro encontro Americano das Bahias do Club. Trará para o Brasil, especialmente para o quintal da sua casa, a Praia do Rosa, um encontro dos Veleiros Escola das marinas dos países membros, lançando a pedra fundamental da Casa do Club em Praia do Rosa que funcionará como centro de interpretação e investigação do IBF (Instituto Baleia Franca) durante a semana da Baleia Franca em Imbituba.



COSTA VERDE MAR

Finalmente foi assinado o edital de licitação para seleção da empresa de engenharia que executará as obras de implantação de pavimentação da rodovia turística (15,1 km) entre as cidades de Bombinhas e Porto Belo, na região turística catarinense Costa Verde Mar. Quem vencer a concorrência pública terá 24 meses para concluir a rodovia, que será uma importante realização do Governo do Estado de Santa Catarina. O investimento do Governo do Estado na obra será de R$ 42,7 milhões em um projeto inovador de infraestrutura para incrementar e qualificar o acesso à região turística. Mirantes que permite ver todo o litoral norte catarinense, passagens ecológicas para a fauna local entre outros benefícios previstos nesse moderno conceito de rodovia devem valorizar ainda mais o destino turístico Santa Catarina.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

PLANEJAMENTO DE MARKETING TURÍSTICO APRESENTADO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

PLANEJAMENTO DE MARKETING TURÍSTICO APRESENTADO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
por Valmir Grein - Presidente ABRAJET - SC

Trade turístico de Balneário Camboriú e Região conheceu Detalhes Importantes do Plano Catarina



Já se Encontra em fase de conclusão o planejamento de marketing do Estado de Santa Catarina, Que ESTÁ Sendo Realizado Pela Empresa européia Chias Marketing com Apoio dos Órgãos estaduais e municipais de turismo EA Parceria do comércio. O Plano Catarina esteve Pela Quarta Vez em Balneário Camboriú e nd Contou com uma Cidade de Participação efetiva hoteleiros, entidades ligadas setor ao, secretarias de turismo, agencias de turismo e de Organização de Eventos, Equipamentos turísticos, entre Outros Participantes de Toda uma Região. No município, o Evento Foi promovido Pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur Pela, e Organizado Pela Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, Toda Durante uma tarde de sexta-feira (23), no Hotel Plaza Camboriú.

O encontro Trouxe Informações Importantes Quase EAo 50 participantes, receberam certificados Que Ao final do Encontro Técnico do Plano Catarina. Segundo o coordenador do plano, Flávio Augustini, o planejamento de marketing e importante para quê SE POSSA traçar Uma nova Estratégia de Comunicação Para o Estado. Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, o Catarina e Apoio grande um, para quê se POSSA Divulgar Santa Catarina OS "com Pés no chão".

A socia Consultora da Chias Marketing, Patrícia Servilha, explicou Que As ações do Plano Catarina em Balneário Camboriú, Disse Que ó planejamento de marketing do turismo estadual COMPOR ira Ó Que Vasto material Tomara OS EXISTENTES Produtos turísticos em Santa Catarina e ira em transformá-los Oferta. "Quanto Maior o numero de Turistas, teremos Receita Mais e Mais emprego", analisou.

O Plano Catarina Foi dividido em Três fases de EXECUÇÃO. A primeira Foi uma análise da situação, de Como se Encontra o turismo, uma Oferta existente, a Opinião do comércio e do turista, entre outras Informações levantadas Pela pesquisa. A segunda, concluída também, Foi fazer um Planejamento Estratégico, ou seja, como Todas FERRAMENTAS Que serao usadas Para quê o Plano Catarina desenvolvido Ser POSSA e Alcance SUAS METAS. Nesta fase responder Procurou se Questões de Como Ser Queremos e APARECER Queremos Como. etapa em Por fim, a Atual fase, qua nd o Plano Entra Operacional, com o Desenvolvimento de Programas SEUS, uma Promoções serem realizadas, uma comunicação e de Todos os fatores possam guiar Que OS Trabalhos em todo o Estado.

Informações Importantes repassadas Pela Chias Marketing comércio, entre outros:

- O OBJETIVO do Ministério do Turismo e Fazer Crescer o turismo 110% de 2010, um 2020 e um triplicar Receita Obtida Pelo turismo; O Plano Catarina EO Plano Aquarela Estão os inseridos Nesse OBJETIVO;

- Balneário Camboriú o e 6 º Destino Mais visitado em 2008, não turismo com País um lazer, Apenas Atrás do Rio de Janeiro (1 º), Foz do Iguaçu (2 º), Florianópolis (3 º), São Paulo (4 º) e Salvador (5 º) ; e nd Frente de Búzios (7 º), Parati (8 º), Natal (9 º) e Fortaleza (10 º), Entre Outros Destinos (dados da Polícia Federal acessos terrestres em, Marítimos, aéreos e fluviais);

- Santa Catarina recebeu, entre 2007 e 2008, 11,4 Milhões de Turistas, Sendo de 4,8 Milhões de gaúchos, 2,8 Milhões de paranaenses e 2,6 Milhões de paulistas, entre outros;

- Turistas Internacionais Representaram 1,1 Milhão, Sendo uma maioria de argentinos;

- Apesar de o turista ter gasto médio argentino Baixo, uma média trazida Pelo Turista Internacional e Melhor Que o nacional;

- Quanto Mais Distante de procedência do turista, Mais Permanece em elemen Uma Região, Mas Em compensação, parágrafo trazê-lo, Maior o Investimento e;

- Santa Catarina TEM n º 131 Produtos prioritários uma Promoção Turística, culturais Sendo 18%, 17% na área de Eventos, 13% no setor de aventura, esporte em 13%, 8% no turismo de sol e praia, 7% na área rural e 7% não ecoturismo.

- Na região de Balneário Camboriú, Produtos OS Que podem Ser Ancoras Para o Turismo São Vários, entre eles como Atividades Náuticas EO ecoturismo na Costa Verde & Mar, na Cidade da Praias, o turismo cultural em Toda uma Região, o Vôo Livre, entre Outros, nsa Ainda Falta UM Trabalho de Construção há imagem de nenhum Estado; Não HÁ Uniformidade OU Conceito de Comunicação Integrada AO turismo;

- Mais dez Santa Catarina Oportunidades AO ameaças turista Que fazer, uma Oferta turística da Qualidade No mundo Melhorando esta, e se acompanharmos Não, perderemos uma Competitividade;

- O turista Viaja PORQUE UM recebe estímulo, Como uma Participação em Evento UM OU Uma feira, etc.

- O Plano dez Catarina Como meta LeVar AO Conhecimento dos Turistas podem vir Que eles a fazer Santa Catarina em qualquer época ano, Que Ele tera turismo o ano todo, uma PROPOSTA É UM Tornar o Estado Ativo Destino Em todas a Estações;

- O Plano Quer ajudar Santa Catarina Ser um Líder não brasileiro turismo, recebendo Tanto Turistas Nacionais, Internacionais Quanto de Poder aquisitivo bom; E ainda, ter o turista Fazer Uma Experiência Única em Santa Catarina, Que o Estado tenha Própria Uma identidade e Que Não Seja um comparado Outros Destinos.

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Uma balsa que há 150 anos (1951/2010) transporta turistas e veículos em Laguna, Santa Catarina, terra da heroína Anita Garibaldi. O turismo recheado de atrações entre a histórica cidade de Laguna (passagem da barra), dos famosos botos, das baleias Franca, do Farol de Santa Marta (o terceiro do mundo e o maior da América Latina), da gastronomia fantástica (siri, camarão e tainha), das lindas praias, do carnaval, enfim esse serviço vêm sendo prestado até os dias de hoje, agora com novas balsas e o ferry-boot – Interpaias funcionando 24 horas e continua recebendo turistas do mundo todo. Durante o verão o fluxo aumenta.



A empresa Laguna Navegação Ltda, iniciativa do empresário Doralino Brustolon, que ao lado de seu filho Glademir Antonio Brustolon (foto) a cada travessia com 250 passageiros e 40 veículos continuam lutando pela rodovia interpraias (uma “bandeira” da Sulcatur), agora concretizada com o lançamento do edital do asfaltamento da rodovia (balsa-Laguna) até a ponte do Camacho-Jaguaruna assinado pelo Governo do Estado. Na Galeria de Imagens é possível ver mais algumas fotos.

PIT STOP

* O turismo brasileiro, de 26 a 30 de maio, com um público calculado para este ano superior a 100 mil visitantes, no Anhembi Parque, em São Paulo. Este é o 5º Salão do Turismo, dividido em diversos módulos. Detalhes no Twitter, Orkurt e Facebook. O site oficial é www.salao.turismo.gov.br.

* A Grande Festa dos 25 anos do Jornal MG Turismo de Belo Horizonte acontecerá dia sete de junho, às 20 horas, no Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes. Os eventos XX Prêmio MG Turismo e o XIV Troféu Mulher Influente são coordenados pela diretora de Expansão do Jornal MG Turismo, Suely Calais Guerra. Sucesso!

* A XXII Festa Nacional do Pinhão terá 11 dias de duração (de 27 de maio a seis de junho) no Parque Conta Dinheiro em Lages (SC), que está situada a 916 metros acima do nível do mar. A região serrana costuma receber os turistas numa temperatura média de 10 a 16 graus. Coloque um agasalho na mala! Atrações nacionais e internacionais. Na gastronomia conheça a paçoca de pinhão. Contatos pelo telefone (48) 9966-8285 e no site www.festadopinhao.com.

* Agora, o visto para os Estados Unidos vale também para o México, a partir de primeiro de maio. Os estrangeiros que já tiveram um visto de entrada nos Estados Unidos podem ingressar também no México. Os brasileiros foram beneficiados, pois tinham que conseguir também para entrar no México.

* O Centro de Exposições de Florianópolis (Centrosul) estará recebendo os participantes do 24º Encatho e o 22º Exprotel, de 28 a 30 de abril, no horário das 14 às 21 horas, sob a coordenação da ABIH-SC.Contatos no e-mail vânia.monteiro@ibade.org . A hotelaria catarinense está em alta.

* Já o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela (RS) estará acontecendo de 24 a 27 de junho. Ele vem com novidades em 2010. Contatos no e-mail luzanatta@estrategiacom.com.br.

* A Mina Modelo Caetano Sônego (que está abandonada) será transformada em um museu, segundo entrevista do presidente da Fundação Cultural de Criciúma Sergio Zapelini ao jornalista José Adelor Lessa (Rádio Som Maior Premium). O trade turístico vem reclamando desde 2004.


AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de Turismo, Diretor da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur.
DRTSC 02360-JP - OAB-SC 2.281 (Membro Jubilado)
E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com

MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com

Site: www.difusora910.com.br

Link: http://abraje-sc.blogspot.com