quarta-feira, 4 de julho de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Chegada dos suíços ao Brasil
Uma parte da história da chegada dos imigrantes suíços às terras brasileiras está sendo contada no filme “Suíços Brasileiros – Uma História Esquecida”. Por muitos anos, pouco se soube a respeito da imigração suíça para a Colônia Dona Francisca, região de Joinville. Após a produção ser apresentada na cidade de Schaffhausen (Suíça), em 1º de junho de 2012, a premiére do filme foi exibida em Joinville no dia 30 de junho, em sessão para convidados no Teatro Juarez Machado. Uma mescla de dramatização, imagens de arquivo e depoimentos, a produção relata a história dos imigrantes suíços em meados do século XIX. A história é contada a partir do ponto de vista de uma típica família de Schaffhausen, desde a saída da Europa pelo Porto de Hamburgo, até sua chegada ao Brasil, no Porto de São Francisco do Sul. As cenas do filme foram gravadas na Suíça e no Brasil, tendo como cenário as cidades de São Francisco do Sul, Curitiba e Joinville. O docudrama é baseado no livro “Suíços em Joinville – o duplo desterro”, do historiador joinvilense, Dilney Cunha, uma extensa pesquisa histórica no Brasil, Alemanha e Suíça, com roteiro e direção de Calixto Hakim, co-direção de Rodrigo Henrique, autores Dilney Cunha, Calixto Hakim e Paulo Esteche. A produção conta com o apoio da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura. Ao lado do Museu de Arte de Joinville há um monumento em homenagem aos imigrantes suíços. Mais informações sobre o filme no site www.suicosbrasileiros.com.br


Festival de Dança
O maior Festival de Dança do mundo, inserido no Guinness Book realiza de 18 a 28 de julho a sua 30ª edição, com uma série de novidades. A Noite de Abertura terá Ana Botafogo e Cecília Kerche, com a Escola Teatro Bolshoi do Brasil. Para a Noite de Gala, 15 grupos que fizeram história no Festival se apresentarão em montagem especial. Neste ano, 2.579 coreografias de 695 grupos foram inscritas para participar da Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. Cursos e oficinas, Seminário da Dança e Feira da sapatilha são as principais atrações. A cidade de Joinville será invadida por mais de cinco mil bailarinos, coreógrafos e professores de dança, além do grande número de visitantes que ocupará a rede hoteleira da região, entre outras formas de hospedagem como escolas e casas de família. Mais informações no Instituto Festival de Dança de Joinville, fone 47 3423-1010 ou site: www.festivaldedanca.com.br
 

Restauração em Santo Domingo 
  
O centro histórico de Santo Domingo, capital da República Dominicana, será beneficiado com investimentos de US$ 30 milhões do Ministério de Turismo da República Dominicana –MITUR, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento –BID, para um programa de ações de fortalecimento e desenvolvimento turístico. Mais de US$ 22,7 milhões serão destinados à melhoria de ruas e praças, além de cabeamento subterrâneo e segurança. Inclui também embelezamento dos acessos à Cidade Colonial e da Fortaleza Ozama, modernização das Casas Reais, Alcazar de Colón, ruínas de San Francisco, e implementação de rotas turísticas temáticas. Os outros US$ 3,6 milhões serão investidos em  programas de formação, capacitação e recursos humanos, além da criação de um centro comunitário e de entretenimento urbano. O último item do projeto é focado no fortalecimento da gestão de turismo, que tem como função registrar, classificar e inspecionar os estabelecimentos turísticos. 
 

Além de melhorar e diversificar a oferta turística, a ação busca estimular a competitividade dominicana e proporcionar benefícios para a população, incluindo geração de emprego e renda. Segundo o MITUR, as ações serão uma oferta complementar à proposta de turismo nacional, porque a Cidade Colonial é uma grande atração para o turismo internacional, pelos seus antigos monumentos coloniais, como a primeira catedral da América.
 
Mel joaquinense é premiado 
São Joaquim, além de atrair milhares de turistas no inverno para curtir a neve, tem outro atrativo que pode ser levado para casa. O mel canudo de pito, produzido no município e embalado pela empresa Apiários Real, que  acaba de receber mais uma premiação: o segundo lugar no concurso nacional de qualidade do mel. O concurso foi realizado em Gramado, nos dias 22 e 26 de maio, durante o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura. Joel de Souza Rosa, proprietário do Apiários Real, explica que a premiação avalia as propriedades, nutrientes e o sabor do mel. “Estamos muito orgulhosos com mais essa premiação, que confirma a qualidade do mel que colocamos na mesa dos brasileiros”, pontuou Joel. O apicultor acredita que o diferencial do mel de São Joaquim está no clima, que favorece o aparecimento de plantas únicas e também o trabalho das abelhas. “Nós produzimos cerca de 20 toneladas de mel por ano das variedades canudo de pito, macieira, flores silvestres, guamirim, vassoura branca, eucalipto, entre outras”, explicou o Joel. A colheita do mel é realizada entre os meses de novembro e março e a empresa Apiários Real também oferece própolis, pólen e geleia real. Esse não foi o primeiro prêmio conquistado pelo mel canudo de pito da Apiários Real. Em 1979 este mel foi eleito o melhor mel do mundo em um concurso realizado na Grécia, título até hoje mantido. 


Febrachoco realiza Salão do Sorvete

Em sua segunda edição, a Feira Brasileira do Mercado de Chocolate – Febrachoco inova e expande atuação com a realização do Salão do Sorvete, evento realizado em parceria com a Publitec Brasil – Revista Sorveteria e Confeitaria. Segundo o coordenador da Febrachoco, Caio Tomazeli, a feira também tem o objetivo de aproximar esses dois setores em crescimento e serem complementares. “Exemplo disso é que o sorvete de chocolate é o 2º na preferência das pessoas, segundo pesquisa feita pela Associação Internacional do Sorvete - ABIS”, explica Tomazeli. De acordo com a ABIS, o mercado do sorvete, assim como o do chocolate, está em expansão no Brasil, sendo que o consumo de sorvete cresceu 70% nos últimos oito anos. As principais atrações da primeira edição do Salão do Sorvete são o III Campeonato Nacional “Sorveteria Brasileira”, com integrantes de vários lugares do Brasil, o III Workshop e o V Seminário de Tendências do Mundo do Sorvete. As provas, assim como o regulamento, estão disponíveis no site http://www.publitecbrasil.com.br/. A Febrachoco tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação das Indústrias de Chocolate Caseiro de Gramado - ACHOCO, além de patrocínio da Harald Chocolates. Neste ano, o evento será realizado no ExpoGramado, de 29 a 31 de agosto. Site: www.febrachoco.com.br.
 
Salon Du Chocolat

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 E já que falamos em delícias como chocolate e sorvete, a Bahia,terra do cacau, está promovendo, de 2 a 8 de julho, em Salvador, o “Salon Du Chocolat”. O evento já foi realizado em Paris, Nova York, Tóui, Xangai, Cairo, Bolonha e Zurique. 

 
Foto ação                                                                                                 
O Brasil é o quarto consumidor de chocolate do mundo e o 5º produtor de cacau. Chocolateiros internacionais irão conhecer a produção d cacau até a fabricação dos chocolates brasileiros e farão visitas às as fazendas de cacau em Ilhéus. Em Salvador haverá desfile de roupas feitas com chocolate e os espectadores poderão degustar chocolates de diversas procedências do mundo. 

Capacitação para a Copa
Estão abertas as inscrições para 40 mil vagas em 32 cursos presenciais e gratuitos de aperfeiçoamento e capacitação nas áreas de turismo e serviços para a Copa de 2014. Os cursos, incluindo línguas (inglês, espanhol e libras, para surdos e mudos), estão disponíveis nas 12 cidades-sede da Copa e em 117 municípios. Os interessados devem ter mais de 18 anos. Os cursos terão quatro meses de duração. Os alunos terão auxílio estudantil, como alimentação e transporte. Terão prioridade nessa primeira seleção os interessados pelos cursos nas cidades-sede da Copa das Confederações em 2013 (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador). No total, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) deverá oferecer 240 mil vagas, 40 mil por semestre, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).


Aniversário Núcleo do Trade

Nesta quinta-feira (5.7) O Núcleo do Trade Turístico da Ajorpeme realizará sua reunião comemorativa ao 3º ano de fundação. Com a presença do arquiteto Vânio, do IPPUJ, que fará apresentação dos projetos Portal do Mar e Morro do Boa Vista.

Expedição Paraná
A Cooperativa Paranaense de Turismo - Cooptur tem um novo produto destinado àqueles que querem conhecer o Paraná. A “Expedição Paraná” oferece uma experiência vivencial em três eixos: cultural, histórico e natural, que percorre o Estado de Leste a Oeste. “O cooperativismo nós dá a vantagem de customizar os roteiros de uma maneira muito peculiar e particular, pois os principais pontos turísticos ou atrações, restaurantes e hotéis são nossos cooperados”, disse o vice-presidente da Cooptur Márcio Canto de Miranda. Um dos eixos tem foco no Rio Iguaçu e o passeio começa em sua nascente, em Curitiba e termina em Foz do Iguaçu . O roteiro possibilita hospedagem em estações termais, navegação por mais de 80 quilômetros, visita às barragens, passeios na Argentina, entre estes uma mina de extração de ametista. Fone: 42 3231.2241.


2º Brasil Summerfest

De 21 a 28 de julho acontecerá a segunda edição do Brasil Summerfest em Nova York , atraindo americanos e turistas fãs de música brasileira. Em parceria com o festival Summerstage, estarão presentes a cantora Bebel Gilberto e o rapper Criolo, conhecidos internacionalmente. O festival é gratuito e é realizado em diferentes pontos da cidade, como City Winery, Joe’s Pub, Nublu e Drom. A abertura oficial será no palco Rumsey Playfield, no Central Park. Além de música haverá cinema, com o Brazilian Film Festival, exibindo obras associadas a performances de artistas brasileiros, como é o caso do documentário sobre Raul Seixas. A rede de hotéis Apple Core oferece praticidade e conforto em hotéis bem localizados, todos no coração de Manhattan. Mais informações no site www.brasilsummerfest.com.
 
Tirolerfest 2012

A Edição 2012 da Tirolerfest foi lançada e Treze Tílias já tem sua nova Miss Turismo
 
Em uma noite especial para Treze Tílias, foi realizado o lançamento da Tirolerfest 2012, no Salão de Convenções do Hotel Tiro, com a presença de autoridades, imprensa e comunidade local. Na oportunidade foram eleitas a Miss Turismo, Rainha e Princesas da Tirolerfest. A Miss Turismo 2012 é Ruth Felsner, que em julho de 2013 viajará a Áustria, com a Banda dos Tiroleses. Ana Maria Fachini foi eleita rainha da Tirolerfest e as princesas são Izabella Barbieri Bleichuvlh e Patrícia Barbosa Concatto.

Cerejeira em Flor
Nos dias 21, 22, 28 e 29 de julho e ainda 4 e 5 de agosto, acontecerá uma das mais tradicionais festividades de Campos do Jordão: a Festa da Cerejeira em Flor, em 44ª edição. Uma das principais atrações da festa é a culinária japonesa, com Bentô, Sushi, Tempurá, Truta na Chapa, Udon além do tradicional Yakissoba. Haverá também diversas atrações musicais e danças típicas. O Parque está ornamentado com belíssimas árvores de cerejeiras em flor. O evento conta com a laboriosa Colônia Japonesa, há dezena de anos radicada na região da Mantiqueira e participa com barracas de salgados, doces e artesanatos da região. Mais informações no site: www.guiacampos.com/festadacerejeira.
 
Fortificações de Elvas são Património Mundial

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A decisão, tomada no último sábado pelo Comité do Património Mundial, reunido até 6 de Julho em São Petersburgo, Rússia, abrange os fortes de Santa Luzia, do século XVII, da Graça, do século XVIII, três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a muralha do século XVII, bem como o Aqueduto da Amoreira, indica a página web da autarquia de Elvas. As fortificações de Elvas eram o único monumento português entre as 33 candidaturas avaliadas na 36ª sessão do Comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO. Um dos monumentos destacados na informação da autarquia de Elvas é o Forte da Graça, um monumento militar do século XVIII, declarado Património Nacional em 1910, descrito como “um dos símbolos máximos das fortalezas abaluartadas em zonas fronteiriças”. Até o dia 1º de julho, decorreu em Elvas o VI Festival Medieval, na Praça da República, uma oportunidade para apreciar os monumentos históricos declarados  Património Mundial, com a envolvência do espírito medieval recriado no evento. Os visitantes apreciaram teatro de rua, torneios medievais, jogos infantis, falcoaria e danças, animados por saltimbancos, trapezistas e trampolineiros.



segunda-feira, 2 de julho de 2012

BRASILEIRO JULINHO CASARES É CAMPEÃO NO FIM DO MUNDO


BRASILEIRO JULINHO CASARES É CAMPEÃO NO FIM DO MUNDO
por Jeff Severino em Ushuaia

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Com a chegada da temporada de inverno, os amantes do frio e dos esportes com muita neve tem a oportunidade de reencontrar-se com esse universo branco que é Ushuaia, "Tierra del Fuego". Chegam finalmente os dias quem que o abraço quente do sol é uma verdadeira bênção. Os dias são mais curtos, mas também com muito mais emoção e adrenalina. As paisagens mudam de cor, se cobrem de branco, as caminhadas, os passeios nos despertam outros sentimentos, novas idéias e pensamentos nos surgem e clareiam a nossa mente. A montanha se transforma em protagonista de tudo e o destino de milhares de turistas que adoram esse contato mais íntimo com a natureza. Ushuaia é o cenário eleito por "locais" e estrangeiros de todos os cantos do mundo. Na vinda pra cá, em meu voo, tinham pessoas de China, Noruega, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, EUA, e muitos, muitos brasileiros de Minas Gerais, Fortaleza, Bahia, São Paulo... A Revista Caras também elegeu sua casa em Ushuaia na temporada passada. Não foram poucos artistas que se divertiram na Casa Caras Neve Ushuaia.

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Todos com a mais pura intenção de divertir-se, e muito com os dias invernais de Ushuaia, o lugar mais austral do mundo, onde o mar e a montanha de fundem numa fantástica paisagem, com condições mais do que especiais para praticar os esportes de inverno, devido as suas coordenadas. A temporada por aqui nos presenteia com dias especiais aos apaixonados pelo inverno. 

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A gastronomia é incomparável e não faltam opções do que e de onde degustar a melhor comida fueguina, começando pelas centollas e frutos do Mar do Restaurante Volver do afamado chef argentino Lino Adilon, passando pela gastronomia do Restaurante Andino, bem no centro e terminando no melhor "Cordero Fueguino"  que é feito "al asador" no restaurante Budega do Fin del Mundo, localizado no Cerro  Castor. 

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Foi neste cenário que aconteceu entre os dias 25 e 30 de junho, abrindo a temporada de inverno em Ushuaia - Tierra del Fuego, o SULAMERICANO SLED DOG – corrida de trenós - CORRIDA DO FIM DO MUNDO, onde 20 equipes sul americanas, inclusive brasileira, com a participação do Julinho Casares, um paulista de 17 anos que não fez feio, ao contrário, sagrou-se campeão na categoria especial, isto é, cachorros de raça pura, com seus Malamutes do Alaska, Tyler, Thor, Megan, Milet, Imik e Coral, do Canil Sun Lions, em São Paulo, arrancou aplausos principalmente dos seus adversários, pois como todos sabemos, no Brasil não temos neve e tão pouco corrida de trenós, mas a raça especialíssima dos cachorros deste criador de "perros", causaram espanto. Simplesmente espetaculares e foram os mais fotografados. As equipes se dividiam nas pistas dos centros invernais, começando e terminando no espetacular Llanos del Castor, passando por todos os centros invernais, entre eles o fabuloso centro invernal Ushuaia Blanca (Las Cotorras). 

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E Ushuaia não fez por menos, se vestiu completamente de branco para receber os competidores, turistas e imprensa em geral. Um grande espetáculo que começou com uma grande festa no Llanos de Castor e só terminou no QG dos brasileiros em Ushuaia, o Hotel Cilene del Faro, com coletiva a imprensa brasileira e internacional, além do Secretário de Turismo de Ushuaia, Daniel Leguizamón, Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia e o grande organizador do evento e treinador de Julinho, Arlberto Cichero. 

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Foi um dia espetacular num dia espetacular de muita neve, pois nevou o dia todo e ao final mais uma vez o esporte uniu Nações, onde o importante foi mesmo competir e agregar conhecimentos, num ambiente repleto da mais pura harmonia onde  às estrelas principais foram os cachorros, o grande e principal amigo do homem. 


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Portanto, a cada ano que passa os amantes do frio, das montanhas, do inverno, da neve, tem inúmeras opções para curtir suas férias de inverno nas sublimes paisagens nevadas de Ushuaia. A Tierra del Fuego nos oferece uma quantidade imensa de opções de divertimento. Segundo o Secretário de Turismo Daniel Leguizamón, este ano não vai faltar nada. São esperados eventos típicos e novidades especialmente pensadas para nos oferecer aos turistas as melhores alternativas em passeios, travessias e esportes e, os brasileiros são sempre mais do que bem vindos. Neste mês de julho ainda acontece o Rugby X-treme, em agosto o After Esqui,corrida de esqui homologadas pela FIS, Snow Golf Championship e Mortal Combat. Já em setembro acontece o Slope Style Copa do Mundo e encontros de Gourmet. O Cerro Castor está repleto de novidade, começando pela sua novo Magic Carpet de 100 metros, novos caminhos de conexão aos quatrocentros metros que unem  o Caminho do Bosque a pista Lenga, além da ampliação da área de superfície do parque em mais de 25%, Deck del Restó Terrazas del Castor e Deck Solarium com paravento de cristal. Um show. 









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DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa




No turismo de observação das Baleias temos colocado à disposição dos turistas nacionais e internacionais através desta coluna a opção de ótimos passeios com equipe experiente e com embarcações seguras e registradas nas Capitanias dos Portos, além do apoio dos órgãos competentes do Governo Brasileiro. O litoral Catarinense inicia (entre os meses de abril, maio e junho), com a presença das baleias Franca e o Sul da Bahia, com as baleias Jubarte (entre julho e outubro), que foram propostas apresentadas por conceituadas operadoras de viagens e conhecidas por este colunista (ver fotos).
A diretora da Operadora Rota Tropical Mariana Becker (foto) escreve para a coluna o seguinte: “Caro Airson, o passeio de observação de baleias Jubarte no Nordeste poderá ser agendado em nossa empresa parceira do Instituto Baleia Jubarte aqui em Morro de SãoPaulo (BA), localizada na Primeira Praia (reservasrotatropical@tur.br, telefone  (75) 3652-1551), que é  um destinos mais cobiçado da Bahia e fica a 248 km de Salvador. O trajeto pode ser feito por avião em apenas 18 minutos ou então utilizando lancha ou Catamarã, em torno de duas horas, num passeio fantástico, com possibilidade de avistar as baleias.Também os turistas poderão sair da capital baiana até Valença (BA), de  avião (táxi aéreo), automóvel ou ônibus, e depois usar barcos e lanchas até Morro de São Paulo, realizando um belo passeio”. Entre os meses de julho e outubro de cada ano, as baleias da espécie Jubarte visitam a região e provocam a vinda de grande numero de turistas para Morro de São Paulo e são recebidos pela experiente equipe técnica da Rota Tropical. É possível ouvir (com aparelhagem especial da operadora) o canto dos mamíferos, que chegam a pesar 40 toneladas e medir 16 metros. Suas acrobacias próximas às embarcações demonstram serem animais dóceis. Acessehttp://www.morrodesaopaulobrasil.com.br e  www.rotatropical.tur.br.
PIT STOP
*Continua repercutindo no meio Turístico a falta de conhecimento e respeito ao “trade turístico” em nível catarinense e nacional, o tratamento que vem sendo dado pela Fundação Cultural de Criciúma aos órgãos oficiais de Turismo e aos próprios profissionais propagadores do Turismo, essa importante atividade econômica reconhecida no mundo inteiro por ser a maior produtora de emprego e renda. Capacitar essas pessoas (presidente e diretores) é de suma importância. Deixar de convidar entidades do “trade”, convidar ou mandar convidar por terceiros (com desculpas esfarrapados por telefone) profissionais, estudantes, imprensa, etc, para o lançamento de um Site Turístico Municipal, faltando apenas “alguns minutos” para o lançamento é, no mínimo, falta de educação e competência para administrar a “coisa pública”, ou então com medo de perder o  cargo! AQUI FICA O REGISTRO LAMENTÁVEL!
*No Turismo desportivo, o atleta Marco Rodrigues, o nosso “Tocha”, vem conquistando novas vitórias no bicicrossdurante o campeonato brasileiro da modalidade, dando alegrias a seus patrocinadores. E pensar de não ter sido contratado por um grande clube social (campestre) de Criciúma. Não houve interesse de seu presidente. Ignorância? Dá-lhe Tocha campeão! Siga em frente!
*Turismo de Saúde ameaçado por falta de vacinas? Pode isso? Tá feia a coisa, hein? Com tanto dinheiro na “cueca” por aí e a gripe A matando. Já chegou a casa de 30 pessoas em Santa Catarina. Onde está o direito do povo? Quem nos defenderá? As farmácias estão faturando alto...
*A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), que já sediou três congressos nacionais em Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú), acaba de ser convidada pelo presidente nacional Hélcio Estrella para realizar mais um. A preferência é que seja no Sul do Estado. Segundo Alberto Gonçalves (Abrajet-SC), será uma honra reunir os especialistas em Turismo e traçar novas estratégias em marketing.
*Vários sorteios a partir de 10 de agosto para ver as baleias Franca de perto em Santa Catarina. Onde? Acessewww.juliocesarcetaceo.blogspot.com.br e roteiro.sul@hotmail.com. Os telefones para mais informações são (48) 9948- 2224 e 9977-6352, com Julio Cesar.


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

segunda-feira, 25 de junho de 2012

SULAMERICANO SLED DOG – CORRIDA DO FIM DO MUNDO



SULAMERICANO SLED DOG – CORRIDA DO FIM DO MUNDO

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Com a chegada da temporada de inverno, os amantes do frio e dos esportes com muita neve tem a oportunidade de reencontrar-se com esse universo branco que é Ushuaia, "Tierra del Fuego". Chegam finalmente os dias quem que o abraço quente do sol é uma verdadeira bênção. Os dias são mais curtos, mas também com muito mais emoção e adrenalina. As passagens mudam de cor, se cobrem de branco, as caminhadas, os passeios nos despertam outros sentimentos, novas idéias e pensamentos nos surgem e clareiam a nossa mente. A montanha se transforma em protagonista de tudo e o destino de milhares de turistas que adoram esse contato mais íntimo com a natureza. Ushuaia é o cenário eleito por "locais" e estrangeiros de todos os cantos do mundo. Na vinda pra cá, em meu voo, tinham pessoas de China, Noruega, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, EUA, e muitos, muitos brasileiros de Minas Gerais, Fortaleza, Bahia, São Paulo e este catarinense que vos escreve.

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Todos com a mais pura intenção de divertir-se, e muito com os dias invernais de Ushuaia, o lugar mais austral do mundo, onde o mar e a montanha de fundem numa fantástica paisagem , com condições mais do que especiais para praticar os esportes de inverno, devido as suas coordenadas. A temporada por aqui nos presenteia com dias especiais aos apaixonados pelo inverno.

E é neste cenário que acontece até o próximo dia 30, abrindo a temporada de inverno, o SULAMERICANO SLED DOG – corrida de trenós - CORRIDA DO FIM DO MUNDO, onde 20 equipes sul americanas, inclusive brasileira, com a participação do Julinho Casares, um paulista de 17 anos que não fez feio, ao contrário, arrancou muitos aplausos principalmente dos seus adversários, pois como todos sabemos, no Brasil não temos neve, mas a raça especialíssima dos cachorros deste criador de "perros, causam espanto. São simplesmente espetaculares e foram os mais fotografados. As equipes se dividiam nas pistas dos centros invernais, começando pelo espetacular Llanos des Castor, onde hoje aconteceu a largada e a corrida de demonstração. E Ushuaia não fez por menos, se vestiu completamente de branco para receber os competidores, turistas e imprensa em geral. Um grande espetáculo que continua amanhã, quando começa realmente a valer pontos.

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Ainda com relação ao evento, o Julinho recebeu e-mail do Mr. Kind Regards, dos EUA elogiando muito o evento e parabenizando o competidor e mais; pedindo para escrever um artigo sobre ele, seus cães e do Gran Sudamericano de Sled Dog - Ushuaia. Para quem não sabe a WDzine é uma revista virtual com um conceito novo. Julinho prontamente respondeu: Estou honrado com suas palavras tão generosas, tenho 17 anos e estou realizando o um sonho, poder experimentar as emoções com meus melhores amigos, meus cães!! Vivenciando com eles sentimentos que também tenho, ter mais intimidade com quem me dá tanto carinho e amor! Para mim,  humanidade por mais diferente que seja é a mesma, os problemas e os amores são iguais, queremos um mundo melhor para o futuro, mas o que realmente fazemos individualmente para esta mudança? Estou aqui apenas dizendo obrigado! Agradecer é o mínimo que se pode fazer para alguém que amamos e renunciam aos seus sonhos para que os nossos se tornem realidade! Eles merecem todo meu respeito!! Gostaria muito de poder anunciar no WDzine, será de suma importância, divulgar o respeito ao próximo! Não poderia deixar de registrar o meu agradecimento ao meu grande amigo e apoiador Alberto Cichero, por também ser um dos responsáveis por esta grande oportunidade em participar deste grande evento aqui em Ushuaia, uma pessoa íntegra que me apoiou desde o início! Estou à sua disposição e muito obrigado


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sexta-feira, 22 de junho de 2012

PARÁ - BEM NA FITA 2012

FALANDO DE TURISMO

Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP - ABRAJET - PARÁ



PARÁ - BEM NA FITA 2012

 

Feira Internacional de Turismo da Amazônia começa em Belém do Pará

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Começou nesta sexta-feira em Belém, às 9:00 da manhã, mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), o maior e mais importante evento de promoção e comercialização dos produtos turísticos do estado. Natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios são os segmentos prioritários que foram colocados nas prateleiras das principais operadores de turismo, agentes de viagens, organizadores e realizadores de eventos, entre outros. O evento, que só termina no dia 24 de junho no Hangar - Centros de Convenções, trouxe á Belém empresários, profissionais e autoridades do setor do turismo, operadores, agentes de viagens, para conhecer as “Oportunidades de Turismo na Amazônia”, tema da feira, que é bienal desde 2002.
 
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A Fita 2012 é uma realização do Governo do Pará, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O público alvo são aqueles que vendem o Pará, obra-prima da Amazônia, mas é uma oportunidade de vitrine aos produtos turísticos do Estado.

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Adenauer Góes, secretário estadual de Turismo do Pará, explicou que em novembro do ano passado o governador Simão Jatene, lançou o Modelo de Gestão para Resultados, mais que um sistema que quantifica e qualifica os indicadores dos programas, projetos, ações e serviços resultantes da política pública estadual, representa um compromisso com o desenvolvimento do Pará visando reduzir as desigualdades sociais, gerar emprego, renda e melhor qualidade de vida aos cidadãos. “ Esse novo modelo envolve praticamente todas as áreas da gestão pública, inclusive o turismo. Como ferramenta que busca a excelência de resultados neste sentido o governador também lançou o“Ver-o-Pará” - Plano Estratégico de Turismo -, ferramenta que dá diretrizes ao Sistema Estadual de Gestão do Turismo (SEGETUR), este por sua vez composto pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Fórum de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur). No seio deste novo cenário organizacional do turismo paraense estamos realizando a Feira Internacional de Turismo da Amazônia, como oportunidade de gerar bons negócios com o turismo”. Diz Adenauer.

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Socorro Costa, presidente da Paratur, acredita que a Fita é a principal contribuição do Governo do Estado, em 2012, para fortalecer a comercialização do turismo do Pará nos mercados nacionais e internacionais. “É muito oportuna por que ao trazermos ao Pará tantos agentes de viagens, operadores, organizadores de eventos, representantes de entidades e outros colocamos o Pará na vitrine do turismo mundial. Oportuna também por que estamos garantindo apoio aos municípios que terão estandes de promoção de seus produtos representando todas as regiões turísticas do Pará”. Afirma Socorro ao informar que a nova marca turística, definida pelo Plano Ver-o-Pará será especialmente apresentada durante a Fita. É inspirada nas cores e derivados do açaí, nos grafismos marajoara, tapajônico e Araguaia e dará o tom da proposta visual e gráfica dos estandes da Fita.

Participando pela primeira vez na Fita, o presidente nacional da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), Antonio Azevedo, afirma que o evento tem tudo para ter sucesso ainda maior que nas versões anteriores, por reunir grandes lideranças nacionais e internacionais. “Os assuntos debatidos são atuais, o que vai contribuir para gerar muitos negócios e networking, mas principalmente espero que possa ser fortalecido o desenvolvimento sustentável do turismo desta região tão importante para a humanidade”, afirmou.

Antônio Azevedo é um dos convidados da Fita e participará da mesa redonda que terá como tema “Ética, Cidadania e Sustentabilidade no Turismo”. Sobre este tema ele adianta que “as práticas sustentáveis, definitivamente, chegaram também no setor turístico”. E prossegue afirmando que “A relação com o meio ambiente, a sustentabilidade econômica e a responsabilidade social e as relações éticas entre as agências de viagens e a sociedade, serão questões pautadas durante minha participação, além pois são essenciais, para o pleno exercício da cidadania”. Ele afirma que “em comparação a outros eventos com o mesmo objetivo realizados no Brasil, a Fita se destaca. E ainda que “por ser realizada em uma região que não promove muitos eventos para o turismo, acaba sendo um diferencial, o que incentiva o comparecimento de empresários e líderes setoriais, além de ser uma oportunidade única para a promoção dos destinos e atrações da região”.

Dianta da importância da Fita para a Amazônia, Antônio diz que “os estados da Região Norte necessitam de maior divulgação de seus destinos e de seus produtos, daí vem a importância de um evento como este para promoção do destino Pará e da região como um todo, que é riquíssima de atrativos turísticos naturais.”

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A programação desta 6ª edição da Fita, cujos espaços são temáticos, com espaços de exposição e comercialização inspirados nas características de cada segmento turístico do Pará, envolve palestras workshops, mesa redonda, lançamentos de projetos e produtos, entre outras atividades. Cerca de 600 participantes, a maioria agentes e operadores de turismo, estão presentes no evento. Segundo os organizadores da Fita o dia 21 foi reservado ao receptivo dos participantes, em especial dos buyers e supliers internacionais e nacionais.

Palestras - A abertura oficial do evento foi marcada pela palestra “Mega Eventos – A promoção e as oportunidades de negócios na atividade turística”, que acontece dia 22 de junho, de 9h30 ás 12h e será ministrada pela Presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Federação do Comércio de São Paulo (FECOMÉRCIO), Jeanine Pires. De 15h15 às 16h45 será a palestra “A importância do Turismo de Negócios e Eventos”, ministrada pelo Diretor da Próxima Estação Consultoria e Pesquisa, Eduardo Sanovicz.

Mesa Redonda - Também no dia 22, de 17h às 18h, será realizada uma mesa redonda com o tema: “Ética, Cidadania e Sustentabilidade no Turismo” com a participação do Presidente da ABAV Nacional, Antônio João Monteiro de Azevedo, Presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, Marcus Antônio de Souza Faver e do Presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato.

Workshop - Na programação do dia 23, serão realizados os Workshop’s: “Prodetur: Pólos -Belém, Marajó e Tapajós”, de 09h30 às 12h, contando com secretários municipais de turismo, presidentes dos Fóruns Regionais, instituições federais e estaduais, entidades civis, agencias de turismo, hoteleiros e demais agências que integram o GT Prodetur; e o “I Workshop dos Polos Turísticos: Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará”, de 15h às 18h, com a presença de Associações de Municípios, Consórcios Municipais; Secretários de Turismo, Representantes dos Polos, Entidades Civis e demais parceiros.

Bolsa de Negócios - Uma das maiores expectativas de resultados da FITA será a “Bolsa de Negócios, espaço destinado à comercialização dos produtos turísticos dos 144 municípios do Pará, cujos segmentos mais fortes são cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. A Bolsa de Negócio acontece no dia 23, de 9h às 12h e de 14h30 às 18h.

Programação cultural e lançamentos - Também faz parte da programação cultural da FITA 2012, o lançamento do livro “Aritapera: Terra-Água-Mulheres & Cuias”, organizado por Antônio Maria de Souza Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio (MPEG) e Luciana Gonçalves de Carvalho, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-Tapajós). O livro é resultado do mapeamento cultural do polo Tapajós que está sendo feito pela Paratur por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O livro mostra as tradições culturais de mulheres artesãs que trabalham com pintura e confecção de cuias, na comunidade tapajônica de Aritapera. Será lançado no dia 23 às 18h.

Novos produtos - Ainda na programação da Fita 2012 o lançamento da segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, que objetiva incentivar profissionais de comunicação a divulgar as opções de turismo no Pará, do Passaporte Pará, novo produto turístico a ser colocado para atender a demanda do turismo interno paraense e garantir linhas de crédito e financiamentos aos empreendedores paraenses. Outra ação visando o turismo interno será a apresentação da metodologia de Inventariação da Oferta Turística– PARATUR / PRODEPA, com entrega dos inventários realizados em 2011 e 2012 pela Paratur.

Familiarização - O dia 24 será destinado ao início do Famtour (viagem de familiarização), destinado aos empresários e representantes de entidades para que possam conhecer os principais atrativos do Pará. As regiões turísticas do Tapajós, Marajó e Belém recebem visitantes nesse período.

Outras informações:

 - O que é o Plano Estratégico Ver-o-Pará?

Denominado Plano Ver-o-Pará, foi desenvolvido ao longo de 2011 e lançado em Novembro de 2011 a partir de um contrato de consultoria com a empresa espanhola Chias Marketing. O Plano atualiza a proposta feita pelo Plano Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, elaborado pela empresa espanhola THR, lançado pelo governador Simão Jatene em 2001. Este plano estratégico aborda desenvolvimento e marketing e aponta dois eixos prioritários: a promoção do turismo paraense nos mercados prioritários tanto regional, como nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, bem como o desenvolvimento de novos produtos turísticos e fortalecimento dos produtos turísticos atuais. Um outro aspecto considerado é a estruturação da oferta turística em segmentos, levando em conta os recursos analisados durante as visitas técnicas feitas a todos os Polos. Neste contexto lembramos que o Pará detém quase 50% dos atrativos da Amazônia, quer do ponto de vista natural, quer cultural, o que o coloca em posição privilegiada em termos de ofertas de produtos. Vale ressaltar que o Plano foi elaborado mediante centenas de consultas junto aos diversos setores públicos, da iniciativa privada, sociedade civil organizada, terceiro setor e outros que integram o trade turístico.

Metas: Com atuação estratégica, a meta é crescer 10% até dezembro de 2012 e, a partir do segundo ano, chegar a 15%. “Na primeira fase, de 2012 a 2014, teremos o que nominamos de Avança Pará’, que são as ações para estruturar o turismo e nos posicionar no cenário, e de 2015 a 2020 a ‘Consolidação do Pará’ como liderança na Amazônia”, explicou. Outra meta é aumentar a quantidade de turistas, que hoje ultrapassa 600 mil por ano, assim como o tempo de permanência deles em Belém e demais regiões turísticas. Para isso, será necessário que o orçamento para o setor seja triplicado em 2012 e, proporcionalmente, reduzido nos anos seguintes. Entre as principais ações do plano está a melhoria na qualidade dos produtos que o Pará oferece.

-  O que é o PEQtur?

O Programa Estadual de Qualificação Profissional  do Turismo  (PEQtur) é um dos mecanismos do Plano Estratégico de Turismo  Ver-o-Pará  que tem como premissa a capacitação de cerca de 10.238 profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor do Turismo em 68 municípios do estado  2012 e 2015.O objetivo é fazer do Pará destino com identidade própria e referencia em qualidade na prestação de serviços em todos os segmentos do Turismo.

-  O que é o PRODETUR?

O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo é um programa criado pelo governo federal e desenvolvido pela Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, cujo objetivo é o desenvolvimento do turismo como atividade que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população local. Conta com recursos do Ministério do Turismo com alguns projetos já em execução e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em fase de aprovação. No Pará, dos seis pólos turísticos, definidos pela política estadual de turismo, o Prodetur abrangerá três, nos seguintes municípios: pólo Belém: Belém (região continental e insular - Mosqueiro, Caratateua/ Outeiro, Combu e Cotijuba); pólo Tapajós: Santarém e Belterra; pólo Marajó: Soure, Salvaterra e Ponta de Pedras. Nesses seis municípios o critério para terem sido inseridos no Prodetur considera: fluxo de turistas nacionais e internacionais já existente nessas cidades; o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas áreas insulares de Belém e no arquipélago do Marajó; a indicação, pelo Ministério do Turismo, de Santarém e Belém como cidades indutoras da atividade turística no país (dos municípios brasileiros, apenas 65 cidades foram selecionadas pelo Mtur).

O valor total da Carta Consulta para o Prodetur-PA é de US$ 44 milhões, sendo US$ 26,4 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como fonte externa, e US$ 17,6 milhões do Mtur e do Estado (contrapartida). Desse total, US$ 6,6 milhões serão destinados para o Pólo Belém, US$ 15,4 milhões para o pólo Tapajós e US$ 22 milhões para o pólo Marajó. De 2010 a 2013 serão investidos nos pólos, por ano, US$ 11 milhões.

O que é Projeto de Mapeamento Cultural Comunidades Tradicionais? 

A proposta do projeto Mapeamento Cultural a ser executado de 2012 a 2013, visa fortalecimento do turismo. Envolve inventário cultural, acervo museológico, registro etnográfico, recuperação e manutenção de museus, criação de centro de interpretação, publicações didáticas bilíngües, conservação do patrimônio material e imaterial, capacitação, nos polos Belém, Tapajós e Marajó, consideradas regiões turísticas prontas ao turismo internacional, áreas prioritárias de abrangência do Prodetur Pará.
 
- O que é inventário da oferta turística?

O inventário turístico é um instrumento importante por que possibilita o conhecimento dos elementos que compõe a oferta turística de um município, como os potenciais naturais, culturais e históricos além de reunir dados sobre a infra-estrutura turística, os serviços, e as potencialidades do mercado. Atualmente a Paratur, através da Diretoria de Fomento, está atualizando inventário em 21 municípios do Pará.

-  O que é o Policiamento Turístico?

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A polícia turística já tem 15 anos, foi implementada em 1996 e de lá pra cá temos brindado várias conquistas. A Secretaria de Segurança Pública tem essa concepção de que o policiamento turístico tem que ser um diferencial no atendimento, na hospitalidade, na chegada dos turistas, nos principais locais de visitação do Estado. Em dezembro do ano passado, o governador do Pará, Simão Jatene entregou 20 novas viaturas para o policiamento turístico.

-  O que é o “Passaporte Pará”?

O “Passaporte Pará” é um programa que facilitará viagens dentro do Pará, visando fortalecer o turismo interno, principalmente em período de baixa estação. O objetivo é adequar os serviços do trade turístico local para o desenvolvimento do turismo interno. Os municípios de Belém (incluindo o distrito de Mosqueiro), Soure, Salvaterra, Salinópolis, Bragança, Tracuateua e Marapanim serão os primeiros a receber ações do programa. O “Passaporte Pará” é uma iniciativa da Setur e da Paratur, que será lançado durante a Fita 2012, com apoio na execução da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e do Clube de Viagens RDC.