segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET


FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET


FLORIANÓPOLIS CONVENTION

Meta mais que superada. A equipe de captação do Florianópolis e Região Convention fechou o ano de 2012 com resultado além do projetado. Foram 27 eventos conquistados no período, cinco a mais do número estipulado no planejamento estratégico. Na agenda, 17 deles serão distribuídos na alta temporada e 10 nos meses considerados mais calmos para o turismo da cidade. Juntos eles vão garantir o desembarque de mais de 59 mil pessoas na região. Volume bastante significativo para o Convention, que tem um desafio constante: quebrar a sazonalidade do turismo em Florianópolis. O calendário de eventos é reflexo do empenho do FC&VB, atuante na projeção do destino, na participação em feiras de negócios e turismo – só em 2012 foram 11 Brasil afora e no exterior também -, na disputa por grandes eventos e na ampliação e organização do trade.


A representação das prestadoras de serviços para o setor ganhou mais adesões. O ano encerrou com o ingresso de 47 novas empresas integradas à rede Florianópolis Convention. Juliana Castanho, diretora executiva, revela que 2013 deve superar a média do ano anterior. “Temos a Diretoria de Captação de Eventos, formada pela equipe do Florianópolis CVB e pelos centros de convenções associados. Esta parceria com os centros de convenções é fundamental para o sucesso das captações de eventos. E este ano queremos aumentar ainda mais o número de eventos captados. Para isso, temos ações de sensibilização previstas com as principais universidades da região e com as principais entidades de classe. Aumentamos a equipe de captação e realizamos novamente o Prêmio Destaque Convention – evento onde homenageamos os embaixadores que mais se envolveram com a captação e a realização de eventos na nossa cidade", comenta Juliana.


CARNAVAL NA PARAÍBA

A primeira prévia sobre a ocupação dos leitos durante o Carnaval em João Pessoa e cidades do litoral e Brejo em 2013, divulgada pela Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), mostra que o índice pode chegar a 92%. A capital paraibana possui aproximadamente 9 mil leitos (hotéis, pousadas e albergues) e no litoral Sul são outros 2.500 leitos. Em Campina Grande são 2.578 leitos que deverão ser ocupados por turistas que buscam eventos religiosos durante o reinado de Momo. O presidente da ABIH-PB, Inácio Júnior, explica que a ocupação  dos meios hospedagem da Paraíba vêm mantendo um média positiva, entre 70% a 90% desde outubro do ano passado.


Em todo o ano passado o ‘Destino Paraíba’ registrou um aumento no fluxo de turistas. Inácio Júnior informa também que as redes de hotéis, e mesmo as pousadas, estão trabalhando com tarifas especiais e pacotes específicos para o período do Carnaval. “Nosso litoral sempre bastante atrativo pela sua beleza e tranqüilidade. Então é um produto que nós vendemos e os turistas que vêm um vez, sempre retornam”, explica. As prévias carnavalescas na capital paraibana tem início nesta quinta-feira (31). A programação segue até dia 6 de fevereiro. Na abertura, a grande atração é o cantor Alceu Valença. A noite conta ainda com os shows de Renata Arruda, Diana Miranda e Gracinha Teles. O encerramento é com a Orquestra PB Pop.

FÓRUM DE TURISMO

A MSC Cruzeiros, empresa líder de mercado no segmento no Mediterrâneo, África do Sul e Brasil, confirmou participação nesta semana no III e IV Fórum de Turismo de Negócios (FTN), que acontecem em 2013 nos dias 2 e 3 de maio em Brasília, e 10 e 11 de setembro em Florianópolis. A empresa marítima apresentará na feira de negócios todos os produtos e serviços, com facilidades de aquisição, para os agentes de viagens e operadores de turismo. Os 12 navios que compõem a sua frota ultramoderna navegam durante o ano inteiro, oferecendo uma ampla variedade de itinerários sazonais pelo Norte da Europa, Mediterrâneo, Oceano Atlântico, Caribe e Antilhas, pela América do Sul, Oceano Índico, Sul e Oeste da África e pelo Mar vermelho.Esta é uma empresa totalmente européia. Emprega 12 mil funcionários ao redor do mundo e está presente em 45 países.


De acordo com Marta Lobo, diretora do FTN, a proposta dos eventos é reunir na capital brasileira e catarinense um público qualificado para promover a troca de informações e serviços que envolvam o turismo de lazer e negócios, garantindo um excelente network para cada participante. “O evento seguirá com sua estrutura de palestras, capacitações e feira de negócios no modelo de workshop”, explica. Operadoras de turismo, hotéis, associações de turismo, Conventions Bureau, secretarias de turismo, alguns destinos como cidades e países e câmeras do comércio, confirmaram participação e reservaram o espaço no III e IV FTN. Mais informações acesse site: www.ftnonline.com.br - comercial@ftnonline.com.


CADASTRAMENTO PARA TURISMO

O novo sistema de cadastramento de propostas no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal – SIGEF, para proponentes que almejam auxílio financeiro procedente dos Fundos Estaduais de Incentivo ao Turismo, à Cultura e ao Esporte (FUNTURISMO, FUNCULTURAL e FUNDESPORTE) está aberto para período de cadastramento. Algumas mudanças foram implantadas, graças ao Decreto 1.309, mas a principal delas é os projetos serão cadastrados em datas diferentes. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, este decreto, assim como a nova Instrução Normativa, irão colocar limites e oferecer critérios claros a respeito da liberação e aplicação dos recirsos vindos do Funturismo, Funcultural e Fundesporte. “Ao ser cadastrado no Sistema SIGEF, os projetos já possuirão tetos pré-estabelecidos, visando uma melhor distribuição de recursos e auxiliando os proponentes a aplicarem melhor o dinheiro público nas três áreas”, explicou.

PARCEIROS

O governo de Santa Catarina está seguindo um padrão que já está sendo aplicado em Brasília, pelo Ministério do Turismo. “Nós trabalhamos para um governo que pretende deixar obras estruturantes como legado aplicando o dinheiro em projetos, que atinjam o maior número de catarinenses possíveis”, argumentou o secretario Beto Martins. As mudanças propostas pelo governo do Estado serão para que ele seja, principalmente, mais um parceiro das entidades promotoras dos eventos nas áreas da cultura, esporte e turismo, e não o único (ou principal) pagador das contas. Exemplo de acordo com o novo decreto, os proponentes deverão informar quem são os outros parceiros e de qual forma eles irão contribuir para o projeto. O Estado só vai bancar os eventos dos quais for o promotor. Mais detalhes você confere aqui.

OMT & FESTURIS

A indústria que mais cresceu nos últimos anos mostrou novamente sua força nesta semana, quando a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou números atualizados do setor. A entidade registrou no ano passado 1,03 bilhão de viajantes internacionais. “Pela primeira vez superamos o número de 1 bilhão, com mais de 4% de alta”, afirmou o secretário-geral do órgão, Taleb Rifai. Ele conversou com a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, durante a Fitur, em Madri, na Espanha, e confirmou presença no evento na Serra gaúcha, que em 2013 completa 25 anos. Subordinada às Nações Unidas e com sede em Madri, a OMT ainda anunciou que para 2013 a tendência de alta no número de viajantes será mantida, apesar de mais lenta, com a chegada de turistas aumentando entre 3% e 4%. “A longo prazo, a previsão é de um crescimento médio anual de 3,8%, registrado entre 2010 e 2020, e que deve alcançar 1,8 bilhão de turistas em 2030”, diz Rifai, animado. Segundo o secretário-geral, 2012 foi um ano de instabilidade econômica constante em todo mundo, especialmente na zona do euro, onde muitos país têm recebido ajuda.
Clique na imagem para ampliá-la

“No entanto, o turismo internacional conseguiu manter seu rumo de recuperação depois de 2009, considerado o pior para o turismo em 60 anos”, complementou. Na América Latina o turismo internacional registrou crescimento no último ano, sendo que a América Central foi a maior beneficiada, com alta de 6,2%. O fluxo de turistas para a América do Sul subiu 4,7%, um crescimento inferior aos dois anos anteriores, quando os índices ultrapassaram os dois dígitos. Sobre a previsão para este ano, de acordo com a OMT, as regiões da Ásia e do Pacífico deverão receber mais turistas (alta de 5% e 6%, respectivamente), seguida da África (entre 4% e 6%), do continente americano (entre 3% e 4%) e da Europa (entre 2% e 3%). Para Marta Rossi, a presença de Rifai no Festuris engrandece o evento e marca o trabalho de internacionalização, consolidado ainda mais nesta 25ª edição. “É de suma importância termos a presença do secretário-geral da OMT no festival, que poderá acompanhar o trade mundial reunido para a realização de negócios na feira”,comemora.


COPA DO MUNDO DE ESQUI


Nesta última segunda-feira a cidade de Ushuaia conquistou total apoio da Federação Internacional de Esqui para a realização da Copa do Mundo de Esqui que acontecerá em Cerro Castor - Ushuaia Argentina. Ushuaia conta também com o apoio para da organização do evento por parte do Prefeito da cidade, Federico Sciurano, da Câmara Argentina de Turismo, do Presidente da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, da Aerolíneas Argentinas e do Presidente da INFUETUR.

Clique na imagem para ampliá-la

A apresentação foi feita em Berna, na Suíça, pelo ministro do Turismo da Argentina, Carlos Enrique Meyer e Presidente da Federação de Esqui e Alpinismo Argentina (FASA), Matthias Jerman. Ás 12 horas do mesmo o Município de Ushuaia e o Ministério do Turismo da Nação, deram uma recepção à delegação da Federação Internacional de Esqui. Dentro deste quadro de promoção, foi feita uma apresentação na Embaixada da Argentina em Berna, organizado pelo Ministério de Turismo da Nação. Na ocasião estavam presentes todo o trade, além de operadoras e jornalistas especializados.


 Meus grandes amigos Jorge e Margareta Uliarte, saíram de Salzburg e a partir de Zurick acompanharam o Prefeito de Ushuaia Federico e o Secretário de Turismo de Ushuaia, Daniel Leguizamón, dando total apoio. O casal é responsável pela organização do Festival Internacional de Música Clássica de Ushuaia, o festival mais austral do mundo. Jorge, que também é o regente da Orquestra Sinfônica de Moscou fez uma defesa apaixonada dos benefícios e capacidade organizacional  que Ushuaia tem para grandes eventos.

MÚSICA CLÁSSICA


Cabe lembrar que Federico foi convidado pelo Ministério do Turismo da Nação, para participar da Feira Internacional de Turismo de Madrid  -  FITUR 2013 - acompanhando o Ministro Meyer na promoção de Ushuaia e Patagônia Fantástica, bem como da cerimônia de fundação da Rede Mundial de Cidades de Magalhães que aconteceu no último dia 1º de Fevereiro em Sevilha, Espanha. Outra informação importante é a confirmação da 9ª edição do Festival de Música Clássica que acontece entre os dias 05 e 19 de Outubro, em Ushuaia, desta vez tendo como palco o primeiro hotel seis estrelas de Ushuaia, o Aracur.


CARNAVAL ELETRÔNICO

Clique na imagem para ampliá-la

Sem atabaques, pandeiros, mulatas ou sombrinhas de frevo, o carnaval eletrônico toma conta do da região Sul do país, em especial em Santa Catarina, onde o Green Valley, 2º Melhor Club do Mundo,  - que fica em Camboriu, no litoral norte do estado, - faz o maior de todos os carnavais eletrônicos de todos os tempos. Erick Morillo, Tiesto, Alesso, FatBoy Slim, Thomas Gold, e Steve Aoki no carnaval do 2º Melhor Club do Mundo. O club catarinense, com sede em Camboriú, litoral norte catarinense, já é conhecido por apresentar grandes nomes em seu palco com estrutura de som e luz sem igual na cena eletrônica nacional e com destaque internacional. Mas, para o carnaval 2013 a casa, que é a 2º Melhor do Mundo segundo a publicação britânica DJ Mag, se superou.


Clique na imagem para ampliá-la

Entre as atrações do Carnaval Green Valley 2013 estão lendárias figuras consagradas da cena eletrônica como Tiesto e FatBoy Slim. Thomas Gold e Alesso também trarão seus top hits para a programação que conta ainda com o dançante e contagiante Erick Morillo, que arrasta multidões por onde passa.  Mas a grande atração do Green Valley será exclusiva no Brasil: Steve Aoki. O Dj irreverente que já é um marco na cultura pop mundial virá ao Brasil para uma apresentação exclusiva no club catarinense, isso dias depois de pisar no tapete do Grammy, em Los Angeles, onde vai concorrer ao prêmio de “Melhor Álbum de e-music” de 2012.


VERÃO TOP MODEL

Agora é a vez de Lages escolher a sua representante no maior concurso de modelos de Santa Catarina, o Verão Top Model, projeto assinado pela RBS TV. A seletiva será nesta segunda-feira (4/2), na Boate Kalavia, no Bairro Universitário, às 14h. E pra quem não fez as inscrições no site oficial do VTM, é só chegar na hora e local da etapa, com documento de identificação. As menores de 18 anos devem levar também autorização dos pais autenticada. Podem participar meninas solteiras e sem filhos, entre 15 e 25 anos, residentes em Santa Catarina, e que não fizeram nenhum ensaio sensual fotográfico ou eletrônico. Para analisar as candidatas, uma equipe de super caça-talentos, como a produtora de moda Kenia Costa e o booker da Mega Model Bruno Bernardes. E atenção belas! Para sair na frente, confiram as dicas da produtora Carol Ramos.

Clique na imagem para ampliá-la

A produtora de moda do concurso Carol Ramos destaca: Menos é mais! Nada de roupas extravagantes, nem muito sensuais. Quanto mais natural, melhor. Dica: Jeans + regata branca + rasteira é o ideal. Vale levar um salto na bolsa, se precisar. A beleza deve seguir o conceito natural, com cabelo solto, pouca base e corretivo só para corrigir as imperfeições, sem carregar para não marcar o que não deve. Rímel, blush e um gloss de leve não podem faltar. Jamais vá com sombras coloridas, delineadores e um bocão rosa, vermelho ou laranja! Além da beleza, o júri está de olho na personalidade. Confiança e vontade de aprender são essenciais, além de estar antenada sobre a carreira das tops de sucesso e o que rola no mundo da moda.


TRANSFORMAÇÕES

Depois de selecionada, a candidata vai para a casa de luxo do VTM junto às outras finalistas, onde passam por uma semana recheada de aprendizado, provas, transformações e contato com grandes profissionais de moda, beleza, saúde e comportamento. A vencedora, que será conhecida no dia 2 de março leva um contrato de dois anos com a Mega de no mínimo R$ 50 mil em trabalhos. Vai perder?  No evento, as blogueiras da região estarão acompanhando todos os detalhes do concurso e seus bastidores, que podem ser conferidos nas redes sociais delas e do VTM. Em Lages, Ana Maria Fernandes, do Avenida Fashion está no Blog Team do projeto. O VTM tem patrocínio do Continente Park Shopping, Shopping Neumarkt Blumenau, Balneário Camboriú Shopping, Joinville Garten Shopping (todos do Grupo Westfield Almeida Junior), Phytovein – Laboratório Catarinense, Honda Satoru, Drogaria Catarinense e L’Apogée. 


GRANDES NAVIOS

O Porto de Itajaí concluiu na manhã desta última sexta-feira, 01, as operações do navio Maersk Lavras, um cargueiro com 300 metros de comprimento e 45 metros de boca (largura). Até então, a capacidade do Complexo era de receber navios de 304 metros de comprimento, porém, com 40 metros de boca. O navio atracou na margem direita, no berço operado pela APM Terminals Itajaí. A autorização da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí para que fosse realizada a atracação em caráter experimental ocorreu na semana passada, após reunião realizada entre autoridades, praticagem, empresas de rebocadores e terminais portuários. A operação realizada é resultado de uma serie de estudos, envolvendo simulações por computador e modelagem matemática, realizados por empresa especializada e avalizados pela Praticagem e Autoridade Marítima, pois demonstraram total segurança nas manobras.

Clique na imagem para ampliá-la

Para o Complexo do Itajaí a atracação de navios com maior porte físico, a exemplo do Maersk Lavras, possibilita que o armador venha a ter menor custo operacional e um ganho de capacidade no carregamento de cargas. “Isso poderá fazer com que novos serviços venham para nossa cidade”, acrescenta. O aumento do tamanho dos navios em operação é uma tendência global, que vem sendo aplicada pelas grandes empresas de navegação.

PROCON?

A Revista Exame traz uma reportagem sobre um site chamado "Reclame Aqui". A ideia é que seja um mural (ESPÉCIE DE MURO DAS LAMENTAÇÕES) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível a todos que acessarem o site. O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez. Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público. O que tem dado muito certo, já que 70% dos casos são resolvidos! E o tempo médio é de menos de uma semana, diferente do PROCON que tem a média em 120 dias.  Lá vai o site: www.reclameaqui.com.br. Eu mesmo já usei e é mais rápido o PROCON que quase ninguém respeita.

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Overland Tours em Bombinhas
 

Em Bombinhas os turistas contam com novo serviço para conhecer os atrativos da região, o Overland Tours, passeio oferecido pela Casa do Turista. O city tour tem duas horas e meia de duração, com saídas diárias de Bombinhas e Porto Belo, pela manhã e a tarde. O passeio é feito em veículo aberto. Mais informações: casa@casadoturista.com.br ou (47) 3393-6000 / 3369-1777 / 3369-5030 - http://turismo.bombinhas.sc.gov.br
 
Turismo Rural em Joinville
 

O presidente da Fundação Turística de Joinville, Sérgio Ferreira esteve na Chácara Holz, Estrada da Ilha – Joinville/SC, com o objetivo de alinhas ações para o Festival do Anthurium e do Mangarito, ali realizado no mês de maio. Em conversa com Nelson Holz, proprietário da chácara e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Joinville, Sergio Ferreira reforçou o compromisso da Fundação Turística em fomentar o turismo rural da região. “Assim como o Festival do Anthurium, vamos apoiar todas as Festas Tradicionais de Joinville, importantes atrações do calendário anual da cidade, afirmou Sergio Ferreira”. Além de homenagear a flor que dá nome ao evento, o Festival do Anthurium prestigia a Região da Estrada da Ilha, com oficinas de cultivo, acervo de fotos e documentos históricos, atividades esportivas e culturais. A gastronomia, que também é sucesso no Festival, destaca-se a comida colonial caseira, em especial o mangarito, um tubérculo raro, trazido pelos imigrantes e quase em extinção, mas está sendo resgatada pelos produtores da região. 

Nova Trento, religiosidade, ecologia e gastronomia  
Uma das muitas capelas da cidade

A cidade de Nova Trento -SC, terra de Santa Paulina oferece inúmeros atrativos para os visitantes que buscam momentos de paz, reflexão e valores históricos e ecológicos, com destaque para o imperdível passeio no Bondinhos Aéreos Parque Colina. Diversas  capelas e igrejinhas oferecem verdadeiro périplo religioso no município. No item gastronomia predomina a cozinha italiana, visto que a cidade foi colonizada por italianos. Vinícolas, vinhos queijos e diversos produtos coloniais convidam os turistas a saborear e comprar. Site: http://www.parquecolina.com.br.
 
CONOTEL 55

De 25 a 27 de março, acontecerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o 55º Congresso Nacional de Hotéis -CONOTEL, tendo como tema central dos debates “Desafios e perspectivas regionais da indústria de hospitalidade”. O evento é realizado pela ABIH Nacional em parceria com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil - FOHB, Resorts Brasil e o Grupo Fiera Milano, que traz ao Brasil pela primeira vez a feira Food Hospitality World, destinada à  hotelaria e à gastronomia brasileira e que será realizada paralelamente ao Congresso. Os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e da            Previdência, Garibaldi Alves são presenças confirmadas. Atualmente, a rede hoteleira do Brasil é composta por 1,3 milhão unidades habitacionais - UHs, divididas entre 25,5 mil empreendimentos, a maioria hotéis independentes e de pequeno porte. Confira: http://www.conotel.com.br/conotel/.


Cruceros Australis

A companhia de navegação Cruceros Australis preparou um cruzeiro em condições especiais para quem deseja ver de perto uma das mais belas paisagens do planeta, com saída no dia 30 de março e chegada em 2 de abril de 2013. Nele, os viajantes podem desfrutar da experiência única de conhecer a Patagônia e a Terra do Fogo, com embarque e desembarque em Punta Arenas, a cidade mais austral do Chile, a bordo do navio Via Australis. O serviço funciona em sistema all inclusive, que inclui todas as refeições, bebidas e passeios, além de palestras sobre a fauna, flora e história da região. O itinerário conta com visitas aos glaciares Brookes, Cóndor e Águila, além da Baía Ainsworth e a Ilha Marta, com breve caminhada para observar a vida selvagem, como as colônias de elefantes marinhos. Acesse www.australis.com ou consulte sua agência de viagens.
 
Família Farinha
 

 A Família Farinha é uma das principais referências no quesito Padaria atualmente em Curitiba, indicada pelo Guia Quatro Rodas 2013 como uma das principais padarias do Brasil. A casa conta com mais de 5 mil itens, dos quais mil de fabricação própria.     Oferece extensa linha de pães produzidos sem pré-misturas ou aditivos. Como especialidade estão as broas alemãs, que levam apenas ingredientes saudáveis. Conta com confeitaria, ilha de frios, empório com produtos nacionais e importados com destaque para o mix de cervejas e vinhos, além de geléias importadas e outros produtos exclusivos. A cafeteria, inserida da padaria, oferece opções para o café da manhã e almoço. A Família Farinha está localizada na Av. N. Senhora da Luz, 2345, Jardim Social, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3362-3052. http://www.familiafarinha.com.br.
 
Sobre a Família Farinha

O segredo de tanto sucesso vem desde 1956 de uma histórica tradição de família trazida de Portugal para Curitiba, num conceito de panificação totalmente inovador. "Da nossa família para a sua, do trigo para a sua mesa" é o slogan desta empresa familiar que faz da farinha saborosos produtos para o deleite de sua clientela. Na Família Farinha não são apenas os ingredientes e maquinários de primeira que dão qualidade ao produto, mas sim o acompanhamento do proprietário e a filosofia de "fazer bem feito, com dedicação e carinho". Na confeitaria, um dos destaques são os doces portugueses, como o pastel de Belém e o bolo dois amores. Outros doces também ganham destaque e sã irresistíveis.


Prêmios para Hotéis Porto Bay
Dois hotéis portugueses do grupo Porto Bay Hotels & Resorts foram premiados recentemente em suas localidades. O Porto Bay Falésia, no Algarve, recebeu o “HolidayCheck Award 2013” que premia os 99 hotéis mais populares em todo o mundo, na categoria “Popular Among Couples”. Os prêmios servem de referência para 2013 e será entregue na abertura da ITB- Feira de Turismo de Berlim que acontece em março. Já o Porto Mare, localizado na Madeira, foi premiado como “Top Hotel 2013”, que distingue os melhores hotéis na região onde se situa, sendo recomendado por 99% dos viajantes. Esta eleição resulta da aferição da opinião de cerca de 780.000 mil utilizadores que contribuíram com seus comentários ao longo de 2012.

Porto Mare
No Brasil a Porto Bay Hotels & Resorts promoveu a sua expansão através de uma parceria, estabelecida em 2007, com a multinacional portuguesa Logoplaste, ao abrigo da qual foram já abertos o Porto Bay Rio Internacional - RJ, o L’Hotel Porto Bay - SP e o Porto Bay Búzios - RJ.

Praias de Tocantins
A Adtur–Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins está se antecipando ao calendário e vai reunir entidades e órgãos interessados em participar da parceria com o intuito de estruturar a Temporada de Praias 2013 que, de acordo com o presidente Paulo Massuia, representa um grande impacto econômico nos municípios privilegiados com o atrativo. São 66 os municípios praianos e de balneários que, rotineiramente montam estruturas de receptivo durante os meses de baixa dos rios no Estado, de junho a agosto, dos quais apenas 6 são considerados prioritários pelos técnicos da Adtur por se destacarem em maior fluxo de visitantes, terem acesso viável, atratividade forte e equipamentos hoteleiros, gastronômicos e de lazer que atendem a procura de forma satisfatória. Estes critérios são os que determinam as praias consideradas prioritárias pela Adtur. A Temporada de Praias de 2012 registrou fluxo turístico de 174.500 veranistas nas praias de Araguacema, Peixe, Caseara, Araguanã Pedro Afonso e Lagoa da Confusão, conforme levantamento feito pelo Sebrae, em parceria com a Adtur. 

 
American Airlines muda logomarca
A empresa norte-americana American Airlines redesenhou sua logomarca, a primeira alteração em 40 anos. O novo visual simboliza “a paixão da empresa para o progresso e traduz o espírito altaneiro singularmente americano”. O logotipo (o símbolo de vôo) contém a águia, a estrela, o “A” e revigorados tons de vermelho, branco e azul.  
 
TEMPORADA DE INVERNO EM USHUAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la

A Secretaria de Turismo do município de Ushuaia, Capital da Província da Terra do Fogo, na Patagônia argentina, está preparando todas as condições para o sucesso da próxima temporada de inverno. Para isso foi realizada uma reunião no dia 15 de janeiro em São Paulo, quando o secretário de Turismo da Municipalidade fueguina, Daniel Leguizamon, e a responsável pelos Assuntos Internacionais, Cristiane Cavalli dialogaram com operadores e agentes de viagens paulistanos. Participaram, entre outras, as operadoras Calcos, Interpoint, TGK, Maktour, Ambiental, Terra Mundi e Ancoradouro e a finalidade do encontro foi de apoiar, acompanhar e assessorar os operadores e agentes na comercialização do destino Ushuaia.

Solidariedade
 
 foto: visiteportoalegre.com.br/ Carmem Gamba/PMPA

Alguns parentes de jovens feridos no incêndio da casa noturna Kiss, ocorrido no último final de semana em Santa Maria – RS estão sendo hospedados, sem custos, num dos meios de hospedagem de Porto Alegre – o Hotel Plaza São Rafael, centro da cidade. De acordo com comunicado emitido pela representação do hotel, o gesto foi viabilizado após o pedido da Secretaria Municipal de Saúde. Outras duas salas de eventos do meio de hospedagem também foram adaptadas para receber os familiares de feridos na tragédia. Site  www.plazahoteis.com.br.  
 
Círio de Nazaré Patrimônio da UNESCO

A chance do Círio de Nazaré ser reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade até o final do ano, é muito grande", segundo a ministra da Cultura, Marta Suplicy disse a ex-senadora e vereadora de Belém, Marinor Brito - PSOL, e a presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico nacional - Iphan, Jurema Machado, no gabinete do Minc, em Brasília. O processo de reconhecimento é conduzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sob o intermédio do Iphan, vinculado ao Minc. Marinor também reivindicou o incentivo para a recuperação de prédios históricos na capital e do interior do Estado.  A fase de coleta de informações sobre o maior evento cultural e religioso do Pará, já foi concluída, e a análise dos dados é feita por especialistas espalhados por vários países. "Quando se tornar patrimônio imaterial, o Círio terá mais condições de obter incentivo financeiro, vai entrar no circuito turístico internacional e passará a ter um acompanhamento especializado para auxiliar na preservação dos elementos que caracterizam essa manifestação popular", observou a vereadora. As cidades históricas de todo Brasil deveriam fazer um movimento nesta linha, para que houvesse a atenção das autoridades e a preservação dos bens materiais e imateriais.
 
Nona cor para o Ver o Peso 
 

 Com 57% de todos os votos, a população paraense e internautas de todo o Brasil escolheram o azul para ser a nova cor do Mercado de Ferro, ou o Mercado de Peixe – Ver-o-Peso, como é conhecido popularmente. A pesquisa realizada entre 17 e 24 de janeiro foi uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN com apoio do Centro de Memória da Universidade Federal do Pará – UFPA. Das 3.200 participações computadas o verde ficou com o segundo lugar, alcançando uma porcentagem de 28% da preferência e o vermelho em último, com 15% dos votos. O processo participativo surgiu durante a Obra de Restauração e Conservação do Mercado realizada em 2012 pelo IPHAN, que ao aplicar uma pintura de cor laranja anticorrosiva nos elementos de ferro, houve manifestações contrárias da população que acreditava ser a cor utilizada para o acabamento. A principal alegação era que a cor “original” do Mercado, supostamente o azul, deveria ser mantida. Para o IPHAN, a expressiva participação dos internautas e os resultados obtidos na pesquisa reforçam que o Mercado Ver-o-Peso é, de fato, um importante patrimônio cultural de Belém e do Brasil, merecendo o título de principal cartão postal da cidade.
 
A obra de restauro

Em janeiro de 2012, atendendo a demanda dos próprios trabalhadores do local, o IPHAN deu início à obra de restauração e conservação do Mercado de Peixe. Para que o mercado não fosse fechado, foi acordado com a Secretaria Municipal de Economia, os peixeiros e os lojistas, que a obra se daria em duas etapas. A finalização da obra na primeira metade está planejada para março/2013, quando será iniciada a parte restante. Inaugurado em 1625 no antigo Porto do Pirí, a Casa de “Haver o Peso”, que inicialmente era apenas um posto de aferição de mercadorias e arrecadação de impostos, viria a constituir um grande mercado aberto. O Mercado de Carne recebeu o segundo pavimento e o pavilhão de ferro, enquanto o Mercado de Peixe é construído junto à doca. O edifício, exemplar do período artístico da Belle-Époque, seguindo a tendência francesa de art nouveau, tem toda a estrutura em forma de decágono do Mercado,  importada da Europa, pesando proximadamente 1.133.389 toneladas, e feita em zinco veille-montaine. Os dois mercados integram um complexo arquitetônico e paisagístico de 25 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas: a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Mercado da Carne, o Mercado de Ferro, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio e o Solar da Beira. O conjunto arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e inscrito no Livro do Tombo Histórico no ano de 1977. Passou por restauração em 2006, que englobou o Mercado de Carne, áreas adjacentes e o Mercado de Peixe.

Atendimento ao turista

A Câmara dos Deputados e mais 13 instituições, entre elas o Senado, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, assinaram um protocolo de intenções para aprimorar seus programas de visitação pública. A intenção é aperfeiçoar o atendimento aos turistas nacionais e estrangeiros em visita à capital federal, tendo em vista os grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações, as Olimpíadas Mundiais Escolares e a Copa de 2014. Além da aproximação e da troca de experiências, o grupo de instituições desenvolveu um planejamento estratégico que inclui a promoção da acessibilidade, o incentivo à preservação dos prédios públicos e seus acervos. A questão da segurança do visitante também recebeu especial atenção, tendo em vista a tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. As instituições vão adotar um protocolo comum nos pontos de visitação para garantir a integridade dos turistas. Conforme explica o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura, o programa é muito bem organizado. Na Casa, os visitantes sempre são separados em grupos com número limitado de pessoas e espaço para espera. "O objetivo principal, além de propiciar uma melhor observação pelo cidadão que aqui vem, uma explicação de mais qualidade e mais individualizada, é também a questão da segurança". O diretor-geral da Câmara observou ainda que a assinatura do protocolo vai servir também para integrar as instituições, além de servir o cidadão. Os projetos de visitação institucional não envolvem transferência de recursos financeiros. Cada órgão participante vai contribuir com seus próprios recursos humanos, físicos e materiais.

 
Salto de paraquedas em Foz
Na terra dos esportes e atrações radicais, mais uma opção para quem curte adrenalina. A partir do feriado de Carnaval, os turistas e moradores de Foz do Iguaçu poderão saltar de pára-quedas, de quatro mil metros de altura, com vista para a barragem de Itaipu. Os saltos, feitos com instrutores especializados, estão dentro das normas de segurança. A emoção é garantida pelos quase dez minutos nas alturas, tendo como cenário a paisagem impressionante de toda a região da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. A empresa Drago Air Skydive, de Curitiba, depois de pesquisar várias regiões do Brasil, optou por Foz do Iguaçu, pelo potencial turístico, localização e clima favorável, para implantar um centro de paraquedismo aos moldes da Skydive Dubai. Na cidade dos Emirados Árabes Unidos, o paraquedismo de entretenimento é um dos grandes atrativos para turistas do mundo inteiro.

Competições

A Skydive Foz terá sede na Estância Hércules, localizada nas proximidades da usina de Itaipu, que já conta com uma pista de avião e será equipada com uma nova estrutura para receber os interessados na aventura. De acordo com Peretti, quando estiver em pleno funcionamento o serviço contará com dez instrutores. Outras dez pessoas completarão o staff. Para os aventureiros dispostos a ver o mundo a quatro mil metros de altura, uma atração a mais é a possibilidade de ter tudo registrado em vídeos e fotos. O staff de paraquedistas da empresa conta também com “camera flyers”, que registram todos os momentos, desde a orientação do instrutor e o embarque no avião até o “longo sorriso” na hora do pouso. Além dos saltos duplos, a Skydive Foz pretende promover competições em vários níveis, inclusive internacionais, e atrair para eventos atletas de renome. Durante a semana do carnaval, o preço do salto por pessoa é de R$ 450 (o normal é R$ 500). https://www.facebook.com/dragoairparaquedismo.  
 
Arte Contemporânea em Madri
 

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro acontece em Madri a Feira ARCO - Feira Internacional de Arte Contemporânea, evento de referência internacional no mercado das artes, que este ano celebra a sua 32 ª edição com a presença de 202 galerias de mais de 30 países. Todos eles exibem pinturas, esculturas, instalações, fotografia, vídeo, new media, desenho e gravura. É uma oportunidade de conhecer as últimas tendências artísticas e adquirir peças únicas.
 
Sobre a TAP

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de dez cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. com mais de 70 frequências semanais entre o Brasil, Europa e África. A malha da companhia compreende 50 destinos em toda a Europa e 14 na África. A TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 71 aeronaves. Eleita a Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011, pelos WTA, World Travel Awards, detém também o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul em 2009, 2010 e 2011. Foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prêmio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. A revista "Condé Nast Traveller" considerou a TAP, em abril de 2010, como a Melhor Companhia Aérea e a prestigiada "Global Traveler" dos EUA elegeu como a melhor Companhia Aérea da Europa em 2011.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET



FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET



FLORIANÓPOLIS CONVENTION


Meta mais que superada. A equipe de captação do Florianópolis e Região Convention fechou o ano de 2012 com resultado além do projetado. Foram 27 eventos conquistados no período, cinco a mais do número estipulado no planejamento estratégico. Na agenda, 17 deles serão distribuídos na alta temporada e 10 nos meses considerados mais calmos para o turismo da cidade. Juntos eles vão garantir o desembarque de mais de 59 mil pessoas na região. Volume bastante significativo para o Convention, que tem um desafio constante: quebrar a sazonalidade do turismo em Florianópolis. O calendário de eventos é reflexo do empenho do FC&VB, atuante na projeção do destino, na participação em feiras de negócios e turismo – só em 2012 foram 11 Brasil afora e no exterior também -, na disputa por grandes eventos e na ampliação e organização do trade.
 

A representação das prestadoras de serviços para o setor ganhou mais adesões. O ano encerrou com o ingresso de 47 novas empresas integradas à rede Florianópolis Convention. Juliana Castanho, diretora executiva, revela que 2013 deve superar a média do ano anterior. “Temos a Diretoria de Captação de Eventos, formada pela equipe do Florianópolis CVB e pelos centros de convenções associados. Esta parceria com os centros de convenções é fundamental para o sucesso das captações de eventos. E este ano queremos aumentar ainda mais o número de eventos captados. Para isso, temos ações de sensibilização previstas com as principais universidades da região e com as principais entidades de classe. Aumentamos a equipe de captação e realizamos novamente o Prêmio Destaque Convention – evento onde homenageamos os embaixadores que mais se envolveram com a captação e a realização de eventos na nossa cidade", comenta Juliana.


REGATA JACQUES VABRE
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A cidade catarinense de Itajaí é considerada atualmente um dos portos mais requisitados das grandes regatas internacionais. Depois de sediar a parada da América do Sul na última edição da Volvo Ocean Race com enorme sucesso, Itajaí prepara-se para receber outra grande competição : a Transat Jacques Vabre, que largará da França no dia 3 de novembro e chegará ao Brasil cerca de 20 dias depois. Os franceses, que organizam a travessia pelo Oceano Atlântico, passaram um semana na cidade e analisaram as instalações da Vila da Regata e do Centreventos, locais que receberão os velejadores e os visitantes.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A delegação francesa formada por técnicos e especialistas definirá nos próximos dias as adequações que serão necessárias para receber Transat Jacques Vabre. Diferente da Volvo Ocean Race, a competição terá veleiros de tamanhos variando entre 40 e 60 pés. A organização espera mais de 45 barcos para a travessia entre a França e o Brasil. Em Itajaí, o Comitê Organizador já está pronto para colocar em prática as exigências do caderno de encargos, inclusive a ampliação da área de atracação. "Está tudo muito bem encaminhado e acredito que, quando nos reunirmos novamente, em maio, teremos as soluções para os impasses encontrados", afirmou Thierry Vernhes, diretor-técnico da regata.
 
 
INFRAESTRUTURA
 
Os demais representantes da Regata Transat Jacques Vabre que visitaram a cidade neste mês foram unânimes em afirmar que a infraestrutura disponível no município tem plenas condições de atender às exigências. "Tudo está muito bem encaminhado e a estrutura é muito boa. O que precisamos agora são de ajustes para que possamos atracar maior número de veleiros", disse Manfred Ramspacher, da direção esportiva da Transat Jacques Vabre. Já Serge Viviand, representante da direção técnica, lembrou que, se Itajaí teve condições de receber a uma parada Volvo Ocean Race, está apto a realizar a Jacques Vabre. "Apresentamos o case Volvo Ocean Race Itajaí aos franceses. Nessa reunião colocamos outros assuntos em pauta como a realização de uma feira náutica, além de definirmos os critérios para as atrações artísticas, culturais e de entretenimento", explicou João Luiz Demantova, da organização local.

 
ALTA GASTRONOMIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Ontem foi jantar o famoso Nhoque da Fortuna na Sangiovese Cantina, mas o chef Helton Costa me serviu de entrada um Marinado de Frutos de mar e como prato pincipal um Bacalhau espetacular. De sobremesa sorvete italiano de Pistache. Sem arrependimentos eu e a Tere cometemos o pecado da gula. E recomendo a você provar este prato neste final de semana. Não é à toa que ele é o chef bi-campeão catarinense e a Cantina é indicada pelo Guia Quatro Rodas. Super gastronomia, preço justo e altíssima qualidade. Imperdível!
 
NO SOBRADINHO 
 
 
 Já no Sobradinho, neste sábado é o dia da famosa feijoada preparada pelo chef Maurício. Outra coisa de lamber os dedos e Não perco mesmo. Clique aqui e confira o cardápio.
 
NA ESPANHA
                                 
Pernambuco começa suas divulgações no mercado internacional na Espanha. No dia 29 de janeiro, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco  (Empetur), participa de mais uma edição do Workshop Goal to Brazil, no Centro de Exposições La Sede – Hortaleza, em Madri. O projeto promovido pela Embratur tem como objetivo principal a promoção das 12 cidades-sede da Copa 2014 no exterior. A divulgação será por meio de divulgação do material promocional.
 
 
 Aproveitando a estadia, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, os executivos do marketing da Empetur participam da Fitur 2013. A feira reúne milhares de pessoas do trade profissional e é uma das feiras mais importantes do segmento. Pernambuco participará divulgando suas potencialidades por meio de vídeos e folheteria promocional. A ação é em parceria com Administração de Fernando de Noronha e da Prefeitura do Recife. A Espanha atual campeã mundial jogará em Pernambuco na Copa das Confederações. Segundo dados da Embratur, em 2011 cerca de 190 mil espanhóis conheceram o Brasil, existindo assim um crescimento de 6%, tornando a Espanha o 9º maior emissor de turistas.
 
 
FESTURIS
 
Ainda na Espanha, no ano em que o Festival do Turismo de Gramado chega a sua 25ª edição, a participação dos organizadores em feiras internacionais é uma das estratégias para apresentar novidades e tendências do trade no evento na Serra gaúcha, que se realizará de 7 a 10 de novembro de 2013. O calendário de feiras abre nesta semana, com a Fitur, e por lá também estará a diretora do Festuris Marta Rossi, percorrendo os corredores do Parque de Exposições Juan Carlos I. Para ela, a Fitur é a primeira oportunidade do ano para estreitar laços com o mercado europeu. “É um momento importante para prospectar negócios com investidores internacionais que pretendemos levar para o Festival do Turismo”, confirma a empresária.
 
 
 E experiência não falta para Marta Rossi trazer empresas de todo o mundo a Gramado. Seu nome foi mais uma vez reconhecido no setor do turismo com a designação para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, o Conselhão, como a primeira e única representante na área, na semana passada. A Fitur é considerada o encontro global para profissionais do turismo e a feira líder para os mercados receptivos e emissores da Iberoamérica. Na edição de 2012, confirmando a tendência de recuperação do setor, teve 9,5 mil empresas expositoras de 167 países/regiões, 119 mil profissionais e 91 mil visitantes.
 
 
PIRATUBA EM FESTA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Pitaruba, em nossa fantástica Rota da Amizade estará em festa no próximo dia 18 por conta de mais um aniversário. Vários eventos serão realizados em parceria entre a Prefeitura e entidades, entre eles show com Os Serranos. O show será realizado no Centro de Eventos e não terá custo para os piratubenses. Apresentando o “cartão cidadão”, os munícipes terão acesso livre. Já os visitantes pagam o valor de R$ 10,00 pelo ingresso. Também fazem parte da programação a Festa Cabocla, encontro de trilheiros, rodeio, a tradicional corrida rústica de Piratuba e o passeio ciclístico, encontro de carros antigos, noite dos destaques e encontro de gaiolas. “Apesar de ser início da nova Administração, conseguimos fazer uma programação que atende todos os gostos. São eventos esportivos, de confraternização, culturais e o show com Os Serranos no dia 18, no aniversário de Piratuba”, comenta o secretário de Turismo, Adélio Spanholi.
 
Últimas unidades para o carnaval !

 
PRÉ CARNAVAL
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Devassa On Stage (novo nome do Stage Music Park), em Jurerê Internacional, vai garantir a presença do samba no pré-carnaval de Florianópolis, no sábado, 2 de fevereiro. Além de artistas consagrados, como Leci Brandão, Jorge Aragão e Fundo de Quintal, o “Encontros do Samba” também vai dar espaço para atrações locais, com as apresentações da bateria da Consulado do Samba e da Banda Número Baixo. Com o cancelamento dos desfiles na Passarela Nego Quirido, o evento veio para salvar os amantes do samba neste carnaval.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Vale lembrar que a Devassa firma parceria com o Music Park, maior complexo de entretenimento do sul do País, localizado em Jurerê Internacional, no norte de Florianópolis. O espaço é composto por três importantes casas noturnas premium, Posh, Pacha e Stage Music Park, esta que agora passa a se chamar Devassa On Stage. Todas as casas  possuem venda exclusiva da Devassa by Playboy, lançamento de verão da marca, além de outras cervejas, águas, sucos e refrigerantes do portfólio da Brasil Kirin. 
 
EM GRAMADO
 
 
A dica para quem vai passar o carnaval em Gramado é o Serrano Resort, o melhor hotel montanha do país e minha casa na Serra Gaúcha
 

CARNAVAL NA PARAÍBA

A primeira prévia sobre a ocupação dos leitos durante o Carnaval em João Pessoa e cidades do litoral e Brejo em 2013, divulgada pela Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), mostra que o índice pode chegar a 92%. A capital paraibana possui aproximadamente 9 mil leitos (hotéis, pousadas e albergues) e no litoral Sul são outros 2.500 leitos. Em Campina Grande são 2.578 leitos que deverão ser ocupados por turistas que buscam eventos religiosos durante o reinado de Momo. O presidente da ABIH-PB, Inácio Júnior, explica que a ocupação  dos meios hospedagem da Paraíba vêm mantendo um média positiva, entre 70% a 90% desde outubro do ano passado.


Em todo o ano passado o ‘Destino Paraíba’ registrou um aumento no fluxo de turistas. Inácio Júnior informa também que as redes de hotéis, e mesmo as pousadas, estão trabalhando com tarifas especiais e pacotes específicos para o período do Carnaval. “Nosso litoral sempre bastante atrativo pela sua beleza e tranqüilidade. Então é um produto que nós vendemos e os turistas que vêm um vez, sempre retornam”, explica. As prévias carnavalescas na capital paraibana tem início nesta quinta-feira (31). A programação segue até dia 6 de fevereiro. Na abertura, a grande atração é o cantor Alceu Valença. A noite conta ainda com os shows de Renata Arruda, Diana Miranda e Gracinha Teles. O encerramento é com a Orquestra PB Pop.