segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET


FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino - ABRAJET


FLORIANÓPOLIS CONVENTION

Meta mais que superada. A equipe de captação do Florianópolis e Região Convention fechou o ano de 2012 com resultado além do projetado. Foram 27 eventos conquistados no período, cinco a mais do número estipulado no planejamento estratégico. Na agenda, 17 deles serão distribuídos na alta temporada e 10 nos meses considerados mais calmos para o turismo da cidade. Juntos eles vão garantir o desembarque de mais de 59 mil pessoas na região. Volume bastante significativo para o Convention, que tem um desafio constante: quebrar a sazonalidade do turismo em Florianópolis. O calendário de eventos é reflexo do empenho do FC&VB, atuante na projeção do destino, na participação em feiras de negócios e turismo – só em 2012 foram 11 Brasil afora e no exterior também -, na disputa por grandes eventos e na ampliação e organização do trade.


A representação das prestadoras de serviços para o setor ganhou mais adesões. O ano encerrou com o ingresso de 47 novas empresas integradas à rede Florianópolis Convention. Juliana Castanho, diretora executiva, revela que 2013 deve superar a média do ano anterior. “Temos a Diretoria de Captação de Eventos, formada pela equipe do Florianópolis CVB e pelos centros de convenções associados. Esta parceria com os centros de convenções é fundamental para o sucesso das captações de eventos. E este ano queremos aumentar ainda mais o número de eventos captados. Para isso, temos ações de sensibilização previstas com as principais universidades da região e com as principais entidades de classe. Aumentamos a equipe de captação e realizamos novamente o Prêmio Destaque Convention – evento onde homenageamos os embaixadores que mais se envolveram com a captação e a realização de eventos na nossa cidade", comenta Juliana.


CARNAVAL NA PARAÍBA

A primeira prévia sobre a ocupação dos leitos durante o Carnaval em João Pessoa e cidades do litoral e Brejo em 2013, divulgada pela Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), mostra que o índice pode chegar a 92%. A capital paraibana possui aproximadamente 9 mil leitos (hotéis, pousadas e albergues) e no litoral Sul são outros 2.500 leitos. Em Campina Grande são 2.578 leitos que deverão ser ocupados por turistas que buscam eventos religiosos durante o reinado de Momo. O presidente da ABIH-PB, Inácio Júnior, explica que a ocupação  dos meios hospedagem da Paraíba vêm mantendo um média positiva, entre 70% a 90% desde outubro do ano passado.


Em todo o ano passado o ‘Destino Paraíba’ registrou um aumento no fluxo de turistas. Inácio Júnior informa também que as redes de hotéis, e mesmo as pousadas, estão trabalhando com tarifas especiais e pacotes específicos para o período do Carnaval. “Nosso litoral sempre bastante atrativo pela sua beleza e tranqüilidade. Então é um produto que nós vendemos e os turistas que vêm um vez, sempre retornam”, explica. As prévias carnavalescas na capital paraibana tem início nesta quinta-feira (31). A programação segue até dia 6 de fevereiro. Na abertura, a grande atração é o cantor Alceu Valença. A noite conta ainda com os shows de Renata Arruda, Diana Miranda e Gracinha Teles. O encerramento é com a Orquestra PB Pop.

FÓRUM DE TURISMO

A MSC Cruzeiros, empresa líder de mercado no segmento no Mediterrâneo, África do Sul e Brasil, confirmou participação nesta semana no III e IV Fórum de Turismo de Negócios (FTN), que acontecem em 2013 nos dias 2 e 3 de maio em Brasília, e 10 e 11 de setembro em Florianópolis. A empresa marítima apresentará na feira de negócios todos os produtos e serviços, com facilidades de aquisição, para os agentes de viagens e operadores de turismo. Os 12 navios que compõem a sua frota ultramoderna navegam durante o ano inteiro, oferecendo uma ampla variedade de itinerários sazonais pelo Norte da Europa, Mediterrâneo, Oceano Atlântico, Caribe e Antilhas, pela América do Sul, Oceano Índico, Sul e Oeste da África e pelo Mar vermelho.Esta é uma empresa totalmente européia. Emprega 12 mil funcionários ao redor do mundo e está presente em 45 países.


De acordo com Marta Lobo, diretora do FTN, a proposta dos eventos é reunir na capital brasileira e catarinense um público qualificado para promover a troca de informações e serviços que envolvam o turismo de lazer e negócios, garantindo um excelente network para cada participante. “O evento seguirá com sua estrutura de palestras, capacitações e feira de negócios no modelo de workshop”, explica. Operadoras de turismo, hotéis, associações de turismo, Conventions Bureau, secretarias de turismo, alguns destinos como cidades e países e câmeras do comércio, confirmaram participação e reservaram o espaço no III e IV FTN. Mais informações acesse site: www.ftnonline.com.br - comercial@ftnonline.com.


CADASTRAMENTO PARA TURISMO

O novo sistema de cadastramento de propostas no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal – SIGEF, para proponentes que almejam auxílio financeiro procedente dos Fundos Estaduais de Incentivo ao Turismo, à Cultura e ao Esporte (FUNTURISMO, FUNCULTURAL e FUNDESPORTE) está aberto para período de cadastramento. Algumas mudanças foram implantadas, graças ao Decreto 1.309, mas a principal delas é os projetos serão cadastrados em datas diferentes. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, este decreto, assim como a nova Instrução Normativa, irão colocar limites e oferecer critérios claros a respeito da liberação e aplicação dos recirsos vindos do Funturismo, Funcultural e Fundesporte. “Ao ser cadastrado no Sistema SIGEF, os projetos já possuirão tetos pré-estabelecidos, visando uma melhor distribuição de recursos e auxiliando os proponentes a aplicarem melhor o dinheiro público nas três áreas”, explicou.

PARCEIROS

O governo de Santa Catarina está seguindo um padrão que já está sendo aplicado em Brasília, pelo Ministério do Turismo. “Nós trabalhamos para um governo que pretende deixar obras estruturantes como legado aplicando o dinheiro em projetos, que atinjam o maior número de catarinenses possíveis”, argumentou o secretario Beto Martins. As mudanças propostas pelo governo do Estado serão para que ele seja, principalmente, mais um parceiro das entidades promotoras dos eventos nas áreas da cultura, esporte e turismo, e não o único (ou principal) pagador das contas. Exemplo de acordo com o novo decreto, os proponentes deverão informar quem são os outros parceiros e de qual forma eles irão contribuir para o projeto. O Estado só vai bancar os eventos dos quais for o promotor. Mais detalhes você confere aqui.

OMT & FESTURIS

A indústria que mais cresceu nos últimos anos mostrou novamente sua força nesta semana, quando a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou números atualizados do setor. A entidade registrou no ano passado 1,03 bilhão de viajantes internacionais. “Pela primeira vez superamos o número de 1 bilhão, com mais de 4% de alta”, afirmou o secretário-geral do órgão, Taleb Rifai. Ele conversou com a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, durante a Fitur, em Madri, na Espanha, e confirmou presença no evento na Serra gaúcha, que em 2013 completa 25 anos. Subordinada às Nações Unidas e com sede em Madri, a OMT ainda anunciou que para 2013 a tendência de alta no número de viajantes será mantida, apesar de mais lenta, com a chegada de turistas aumentando entre 3% e 4%. “A longo prazo, a previsão é de um crescimento médio anual de 3,8%, registrado entre 2010 e 2020, e que deve alcançar 1,8 bilhão de turistas em 2030”, diz Rifai, animado. Segundo o secretário-geral, 2012 foi um ano de instabilidade econômica constante em todo mundo, especialmente na zona do euro, onde muitos país têm recebido ajuda.
Clique na imagem para ampliá-la

“No entanto, o turismo internacional conseguiu manter seu rumo de recuperação depois de 2009, considerado o pior para o turismo em 60 anos”, complementou. Na América Latina o turismo internacional registrou crescimento no último ano, sendo que a América Central foi a maior beneficiada, com alta de 6,2%. O fluxo de turistas para a América do Sul subiu 4,7%, um crescimento inferior aos dois anos anteriores, quando os índices ultrapassaram os dois dígitos. Sobre a previsão para este ano, de acordo com a OMT, as regiões da Ásia e do Pacífico deverão receber mais turistas (alta de 5% e 6%, respectivamente), seguida da África (entre 4% e 6%), do continente americano (entre 3% e 4%) e da Europa (entre 2% e 3%). Para Marta Rossi, a presença de Rifai no Festuris engrandece o evento e marca o trabalho de internacionalização, consolidado ainda mais nesta 25ª edição. “É de suma importância termos a presença do secretário-geral da OMT no festival, que poderá acompanhar o trade mundial reunido para a realização de negócios na feira”,comemora.


COPA DO MUNDO DE ESQUI


Nesta última segunda-feira a cidade de Ushuaia conquistou total apoio da Federação Internacional de Esqui para a realização da Copa do Mundo de Esqui que acontecerá em Cerro Castor - Ushuaia Argentina. Ushuaia conta também com o apoio para da organização do evento por parte do Prefeito da cidade, Federico Sciurano, da Câmara Argentina de Turismo, do Presidente da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, da Aerolíneas Argentinas e do Presidente da INFUETUR.

Clique na imagem para ampliá-la

A apresentação foi feita em Berna, na Suíça, pelo ministro do Turismo da Argentina, Carlos Enrique Meyer e Presidente da Federação de Esqui e Alpinismo Argentina (FASA), Matthias Jerman. Ás 12 horas do mesmo o Município de Ushuaia e o Ministério do Turismo da Nação, deram uma recepção à delegação da Federação Internacional de Esqui. Dentro deste quadro de promoção, foi feita uma apresentação na Embaixada da Argentina em Berna, organizado pelo Ministério de Turismo da Nação. Na ocasião estavam presentes todo o trade, além de operadoras e jornalistas especializados.


 Meus grandes amigos Jorge e Margareta Uliarte, saíram de Salzburg e a partir de Zurick acompanharam o Prefeito de Ushuaia Federico e o Secretário de Turismo de Ushuaia, Daniel Leguizamón, dando total apoio. O casal é responsável pela organização do Festival Internacional de Música Clássica de Ushuaia, o festival mais austral do mundo. Jorge, que também é o regente da Orquestra Sinfônica de Moscou fez uma defesa apaixonada dos benefícios e capacidade organizacional  que Ushuaia tem para grandes eventos.

MÚSICA CLÁSSICA


Cabe lembrar que Federico foi convidado pelo Ministério do Turismo da Nação, para participar da Feira Internacional de Turismo de Madrid  -  FITUR 2013 - acompanhando o Ministro Meyer na promoção de Ushuaia e Patagônia Fantástica, bem como da cerimônia de fundação da Rede Mundial de Cidades de Magalhães que aconteceu no último dia 1º de Fevereiro em Sevilha, Espanha. Outra informação importante é a confirmação da 9ª edição do Festival de Música Clássica que acontece entre os dias 05 e 19 de Outubro, em Ushuaia, desta vez tendo como palco o primeiro hotel seis estrelas de Ushuaia, o Aracur.


CARNAVAL ELETRÔNICO

Clique na imagem para ampliá-la

Sem atabaques, pandeiros, mulatas ou sombrinhas de frevo, o carnaval eletrônico toma conta do da região Sul do país, em especial em Santa Catarina, onde o Green Valley, 2º Melhor Club do Mundo,  - que fica em Camboriu, no litoral norte do estado, - faz o maior de todos os carnavais eletrônicos de todos os tempos. Erick Morillo, Tiesto, Alesso, FatBoy Slim, Thomas Gold, e Steve Aoki no carnaval do 2º Melhor Club do Mundo. O club catarinense, com sede em Camboriú, litoral norte catarinense, já é conhecido por apresentar grandes nomes em seu palco com estrutura de som e luz sem igual na cena eletrônica nacional e com destaque internacional. Mas, para o carnaval 2013 a casa, que é a 2º Melhor do Mundo segundo a publicação britânica DJ Mag, se superou.


Clique na imagem para ampliá-la

Entre as atrações do Carnaval Green Valley 2013 estão lendárias figuras consagradas da cena eletrônica como Tiesto e FatBoy Slim. Thomas Gold e Alesso também trarão seus top hits para a programação que conta ainda com o dançante e contagiante Erick Morillo, que arrasta multidões por onde passa.  Mas a grande atração do Green Valley será exclusiva no Brasil: Steve Aoki. O Dj irreverente que já é um marco na cultura pop mundial virá ao Brasil para uma apresentação exclusiva no club catarinense, isso dias depois de pisar no tapete do Grammy, em Los Angeles, onde vai concorrer ao prêmio de “Melhor Álbum de e-music” de 2012.


VERÃO TOP MODEL

Agora é a vez de Lages escolher a sua representante no maior concurso de modelos de Santa Catarina, o Verão Top Model, projeto assinado pela RBS TV. A seletiva será nesta segunda-feira (4/2), na Boate Kalavia, no Bairro Universitário, às 14h. E pra quem não fez as inscrições no site oficial do VTM, é só chegar na hora e local da etapa, com documento de identificação. As menores de 18 anos devem levar também autorização dos pais autenticada. Podem participar meninas solteiras e sem filhos, entre 15 e 25 anos, residentes em Santa Catarina, e que não fizeram nenhum ensaio sensual fotográfico ou eletrônico. Para analisar as candidatas, uma equipe de super caça-talentos, como a produtora de moda Kenia Costa e o booker da Mega Model Bruno Bernardes. E atenção belas! Para sair na frente, confiram as dicas da produtora Carol Ramos.

Clique na imagem para ampliá-la

A produtora de moda do concurso Carol Ramos destaca: Menos é mais! Nada de roupas extravagantes, nem muito sensuais. Quanto mais natural, melhor. Dica: Jeans + regata branca + rasteira é o ideal. Vale levar um salto na bolsa, se precisar. A beleza deve seguir o conceito natural, com cabelo solto, pouca base e corretivo só para corrigir as imperfeições, sem carregar para não marcar o que não deve. Rímel, blush e um gloss de leve não podem faltar. Jamais vá com sombras coloridas, delineadores e um bocão rosa, vermelho ou laranja! Além da beleza, o júri está de olho na personalidade. Confiança e vontade de aprender são essenciais, além de estar antenada sobre a carreira das tops de sucesso e o que rola no mundo da moda.


TRANSFORMAÇÕES

Depois de selecionada, a candidata vai para a casa de luxo do VTM junto às outras finalistas, onde passam por uma semana recheada de aprendizado, provas, transformações e contato com grandes profissionais de moda, beleza, saúde e comportamento. A vencedora, que será conhecida no dia 2 de março leva um contrato de dois anos com a Mega de no mínimo R$ 50 mil em trabalhos. Vai perder?  No evento, as blogueiras da região estarão acompanhando todos os detalhes do concurso e seus bastidores, que podem ser conferidos nas redes sociais delas e do VTM. Em Lages, Ana Maria Fernandes, do Avenida Fashion está no Blog Team do projeto. O VTM tem patrocínio do Continente Park Shopping, Shopping Neumarkt Blumenau, Balneário Camboriú Shopping, Joinville Garten Shopping (todos do Grupo Westfield Almeida Junior), Phytovein – Laboratório Catarinense, Honda Satoru, Drogaria Catarinense e L’Apogée. 


GRANDES NAVIOS

O Porto de Itajaí concluiu na manhã desta última sexta-feira, 01, as operações do navio Maersk Lavras, um cargueiro com 300 metros de comprimento e 45 metros de boca (largura). Até então, a capacidade do Complexo era de receber navios de 304 metros de comprimento, porém, com 40 metros de boca. O navio atracou na margem direita, no berço operado pela APM Terminals Itajaí. A autorização da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí para que fosse realizada a atracação em caráter experimental ocorreu na semana passada, após reunião realizada entre autoridades, praticagem, empresas de rebocadores e terminais portuários. A operação realizada é resultado de uma serie de estudos, envolvendo simulações por computador e modelagem matemática, realizados por empresa especializada e avalizados pela Praticagem e Autoridade Marítima, pois demonstraram total segurança nas manobras.

Clique na imagem para ampliá-la

Para o Complexo do Itajaí a atracação de navios com maior porte físico, a exemplo do Maersk Lavras, possibilita que o armador venha a ter menor custo operacional e um ganho de capacidade no carregamento de cargas. “Isso poderá fazer com que novos serviços venham para nossa cidade”, acrescenta. O aumento do tamanho dos navios em operação é uma tendência global, que vem sendo aplicada pelas grandes empresas de navegação.

PROCON?

A Revista Exame traz uma reportagem sobre um site chamado "Reclame Aqui". A ideia é que seja um mural (ESPÉCIE DE MURO DAS LAMENTAÇÕES) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível a todos que acessarem o site. O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez. Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público. O que tem dado muito certo, já que 70% dos casos são resolvidos! E o tempo médio é de menos de uma semana, diferente do PROCON que tem a média em 120 dias.  Lá vai o site: www.reclameaqui.com.br. Eu mesmo já usei e é mais rápido o PROCON que quase ninguém respeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário