terça-feira, 28 de janeiro de 2014

VOLTA AO MUNDO Nelci Terezinha Seibel



Carnaval em Joinville

Um Carnaval com a cara de Joinville, tendo como mote “A Festa é Sua!”. A Fundação Cultural, em conjunto com a Liga das Escolas de Samba de Joinville (Lecaj), apresentou no dia 24 a programação do Carnaval 2014. Seis Escolas de Samba e seis Blocos desfilarão na Avenida Beira-Rio, no primeiro ano de disputa entre as agremiações na cidade. O investimento para as Escolas de Samba e Blocos aumentou em 64% em relação ao ano passado. A festa terá um forte apoio às atrações locais, com o intuito de valorizar quem realmente faz o Carnaval na cidade. “Tudo foi decidido em conjunto com a Liga, por pessoas que vivem e fazem o Carnaval em Joinville”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Coelho. A festa já começa no dia 8 de fevereiro, com o Esquenta das Escolas de Samba.  A partir das 15h, o Parque da Cidade vai virar uma verdadeira avenida. As escolas prometem um dia com muita alegria e festa, com o ensaio das baterias. A intenção é que as agremiações consigam arrecadar dinheiro para fortalecer ainda mais as apresentações. Já a Corte do Carnaval 2014 será conhecida no dia 21 de fevereiro. Em evento aberto ao público, a partir das 20h, no Big Bowling, quando representantes das Escolas e Blocos subirão ao palco mostrando samba no pé e muita alegria. Jurados farão a escolha do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval, que representarão a cidade durante todo o ano. Depois, no mesmo local, começa o Encontro de Pagodeiros - Edição Especial Amigos do Ney Rosa, com Samba Vibe, Di Presença e Soul Assim e vocalistas convidados. Será cobrado ingresso para quem entrar depois das 23h.

Liga de Sociedades

No dia 22 de fevereiro, a festa ficará por conta da Liga das Escolas de Samba com o Baile da Lecaj. O evento ocorrerá na Liga de Sociedades, às 20h, e aquecerá o clima de Carnaval na cidade. Para entrada, será cobrado um valor, para ajuda de custo das Escolas. No dia 28 de fevereiro, a partir das 20h, a Avenida Beira-Rio começará a receber os primeiros passos e batucadas com o desfile dos Blocos de Carnaval. Seis agremiações comandarão a festa, que se encerrará ao som do trio elétrico.  O tradicional Baile Infantil de Carnaval acontecerá no dia 1º de março, no Sesc, das 15h30 às 19h. Para entrada, basta levar um quilo de alimento não perecível. A partir das 20h, as Escolas e Blocos abrem alas na Avenida Beira-Rio. A festa se encerrará com o som do trio elétrico. No dia 2 de março, será divulgada a Escola de Samba campeã do Carnaval 2014, que se apresentará no dia 9 de março, no aniversário de Joinville.

Tombamento de imóvel em Barra Velha

Casa feita com troncos de palmitos

A Fundação Turística e Cultural de Barra Velha comemora o primeiro tombamento de imóvel histórico do município. Trata-se da Casa de Palmito, construída entre as décadas de 1930 e 1940. Há décadas existe a tentativa de tombamento da casa. Desde 1988, quando o jornal “A Notícia” enfatizou o desejo da preservação da casa e sua importância para o município, historiadores, jornalistas, pesquisadores, moradores, autoridades e visitantes se emocionaram com as histórias contadas por Erna Bisewvski e desenvolveram ações visando mostrar a importância da Casa de Palmito. Com a criação da Lei que dispõe sobre a Preservação do Patrimônio Natural e Cultural do Município de Barra Velha foi criado o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, que recebeu o aval de permissão de tombamento do poder executivo, sendo aprovado por unanimidade e o decreto já foi homologado. A Casa de Palmitos é a primeira residência do Costão, datada de 1940 a 1944, e possuía na época uma das mais belas vistas panorâmicas da praia central de Barra Velha. O mestre de obras Ananias Crispim foi o responsável pela edificação do imóvel e lixou os caules de palmito, um por um, para conseguir fixar todos na mesma posição, o que trouxe a originalidade à construção.

Salão Paranaense de Turismo

A ABAV-PR- Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná já está se preparando para realizar o Salão Paranaense de Turismo, que, este ano chegará a sua 20ª edição. Nesse sentido, também já se articula para trazer agentes de viagens do Paraná e Estados vizinhos, a fim de participarem do evento, que irá acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março, em Curitiba. A ABAV –PR prevê a vinda de cerca de 800 agentes de viagens de cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As caravanas para o Salão irão passar pelas cidades paranaenses de Foz do Iguaçu, Cascavel Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Londrina e Maringá, em Santa Catarina pelas cidades de Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí, Criciúma, Tubarão, Laguna, Garopaba, Florianópolis, Itapema,  Joinville e no Rio Grande  do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Destino Paraíba

 Os encantos do litoral da capital paraibana

O fluxo global estimado de turistas para o ‘Destino Paraíba’ em 2013 foi de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas, segundo os dados divulgados pelo Setor de Estatística da Diretoria de Economia e Fomentos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Só na capital paraibana foram 1.122.484 hóspedes em hotéis, pousadas e hostels. Esse total é 5,59% maior que em 2012, quando o estado recebeu 1.513.468 visitantes. A pesquisa mensal da PBTur confirma uma expectativa de todo o trade paraibano: a Taxa de Ocupação Hoteleira ao longo do ano passado foi em média de  70,09%, representando um aumento de 2,37%  em comparação com 2012. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, comemora esses números e afirma que “a pesquisa vem comprovar o que falávamos ao longo de todo ano passado, de que nossos hotéis estavam trabalhando com uma ocupação média excelente. Isso é resultado do nosso trabalho de divulgação em todo o país e também pela melhoria e ampliação da nossa infraestrutura hoteleira”, avaliou a executiva paraibana.

PRÊMIO TRAVELLERS’ CHOICE 2014

O Hotel Ritta Höppner recebeu oficialmente a informação dos sete prêmios na última quinta-feira. O tradicional hotel de Gramado foi escolhido pelo TripAdvisor em 1º lugar em quatro categorias: 1º colocado na Categoria Hotéis para Viajar com a Família na América do Sul, 1º colocado na Categoria Hotéis para Viajar com a Família no Brasil, 1º colocado como Melhor Hotel Sul-Americano na Categoria Hotel de Pequeno Porte e 1º colocado no Brasil na Categoria Hotel de Pequeno Porte. Ficou, ainda, entre os DEZ PRIMEIROS lugares no mundo na Categoria Hotéis para Viajar com a Família, em 2º lugar no Brasil na Categoria Romance e em 7º lugar na América do Sul na Categoria Romance.

Cama e café para a Copa



Uma das casas que oferece “cama e café” para a Copa do Mundo

As 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão sendo estimuladas pelo Ministério do Turismo a investir em hospedagens alternativas para receber os turistas nacionais e estrangeiros no período dos jogos. Entre estas está o sistema “cama e café”, oferecido geralmente em residências particulares, que fornecem ao hóspede cama para o pernoite e uma refeição na manhã seguinte, por um preço inferior ao da hotelaria convencional. Em Brasília, que sediará sete partidas já existem 325 residências cadastradas nesse sistema, e está sendo preparado um camping com capacidade para receber cerca de 450 pessoas. O Rio de Janeiro acelerou ações para receber turistas em cruzeiros e já conta com uma rede especializada de “cama e café”. Um link para divulgar a modalidade está dentro do site hospitalidade.turismo.gov.br – em que são encontradas descrições e fotos das acomodações e dos “anfitriões”. Segundo o Ministério do Turismo, a expectativa de demanda total por hospedagem para a Copa de 2014 alcança 540 mil visitantes estrangeiros e 1,86 milhão de turistas nacionais. Em relação à hotelaria convencional, uma das vantagens do sistema “cama e café” é o ambiente familiar, sem os rigores dos hotéis tradicionais. As informações são da Agência Brasil.

Adventure Sports Fair 2014

Veículo e equipamentos para viagens de férias esportivas e radicais

A 16ª edição da Adventure Sports Fair, maior evento de esportes e turismo de aventura da América Latina, está confirmada para o período de 15 a 18 de maio no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A exemplo das edições anteriores haverá atrações interativas para o público, palestras, congressos e a presença das maiores empresas do segmento. Posicionada entre as cinco maiores feiras que a cidade recebe ao longo do ano, a Adventure Fair é uma importante plataforma de lançamentos e de oportunidades para negócios. "O mercado de esportes outdoor vai ter um crescimento grande no país nos próximos anos, uma vez que as pessoas estão buscando diversificação nas modalidades", afirma Sérgio Bernardi, diretor do evento. Mais informações podem ser obtidas no site www.adventurefair.com.br.

No Arizona

O Escritório de Turismo do Arizona (AOT) acaba de lançar o site oficial em português sobre o destino. O site www.visitearizona.com.br é o caminho para informações e para conhecer mais sobre as regiões do local e as diversas atrações turísticas como o Grand Canyon, principal cartão postal do estado, as distintas entradas ao parque, tours e acomodações. Outra seção aborda diferentes tipos de viagem e mostra que o Arizona tem opções para todos os gostos, de férias mais requintadas, para os aventureiros, em família ou para casais.

Luiz Mór da TAP é  Gestor do ano

Luiz  Mór recebendo a comenda do Amadeus

A  Amadeus, parceiro tecnológico líder na indústria de viagens e turismo, entregou na última semana, 11 prêmios na Gala dos Amadeus Brighter Awards 2013, decorrida na Fundação Champalimaud em Lisboa. Cerca de 400 personalidades do turismo marcaram presença numa gala glamorosa, que reuniu plateia composta por empresários e pelos mais altos escalões da indústria do turismo, entidades do setor e do governo. Entre os 11 premiados, Luiz Mór, vice-presidente da TAP, foi distinguido como “Gestor do Ano na Aviação” pela afirmação do hub de Lisboa que tanto fortaleceu as operações da companhia no mundo. O hub de Lisboa opera em média 2.250 voos por semana onde recebe clientes de todos os destinos oferecidos pela companhia, e no aeroporto da Portela redireciona distribuindo novamente para todos o destinos na Europa, África, Estados Unidos e Brasil.

Contra exploração sexual de crianças

Dizer que quem se aproveita de crianças indefesas para suas perversões sexuais é pior que animal é pouco, porque estes se respeitam por instinto. Aliás, não precisamos dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil para fazer este tipo de estrago! É inconcebível que o Ministério do Turismo (MTur) seja obrigado a fazer campanha para amenizar esta situação, que inicia o ano da Copa do Mundo com a distribuição de 150 mil peças de material publicitário para a campanha “Proteja – não desvie o olhar”. A ação estimula a população a denunciar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes pelo telefone, o disque 100. Cartazes, folhetos e adesivos serão distribuídos em bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil. No carnaval e durante os jogos da Copa do Mundo, a campanha será reforçada. “A prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos maiores e mais urgentes desafios a serem vencidos por nossa sociedade”, disse o coordenador-geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto. De acordo com a Rede Global de Proteção às Crianças, o crescimento do turismo pode levar a índices maiores de exploração sexual de crianças. Segundo a organização, 76% das crianças exploradas sexualmente são menores de 10 anos. No Brasil ocorre principalmente nas regiões de praia, nas fronteiras estaduais e internacionais e o estado de maior número de ocorrências é o Rio de Janeiro, seguido da Bahia e de São Paulo. Os dados são do Ministério da Justiça, de 2012, quando foram registradas 18,3 mil denúncias. Uma parceria firmada entre o MTur e o Serviço Social da Indústria (SESI) já permite que jovens vítimas de exploração sexual sejam incluídos no Pronatec Copa Social, projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade. Jovens atendidos pelo projeto ViraVida, do SESI, e seus familiares podem fazer os 37 cursos oferecidos pelo Pronatec Copa Social, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha.

We Speak Fooball

Dentro das curvas de concreto da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, instalada em complexo projetado por Oscar Niemeyer, a exposição mostrará como o futebol transcende o esporte e a arte e nos mantém discutindo lances decisivos há mais de 150 anos. Imagens em alta resolução: www.talesrocha.com.br/imagens-da-exposicao-we-speak-football/. Antes mesmo do pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, João Pessoa (PB) já estará batendo um bolão. De 29 de maio a 19 de outubro deste ano, a cidade sediará a maior exposição itinerante sobre futebol já realizada sobre o esporte: We Speak Football (do inglês, “Nós Falamos Futebol”). Com entrada gratuita, tours guiados, eventos especiais, entre outros, a exposição levará os visitantes a reviverem, por meio de uma experiência interativa, os grandes momentos do passado e do presente que ainda inspiram amor, ira e muita controvérsia mundo afora, e que foram decisivos para a ascensão e glória de clubes, seleções e jogadores. Para mais informações visite: wespeakfootball.org

Museu Catavento


Antigo Palácio das Indústrias virou um dos locais mais visitados por estudantes em São Paulo

O Museu Catavento recebe 520 mil visitantes no ano e se firma como o mais visitado do estado de São Paulo, dentre os museus da Secretaria de Estado da Cultura. Próximo da marca de dois milhões de visitantes, em seus quatro anos de existência, o Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, firma-se como a atração preferida de crianças, adolescentes e adultos, na capital paulista. Instalado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade − o Palácio das Indústrias, tem cerca de oito mil metros quadrados de área e mais de 250 instalações. O  Museu Catavento é dividido em quatro seções – Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Ali, o visitante encontra instalações que podem materializar desde ideias simples, como reproduzir o chão da lua com a pisada do astronauta Neil Armstrong ou mostrar como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem, em pé. Outras bem mais complexas, como as atividades desenvolvidas na seção dedicada à nanotecnologia; do átomo ao maior planeta do Sistema Solar; do menor inseto aos maiores animais da Terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da preservação ambiental, tudo está apresentado de forma lúdica para fazer da visita uma prazerosa viagem ao mundo do conhecimento e da cultura. Veja como chegar e outras informações. Site:  www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Toyota APA Costa dos Corais

Mergulhos em piscinas naturais, observação de animais, alguns ainda ameaçados de extinção, preservação do habitat aliados à infraestrutura turística fizeram da Toyota APA Costa dos Corais um dos destinos mais procurados da região Nordeste em 2013. A APA, sigla de Área de Proteção Ambiental, está localizada em aproximadamente 413.000 hectares, entre oito municípios de Alagoas e três em Pernambuco, sendo considerada um imenso berçário da vida marinha,  com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais em risco de extinção como o mero, a tartaruga marinha e o peixe-boi. De acordo com estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Nordeste recebe 30% dos turistas do Brasil pela diversidade de atrações. O local proporciona atividades diversas e ainda permite programas culturais como visitas às construções originais do século 18. Para mais informações, visite o site: www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

MTur investe nas Serras Gaúcha e Catarinense

O Ministério do Turismo assinou um contrato no valor de R$ 1 milhão para conhecer melhor o turismo na região das serras gaúcha e catarinense. O termo permitirá a elaboração de um plano estratégico com diagnóstico e proposta operacional para o desenvolvimento da região dos parques Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral, que envolve Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O recurso é proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – e parte da política de gestão descentralizada do Ministério do Turismo para implementar ações de desenvolvimento regional. O responsável pela execução do plano será o consórcio nacional formado pelas empresas Petrochi Consultoria e Moving Consultoria, que terão até setembro para fazer o estudo de orientação para os investimentos de poder público federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada do setor. Entre os resultados que o plano deve trazer estão a análise do mercado turístico da região, perfil, gasto médio e permanência média do turista, tendências de comportamento dos visitantes, número de empregos gerados, número de estabelecimentos e capacidade, entre outros. A análise também deverá trazer linhas de produtos potenciais, como atrativos naturais ou patrimoniais pouco conhecidos, equipamentos e instalações necessárias, infraestrutura básica, serviços gerais, além de um diagnóstico estratégico e um planejamento operacional. O estudo engloba 14 municípios do Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Bom Jesus, Jaquirana, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Antonio Prado, Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi. Em Santa Catarina são os municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Lages e Urubici.

Sindicato em Bragança Paulista

Proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares de Bragança Paulista, interior de São Paulo, vão fundar nos próximos dias o primeiro sindicato patronal próprio da cidade, dos setores de hotelaria e alimentação fora do lar. A iniciativa conta com a parceria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), uma das maiores entidades sindicais patronais do país, que atende à solicitação do empresariado local. A criação do sindicato patronal dos setores hospedagem e alimentação fora do lar de Bragança Paulista é chancelada por importantes empresários dos segmentos de hotelaria e gastronomia locais, como Paschoal Luliani, proprietário do restaurante Bela Itália e presidente da Associação Sabores de Bragança, Elisa Hara, proprietária do 20 Park Hotel, José Antônio Ferreira, proprietário do restaurante Alecrim, e Enry Falbo, da Pousada e Fazenda Coronel Jacinto, entre outros.

Cerrado brasileiro

A maior estância hidrotermal do mundo está no Brasil. Localizada no estado de Goiás, a região das cidades de Caldas Novas e Rio Quente têm a maior estância e balneário hipertermal, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20  a 60 graus. A região é a segunda maior em turismo no Brasil. Na alta temporada, as cidades chegam a comportar mais de 500 mil turistas. O clima é caracterizado como tropical quente e úmido, com temperaturas que chegam, no máximo, a 35 graus. Durante quase todo o ano a estação é seca. Por muito tempo, acreditou-se que essas águas eram fruto de vulcões extintos, porém, diversos estudos apontam que o aquecimento é proveniente de um fenômeno natural chamado geotermia, resultado das características naturais da região. As águas das chuvas penetram em fissuras nas rochas e infiltram-se no solo a até 1.200 metros de profundidade. A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1ºC, devido à proximidade com o centro da Terra. A água é, então, aquecida a altas temperaturas, ganha pressão para retornar à superfície e mistura-se com o volume frio do lençol freático. Muito além de um manancial hidrotermal, a região oferece belos recantos naturais, onde é possível apreciar várias espécies da flora e fauna típicas do cerrado.  Um dos destaques da cidade é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. As caminhadas pelas trilhas, feitas na companhia de guias, conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e Paredão. O passeio pode levar de duas a três horas. Saiba como chegar e tudo sobre Caldas Novas no site da região.

Cruzeiro temático Royal Gourmet

Splendour of the Seas - sala Viking – um mundo de luxo e beleza

O Splendour of the Seas receberá dia 4 de abril a primeira edição do Royal Gourmet, cruzeiro temático que promete aguçar o apetite dos hóspedes da Royal Caribbean. O navio sairá de Santos com destino a Punta Del Este e Montevidéu, no Uruguai e Buenos Aires, na Argentina, e levará a bordo importantes chefs para uma programação especial. Alguns nomes já estão confirmados no evento, desenvolvido em parceria com a chef Mônica Rangel, que comanda a cozinha de seu restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá e fundadora do Movimento Brasil à Mesa. Dentre os que marcarão presença nesta primeira edição estão o chef Dalton Rangel, apresentador do programa Homens Gourmet do canal Fox Life e fundador da consultoria gastronômica Supergourmet em parceria com Guga Rocha, e o alemão radicado em Santa Catarina Heiko Grabolle, que com sua trajetória variada inclui passagens por restaurantes e hotéis em países como, Suíça, Itália, Espanha e Inglaterra e hoje atua no Senac Restaurante-Escola em Blumenau além de atuar como membro da Associação dos Chefs Alemães VKD. Na programação elaborada estão previstos workshops de vinho, aulas com degustação dos pratos preparados, refeições temáticas e atividades gastronômicas para a família toda, além de um jantar especial criado especialmente pelos chefs convidados. Mais informações: www.royalcaribbean.com.br/royalgourmet

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CHOCOFEST ESPERA CERCA DE 400 MIL VISITANTES EM 2014


Principal evento de Páscoa do país ocorrerá de 3 a 21 de abril


No mês de Abril a cidade de Gramado ficará mais alegre e doce. Nestes dias o município sediará o maior evento de Páscoa do Brasil, inspirado na magia lúdica e na espiritualidade da data. Mais que isso, o Chocofest tem um importante compromisso social com a população de Gramado e os visitantes que recebe em 18 dias de programação. Além de oferecer uma extensa agenda cultural, proporciona ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, focadas especialmente no público infantil. E, dessa forma, a festa chega à 19ª edição, de 3 a 21 de abril.

Clique na imagem para ampliá-la


Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest dá asas à imaginação, estimulando a criatividade da criança. O desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, realizado em quatro dias, reúne cerca de 400 figurantes, sendo 50% crianças. É um dos momentos mais fortes de interatividade dos pequenos com o mundo encantado que o evento recria em torno da data. Além destes aspectos que impactam sobre a criança, o Chocofest também tem efeito multiplicador nos municípios da região e do Estado, em razão da intensa programação cultural.

Novo site e indicação a prêmios


Nesta edição o Chocofest investiu em um novo site, todo tematizado e com todas as informações do evento distribuídas de uma forma descontraída e atrativa. Este trabalho rendeu duas indicações a prêmios internacionais para sites. Estes prêmios serão entregues a partir de votações realizadas nos sites específicos, e quem acessar o site do evento, e quiser ajudar a ganhar este prêmio, pode acessar www.csswinner.com/details/chocofest-gramado/6547 ou cssreel.com/Website/chocofest-gramado e votar.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

GRUPO VILA GALÉ NO 4º FESTURIS JPA


Rede de hotéis apresentará novidades no evento que acontece em outubro na Capital paraibana


Clique na imagem para ampliá-la

Parceiro da quarta edição do Festuris JPA – Festival do Turismo de João Pessoa, o Grupo Vila Galé, atualmente responsável pela gestão de 24 unidades hoteleiras localizadas no Brasil e em Portugal, será um dos nomes presentes no maior evento de turismo e negócios do Nordeste. Participante do festival desde a primeira edição, a gerente de vendas regional do Grupo Galé, Lilian dos Santos, explica que o evento representa uma boa visibilidade para a divulgação da rede de hotéis no mercado regional.

“É muito importante para a Vila Galé também estar presente em ações nos mercados da região Nordeste, pois é onde concentra-se a maioria dos nossos hotéis no Brasil. Clientes destes estados utilizam bastante os nossos resorts ao longo do ano e, diante desta realidade, o evento é uma boa possibilidade de nos fazermos mais presentes para os agentes de viagens do Nordeste”, destacou.

Clique na imagem para ampliá-la

Ainda de acordo com a gerente, além de divulgar os 18 hotéis de Portugal e os 06 hotéis presentes no Brasil, o Grupo irá apresentar no evento a mais nova unidade da rede: o Vila Galé Rio, que será inaugurado neste ano no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. “Será também uma grande oportunidade para apresentamos o novo restaurante da piscina no Vila Galé Eco Resort do Cabo, que dará um conforto maior para os nossos clientes e mais uma opção para disfrutar do all inclusive Vila Galé”, destacou.



Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festuris JPA vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento. Na última edição, o Festuris JPA recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



CAOS AÉREO

Alguém como cu circulou ultimamente pelos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Congonhas, Porto Alegre... Foram o caos que está. A quantidade de cubículos, puxadinhos, instrumentos por estalar, que não funcionam por instrumentos e qualquer neblina derruba o sistema todo? Isso apenas em voos normais, rotineiros. Isso sem falar na pista de pouso internacional Hercílio Luz que só tem uma esteira de devolução de bagagens. A novidade é que vai piorar, sem ser pessimista, mas apenas realista.
Atrasos e cancelamentos de voos decorrem da incompetência generalizada da Anac/Infraero e demais órgãos governamentais. Esse desrespeito para com o passageiro ganhou nome e sobrenome: “caos aéreo”.

O cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a criação de 1.973 vôos no período da Copa do Mundo. No total, as empresas aéreas solicitaram alterações ou inclusões em aproximadamente 80 mil vôos entre os dias 6 de junho e 20 de julho. Esse número representa 42% do total de vôos do País. As rotas mais solicitadas pelas companhias aéreas foram do aeroporto do Galeão (RJ) para Ezeiza (Buenos Aires), de Brasília (DF) para Guarulhos (SP), de Fortaleza (CE) para Guarulhos (SP), do Santos Dumont (RJ) para Viracopos (Campinas) e do Galeão (RJ) para o Aeroparque (Buenos Aires). A maioria das alterações ou inclusões foi solicitada pelas empresas brasileiras Azul, Gol, Avianca e TAM.


Essas criaturas estão contando com o ovo dentro ... da galinha, considerando as obras "quase" prontas e para as demais obras com ampliação de capacidade. E imbecilmente para eles, os preços das passagens devem diminuir a partir de agora. Com certeza o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, acredita em duendes.

FEMUSC
 
 
Jaraguá do Sul será palco da música erudita internacional. A troca intensa de sons e experiências inicia neste domingo (19), em Jaraguá do Sul, com a abertura do 9º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). Estudantes da África do Sul, Malásia, Polônia, Israel, Nova Zelândia e das Bahamas estarão pela primeira vez no evento, entre eles Ole Böhn, violinista norueguês, é spalla da Ópera Nacional da Noruega e também um artista com freqüentes apresentações no rádio e na televisão em todo o mundo; Richard Beene,
tagotista norte-americano, é professor e diretor da Escola de Música Colburn, em Los Angeles, uma das mais renomadas dos EUA, além de ter uma carreira ativa como solista de música de câmara e de importantes orquestras;
 
 
 Alex Klein (diretor artístico), nascido em Porto Alegre, aos 9 com forte tendência musical decide o seu instrumento preferido, oboé; daí em diante seguindo carreira; Bart Claessens, estudou trombone no Conservatório de Roterdam, onde estudou com diversos mestres como George Wiegel , Jörgen van Rijen , Pierre Volders e Ben van Dijk . Durante seus estudos , aos 19 anos, ganhou a audição para tenor/baixo trombone para a Orquestra Real Concertgebouw e o violinista Richard Roberts, norte-americano, músico desde 1982 e atualmente spalla da Orquestra Sinfônica de Montreal, além de professor da McGill Univesity, uma das instituições mais referenciadas no Canadá. 
 
FESTIVAL
 
  
O Femusc caracteriza-se como um festival-escola não competitivo, que promove durante quatorze dias a troca de experiências entre professores e alunos vindos de mais de 18 países, através de classes de estudos e mais de 200 apresentações abertas ao público. Desde sua primeira edição, o Femusc – Festival de Música de Santa Catarina vem se constituindo em um evento de suma importância na cultura brasileira, tanto na apresentação de concertos de mais alto nível artístico internacional e de classes instrumentais com grandes mestres da música, como em seu empenho social. O Femusc não poupa esforços para atrair os melhores professores, não somente pela consagração de suas carreiras como intérpretes da música e seu reconhecimento como pedagogos, mas especialmente por sua dedicação humanitária a causas educacionais e culturais em países emergentes como o Brasil. 
 
O EVENTO
 
 
Ocorre de 19 de janeiro a 1º de fevereiro em Jaraguá do Sul e duas atividades são voltadas à participação da comunidade. O Femuskinho é uma colônia de férias oferece 100 vagas para crianças entre 6 e 12. Mesmo sem necessidade de qualquer experiência musical, elas participam de aulas de flauta-doce, coral e de instrumentos de cordas. Ao lado do envolvimento musical, são planejadas gincanas e atividades de recreação e lazer, além dos participantes se integrarem à programação do Femusc no Zoológico Musical e Concerto para Famílias, e de um concerto de encerramento. Outra atividade é o Femusc Jovem, que objetiva a continuidade do ensino de música para adolescentes que já participaram do Femuskinho ou em edições interiores deste programa, ou que já estudam algum instrumento musical em escolas ou outros projetos de ensino musical. São oferecidas 100 vagas para jovens de 12 a 17 anos que participarão de classes de composição e leitura musical, classes de instrumentos e formação de orquestra. Os alunos também integrarão a programação oficial do Femusc participando do Zoológico Musical e de recitais.
mais informações pelo site: www.femusc.com.br. 
 
CERETUR OPERADORA OFICIAL
 
 
A operadora tem pacotes para o FEMUSC. De 31/01/2014 a 02/02/2014 saída de Florianópolis. Considerado o passeio mais lindo feito todo ano pela CERETUR, este ano de 2014 sairá de Florianópolis na quinta-feira dia 31/01 para rica programação em Jaraguá do Sul. O passeio tem em sua programação duas noites de apresentações no SCAR – GRANDE TEATRO de Grandes Consertos com lugares reservados na área Vip. Passeio com almoço incluído, na Rota das Cachoeiras em Curupá. Passeio na Rota Alemã com café colonial da melhor qualidade. Duas noites de hospedagem no Hotel Mercure Jaraguá. Guia credenciado durante os passeios. Transporte de ida e volta Florianópolis/Jaraguá. Seguro viagem da Vital Card. Reservas: marketingceretur@gmail.com.

 
 
REUNIÃO ABAV
 
 
Ely Ribeiro da Silveira, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens de Santa Catarina, reuniu-se com o presidente nacional da entidade, Antonio Azevedo. Em pauta as iniciativas a serem adotadas para este ano e o apoio das ABAVs estaduais a um dos eventos mais importantes  do trade denominado Abav Expo Internacional de Turismo. A 42ª edição, será realizada no Anhembi, entre os dias 24 e 28 de setembro. 
 
 
Outro assunto discutido girou em torno da reunião com todos os presidentes das Abasvs estaduais, em Curitiba. A cidade  receberá o Salão Paranaense de Turismo, entre 13 e 15 de março. Mais tarde, Ely Ribeiro da Silveira visitou Constantino Karacostas - Abav SP, que confirmou presença na reunião dos presidentes, na Capital paranaense. Fotos da confrade Regina Lemos. 

ESCOLINHA GUGA
 
O ano começa com novidades na Escolinha Guga que amplia a partir de janeiro o número de unidades em operação. A nova Escolinha Guga chega à Bahia, para atuar em Salvador. Essa será a primeira unidade a funcionar em sistema de franquia. A Escolinha Guga baiana terá como endereço a Associação Cultural e Esportiva Braskem (ACEB), e o início das aulas está previsto para a primeira semana de fevereiro. Especializada no ensino do tênis para crianças de 5 a 10 anos, a Escolinha Guga se baseia na trajetória vitoriosa do tricampeão de Roland Garros para ampliar a base de praticantes do esporte. O conceito adotado pela metodologia da Escolinha determina que as crianças aprendam a jogar tênis de forma lúdica, através de brincadeiras e atividades que estimulem o aprimoramento técnico dos pequenos atletas.
 
Para atender adequadamente as diferentes faixas etárias, os alunos são classificados em três grupos de cores. A turma vermelha agrupa crianças de 5 a 6 anos, a laranja alunos de 7 a 8 anos e a verde de 9 a 10 anos. Cada turma trabalha com materiais adaptados, com peso e dimensão apropriados para a idade dos alunos. Antes de receber os primeiros alunos, cada unidade da Escolinha Guga passa por um processo de capacitação. Em Salvador, a primeira rodada de treinamento para os professores está acontecendo nesta semana, e amanhã (dia 17) a unidade recebe as crianças interessadas nas aulas experimentais. “Encontramos na Bahia profissionais alinhados com os nossos princípios e valores, além do fato da academia ter tradição em Salvador”, explica Antônio Hammes, gestor da Escolinha Guga que revela também o plano de expansão para o próximo ano. “Estamos trabalhando fortemente no estado do Paraná e São Paulo”, revela. Atualmente a Escolinha Guga está presente nas cidades de Florianópolis, Criciúma, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Recife e agora em Salvador.
 
JOIAPOF 2014
 
Que a Região das Hortênsias recebe uns dos principais eventos corporativos do país, e vê neste mercado infinitas possibilidades de crescimento, tanto turístico quanto econômico, isto não é novidade para ninguém, e com os Jogos de Integração dos Aposentados da Polícia Federal (JOIAPOF), que ocorrerá em Canela, de 9 a 13 de Abril, e será organizado pela empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos. Conhecido em todo o Brasil, o JOIAPOF trará para o Rio Grande do Sul e Canela, mais de 1.200 participantes, oriundos de todos os Estados brasileiros, além de familiares e do público simpatizante ao evento. Segundo a organização, a cidade foi escolhida por ser uma referência internacional em grandes eventos. Empresa organizadora, juntamente com representantes do evento e da prefeitura de Canela definiram detalhes em reunião na última semana.
 
 
O JOIAPOF é um projeto formado a partir da criação da Associação dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul – APOFESUL, criada em setembro de 1978 e que tem como grande objetivo a união e integração da categoria de policiais do RS. Buscando sempre a valorização do policial, a entidade promove um grande encontro entre os funcionários da Polícia Federal. Utilizando-se do esporte como fonte geradora para este intercâmbio. Através do espírito esportivo, promove-se união, amizade e visibilidade da Polícia Federal entre as entidades regionais. Este evento conta com o apoio da APOFESUL, ANSEF (Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal), além é claro, da própria polícia federal. Este evento possui o formato de uma olímpiada. São seis dias de competições, divididas em diversas modalidades esportivas. Durante o evento, acontecem atividades complementares, como: o acendimento da pira olímpica, solenidade de abertura, shows musicais, homenagens,  e a divulgação da próxima cidade que irá sediar o evento.

O melhor Bistrôt de Canela 
 
MODALIDADES E PARTICIPANTES
 
Durante o evento, são disputadas competições em diversas modalidades, como: sinuca, futebol society, natação 100 metros livres, natação 4x4, atletismo, tênis de mesa, tênis de quadra, bocha, tiro e Xadrez. Os participantes, que contabilizam em torno de 1.200 pessoas, vem de todos os estados brasileiros, e por isso, torna-se um evento tão importante para a cidade sede, que neste caso é Canela. 
 
SOLIDARIEDADE
 
 
Na sexta-feira dia 17 de Janeiro às 12h,  numa parceria do Serrano Resort e do Sport Club Internacional, que está hospedado no hotel para  a terceira pré-temporada do clube na Serra Gaúcha, serão  entregues quatro camisetas assinadas pelos jogadores,  as  seguintes instituições gramadenses: Lar Maria de Nazaré, Pastoral do Menor e do Adolescente, Liga Feminina de Combate ao Câncer , Instituto do Câncer Infantil.
 
 
O objetivo , é doar as camisetas para que as instituições possam promover, eventos, rifas e sorteios para arrecadar fundos,  que possam contribuir com as ações sociais desenvolvidas pelas mesmas. " E a forma que encontramos de dividir  com a comunidade a estadia do clube no Serrano , em Gramado"  afirma Carlos Marín Gerente Geral do resort.
 
FESTURIS JPA
 
 
A Capital paraibana já tem data para sediar a quarta edição do Festuris JPA - Festival de Turismo de João Pessoa. Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festuris JPA vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento.
 
 
Para o diretor Comercial do evento, Cláudio J.S. Júnior, a expectativa para a quarta edição do Festival é especificar o público alvo ainda mais. “Esperamos receber realmente os maiores e melhores agentes e empresas do setor nacional e internacionalmente”, adiantou. Entre os parceiros do Festuris JPA, estão ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado a Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e de importantes cidades do interior paraibano. Todos se unem para promover e integrar o setor turístico e oferecer novos produtos ao mercado nordestino, reunindo profissionais, empresas e entidades governamentais e de classe da ampla cadeira produtiva do turismo.
 
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
 
 
Focada na capacitação profissional e na geração de negócios em toda a cadeia produtiva do trade turístico paraibano, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) incentiva o crescimento do Festival. “É uma oportunidade de bons negócios, pois além do contato com operadoras, agentes de viagens, companhias aéreas e imprensa especializada, gerando negócios e fluxo turístico, dará mais visibilidade ao ‘Destino Paraíba’”, avalia a presidente Ruth Avelino.  Para o secretário de Turismo da Prefeitura de João Pessoa, Beto Brunet, esta é um oportunidade ímpar em que, ao mesmo tempo que empresários mostram seus equipamentos do segmento, todos podem conhecer in loco o destino João Pessoa. Como secretário, eu aposto e apoio”, afirmou Brunet.
 
VISIBILIDADE INTERNACIONAL
 
 
A aproximação do Consulado Norte-americano com o Nordeste, em especial João Pessoa, deve ser trabalhado com a presença do Visit USA em participação no evento. “O serviço comercial está vendo a possibilidade de expandir o Visit USA a mais uma cidade no Brasil, no futuro. A realização do Visit USA no Nordeste seria um merecido estímulo para as empresas do ramo que se dedicam a levar turistas brasileiros aos EUA. À medida em que o Festival de Turismo for crescendo, João Pessoa seria um forte candidato para receber um pavilhão do Visit USA no futuro”, disse o primeiro cônsul comercial dos Estados Unidos para o Nordeste, Eric Olson. De acordo com Eric Olson, Festuris JPA seria uma oportunidade de aumentar ainda mais a visibilidade dos Estados Unidos como o local ideal para aqueles que procuram um destino que oferece um pouco de tudo: compras, turismo de aventura, cultura, monumentos, parques nacionais, belezas naturais. “Enfim, bem parecido com o Brasil”, disse.
 
CRUZEIROS EM BELÉM
 
Carimbó, cheiro do Pará, fitas que simbolizam o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o carisma contagiante dos paraenses são alguns dos atrativos reservados para os turistas franceses que desembarcaram em Belém na manhã desta última quinta-feira, dia 15. Os visitantes chegaram a bordo do navio MS Club MED2. O receptivo foi realizado pela empresa Amazon Star Turismo, com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Prefeitura de Belém, através da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e OS Pará 2000, que gerencia alguns dos espaços a serem visitados pelos turistas, a exemplo da Estação das Docas e Mangal das Garças. 
 
 
Segundo Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur, faz parte da  temporada 2013/2014 de navios que passam pelo Pará, que começou em outubro, às vésperas do Círio de Nazaré e termina em agosto deste ano. Ariane adianta que a temporada somará 18 mil turistas com a passagem por Belém e Santarém, na região turística do Tapajó, de 33 navios. No próximo dia 20 é a vez do  Silver Spirit, da Inglaterra, com 540 turistas.  O receptivo fica por conta da Amazon Icoming Sérvice, com apoio institucional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e demais parceiros. Na temporada 2011/2012 o Pará recebeu 68 navios e um total de 46.464 turistas, dos quais 18.300 passaram por Belém e 24.164 por Santarém. Na 2012/2013 foram 44 navios que somaram cerca de 30 mil turistas.
 
SELO VERDE
 
Falando nisso, a Câmara dos Deputados analisa proposta que cria o "Selo Verde Preservação da Amazônia" para produtos oriundos da Zona Franca de Manaus e de zonas de processamento de exportação e áreas de livre comércio localizadas na Amazônia Legal. O texto em tramitação é o Projeto de Lei 5760/13, de autoria do Senado. Pela proposta, deverão ser considerados os seguintes critérios para concessão do selo: geração de empregos na Amazônia Legal que diminuam a exploração predatória da floresta e o desmatamento;
conformidade do produto com as normas e padrões exigidos pela legislação ambiental; reduzido impacto ambiental do produto durante o seu ciclo de vida; utilização de meio de transporte pouco impactante e que ofereça menores riscos ao meio ambiente e à saúde humana; boa durabilidade do produto;possibilidade de reuso ou reciclagem do produto e de sua embalagem; e destinação adequada dos resíduos gerados, com a previsão de recolhimento pós-consumo, se for o caso.
 
 
Já os órgãos ou entidades responsáveis pela concessão do selo estarão autorizados a cobrar taxa de serviço para essa concessão. Também poderão firmar convênio ou contrato com órgãos técnicos para estabelecer pontos como definição das classes de produtos passíveis de obtenção do selo, da metodologia de avaliação e dos prazos de concessão. O projeto considera como integrantes da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e parte do Maranhão a oeste do Meridiano 44°. A proposta será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PERNAMBUCO
 
Em 2013, segundo a Infraero, o Estado apresentou um crescimento de 3,5% no desembarque de passageiros nacionais e internacionais. Trata-se de um aumento significativo quando comparado aos demais destinos da Região Nordeste, que registraram queda na movimentação: Salvador (-11,80%), Fortaleza (-1,76%) e Natal (-14,27%). Pernambuco recebeu em 2013 mais de cinco milhões de visitantes. Os resultados refletem o trabalho realizado na estruturação e promoção turística efetuado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O fluxo de turistas em Pernambuco continua crescendo a uma média de 7% ao ano. “Pernambuco é o estado nordestino com o maior e melhor crescimento. Registramos também um aumento de 9% no número de leitos no Estado. Até a Copa teremos mais 1,7 mil leitos em novos hotéis e ampliações”, pontuou o presidente da Empetur, André Correia. 


Em 2013, foram realizadas 85 ações no Brasil e no mundo. Entre os investimentos em promoção turística, destaca-se a Semana de Pernambuco em Nova York. Cem profissionais de operadoras de viagem e companhias aéreas foram capacitados. Houve ainda show com o cantor André Rio, apresentações com os bonecos gigantes e a participação no Brazilian Day. Outra ação estratégica foi o Workshop Pernambuco é só chegar, composto por apresentação do destino, rodada de negócios e show cultural. Foram visitadas 16 cidades no Brasil e no exterior (Panamá, Estados Unidos e Portugal). O projeto atingiu 3.850 profissionais. A Setur firmou ainda parceria com as principais operadoras do país, como a CVC, a Flytour e a Visual Turismo. Por fim, a Campanha Mais Noronha e o Natal de Gravatá repetiram o sucesso e superaram as expectativas. Em 2013, o desembarque de passageiros no arquipélago foi 6,7% maior que no ano anterior. Enquanto isso, a terceira edição do espetáculo no Agreste pernambucano atraiu 110 mil pessoas para conferir “A Festa de Reis” no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Para este ano, uma boa notícia é que a campanha Mais Noronha com preços mais acessíveis na baixa temporada está confirmada com início em abril.
ESTRUTURAÇÃO
 
 
A evolução do turismo passa também pela estruturação da atividade. Para facilitar a elaboração de roteiros pelos próprios visitantes, a Empetur lançou ano passado os guias Pernambuco de 1 a 8 dias, disponível também na versão Braille; o Rota da Fé e o Rota Rural. O material é oferecido gratuitamente nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s), que receberam 5.208 pessoas em 2013. Em 2014, os turistas poderão contar com a ajuda de novos guias impressos. Ainda este mês será lançado o Rota da Confecção. Outros dois estão previstos para o ano: Rota das Cidades Serranas e do Vale do São Francisco. Ainda como parte da estruturação do turismo, está o projeto Taxista Amigo do Turista. Cerca de 1.000 taxistas receberam ano passado tablets com mais de três mil pontos catalogados com atrativos, meios de hospedagem, opções de entretenimento e informações úteis. 
 
ACESSIBILIDADE
 
É outra marca que a Empetur tem estimulado. O premiado projeto Praia Sem Barreiras nasceu em 2013 e disponibiliza esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido em Fernando de Noronha, na praia do Sueste, em Boa Viagem, no Recife, em Porto de Galinhas e Bairro Novo, em Olinda. Capacitações em meios de hospedagem, bares e restaurantes também contribuem para o atendimento a este público. Em 2014, deverá ser implementado em outros destinos. Estão sendo realizados estudos de viabilidade em Tamandaré, Paulista, além de Petrolina e Petrolândia. Além disso, serão adquiridas novas cadeiras de acesso ao mar. “Pretendemos ampliar e levar o projeto para o Sertão. O Instituto Oceanário, importante parceiro que analisa as condições de banho, apresentará um relatório de viabilidade em cada local”, afirma André Correia.
 
R$ 83,7 MILHÕES
 
 
O turismo é uma atividade estratégica para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Só em 2013 foram investidos R$ 43,7 milhões em obras e projetos estruturadores do Litoral ao Sertão de Pernambuco. A imagem de Pernambuco está cada vez mais forte, o que pode ser comprovado pelos prêmios nacionais e internacionais recebidos. Para 2014, está previsto um investimento de R$ 83,7 milhões em 28 ações. Entre as próximas obras, a implantação e pavimentação da rodovia de acesso a Muro Alto, em Ipojuca, é prioritária assim como a sinalização turística para a Copa nos municípios do Recife, Olinda e São Lourenço da Mata. O viaduto da PE-60, no Cabo de Santo Agostinho, é outra novidade que contribuirá para o tráfego de automóveis no Litoral Sul. No Agreste, o Parque de Gravatá será um complexo de lazer e turismo com cultura, esporte e entretenimento para todas as idades.