segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



CAOS AÉREO

Alguém como cu circulou ultimamente pelos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Congonhas, Porto Alegre... Foram o caos que está. A quantidade de cubículos, puxadinhos, instrumentos por estalar, que não funcionam por instrumentos e qualquer neblina derruba o sistema todo? Isso apenas em voos normais, rotineiros. Isso sem falar na pista de pouso internacional Hercílio Luz que só tem uma esteira de devolução de bagagens. A novidade é que vai piorar, sem ser pessimista, mas apenas realista.
Atrasos e cancelamentos de voos decorrem da incompetência generalizada da Anac/Infraero e demais órgãos governamentais. Esse desrespeito para com o passageiro ganhou nome e sobrenome: “caos aéreo”.

O cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a criação de 1.973 vôos no período da Copa do Mundo. No total, as empresas aéreas solicitaram alterações ou inclusões em aproximadamente 80 mil vôos entre os dias 6 de junho e 20 de julho. Esse número representa 42% do total de vôos do País. As rotas mais solicitadas pelas companhias aéreas foram do aeroporto do Galeão (RJ) para Ezeiza (Buenos Aires), de Brasília (DF) para Guarulhos (SP), de Fortaleza (CE) para Guarulhos (SP), do Santos Dumont (RJ) para Viracopos (Campinas) e do Galeão (RJ) para o Aeroparque (Buenos Aires). A maioria das alterações ou inclusões foi solicitada pelas empresas brasileiras Azul, Gol, Avianca e TAM.


Essas criaturas estão contando com o ovo dentro ... da galinha, considerando as obras "quase" prontas e para as demais obras com ampliação de capacidade. E imbecilmente para eles, os preços das passagens devem diminuir a partir de agora. Com certeza o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, acredita em duendes.

FEMUSC
 
 
Jaraguá do Sul será palco da música erudita internacional. A troca intensa de sons e experiências inicia neste domingo (19), em Jaraguá do Sul, com a abertura do 9º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). Estudantes da África do Sul, Malásia, Polônia, Israel, Nova Zelândia e das Bahamas estarão pela primeira vez no evento, entre eles Ole Böhn, violinista norueguês, é spalla da Ópera Nacional da Noruega e também um artista com freqüentes apresentações no rádio e na televisão em todo o mundo; Richard Beene,
tagotista norte-americano, é professor e diretor da Escola de Música Colburn, em Los Angeles, uma das mais renomadas dos EUA, além de ter uma carreira ativa como solista de música de câmara e de importantes orquestras;
 
 
 Alex Klein (diretor artístico), nascido em Porto Alegre, aos 9 com forte tendência musical decide o seu instrumento preferido, oboé; daí em diante seguindo carreira; Bart Claessens, estudou trombone no Conservatório de Roterdam, onde estudou com diversos mestres como George Wiegel , Jörgen van Rijen , Pierre Volders e Ben van Dijk . Durante seus estudos , aos 19 anos, ganhou a audição para tenor/baixo trombone para a Orquestra Real Concertgebouw e o violinista Richard Roberts, norte-americano, músico desde 1982 e atualmente spalla da Orquestra Sinfônica de Montreal, além de professor da McGill Univesity, uma das instituições mais referenciadas no Canadá. 
 
FESTIVAL
 
  
O Femusc caracteriza-se como um festival-escola não competitivo, que promove durante quatorze dias a troca de experiências entre professores e alunos vindos de mais de 18 países, através de classes de estudos e mais de 200 apresentações abertas ao público. Desde sua primeira edição, o Femusc – Festival de Música de Santa Catarina vem se constituindo em um evento de suma importância na cultura brasileira, tanto na apresentação de concertos de mais alto nível artístico internacional e de classes instrumentais com grandes mestres da música, como em seu empenho social. O Femusc não poupa esforços para atrair os melhores professores, não somente pela consagração de suas carreiras como intérpretes da música e seu reconhecimento como pedagogos, mas especialmente por sua dedicação humanitária a causas educacionais e culturais em países emergentes como o Brasil. 
 
O EVENTO
 
 
Ocorre de 19 de janeiro a 1º de fevereiro em Jaraguá do Sul e duas atividades são voltadas à participação da comunidade. O Femuskinho é uma colônia de férias oferece 100 vagas para crianças entre 6 e 12. Mesmo sem necessidade de qualquer experiência musical, elas participam de aulas de flauta-doce, coral e de instrumentos de cordas. Ao lado do envolvimento musical, são planejadas gincanas e atividades de recreação e lazer, além dos participantes se integrarem à programação do Femusc no Zoológico Musical e Concerto para Famílias, e de um concerto de encerramento. Outra atividade é o Femusc Jovem, que objetiva a continuidade do ensino de música para adolescentes que já participaram do Femuskinho ou em edições interiores deste programa, ou que já estudam algum instrumento musical em escolas ou outros projetos de ensino musical. São oferecidas 100 vagas para jovens de 12 a 17 anos que participarão de classes de composição e leitura musical, classes de instrumentos e formação de orquestra. Os alunos também integrarão a programação oficial do Femusc participando do Zoológico Musical e de recitais.
mais informações pelo site: www.femusc.com.br. 
 
CERETUR OPERADORA OFICIAL
 
 
A operadora tem pacotes para o FEMUSC. De 31/01/2014 a 02/02/2014 saída de Florianópolis. Considerado o passeio mais lindo feito todo ano pela CERETUR, este ano de 2014 sairá de Florianópolis na quinta-feira dia 31/01 para rica programação em Jaraguá do Sul. O passeio tem em sua programação duas noites de apresentações no SCAR – GRANDE TEATRO de Grandes Consertos com lugares reservados na área Vip. Passeio com almoço incluído, na Rota das Cachoeiras em Curupá. Passeio na Rota Alemã com café colonial da melhor qualidade. Duas noites de hospedagem no Hotel Mercure Jaraguá. Guia credenciado durante os passeios. Transporte de ida e volta Florianópolis/Jaraguá. Seguro viagem da Vital Card. Reservas: marketingceretur@gmail.com.

 
 
REUNIÃO ABAV
 
 
Ely Ribeiro da Silveira, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens de Santa Catarina, reuniu-se com o presidente nacional da entidade, Antonio Azevedo. Em pauta as iniciativas a serem adotadas para este ano e o apoio das ABAVs estaduais a um dos eventos mais importantes  do trade denominado Abav Expo Internacional de Turismo. A 42ª edição, será realizada no Anhembi, entre os dias 24 e 28 de setembro. 
 
 
Outro assunto discutido girou em torno da reunião com todos os presidentes das Abasvs estaduais, em Curitiba. A cidade  receberá o Salão Paranaense de Turismo, entre 13 e 15 de março. Mais tarde, Ely Ribeiro da Silveira visitou Constantino Karacostas - Abav SP, que confirmou presença na reunião dos presidentes, na Capital paranaense. Fotos da confrade Regina Lemos. 

ESCOLINHA GUGA
 
O ano começa com novidades na Escolinha Guga que amplia a partir de janeiro o número de unidades em operação. A nova Escolinha Guga chega à Bahia, para atuar em Salvador. Essa será a primeira unidade a funcionar em sistema de franquia. A Escolinha Guga baiana terá como endereço a Associação Cultural e Esportiva Braskem (ACEB), e o início das aulas está previsto para a primeira semana de fevereiro. Especializada no ensino do tênis para crianças de 5 a 10 anos, a Escolinha Guga se baseia na trajetória vitoriosa do tricampeão de Roland Garros para ampliar a base de praticantes do esporte. O conceito adotado pela metodologia da Escolinha determina que as crianças aprendam a jogar tênis de forma lúdica, através de brincadeiras e atividades que estimulem o aprimoramento técnico dos pequenos atletas.
 
Para atender adequadamente as diferentes faixas etárias, os alunos são classificados em três grupos de cores. A turma vermelha agrupa crianças de 5 a 6 anos, a laranja alunos de 7 a 8 anos e a verde de 9 a 10 anos. Cada turma trabalha com materiais adaptados, com peso e dimensão apropriados para a idade dos alunos. Antes de receber os primeiros alunos, cada unidade da Escolinha Guga passa por um processo de capacitação. Em Salvador, a primeira rodada de treinamento para os professores está acontecendo nesta semana, e amanhã (dia 17) a unidade recebe as crianças interessadas nas aulas experimentais. “Encontramos na Bahia profissionais alinhados com os nossos princípios e valores, além do fato da academia ter tradição em Salvador”, explica Antônio Hammes, gestor da Escolinha Guga que revela também o plano de expansão para o próximo ano. “Estamos trabalhando fortemente no estado do Paraná e São Paulo”, revela. Atualmente a Escolinha Guga está presente nas cidades de Florianópolis, Criciúma, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Recife e agora em Salvador.
 
JOIAPOF 2014
 
Que a Região das Hortênsias recebe uns dos principais eventos corporativos do país, e vê neste mercado infinitas possibilidades de crescimento, tanto turístico quanto econômico, isto não é novidade para ninguém, e com os Jogos de Integração dos Aposentados da Polícia Federal (JOIAPOF), que ocorrerá em Canela, de 9 a 13 de Abril, e será organizado pela empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos. Conhecido em todo o Brasil, o JOIAPOF trará para o Rio Grande do Sul e Canela, mais de 1.200 participantes, oriundos de todos os Estados brasileiros, além de familiares e do público simpatizante ao evento. Segundo a organização, a cidade foi escolhida por ser uma referência internacional em grandes eventos. Empresa organizadora, juntamente com representantes do evento e da prefeitura de Canela definiram detalhes em reunião na última semana.
 
 
O JOIAPOF é um projeto formado a partir da criação da Associação dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul – APOFESUL, criada em setembro de 1978 e que tem como grande objetivo a união e integração da categoria de policiais do RS. Buscando sempre a valorização do policial, a entidade promove um grande encontro entre os funcionários da Polícia Federal. Utilizando-se do esporte como fonte geradora para este intercâmbio. Através do espírito esportivo, promove-se união, amizade e visibilidade da Polícia Federal entre as entidades regionais. Este evento conta com o apoio da APOFESUL, ANSEF (Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal), além é claro, da própria polícia federal. Este evento possui o formato de uma olímpiada. São seis dias de competições, divididas em diversas modalidades esportivas. Durante o evento, acontecem atividades complementares, como: o acendimento da pira olímpica, solenidade de abertura, shows musicais, homenagens,  e a divulgação da próxima cidade que irá sediar o evento.

O melhor Bistrôt de Canela 
 
MODALIDADES E PARTICIPANTES
 
Durante o evento, são disputadas competições em diversas modalidades, como: sinuca, futebol society, natação 100 metros livres, natação 4x4, atletismo, tênis de mesa, tênis de quadra, bocha, tiro e Xadrez. Os participantes, que contabilizam em torno de 1.200 pessoas, vem de todos os estados brasileiros, e por isso, torna-se um evento tão importante para a cidade sede, que neste caso é Canela. 
 
SOLIDARIEDADE
 
 
Na sexta-feira dia 17 de Janeiro às 12h,  numa parceria do Serrano Resort e do Sport Club Internacional, que está hospedado no hotel para  a terceira pré-temporada do clube na Serra Gaúcha, serão  entregues quatro camisetas assinadas pelos jogadores,  as  seguintes instituições gramadenses: Lar Maria de Nazaré, Pastoral do Menor e do Adolescente, Liga Feminina de Combate ao Câncer , Instituto do Câncer Infantil.
 
 
O objetivo , é doar as camisetas para que as instituições possam promover, eventos, rifas e sorteios para arrecadar fundos,  que possam contribuir com as ações sociais desenvolvidas pelas mesmas. " E a forma que encontramos de dividir  com a comunidade a estadia do clube no Serrano , em Gramado"  afirma Carlos Marín Gerente Geral do resort.
 
FESTURIS JPA
 
 
A Capital paraibana já tem data para sediar a quarta edição do Festuris JPA - Festival de Turismo de João Pessoa. Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festuris JPA vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento.
 
 
Para o diretor Comercial do evento, Cláudio J.S. Júnior, a expectativa para a quarta edição do Festival é especificar o público alvo ainda mais. “Esperamos receber realmente os maiores e melhores agentes e empresas do setor nacional e internacionalmente”, adiantou. Entre os parceiros do Festuris JPA, estão ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado a Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e de importantes cidades do interior paraibano. Todos se unem para promover e integrar o setor turístico e oferecer novos produtos ao mercado nordestino, reunindo profissionais, empresas e entidades governamentais e de classe da ampla cadeira produtiva do turismo.
 
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
 
 
Focada na capacitação profissional e na geração de negócios em toda a cadeia produtiva do trade turístico paraibano, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) incentiva o crescimento do Festival. “É uma oportunidade de bons negócios, pois além do contato com operadoras, agentes de viagens, companhias aéreas e imprensa especializada, gerando negócios e fluxo turístico, dará mais visibilidade ao ‘Destino Paraíba’”, avalia a presidente Ruth Avelino.  Para o secretário de Turismo da Prefeitura de João Pessoa, Beto Brunet, esta é um oportunidade ímpar em que, ao mesmo tempo que empresários mostram seus equipamentos do segmento, todos podem conhecer in loco o destino João Pessoa. Como secretário, eu aposto e apoio”, afirmou Brunet.
 
VISIBILIDADE INTERNACIONAL
 
 
A aproximação do Consulado Norte-americano com o Nordeste, em especial João Pessoa, deve ser trabalhado com a presença do Visit USA em participação no evento. “O serviço comercial está vendo a possibilidade de expandir o Visit USA a mais uma cidade no Brasil, no futuro. A realização do Visit USA no Nordeste seria um merecido estímulo para as empresas do ramo que se dedicam a levar turistas brasileiros aos EUA. À medida em que o Festival de Turismo for crescendo, João Pessoa seria um forte candidato para receber um pavilhão do Visit USA no futuro”, disse o primeiro cônsul comercial dos Estados Unidos para o Nordeste, Eric Olson. De acordo com Eric Olson, Festuris JPA seria uma oportunidade de aumentar ainda mais a visibilidade dos Estados Unidos como o local ideal para aqueles que procuram um destino que oferece um pouco de tudo: compras, turismo de aventura, cultura, monumentos, parques nacionais, belezas naturais. “Enfim, bem parecido com o Brasil”, disse.
 
CRUZEIROS EM BELÉM
 
Carimbó, cheiro do Pará, fitas que simbolizam o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o carisma contagiante dos paraenses são alguns dos atrativos reservados para os turistas franceses que desembarcaram em Belém na manhã desta última quinta-feira, dia 15. Os visitantes chegaram a bordo do navio MS Club MED2. O receptivo foi realizado pela empresa Amazon Star Turismo, com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Prefeitura de Belém, através da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e OS Pará 2000, que gerencia alguns dos espaços a serem visitados pelos turistas, a exemplo da Estação das Docas e Mangal das Garças. 
 
 
Segundo Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur, faz parte da  temporada 2013/2014 de navios que passam pelo Pará, que começou em outubro, às vésperas do Círio de Nazaré e termina em agosto deste ano. Ariane adianta que a temporada somará 18 mil turistas com a passagem por Belém e Santarém, na região turística do Tapajó, de 33 navios. No próximo dia 20 é a vez do  Silver Spirit, da Inglaterra, com 540 turistas.  O receptivo fica por conta da Amazon Icoming Sérvice, com apoio institucional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e demais parceiros. Na temporada 2011/2012 o Pará recebeu 68 navios e um total de 46.464 turistas, dos quais 18.300 passaram por Belém e 24.164 por Santarém. Na 2012/2013 foram 44 navios que somaram cerca de 30 mil turistas.
 
SELO VERDE
 
Falando nisso, a Câmara dos Deputados analisa proposta que cria o "Selo Verde Preservação da Amazônia" para produtos oriundos da Zona Franca de Manaus e de zonas de processamento de exportação e áreas de livre comércio localizadas na Amazônia Legal. O texto em tramitação é o Projeto de Lei 5760/13, de autoria do Senado. Pela proposta, deverão ser considerados os seguintes critérios para concessão do selo: geração de empregos na Amazônia Legal que diminuam a exploração predatória da floresta e o desmatamento;
conformidade do produto com as normas e padrões exigidos pela legislação ambiental; reduzido impacto ambiental do produto durante o seu ciclo de vida; utilização de meio de transporte pouco impactante e que ofereça menores riscos ao meio ambiente e à saúde humana; boa durabilidade do produto;possibilidade de reuso ou reciclagem do produto e de sua embalagem; e destinação adequada dos resíduos gerados, com a previsão de recolhimento pós-consumo, se for o caso.
 
 
Já os órgãos ou entidades responsáveis pela concessão do selo estarão autorizados a cobrar taxa de serviço para essa concessão. Também poderão firmar convênio ou contrato com órgãos técnicos para estabelecer pontos como definição das classes de produtos passíveis de obtenção do selo, da metodologia de avaliação e dos prazos de concessão. O projeto considera como integrantes da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e parte do Maranhão a oeste do Meridiano 44°. A proposta será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PERNAMBUCO
 
Em 2013, segundo a Infraero, o Estado apresentou um crescimento de 3,5% no desembarque de passageiros nacionais e internacionais. Trata-se de um aumento significativo quando comparado aos demais destinos da Região Nordeste, que registraram queda na movimentação: Salvador (-11,80%), Fortaleza (-1,76%) e Natal (-14,27%). Pernambuco recebeu em 2013 mais de cinco milhões de visitantes. Os resultados refletem o trabalho realizado na estruturação e promoção turística efetuado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O fluxo de turistas em Pernambuco continua crescendo a uma média de 7% ao ano. “Pernambuco é o estado nordestino com o maior e melhor crescimento. Registramos também um aumento de 9% no número de leitos no Estado. Até a Copa teremos mais 1,7 mil leitos em novos hotéis e ampliações”, pontuou o presidente da Empetur, André Correia. 


Em 2013, foram realizadas 85 ações no Brasil e no mundo. Entre os investimentos em promoção turística, destaca-se a Semana de Pernambuco em Nova York. Cem profissionais de operadoras de viagem e companhias aéreas foram capacitados. Houve ainda show com o cantor André Rio, apresentações com os bonecos gigantes e a participação no Brazilian Day. Outra ação estratégica foi o Workshop Pernambuco é só chegar, composto por apresentação do destino, rodada de negócios e show cultural. Foram visitadas 16 cidades no Brasil e no exterior (Panamá, Estados Unidos e Portugal). O projeto atingiu 3.850 profissionais. A Setur firmou ainda parceria com as principais operadoras do país, como a CVC, a Flytour e a Visual Turismo. Por fim, a Campanha Mais Noronha e o Natal de Gravatá repetiram o sucesso e superaram as expectativas. Em 2013, o desembarque de passageiros no arquipélago foi 6,7% maior que no ano anterior. Enquanto isso, a terceira edição do espetáculo no Agreste pernambucano atraiu 110 mil pessoas para conferir “A Festa de Reis” no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Para este ano, uma boa notícia é que a campanha Mais Noronha com preços mais acessíveis na baixa temporada está confirmada com início em abril.
ESTRUTURAÇÃO
 
 
A evolução do turismo passa também pela estruturação da atividade. Para facilitar a elaboração de roteiros pelos próprios visitantes, a Empetur lançou ano passado os guias Pernambuco de 1 a 8 dias, disponível também na versão Braille; o Rota da Fé e o Rota Rural. O material é oferecido gratuitamente nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s), que receberam 5.208 pessoas em 2013. Em 2014, os turistas poderão contar com a ajuda de novos guias impressos. Ainda este mês será lançado o Rota da Confecção. Outros dois estão previstos para o ano: Rota das Cidades Serranas e do Vale do São Francisco. Ainda como parte da estruturação do turismo, está o projeto Taxista Amigo do Turista. Cerca de 1.000 taxistas receberam ano passado tablets com mais de três mil pontos catalogados com atrativos, meios de hospedagem, opções de entretenimento e informações úteis. 
 
ACESSIBILIDADE
 
É outra marca que a Empetur tem estimulado. O premiado projeto Praia Sem Barreiras nasceu em 2013 e disponibiliza esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido em Fernando de Noronha, na praia do Sueste, em Boa Viagem, no Recife, em Porto de Galinhas e Bairro Novo, em Olinda. Capacitações em meios de hospedagem, bares e restaurantes também contribuem para o atendimento a este público. Em 2014, deverá ser implementado em outros destinos. Estão sendo realizados estudos de viabilidade em Tamandaré, Paulista, além de Petrolina e Petrolândia. Além disso, serão adquiridas novas cadeiras de acesso ao mar. “Pretendemos ampliar e levar o projeto para o Sertão. O Instituto Oceanário, importante parceiro que analisa as condições de banho, apresentará um relatório de viabilidade em cada local”, afirma André Correia.
 
R$ 83,7 MILHÕES
 
 
O turismo é uma atividade estratégica para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Só em 2013 foram investidos R$ 43,7 milhões em obras e projetos estruturadores do Litoral ao Sertão de Pernambuco. A imagem de Pernambuco está cada vez mais forte, o que pode ser comprovado pelos prêmios nacionais e internacionais recebidos. Para 2014, está previsto um investimento de R$ 83,7 milhões em 28 ações. Entre as próximas obras, a implantação e pavimentação da rodovia de acesso a Muro Alto, em Ipojuca, é prioritária assim como a sinalização turística para a Copa nos municípios do Recife, Olinda e São Lourenço da Mata. O viaduto da PE-60, no Cabo de Santo Agostinho, é outra novidade que contribuirá para o tráfego de automóveis no Litoral Sul. No Agreste, o Parque de Gravatá será um complexo de lazer e turismo com cultura, esporte e entretenimento para todas as idades.


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