terça-feira, 11 de março de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



VERÃO SEM PRAIA?
Verão sem sem praia ? Quanto êxito pode ter uma região sem praia? Tema abordado por Litman, com a presença de Karin Luize de Carvalho Manager Brazil Germany Brazilian Tourism Board representative, Debbie Feldman - Global Markrt Director,Turismo Chile, Jom Krausser DERTOUR Diretor Caribean, Latin America/Indian Ocean/Wedding Travel,DER Marcket, Cristian Lizana,Diretora Regional Central and Eastern Europe LATAM Airline Group, tendo como moderador Andreas Gross, Presidente da ARGE Lateinamerika.
Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca e executivo do Grupo Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, as próprias custas e sem apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, fez a grande diferença no ITB Berlim, a maior feira de negócios de turismo do mundo. Mais de 10 mil companhias expositoras e organizações de mais de 180 países apresentam-se nos 26 salões do Berlin Exhibition Grounds. O México, país parceiro da ITB Berlim, organizou a cerimônia de abertura do evento. 
Enrique Litman, um dos palestrantes e debatedores, que mostrou as belezas da nossa paradisíaca Praia do Rosa, informa que fica mais do que claro que a maior feira de viagens é um relevante indicador econômico que espelha com precisão os avanços da indústria. Índia, Ásia e os países árabes, cuja indústria do turismo está crescendo, são largamente representados na ITB Berlin, assim como os Estados da Alemanha e demais países europeus, dentre os quais a Espanha, Eslováquia, República Tcheca e Romênia. Da América Latina, o Caribe estará presente, pela primeira vez, bem como o Haiti. O salão dedicado a treinamento e emprego no turismo, está completamente lotado. mais de 25 países apresentam viagens para jovens, viagens de aventura e turismo responsável, alguns dos quais estão se apresentando pela primeira vez na feira. 

SALÃO DE TURISMO

banner-home-20SPT
Enrique Litman  já embarcou para o Brasil e chegando aqui segue a Curitiba para o 20º Salão Paranaense de Turismo que acontece entre os dias 13 e 15 de março no Expo Unimed Curitiba, na capital do Paraná, evento este promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Consolidado como uma das principais vitrines do turismo no Brasil e no Mercosul, e que reúne agentes de viagens e profissionais do trade na Capital paranaense, durante dois dias consecutivos, apresentando uma programação completa: feira de negócios, atualização profissional, networking e eventos sociais paralelos. 
O Salão recebe profissionais do setor de diversos estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros, além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Mais de 2,5 mil pessoas visitam anualmente os corredores da feira e conferem as últimas novidades do turismo de redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor. Em paralelo com o Salão, acontece a Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que em 2014 chegará a sua 10ª edição. Organizada originalmente pela antiga Secretaria de Estado do Turismo e atualmente coordenada pela Paraná Turismo, a Mostra é um verdadeiro tour pelos atrativos das dez regiões turísticas do Paraná, apresentando roteiros de turismo religioso, gastronômico, de aventura, históricos, entre muitos outros que o estado oferece.
HOPITALIDADE
Esta edição também receberá pela segunda vez consecutiva como evento paralelo o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, iniciativa da ABIH-PR, visando a discussão e informação do trade turístico em geral e profissionais da hotelaria sobre assuntos diversos e relevantes. A Arena Abrasel é uma verdadeira oportunidade para os profissionais do Turismo apreciarem a culinária dos chefes do Estado. O formato atrativo do Salão e o profissionalismo da ABAV-PR permitem a promoção de negócios e consolidação de antigas parcerias entre agentes de viagens e expositores; divulga o Paraná como destino turístico, por meio da Mostra de Regiões Turísticas; evidencia os participantes do evento, por meio da divulgação nacional do evento; além de promover reencontros entre profissionais e amigos.
TURISMO REGIONAL
A integração e o planejamento de ações conjuntas entre municípios, com foco no desenvolvimento do turismo regional, são as diretrizes para investimentos por parte do Ministério do Turismo. A orientação foi apresentada pelo diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, em reunião realizada nesta última quinta-feira. A convite da Instância de Governança do Norte de Santa Catarina – Região Turística Caminho dos Príncipes, Michreff esteve em Joinville para falar sobre as ações do Governo Federal com foco na Copa, dar orientações sobre captação de recursos e perspectivas de investimento.O encontro foi prestigiado e teve a presença de municípios pertencentes ao Caminho dos Príncipes, como Garuva, Campo Alegre, Corupá, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. 
O trade turístico de Joinville também participou efetivamente, representado pelo Núcleo de Turismo da Ajorpeme, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Fundação Turística de Joinville, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Univille, além de entidades regionais como a Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, ABAV-SC (Associação Brasileira das Agências de Viagem), SDR de Joinville (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional), Câmara de Vereadores de Joinville, e profissionais atuantes na área de turismo e eventos. Uma das principais dúvidas apresentadas pelos participantes da reunião, referia-se às formas de captação de recursos. Nesse sentido, Tufi Michreff ressaltou que o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, tem total interesse em investir em projetos que visem o desenvolvimento turístico. No entanto, os projetos devem contemplar ações regionais, com a integração de diversos municípios, a fim de promover diferentes produtos turísticos.
  
"O Ministério do Turismo procura atuar em projetos que deem maior retorno regional, priorizando o desenvolvimento turístico. O que acontece, muitas vezes, é que a busca de recursos acontece de forma isolada, para ações como asfaltamento de trechos restritos", exemplificou Michreff. Segundo ele, o mesmo princípio vale para ações pertinentes à Copa do Mundo: "Uma das ações que o Ministério do Turismo pode viabilizar durante o período do mundial, é a visita de jornalistas que estão cobrindo o evento nas cidades-sede, como Curitiba, por exemplo, para conhecer as belezas e atrações de diferentes municípios da região". Outro ponto abordado pelo diretor da Embratur, foi a necessidade de infraestrutura para bem receber os visitantes. "O turismo, hoje, está mais ligado à infraestrutura do que a outros fatores. Não adianta vender um produto turístico, onde não há infraestrutura adequada".
Durante o encontro, o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, entregou a Tufi Michreff cópias de dois projetos que já estão protocolados junto ao Ministério do Turismo. Um deles, contempla a revitalização do Sambaqui Guaíra e, o outro, destaca a Festa das Flores como ferramenta para a promoção de Joinville como destino turístico. "Este encontro, que reuniu pessoas diretamente comprometidas com o turismo, foi de grande importância para aproximar Joinville e os demais municípios da região, ao Ministério do Turismo. Vamos buscar a integração e desenvolver novos projetos que devem beneficiar a nossa cidade, a nossa região e o nosso Estado", concluiu Esbiteskoski.   

CHOCOFEST
Na foto Foto Capitão Mauricio, acompanhado do engenheiro Luiz Paulo, receberam Eduardo Zorzanello e Vânia Oliveira / Sabrina Santos
O comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, capitão Maurício Ferro Corrêa, recebeu o projeto com laudo prévio de segurança envolvendo toda a programação e as ações do Chocofest – Páscoa em Gramado. Segundo o diretor do evento, Eduardo Zorzanello, a empresa organizadora anualmente busca apresentar o trabalho preventivo aos bombeiros, deixando evidente a preocupação com o bem-estar dos visitantes. “Estamos diante de fatores novos, que têm exigido muito mais atenção em questões que envolvem prevenção contra incêndios, acidentes, acidentes elétricos e tumultos, adotando o máximo de medidas possível”, diz Zorzanello, que entregou o projeto acompanhado da assessora administrativa do Chocofest, Vânia Oliveira, e do engenheiro Luiz Paulo da Cunha Fraga. A melhoria na mobilidade urbana, espalhando um pouco mais a decoração por mais ruas da cidade facilitará o trabalho das equipes de segurança e saúde em qualquer acontecimento no evento. Os bombeiros gramadenses já estão fazendo uma avaliação completa do plano preventivo da organização do evento.
SAÍDA DE DÓLARES
Apesar dos pesares, taxas e tudo mais, é muito mais fácil, melhor e mais barato passar as férias no exterior e comparar de tudo e com qualidade e garantia do que aqui no Brasil. Mais uma vez tivemos um déficit de 2,12 bilhões de dólares em fevereiro, recorde para o mês, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. É o pior resultado para fevereiro desde o início da série histórica em 1994. Vale lembrar que fevereiro de 2014 teve apenas 22 dias úteis. No acumulado do primeiro bimestre de 2014, o saldo ficou negativo em 6,18 bilhões de dólares, também o pior resultado para um primeiro bimestre. 
CENTRO DE ATENDIMENTO
A partir desta segunda-feira (10), os turistas que visitam Pernambuco passam a contar com mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Nesta data, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), entrega o CAT do Shopping Recife, em Boa Viagem. O atendimento no CAT será feito por dois atendentes bilíngues da Empetur e Prefeitura do Recife, todos os dias, no horário de funcionamento do shopping. No local, os visitantes podem encontrar toda a folheteria informativa, guias e mapas do Estado. Atualmente, existem sete CATs em Pernambuco: Aeroportos do Recife e de Petrolina; Terminal Integrado de Passageiros (TIP); Praça do Carmo em Olinda; Pracinha de Boa Viagem; Shopping RioMar, Casa da Cultura.


VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel




No último sábado, dia 8 foi inaugurado aos joinvilenses e turistas uma importante opção de lazer e contemplação na área central da cidade, junto ao Morro do Boa Vista – o Parque Zoobotânico, que ficará aberto para visitação de terça a domingo, das 9 às 17h30 horas com entrada gratuita.  O novo parque conta com acessibilidade em todos os ambientes, duas pontes na trilha rústica, espaço de contemplação com palco, arquibancada, quiosques e barracas, circuito de caminhada, academia de ginástica ao ar livre, novas guaritas e espaço para exposições.

Cuidados com os animais

Sydnei Diniz, biólogo responsável pelos animais, lembra que os visitantes devem obedecer algumas regras para assegurar o bem-estar e a segurança. Ele reforça que é expressamente proibido alimentar os animais, tocá-los ou tocar em seus recintos. “São animais frágeis, que dependem de cuidados especiais e, acima de tudo, merecem sempre nosso respeito e consideração”, reforça o biólogo. Também é proibida a entrada com animais de estimação (cães, gatos, aves e etc), bebidas alcoólicas, bem como utilizar instrumentos musicais e equipamentos sonoros.

Turismo regional é o foco 

A integração e o planejamento de ações conjuntas entre municípios, com foco no desenvolvimento do turismo regional, são as diretrizes para investimentos por parte do Ministério do Turismo. A orientação foi apresentada pelo diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, em reunião realizada nesta quinta-feira (6/3). A convite da Instância de Governança do Norte de Santa Catarina – Região Turística Caminho dos Príncipes, Michreff esteve em Joinville para falar sobre as ações do Governo Federal com foco na Copa, dar orientações sobre captação de recursos e perspectivas de investimento. Na oportunidade, o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, entregou a Tufi Michreff cópias de dois projetos que já estão protocolados no Ministério do Turismo. Um deles contempla a revitalização do Sambaqui Guaíra e o outro destaca a Festa das Flores como evento para a promoção de Joinville como destino turístico. "Este encontro, que reuniu pessoas diretamente comprometidas com o turismo, foi de grande importância para aproximar Joinville e os demais municípios da região, ao Ministério do Turismo. Vamos buscar a integração e desenvolver novos projetos que devem beneficiar a nossa cidade, a nossa região e o nosso Estado", concluiu Esbiteskoski. O encontro foi prestigiado por representantes de todas as instituições de Joinville e de Santa Catarina. 

Captação de recursos

Uma das principais dúvidas apresentadas pelos participantes da reunião refere-se às formas de captação de recursos. Tufi Michreff ressaltou que o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, tem total interesse em investir em projetos que visem ao desenvolvimento turístico. No entanto, os projetos devem contemplar ações regionais, com a integração de diversos municípios, a fim de promover diferentes produtos turísticos. "O Ministério do Turismo procura atuar em projetos que deem maior retorno regional, priorizando o desenvolvimento turístico. Como exemplo Tuffi cita que "uma das ações que o Ministério do Turismo pode viabilizar durante o período da Copa é a visita de jornalistas que estão cobrindo o evento nas cidades-sede, como Curitiba, para conhecer as atrações de diferentes municípios da região". Outro ponto abordado pelo diretor da Embratur foi a necessidade de infraestrutura para bem receber os visitantes. "O turismo, hoje, está mais ligado à infraestrutura do que a outros fatores. Não adianta vender um produto turístico, onde não há infraestrutura adequada", enfatizou.

Gestão de Negócios do Turismo   

A Católica de Santa Catarina, campus Joinville conta com a Pós-Graduação em Gestão de Negócios do Turismo, que surge como uma excelente oportunidade para quem está interessado em se qualificar para o mercado de turismo. São inúmeras as possibilidades para os profissionais que desejam se transformar em gestores de empreendimentos como hotéis, restaurantes, centros de eventos e até mesmo atuarem no poder público. A Pós-Graduação em Gestão de Negócios do Turismo contará com um corpo docente especializado no assunto, com larga experiência nos setores de atuação e possibilitará ao aluno, desenvolver o pensamento estratégico para o planejamento, a gestão e o marketing dos diferentes negócios do turismo como eventos, hotelaria, alimentos e bebidas e até mesmo a gestão do turismo público. Saiba mais pelos telefones 47) 3145-9718 ou (47) 3043-5200 ou em http://www.catolicasc.org.br/index.php.

Academia Joinvilense de Letras

Na última sexta-feira, às 19h30 aconteceu a solenidade de reativação da Academia Joinvilense de Letras (AJL), na Casa da Cultura, como parte da programação do aniversário de 163 anos de Joinville, uma homenagem da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura Municipal de Joinville. Após mais de 20 anos sem atividades, a entidade formalizou a volta aos trabalhos, em assembleia realizada em outubro do ano passado. Além da homenagem, a Academia fez a posse de dois novos membros, a historiadora Raquel Thiago e o jornalista Herculano Vicenzi. A AJL tem como objetivo preservar a literatura joinvilense, além de valorizar o trabalho de escritores de Joinville e região. O último registro da entidade foi em 1980. A nova AJL tem com presidente o doutor e advogado Carlos Adauto Vieira.
   
28º ENCATHO 

De 2 a 4 de abril, a Associação Brasileira da Industria de Hotéis realizará a 28ª edição do ENCATHO – Encontro Catarinense de Hoteleiros e o 26ª Exprotel – Feira de Produtos para Hotéis. Será no CentroSul, em Florianópolis. Todas as informações estão no site www.encatho.com.br”, onde também podem ser feitas as inscrições gratuitas. 

sexta-feira, 7 de março de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



ABAV-SC
 
 
A ABAV-SC, tem feito, costumeiramente a lição de casa da melhor maneira possível. Mesmo a FIFA não solicitando que fosse realizado o receptivo dos jornalistas, como nunca é feito em nenhum dos lugares onde ocorrem os eventos, à Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina fez bonito e recebeu da melhor maneira os jornalistas visitantes do mundo todo, pois Floripa está acima de tudo, durante o Team Workshop. Mesmo sem as condições básicas, devido às dificuldades de obter informações da FIFA, o Trade Turístico de Florianópolis, trabalhou muito junto com a Secretaria de Turismo da Capital, deu uma demonstração de força, união, maturidade e conseguiu apresentar uma excelente recepção, entregando um ótimo material de divulgação do Estado, promovendo um finíssimo coquetel em Jurerê Internacional e impressionado os jornalistas visitantes. 
 
Ely Ribeiro, presidente da ABAV-SC, junto com os dirigentes da Fifa e o Secretário de Turismo de Santa Catarina, Valdir Walendowsky
 
Não se pode negar que a divulgação de Florianópolis não acabou junto com o evento. A Comissão Organizadora do Team Workshop (COL) e a FIFA citaram esse evento como referência dos já realizados sobre a COPA DO MUNDO no Brasil. Os resultados em rede nacional de televisão foram de mais de 90 reportagens, todas citando a Capital positivamente. Na internet e na mídia impressa o número ultrapassou com folga três mil publicações. Na mídia internacional houve publicações citando ou apresentando Florianópolis em mais de 50 países.
 
 
MINISTRO DO TURISMO
 
 
Enquanto isso, segundo o jornal O Gobo, externando o que é luta feroz pelo poder em Brasília: “Candidato a substituir o ministro Gastão Vieira (Turismo), o secretário de Políticas de Turismo da pasta, Vinicius Lummertz, foi excluído de comitiva que viajou até Lençóis (MA), pelo programa Parques da Copa. Determinado, após arrumar uma carona para participar, ele foi informado que sua presença não era bem vinda”. Pois é amigo Vinícius, sentindo na pele o que é a politicalha podre do PT.
 
DESTINOS & ROTEIROS INTEGRADOS
 
A CERETUR OPERADORA RECEPTIVA no Sul do Brasil começa 2014 com grandes mudanças e projetos. Passando por uma consultoria com a empresa Consulturismo, a CERETUR e sua equipe planejam um grande ano em 2014. “Nossa meta é ser “A MELHOR” e para isto estamos sempre procurando melhorar nosso atendimento.” Especializada em roteiros exclusivos a CERETUR dedica-se, ainda mais neste ano, em atender grupos de todos os segmentos, lançando uma grande promoção para operadores e agentes de viagem. 
 
 
O Operador ou o Agente de viagem que fechar um pacote completo, para grupo com mínimo de 30 pessoas pagantes, receberá o convite para o VIII ENCONTRO DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS e para o Famtour, totalizando oito dias de passeios pelo Estado de Santa Catarina, com tudo free, inclusive passagem aérea de ida e volta de qualquer capital do Brasil/Florianópolis. Consulte a CERETUR, traga seu grupo a Santa Catarina e ganhe oito dias de passeio mais as passagens aéreas, tudo free para você se divertir muito. A promoção começa agora em fevereiro/2014 e acaba em 01/10/2014. O evento VIII ENCONTRO DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS este ano de 2014, terá seu início em Florianópolis dia 30/10 e acabará com famtour dia 06/11 em Gramado no Rio Grande do Sul, quando inicia o Festival de Turismo de Gramando.
 
DESAFIO DE CICLISMO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Vencer os 24,6 quilômetros da Serra do Rio do Rastro, estrada eleita recentemente a mais espetacular do mundo. Esse é o desafio imposto à ciclistas de todas as partes do mundo, de estrada ou mountain bike. A prova vai acontecer no próximo dia 8 de março, com largada no município de Lauro Müller, às 15h30min, no Centro da cidade. A chegada será no Mirante da Serra, em Bom Jardim da Serra. De acordo com o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo – FCC, João Carlos de Andrade, a federação organiza os últimos detalhes para realização da competição. “O Desafio da Serra do Rio do Rastro tem atraído cada vez mais participantes, de todas as regiões do país. Tivemos uma mudança apenas no horário da largada, devido às condições de luminosidade que a Serra nos oferece”, explica.
 
 
A Serra do Rio do Rastro está com todo trecho de iluminação desligado. Portanto, a saída ficou confirmada para as 15h30min no Centro de Lauro Müller. “É uma questão de segurança dos atletas. Mas o brilho do evento não irá perder”, garante Andrade. As inscrições para a prova encerraram na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro. Segundo a lista divulgada no site da federação, mais de 500 atletas se inscreveram para o desafio, inclusive ciclistas de outros países. Os organizadores alertam que não serão aceitas inscrições e nem pagamento de inscrições no dia da prova. Serão premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria. Haverá também medalha de participação para todos os competidores. Em função da prova, a Serra do Rio do Rastro vai ser fechada para o trânsito entre 15h00min e 17h00min no dia 8 de março.
 
 
VIAGENS CORPORATIVAS
 
Infinity Blue Resort & Spa
 
Turismo de eventos e negócios no Brasil tem sido um segmento rentável para o setor. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp) registrou um crescimento de 12% nos principais segmentos da indústria de viagens em 2013. Segundo o levantamento, apenas o setor hoteleiro nacional foi responsável por uma movimentação superior a R$ 2,4 bilhões, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Mesmo em ano de Copa do Mundo, há previsões de incremento ou de que os números se estabilizem em relação a 2013. Afinal, já que o país é o sétimo destino internacional de eventos, a Copa pode ser considerada uma nova oportunidade para divulgar aos turistas estrangeiros e reforçar aos nacionais o potencial das regiões para receber eventos diversos.
 
 
Como o turista de negócios é um público mais exigente e qualificado, busca por praticidades e comodidades além de atendimento e equipamentos de qualidade é preciso estar constantemente investindo para atraí-los. Muitos, dependendo da quantidade de dias hospedados, aproveitam as horas livres para conhecer os atrativos da região. Resorts esperam manter os altos índices de ocupação no setor de eventos e negócios.  No ano passado os resorts tiveram ocupação recorde segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) com uma taxa de ocupação ao redor dos 60% chegando a uma elevação de 9% nas receitas. Somente o setor de eventos dobrou de 2008 para 2013 e a expectativa para 2014 é manter a taxa de ocupação e aumentar as receitas em 6%. “O segmento corporativo para eventos foi o que registrou a melhor performance. Queremos aumentar mais a sua participação no resultado geral do setor”, diz o presidente da Resorts Brasil Daniel Guijarro.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Copa do Mundo para os resorts não é vista como uma ameaça já que algumas delegações devem ficar hospedadas durante o período dos jogos. Cerca de quinze resorts associados à entidade são candidatos a receber seleções. Para os que estão longe das cidades sedes a expectativa é manter ou expandir os bons resultados do ano anterior. “Vamos investir em mais ações para o segmento de eventos, e ampliar as parcerias e campanhas dedicadas ao agente de viagem. Pretendemos realizar workshops e iniciativas de capacitação em outros centros, inclusive durante a BNT”, declara o diretor executivo da Resorts Brasil Ricardo Domingues. “Queremos mostrar o que já fizemos com o lazer: que o resort é um lugar de excelência para eventos”, complementa. Durante a 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que irá acontecer durante os dias 23 e 24 de maio no parque Beto Carrero World em Santa Catarina serão apresentados entre os mais de 400 expositores opções de produtos e serviços voltados ao turismo de evento.
 
ITB-BERLIN
 
 
A Praia do Rosa (SC) vai figurar entre os destinos brasileiros apresentados ao mercado internacional de Turismo durante ITB-Berlin. O tradicional evento é voltado a realização de negócios e a troca de informações do setor e acontece em Berlim, Alemanha, até o próximo dia 09 de março. A baía catarinense será representada por Enrique Litman, associado à ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa e presidente do Instituto Baleia Franca (IBF). Na ITB-Berlin estarão representantes de destinos internacionais de turismo, operadoras, sistemas de reserva, transportadoras, hotéis e demais fornecedores que integram a cadeia do turismo. O evento é uma ótima oportunidade para divulgar a Praia do Rosa (SC), única integrante brasileira do Clube das  Baías Mais Belas do Mundo. 
 
 
A ONG francesa, que conta com a chancela da UNESCO, em síntese valoriza as belezas locais, o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente. Durante a ITB-Belin, Enrique Litman, que também é vice-presidente da ONG para as Américas, participará de encontros de trabalho do Clube quando haverá avaliação do congresso da ONG, ocorrido em Camboja, Vietnã, no final do ano passado, os preparativos para o próximo congresso mundial programado para 2015 e pautas de trabalho ordinárias do grupo. Saiba mais sobre as atividades da ACIM/Praia do Rosa em www.praiadorosa.imb.br para ver a programação ITB-Belin www.itb-berlin.de/en/.
 
LIXO MARINHO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Sem qualquer apoio e com os olhos voltados para o futuro, o Instituro Baleia Franca segue em frente com a hercúlea tarefa voluntária de fazer seu seu trabalho de responsabilidade social, educação ambiental e pesquiSa. Crianças da comunidade e turistas, com o apoio da instituição, confeccionaram máscaras de carnaval com o tema Baleia e em seguida seguiram até a praia com o objetivo de alertar o público sobre a preservação do meio ambiente e a concientização de não jogar o lixo na praia, principalmente o lixo marinho. Com o auxílio de máscaras, realizaram um mergulho superficial e constataram a cruel realidade da quantidqde de lixo desde bitucas de cigarro, canudos a atas de alumínio. Após começamos com o reconhecimento do fundo mar, onde trabalharam junto a todos usando o principal tema: " Pertence ou não ao fundo marinho?" 
 
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Um dos eventos mais tradicionais do mês de março na capital catarinense está completando 20 anos. Realizado nas comemorações do aniversário do município, o concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis já está recebendo inscrições de profissionais, estudantes e apaixonados pela arte de fotografar. Os interessados podem se cadastrar até o dia 14 de março no Estúdio Vita Produções, na Rua Felipe Schmidt 706, loja 6, no Centro. Promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, nos dias 22 e 23 de março, a vigésima edição do concurso será realizada em novo endereço na região central da cidade. A largada dos participantes está marcada para o sábado (22), às 12 horas, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, e o encerramento ocorrerá no domingo (23), às 18 horas, no mesmo local – ocasião em que as imagens registradas serão devolvidas em CD ou filme. O evento é gratuito.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em 2014, o concurso vai distribuir cerca de R$ 20mil em prêmios aos participantes que apresentarem as melhores imagens sobre o tema “Para além do que se vê”. Os candidatos acima de 18 anos podem se inscrever nas modalidades filme e digital, enquanto que a faixa etária de 6 a 17 anos pode concorrer na modalidade infantojuvenil. O regulamento, a ficha de inscrição e demais formulários estão disponíveis no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura da Capital (http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
 
 
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas t, odas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres. E pra não passar em branco, o meu restaurante preferido no Campeche durante o almoço deste sábado brindará a todas com uma dupla tocando chorinho e sambinhas. Isso sem contar com aquele feijoada especial de todos os sábado. Imperdível. 
 
CRIANÇAS & ADULTOS
 
Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, o concurso fotográfico de Florianópolis é um dos mais antigos do Brasil. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade e contribuindo para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município. Em 2013, 239 fotógrafos concorreram nas categorias acima de 18 anos e 21 participantes concluíram os temas propostos para a faixa etária de 6 a 15 anos. Em dois dias de atividades, o concurso registrou 2.994 imagens da cidade. 
 
INSCRIÇÕES
 
Moradores da Grande Florianópolis interessados em participar do concurso devem fazer a inscrição até 14 de março no Estúdio Vita, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 12 horas no sábado, para retirar o material de participação. No ato da inscrição, o candidato vai receber gratuitamente um CD-R ou rolo de filme (12 poses, colorido), previamente numerado conforme a modalidade escolhida. Para facilitar a participação de fotógrafos de outros municípios catarinenses e também de outros estados do Brasil, tendo em vista a grande procura por parte desse público, foi aberta a pré-inscrição pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com. Entretanto, o candidato deve confirmar a participação no dia da largada (22), até as 10 horas, retirando o CD ou filme e entregando a documentação exigida.
 
LARGADA E ENCERRAMENTO
 
Limitada a 450 participantes, a vigésima edição do concurso fotográfico terá duração de 30 horas. Todos os temas serão anunciados de uma única vez, na largada, às 12 horas de sábado (22) e, a partir daí, os candidatos inscritos nas modalidades acima de 18 anos devem registrar imagens referentes a 12 temas. Na categoria infantojuvenil serão exigidas apenas seis fotografias, uma por tema, com uso de máquinas digitais, tablets ou celulares. A maratona de fotos encerra no domingo (23), às 18 horas. A 20ª edição da maratona fotográfica vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios para os autores dos melhores conjuntos de fotos. Na modalidade filme, a premiação é de R$ 3,5mil (1º lugar) e R$ 2,5mil (2º lugar), enquanto que na modalidade digital varia de R$ 1mil a R$ 2,5 mil de acordo com a categoria de participação e a classificação obtida – primeiro ou segundo lugar. Além disso, haverá premiação de R$ 300 para os autores das 20 melhores fotografias selecionadas individualmente pela comissão julgadora entre as imagens concorrentes nas modalidades filme e digital.
 
AVENTURA
 
 
Ambientada na primeira metade dos anos 1990, o projeto Siga em Frente começa a ser produzido neste final de semana. A história narra a vida de duas jovens numa aventura a partir do interior com destino ao litoral em que a paisagem expressa o sentimento das personagens. Siga em frente é uma criação de Marina Watson-Wood, responsável também pela direção de produção, e Viviane Mayumi, pela direção de arte, ambas formadas em cinema pela UFSC. Elas constroem a narrativa a partir de um story board fotografado para contar a aventura das personagens, que são fascinadas por filmes de viagem. A ficção vai ser apresentada ao público em abril ou maio em dois formatos. O primeiro é um catálogo com as fotografias das cenas em forma de fotonovela junto com um CD com a trilha sonora. E o segundo, uma instalação com dois automóveis dos anos 1970/90, num ambiente dos antigos autocines e com projeção da narrativa num telão. 
 
 
Em Siga em frente, Duda e Laura são amigas desde a infância e embora tenham personalidades diferentes, acalentam o sonho em comum de viver uma aventura, até que partem a bordo de um fusca munidas de uma câmera fotográfica, um mapa e um lista de pontos chaves que elas necessitam para viver um filme-de-estrada. Na empreitada, o que mais importa é a aventura do que o ponto de chegada, mas a viagem tem uma nuance perigosa. Duda tem um coração frágil e toma remédios. Quando parte em viagem, decide também se libertar dos medicamentos, mas esconde isso de Laura. Contemplado na categoria de artes visuais pelo Prêmio Elisabete Anderle, do Governo do Estado, a narrativa não possui diálogos e será fotografada ao longo de nove dias em Florianópolis, Palhoça e São Bonifácio. A direção de fotografia é de Danilo Fernandes Rossi e a trilha de Vinícius Ferreira e Leonardo Aquino.
 
 
FESTURIS JPA
 
 
O Grupo Catalão Serhs é o mais novo integrante da lista de expositores do ramo hoteleiro que estarão presentes na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de negócios e turismo do Nordeste. O Festival acontece em outubro, na Capital paraibana, onde o grupo divulgará seus dois hotéis localizados no Rio Grande do Norte, o Serhs Natal Grand Hotel, instalado na capital potiguar, e o Serhs Villas da Pipa Hotel, localizado na praia da Pipa, no litoral sul do Estado.Segundo a diretora de vendas do Grupo Serhs, Adriana Ferreira, como o mercado do Nordeste prestigia bastante os hotéis do Grupo, o Festival do Turismo de João Pessoa é um evento com enorme potencial de gerar cada vez mais resultados. "Com o crescimento da feira, esperamos uma quantidade significativa de agentes e operadores de turismo de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, mercados trabalhados frequentemente pelos nossos gerentes de conta", explicou. Para o público do evento, o Grupo Serhs divulga em seu estande atrativos sobre o resort cinco estrelas localizado em Natal, que dispõe de parque aquático, bares, restaurantes e salas para eventos, além do hotel do Grupo na Praia da Pipa, inspirado nas vilas existentes na Ilhas Baleares, na Espanha.
 
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo de JPA vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer. Na última edição, o Festival recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.
IBEROSTAR
Clique na imagem para ampliá-la
 
Falando nisso, já que o que de melhor em turismo no Brasil estará na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, a Iberostar Hotels & Resorts, divisão hoteleira do Grupo Iberostar, que conta atualmente com mais de 100 hotéis em 16 países, incluindo o Brasil, também será um dos expositores presentes. “É sempre importante estarmos presentes em eventos deste porte para continuarmos com o trabalho de divulgação na região a respeito dos nossos estabelecimentos no Brasil”, comentou o diretor comercial e de Marketing do Iberostar Brasil, Orlando Giglio. Aos agentes e operadores de viagens presentes no evento, o Grupo apresentará os resorts Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte, localizados no Litoral Norte da Bahia, e o navio Iberostar Grand Amazon, que navega o ano todo no rio Negro e Solimões, no Amazonas. Ainda de acordo com o diretor, a Iberostar também pretende divulgar mais uma novidade em sua rede hoteleira no evento.
Clique na imagem para ampliá-la
 
“Teremos outra opção de hospedagem em 2015, quando iniciaremos a operação de mais um resort na região Nordeste, mais especificamente na Praia de Ipioca, em Maceió, Alagoas”, completou. Juntamente da rede de hotéis e resorts Iberostar, outros parceiros como importantes companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo - regionais, nacionais e internacionais, estarão presentes na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa. 
 
ROTEIRO CRIATIVO
 
 
Um novo roteiro turístico está sendo criado em Gramado. Situado entre a Várzea Grande e a Serra Grande, regiões do interior da cidade, o Roteiro Criativo contará com diversos pontos culturais e de artesanato próprios da região para oferecer esta nova rota de atrações para os visitantes. Um dos principais pontos deste roteiro é o Altelier Stahl, que foi todo montado e produzido pelo artista plástico Gilmar Stahl, que tem diversas obras em pontos de Gramado e também faz trabalhos para eventos como o Chocofest. Este novo roteiro de agro turismo criativo, cultural e de experiência, está sendo desenvolvido em parceria da secretaria de Turismo de Gramado e do Ministério do Turismo, tendo sua inauguração oficial prevista para a Festa da Colônia de Gramado. Esta iniciativa serve para promover e integrar a comunidade da região e apresentar diversos artistas e produtores que muitos da cidade ainda desconhecem.
 
 
O artista gramadense transformou um antigo abatedouro da família, na Serra Grande, em um atelier. Esculturas, desenhos, quadros, são aproximadamente mil trabalhos desenvolvidos por Stahl e que ficarão expostos para os turistas e a própria comunidade ter acesso e comprovar o grande talento do artista. 
Gilmar comemora que seu ateliê tenha sido inserido no roteiro e revela que tem planos muito maiores para o empreendimento continuar crescendo: “É um privilégio poder apresentar para toda a cidade e região os meus trabalhos, que foram feitos em muitos anos de profissão. Minha ideia é trazer trabalhos de mais artistas e colocar juntamente com os meus para fazer do ateliê uma referência em arte e cultura”, revelou Stahl. Stahl ainda revelou que as redes sociais o fazem trocar informações com artistas da América Latina e Europa, encontrando assim novas ideias e quem sabe no futuro fazer um intercâmbio de obras.
 
PROMOÇÃO DO DESTINO
 
No mês de  fevereiro a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer,  esteve divulgando o destino Canela em importantes eventos no Brasil. Nos dias 09 a 11 de fevereiro durante o  LACTE 9 - Latin American Corporate Travel Experience -  o maior encontro da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina, organizado pela ALAGEV - Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, sendo a ação em conjunto com as Secretarias de Turismo das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Nova Petrópolis e Porto alegre do II Liga Network.  Durante o dia 11, Canela também teve sua divulgação realizada no 6º Workshop Mundo Agaxtur.
 
 
Ocorreu ainda dois workshops onde a Assessora Técnica da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Ângela Tegner, apresentou aos operadores de viagens presentes o destino Canela com seus atrativos, hotelaria, gastronomia. Além destes eventos na Capital Paulista, Canela se fez presente também no dia 13 de fevereiro no mesmo Workshop em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, com mais de 100 agências, ações em parceria com a Schultz Operadora de Turismo com filiais em quase todo Brasil e a Vento Sul, Agência Receptiva de Turismo. No dia 19 de fevereiro, o Secretário de Turismo Leandro de Oliveira, participou da Rodada de Negócios Copa 2014 – Destino Argentina. Ainda no primeiro trimestre a Secretaria de Turismo de Canela estará reunindo o trade da cidade para apresentar as ações planejadas para o ano de 2014, bem como um relatório das atividades do ano anterior.
 
O melhor Bistrôt de Canela
 
CAPACITAÇÃO
 
 
Uma plateia eclética e formada por profissionais qualificados, assistiu, ao quarto módulo do projeto Viva Turismo, com o tema Produção de Eventos. Com conteúdo rico, abrangente e repleto de exemplos práticos, a jornalista e produtora cultural e de eventos, Iraci Seefeldt, envolveu os participantes apresentando aspectos fundamentais para o sucesso de um evento. Entre os assuntos abordados, destaque para a importância da criatividade; do planejamento; do uso de ferramentas práticas, como cronogramas e check list; fontes de financiamento e formas de captação de recursos públicos e privados; gestão de equipe; e distribuição eficiente de competências. A potencialidade do setor de eventos em Joinville e região ficou comprovada com o expressivo número de participantes do mini-curso. Entre os presentes, estavam profissionais atuantes em hotéis, agências de turismo receptivo, empresas de eventos, instituições de ensino, veículos de comunicação, representantes de entidades ligadas ao setor de turismo e eventos, e estudantes da área.
 
 
A consultora da ACIJ de Jaraguá do Sul, Vilce Moreira, veio a Joinville especialmente para o módulo do Viva Turismo e comentou: “Nossa cidade já oferece centros que são referência nacional e internacional para eventos. Por isso, buscamos capacitação”. Também de Jaraguá, a gestora do Convention & Visitors Bureau, Ariane Raizer, reforçou a importância da capacitação na cidade que tem o setor industrial como tradição, mas onde o turismo vem se desenvolvendo. “Precisamos conscientizar a nossa cidade sobre a importância do turismo e preparar os nossos profissionais para receberem bem os nossos visitantes”, disse Ariane. Representando as entidades responsáveis pelo Viva Turismo, estiveram presentes o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski; a professora da Univille, Yoná Dalonso; e o gestor do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Giorgio Souza. O próximo módulo do Viva Turismo acontecerá em março, na Estação da Memória, em data e horários a serem confirmados. O tema do evento será História e Cultura Joinvilense.
 
 
EMBRATUR
 
Na última quinta-feira o diretor Administrativo e de Finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, estave em Joinville para reunião com o núcleo do trade turístico da cidade. No encontro, Michreff – que também é joinvilense – reforçou o respaldo do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur em ações para o desenvolvimento turístico de Joinville e municípios da região. Entre os assuntos tratados, o cenário dos preparativos da Copa pelo MTur e Embratur, para esta região, com a confirmação de Curitiba para o mundial; convênios e editais do MTur e Embratur; perspectivas de apoio aos projetos da região. Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, a presença do diretor da Embratur foi de extrema importância para o turismo de Joinville.
 
 
"Foi uma excelente oportunidade para a nossa cidade. Estreitamos o relacionamento com o governo federal e buscamos apoio direto em importantes projetos que temos em Brasília. Além disso, recebemos um direcionamento efetivo para a viabilização de ações que visam o desenvolvimento do turismo de negócios e o turismo rural, bem como a promoção da marca Joinville, no cenário internacional", declarou Esbiteskoski.
 
KUROTEL
 
 
Mariela de Oliveira Silveira, médica diretora do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa Kur,  será palestrante  do  Healing Summit, evento que se realiza  no dia 4 de março em Berlim, na Alemanha.  O Kurotel é o único representante do setor de welness da América do Sul a participar do evento organizado pela Healing Hotels of the World,  exclusivo para 80 convidados divididos entra mídia global e delegações da área da saúde de todo o mundo. Dra. Mariela Silveira, médica nutróloga, acupunturiatra e autoridade em meditação - Presidente da ONG Mente Viva - recentemente esteve na Índia compartilhando seu conhecimento ao lado de Dalai Lama em um fórum que discutiu saúde e bem estar. Desta vez em Berlim, ela estará novamente ao lado das mais importantes personalidades da indústria de wellnes.
 
 
Ursula Karven, atriz que já participou de várias produções nacionais e internacionais e é hoje uma referência internacional quando o assunto é a prática de Yoga, tendo inclusive publicado vários best-selles sobre o assunto, estará ao lado da Dra. Mariela. As duas estarão presentes no painel cujo tema será "The Future of Healing" (O Futuro da Cura). Em paralelo ao evento, acontece a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim, aonde o Kurotel será a única empresa da América do Sul a participar do painel de saúde, sendo mais uma vez representado pela Dra. Mariela Silveira. A palestra que terá como tema "The great treasure hunt - on the journey to self Discovery" (A Grande Caçada ao Tesouro - uma jornada para o autodescobrimento), será apresentada à profissionais do mercado de turismo e imprensa mundial. A feira, conta com mais de 10 mil expositores e recebe cerca de 170 mil visitantes a cada edição.
 
CIRURGIA NOS SEIOS
 
 
Atenção meninas ! Segundo quem mais entende, meu amigão e um dos melhores cirurgiões plásticos do país, Felipe Bitencourt, o inverno é a época preferida para os que querem realizar uma cirurgia plástica. As temperaturas mais baixas facilitam o pós operatório e proporcionam ao paciente uma sensação maior de conforto. Uma das vantagens é que o processo de recuperação é feito com o uso de malhas, cintas e sutiãs, que seriam mais desagradáveis no calor. O clima quente exige mais cuidado com a pele, pois se recomenda que não haja exposição ao sol e que a mantenha sempre hidratada. Tão tá !