VERÃO SEM PRAIA?
Verão sem sem praia ? Quanto êxito pode ter uma região sem praia? Tema abordado por Litman, com a presença de Karin Luize de Carvalho Manager Brazil Germany Brazilian Tourism Board representative, Debbie Feldman - Global Markrt Director,Turismo Chile, Jom Krausser DERTOUR Diretor Caribean, Latin America/Indian Ocean/Wedding Travel,DER Marcket, Cristian Lizana,Diretora Regional Central and Eastern Europe LATAM Airline Group, tendo como moderador Andreas Gross, Presidente da ARGE Lateinamerika.
Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca e executivo do Grupo Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, as próprias custas e sem apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, fez a grande diferença no ITB Berlim, a maior feira de negócios de turismo do mundo. Mais de 10 mil companhias expositoras e organizações de mais de 180 países apresentam-se nos 26 salões do Berlin Exhibition Grounds. O México, país parceiro da ITB Berlim, organizou a cerimônia de abertura do evento.
Enrique Litman, um dos palestrantes e debatedores, que mostrou as belezas da nossa paradisíaca Praia do Rosa, informa que fica mais do que claro que a maior feira de viagens é um relevante indicador econômico que espelha com precisão os avanços da indústria. Índia, Ásia e os países árabes, cuja indústria do turismo está crescendo, são largamente representados na ITB Berlin, assim como os Estados da Alemanha e demais países europeus, dentre os quais a Espanha, Eslováquia, República Tcheca e Romênia. Da América Latina, o Caribe estará presente, pela primeira vez, bem como o Haiti. O salão dedicado a treinamento e emprego no turismo, está completamente lotado. mais de 25 países apresentam viagens para jovens, viagens de aventura e turismo responsável, alguns dos quais estão se apresentando pela primeira vez na feira.
SALÃO DE TURISMO
Enrique Litman já embarcou para o Brasil e chegando aqui segue a Curitiba para o 20º Salão Paranaense de Turismo que acontece entre os dias 13 e 15 de março no Expo Unimed Curitiba, na capital do Paraná, evento este promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Consolidado como uma das principais vitrines do turismo no Brasil e no Mercosul, e que reúne agentes de viagens e profissionais do trade na Capital paranaense, durante dois dias consecutivos, apresentando uma programação completa: feira de negócios, atualização profissional, networking e eventos sociais paralelos.
O Salão recebe profissionais do setor de diversos estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros, além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Mais de 2,5 mil pessoas visitam anualmente os corredores da feira e conferem as últimas novidades do turismo de redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor. Em paralelo com o Salão, acontece a Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que em 2014 chegará a sua 10ª edição. Organizada originalmente pela antiga Secretaria de Estado do Turismo e atualmente coordenada pela Paraná Turismo, a Mostra é um verdadeiro tour pelos atrativos das dez regiões turísticas do Paraná, apresentando roteiros de turismo religioso, gastronômico, de aventura, históricos, entre muitos outros que o estado oferece.
HOPITALIDADE
Esta edição também receberá pela segunda vez consecutiva como evento paralelo o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, iniciativa da ABIH-PR, visando a discussão e informação do trade turístico em geral e profissionais da hotelaria sobre assuntos diversos e relevantes. A Arena Abrasel é uma verdadeira oportunidade para os profissionais do Turismo apreciarem a culinária dos chefes do Estado. O formato atrativo do Salão e o profissionalismo da ABAV-PR permitem a promoção de negócios e consolidação de antigas parcerias entre agentes de viagens e expositores; divulga o Paraná como destino turístico, por meio da Mostra de Regiões Turísticas; evidencia os participantes do evento, por meio da divulgação nacional do evento; além de promover reencontros entre profissionais e amigos.
TURISMO REGIONAL
A integração e o planejamento de ações conjuntas entre municípios, com foco no desenvolvimento do turismo regional, são as diretrizes para investimentos por parte do Ministério do Turismo. A orientação foi apresentada pelo diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, em reunião realizada nesta última quinta-feira. A convite da Instância de Governança do Norte de Santa Catarina – Região Turística Caminho dos Príncipes, Michreff esteve em Joinville para falar sobre as ações do Governo Federal com foco na Copa, dar orientações sobre captação de recursos e perspectivas de investimento.O encontro foi prestigiado e teve a presença de municípios pertencentes ao Caminho dos Príncipes, como Garuva, Campo Alegre, Corupá, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.
O trade turístico de Joinville também participou efetivamente, representado pelo Núcleo de Turismo da Ajorpeme, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Fundação Turística de Joinville, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Univille, além de entidades regionais como a Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, ABAV-SC (Associação Brasileira das Agências de Viagem), SDR de Joinville (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional), Câmara de Vereadores de Joinville, e profissionais atuantes na área de turismo e eventos. Uma das principais dúvidas apresentadas pelos participantes da reunião, referia-se às formas de captação de recursos. Nesse sentido, Tufi Michreff ressaltou que o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, tem total interesse em investir em projetos que visem o desenvolvimento turístico. No entanto, os projetos devem contemplar ações regionais, com a integração de diversos municípios, a fim de promover diferentes produtos turísticos.
"O Ministério do Turismo procura atuar em projetos que deem maior retorno regional, priorizando o desenvolvimento turístico. O que acontece, muitas vezes, é que a busca de recursos acontece de forma isolada, para ações como asfaltamento de trechos restritos", exemplificou Michreff. Segundo ele, o mesmo princípio vale para ações pertinentes à Copa do Mundo: "Uma das ações que o Ministério do Turismo pode viabilizar durante o período do mundial, é a visita de jornalistas que estão cobrindo o evento nas cidades-sede, como Curitiba, por exemplo, para conhecer as belezas e atrações de diferentes municípios da região". Outro ponto abordado pelo diretor da Embratur, foi a necessidade de infraestrutura para bem receber os visitantes. "O turismo, hoje, está mais ligado à infraestrutura do que a outros fatores. Não adianta vender um produto turístico, onde não há infraestrutura adequada".
Durante o encontro, o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, entregou a Tufi Michreff cópias de dois projetos que já estão protocolados junto ao Ministério do Turismo. Um deles, contempla a revitalização do Sambaqui Guaíra e, o outro, destaca a Festa das Flores como ferramenta para a promoção de Joinville como destino turístico. "Este encontro, que reuniu pessoas diretamente comprometidas com o turismo, foi de grande importância para aproximar Joinville e os demais municípios da região, ao Ministério do Turismo. Vamos buscar a integração e desenvolver novos projetos que devem beneficiar a nossa cidade, a nossa região e o nosso Estado", concluiu Esbiteskoski.
CHOCOFEST
Na foto Foto Capitão Mauricio, acompanhado do engenheiro Luiz Paulo, receberam Eduardo Zorzanello e Vânia Oliveira / Sabrina Santos
O comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, capitão Maurício Ferro Corrêa, recebeu o projeto com laudo prévio de segurança envolvendo toda a programação e as ações do Chocofest – Páscoa em Gramado. Segundo o diretor do evento, Eduardo Zorzanello, a empresa organizadora anualmente busca apresentar o trabalho preventivo aos bombeiros, deixando evidente a preocupação com o bem-estar dos visitantes. “Estamos diante de fatores novos, que têm exigido muito mais atenção em questões que envolvem prevenção contra incêndios, acidentes, acidentes elétricos e tumultos, adotando o máximo de medidas possível”, diz Zorzanello, que entregou o projeto acompanhado da assessora administrativa do Chocofest, Vânia Oliveira, e do engenheiro Luiz Paulo da Cunha Fraga. A melhoria na mobilidade urbana, espalhando um pouco mais a decoração por mais ruas da cidade facilitará o trabalho das equipes de segurança e saúde em qualquer acontecimento no evento. Os bombeiros gramadenses já estão fazendo uma avaliação completa do plano preventivo da organização do evento.
SAÍDA DE DÓLARES
Apesar dos pesares, taxas e tudo mais, é muito mais fácil, melhor e mais barato passar as férias no exterior e comparar de tudo e com qualidade e garantia do que aqui no Brasil. Mais uma vez tivemos um déficit de 2,12 bilhões de dólares em fevereiro, recorde para o mês, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. É o pior resultado para fevereiro desde o início da série histórica em 1994. Vale lembrar que fevereiro de 2014 teve apenas 22 dias úteis. No acumulado do primeiro bimestre de 2014, o saldo ficou negativo em 6,18 bilhões de dólares, também o pior resultado para um primeiro bimestre.
CENTRO DE ATENDIMENTO
A partir desta segunda-feira (10), os turistas que visitam Pernambuco passam a contar com mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Nesta data, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), entrega o CAT do Shopping Recife, em Boa Viagem. O atendimento no CAT será feito por dois atendentes bilíngues da Empetur e Prefeitura do Recife, todos os dias, no horário de funcionamento do shopping. No local, os visitantes podem encontrar toda a folheteria informativa, guias e mapas do Estado. Atualmente, existem sete CATs em Pernambuco: Aeroportos do Recife e de Petrolina; Terminal Integrado de Passageiros (TIP); Praça do Carmo em Olinda; Pracinha de Boa Viagem; Shopping RioMar, Casa da Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário