quinta-feira, 27 de março de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP


MOTOCROSS
 
Já está definida a programação para o GP Brasil de Motocross, que acontece na pista do Beto Carrero World, neste fim de semana (29 e 30 de março). O evento, válido pela terceira etapa do Campeonato Mundial 2014, promete casa cheia e muita adrenalina com os melhores pilotos do mundo. As atividades no traçado de 1.562 metros de extensão têm início às 10h15 de sábado, com os treinos livres e pré-classificatórios da MXGP e MX2, além das provas classificatórias, que definirão o gate de largada das baterias de domingo. No segundo dia, as corridas das categorias ocorrem das 12h10 às 17h e vão levantar o público nas arquibancadas e camarotes.
 
Grandes destaques do circuito mundial como o heptacampeão Antonio Cairoli, o bicampeão Jeffrey Herlings, Clement Desalle, Max Nagl, Glenn Coldenhoff, Dylan Ferrandis, Gautier Paulin, Kevin Strijbos, Aleksandr Tonkov e muitos outros feras do Motocross estão confirmados nas provas do fim de semana e irão marcar presença no GP Brasil, que sedia o evento pelo terceiro ano consecutivo.
 
 
MARATONA BETO CARRERO
 
Atenção apaixonados por corrida! Estão abertas as inscrições para a Maratona Beto Carrero 2014. A sétima edição da competição acontece em 21 de junho e inscrições podem ser feitas no site do evento: www.maratonabetocarrero.com.br. Neste ano, a prova de revezamento em equipes de 2, 4 e 8 atletas, tem como objetivo repetir o sucesso de 2013, onde 2 mil atletas participaram da prova. As inscrições são limitadas a 500 equipes, por isso, não perca tempo!
 
 
A corrida compreende 42 quilômetros, em um circuito de 5.250 metros. O diferencial será poder correr em meio às atrações do Beto Carrero World. Ao total, serão oito voltas, saindo do Kartódromo Internacional Beto Carrero e seguindo em direção ao Parque. A prova é inspirada na tradicional Maratona Disney. Os períodos da manhã e da tarde são reservados para momentos de descontração entre as dezenas de atrações do Parque. Shows, atrações aquáticas, atrações radicais, zoológico e passeios são apenas algumas das opções para entreter o atleta e sua família. O ingresso é incluso no kit do atleta. Já a programação da noite é a largada, que acontece às 18h30.
 
MONTAIN DO
 
 
Aconteceu nesta última sexta-feira, 21, no Consulado da Argentina, em Florianópolis - SC, capacitação seguida de coletiva de Imprensa. Na pauta  o lançamento da Maratona do Fin do Mundo MONTAIN DO, um dos eventos mais concorridos do mundo e que sempre acontecem em lugares fenomenais/paradisíacos e desta vez uma das etapas acontecerá em Ushuaia - Tierra del Fuego - no fim do mundo literalmente. Cabe informar que todas as vagas para participar desse grande evento foram preenchidas em menos de três dias por conta do inesquecível local do evento. mais de 40 competidores, de Florianópolis, num total de quase 800, limite máximo para pessoas dentro do Parque nacional da Tierra del Fuego. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Mountain Do Fim do Mundo é o mais novo lançamento internacional da Sports Do, e acontece em Ushuaia, na Argentina. O local da corrida é o Parque Nacional Terra do Fogo, o mais austral do continente, que tem 63 mil hectares divididos entre trilhas, matas e o Canal de Beagle, por onde os corredores passarão. Ao contrário da prova do Deserto do Atacama, as temperaturas em Ushuaia podem chegar a 0°, trazendo um novo desafio aos participantes.
 
 
Cabe informar também que o Mountain Do é um evento de corrida de montanha pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas européias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses, na década de 90. No Brasil, é uma corrida entre trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 4 e 42 km e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e no Deserto do Atacama, no Chile. A primeira edição do Mountain Do foi em 2004, com uma corrida de revezamento ao redor da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina. Na segunda edição, em 2005, houve um aumento superior a 50% no número de equipes inscritas. Assim, em alguns anos, com o expressivo crescimento do evento, o número de atletas passou a ser limitado a 1200, garantindo sua qualidade e a segurança dos participantes.
 
 
Em 2008 foi criado o Mountain Do Costão do Santinho com a modalidade de revezamento que passou a ser individual em 2013, e em 2010 surgiu o Mountain Do Circuito de Charme, apresentando corridas individuais em Campos de Jordão-SP, em Canela-RS e na Praia do Rosa-SC. O mais recente lançamento Mountain Do foi sua etapa internacional, no Deserto do Atacama, no Chile, trazendo mais sucesso e visibilidade à marca. O diferencial do Mountain Do é estar alinhado com os princípios da sustentabilidade, se preocupando com a preservação da natureza e a conservação dos locais por onde passam. Além disso, o evento visa integrar a comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através do comércio e da prestação de serviços de forma que valorize e proteja o meio ambiente. É um grande desafio que envolve natureza, saúde, companheirismo e aventura!
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
ENCATHO
 
 
No mundo atual, cada vez mais, valores coletivos se sobrepõem aos interesses individuais. Além de ser um argumento jurídico, as questões da sustentabilidade e responsabilidade social ganham força na comunidade. Neste novo cenário, mais do que projetos ou ações o tema permeia a vida de todos e é um dos mandamentos mais repetidos pelos cidadãos e nas organizações - públicas e privadas. Entre os segmentos mais engajados da economia, o turismo ganha projeção e se envolve, levantando como uma das bandeiras prioritárias o meio ambiente. Ciente da importância do assunto para a sociedade, a ABIH-SC promove a 12ª edição do Seminário de Turismo no dia 04 de abril, das 10h30 às 12h, no CentroSul, em Florianópolis. O evento, que tem entrada totalmente gratuita, faz parte da programação do 28º Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros que acontece entre os dias 02, 03 e 04 de abril. O seminário envolve profissionais, estudantes e empresários de hotéis, pousadas, motéis, agências de viagens, operadoras de turismo, restaurantes, bares e similares, interessados em realizar bons negócios, qualificação profissional, conhecer novas tecnologias, bem como, apreciar questões ligadas ao desenvolvimento do setor.
 
 
SUSTENTABILIDADE E TURISMO
 
Esta edição conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina – (IFSC) e tem como mediadores os consultores da ABIH, Bianca Oliveira Antonini e Thiago Silveira. Na mesa redonda do 12º Seminário de Turismo os participantes terão a oportunidade de assistir o corpo docente de universidades locais apresentarem suas apreciações e contribuições técnico/científicas. O foco será “A evolução e desenvolvimento do setor turístico e hoteleiro pensando na sustentabilidade”. “Sustentabilidade no turismo e na hotelaria: a identidade e a valorização sociocultural como fator de inovação” será uma das temáticas para a mesa redonda. 
 
 
PORTAL DE TURISMO
 
A SANTUR – Santa Catarina Turismo S/A, empresa responsável pela divulgação e promoção do Estado, acaba de lançar  o novo portal turístico (http://turismo.sc.gov.br/) mostrando as dez regiões turísticas catarinense com as belezas e atrativos. O site está subdividido em “Institucional e Turístico (promocional)”, com uma completa arquitetura de informações, novo design, conteúdo ajustado à linguagem turística, com navegação facilitada e interação com as redes sociais, além de novos aplicativos. O portal, em sua nova apresentação, está disponibilizado em inglês e espanhol e brevemente em italiano, alemão e francês, totalizando seis idiomas (recorde nacional). 
 
 
Conta ainda com dados estatísticos completos e atualizados do turismo estadual, nacional e internacional e um acervo de belíssimas imagens dos vários destinos turísticos. Lançado através da Diretoria de Informações da Santur, o portal eletrônico é de fácil acesso e com informações precisas para o turista sobre o que fazer, comprar, esporte, cultura, aventura, gastronomia, estâncias termais, religioso, etc. “O novo site segue as diretrizes do Plano de Marketing do Estado de Santa Catarina, constituindo-se na mais moderna e completa ferramenta do segmento turístico”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, e presidente da Santur.
 
 
TURISMO E EXPERIÊNCIA
 
 
Cada vez mais exigentes os turistas desejam viver novas realidades e ter experiências diferenciadas a cada viagem. Para atender essa demanda surge o turismo de experiência que vai além da questão econômica. Como envolve relações poucos convencionais, proporciona momentos fora da realidade do viajante. Seja para fugir do estresse, estar mais próximo à natureza ou ampliar os conhecimentos culturais, gastronômicos ou até mesmo para superar os próprios limites - quem planeja uma viagem voltada a novas experiências dificilmente consegue parar. Cerca de 70% dos pacotes vendidos são de turismo de experiência. Com a mudança na maneira de consumir o turismo, o importante é valorizar as peculiaridades de cada destino e envolver outros tipos de produtos e serviços dentro do turismo de experiência. 
 
 
Deixar de lado a rotina agitada da vida urbana e passar alguns dias na Serra Gaúcha colhendo uvas diretos das parreiras, participando da rotina dos moradores de uma pousada rural, visitar casarões antigos. Conhecer onze municípios do litoral e interior de Santa Catarina em cima de uma bicicleta em um trajeto de 270 quilômetros recortado por belas praias, cachoeiras e trilhas. Acampar em pequenos povoados na planície andina antes de fazer uma caminhada de uma hora para chegar ao complexo arqueológico de Machu Picchu. Essas são algumas das opções de roteiros que serão apresentados durante a 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que acontece nos dias 23 e 24 de maio no Beto Carrero World em Santa Catarina.
 
 
GASTOS NO EXTERIOR
 
 
E a brasileirada, por conta dos preços abusivos no Brasil, além da carga tributária, péssima qualidade dos produtos, continuam fazendo a festa no exterior. Gastamos 1,91 bilhão de dólares somente em fevereiro, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira. O número é o maior da série histórica para meses de fevereiro, segundo o Banco Central.  Se o consumo de brasileiros no Exterior foi recorde, o de estrangeiros no País apresentou queda de 5,2%: 591 milhões de dólares gastos em fevereiro de 2014 ante 624 milhões no mesmo período do ano anterior. No primeiro bimestre, os brasileiros já despenderam 4,03 bilhões de dólares em viagens internacionais, bem acima do que os turistas gastaram ao visitarem o Brasil (1,234 bilhão). Acorda hotelariabrasileira, acordem empresas aéreas. Enfim, acorde trade de turismo.

TURISMO NO BRASIL


A FIFA tirou do ar uma página, em seu site, em que explicava o Brasil para os turistas “iniciantes”, dando dez dicas aos estrangeiros que nos visitarão. A entidade ficou com temor de que os tópicos pudessem ofender a brasileirada. Uma delas tinha o subtítulo de "O tempo é flexível". Corretamente a entidade dizia que "a pontualidade não é exatamente uma ciência no Brasil. Quanto você combina de encontrar alguém, ninguém espera que você esteja no local na hora exata. Um atraso de 15 minutos é a norma. Se duas pessoas marcam um encontro às 12h30, elas vão se ver a partir das 12h45". Como advertência, a Fifa lembrava também que "os pedestres são claramente ignorados, e, mesmo nas faixas de segurança, dificilmente um motorista vai parar". Eu odeio FIFA, mas nesse manuAl ele deu de goleada. 
 
AMPLA NORTE
 
A primeira reunião de estruturação e preparação do futuro Fórum de Desenvolvimento do Turismo Rural do Planalto Norte Catarinense foi realizada no Centro de Treinamento da Epagri, em Canoinhas. O evento teve o objetivo de sincronizar, de forma sinérgica, os entes públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal, além de todas as entidades relacionadas ao tema, com interesse no desenvolvimento rural e, por consequência, no turismo rural. O encontro foi realizado durante todo o dia e contou com a participação da AMPLANORTE; SDR’s – Canoinhas, Mafra e Campo Alegre; SENAR; SENAC; IFSC – Canoinhas; UnC ; Rádio UnC – Canoinhas; diretores de Turismo – Canoinhas, Três Barras, Irineópolis e  Mafra; Secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas; Educandos nos Campus de Três Barras e Canoinhas;  Gestores Municipais de Cultura de Canoinhas e Mafra; Secretário de Agricultura de Canoinhas; Governança Turística Regional; Sindicatos Rural e Agricultura Familiar de Três Barras e Canoinhas; Associação Roteiro Caminhos do Contestado; Floresta Nacional de Três Barras; Epagri– Regional e de Irineópolis; Roteiro Turístico Rural de Mafra.
 
 
O propósito foi reunir estes atores, que têm ligação com o tema, com o objetivo de buscar a médio e longo prazo um afinamento e potencialização coordenada das ações dos vários órgãos, alavancando o turismo rural na região. Cada entidade fez uma breve apresentação de sua atuação nos setores de Turismo e Turismo Rural, assim os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de cada um. A partir da discussão sobre qual a melhor forma para desenvolver o Turismo Rural no Planalto Norte Catarinense ficou decidido que neste primeiro momento será realizado um Seminário de Desenvolvimento do Turismo Rural do Planalto Norte Catarinense, o qual contará com a participação de todos os envolvidos na 1ª Reunião. Entretanto, o convite será reforçado àqueles municípios e entidades que não marcaram presença nesta reunião.
 
TURISMO RURAL
 
 
Neste seminário serão discutidos os meios para o desenvolvimento do Turismo Rural e a criação do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Turismo Rural do Planalto Norte Catarinense. O dia e o local serão definidos pelos membros da Comissão Provisória do Seminário, composta por Cléa da Silveira Xavier – Diretora de Turismo de Três Barras; Marcelo Tokarski – Diretor de Turismo de Canoinhas; Joercio Mielke – Secretário de Agricultura de Canoinhas; Ellen A. K. Colombo – Assessora de Imprensa de Irineópolis; Carlos José R. da Silva – Chefe da Unidade Floresta Nacional de Três Barras e Donato João Noernberg – Gerente Regional Epagri de Canoinhas. Assim que órgãos governamentais e entidades estiverem afinados, agricultores e demais empreendedores do turismo com ênfase no turismo rural serão convidados a participar da discussão.
 
LISBOA - BELÉM
 
Novo diretor do escritório regional da TAP no Pará, Douglas Lima, entre Jacqueline Alves, diretora de marketing da Paratur e Marcelo Mendes, presidente da Paratur 
 
 
Confirmado para o próximo dia 3 de junho o vôo inaugural da nova rota da TAP Portugal, empresa aérea que vai ligar diretamente Belém a Lisboa e demais países da Europa. A confirmação é do novo gerente do escritório regional da TAP no Pará, Douglas Lima, que fez uma visita de cortesia na manhã desta quinta-feira, dia 20, ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes. Douglas, que nasceu em Belém e construiu carreira na área do turismo, entre outras estratégias de implantação do escritório da TAP no Pará adiantou que a empresa está compondo uma equipe altamente qualificada para esse trabalho em Belém.
 
REVISTA DE BORDO
 
 
Uma das mais importantes revistas de bordo do mundo, a “UP” Magazine, concedeu um novo espaço promocional ao turismo do Pará. Com o título “Belém dos meninos Castanho”, a reportagem dedica seis páginas à cultura, natureza e especialmente à gastronomia paraense, em que os irmãos Thiago e Felipe Castanho, chefes de conzinha do Pará, apresentam as cores, aromas e sabores do Pará. A matéria foi realizada entre 24 e 30 de outubro do ano passado pelo repórter Miguel Pires e fotógrafo Paulo Barata, da UP Magazine, através do programa de Press Trip da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e faz uma imersão nos principais produtos e serviços do turismo de natureza, cultura, sol e praia em Belém e no Marajó. 
 
 
A publicação da reportagem, na edição deste mês de março, é comemorativa aos 69 anos da revista de bordo da Tap Portugal (Empresa de Transporte Aéreo de Portugal). A revista também dedica uma página para anunciar o novo vôo da TAP no trecho Lisboa-Belém, que será inaugurado no próximo dia 3 de junho. A nova rota da TAP, que vai conectar o Pará à Europa, já conta com mais de 6 mil bilhetes reservados, segundo a direção da TAP Portugal. A freqüência de vôos será de três dias na semana, com saídas de Belém aos domingos, quartas e sexta-feira. Com a inclusão da capital paraense, a Tap aumenta para 12 o numero de cidades do Brasil que a empresa área oferta como destino aos turistas.
 
PARÁ EM LISBOA
 
 
O estande do Pará, na Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa (BTL), recebeu de 12 a 16 deste mês cerca de 4 mil visitas. Mas, algumas dessas visitas com uma importância imensurável para a promoção do turismo paraense na Europa. É o caso da cantora Fafá de Belém, que abrilhantou o estande com seu carisma. Amada pelo público de Portugal, onde é reconhecida pelos belos fados que canta, Fafá recebeu o carinho dos brasileiros e europeus durante toda a sua permanência no estande, à convite do presidente da Paratur, Marcelo Mendes. Outra visitante ilustre foi a jornalista paraense Anete Pereira, que ainda este ano vem lançar um livro no qual retrata a expedição do português Pedro Teixeira no rio Amazonas. A diretora executiva do Instituto de Gemas e Jóias do Pará (Igama), Rosa Helena Neves, coordenou no estande um desfile de jóias produzidas no Polo Joalheiro do Pará e juntamente com o presidente da Paratur recebeu os visitantes. 
 
CHOCOFEST
 
 
Um dos escritores mais renomados do Rio Grande do Sul, Celso Gutfreind, será o padrinho da maior festa de Páscoa do Brasil, a Chocofest.  Além de grande escritor, Gutfreind é formado em medicina, com especialização em psiquiatria, psicanálise e psiquiatria infantil. Publicou cerca de vinte livros, entre poesias, ensaios e literatura infantil. Sua principal obra é Açorianos 93, livro indicado a diversos prêmios. Ao receber o convite, Gutfreind se mostrou muito honrado com a lembrança, e fez questão de lembrar a dimensão que tem o evento: “A Chocofest é um megaevento, que movimenta mais de trezentas mil pessoas em torno do chocolate em Gramado. Além disso, nos últimos anos, abriu espaço para os escritores que escrevem para as crianças e seus livros. A novidade é juntar livros com chocolate”, afirmou. 
 
 
O autor ainda fez questão de lembrar que os livros e os chocolates, lado a lado, simplesmente fazem parte da riqueza humana, do patrimônio humano, ou seja, do que até o momento conseguimos produzir de melhor. Celso estará presente na abertura do Chocofest 2014, que ocorre no dia 4 de abril, às 16 horas, no Planeta Guloseima.
 
 
O Paralelo da Arte, grupo de artistas plásticos da Região das Hortênsias, mostrará sua criatividade em uma obra feita com exclusividade para o Chocofest. Com o tema Páscoa e sua simbologia, eles desenvolveram uma cenografia a qual deram o nome de Árvore do Renascer. A obra de arte será montada na Praça das Etnias, junto a estação rodoviária de Gramado. Ela consiste em uma árvore aparentemente morta, onde pequenas famílias de coelhos, que simbolizam a fertilidade, representarão as diferentes etnias dos cinco continentes. Os coelhos são feitos de concreto e as cores primárias foram eleitas para dar o tom da Árvore do Renascer, como se fosse o DNA que liga os coelhos à árvore. 
 
Uma das idealizadoras do projeto, Rita Gil, reflete esta combinação em relação aos dias de hoje, “essa união forma cores únicas, compreendendo nossos dias atuais, onde os seres humanos estão se “misturando”, formando famílias e novos seres humanos, porém todos com a mesma origem e carregando toda sua história no seu DNA”, complementa Rita. Também fazem parte do Paralelo da Arte: Débora Irion, Gilmar Stahl, Padmini Isoldi Arend e Patrícia Viale. A disposição artística instiga aos visitantes do Chocofest a pensarem sobre a união das etnias e suas convicções culturais pela paz mundial, em uma data tão significativa para aqueles que entendem o real sentido da Páscoa.
 
A melhor cantina italiana de Gramado
KUROTEL 32 ANOS
 
O  Kurotel - Centro  Médico de Longevidade e Spa celebrou seus 32 anos nesta quarta-feira, dia 26. Para comemorar, jantar assinado pelo chef Aurelian Bondoux. Filho de Jean Paul, Aurelian é francês e divide seu tempo entre os restaurantes de Punta del Este (o famoso La Bourgogne), Jose Ignacio, Buenos Aires, Mendonza e Rio de Janeiro.Os clientes hospedados no Kur poderão de desfrutar de uma autêntica comida francesa aliando pratos saborosos, delicados e sofisticados com alimentação saudável e equilibrada. 
 
  
As celebrações se iniciaram no sábado, dia 15 de março, quando a  chef paulista Caro Gall assinou a criação do menu. Caro Gall, que viveu na Itália e é especializada em cozinha diet e light, trabalhou durante um período no Relaix Chateux II Falconiere em Cortona, restaurante com estrela no Guia Michelin. No sábado passado, dia 22,  coube à chef Luana Budel, também de São Paulo, assinar o saboroso e saudável menu do jantar dos clientes Kur.  Luana Budel viveu na Holanda e é especializada em cozinha saudável, funcional e orgânica. Também é membro do Membro do Slow Food e Sociedade Vegetariana Brasileira.  Nada melhor para traduzir essa culinária do que o provérbio "nos pequenos frascos é onde estão os melhores perfumes". Nas pequenas porções, grande sabor! E voilà: Feliz Aniversário Kurotel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário