quinta-feira, 27 de março de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP


MOTOCROSS
 
Já está definida a programação para o GP Brasil de Motocross, que acontece na pista do Beto Carrero World, neste fim de semana (29 e 30 de março). O evento, válido pela terceira etapa do Campeonato Mundial 2014, promete casa cheia e muita adrenalina com os melhores pilotos do mundo. As atividades no traçado de 1.562 metros de extensão têm início às 10h15 de sábado, com os treinos livres e pré-classificatórios da MXGP e MX2, além das provas classificatórias, que definirão o gate de largada das baterias de domingo. No segundo dia, as corridas das categorias ocorrem das 12h10 às 17h e vão levantar o público nas arquibancadas e camarotes.
 
Grandes destaques do circuito mundial como o heptacampeão Antonio Cairoli, o bicampeão Jeffrey Herlings, Clement Desalle, Max Nagl, Glenn Coldenhoff, Dylan Ferrandis, Gautier Paulin, Kevin Strijbos, Aleksandr Tonkov e muitos outros feras do Motocross estão confirmados nas provas do fim de semana e irão marcar presença no GP Brasil, que sedia o evento pelo terceiro ano consecutivo.
 
 
MARATONA BETO CARRERO
 
Atenção apaixonados por corrida! Estão abertas as inscrições para a Maratona Beto Carrero 2014. A sétima edição da competição acontece em 21 de junho e inscrições podem ser feitas no site do evento: www.maratonabetocarrero.com.br. Neste ano, a prova de revezamento em equipes de 2, 4 e 8 atletas, tem como objetivo repetir o sucesso de 2013, onde 2 mil atletas participaram da prova. As inscrições são limitadas a 500 equipes, por isso, não perca tempo!
 
 
A corrida compreende 42 quilômetros, em um circuito de 5.250 metros. O diferencial será poder correr em meio às atrações do Beto Carrero World. Ao total, serão oito voltas, saindo do Kartódromo Internacional Beto Carrero e seguindo em direção ao Parque. A prova é inspirada na tradicional Maratona Disney. Os períodos da manhã e da tarde são reservados para momentos de descontração entre as dezenas de atrações do Parque. Shows, atrações aquáticas, atrações radicais, zoológico e passeios são apenas algumas das opções para entreter o atleta e sua família. O ingresso é incluso no kit do atleta. Já a programação da noite é a largada, que acontece às 18h30.
 
MONTAIN DO
 
 
Aconteceu nesta última sexta-feira, 21, no Consulado da Argentina, em Florianópolis - SC, capacitação seguida de coletiva de Imprensa. Na pauta  o lançamento da Maratona do Fin do Mundo MONTAIN DO, um dos eventos mais concorridos do mundo e que sempre acontecem em lugares fenomenais/paradisíacos e desta vez uma das etapas acontecerá em Ushuaia - Tierra del Fuego - no fim do mundo literalmente. Cabe informar que todas as vagas para participar desse grande evento foram preenchidas em menos de três dias por conta do inesquecível local do evento. mais de 40 competidores, de Florianópolis, num total de quase 800, limite máximo para pessoas dentro do Parque nacional da Tierra del Fuego. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Mountain Do Fim do Mundo é o mais novo lançamento internacional da Sports Do, e acontece em Ushuaia, na Argentina. O local da corrida é o Parque Nacional Terra do Fogo, o mais austral do continente, que tem 63 mil hectares divididos entre trilhas, matas e o Canal de Beagle, por onde os corredores passarão. Ao contrário da prova do Deserto do Atacama, as temperaturas em Ushuaia podem chegar a 0°, trazendo um novo desafio aos participantes.
 
 
Cabe informar também que o Mountain Do é um evento de corrida de montanha pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas européias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses, na década de 90. No Brasil, é uma corrida entre trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 4 e 42 km e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e no Deserto do Atacama, no Chile. A primeira edição do Mountain Do foi em 2004, com uma corrida de revezamento ao redor da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina. Na segunda edição, em 2005, houve um aumento superior a 50% no número de equipes inscritas. Assim, em alguns anos, com o expressivo crescimento do evento, o número de atletas passou a ser limitado a 1200, garantindo sua qualidade e a segurança dos participantes.
 
 
Em 2008 foi criado o Mountain Do Costão do Santinho com a modalidade de revezamento que passou a ser individual em 2013, e em 2010 surgiu o Mountain Do Circuito de Charme, apresentando corridas individuais em Campos de Jordão-SP, em Canela-RS e na Praia do Rosa-SC. O mais recente lançamento Mountain Do foi sua etapa internacional, no Deserto do Atacama, no Chile, trazendo mais sucesso e visibilidade à marca. O diferencial do Mountain Do é estar alinhado com os princípios da sustentabilidade, se preocupando com a preservação da natureza e a conservação dos locais por onde passam. Além disso, o evento visa integrar a comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através do comércio e da prestação de serviços de forma que valorize e proteja o meio ambiente. É um grande desafio que envolve natureza, saúde, companheirismo e aventura!
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
ENCATHO
 
 
No mundo atual, cada vez mais, valores coletivos se sobrepõem aos interesses individuais. Além de ser um argumento jurídico, as questões da sustentabilidade e responsabilidade social ganham força na comunidade. Neste novo cenário, mais do que projetos ou ações o tema permeia a vida de todos e é um dos mandamentos mais repetidos pelos cidadãos e nas organizações - públicas e privadas. Entre os segmentos mais engajados da economia, o turismo ganha projeção e se envolve, levantando como uma das bandeiras prioritárias o meio ambiente. Ciente da importância do assunto para a sociedade, a ABIH-SC promove a 12ª edição do Seminário de Turismo no dia 04 de abril, das 10h30 às 12h, no CentroSul, em Florianópolis. O evento, que tem entrada totalmente gratuita, faz parte da programação do 28º Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros que acontece entre os dias 02, 03 e 04 de abril. O seminário envolve profissionais, estudantes e empresários de hotéis, pousadas, motéis, agências de viagens, operadoras de turismo, restaurantes, bares e similares, interessados em realizar bons negócios, qualificação profissional, conhecer novas tecnologias, bem como, apreciar questões ligadas ao desenvolvimento do setor.
 
 
SUSTENTABILIDADE E TURISMO
 
Esta edição conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina – (IFSC) e tem como mediadores os consultores da ABIH, Bianca Oliveira Antonini e Thiago Silveira. Na mesa redonda do 12º Seminário de Turismo os participantes terão a oportunidade de assistir o corpo docente de universidades locais apresentarem suas apreciações e contribuições técnico/científicas. O foco será “A evolução e desenvolvimento do setor turístico e hoteleiro pensando na sustentabilidade”. “Sustentabilidade no turismo e na hotelaria: a identidade e a valorização sociocultural como fator de inovação” será uma das temáticas para a mesa redonda. 
 
 
PORTAL DE TURISMO
 
A SANTUR – Santa Catarina Turismo S/A, empresa responsável pela divulgação e promoção do Estado, acaba de lançar  o novo portal turístico (http://turismo.sc.gov.br/) mostrando as dez regiões turísticas catarinense com as belezas e atrativos. O site está subdividido em “Institucional e Turístico (promocional)”, com uma completa arquitetura de informações, novo design, conteúdo ajustado à linguagem turística, com navegação facilitada e interação com as redes sociais, além de novos aplicativos. O portal, em sua nova apresentação, está disponibilizado em inglês e espanhol e brevemente em italiano, alemão e francês, totalizando seis idiomas (recorde nacional). 
 
 
Conta ainda com dados estatísticos completos e atualizados do turismo estadual, nacional e internacional e um acervo de belíssimas imagens dos vários destinos turísticos. Lançado através da Diretoria de Informações da Santur, o portal eletrônico é de fácil acesso e com informações precisas para o turista sobre o que fazer, comprar, esporte, cultura, aventura, gastronomia, estâncias termais, religioso, etc. “O novo site segue as diretrizes do Plano de Marketing do Estado de Santa Catarina, constituindo-se na mais moderna e completa ferramenta do segmento turístico”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, e presidente da Santur.
 
 
TURISMO E EXPERIÊNCIA
 
 
Cada vez mais exigentes os turistas desejam viver novas realidades e ter experiências diferenciadas a cada viagem. Para atender essa demanda surge o turismo de experiência que vai além da questão econômica. Como envolve relações poucos convencionais, proporciona momentos fora da realidade do viajante. Seja para fugir do estresse, estar mais próximo à natureza ou ampliar os conhecimentos culturais, gastronômicos ou até mesmo para superar os próprios limites - quem planeja uma viagem voltada a novas experiências dificilmente consegue parar. Cerca de 70% dos pacotes vendidos são de turismo de experiência. Com a mudança na maneira de consumir o turismo, o importante é valorizar as peculiaridades de cada destino e envolver outros tipos de produtos e serviços dentro do turismo de experiência. 
 
 
Deixar de lado a rotina agitada da vida urbana e passar alguns dias na Serra Gaúcha colhendo uvas diretos das parreiras, participando da rotina dos moradores de uma pousada rural, visitar casarões antigos. Conhecer onze municípios do litoral e interior de Santa Catarina em cima de uma bicicleta em um trajeto de 270 quilômetros recortado por belas praias, cachoeiras e trilhas. Acampar em pequenos povoados na planície andina antes de fazer uma caminhada de uma hora para chegar ao complexo arqueológico de Machu Picchu. Essas são algumas das opções de roteiros que serão apresentados durante a 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que acontece nos dias 23 e 24 de maio no Beto Carrero World em Santa Catarina.
 
 
GASTOS NO EXTERIOR
 
 
E a brasileirada, por conta dos preços abusivos no Brasil, além da carga tributária, péssima qualidade dos produtos, continuam fazendo a festa no exterior. Gastamos 1,91 bilhão de dólares somente em fevereiro, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira. O número é o maior da série histórica para meses de fevereiro, segundo o Banco Central.  Se o consumo de brasileiros no Exterior foi recorde, o de estrangeiros no País apresentou queda de 5,2%: 591 milhões de dólares gastos em fevereiro de 2014 ante 624 milhões no mesmo período do ano anterior. No primeiro bimestre, os brasileiros já despenderam 4,03 bilhões de dólares em viagens internacionais, bem acima do que os turistas gastaram ao visitarem o Brasil (1,234 bilhão). Acorda hotelariabrasileira, acordem empresas aéreas. Enfim, acorde trade de turismo.

TURISMO NO BRASIL


A FIFA tirou do ar uma página, em seu site, em que explicava o Brasil para os turistas “iniciantes”, dando dez dicas aos estrangeiros que nos visitarão. A entidade ficou com temor de que os tópicos pudessem ofender a brasileirada. Uma delas tinha o subtítulo de "O tempo é flexível". Corretamente a entidade dizia que "a pontualidade não é exatamente uma ciência no Brasil. Quanto você combina de encontrar alguém, ninguém espera que você esteja no local na hora exata. Um atraso de 15 minutos é a norma. Se duas pessoas marcam um encontro às 12h30, elas vão se ver a partir das 12h45". Como advertência, a Fifa lembrava também que "os pedestres são claramente ignorados, e, mesmo nas faixas de segurança, dificilmente um motorista vai parar". Eu odeio FIFA, mas nesse manuAl ele deu de goleada. 
 
AMPLA NORTE
 
A primeira reunião de estruturação e preparação do futuro Fórum de Desenvolvimento do Turismo Rural do Planalto Norte Catarinense foi realizada no Centro de Treinamento da Epagri, em Canoinhas. O evento teve o objetivo de sincronizar, de forma sinérgica, os entes públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal, além de todas as entidades relacionadas ao tema, com interesse no desenvolvimento rural e, por consequência, no turismo rural. O encontro foi realizado durante todo o dia e contou com a participação da AMPLANORTE; SDR’s – Canoinhas, Mafra e Campo Alegre; SENAR; SENAC; IFSC – Canoinhas; UnC ; Rádio UnC – Canoinhas; diretores de Turismo – Canoinhas, Três Barras, Irineópolis e  Mafra; Secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas; Educandos nos Campus de Três Barras e Canoinhas;  Gestores Municipais de Cultura de Canoinhas e Mafra; Secretário de Agricultura de Canoinhas; Governança Turística Regional; Sindicatos Rural e Agricultura Familiar de Três Barras e Canoinhas; Associação Roteiro Caminhos do Contestado; Floresta Nacional de Três Barras; Epagri– Regional e de Irineópolis; Roteiro Turístico Rural de Mafra.
 
 
O propósito foi reunir estes atores, que têm ligação com o tema, com o objetivo de buscar a médio e longo prazo um afinamento e potencialização coordenada das ações dos vários órgãos, alavancando o turismo rural na região. Cada entidade fez uma breve apresentação de sua atuação nos setores de Turismo e Turismo Rural, assim os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de cada um. A partir da discussão sobre qual a melhor forma para desenvolver o Turismo Rural no Planalto Norte Catarinense ficou decidido que neste primeiro momento será realizado um Seminário de Desenvolvimento do Turismo Rural do Planalto Norte Catarinense, o qual contará com a participação de todos os envolvidos na 1ª Reunião. Entretanto, o convite será reforçado àqueles municípios e entidades que não marcaram presença nesta reunião.
 
TURISMO RURAL
 
 
Neste seminário serão discutidos os meios para o desenvolvimento do Turismo Rural e a criação do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Turismo Rural do Planalto Norte Catarinense. O dia e o local serão definidos pelos membros da Comissão Provisória do Seminário, composta por Cléa da Silveira Xavier – Diretora de Turismo de Três Barras; Marcelo Tokarski – Diretor de Turismo de Canoinhas; Joercio Mielke – Secretário de Agricultura de Canoinhas; Ellen A. K. Colombo – Assessora de Imprensa de Irineópolis; Carlos José R. da Silva – Chefe da Unidade Floresta Nacional de Três Barras e Donato João Noernberg – Gerente Regional Epagri de Canoinhas. Assim que órgãos governamentais e entidades estiverem afinados, agricultores e demais empreendedores do turismo com ênfase no turismo rural serão convidados a participar da discussão.
 
LISBOA - BELÉM
 
Novo diretor do escritório regional da TAP no Pará, Douglas Lima, entre Jacqueline Alves, diretora de marketing da Paratur e Marcelo Mendes, presidente da Paratur 
 
 
Confirmado para o próximo dia 3 de junho o vôo inaugural da nova rota da TAP Portugal, empresa aérea que vai ligar diretamente Belém a Lisboa e demais países da Europa. A confirmação é do novo gerente do escritório regional da TAP no Pará, Douglas Lima, que fez uma visita de cortesia na manhã desta quinta-feira, dia 20, ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes. Douglas, que nasceu em Belém e construiu carreira na área do turismo, entre outras estratégias de implantação do escritório da TAP no Pará adiantou que a empresa está compondo uma equipe altamente qualificada para esse trabalho em Belém.
 
REVISTA DE BORDO
 
 
Uma das mais importantes revistas de bordo do mundo, a “UP” Magazine, concedeu um novo espaço promocional ao turismo do Pará. Com o título “Belém dos meninos Castanho”, a reportagem dedica seis páginas à cultura, natureza e especialmente à gastronomia paraense, em que os irmãos Thiago e Felipe Castanho, chefes de conzinha do Pará, apresentam as cores, aromas e sabores do Pará. A matéria foi realizada entre 24 e 30 de outubro do ano passado pelo repórter Miguel Pires e fotógrafo Paulo Barata, da UP Magazine, através do programa de Press Trip da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e faz uma imersão nos principais produtos e serviços do turismo de natureza, cultura, sol e praia em Belém e no Marajó. 
 
 
A publicação da reportagem, na edição deste mês de março, é comemorativa aos 69 anos da revista de bordo da Tap Portugal (Empresa de Transporte Aéreo de Portugal). A revista também dedica uma página para anunciar o novo vôo da TAP no trecho Lisboa-Belém, que será inaugurado no próximo dia 3 de junho. A nova rota da TAP, que vai conectar o Pará à Europa, já conta com mais de 6 mil bilhetes reservados, segundo a direção da TAP Portugal. A freqüência de vôos será de três dias na semana, com saídas de Belém aos domingos, quartas e sexta-feira. Com a inclusão da capital paraense, a Tap aumenta para 12 o numero de cidades do Brasil que a empresa área oferta como destino aos turistas.
 
PARÁ EM LISBOA
 
 
O estande do Pará, na Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa (BTL), recebeu de 12 a 16 deste mês cerca de 4 mil visitas. Mas, algumas dessas visitas com uma importância imensurável para a promoção do turismo paraense na Europa. É o caso da cantora Fafá de Belém, que abrilhantou o estande com seu carisma. Amada pelo público de Portugal, onde é reconhecida pelos belos fados que canta, Fafá recebeu o carinho dos brasileiros e europeus durante toda a sua permanência no estande, à convite do presidente da Paratur, Marcelo Mendes. Outra visitante ilustre foi a jornalista paraense Anete Pereira, que ainda este ano vem lançar um livro no qual retrata a expedição do português Pedro Teixeira no rio Amazonas. A diretora executiva do Instituto de Gemas e Jóias do Pará (Igama), Rosa Helena Neves, coordenou no estande um desfile de jóias produzidas no Polo Joalheiro do Pará e juntamente com o presidente da Paratur recebeu os visitantes. 
 
CHOCOFEST
 
 
Um dos escritores mais renomados do Rio Grande do Sul, Celso Gutfreind, será o padrinho da maior festa de Páscoa do Brasil, a Chocofest.  Além de grande escritor, Gutfreind é formado em medicina, com especialização em psiquiatria, psicanálise e psiquiatria infantil. Publicou cerca de vinte livros, entre poesias, ensaios e literatura infantil. Sua principal obra é Açorianos 93, livro indicado a diversos prêmios. Ao receber o convite, Gutfreind se mostrou muito honrado com a lembrança, e fez questão de lembrar a dimensão que tem o evento: “A Chocofest é um megaevento, que movimenta mais de trezentas mil pessoas em torno do chocolate em Gramado. Além disso, nos últimos anos, abriu espaço para os escritores que escrevem para as crianças e seus livros. A novidade é juntar livros com chocolate”, afirmou. 
 
 
O autor ainda fez questão de lembrar que os livros e os chocolates, lado a lado, simplesmente fazem parte da riqueza humana, do patrimônio humano, ou seja, do que até o momento conseguimos produzir de melhor. Celso estará presente na abertura do Chocofest 2014, que ocorre no dia 4 de abril, às 16 horas, no Planeta Guloseima.
 
 
O Paralelo da Arte, grupo de artistas plásticos da Região das Hortênsias, mostrará sua criatividade em uma obra feita com exclusividade para o Chocofest. Com o tema Páscoa e sua simbologia, eles desenvolveram uma cenografia a qual deram o nome de Árvore do Renascer. A obra de arte será montada na Praça das Etnias, junto a estação rodoviária de Gramado. Ela consiste em uma árvore aparentemente morta, onde pequenas famílias de coelhos, que simbolizam a fertilidade, representarão as diferentes etnias dos cinco continentes. Os coelhos são feitos de concreto e as cores primárias foram eleitas para dar o tom da Árvore do Renascer, como se fosse o DNA que liga os coelhos à árvore. 
 
Uma das idealizadoras do projeto, Rita Gil, reflete esta combinação em relação aos dias de hoje, “essa união forma cores únicas, compreendendo nossos dias atuais, onde os seres humanos estão se “misturando”, formando famílias e novos seres humanos, porém todos com a mesma origem e carregando toda sua história no seu DNA”, complementa Rita. Também fazem parte do Paralelo da Arte: Débora Irion, Gilmar Stahl, Padmini Isoldi Arend e Patrícia Viale. A disposição artística instiga aos visitantes do Chocofest a pensarem sobre a união das etnias e suas convicções culturais pela paz mundial, em uma data tão significativa para aqueles que entendem o real sentido da Páscoa.
 
A melhor cantina italiana de Gramado
KUROTEL 32 ANOS
 
O  Kurotel - Centro  Médico de Longevidade e Spa celebrou seus 32 anos nesta quarta-feira, dia 26. Para comemorar, jantar assinado pelo chef Aurelian Bondoux. Filho de Jean Paul, Aurelian é francês e divide seu tempo entre os restaurantes de Punta del Este (o famoso La Bourgogne), Jose Ignacio, Buenos Aires, Mendonza e Rio de Janeiro.Os clientes hospedados no Kur poderão de desfrutar de uma autêntica comida francesa aliando pratos saborosos, delicados e sofisticados com alimentação saudável e equilibrada. 
 
  
As celebrações se iniciaram no sábado, dia 15 de março, quando a  chef paulista Caro Gall assinou a criação do menu. Caro Gall, que viveu na Itália e é especializada em cozinha diet e light, trabalhou durante um período no Relaix Chateux II Falconiere em Cortona, restaurante com estrela no Guia Michelin. No sábado passado, dia 22,  coube à chef Luana Budel, também de São Paulo, assinar o saboroso e saudável menu do jantar dos clientes Kur.  Luana Budel viveu na Holanda e é especializada em cozinha saudável, funcional e orgânica. Também é membro do Membro do Slow Food e Sociedade Vegetariana Brasileira.  Nada melhor para traduzir essa culinária do que o provérbio "nos pequenos frascos é onde estão os melhores perfumes". Nas pequenas porções, grande sabor! E voilà: Feliz Aniversário Kurotel!

INFORMATIVO ABIH

Tudo pronto para o Encontro Catarinense de Hoteleiros
 

 

 
Na segunda-feira (24) foi realizada a última reunião geral com a equipe responsável pela organização da 28ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho. Com todas as atrações alinhadas, o grupo está ansioso para a chegada do dia 2 de abril, data da abertura do evento. O diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, agradeceu o apoio e dedicação de todos voluntários e contratados, e reforçou “Nossa expectativa é que este Encatho seja um sucesso de público e de negócios.” Neste ano o tema central é “Sustentabilidade na Hotelaria”. Grandes nomes da área já estão confirmados para o evento. Confira a programação e faça sua inscrição pelo site www.encatho.com.br
 

Águas Termais são presença confirmada no 28º Encatho
 

 
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC) participará do Encontro Catarinense de Hoteleiros. A entidade que reúne as doze estâncias termais catarinenses estruturadas e em pleno funcionamento, participará do evento promovendo o segmento que gera em torno de 400 mil empregos no Estado. Serão divulgadas as atividades programadas para a Exprotel com o objetivo de incentivar o turismo no Vale Europeu.
 

12º Seminário de Turismo no 28º Encatho
 
 
A ABIH-SC promove a 12ª edição do Seminário de Turismo no dia 4 de abril, das 10h30 às 12h, em Florianópolis. São 300 vagas com entrada gratuita. O evento faz parte da programação do 28º Encatho, que envolve todo o trade turístico interessado em atualização sobre o setor. Na mesa redonda do seminário, os participantes terão a oportunidade de assistir o corpo docente de universidades locais apresentarem suas contribuições técnico/científicas sobre os temas “Sustentabilidade no turismo e na hotelaria: a identidade e a valorização sociocultural como fator de inovação”, “Marketing, Brand Equity e Sustentabilidade” e “Sistema de Gestão e Educação Ambiental”.
 

Associado ABIH-SC recebe Medalha de Mérito do Município de Florianópolis



 
 
A Câmara Municipal de Florianópolis realizou na noite de domingo (23) uma Sessão Solene em Comemoração ao Aniversário da Capital catarinense. Na cerimônia, 71 pessoas foram contempladas com a entrega das seguintes honrarias: Medalha Francisco Dias Velho, Medalha de Mérito do Município e Título de Cidadão Honorário. Na cerimônia, foi destacado o principal objetivo de todos os homenageados: tornar a cidade melhor para se viver e melhor para quem nela vive, cada um com suas ideologias, histórias e ações diferentes. Rafael Rabelo Koch, Diretor dos Hotéis Praiatur e associado ABIH-SC, recebeu a Medalha de Mérito do Município como reconhecimento pela ação social que realiza com crianças na Vila União (Norte da Ilha). 
 

Mensagem do diretor-presidente da ABIH-SC aos 288 anos de Florianópolis
 
 

 
 
“Em nome da ABIH-SC, parabenizo Florianópolis por encantar moradores e visitantes há 288 anos. A Capital se destaca internacionalmente por concentrar em uma ilha, pousadas, resorts, hostels, hotéis executivos e de luxo que acompanham a versatilidade da cidade. O setor turístico tem muitas conquistas a comemorar, dentre elas, a de ser uma das melhores Capitais do Brasil em qualidade de vida e um dos destinos turísticos mais procurados pelos viajantes. A ABIH-SC tem a satisfação de participar dessa história de sucesso há 49 anos. Contribuímos para a evolução da cidade fortalecendo a classe hoteleira e incentivando a qualificação do setor para bem receber nossos visitantes”.
 

Lançado novo portal de turismo de Santa Catarina
 
 
Na segunda-feira (24) a Santur lançou um novo portal turístico, traduzido em seis idiomas e subdividido em Institucional e Turístico (promocional). Agora o portal eletrônico tem um novo design, conteúdo ajustado à linguagem turística, navegação facilitada, interação com as redes sociais e novos aplicativos.
“O portal conta ainda com dados estatísticos completos e atualizados do turismo estadual, nacional e internacional e um acervo de belíssimas imagens dos vários destinos turísticos” disse o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e presidente da Santur, Valdir Walendowsky. 
Confira o site www.turismo.sc.gov.br
 

Tribunal de Justiça concede poder de polícia exclusivo aos Bombeiros Militares
 
 
Em decisão tomada por unanimidade, o Tribunal de Justiça aceitou na quarta-feira, dia 19, a argumentação de ação do Ministério Público de Santa Catarina. Agora os militares terão poder de polícia e poderão realizar a interdição de estabelecimentos. Antes, as corporações só podiam comunicar as irregularidades a outros órgãos públicos. Em nota, os bombeiros militares comemoram a decisão. "Mais uma vitória histórica para nossa corporação", afirmou o comandante-geral da corporação, Marcos de Oliveira. A manifestação registra que assim que a decisão for publicada, os militares podem atuar em todas as cidades do Estado. Confira a matéria na íntegra


Projeto Destino SC fecha temporada de verão com 92 eventos realizados no Estado
 
 
 
 
O projeto Destino SC, do Grupo RIC, tem como objetivo promover as principais opções de passeios, shows, ações esportivas, gastronomia e pontos turísticos disponíveis em todas as regiões catarinenses. Nesta temporada, que está chegando ao fim, foram 92 eventos promovidos para fomentar o turismo no Estado. “Esse canal de comunicação moderno e completo orienta os turistas e beneficia o setor turístico catarinense. A ABIH-SC aprecia todo o trabalho que é realizado a favor do bem estar dos nossos visitantes.” Samuel Koch, Diretor Presidente da ABIH-SC. O projeto continua oferecendo informações pelo site nos próximos meses e volta com mais ênfase no inverno. O objetivo é mostrar que Santa Catarina pode atrair turistas o ano inteiro.

Hotéis da Serra Catarinense esperam lotação no feriado de Páscoa

 
 
 
Muitos hotéis e pousadas da Serra Catarinense já comemoram lotação dos quartos e a expectativa é de que a ocupação fique em uma média de 90% entre os dias 17 a 21 de abril. No ano passado, a taxa ficou entre 80 e 85%. A ocupação esperada na Grande Florianópolis será de 70%. Em 2013, foi de 63,8% e em 2012, 59%. “A Serra é muito requisitada na Páscoa, pois é quando o pessoal começa a pensar em destinos diferentes da praia” diz Rogério Lebarbenchon da Silveira, proprietário do Boqueirão e vice-presidente da ABIH-SC.


Fecomércio lança Agenda Política 2014
  

 A Fecomércio SC lançou nesta terça-feira (25) no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a segunda edição de sua Agenda Política e Legislativa do Comércio de Bens, e Serviços e Turismo. O presidente Bruno Breithaupt citou o turismo como o grande tema da Agenda Política e Legislativa de 2014 da Fecomércio. "Este ano começou com um forte debate em torno de nossa infraestrutura turística. Precisamos que o poder público dê ao turismo a atenção e o tratamento que merece uma atividade produtiva que contribui com 12% do PIB estadual.” Diz Breithaupt.
 

segunda-feira, 24 de março de 2014

VISTO AMERICANO


VISTO AMERICANO
É tão bom viajar, encontrar produtos de qualidade, pelo preço justo e com garantia. Não é à toa que estamos deixando bilhões nos EUA. É mais fácil e mais barato ir para lá do que para a maioria dos destinos brasileiros. Para facilitar a nossa vida, o Serviço de Vistos para EUA inaugurou em Porto Alegre, com a presença do ministro conselheiro da Embaixada norte-americana no país, Todd Chappman, mais um consulado. Todos os procedimentos junto ao CASV serão  feitos a partir de agendamento prévio pelo call center (51) 3251 0321 ou no site http://brazil.usvisa-info.com. A operação do escritório está a cargo da empresa Computer Sciences Corporation. Vale lembrar que o negócio ainda é meia boca, já que no caso da emissão do primeiro visto, o centro faz a coleta dos dados biométricos (digitais) dos solicitantes e a checagem dos documentos necessários antes da entrevista que, por enquanto, ainda precisa ser feita em São Paulo, Recife, Brasília ou Rio de Janeiro que sediam escritórios da representação norte-americana no país.
Já o processo de renovação do visto pode ser feito todo em Porto Alegre e os gaúchos evidentemente não precisam mais sair do Estado. Além do comprovante do agendamento , o solicitante deve apresentar no CASV o passaporte válido e o formulário exigido. Podem renovar o visto pessoas que tenham o documento vencido nos últimos quatro anos e não precisem fazer entrevista; quem possui vistos de turista com validade máxima de 5 a 10 anos vencidos há menos de 48 meses; pessoas com 66 anos de idade ou mais e menores desacompanhados com idade menor ou igual a 15 anos, que possuam ou não visto anterior. Além do atendimento de segundas a sextas-feiras, das 7h às 18h, o CASV abrirá ao público também aos domingos, das 13h às 18h. O escritório fica na avenida Carlos Gomes, 1.501, bairro Três Figueiras. O Brasil é um dos cinco países que mais emitem vistos para os Estados Unidos, com mais de 1 milhão de documentos processados em 2013.
AMERICANOS NO NORDESTE
O primeiro cônsul comercial dos Estados Unidos para o Nordeste, Eric Olson, está entusiasmado com a relação Brasil-EUA. Na opinião dele, 2014 promete ser um ano memorável para o Serviço Comercial do Consulado Geral dos Estados Unidos, que tem sede no Recife (PE), principalmente com o acontecimento da Copa do Mundo. 
“A seleção americana foi sorteada para jogar duas partidas no nosso distrito consular - em Natal e no Recife. Isso fará com que tenhamos várias pessoas importantes visitando o Nordeste e também os turistas americanos que vêm torcer pela nossa seleção”, acredita. A aproximação do consulado com o Nordeste, em especial João Pessoa, facilitou a presença dos EUA nas duas últimas edições do Festival do Turismo de João Pessoa. “O Serviço Comercial dos Estados Unidos está pronto para trabalhar com todos os profissionais do turismo do Nordeste para promover os Estados Unidos como um destino acessível e caloroso. 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Festival tem sido uma grande oportunidade de aumentar ainda mais a visibilidade dos Estados Unidos como o local ideal para aqueles que procuram um destino que oferece um pouco de tudo: compras, turismo de aventura, cultura, monumentos, parques nacionais, belezas naturais”, enfatizou ele, que estará à frente do Consulado na região pelos próximos três anos. Sobre o evento - Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento. Na última edição, recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.
TURISMO RURAL EM FORTALEZA
Segmentos de turismo rural de várias regiões do mundo estarão reunidos em Fortaleza esntre os dias 24 a 27 próximos, durante a Conferência Intercontinental  que objetiva ampliar discussões sobre temas relevantes na área do turismo rural como um grande gerador de negócios, de informação e da difusão e interiorização do turismo como importante alternativa de desenvolvimento econômico sustentável. A CINTURR é uma promoção da Associação Brasileira de Turismo Rural, que tem em sua presidência o cearense Francisco Andrade Garcez., e conta com o patrocínio máster do Sebrae. Estão juntos na realização do evento a Associação Portuguesa de Turismo Rural (Privetur),  a Federação Européia de Turismo Rural (Eurogîtes) e o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), associado e captador internacional dessa primeira reunião intercontinental do Conselho Nacional de Turismo de 2014 e que tem Fortaleza como sede.
MOSTRA BRASILEIRA
A conferência  acontecerá no Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará, auditório João Frederico Ferreira Gomes tendo como temática central: “Turismo Rural -Cenários, Desafios e Soluções”, focando um público alvo formado por pequenos e micro empresários, empresários de grande porte, instituições e entidades, profissionais e academia ligada ao  setor. A programação do evento  motivará a atração para  atrair cerca de 500 (quinhentos) inscritos nas atividades técnicas da Conferência,  que contará com painéis apresentados por especialistas da área,   visitas técnicas a empreendimentos de turismo rural do  Ceará, bem como a Mostra Brasileira do Turismo Rural , um espaço no formato de vitrine com exposições do turismo rural das macrorregiões brasileiras, além da participação de operadoras de turismo para oportunizar a geração de negócios. Destacam-se ainda na programação, condecorações a profissionais e entidades que se destacam na área no Brasil. O evento conta com o apoio Master do Sebrae. 
20° WORKSHOP & TRADE SHOW
Clique na imagem para ampliá-la
 
Santa Catarina, como sempre, fazendo a grande diferença no 20° Workshop & Trade Show da CVC que começou nesta quarta-feira na Capital Paulista. Nosso Estado, juntamente com Pernambuco e Ceará possuem os maiores estanders destes últimos 20 anos. Num só local 510 expositores, 278 redes e hotéis nacionais, 127 internacionais, 16 companhias aéreas, 14 locadoras de automóveis, cinco parques temáticos, 26 empresas de receptivos, entre outras. A expectativa é de que dez mil visitantes passem pelos corredores do pavilhão, sendo mil de outros Estados. Para a presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agencias de Viagens, Ely Silveira, “esse Workshop é a maneira que a gente faz negócios; o principal motor de distribuição do turismo brasileiro é o agente de viagens”. Durante o evento a CVC lançou  o folheto “Completão”, que funciona como um guia turístico, com indicações de valores, passeios imperdíveis, restaurantes e estadias – além de opiniões da CVC sobre a hotelaria e passeios, classificadas por meio de “sorrisos”.
Clique na imagem para ampliá-la
 
Outra presença de destaque foi Alberto Cestrone, (a direita da foto, tendo ao centro Ely Silveira ), Diretor Geral do majestoso Infinity Blue Resort & Spa. Segundo ele, esta edição é a comemoração de um grande marco, afinal são 20 anos de realização deste que já é consagrado como o maior evento privado do turismo nacional. Para comemorar o fato e reiterar o papel da operadora na cadeia do turismo como agente do desenvolvimento do setor, o 20º Workshop & Trade Show CVC 2014 está sendo norteado pelo tema “Construindo juntos o futuro”, cuja proposta é reforçar que a CVC continua ao lado dos agentes de viagem, trabalhando em parceria com seus fornecedores de produtos e serviços turísticos para um futuro de sucesso para todos, e adaptando-se com agilidade às novas dinâmicas do mercado, às novas demandas de produtos que surgem a cada dia e ao perfil dos atuais e novos brasileiros que têm incorporado as viagens ao seu estilo de vida.
PERNAMBUCO
Gastronomia, atrativos e cultura. Estes são os elementos que a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), levou para a 20º edição do Workshop e Trade Show CVC, promovida por uma das maiores operadora de Turismo da América Latina, a CVC. O evento terminou neste domingo no Expo Center Norte, em São Paulo. O workshop é um dos principais eventos do turismo brasileiro e uma grande vitrine para os destinos turísticos. Com uma área de 144 m2, o estande de Pernambuco, mostrou todos os seus principais atrativos turísticos e contemplou os destinos como Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha.
O espaço contou com área para as capacitações, onde cada destino pode promover sua palestra, além de uma capacitação exclusiva sobre a Paixão de Cristo, que acontece há 47 anos no distrito de Fazenda Nova, no Agreste do Estado. A cultura pernambucana estave presente no evento através dos personagens Mateus e Catirina e da bailarina Josy Caxiado, que fará performances dos ritmos tradicionais do Estado. Também houve degustação de tapiocas, pipocas, algodão-doce e doces típicos. O estande da Empetur contou com parceria da Prefeitura do Recife, Prefeitura do Ipojuca e da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas.
COCAL 2014
Clique na imagem para ampliá-la
 
O 31º Congresso da COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina foi encerrado com uma noite brasileira, em Antigua, Guatemala. Florianópolis foi apresentada como a sede da próxima edição do Congresso, de 4 a 7 de março de 2015. A edição 2014 reuniu cerca de 300 organizadores de congressos e outros profissionais do setor de 20 países. “No Brasil estamos muito orgulhosos de receber o Congresso da Cocal em Florianópolis. Para fazer um grande evento, fizemos uma reflexão observando as tendências globais e optamos por levar para a mesa de discussão o tema “Inovação e Criatividade em Eventos”, assumindo que os OPCs (Organizadores Profissionais de Congressos) têm o compromisso com os clientes e com os novos tempos, que está transformando os mercados e gerando novas oportunidades de negócios”, discursou a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires. A gerente de Congressos, Negócios e Incentivo da Embratur, Maria Katavatis, representou o governo brasileiro no evento e destacou a importância do segmento MICE para o turismo no pais, considerado “de importância estratégica para a economia nacional”.
FIACULT
O Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo (FIACULT) é o evento com prestígio no panorama audivisual, dedicado à cultura, que conquista visualidade nacional e internacional para todos os filmes inscritos, rede de apoio e patrocinadores. O evento da premiação, que acontece nos dias 29 e 30 de setembro, em Florianópolis/SC, no Brasil, vai premiar os melhores filmes de turismo em 23 categorias, contando com a votação pela internet que começará a partir do mês de abril de 2014. O Festival adota um formato de mostra de cinema, reunindo filmes de diversas áreas, contando com a presença de produtores profissionais, amadores e estudantes. No Festival, serão aceitos filmes seguindo três formatos: spots comerciais de até três minutos; filmes de divulgação de até dez minutos; e documentários de até 30 minutos. Podem se inscrever agências de publicidade; CVBs - conventions bureau; produtoras de cinema/vídeo; ONGs; secretarias e órgãos governamentais (como destinos: países, estados, municípios/cidades, ministérios de turismo, fundações, associações de turismo); escolas técnicas e faculdades de cinema, turismo, jornalismo, publicidade; hotéis e restaurantes; companhias aéreas; parques temáticos; construtoras, imobiliárias, etc. As inscrições já estão abertas, e estudantes ganham 50% de desconto. Para mais informações e consulta ao regulamento oficial, acesse o site: www.fiacult.com.
PARQUE DA COLINA
O público da terceira idade tem buscado cada vez mais atividades que ofereçam facilidades, acessibilidade além de muito entretenimento e diversão. Passear, fazer compras, conhecer nova cultura e gastronomia, atrativos em contato com a natureza e com a espiritualidade são as opções que a cidade catarinense de Nova Trento e o Parque Colina oferecem ao público 60+. Localizado no município que faz parte da charmosa rota do Vale Europeu - em frente ao segundo maior Santuário do Brasil, o de Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil - o Parque sugere um roteiro turístico para grupos de idosos que queiram conhecer melhor a região e desfrutarem de bons momentos. A primeira Santa do Brasil, a Santa Paulina, viveu em Nova Trento onde atuou com trabalhos religiosos e assistenciais.  Os visitantes podem ir até à Capela Nossa Senhora da Paz, projetada com inspiração no véu de Santa Paulina, e interior com revoada de 90 pássaros de cristal. Parte emocionante do passeio é a visita ao 1º Museu de Cera Sacro do País, onde estão expostas as imagens do Papa João Paulo II e a da Santa Paulina. É visita obrigatória para quem se interessa por assuntos sacros principalmente pela fé católica.
Clique na imagem para ampliá-la
 
Próximas a Nova Trento as cidades de Brusque e de São João Batista são excelentes opções para ir às compras. Distante apenas 35 minutos da terra da Santa Paulina, Brusque possui diversas opções de centros comerciais para compra de roupas e tecidos. São João Batista conhecida como a Capital Catarinense dos Calçados possui lojas de grandes marcas de sapatos até centros de compras mais acessíveis. Tão prazeroso do que fazer compras é degustar as delícias da culinária italiana. Nova Trento é parada obrigatória seja no almoço, no lanche da tarde ou no jantar já que oferece uma variedade de casas coloniais. Degustação de queijos e embutidos, produtos coloniais, sucos de uva e vinhos produzidos nas vinícolas da região além dos diversos pratos oferecidos nas típicas cantinas italianas são oportunidades para conhecer a gastronomia dos principais colonizadores da cidade. O Parque Colina funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, e conta com uma infraestrutura completa para atender e transportar idosos e portadores de necessidades especiais. Em todo o parque se encontram rampas de acesso, corrimões e portões para facilitar a passagem de cadeirantes. Pacotes para a terceira idade podem ser organizados mediante reserva através do e-mail comercial@parquecolina.com.br ou pelo telefone 48-3267-4047.
BAILA FLORIPA
Quarenta e três coreografias, entre as 63 inscritas, foram selecionadas para a mostra oficial da XIII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2014, agendada de 18 a 21 de abril. São trabalhos elaborados em diversos ritmos por 36 grupos do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que se apresentarão ao lado de professores, bailarinos convidados e participantes especiais. As sessões de espetáculo ocorrerão nas noites de 19 e 20, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O Baila Floripa reunirá centenas de dançarinos de diversas regiões do País para uma programação que inclui ainda workshops, bailes e concurso de duplas no Majestic Palace Hotel. 
CONFRARIA DAS VOVÓS
A terceira edição da Confraria das Vovós no Chocofest terá uma programação recheada de novidades neste ano. Além de palestras e passeios, o grupo ainda promoverá um “baile de máscaras”, que serve como última participação no evento. Ocorrendo paralelamente ao Chocofest pelo terceiro ano consecutivo, no primeiro final de semana de abril, a Confraria das Vovós tem por objetivo reunir mulheres da terceira idade que gostam de viajar, com poder aquisitivo atraente e que partilham de um hobby em comum: cozinhar. A confraria ocorre de 3 a 6 de abril, e espera ultrapassar as 70 pessoas em 2014.
O Chocofest tem tudo a ver com as vovós e, principalmente, com seu relacionamento com netos e crianças. Afinal, é uma festa familiar, colorida, cheia de surpresas e alegria. As atividades do grupo neste período, além de incentivadoras, serão lindas, com tour turístico por Gramado, Garibaldi, Nova Petrópolis, Canela. Enfim, elas conhecerão as principais belezas da Serra Gaúcha. A idealizadora do grupo, Rita Gargioni, exalta o encontro e chama todas as vovós para participarem: “Todos esperam uma resposta inteligente e importante, um motivo maior quanto à confraria. Por que tudo tem que ter uma explicação filosófica ou prática demais? Somos vovós! Esse é o motivo. Nos encontramos para bater um papo, trocar ideias e experiências, fazer novas amizades, rir da própria sorte, ou até para assuntos mais sérios, se algum membro precisar, seja para tomar um café, um almoço, chá da tarde, happy hour, jantar ou fazer um passeio”, finalizou Rita.
PARADA DO CONDE
Uma das principais atrações do evento, a Parada do Conde Guloseima, terá grandes novidades neste ano. Um espetáculo conhecido pela apresentação de um flash mob inovará e trará ainda mais cultura para crianças e adultos durante os 18 dias de Páscoa em Gramado. Um novo personagem aparecerá no Chocofest, o Coelho Gaudério, uma alusão à tradição gaúcha. Juntamente com ele, o evento incluirá em sua filosofia as lendas infantis do Estado, como o “Negrinho do Pastoreio” e o “Saci Pererê”. 
Parada do Conde Guloseima ocorre em frente ao Palácio dos Festivais / Cleiton Thiele 
Todos os personagens do Chocofest, acompanhados de 20 dançarinos, caracterizados pelo folclore gaúcho, apresentarão a “lenda” do Coelho Gaudério para os visitantes. Através da declamação, quando será contada a história do novo personagem, e de um espetáculo de dança, a atração incluirá os costumes gaúchos na história da Páscoa. Segundo o diretor do Chocofest, Marcus V. Rossi, essa é a oportunidade de trazer os gaúchos ainda mais para o universo da Páscoa: “A inserção da cultura gaúcha no mundo da Páscoa é a nossa meta, com a criação de um novo personagem e desse espetáculo. Além de reviver nossas lendas folclóricas, ainda teremos a oportunidade de apresentar para o Brasil e para o mundo um pouco mais do Rio Grande do Sul”, conclui Rossi. A Parada do Conde Guloseima dura cerca de 30 minutos e ocorre em frente ao Palácio dos Festivais. 
Cantina Del Vicolo, a melhor cantina de Gramado
FESTURIS NA ALEMANHA
Na foto Marta Rossi, Luís Tonicha, da Abreu Online, Luia Barbacovi, vice-prefeito de Gramado, Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado e Cláudio Souza, da Vento Sul 
Cada vez mais o Festuris leva o nome de Gramado e do Rio Grande do Sul para os quatro cantos do mundo. Na última semana, a diretora do evento Marta Rossi esteve presente em duas das principais feiras mundiais do setor turístico, a BTL, que ocorre em Lisboa, Portugal, e a ITB Berlim, na Alemanha. Ambos eventos servem para aproximar o evento gaúcho dos empresários do ramo em escala mundial e prospectar ainda mais expositores internacionais para o evento. Além de prospectar mais e mais expositores com renome internacional, o Festival do Turismo de Gramado busca aperfeiçoar seus serviços e mostrar porque é considerada a principal feira em geração de negócios para o turismo da América Latina. A feira, que foi uma das pioneiras em abrir as portas do mercado internacional para a Serra Gáucha e o Rio Grande do Sul trará ainda mais novidades em 2014. Segundo Marta Rossi, a aproximação com o mercado internacional é de vital importância para a expansão do evento: “Assim como ocorre no Festuris, as principais feiras internacionais trazem os principais nomes do turismo e com isso podemos apresentar nossos objetivos e resultados, formando assim parcerias e prospectando mais negócios no setor”, concluiu Marta.
CÔNSUL ALEMÃO
Clique na imagem para ampliá-la
 
O cônsul geral da Alemanha no Brasil, Dr Stefan Traumann, acompanhado de sua esposa e de Cláudio Weber, Presidente da Rota Romântica e equipe, visitou o Parque do Caracol em Canela. Ele ficou impressionado com as belezas naturais da mata fechada e a vista à belíssima Cascata do Caracol. Na ocasião, a Vice-Prefeita, Carmen Seibt de Moraes, conversou com Traumann, que se mostrou uma pessoa muito inteligente e simples, interessado em saber mais sobre a história do município, fazendo diversas perguntas sobre Canela, com seu português carregado de sotaque alemão. Ao término do passeio, a Vice-Prefeita entregou uma recordação de Canela, e ele a presenteou com um livro da Alemanha.
PÁSCOA EM CANELA
A Páscoa em Canela já tem sua programação finalizada e o evento irá acontecer de 4 a 21 de abril. A decoração da cidade novamente irá encantar crianças e adultos, apresentando elementos lúdicos e também a religiosidade da data. A programação, está envolvendo muitos artistas locais e, irá oferecer espetáculos para todas as idades também. Para os adultos, Paixão de Cristo e Procissão do Encontro, Estátuas Humanas e Concerto   de Músicas Sacras; para os pequenos, espetáculo de teatro e o Sr. e Sra. Coelho na casinha da Praça João Corrêa, além de uma programação paralela com e de teatro de bonecos. Faz parte também da programação a Missa Lava Pés, Via Sacra e Missa da Vigília Pascal. O Parque do Caracol, o jardim e interior da Catedral de Pedra, Parque do Lago e Praça João Corrêa serão palco das atrações. A Páscoa em Canela é uma realização da Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Industrial de Canela.
O melhor Bistrôt de Canela
TURISMO CANELA
A Secretaria Municipal de Turismo de Canela esteve no lançamento do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, onde recebeu o relatório do Estudo de Competitividade do Destino Turístico Canela. A pesquisa foi realizada durante o mês de dezembro de 2013 com os principais agentes de turismo do Município. O estudo foi contratado pela Secretaria do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Fundação Getúlio Vargas.? Canela se destacou em alguns índices como: Infraestrutura geral do destino, aspectos ambientais e atrativos turísticos, entre outros.“Este estudo é muito importante para termos um diagnóstico da nossa situação no setor turístico e assim poderemos estar desenvolvendo ações e políticas direcionadas",relata o Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Canela, Leandro de Oliveira.
EM PORTUGAL
Clique na imagem para ampliá-la
 
O prefeito, Cléo Port, acompanhado do secretário de Turismo, Leandro Oliveira, estiveram em Lisboa, onde participaram da BTL (Bolsa de Negócios Turísticos de Lisboa). Trata-se de uma das maiores feiras da Europa do segmento turístico. O objetivo é intensificar a internacionalização da marca Canela e promover os atrativos turísticos da cidade, visto que o município já colhe frutos de viagens desse nível, pois, no ano passado, o prefeito viajou à Itália para a confirmação do evento mundial de orientação, que 
acontecerá em Canela de 1º a 8 de novembro deste ano, e já conta com a participação de 38 países inscritos, mais de 1300 atletas confirmados , comprovando que este tipo de investimento tem retorno garantido à comunidade.
TRANSPORTE TURÍSTICO
Terminou neste domingo o 4º Encontro das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina. O evento – que aconteceu no Hotel Torres da Cachoeira, na Cachoeira do Bom Jesus, Norte da Ilha de Santa Catarina – reuniu cerca de 350 empresários deste segmento e contou com a parceria de empresas como Marcopolo, Scania e Volvo. Organizado pela Associação das Empresas de Transporte Turístico e de Fretamento de Santa Catarina (Aettusc), presidida pelo empresário Nilton Pacheco, o encontro teve painéis com órgãos gestores e de fiscalização, como ANTT, Deter e PRF, além de palestras e treinamentos. Uma das principais atrações foi a Feira de Negócios. Foram expostos 40 ônibus voltados para o transporte turístico e fretamento.
EMPREGOS & ECOLOGIA
O transporte turístico e fretamento gera cerca de 15 mil empregos diretos no estado e responde por 95% do transporte turístico de passageiros. Do total de ônibus fabricados no Brasil, 52% têm este fim. Além de importante para a economia e geração de emprego, o setor também tem uma característica ecológica e com impacto na qualidade de vida. Um ônibus fretado para transporte de funcionários de uma empresa representa pelo menos 21 automóveis a menos circulando nas ruas – com a consequente diminuição de congestionamentos e de emissão de poluentes. O serviço de transporte de trabalhadores é tão importante que a BMW, para instalar-se em Santa Catarina, exigiu que houvesse empresas de fretamento com o padrão de qualidade estabelecido pela montadora alemã.
O melhor endereço para quem tem problemas na coluna 
FESTIVAL DE TURISMO CATARATAS
Estão abertas as inscrições para a nona edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, a ser realizada na cidade paranaense de 4 a 6 de junho. Em 2013, o Festival de Turismo bateu todos os recordes desde a sua primeira edição, com 220 estandes, 512 empresas expositoras e um público de quase seis mil pessoas. Este ano, o evento estará ainda maior, inaugurando novos eventos dentro da programação oficial, novos salões de atrativos, e mais países que se integram aos já participantes da América Latina. Para este ano, uma das principais novidades do festival é a abertura de três novos espaços para receber expositores. Com três temas distintos, os expositores serão agrupados por especialidade. O Salão Adventure Cataratas será dedicado aos esportes e turismo de aventura, buscando reunir destinos, fornecedores de equipamentos e vestuários, operadoras e agências especializadas no segmento. Para Paulo Angeli, presidente e organizador do Festival de Turismo, "esta é uma oportunidade para o visitante conhecer novos produtos do segmento, identificar novas formas de diversão no nosso e em diversos outros destinos que proporcionem esse tipo de experiência".
Clique na imagem para ampliá-la
 
O outro novo salão a ser lançado neste festival é o do Turismo, Cultura e Espiritualidade, destinado à valorização da diversidade cultural existente em Foz do Iguaçu, onde mais de 70 etnias convivem harmoniosamente entre si e com a riqueza dessa variedade sociocultural. O terceiro lançamento deste ano, o Salão E-Marketing Cataratas, promete ser um grande encontro de profissionais do marketing e da comunicação na era digital, com o intuito de fomentar a divulgação dos atrativos turísticos por meio de mídias sociais, além de fortalecer o turismo no âmbito nacional e internacional, utilizando as ferramentas do marketing digital. Esse salão, além de ter espaço para expositores lançarem seus produtos e serviços, será um dos únicos salões com uma programação de conteúdo especial, com blogueiros e profissionais da área de turismo de diversas localidades do Brasil e exterior compartilhando cases, desafios, perspectivas, e debatendo sobre a importância das mídias sociais na divulgação de destinos turísticos.
CONCEITUALLE - I-LIPO
Atenção mulherada, ontem falei com minha amiga Dra. Adriana Dal Bello, super dermatologista da Conceitualle Dermatologia e Estética Avançada que me informou que o I-Lipo é uma opção segura e eficiente no tratamento de redução de gordura localizada. A alternativa inteligente para quem busca resultados excelentes, imediatos e duradouros. Trata-se de um sistema revolucionário de laser de baixa intensidade, que emite um sinal químico às células adiposas favorecendo a quebra dos triglicerídeos armazenados em ácidos graxos livres e glicerol, os quais são liberados através das membranas celulares. Os ácidos graxos e glicerol serão utilizados durante o metabolismo para criar energia. As principais indicações para o tratamento com I-Lipo são: Redução de medidas, redução de gordura, contorno corporal, redução de celulite, melhora da aparência das estrias e outros milagres.