quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NEWS MIDIATUR - por Zeini Rates


Catarinenses movimentaram turismo de inverno


O resultado da Pesquisa Fecomércio de Turismo de Inverno na Serra Catarinense, feita nos municípios de São Joaquim e Urubici, entre 18 de julho e 18 de agosto, pesquisou a origem dos visitantes. Nas duas cidades, os catarinenses foram maioria (72,8%) dos turistas em São Joaquim e (79,8%) em Urubici. O veículo usado para a viagem foi o automóvel e a hospedagem, em média, foi de dois dias. Em relação ao perfil dos turistas, a maioria tem entre 31 a 40 anos e pertencem à classe C - 54,4% dos visitantes em São Joaquim e 60% em Urubici que aumentou sua participação na comparação com as temporadas anteriores. Em São Joaquim os locais mais visitados foram o Snow Valley, Igreja Matriz, a Expo Neve e a Vinícola Villa Francioni. O gasto médio no comércio local de R$ 96,73, bem abaixo dos R$ 142,65 registrados em 2013. A queda do gasto médio no comércio local foi ainda maior em Urubici, onde os turistas disseram ter gasto R$ 81,45. Em 2013, o gasto médio na cidade foi R$ 225,62. Em Urubici, os pontos mais visitados foram o Morro da Igreja, a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco e a Cascata Véu de Noiva. Veja a íntegra da pesquisa: http://www.fecomercio-sc.com.br/atualidade/noticia.html?id=1441



Comunicação para o setor de Eventos


O turismo em Santa Catarina representa em torno de 12,5% do PIB do Estado. Nesse cenário o Turismo de Negócios e Eventos concorre de forma relevante para a ocupação dos hotéis e movimenta toda a cadeia de serviços do setor. Segundo pesquisa do Floripa Convention & Visitors Bureau feita em 2011, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o turista de eventos gastou em média R$ 250,00/dia, injetando, só naquele ano, mais de R$ 670 milhões, na capital catarinense. E, graças à construção de centros de eventos em algumas regiões turísticas, além dos espaços dos hotéis e empresas privadas, o setor cresce no Estado. Visando levar informação qualificada às empresas, profissionais e estudantes de jornalismo, turismo e eventos, a jornalista  Zeni Rates, ministrará de 15 a 19 deste mês, em Florianópolis, o curso “Assessoria de Imprensa para Eventos”. O objetivo é instrumentalizar os participantes repassando a eles a experiência de quem atua no setor há mais de 15 anos. No curso serão abordados as técnicas de divulgação e como otimizar os espaços, movimentando hotéis e centros de convenções. Muitos empreendimentos têm espaços ociosos devido à falta de divulgação. O melhor aproveitamento dessas áreas, poderá inclusive reduzir o preço dos serviços e elevar a ocupação, com a adoção de estratégias de promoção dos espaços e serviços agregados. Data 15 a 19/09 – Informações/Inscrições:  midiatur@midiatur.com.br; (48) 3269-8543 / 9960-0109.





A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) promove dias 11 e 18 deste mês, a primeira edição do ABIH-SC Road Show. O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira (11), na cidade de Fraiburgo, no Vale do Contestado. O segundo será a Serra Catarinense, dia 18/09. A intenção da diretoria da associação é realizar o evento nas 10 regiões turísticas de Santa Catarina, com o objetivo de descentralizar a entidade e aproximar o setor hoteleiro. O projeto busca capacitar o trade turístico, levantar as dificuldades do turismo local e posicionar melhor as potencialidades de cada região. Fraiburgo está localizada numa região rica em atrações naturais e culturais, com uma multiplicidade de paisagens. Os eventos são gratuitos com palestras motivacionais sobre vendas e liderança e apresentação de produtos e serviços voltados para cada localidade. Também haverá um encontro entre hoteleiros e o Corpo de Bombeiros Militar de SC e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia (CREA-SC), com palestras técnicas de orientação sobre as novas exigências de prevenção e combate a incêndios e esclarecimento de dúvidas sobre regularização dos empreendimentos. O evento ocorrerá no Hotel Renar: (47) 3246-9000 – reservas@hotelrenar.com.br / www.hotelrenar.com.br



Semana Cultural e Mostra Literária em Gravatal


Várias atrações artísticas e culturais vão movimentar o Hotel Internacional Gravatal, de 22 a 26 deste mês. O objetivo é divulgar a cidade de Gravatal e seus pontos turísticos, além de dar mais destaque a cultura e preservação do patrimônio histórico da cidade que abriga uma das principais estâncias termais de Santa Catarina. A programação inclui caminhadas ecológicas, almoços, jantares temáticos, aulas de dança, bingo e torneios. No dia 23 está previsto um show nacional com Roy Caetano, com entrada franca e aberto ao público externo. Outro atrativo é o Concurso Cidade de Gravatal de Literatura com apresentação do Projeto “A Saga de Gravatal” e entrega da “Comenda do Mérito Cultural”. A intenção dos organizadores é fomentar, divulgar e valorizar aspectos culturais e regionais e abrir espaço para grupos que tenham interesse em mostrar seu trabalho ao público. As apresentações acontecem no dia 24/09, a partir das 17h, para escritores e à noite para grupos de dança e teatro. Aos interessados, o Hotel Internacional Gravatal oferece pacotes diferenciados incluindo desconto nas diárias para grupos. Confira a programação no site:www.hotelinternacionalgravatal.com.br; Informações/reservas: (48) 3648-8100.




Turismo de luxo: agora em aldeias e favelas


Passada a euforia e a ostentação que sucedeu o boom econômico da Ásia e outros países do leste, o novo segmento da população que ascendeu ao mercado de luxo representa um desafio às marcas turísticas no mundo todo. Esse novo consumidor vê o conceito de “turismo de luxo” sob outro prisma: menos ostentação e glamour, mais exclusividade e experiências culturais, com consciência ambiental e responsabilidade social. Atentos a essa mudança, marcas de luxo vem optando por enfoques dirigidos a novos estilos de vida e não a aparência de riqueza. Exemplo é o Emoya Luxury Hotel and Spa, na África do Sul, onde a principal atração é o Shanty Town, a reprodução de uma favela, um barraco com os mesmos materiais das moradias originais da região, mas com sistema de aquecimento e acesso a internet. Agências vêm oferecendo hospedagem em aldeias indígenas, iglus, mansões excêntricas, cápsulas subterrâneas e outras opções exóticas encontradas no portal Hotels Unusual of the World. O fator preço não é um limitador. Os mediadores desses pacotes concordam que o preço alto é, na verdade, uma demanda relevante na definição do luxo. Ele será o limiar ao público alvo, indicativo de qualidade, exclusividade e diferenciação social. Leia a íntegra do texto: http://www.informamidia.com.br/wp/o-novo-turismo-de-luxo-menos-ostentacao-e-mais-exclusividade/



Turismo acessível na 42ª Feira das Américas


Localizada na entrada da 42º ABAV Expo Internacional de Turismo, a Vila do Saber terá sete salas – com capacidade entre 70 e 150 pessoas – com tratamento acústico diferenciado, de modo a proporcionar mais conforto aos participantes. Desenvolvidos por profissionais renomados, o 42º Congresso ABAV apresentará temas selecionados a partir de assuntos que possuem maior interesse junto ao público, com muitas inovações. O intervalo entre os treinamentos serão maiores, permitindo máxima interação, profundidade de análise e aproveitamento da audiência. Além de assuntos atuais, haverá capacitações de produtos e serviços. A Vila do Saber acontece de 24 a 26 de setembro entre 10h30 e 18h. A Vila do Saber é a difusão de informações adequadas ao desenvolvimento do empreendedorismo no setor de viagens e turismo. Aprofundar o conhecimento sobre produtos e serviços turísticos gera mais segurança e credibilidade à venda, aumentando as opções do cliente. A acessibilidade no turismo é um tema cada vez mais importante e sempre presente nas últimas edições do evento. Este ano haverá palestras de profissionais do turismo que atuam no segmento de turismo acessível, passando diferentes experiências que podem servir como referência a quem busca potencializar seu negócio. Confira a programação:


terça-feira, 9 de setembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


VIAGENS AO EXTERIOR
 
 
Em consequência dos preços praticados pelas nossas cias aéreas e rede hoteleira, bem como demais preços permitiram que mais uma vez a saída de dólares na economia brasileira, superando a entrada da moeda em 3,05 bilhões de dólares em agosto, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira. Apenas na semana passada, a saída de dólares do País superou a entrada em 4,27 bilhões de dólares. 
 
FEIRÃO DE PASSAGENS
 
 
Quanto custa uma passagem para Belém? Fernando de Noronha? João Pessoa? Pela hora da morte isso sem contar o tempo que se leva para chegar a esses destinos saindo de Florianópolis. Fique esperto ! O feirão de passagens para a Europa: a partir de R$ 1.560 ida e volta saindo de sete cidades comprova a nota acima. A Air France e a KLM lançaram uma promoção de passagens aéreas muito boa para a Europa, mas há muitas companhias fazendo bons preços nas rotas para o Velho Continente – algumas inclusive em resposta à promoção de ontem. Fiz uma busca geral e encontrei passagens a partir de R$ 1.560 ida e volta saindo de sete cidades brasileiras.
 
 
Os melhores preços são de passagens saindo de São Paulo com a Ethiopian. A Air Europa também tem ótimas passagens a partir de Salvador por R$ 1.615 ida e volta para Barcelona e vários outros destinos. A TAP também tem preços bacanas  - R$ 1.694 ida e volta saindo de Salvador e R$ 1.716 saindo de outras cidades, assim como a Ibéria.  Bem, mais fácil que explicar as promoções é você usar o novo sistema de buscas e ver quais companhias oferecem os melhores preços saindo de sua cidade ! Vale lembrar que para visitar a Europa não é necessário visto, somente passaporte, seguro de viagem e exigências conforme o país visitado.
 
BUENOS AIRES
 
 
Vergonhosamente ir a Buenos Aires é mais barato do que ir de Florianópolis a Porto Alegre. A GOL, nada cidadã, que cobra quase R$ 600,00 para fazer esse trecho, ampliou a oferta para Córdoba por  R$ 269, mesmo preço da promoção para Buenos Aires, com uma oferta de datas ainda melhor! Da nojo dessa gol e das demais empresas que não fazem o trecho Fpolis-POA-Fpolis, com as bênçãos dos cabides de empregos da INFRAERO e ANAC. Vale destacar que para visitar o país dos hermanos os brasileiros não precisam de visto nem passaporte, mas somente a carteira de identidade (RG) em bom estado. Se tiver passaporte também é aceito.
 
 
SEBRAETEC
 
O SEBRAE/SC e a SETUR, comunicam que as empresas associadas as entidades do trade turístico foram beneficiadas do Programa SEBRAEtec/SC de Consultoria Tecnológica, por meio do Projeto de Design no Varejo Catarinense. Objetivo: aumentar a atratividade e competitividade das empresas do turismo, propondo melhorias na imagem, infraestrutura e qualificação empresarial. Serão realizados estudos de público, analíticos, organizacional espacial, e social para desenvolvimento do Design de comunicação e Design gráfico. Investimento: Todas as soluções disponibilizadas pelo projeto são gratuitas, e as informações recolhidas são confidenciais. 
 
 
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
 
Ter CNPJ e estar localizada em Florianópolis, Possuir CADASTUR ou ter protocolo de entrada na SOL, Ser associada a uma entidade do trade turístico, estar enquadrada como empresa de pequeno porte (Micro e MEI). Serão beneficiados os primeiros 150 inscritos. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail floripaproturismo@gmail.com até o próximo dia até dia 08 de setembro.
 
 
EQUIPOTEL
 
A empresa catarinense Sperandio do Brasil, com sede em Florianópolis, vai estar com um estande na 52ª edição da Equipotel São Paulo, feira de negócios que figura entre as cinco maiores do mundo no setor de hospedagem, alimentação e serviços  e acontece entre os dias 15 e 18 de setembro, no Parque Anhembi (SP). Com atuação nacional, a Sperandio do Brasil trouxe para o país uma tecnologia exclusiva, voltada especialmente para atender o setor hoteleiro, motéis, restaurantes e bares. Neste primeiro ano, a Sperandio do Brasil está investindo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e já possui clientes nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para conhecer mais sobre a empresa, acesse: www.sperandiodobrasil.com.br.
 
 
VILA DO FAROL
 
 
Mais uma vez as empresas Pousada Vila do Farol e Pousada Vila do Coral de Bombinhas foram convidadas a participar de um dos eventos corporativos de maior destaque em Curitiba, o Fórum Global de Liderança, que já está na sua 7ª edição. Foram pelo menos 3 mil participantes, principalmente executivos nas diversas áreas. O evento promovido pela Estação Business School (EBS), aconteceu entre os dias 02 e 04 de setembro. Em novo formato, a edição deste ano incluiu um workshop Leader Coach com Certificação, duas palestras internacionais e quatro palestras nacionais. A jornalista Miriam Leitão foi uma das palestrantes com o tema “Desafios e Cenários Econômicos: o Brasil Precisa de um Estadista-Líder”. Encerrando as atividades do evento, o especialista Paulo Vieira com a palestra “Liderança Baseada em Valores”. Atuaram na recepção e divulgação das empresas e o destino Bombinhas, os profissionais Priscilla Aguiar, Alexandre Cruz e Renato Pires, além da representante comercial Marília Guimarães. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para a gerente da Vila do Farol, Priscilla Aguiar, a participação num evento deste porte é fundamental para estreitar relações com profissionais que têm fortes influências em decisões nas empresas, quanto à eventos corporativos o que potencializa as chances de trazer para Bombinhas, além do aspecto pessoal, uma vez que é um público da classe A e B que também interessa muito quanto ao turismo de lazer. “O interesse pelo material que contém o destino Bombinhas é muito grande, isto abre portas para negócios tanto no quesito corporativo, temos estrutura de eventos que atrai, quanto ao lazer, onde também não ficamos atrás de nenhum destino, considerando que principalmente os paranaenses, que são maioria no evento, adoram vir para Bombinhas”, destaca. Além do contato no evento, os profissionais da Vila do Farol e Vila do Coral também aproveitaram para fazer visitas em algumas empresas de Curitiba.
 
BALEIAS NO ROSA
 
 
Elas já chegaram e fazem a festa no quintal da casa do Enrique Litman, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort e Bech Vilage, na Praia do Rosa. Impossivel não se encantar com essas gigantes do mar. 
 
TURISMO NAS ESTRELAS
 
 
Para aqueles que gostam de aventuras inusitadas, a Sanchat Tour Operadora lançou no Festuris 2012 viagens para o espaço. Isso mesmo! Para quem curte adrenalina e é apaixonado pelo espaço sideral, poderá adquirir seu pacote com a operadora, que é a primeira empresa brasileira a oferecer esse serviço. Segundo o presidente da Sanchat, Roberto Silva, os voos, que comportam no máximo duas pessoas (o passageiro mais o piloto), saem de uma pista de pouso, como um avião comum e sobem na posição vertical a uma altura de 338 mil pés (103 quilômetros de altura). Após ficar a esta distância entre quatro a seis minutos, a espaçonave retorna ao aeroporto. A operação toda dura em torno de uma hora e tem o custo de 107 mil dólares por pessoa.
 
MISSÕES DE TREINO
 
A viagem consiste com saídas de Curaçao, no Caribe, devido sua localização ideal e suas condições climáticas e infraestrutura bem equipada para as missões. Somente a decolagem na aeronave Lynx já é uma experiência extremamente rara e magnífica. Para poder estar completamente preparado para a viagem ao espaço, é importante que o passageiro participe de Missões de Treino opcionais da SXC - Space Expedition Curaçao – empresa holandesa que vende os pacotes nos Estados Unidos, na Alemanha, Canadá e Reino Unido. O treinamento tem como objetivo mostrar e habituar o viajante aos níveis de gravidade e a voar em aeronave em alta velocidade.
 
 
Para aqueles que ficaram curiosos com esta iniciativa, as vendas já começaram.“Iremos oferecer pacotes completos, que incluam a parte aérea até Curaçao e a hospedagem antes da viagem ao espaço, já que é necessário fazer um treinamento”,comenta o empresário. No Festuris 2014 será feita a divulgação oficial sobre a Viagem Espacial, no stand 45, que terá saídas a partir de 2015.
 
PRIMAVERA EM JOÃO PESSOA
 
 
No dia 22 de setembro começa a primavera, e João Pessoa foi escolhida como um dos destinos imperdíveis que devem ser visitados na estação mais florida do ano. O site Catraca Livre destacou a cidade como atração turística no período do florescimento dos ipês. Muito comuns na cidade, os ipês são a marca registrada da cidade. A Prefeitura Municipal se preocupa com a saúde das plantas substituindo as antigas por novas mudas, além de realizar podas e tratamento anti-pragas. O colorido das árvores é um espetáculo natural por toda a cidade, deixando a paisagem mais bonita, mais leve e agradável. Um convite para turistas e moradores ao passeio livre, para tirar fotos ou simplesmente contemplar a natureza.

TROPICAL TAMBAÚ

Minha casa em João Pessoa, está completando 43 anos de excelentes serviços. Marco na hotelaria nacional, o Tropical Tambaú, um resort de praia localizado em João Pessoa, Paraíba, na terra onde o sol nasce primeiro, na região Nordeste do Brasil. Construído sobre as areias da praia de Tambaú, o empreendimento cartão postal da cidade oferece uma vista fascinante do lindo litoral da capital paraibana e orgulha-se de sua arquitetura circular espetacular e única, uma atração para visitantes de todo o mundo. Um resort de praia perfeito para férias em família e um destino incomparável para viagens tropicais que oferece 173 apartamentos com vista para o oceano ou jardim interno. Pelo fato do empreendimento estar literalmente em cima da praia, os apartamentos superiores transmitem a sensação de estar no meio do oceano ou a bordo de um cruzeiro, com ondas e brisas do mar. As melhores praias estão próximas do resort de praia Tropical Tambaú. Os hóspedes aproveitam 40 km de praias de areia branca e água morna na cidade situada mais a leste do Brasil. João Pessoa tem orgulho de ser uma das cidades mais ensolaradas do mundo. Parabéns Tropicam Tambaú. Tô chegando !
 
RURALTUR
 
 
Mais extensa e rica, a 10ª edição da Ruraltur – Feira de Turismo Rural terminou neste último dia 5, na cidade de Campina Grande. Promovida pelo Sebrae-PB e pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba-FIEP, a feira trouxe como tema central “O papel da Governança na Geração de Resultados”. Trade na 10ª Ruraltur: Catharine Brasil (Setur Campina Grande), Camilo Juliano (Hotel Verde Green), Elizia Lopes (Internacional), Regina Amorim (Sebrae-PB), Ruth Avelino (PBtur), Ferdinando Lucena (Cecon JPA) e Claudio J S Junior (Festival JPA).
 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Museu do Ferro de Passar
 
 Ferros de passar de todas as épocas

Há quem diga que um museu de ferros de passar não tem graça nem valor. Como não teria valor, se este utensílio faz parte da vida doméstica desde idos tempos? E no decorrer desses tempos se desenvolveu, se modernizou e foi adaptado às tecnologias atuais, tal como, o automóvel, o moedor de café, a impressora. Eu mesma aprendi a passar roupa com ferro a brasas e não poucas vezes  queimava as mãos.  Desde réplicas de brunidores, que eram usados por povos antigos para alisar os tecidos, aos já ferros elétricos, a coleção apresenta a diversidade do utensílio durante a história da humanidade. 


“Temos itens do século XVII e XVIII”, conta. “Sempre que viajo, procuro uma nova peça”, completa o colecionador Moacir Bogo.  Ferros de passar ocos de cunha. Ferros de passar a combustível. Os primeiros ferros de passar elétricos. Esses e outras centenas de ferros, reunidos ao longo de 22 anos  estão agora sendo instalados em uma sala do piso superior da Estação da Memória, para serem apreciados pelo  público. “São cerca de mil itens e talvez seja o único museu do gênero existente aberto a visitas”, disse o colecionador.

Meliá Hotels International

A Companhia aprofunda suas alianças com sócios e investidores regionais através de contratos de gestão, colocando o valor de suas marcas e sua excelência na gestão e comercialização hoteleira. Os hotéis Innside estão em rápida expansão tanto nos mercados tradicionais como emergentes, com uma crescente demanda de viajantes urbanos, práticos, porém exigentes e sofisticados. A Meliá Hotels International anuncia mais um importante projeto de expansão na América Latina, com a assinatura de um novo acordo para o desenvolvimento e operação de cinco hotéis de sua marca Innside by Meliá, desta vez na Venezuela.

AVIESP na ABAV Expo
Os agentes de viagens associados à AVIESP terão caravanas rodoviárias e hospedagem gratuitas para conferir as novidades da ABAV Expo, que será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O benefício ainda inclui cobertura da Travel Ace. No total, 11 caravanas atenderão nove regiões do interior do Estado, considerando que Santos e Campinas têm duas opções de saídas. As inscrições para os interessados em integrar as caravanas são para maiores de 18 anos e devem ser efetuadas no link http://www.abavexpo.com.br/visitante/inscricao-profissional-do-setor/. 

Mares Quilombolas 

O portal do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br/turismo/noticias) destaca a Paraíba com reportagem sobre as culturas indígenas e quilombolas remanescentes no estado. O roteiro turístico ‘Mares Quilombolas’ faz parte do projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae. As cidades citadas na reportagem são Conde, Pitimbu e João Pessoa. O ministro Vinicius Lage disse que uma das principais inovações do projeto é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar aos roteiros turísticos já explorados. Ele explica que isso gera benefícios econômicos e sociais para a região. 

CHA amplia sua rede

Hotel Porto de Paz

A CHA rede de hotéis associados amplia sua rede de hotéis para operação, com a inclusão do Hotel Porto de Paz, na praia do Iguaçu. É um hotel agradável, de frente para a praia e um dos seus atrativos Principais é o bufê de café da manhã. Os demais hotéis da rede são O Bandeirantes da Barra em Barra Velha, Holz Hotel e Trocadero em Joinville, Dom Capudi em Bombinhas, Hotel Piçarras em Piçarras e Apart Uberaba em Uberaba (MG).

Rio Lindo

O Cristo Redentor ícone do Rio de Janeiro

Filme traz para as telas o melhor do turismo do Rio de Janeiro. O Estado Ganhou um forte aliado para reforçar, ainda mais, o carisma da cidade junto aos turistas. Estreia nos cinemas na semana que vem o filme “Rio, eu te amo”. A produção inclui histórias de amor — à cidade ou a pessoas — que têm como cenário o Rio. O filme mostra o Rio de Janeiro como cidade que permite muitas histórias de amor, que podem acontecer no sol, na chuva, dentro e fora de ambientes, segundo Leonardo Barros, um dos produtores do filme. 

Experiência, Turista “Mendigo”?  

Empresas que oferecem passeios a turistas estão propondo um programa diferente em Praga, na República Tcheca. A ideia é abandonar as roupas limpas para dormir na rua por uma noite. Sem os objetos pessoais e vestindo “roupas de mendigo”, o visitante precisa encontrar lugar para dormir, comida e algum dinheiro. Ele é acompanhado por um dos guias da empresa (todos moram ou moraram na rua por algum período).Os passeios vão a pontos fora do circuito turístico tradicional: vielas, pontes, becos de prostituição, bairros degradados e refeitórios populares são alguns exemplos. Alguns deles até passam por marcos conhecidos e tradicionais, mas o foco é sempre no mundo dos moradores de rua daquela cidade.Para os voluntários que atuam no programa, o trabalho de guia faz bem aos moradores de rua. “Acreditamos que eles são encorajados a reconstruir suas vidas e a conquistar um senso de independência que não tinham antes”, diz.

Embratur realiza roadshows 

A Embratur, em parceria com operadoras da  Alemanha, Estados Unidos e França, vai realizar roadshows durante o mês de setembro, para promover rodadas de negócios e apresentações do destino Brasil nestes países, com o objetivo de criar oportunidades de mercado. A Alemanha receberá duas ações: o primeiro, FTI Touristik, acontece entre os dias 1º e 5 de setembro nas cidades de Hamburg, Berlim, Leipzig, Wurzburg e Munique. 


Nova prefeitura  (Rathaus) de Leipzig o segundo Roadshow, em parceria com a operadora Thomas Cook, ocorre entre os dias 3 e 19 de setembro. A FTI Touristik é considerada a quarta maior operadora de turismo da Alemanha. Especializada em viagens de grupos de média e longa distância, a empresa trabalha com o destino Brasil desde 2007. Cerca de 400 agentes participam das atividades. Os Estados Unidos receberão o Roadshow APF, de 3 a 9 de setembro, nas cidades de São Francisco, São José e Los Angeles. 

São Francisco, Estados Unidos 


Além disso, Chicago, Los Angeles e Nova York receberão, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, o Roadshow Luxo, que será promovido em parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA). Na França, a ação cooperada Circuit Brésil, entre Embratur e Carrefour Voyages, acontece entre os dias 3 e 22 de setembro, nas cidades de Envry, Rennes, Agers, Vitrolles, Mérignac, Montpellier, Toulon, Besançon e Isle Albeau. A previsão é de que 440 agentes de viagem participem dos eventos. 

Índice de Ocupação da Hotelaria 

A ocupação dos hotéis de Joinville durante o mês de agosto foi de 67,79%. E a permanência média, de 2,44 dias. Para a Feira de Metalurgia, que 
Ocorrerá na Expoville de 16 a 19 de setembro, a previsão é de 81,86% de ocupação.  

"Macarronada com Arte" 

A Associação de Amigos da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior (AACC), em parceria com a Fundação Cultural de Joinville, realiza, no próximo sábado (13/9), das 10 às 15h30, a “Macarronada com Arte” no Capitão Space Batataria e Pizzaria. Um ótimo momento para os amantes da arte e das massas. Ingressos já estão disponíveis na secretaria da Casa da Cultura a R$ 15, para adultos, e R$ 10, para criança de 6 a 11 anos. Até cinco anos, o evento é gratuito, porém, é preciso retirar ingresso. As portas do Capitão Space já estarão abertas a partir das 9h. Neste horário, o público já poderá ter contato com as obras dos alunos do curso de desenho e pintura da Casa da Cultura. Os estudantes estarão vendendo suas produções artísticas durante o evento. A partir das 10h, os presentes poderão apreciar apresentações musicais e de dança. “É mais uma oportunidade do público conhecer o trabalho maravilhoso que temos na Casa da Cultura”, conta a coordenadora da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Carla Clauber.

Expo Internacional em São Paulo

Estande da cidade de São Paulo que terá 100 m² e será instalado entre as ruas K e J do setor nacional, na ABAV 2014 Projeto: Jus Band Montagens.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi sediará daqui a 18 dias, a 42ª edição da Expo Internacional de Turismo - ABAV 2014 e a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) está com uma série de ações sendo traçadas para a realização do evento, que ocorre entre os dias 24 e 28 de setembro. O estande da cidade de São Paulo que é marca registrada em todas as edições da feira, contará também com a presença do São Paulo Convention & Visitors Bureau, parceiro na promoção da cidade e em diversas ações de sucesso, além dos cooperados Indytur, Sheraton, HB Hotel, Blue Tree, Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol. O espaço terá 100 m² e será uma réplica de um dos cartões postais da cidade, o MASP (Museu de Arte de São Paulo). Outra iniciativa da SPTuris que servirá como ponto de referência para os hosted byers, a imprensa e o público em geral, será a instalação  de uma Central de Informação Turística (CIT) na entrada da feira. No local haverá material promocional de São Paulo, mapas, guias e profissionais bilíngues que fornecerão qualquer tipo de informação relacionada ao turismo da cidade. Para a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, é extremamente importante que uma CIT marque presença na feira. “A ABAV é um evento grandioso que recebe público do mundo inteiro e essas pessoas precisam de informação sobre a cidade, para que realizem bons passeios, visitem os principais atrativos e contemplem o que São Paulo tem de melhor”, afirma. Diversos materiais de promoção da cidade serão disponibilizados para os visitantes da feira, como, mapas, os guias Fique Mais um Dia e Viva Tudo Isso e a edição especial para a ABAV do roteiro Acontece em São Paulo, no formato on line. 

As 30 cidades do comércio eletrônico 

As empresas que atuam com e-commerce no Brasil devem atingir o patamar de 130 milhões de pedidos até o final do ano. A previsão é de que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas de consumidores em 2014. O ticket médio atual é de R$ 292,47 e taxa de conversão de 1,04%. O tempo médio de visita dos compradores brasileiros é de pouco mais de três minutos. Os números são da pesquisa “Mapa do E-commerce no Brasil”, realizada pela Conversion, maior empresa brasileira especializada em Search Engine Optimization (SEO), que analisou mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nacionais e montou um ranking com as 100 cidades que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil. A cidade de São Paulo é a primeira da lista em receita, com previsão de compras de R$ 5,6 bilhões em 2014 no comércio eletrônico, mais de 32% de toda a transação do Estado. O ticket médio da capital paulista é de R$ 233,51 e a taxa de conversão é de 1,23%. Os paulistanos devem fechar o ano com mais de 24 milhões de pedidos online. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com R$ 3,8 bilhões de negócios até o fim do ano. Já o ticket médio é maior em comparação com São Paulo e atinge a cifra de R$ 320,60, e a taxa de conversão é de 1,26%. A cidade deve gerar mais de 12 milhões de pedidos em 2014. Embora a previsão de vendas para Belo Horizonte seja de R$ 2,3 bilhões (3ª do País), o ticket médio é maior do que o apurado em São Paulo, com R$ 305,96, e a taxa de conversão é de 1,17%. A capital mineira será responsável por mais de 7,5 milhões de pedidos pela Internet. 

Festival Gastronômico

Depois de 19 dias de saborosos menus, é hora de saber o resultado do Festival Gastronômico de Joinville – Edição Inverno 2014. E para comemorar, a CDL convidou para tomar um café na sua sede, à rua Ministro Calógeras, 867, nesta quarta-feira, 10 de setembro, à 9h. Nesta data será apresentado também o balanço do Festival Gastronômico e será feita a premiação para os melhores garçons, além de ser anunciada a nova ação da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento. 

Montanha Russa é destaque no Alpen Park


O Alpen Park, em Canela (RS), oferece diversas atrações em uma área verde com cerca de 60 mil m², e um dos destaques do empreendimento é a montanha russa Alpen Blizzard. Primeira montanha russa em aço do Rio Grande do Sul, a atração conta com um percurso de 438 metros e atinge a velocidade média de 55 km/h e altura de 15 metros. A Alpen Blizzard possui dois trens com capacidade para 12 pessoas cada um. Além de momentos de diversão e adrenalina, a montanha russa possibilita uma vista privilegiada do vale de montanhas que cerca o empreendimento. “A Alpen Blizzard chama a atenção de pessoas de todas as idades que visitam o parque. A atividade proporciona momentos de aventura em meio a uma paisagem encantadora, com uma vista única da natureza da Serra Gaúcha”, salienta o diretor do Alpen Park, Renato Fensterseifer. 

Dia das crianças em Balneário Camboriú          

Além de pacotes atrativos o Infinity Blue Resort e SPA oferece programação especial para divertir a criançada com atividades que vão desde acampamento, show de falcoaria e parque de diversão inflável. Day SPA Kids temáticos são mais opções programadas para o período do Dia da Criança, de 10 a 12 de outubro.. 

Valle Nevado 


O resort de Valle Nevado, Chile

O Valle Nevado Ski Resort - Chile, o maior resort de neve do Hemisfério Sul, está com descontos especiais para hospedagem nos apartamentos dos tipos Estúdio e Altillos nas últimas semanas da temporada, que vai até 26 de setembro. No tipo Estúdio, localizado nos condomínios residenciais, para o período mínimo de sete noites, o desconto é de 25%, enquanto para até seis noites a redução é de 20%. Já nos apartamentos Altillos do Hotel Puerta del Sol, localizados no nono andar do edifício e com uma vista magnífica das pistas, hospedam-se quatro pessoas e pagam somente três. A data máxima para check out é no dia 26/09/14. Outras informações podem ser obtidas pelo email reservas@vallenevado.com ou pelo 0800 982 1047. Consulte também seu agente de viagens ou operador turístico de preferência. O Valle Nevado está localizado cerca de 60 km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis – Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado -, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, quatro bares e pubs, 45 pistas para esqui ou snowboard, teleféricos, lojas e apartamentos residenciais. Até 2022, serão construídos dois novos edifícios residenciais por ano para que mais pessoas desfrutem da melhor neve do mundo. Ao todo, mais de US$ 150 milhões serão investidos em infraestrutura para tornar o complexo o maior da América do Sul. 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


DANÇA DE SALÃO 
 
 
Santa Catarina ganhará mais um evento nacional dedicado à dança neste ano. A primeira edição do Salão Arena – Congresso de Dança de Salão de Florianópolis reunirá participantes de vários estados dias 13 e 14 de setembro para uma agenda de workshops, apresentações, aulão, bailes e concurso. As atividades ocorrerão da manhã à noite, alternando-se em diferentes endereços da cidade. A novidade proporcionará ainda um encontro raro, e inédito na capital catarinense: Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e Jomar Mesquita, três grandes referenciais da dança de salão brasileira na atualidade, integrarão a equipe de 15 professores que ministrarão aulas de técnicas e ritmos diversos no Lira Tênis Clube. Os alunos serão divididos em turmas específicas para profissionais, praticantes e os que nunca dançaram. É lá também que será realizado o Arena Open, um desafio-surpresa, seguido do baile de encerramento.
 
 
O inusitado da programação fica por conta do Baile Arena, que levará o público a interagir com os dançarinos no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Um baile com a apresentação de atrações convidadas, onde todos vão ao palco e ninguém fica na plateia. Já na Cenarium Escola de Dança, DJs animarão o After Arena, a festa de confraternização que vai até a madrugada.
A venda de pacotes completos está no segundo lote e os valores variam de acordo com a categoria da turma, podendo o pagamento ser parcelado pelo sistema PagSeguro. Incluem workshops, camiseta oficial do evento e ingressos para o Baile Arena, Arena Open e After Arena. É possível comprar um pacote somente com entradas dos bailes ou ainda adquiri-las individualmente, como também matricular-se em aulas avulsas.
 
 
O diferencial deste congresso começa pelo Baile Arena, quando dançarinos e plateia estarão ocupando o mesmo espaço do teatro. A intenção é substituir a distância e a visão frontal limitada pelo palco italiano pela proximidade e interação oferecidas pelo palco do tipo arena, reproduzindo o ambiente de um grande salão de baile, com mesas, cadeiras e pista de dança. “Comecei a imaginar como poderia fazer o público ter maior contato com o palco e como seria a dança de salão encarar o palco de outra maneira. Parece simples, mas não é. São outros limites, outras referências, novas expectativas”, explica a professora e coreógrafa Aline Menezes, criadora do projeto.
 
 
A ideia de misturar no tablado do teatro quem apresenta e quem assiste a um espetáculo de dança de salão vem sendo maturada há dois anos. Em 2013, foi feita a primeira experiência no Teatro Governador Pedro Ivo, servindo como piloto para ser inserido no Salão Arena. Durante os workshops, ao contrário, a divisão dos alunos por nível de desenvoltura é bastante evidente. A aulas com duração de 60 a 90 minutos serão direcionadas separadamente aos profissionais de palco e de ensino, aos que já conhecem e querem se aprimorar na dança de salão e aos iniciantes. Mais informações www.salaoarena.com.br. 
 
 
FESTIVAL DE CINEMA ATUANTE
 
Com a exibição dos curta-metragens "É pra copiar?", “Elos”, “O que você faria?” e “Le Rêve”, Florianópolis recebe o Festival de Cinema Atuante nesta próxima exta-feira (5), às 20h. O evento, realizado em quatro cidades do Estado, tem o objetivo de estimular a cultura cinematográfica em Santa Catarina e criar uma nova possibilidade para atores executarem sua arte e terem um contato direto com a prática do cinema. O festival é realizado em quatro cidades de Santa Catarina e Florianópolis é a terceira a receber. No dia 12 de agosto, mais de 100 pessoas apreciaram o evento no Galpão de Teatro Ajote, em Joinville. 
 
 
No dia 23, foi a vez da cidade de Blumenau sediar o festival, na Ballroom Centro de Danças. Depois de Florianópolis, a cidade de Balneário Camboriú será a contemplada. O festival é composto por quatro curtas-metragens gravados com atores da JP talentos.  Nos filmes, são abordados assuntos variados, mas com a temática motivacional, o que, segundo o preparador de atores Jeam Pierre Kuhl, tem o objetivo de levar ao público uma mensagem otimista e de reflexão sobre comportamentos e vivências.
 
 
TRABALHO & FORMAÇÃO
 
Todos os curta-metragens exibidos têm a direção do preparador de atores e consultor artístico Jeam Pierre Kuhl, que também está fechando turma para o curso de interpretação para TV, cinema e teatro, que será realizado aos sábados. O curso tem duração de um ano e habilita os futuros atores para retirar o registro profissional. A idade mínima para participar da formação é de 15 anos. As inscrições estão disponíveis no site www.jptalentos.com.br.
 
O MUNDO NA ABAV
 
 
Faltando pouco mais de 20 dias para o início da 42ª edição da Abav – Expo Internacional de Turismo, que acontece de 24 a 28 de setembro, o evento já conta com a presença de um público originário de 640 cidades de todo o mundo. O universo de inscritos inclui participantes de diferentes nacionalidades – com destaque para a presença de visitantes de países como, por exemplo, o Sudão.
 
 
“A participação de visitantes profissionais dos cinco continentes ressalta a condição de referência internacional conquistada pelo evento e ratifica a Abav Expo como cenário ideal para a concretização de negócios e interação com o mercado turístico brasileiro”, comemora o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo. Em âmbito nacional, todos os estados brasileiros estarão representados. “No total, participantes de 433 municípios já efetuaram sua inscrição. A tendência é de que este número cresça expressivamente até a véspera do evento”, revela o dirigente da entidade.

PRESIDENCIÁVEIS NA 42ª ABAV EXPO

Sob o tema “O futuro do Turismo no Brasil: Visões da OMT, do Ministério do Turismo e dos candidatos à Presidência da República”, a segunda plenária do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens está agendada para o dia 25 de setembro, das 10h30 às 12h. O debate já tem confirmada a presença de Márcio Favilla Lucca de Paula, diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo (OMT), e do ministro do Turismo, Vinicius Lages. A mediação caberá ao presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. 
TENDÊNCIAS DO SETOR
 
Na oportunidade, os participantes vão discorrer sobre as tendências do setor e seus reflexos no mercado turístico brasileiro. A dez dias das eleições presidenciais, a plenária também contará com a participação dos três principais candidatos à Presidência da República ou seus representantes, tendo como objetivo oferecer o espaço necessário para que exponham suas propostas relacionadas ao setor, caso sejam eleitos. Apresentados em ordem alfabética, cada debatedor terá 15 minutos para sua explanação.  Ao final, o moderador formulará algumas perguntas relacionadas com os principais anseios do setor, encaminhadas antecipadamente após confirmação de presença. A visita à feira, no encerramento, é facultativa.  


Márcio Favilla Lucca de Paula, da OMT, apresentará dados globais, expectativas para a indústria de viagens e possíveis impactos na economia nacional. Já Vinícius Lages abordará o Plano Nacional de Turismo (2015-2020). Entre outros itens, o ministro apresentará os programas e objetivos a serem alcançados; as estratégias para incrementar a geração de divisas e a chegada de turistas estrangeiros; formas para melhorar a qualidade e incrementar a competitividade do turismo brasileiro; e planos do turismo nacional em relação aos megaeventos.  O 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens será promovido entre os dias 24 e 26 de setembro, inteiramente dedicado ao trade de turismo, de forma a possibilitar a troca de experiências e a ampliação de conhecimento, além de fomentar o debate acerca de temas relacionados ao cotidiano dos agentes de viagens.
 
 
FESTIVAL DE TURISMO JPA
 
 
O profissional do turismo já pode se inscrever, por meio do site oficial do evento (http://www.festivalturismojoaopessoa.com.br/), para participar da quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes, marcado para os dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções de João Pessoa.
 
 
ARTESANATOS QUILOMBOLAS
 
O portal do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br/turismo/noticias) destaca a Paraíba com reportagem sobre as culturas indígenas e quilombolas remanescentes no estado. O roteiro turístico ‘Mares Quilombolas’ faz parte do projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae.
 
 
As cidades citadas na reportagem são Conde, Pitimbu e João Pessoa. O ministro Vinicius Lage disse que uma das principais inovações do projeto é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar aos roteiros turísticos já explorados. Ele explica que isso gera benefícios econômicos e sociais para a região. O texto da reportagem indica quatro passeios para os turistas que visitarem o litoral entre João Pessoa, Conde e Pitimbu: Comunidade Ipiranga, Quinzena Cultural, Caminhadas na Natureza e Território Mucuxi por retratarem a diversidade do litoral paraibano. A Quinzena Cultural é realizada em Pitimbu, sempre no segundo sábado de cada mês. 
 
 
De acordo com o texto, o evento tem por objetivo resgatar e valorizar os saberes da população local. É a oportunidade para artistas e grupos folclóricos (artesão expõem e vendem seus trabalhos em barraquinhas). A reportagem cita o exemplo de Daurenice Pereira dos Santos, ou dona Nice como ela é conhecida. A paraibana que vive em Tambaba, no Conde, participou de oficinas e recebeu consultoria do projeto Talentos do Brasil Rural. “Depois de entrar no projeto, dona Nice viu a renda familiar subir de menos de um salário mínimo para cerca de R$ 2 mil. As frutas e produtos do Sítio Pontes, antes vendidos na feira ou para atravessadores, atualmente integram as mesas de restaurantes badalados.
 

CONGRESSO DE ENOTURISMO
 
Entre os dias 8 a 10 de outubro acontece o o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo da Serra Gaúcha. As inscrições já estão abertas. Para participar, basta acessar o site www.congressoenotour.com.br, no menu “Inscrições”. O investimento é diferenciado para estudantes, profissionais e grupos. Com o tema “O Composto da Oferta Enoturística”, a programação, que envolve as cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, contempla uma série de palestras e visitas guiadas a roteiros enoturísticos.


O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo. O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. O patrocínio é do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho), Bento Convention Bureau e Associação de Turismo da Serra Nordeste. O apoio é do Hotel Villa Michelon. A agência oficial do evento é a Vale das Vinhas Turismo.
ITINERANTE

De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, e visa a discussão das ações relativas ao turístico na América Latina. As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuyo e Maipú. Agora, em 2014, retorna a Serra Gaúcha, contemplando cinco municípios. 


Nesta edição, pensando na comodidade dos congressistas, o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo apresenta inovações. Uma delas é o site, disponível em Português e Espanhol. Mais completo, conta com diversas opções de navegação, inclusive um histórico das edições anteriores do evento. Além disso, a página permite que os inscritos realizem o pagamento online no ato da inscrição, através do sistema Pag Seguro. A edição lançou, ainda, uma página no Facebook, onde os participantes encontram informações gerais sobre o evento, palestrantes, municípios envolvidos e sobre o universo do vinho. Para conferir, acesse Facebook/CongressoLatinoAmericanodeEnoturismo.
 
TUDO AZUL
 
 
Os voos da Azul para os Estados Unidos estão liberados para decolar! A Anac aprovou o pedido da companhia para as rotas de Campinas a Fort Lauderdale, vizinha a Miami, e Orlando. os voos diários para as duas cidades terão início em dezembro e a expectativa é que a companhia inicie a venda das passagens em poucos dias. Segundo o pedido aprovado pela Anac, no dia 1º de dezembro a Azul começa a voar para Fort Lauderdale e no dia 15 de dezembro para Orlando. Ambos os voos sairão do novo terminal do aeroporto de Campinas em aviões Airbus A330-200. Além dos voos diário para Orlando (voos 8706 e 8707) e Fort Lauderdale (8704 e 8705) que terão início em dezembro, a Anac aprovou um segundo voo para a vizinha de Miami, às quartas, sextas e domingos, com início no dia 4 de janeiro. O segundo voo para Fort Lauderdale, às quartas, sextas e domingos, sairá de Campinas às 11h45, com chegada à Flórida às 20h25. No sentido oposto ele sai de Fort Lauderdale à meia noite e chega às 8h40 a Viracopos.
 
 
FEBRACHOCO

Feira Brasileira do Mercado de Chocolates, que acontece de 10 a 12 de setembro junto ao Serra Park, está trazendo o mercado do chocolate para seu encontro mais importante em Gramado, cidade onde nasceu o chocolate, criado com seu pioneiro, Jayme Prawer em 1975. Desde então o chocolate de Gramado evoluiu e tornou-se modelo de negócio como chocolate artesanal. Encontro oficial do chocolate brasileiro, a Febrachoco conta com o apoio da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados e integra o Projeto “Chocolate Premium do Brasil”, que opera para formatar o segmento Premium, contribuindo para que o país tenha o seu chocolate reconhecido como um dos melhores do mundo.